• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS CNTV/VIGILANTES EXAME DE SAUDE FISICA E MENTAL DO VIGILANTE É ANUAL. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS VIGILANTES 04/Out

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS CNTV/VIGILANTES EXAME DE SAUDE FISICA E MENTAL DO VIGILANTE É ANUAL. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS VIGILANTES 04/Out"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

cntv@cntv.org.br | (61) 3321-6143 | www.cntv.org.br | Edição 2059/2018

C O N F E D E R A Ç Ã O N A C I O N A L D O S V I G I L A N T E S 0 4 / O u t

CNTV/

VIGI LAN

TES

EXAME DE SAUDE FISICA E MENTAL

DO VIGILANTE É ANUAL

A necessidade de o vigilante manter-se com boa saúde física e mental está assegurada na legislação e normas que regulam a nossa atividade e na legislação geral (CLT – Consolidação das Leis do Trabalho) válida para todos os trabalhadores brasileiros.

Uma vida saudável e o cuidado com um trabalho que não adoeça é peça fundamental na engrenagem do nosso corpo e na perspectiva de bem estar e de uma existência mais prazerosa e feliz.

No tempo do trabalho, onde ocupamos boa parte da nossa existência, os cuidados com a saúde começam quando entramos na empresa e deve permanecer nas avaliações periódicas, que devem ser realizadas a cada ano. Está na NR-7 (Norma Regulamentadora do Ministério do Ministério do Trabalho nº 7).

Para os vigilantes a lei 7.102/83 estabelece como um dos requisitos indispensáveis para o exercício da profissão “ter sido aprovado em

exame de saúde física, mental e psicotécnico”

(inciso V, art. 16).

Já no seu decreto regulamentador da mesma lei, o 89.056/83, está definido no seu art. 18 que

“O vigilante deverá submeter-se anualmente a rigoroso exame de saúde física e mental, bem como manter-se adequadamente preparado para o exercício da atividade profissional”.

Prestemos bem a atenção no caráter incisivo do texto: RIGOROSO EXAME DE SAUDE FISICA E MENTAL.

(2)

O rigor decorre da necessidade do trabalhador manter-se inteiro na sua condição de saúde física e mental.

Mas, temos um grave problema: a grande maioria das empresas de segurança privada que atuam no país insistem em se manterem a margem da lei e das normas, empurrando a realização dos exames médicos e avaliação psicológica para coincidir com o mesmo período do curso de reciclagem ou atualização, a cada dois anos. Isto coloca a saúde e o bem estar do trabalhador num plano secundário, irresponsável e até desumano.

É assombroso o numero de trabalhadores adoecidos ou inválidos para o trabalho no setor de segurança privada, vitimados por males conhecidos e recorrentes, supostamente facilitados pelas péssimas condições de trabalho e ausência de avaliações e acompanhamento médico apropriado. Trombose, esporão, varizes, dores na coluna vertebral, problemas cardíacos, stress e doenças de fundo psicológico e psiquiátrico, são parte do dia-a-dia das labutas nos sindicatos.

Estes Sindicatos e suas lideranças sérias não podem omitir-se ou compartilhar com o sofrimento dos trabalhadores e o pouco caso das empresas. Ações vem sendo adotadas por estes Sindicatos, em particular o Sindvigilantes/ Bahia, para obrigar as empresas a cumprirem a lei e a própria Convenção Coletiva, encaminhando os vigilantes para a realização dos exames periódicos a cada ano ou mesmo prover a assistência médica ou psicológica na medida em que o trabalhador necessite.

Já as empresas andaram buscando no artigo da Portaria da Policia Federal (nº 3233/2012) um argumento para não cumprirem a lei, Decreto e CCT, alegando que os exames deveriam ser realizados somente a cada dois anos.

Mentira!

Além de todos os fundamentos já mencionados (lei, decretos, CCT, NR, etc.), a própria Policia Federal esclareceu em 2013, através da Mensagem nº 94/2013, que as empresas devem realizar os exames de saúde física e mental a cada ano.

No Sindvigilantes/Bahia, reafirmando nosso compromisso de defender e lutar pelo vigilante, diversas ações políticas já foram realizadas para obrigar as empresas a realizarem os exames anualmente. Muitas dessas ações desaguaram em processos na justiça e as decisões já consolidadas penalizam de forma exemplar empresas grandes e pequenas, todas desrespeitadoras das normas e despreocupadas com a saúde dos seus empregados.

Algumas decisões já resultaram em pagamentos para os trabalhadores, outras em recursos para o FAT – Fundo de Amparo ao trabalhador. A empresa Java, por exemplo, fez acordo na justiça para pagar mais de 500 mil. A espanhola Prosegur já andou pagando mais de 300 mil reais, revertidos para os trabalhadores e a lista de condenados é sempre crescente.

Lembramos ainda que a CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e o parecer da Policia Federal (MSG 94/2013 – DELP/CGCSP) são inquestionáveis no tocante a obrigação de realização dos exames a cada ano.

Nossa saúde e bem-estar é assunto sério. Patrões, parem de brincar com coisa séria. Parem com a irresponsabilidade e o deboche.

Por José Boaventura – Presidente do Sindvigilantes/Bahia e da CNTV

(3)

Sindicatos e CNTV vão a São Paulo para se reunir com

o Itaú e garantir direitos na saída da empresa GP

A empresa GP (Guarda Patrimonial São Paulo) não será mais a detentora dos contratos de vigilância do banco Itaú no Estado do Rio. Na última sexta-feira (28/09), dirigentes da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), e dos Sindicatos dos Vigilantes de Petrópolis e região e Niterói e região (SVNIT) se reuniram em São Paulo na superintendência do banco para discutir a saída da empresa e o pagamento das verbas trabalhistas dos vigilantes.

Participaram da reunião o presidente da CNTV e do Sindicato da Bahia, José Boaventura, o Secretário Geral da CNTV e presidente do SVNIT, Cláudio Vigilante, acompanhado do vice Paulo Henrique, o Secretário de Relações Internacionais da CNTV e presidente do Sindicato de Petrópolis, Adriano Linhares, e representantes do Sindicato dos Vigilantes de Barueri/SP, Amaro Pereira que também é Secretário de Assuntos Jurídicos da CNTV, acompanhado do corpo jurídico do sindicato.

Os dirigentes apresentaram ao Superintendente de Segurança do Itaú, Sr. Donizete, a preocupação com a saída da Empresa GP, já que após análises de vários extratos analíticos dos trabalhadores ficou constatado que a empresa não vem recolhendo o FGTS, nem o INSS dos vigilantes que prestam serviço ao banco.

Foram apresentados ao responsável do Itaú, Sr. Donizete, documentos que comprovam a prática da empresa GP. Um Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) de um funcionário demonstrava irregularidades como descontos abusivos indevidos, parcelamento de refinanciamento de FGTS e o acautelamento de chaves de agências feito por vigilantes. A prática do refinanciamento do FGTS serve apenas para empresa obter novamente a certidão negativa de débitos para participar de novos contratos. Com isso, ela paga apenas as primeiras parcelas não

cumprindo o refinanciamento em sua totalidade e os trabalhadores voltando a ser prejudicados. Sobre as chaves, o superintendente afirmou que a medida é incorreta, já que as chaves das agências são de responsabilidade da empresa e não do vigilante.

Diante disso, a CNTV solicitou ao banco Itaú a retenção dos valores da última fatura da empresa para garantir o pagamento dos recolhimentos e a quitação total das indenizações trabalhistas.

Outra questão questionada pelos dirigentes é o fato da empresa GP propor aos vigilantes um acordo onde os trabalhadores abrem mão de 20% da multa do FGTS e, com isso, receber 80% do valor que tem depositado sob o argumento que os trabalhadores seriam recontratados pela nova empresa que irá fornecer os serviços de vigilância para o banco.

No entanto, os sindicatos e o próprio Itaú já solicitaram à nova detentora do contrato, que será a Seguridade Empresa de Segurança, a recontratação da mão de obra já atuante nos postos de serviço. A jogada da GP é apenas para não pagar as indenizações corretas aos trabalhadores.

Os dirigentes avaliaram ainda que essa prática da GP não de uma “arapuca para os trabalhadores”, já que muitos que serão reaproveitados ficarão com receio de acionar judicialmente o Itaú no processo para cobrar o pagamento das indenizações como corresponsável com medo de demitido do posto.

Medidas para assegurar o pagamento das verbas trabalhistas

Os vigilantes empregados da GP devem entregar junto aos seus sindicatos (Niterói, São Gonçalo e região e Petrópolis e região, Itaguaí e Duque de Caxias) até o dia 08/10/18 as cópias dos extratos analíticos para que os diretores analisem e apresentem ao banco Itaú para averiguar as irregularidades. Uma nova reunião será agendada entre a GP, o Itaú e os Sindicatos para análise destes documentos e garantias do pagamento integral das indenizações.

Os dirigentes reforçaram mais uma vez o apoio irrestrito à categoria, mostrando como os Sindicatos ficam sempre do lado do trabalhador.

(4)

VIGILANTES DO DF APROVAM PRESTAÇÃO

DE CONTAS DO SINDICATO

Assembleia Geral de prestação de contas para o ano de 2017/2018. No dia 29 de setembro, sábado, foi realizada

no auditório do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal, Assembleia Geral de prestação de contas para o ano de 2017/2018. Mesmo para um sábado, houve participação maciça dos vigilantes da base, que lotaram o espaço.

A categoria votou a prestação de contas e a previsão orçamentária para o ano de 2019. Os responsáveis pelo setor de finanças da entidade fizeram a leitura e apresentação dos relatórios contábeis da entidade, colocaram a documentação a disposição dos presentes e abriram a palavra para quem quisesse fazer algum questionamento sobre o assunto. Após isso, passou a votação. Os vigilantes presentes aprovaram por unanimidade a prestação de contas e a previsão orçamentária, confirmando mais uma vez a transparência das contas do SINDESV/DF e ainda, provando que aqui quem manda é a categoria.

(5)

VIGILANTES DE CAMPINA GRANDE/PB

COMEMORAM DIA DO VIGILANTE

O Sindicato dos Vigilantes de Campina Grande/PB realizou no ultimo sábado, dia 29 de setembro, uma grande festa em comemoração ao dia dos vigilantes. Após a reforma trabalhista

e uma data base que precisou de muita luta para ser vencida, inclusive que ainda está sendo finalizada para os trabalhadores do carro forte, a festa acabou ficando um pouquinho mais para o final do ano, mas não deixou de ter o mesmo sucesso que nos anos anteriores. Foi um dia de muita confraternização para os vigilantes e suas famílias. Houve muita música, dança, atrações para a criançada e vários sorteios para os vigilantes filiados. Mesmo se não estivessem presentes os vigilantes filiados poderiam participar dos sorteios de mais de 50 itens.

Estiveram presentes na festa diretores do SINDFORTE/PB e do Sindicato dos Vigilantes da Paraíba.

O presidente do Sindicato, Edemir Bernardo da Silva, se disse feliz com o resultado da festa: “Nós acreditamos que o saldo da festa foi muito positivo. Estávamos precisando passar este tempo juntos, confraternizar sem aquela pressão da campanha salarial que foi muito dura este ano. Uma festa como esta onde os vigilantes e suas famílias se juntam a direção do sindicato faz com que nos unamos não só na luta, mas na vida. Somos uma família”, finalizou.

(6)

SAPATO FURADO NO TCA, PLANO DE SAUDE SUSPENSO NA

EMBASA POR FALTA DE PAGAMENTO, COMPRA ILEGAL DE

FÉRIAS E MUITO MAIS.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A CNTV apoia esta ideia.

BAHIA: VIPRAGA E A ESCULHAMBAÇÃO GERAL:

Os dirigentes do Sindvigilantes/BA estiveram na Embasa para pedir providências contra a MJR e no TCA – Teatro Castro Alves para confirmar a entrega de 100 pares de sapato.

Isto é um pouco das ações do Sindicato no combate a ESCULHAMBAÇÃO em que se transformou a Vipraga. Veja abaixo um pouco ou parte do desrespeito.

* No TCA o Sindicato comprovou vigilantes trabalhando com sapatos furados, de tênis e com fardamento aos trapos. Colocamos a empresa e o TCA contra a parede e ontem chegou cerca de 100 pares de sapato no posto. Mas isto é uma situação geral;

* Também no TCA, Embasa, Justiça Federal, Detran e outros postos vigilantes com férias compradas pela empresa (trabalhando nas férias e sem registro – se o trabalhador se acidentar, tá lascado). Isto é ilegal e perigoso para o trabalhador. Mas está acontecendo nas barbas dos contratantes, que alegam, nada verem;

* Reciclagem vencida em todo canto. Prejudicou 15 vigilantes da Secult/interior, que não passaram para a Titã por este motivo;

* Até o dia 28, vigilantes da sede, reserva e pessoal administrativo sem salario de agosto;

* Plano de Saúde suspenso desde o dia 15, por falta de pagamento da empresa ao plano (mas os valores foram descontados dos vigilantes). Isto se chama “apropriação indébita”;

* Rescisões sem pagamento a 160 vigilantes do BB (saíram 25/6), 95 do Aeroporto (saíram 31/7), além de vários outros que atuaram na Embasa, BB e outros postos.

Na semana que vem a “cobra vai fumar” e vai ter muito barulho contra os caloteiros.

Vipraga é da fábrica de calote de Francisco e

seus laranjas (Cobratec, Sol, D’Prontidão, Bahia Mister e outras).

Chamamento geral para os vigilantes da Vipraga: SEMANA QUE VEM TEM JORNADAS DE LUTAS. Aguardem informação sobre local, dia e hora.

TODOS LIGADOS!

SINDICATO É PARA COMBATER OS PICARETAS, NÃO PARA PELEGAR. POR ISTO NÃO ABRO MÃO DO MEU SINDICATO!

Fonte: SINDVIGILANTES/BA

Expediente:

Boletim produzido pela assessoria de comunicação da CNTV

Presidente da CNTV: José Boaventura Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação: Gilmário Araújo dos Santos Colaboração: Jacqueline Barbosa

Diagramação: Aníbal Bispo

www.cntv.org.br cntv@terra.com.br

(61) 3321-6143 SDS - Edifício Venâncio Junior,

Térreo, lojas 09-11 73300-000 Brasília-DF

Referências

Documentos relacionados

Apesar de o vigilante ser um profissional treinado para atuar nessas situações, às vezes elas fogem do controle e são inúmeros os casos de agressões e insultos contra

Luciana Caringi Xavier, da 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, decidiu limitar a, no máximo, 35% do salário de um vigilante o desconto em folha que a empresa onde trabalha

Mas eles também querem retirar direitos dos trabalhadores rurais, uma vez que não se trata de uma reforma para retirar privilégios, muito ao contrário, servirá para extirpar

La portion de mélange pour le mixer. Débranchez l’appareil et attendez qu’il soit complètement refroidi avant de le nettoyer. Essuyez la surface extérieure de la tête et la

Todos os produtores aderentes assumem o compromisso, por escrito, de só declararem os méis provenientes dos apiários registados e assentes na área geográfica protegida sob a

Ao confrontar-mos esta informação com o gráfico das contribuições factoriais, verificamos que o Mel da Serra do Caramulo apresenta valores superiores em todos os

Pedindo para o taxista esperar por você enquanto você entrega alguma coisa/conversa com

A di ferença não é acentuada e em termos da Região Sul, os dois Esta - dos possuem aproximadamente 85% do potencial e Santa Catarina, os restantes 15%, o que vem, por sua