• Nenhum resultado encontrado

Edital da Pesquisa 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital da Pesquisa 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Edital da Pesquisa 2017

A Reitoria do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, por meio do seu Reitor Valmir Miguel de Souza, no uso de suas atribuições legais, resolve tornar público o presente Edital e convidar os docentes interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos. 1 Do Objetivo

Este edital visa promover uma política institucional de desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, buscando fortalecer a vocação do Centro Universitário em suas diversas áreas de atuação.

2 Da apresentação e envio dos projetos de pesquisa

2.1 Os projetos de pesquisa devem ser encaminhadas exclusivamente via Autoatendimento, na aba Pesquisa/Cadastro de Projeto a partir da data indicada no Cronograma.

2.2 O preenchimento do formulário, no Autoatendimento, é de inteira responsabilidade do(s) autor (es) do projeto.

2.3 Os projetos devem ser apresentados em conformidade com os Critérios de Elegibilidade descritos no item três deste Edital, contendo obrigatoriamente todos os itens. Projeto com preenchimento incompleto será indeferido.

2.4 Projetos cadastrados fora do prazo de submissão estabelecido no edital ou sem os requisitos exigidos no edital ou, ainda, sem os anexos indispensáveis ao cadastro de projeto, serão desconsiderados.

3 Dos Critérios de elegibilidade

3.1 Projetos de pesquisa, que envolvam pesquisa experimental com seres humanos e animais vertebrados, obrigatoriamente, deverão ter aprovação, respectivamente, do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do CEULJI/ULBRA ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) extensão ULBRA em Ji-Paraná, no momento da submissão da proposta.

3.2 Os prazos para protocolar projetos de pesquisa no CEP e na CEUA seguem o cronograma previsto no item 7.2 deste edital.

3.3 Recomenda-se que no/s projetos (s) submetidos (s) haja a participação de mais de um pesquisador, favorecendo a integração e a interdisciplinaridade, a fim de agilizar a transferência de conhecimento.

3.4 Quanto ao prazo de execução, os projetos de pesquisa podem ter duração de, no máximo, três anos necessitando de renovação anual durante todo o prazo total previsto. O descumprimento da renovação anual do projeto com previsão de prazo de execução maior do que um ano, resultará no indeferimento do mesmo.

4 Análise dos projetos

4.1 A Reitoria juntamente com a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão irá preencher um Formulário de Avaliação dos projetos de pesquisa dos professores vinculados somente à graduação, para fins de tabulação dos dados e emissão do parecer dos projetos cadastrados.

4.2 A Mantenedora Associação Educacional Luterana do Brasil - AELBRA emitirá parecer de todos os projetos cadastrados e aprovados para 2017.

(2)

I. Docente proponente ter titulação acadêmica de mestre ou doutor;

II.Ter dedicação de 40 horas semanais à Instituição, exceto casos de excepcionalidade, cuja decisão caberá à Reitoria;

III. Estar vinculado a um dos Programas Institucionais de Pesquisa, exceto casos de excepcionalidade, cuja decisão caberá à Reitoria;

IV. Análise do mérito científico-tecnológico, ou artístico da proposta; V. Originalidade do projeto;

VI.Competência dos pesquisadores, comprovada em critérios quantitativos e qualitativos pelo currículo Lattes/CNPq (últimos três anos);

VII. Capacidade de captação de recursos externos.

6 Resultado final das propostas submetidas

6.1 O parecer da Reitoria, após a análise de mérito e relevância de cada proposta, dentro dos limites orçamentários estipulados pela AELBRA, para cada unidade, poderá ser:

I. Aprovado - com liberação de carga horária para os pesquisadores que atenderem os critérios. II. Negado – a execução, no CEULJI/ULBRA, está vedada.

III. Desenvolvimento voluntário – o pesquisador que desejar, poderá desenvolver de forma voluntária, sem carga horária de pesquisa para tal fim. Neste caso, o pesquisador deverá assinar o Termo de Adesão de Participação Voluntária em Projetos de Pesquisa.

7. Cronograma

7.1 Etapas do Cadastramento de Projetos de Pesquisa

Etapas Período

Abertura do edital de projetos de pesquisa 2017 06/09/2016 Cadastro de projeto para solicitação de carga horária 06/09/2016 a 07/11/2016

Envio de pareceres até 30/11/2016

Avaliação dos projetos e tramitação Reitoria/AELBRA 01/12/2016 a 03/02/2017

7.2 Prazos para protocolar projetos de pesquisa no CEP e na CEUA

CEP

Mês Prazo para protocolar Data Reunião

Setembro 13/09/2016 20/09/2019

Outubro 27/09/2016 04/10/2016

(3)

CEUA

Mês Prazo para protocolar Data Reunião

Setembro 29/08/2016 12/09/2016

Outubro 26/09/2016 10/10/2016

8 Divulgação dos Resultados do Edital

8.1 A Reitoria informará sobre os projetos aprovados e respectivos pesquisadores, conforme cronograma deste edital.

8.2 A Direção Acadêmica e a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão serão as responsáveis em informar os pesquisadores com projetos aprovados e a respectiva liberação de carga horária.

9 Relatório Final

9.1 Para os projetos aprovados com carga horária, o prazo para encaminhamento do relatório, ao final do ano corrente, será estipulado pela Reitoria e disponibilizado no endereço da pesquisa (www.ulbra.br/ji-parana/pesquisa).

9.2 No relatório deverão estar descritas as atividades consignadas no projeto, relacionando-as com os prazos previstos no cronograma.

9.3 Os relatórios não aprovados serão devolvidos aos respectivos pesquisadores para reformulação.

9.4 O docente com carga horária de pesquisa fica condicionado a apresentar os resultados do seu projeto nos eventos institucionais de pesquisa do ano corrente, com o objetivo de divulgá-lo para a comunidade acadêmica e abrir novas perspectivas de pesquisa.

9.5 A inobservância de qualquer um dos compromissos acima relacionados, bem como a não comprovação de produção científica (disponibilizada no currículo Lattes do pesquisador) no período do desenvolvimento do projeto, poderá implicar no impedimento de aprovação de novos projetos de pesquisa em futuros editais ou no cancelamento da continuidade do mesmo projeto. 10 Disposições gerais

10.1 O presente Edital ficará à disposição dos interessados no endereço (www.ulbra.br/ji-parana/pesquisa).

10.2 Dúvidas e informações referentes a este Edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo e-mail: pesquisajp@ulbra.br ou pelo telefone (69) 34163184 ou 3180.

10.3 Este Edital entra em vigor a partir da data de sua publicação. Ji-Paraná, 05 de setembro de 2016

(4)

Anexo I

TERMO DE ADESÃO DE PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DOCENTES EM PROJETOS DE PESQUISA

Termo de adesão, que entre si celebram, de um lado o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, doravante denominada CEULJI/ULBRA pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 88.332.580/0017-22, com sede em Ji-Paraná/RO, e neste ato representada por seu Reitor Sr. Valmir Miguel de Souza, e de outro lado Pesquisador___________________, estado civil____________, residente à ________________ número _________, cidade Ji-Paraná, estado RO, RG nº. ______________, CPF nº, ______________ do curso de _________________ doravante denominado professor pesquisador voluntário que se regerá pelas seguintes cláusulas:

Cláusula 1ª – DO OBJETO

O trabalho voluntário a ser prestado no projeto de pesquisa intitulado

“_________________________________________” do CEULJI/ULBRA, de acordo com a Lei Federal n.° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, é atividade não remunerada, com finalidades assistenciais, educacionais, científicas, cívicas, culturais, recreativas ou tecnológicas, e não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Cláusula 2ª – DO VÍNCULO E DA REMUNERAÇÃO

O trabalho voluntário, objeto do presente termo de adesão, não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, cível ou previdenciária entre o/a voluntário/a e do CEULJI/ULBRA, ficando certo e ajustado, desde já, consensado que ao voluntário/a não recebe qualquer remuneração, ficando claro que o trabalho é desenvolvido na forma da Lei Federal n.° 9.608 de 18 de fevereiro de 1998.

Cláusula 3ª – DAS COMPETÊNCIAS

Compete ao professor pesquisador voluntário:

a) Executar as atividades previstas descritas no projeto de pesquisa intitulado

“__________________________” conforme o cadastro realizado no autoatendimento do CEULJI/ULBRA necessárias ao desenvolvimento do projeto.

b) Responsabilizar-se pelo seu deslocamento e demais despesas resultantes das responsabilidades assumidas.

c) Atrelar à publicização o nome do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA. Compete à ULBRA

a) Permitir ao professor pesquisador voluntário o uso das suas instalações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa supracitado.

Cláusula 4ª – DA VIGÊNCIA

O presente termo entra em vigor em 02 de março de 2016 tendo vigência até fevereiro de 2017. Cláusula 5ª – DA RESCISÃO

O presente termo pode ser rescindindo a qualquer tempo, mediante acordo entre as partes, ou, unilateralmente, por descumprimento de qualquer de suas cláusulas.

Cláusula 6ª – DOS ADITIVOS

Em havendo interesse, o presente termo poderá ser prorrogado através de Termo Aditivo aprovado por ambas as partes.

Cláusula 7ª – DO FORO

As questões porventura oriundas do presente contrato devem ser, inicialmente, resolvidas em comum acordo pelas Partes Contratantes e na impossibilidade, fica eleito o Foro da Comarca de Ji-Paraná para a solução da demanda.

E por assim se acharem justas, as partes assinam este termo de adesão.

Ji-Paraná, 06 de fevereiro de 2017. _____________________________________ _______________________________

Assinatura do Professor Pesquisador Voluntário Coord. Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

_____________________________________ Reitor

(5)

Anexo II

FICHA AVALIATIVA DOS PROJETOS DE PESQUISA 2017

Critérios de Avaliação Nome do professor: Nome do Projeto:

1. Perfil do Pesquisador: Peso 7

Produção técnico-científica, do ano atual e dos 3 últimos, tendo como base as informações citadas no Currículo Lattes.

Critérios

Artigo científico publicado ou no prel, em periódicos ou anais*, considerar desde o ano de 2013 Número de publicações por categoria A1 (7 pt) A2 (6pt) B1 (5pt) B2 (4pt) B3 (3pt) B4 (1pt) B5 (1pt) C (0,5pt) Pontos

*Para aquelas áreas classificadas no Webqualis

Considerar desde p ano de 2012 Total

1Autoria de livros (10 pontos) 2. Capítulo de livro (5pontos) 3. Organização do livro (5 pontos)

4. Produtos e processos patenteados (10 pontos)

5. Produtos e processos registrados (5 pontos)

Pontos

Formação de recursos humanos ( orentações), no atual e nos 3 últimos.

Ano 2013 2014 2015 2016 Total 1. Monografia de Especialização concluída (1,5 pontos) 2. Bolsistas de iniciação científica (1 ponto) 3. Orientação de TCC (Graduação) (0,5 ponto) 2. Projeto : Peso

(6)

Relevância do projeto para a área em questão Total 1. O texto é claro, objetivo e usa linguagem

correta (10 pontos)

2. Possui valor técnico-científico intrínseco (25 pontos)

3. É prioridade na área (20 pontos)

4. O método é bem definido e adequado ao problema, com as frases de pesquisa claramente relatadas (25 pontos)

5. Apresenta viabilidade técnica e econômica (Fomento Externo) (20 pontos)

Pontos Total final Recomendado Não Recomendado Data da Avaliação Justificativa _________________________________ ____________________________________ Direção Acadêmica Coordenador(a) de Pós graduação, Pesquisa e Extensão

_____________________________________ REITOR

Referências

Documentos relacionados

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

3.1.Os equipamentos e materiais permanentes, objetos do Edital do Pregão Presencial 016/2018, deverão ser executados no endereço indicado na Autorização de Fornecimento;

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to

Trata-se de pedido de uniformização de interpretação de lei federal, formulado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, em face da decisão proferida pela Turma Recursal dos

É possível constatar que nos aspectos naturais os componentes da flora e da fauna são evidenciados, não havendo diferença relevante entre as duas turmas, sendo

* Hơn bốn tỉ năm trước, Ông nói rồi, nhớ không, Đã hình thành Trái Đất, Một khối lửa rực hồng.. Khối lửa ấy

Portanto, a formação despertou para o diálogo democrático em sala de aula (MÁRQUEZ- FERNÁNDEZ, 2010; FREIRE, 1970) e permitiu reconhecer a sua importância no processo de ensino/