• Nenhum resultado encontrado

SEGURO COMPREENSIVO DE VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGURO COMPREENSIVO DE VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

1 SEGURO COMPREENSIVO DE VIAGEM

CONDIÇÕES GERAIS 1. OBJETIVO DO SEGURO

1.1. Este plano de seguro tem por objetivo garantir aos segurados, durante período de viagem previamente determinado, o pagamento de indenização, sob a forma de parcela única, quando da ocorrência de riscos previstos e cobertos, nos termos das condições gerais e especiais contratadas.

1.2. Nos casos de cobertura internacional, em que haja reembolso de despesas efetuadas no exterior, os eventuais encargos de tradução ficarão totalmente a cargo da seguradora.

2. DEFINIÇÕES

Para efeito deste seguro, os termos e definições abaixo serão entendidos apenas e tão somente com a conotação e no sentido dado pelo texto correspondente ao termo ou definição.

2.1. Acidente Pessoal

É o evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário, violento, e causador de lesão física, que, por si só e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como conseqüência direta a morte, ou a invalidez permanente, total ou parcial, do segurado, ou que torne necessário tratamento médico, observando-se que:

Incluem-se nesse conceito:

a) O suicídio, ou a sua tentativa, que será equiparado, para fins de indenização, a acidente pessoal, observada legislação em vigor; b) Os acidentes decorrentes de ação da temperatura do ambiente ou

influência atmosférica, quando a elas o segurado ficar sujeito, em decorrência de acidente coberto;

c) Os acidentes decorrentes de escapamento acidental de gases e vapores;

d) Os acidentes decorrentes de seqüestros e tentativas de seqüestros; e) Os acidentes decorrentes de alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas exclusivamente

(2)

2 por fraturas ou luxações, radiologicamente comprovadas.

Não incluem-se neste conceito:

a) As doenças, inclusive as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto; b) As intercorrências ou complicações conseqüentes da

realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto;

c) As lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: Lesão por Esforços Repetitivos – LER, Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo – LTC, ou similares que venham a ser aceitas pela classe médico-científica, bem como as suas conseqüências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo;

d) As situações reconhecidas por instituições oficiais de previdência ou assemelhadas, como "invalidez acidentária", nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por acidente pessoal, definido no inciso I deste artigo.

2.2. Apólice

É o instrumento do contrato do seguro. É o ato escrito que constituiu a prova formal desse contrato.

2.3. Ato Terrorista

Consiste numa conduta qualificada como tal por lei, assim como o uso de força, violência ou ameaça do uso da mesma, por parte de qualquer pessoa ou grupo, motivado por causas políticas, religiosas, ideológicas ou similares, com a intenção de exercer influência sobre qualquer governo ou de atemorizar a população ou a qualquer segmento da mesma. Estão excluídas também as perdas, danos, custos ou gastos de qualquer natureza, diretos ou indiretos, originados em qualquer ação exercida para controlar, evitar ou suprimir atos de terrorismo ou que se relacionem com estes. Quando os atos em que se baseiam as exclusões citadas configurem um delito de cuja

(3)

3 comissão estão em conhecimento dos Tribunais de Justiça, a seguradora não estará obrigada a pagar nenhum benefício por sinistro, enquanto não existir ação judicial baseada em atos constitucionais de delito do que se trata esta exclusão.

2.4. Ato Violento

Entende-se como ato violento o emprego de violência contra o segurado, com o intuito de subtrair bem em sua posse.

2.5. Bagagem

Será considerada bagagem, para efeito da cobertura deste seguro, todo volume, acondicionado em compartimento fechado, despachado e comprovadamente sob responsabilidade da companhia transportadora. Importante: Não será considerada, para efeito deste seguro, a bagagem de mão transportada pelo segurado.

2.6. Capital Segurado

É o valor máximo para a cobertura contratada a ser pago ou reembolsado pela sociedade seguradora, no caso de ocorrência de sinistro coberto pela apólice, vigente na data do evento.

2.7. Certificado de Seguro

É o documento emitido pela seguradora em favor do segurado, após a aceitação da proposta de adesão ao seguro, que define e regula as relações entre as partes, estabelecendo os recíprocos direitos e obrigações, e ratificando o plano contratado e a vigência do seguro.

2.8. Condições Gerais

É o instrumento contratual que contém as cláusulas que regem este seguro, disciplinam as obrigações das partes contratantes e definem as características gerais do seguro.

2.9. Data de Chegada

É a data na qual o segurado originalmente programou o regresso de sua viagem e que está discriminada no certificado.

2.10. Data de Saída

É a data na qual o segurado originalmente programou como início de sua viagem e que está discriminada no certificado.

(4)

4 2.11. Doença Preexistente

Doença de conhecimento do segurado e não declarada na proposta de adesão.

2.12. Enfermidade de Caráter Súbito

É o evento de caráter mórbido, cuja causa não é acidental, ocorrido ao segurado ou que tenha se manifestado pela primeira vez durante a viagem e requeira tratamento terapêutico por parte de um médico. Não corresponde a Doença Preexistente.

2.13. Estipulante

É a pessoa jurídica que contrata o seguro, ficando investida dos poderes de representação dos segurados perante a seguradora, respondendo pela manutenção e cancelamento da apólice de seguro e dos certificados de seguro em nome dos segurados.

2.14. Evento Coberto

É o acontecimento futuro e incerto, de natureza involuntária, descrito no item 3. GARANTIAS e ocorrido durante a vigência do seguro.

2.15. Indenização

É o valor pago pela Seguradora ao(s) Beneficiário(s) ou ao próprio Segurado em razão da ocorrência do sinistro, decorrente de um dos riscos cobertos pela apólice de seguro, sempre limitado ao capital segurado da respectiva cobertura.

2.16. Medicamento Necessário

Diz-se da recomendação efetuada pelo médico quando é:

 Consistente com os sintomas, diagnóstico e tratamento da condição do segurado;

 Apropriada em relação às regras de correta prática médica. 2.17. Médico

É o profissional legalmente licenciado para a prática da medicina.

Não serão aceitos como médico: o próprio segurado, seu cônjuge, seus dependentes, parentes consangüíneos ou afins, mesmo que habilitados a exercer a prática da medicina, não cabendo nestes casos, nenhuma indenização por parte da seguradora.

(5)

5 2.18. Prêmio do Seguro

É o valor, expresso em moeda nacional, que o Estipulante e/ou Segurado paga para a Seguradora para que esta assuma determinado risco ou conjunto de riscos.

2.19. Proponente

É a pessoa segurável, ou seja, que propõe sua inclusão no seguro e que passará a ser segurado quando aceito pela seguradora.

2.20. Proposta de Adesão

É o formulário fornecido pela Seguradora que, devidamente preenchido, assinado e a ela entregue, formaliza a solicitação de um componente do grupo segurável de ser incluído no seguro, manifestando pleno conhecimento de suas obrigações e direitos estabelecidos nestas condições gerais, sendo que sua efetiva inclusão está condicionada a análise das informações constantes neste documento e da aceitação por parte da seguradora.

2.21. Representante de Seguros

É a pessoa jurídica que assume obrigação de promover, em caráter não eventual e sem vínculos de dependência, a realização de contratos de seguro à conta e em nome da seguradora.

2.22. Seguradora

É a pessoa jurídica legalmente constituída que assume a responsabilidade do pagamento de uma indenização devida, em caso de sinistro decorrente de um risco coberto pela apólice de seguro.

2.23. Segurado

É a pessoa física incluída no seguro compreensivo de viagem, que tenha atendido a todas as condições determinadas pela Seguradora para tal inclusão. O segurado pode ser considerado como principal ou dependente. Neste último caso obrigatoriamente deverá ser companheiro(a) ou filho(a) do segurado principal.

2.24. Sinistro

É a ocorrência de um evento coberto pelas coberturas contratadas no seguro, ocorrido durante a vigência do seguro e capaz de acarretar obrigações pecuniárias à Seguradora.

(6)

6 2.25. Viagem Segurada

É o período de tempo compreendido entre a data de início e término da vigência do certificado individual do seguro compreensivo de viagem. Não se enquadra como viagem segurada a viagem por período indeterminado, seja por excursão ou individualmente.

3. COBERTURAS

3.1. Estarão cobertas por este plano de seguro, as coberturas contratadas e ratificadas no Certificado de Seguro.

3.1.1. As Condições Especiais apresentam as disposições de todas as coberturas com a especificação dos riscos cobertos.

3.2. Este plano de seguro possui coberturas básicas (Morte Acidental e/ou Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente) e adicionais, sendo obrigatória a contratação de, pelo menos, uma cobertura básica.

3.2.1. Todas as coberturas oferecidas neste plano de seguro estarão relacionadas com a viagem.

4. RISCOS EXCLUÍDOS DE TODAS AS GARANTIAS

4.1. Este seguro não indenizará em nenhuma das suas garantias os eventos abaixo e suas conseqüências:

a) Doenças pré-existentes de conhecimento do segurado e não declaradas na proposta de adesão.

b) O suicídio premeditado ou não e sua tentativa, se ocorrer nos dois primeiros anos de vigência inicial do contrato, ou da sua recondução depois de suspenso;

c) epidemias e pandemias declaradas por órgão competente; d) Atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado, pelo

beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro. Nos seguros contratados por pessoas jurídicas o mesmo se aplica a seus sócios controladores, dirigentes e administradores, pelos beneficiários, e pelos respectivos representantes;

e) Qualquer tipo de hérnia e suas conseqüências, quando não decorrentes diretamente de um acidente pessoal;

(7)

7 f) Parto ou aborto e suas conseqüências, quando não

decorrentes diretamente de um acidente pessoal;

g) Choque anafilático e suas conseqüências, quando não decorrentes diretamente de um acidente pessoal;

h) Gravidez, inclusive o fornecimento de serviços relacionados ao diagnóstico e tratamento de infertilidade ou outros problemas relacionados com a fertilidade, controle de natalidade, incluindo intervenções cirúrgicas e dispositivos para tal fim, abortos induzidos, gastos médicos e de qualquer outro tipo relacionados ao recém nascido;

i) Uso de material nuclear, incluindo a explosão nuclear provocada ou não, bem como a contaminação radioativa ou exposição a radiações nucleares ou ionizantes;

j) Seqüestro e/ou tentativa de sequestro;

k) Atos ou operação de guerra, declarada ou não, guerra química ou bacteriológica, guerra civil, de guerrilha, revolução, agitação, motim, revolta, sedição, sublevação ou outras perturbações da ordem pública e delas decorrentes, salvo se o segurado estiver comprovadamente prestando serviço militar ou se seus atos forem justificados por gestos de humanidade em auxilio de terceiros;

l) Ato terrorista, cabendo à seguradora comprovar com documentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propósito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade competente;

m) Furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza;

n) As lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: lesões por esforços repetitivos – ler, doenças osteo-musculares relacionadas ao trabalho – dort, lesão por trauma continuado ou contínuo – ltc ou similares, que venham a ser aceitas pela classe médico-científica, bem como as suas conseqüências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo;

(8)

8 o) As situações reconhecidas ou equiparadas, pelas instituições oficiais de previdência ou entidades assemelhadas, à “invalidez acidentária”, nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por acidente pessoal;

p) Acidentes provenientes da prática de esportes radicais e notoriamente perigosos, ainda quando praticados como passatempo, tais como alpinismo, planador, paraquedismo e planadores, esportes de combate tais como boxe e artes marciais, exploração de cavernas, bungee-jump, mergulho autônomo a mais de 30 (trinta) metros de profundidade ou que necessite de descompressão, esportes de inverno tais como esqui ou snowboard fora de pistas regulamentadas ou não autorizadas e a prática ou participação do segurado em competições esportivas em gelo ou neve. Além disso, não estão cobertas as práticas em caráter de competição

automobilística, motociclística e esportes náuticos

motorizados, na qualidade de condutos ou passageiro e o uso de snowmobile ou veículos similares.

4.2. Não está excluída deste plano de seguro, a morte ou a incapacidade do segurado quando provier da utilização de meio de transporte mais arriscado, da prestação de serviço militar, da prática de esporte, ou de atos de humanidade em auxílio de outrem.

5. OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE 5.1. São obrigações do Estipulante

a) Fornecer à Seguradora todas as informações necessárias para a análise e aceitação do risco, previamente estabelecidas pela Seguradora incluindo dados cadastrais;

b) Manter a Seguradora informada a respeito dos segurados, seus dados cadastrais, alterações na natureza do risco coberto, bem como quaisquer eventos que possam, no futuro, acarretar-lhe responsabilidade, de acordo com o definido contratualmente; c) Fornecer ao segurado, sempre que solicitado, quaisquer

informações relativas ao contrato de seguro;

d) Discriminar o valor do prêmio do seguro no instrumento de cobrança, quando este for de sua responsabilidade;

(9)

9 e) Repassar os prêmios à Seguradora nos prazos estabelecidos

contratualmente;

f) Repassar aos segurados todas as comunicações ou avisos inerentes à apólice, quando for diretamente responsável pela sua administração;

g) Discriminar o nome da Seguradora responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao seguro emitidos para o segurado;

h) Comunicar de imediato à Seguradora tão logo tome conhecimento, a ocorrência de qualquer sinistro ou expectativa de sinistro referente ao grupo que representa, quando esta comunicação estiver sob sua responsabilidade;

i) Dar ciência aos segurados dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros;

j) Comunicar de imediato a SUSEP quaisquer procedimentos que considerar irregulares quanto ao seguro contratado;

k) Fornecer a SUSEP quaisquer informações solicitadas, dentro do prazo por ela especificado;

5.2. Nos seguros contributários ou parcialmente contributários, o não repasse dos prêmios à Seguradora nos prazos contratualmente estabelecidos não acarreta a suspensão da cobertura e sujeita o Estipulante às cominações legais.

6. ÂMBITO GEOGRÁFICO

6.1. O âmbito territorial de cobertura é todo o globo terrestre. 7. CARÊNCIAS E FRANQUIAS

7.1. Desde que acordado entre as partes serão aplicadas franquias e carências nas coberturas contratadas a serem estabelecidas por ocasião da contratação do seguro, e constantes da apólice/certificado do seguro.

7.2. Os sinistros decorrentes de Acidentes Pessoais não possuem carência, exceto no caso de suicídio ou sua tentativa, quando o referido período corresponderá a dois anos ininterruptos,

(10)

10 contados da data de adesão ao seguro, ou sua recondução depois de suspenso.

7.3. O limite máximo que um plano de seguro poderá estabelecer como prazo de carência será de dois anos. Entretanto, o prazo de carência, não poderá exceder metade do prazo de vigência. 8. ACEITAÇÃO DO SEGURO

8.1. A contratação/alteração do contrato de seguro somente poderá ser feita mediante proposta assinada pelo proponente, seu representante ou por corretor de seguros habilitado.

8.2. A proposta escrita deverá conter os elementos essenciais ao exame e aceitação do risco.

8.3. Caberá à sociedade seguradora fornecer ao proponente, obrigatoriamente, o protocolo que identifique a proposta por ela recepcionada, com indicação da data e hora de seu recebimento. 8.4. As condições contratuais estarão à disposição do proponente

previamente à assinatura da respectiva proposta de adesão. 8.5. A adesão à apólice coletiva deverá ser realizada mediante a

assinatura, pelo proponente, de proposta de adesão e desta deverá constar cláusula na qual o proponente declara ter conhecimento prévio da íntegra das condições gerais.

8.5.1. Em caso de inclusão de menores de 14 anos, é permitido, exclusivamente, o oferecimento e a contratação de coberturas relacionadas ao reembolso de despesas, seja na condição de segurado principal ou dependente.

8.6. A sociedade seguradora terá o prazo de 15 (quinze) dias para manifestar-se sobre a proposta, contados a partir da data de seu recebimento, seja para seguros novos ou renovações, bem como para alterações que impliquem modificação do risco.

8.7. A solicitação de documentos complementares, para análise e aceitação do risco ou da alteração proposta, poderá ser feita apenas uma vez, durante o prazo acima. Neste caso, o prazo de 15 (quinze) dias ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação.

8.8. A seguradora deverá, obrigatoriamente, proceder à comunicação formal, no caso de não aceitação da proposta, justificando a recusa.

(11)

11 A ausência de manifestação, por escrito, da sociedade seguradora, no prazo previsto no item 8.5, caracterizará a aceitação tácita da proposta.

8.9. Em caso de recusa do risco, em que tenha havido adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio, o valor do adiantamento é devido no momento da formalização da recusa, devendo ser restituído ao proponente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, integralmente ou deduzido da parcela “pro rata temporis” correspondente ao período em que tiver prevalecido a cobertura.

8.10. É obrigatório por parte da seguradora à emissão e envio do certificado individual no início do contrato e em cada uma das renovações subseqüentes.

9. VIGÊNCIA

9.1. As apólices, certificados e os endossos terão seu inicio e termino de vigência às 24hrs das datas para tal fim neles indicadas, não podendo ultrapassar o período de 5 (cinco) anos. Findo o período de vigência, o segurado terá a opção de renovar a cobertura por mais 1 (um) período devendo para tanto manifestar sua opção através do pagamento do prêmio referente ao novo período de cobertura.

9.2. Os contratos de seguro cujas propostas tenham sido recepcionadas, com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio, terão seu início de vigência do seguro a partir da data da recepção da proposta pela sociedade seguradora.

9.3. O simples recebimento do prêmio não implica em aceitação do seguro e, caso não seja aceito, a Seguradora devolverá o valor recebido, devidamente corrigido.

9.4. Não havendo o pagamento de prêmio quando do protocolo da proposta, o início de vigência da cobertura deverá coincidir com a data da aceitação da proposta ou com data distinta, desde que expressamente acordada entre as partes.

9.5. Respeitado o período correspondente ao prêmio pago, a cobertura de cada segurado cessa automaticamente no final da vigência do seguro, se este não for renovado.

(12)

12 10. RENOVAÇÃO DA APÓLICE

10.1. A apólice é emitida com o prazo de vigência nela estipulado, limitado ao máximo de 5 (cinco) anos, e será considerada automaticamente renovada uma única vez, por igual período, no final de sua vigência. As renovações posteriores devem ser feitas, obrigatoriamente, de forma expressa.

10.2. A renovação expressa poderá ser efetivada quantas vezes se fizer necessário, desde que realizada pela estipulante, nos seguros coletivos, e desde que não implique em ônus ou dever para os segurados ou redução de seus direitos. Caso haja na renovação alteração da apólice que implique em ônus ou dever aos segurados ou a redução de seus direitos, deverá haver anuência prévia e expressa de pelo menos três quartos do grupo segurado.

10.3. A renovação automática não se aplica aos segurados ou à sociedade seguradora que comunicarem o desinteresse na continuidade do plano, mediante aviso prévio de, no mínimo, 60 (sessenta) dias que antecedem o final da vigência da apólice.

10.4. Caso a sociedade seguradora não tenha interesse em renovar a apólice, deverá comunicar aos segurados e ao estipulante mediante aviso prévio de, no mínimo, 60 (sessenta) dias que antecedem o final de vigência da apólice.

10.5. Este seguro é por prazo determinado, tendo a Seguradora a faculdade de não renovar a apólice na data de vencimento, sem devolução dos prêmios pagos, nos termos da apólice.

11. CAPITAL SEGURADO

11.1. Capital segurado é o valor máximo para a cobertura contratada a ser pago ou reembolsado pela sociedade seguradora, no caso de ocorrência de sinistro coberto pela apólice, vigente na data do evento.

11.2. Considera-se como data do evento, para efeito de determinação do capital segurado, quando da liquidação dos sinistros:

a) Para as coberturas de acidentes pessoais, a data do acidente; b) Para a cobertura de risco por invalidez, não conseqüente de

acidente, a data indicada na declaração médica;

(13)

13 evento coberto, conforme definido nas condições gerais e/ou especiais, ressalvado o disposto nos itens 11.1 e 11.2 destas condições;

11.3. Os capitais segurados do componente dependente, em quaisquer garantias, não podem ser superiores ao do componente principal.

11.4. A aceitação, pela sociedade seguradora, de estabelecimento de capital segurado superior ao respectivo limite de retenção acarretará na observância de tal valor para efeito de pagamento da indenização, independentemente das penalidades cabíveis no caso de não repasse do valor excedente ao referido limite. 11.5. No caso de invalidez parcial, o capital segurado será

automaticamente reintegrado após cada sinistro.

11.6. Todo e qualquer pagamento de indenização referente a esse seguro será feito em moeda nacional. Os valores das indenizações a serem pagas pela seguradora serão convertidos para Real utilizando o câmbio de venda do Dólar Comercial da data do evento.

12. ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO SEGURO

12.1. Os valores do seguro sujeitam-se a atualização monetária pelo INPC/IBGE Índice Nacional de Preços ao Consumidor/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico, ou outro índice similar, conforme definido na apólice e/ou certificado, após um ano de sua vigência.

12.2. A atualização será efetuada com base na variação apurada entre o último índice publicado antes da data de elegibilidade da obrigação pecuniária e aquele publicado imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação.

12.3. O pagamento de valores relativos à atualização monetária e juros moratórios far-se-á independentemente de notificação ou interpelação judicial, de uma só vez, juntamente com os demais valores do contrato.

12.4. No caso de recusa da proposta de seguro, ultrapassado o prazo de 10 (dez) dias para a devolução do prêmio ao Segurado, o valor correspondente será atualizado segundo o item 12.1., a partir da data da formalização da recusa.

(14)

14 12.5. No caso de recebimento indevido de prêmio, os valores serão devolvidos ao Segurado, devidamente atualizados, desde a data de recebimento pela Seguradora.

12.6. No caso de cancelamento do contrato, os valores a serem devolvidos serão atualizados monetariamente a partir da solicitação de cancelamento ou da data do efetivo cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa da Seguradora.

12.7. No caso do não pagamento da indenização no prazo estipulado no item 19.2., implicara aplicação de atualização monetária pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico – INPC/IBGE e juros de mora desde da ocorrência do evento até e data da efetivação da referida indenização.

12.8. No caso de extinção do índice estabelecido nessas condições gerais, ou do outro índice similar, conforme definido na apólice e/ou certificado, deverá ser utilizado o IPCA/IBGE – Índice de Preços ao Consumidor Amplo/Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

12.9. Quando houver pagamento de prêmio único ou de periodicidade anual, os capitais segurados pagáveis por morte ou invalidez serão atualizados pelo índice pactuado até a data de ocorrência do respectivo evento gerador, sendo que nos casos de periodicidade anual, serão contados desde a última atualização.

13. JUROS DE MORA

13.1. O não-cumprimento das obrigações pela Seguradora ora previstas, a sujeitará aos juros de mora de 6% (seis por cento) ao ano ou sua equivalente taxa mensal, mais a atualização monetária prevista no item 12.

13.2. Os valores relativos às obrigações decorrentes do presente contrato, serão acrescidos de multa de 2% (dois por cento) do valor da obrigação e de juros acima descritos, quando os prazos para pagamento não forem cumpridos nos termos destas condições.

13.3. Os juros da mora serão aplicáveis a partir do primeiro dia posterior ao término dos prazos fixados nestas condições gerais.

14. PAGAMENTO DE PRÊMIOS

(15)

15 segurados a taxa prevista para cada garantia contratada no plano de seguro. A soma de seu resultado mais os impostos determinará o valor em moeda nacional a ser paga para o conjunto das coberturas, sendo que a taxa, a periodicidade da cobrança, bem como a respectiva data de pagamento à Seguradora constarão de aditivo à apólice.

14.2. A data limite para o pagamento do prêmio integral ou da primeira parcela do seu fracionamento, não poderá ultrapassar o 30º dia do início de vigência do risco, exceto se houver anuência da Seguradora quanto a qualquer outra data.

14.3. Quando a data limite para o pagamento do prêmio à vista ou de qualquer uma das parcelas coincidir com dia em que não haja expediente bancário, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil em que houver expediente bancário.

14.4. Caso ocorra um sinistro dentro do prazo de pagamento do prêmio ou de parcela dele, sem que este esteja efetuado, o direito á indenização não ficará prejudicado, desde que o pagamento se dê no prazo avençado, ou houver comunicação do sinistro à seguradora dentro deste mesmo prazo.

14.5. O Segurado poderá restabelecer o direito às coberturas contratadas desde que retome o pagamento do prêmio dentro do prazo máximo de 60 dias contados da data de inadimplência. O restabelecimento da cobertura será feito desde que não tenha ocorrido nenhum sinistro no período de suspensão da cobertura e se dará a partir das 24 (vinte e quatro) horas da data em que o segurado ou estipulante retomar o pagamento do prêmio, respondendo a seguradora, por todos os sinistros ocorridos a partir de então. Caso o segurado não retome o pagamento do prêmio no prazo acima previsto o seguro será cancelado e o prazo de vigência da cobertura será ajustado em função do prêmio já pago, sendo o segurado notificado com antecedência mínima de 10 (dez) dias corridos antes do término do prazo de vigência ajustado.

14.6. Este seguro poderá ser pago à vista ou custeado através do fracionamento do prêmio, conforme o número de parcelas descrito no certificado individual de seguro.

14.7. Nos prêmios fracionados com incidência de juros, será facultado ao Segurado antecipar o pagamento do prêmio fracionado, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros pactuados. 14.8. A falta de pagamento do prêmio à vista ou da primeira parcela

(16)

16 da Seguradora quanto a qualquer outra data, implicará o cancelamento automático no certificado individual de seguro desde o início de vigência, independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial.

14.9. No caso de fracionamento do prêmio e configurada a falta de pagamento de qualquer uma das parcelas subseqüentes à primeira, o prazo de vigência da cobertura será ajustado na base “pro rata temporis” em função do prêmio efetivamente pago. 14.10. A Seguradora informará ao Segurado ou seu representante legal, por

meio de comunicação escrita, o novo prazo de vigência ajustado. 14.11. Restabelecido o pagamento do prêmio das parcelas ajustadas,

acrescidas dos encargos contratualmente previstos, dentro do novo prazo de vigência da cobertura, ficará automaticamente restaurado o prazo de vigência original.

14.12. Findo o novo prazo de vigência da cobertura sem que tenha sido retomado o pagamento do prêmio, operará de pleno direito o cancelamento do contrato de seguro em até 90 (noventa) dias. 14.13. No caso de fracionamento em que a aplicação da base “pro rata

temporis” não resulte em alteração do prazo de vigência da cobertura, a Seguradora poderá cancelar o contrato em até 90 (noventa) dias.

14.14. Se ocorrer um sinistro dentro do prazo de pagamento do prêmio à vista ou de qualquer de suas parcelas sem que este tenha sido efetuado, o direito à indenização não ficará prejudicado, se o respectivo valor for pago ainda naquele prazo.

14.15. Quando o pagamento da indenização acarretar o cancelamento do contrato de seguro, as parcelas vincendas do prêmio deverão ser deduzidas do valor da indenização, excluído o adicional de fracionamento.

14.16. Para quitação da parcela correspondente ao fracionamento do prêmio na opção de débito automático, a quitação estará vinculada à confirmação de quitação da parcela, sendo que, se não houver saldo suficiente ou se o débito não for efetuado pelo banco, a parcela será considerada pendente.

14.17. No seguro mensal, o não pagamento do prêmio mensal na data indicada no respectivo documento de cobrança implicará no cancelamento do contrato de seguro em até 90 (noventa) dias, independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial.

(17)

17 14.18. Se o Estipulante deixar de recolher à Sociedade Seguradora prêmios recebidos dos Segurados, tal fato não dará direito ao cancelamento da apólice ou à suspensão da cobertura individual dos que tenham efetuado o pagamento, por caracterizar apropriação indébita, e permitirá à seguradora a execução dos prêmios vencidos.

14.19. É vedado ao Estipulante o recolhimento de quaisquer valores dos segurados, que não sejam destinados ao pagamento de prêmio à seguradora. Caso o mesmo receba juntamente com o prêmio, qualquer outra quantia que não se refira ao seguro, seja a que título for, fica o estipulante, obrigado a destacar no respectivo documento, o valor do prêmio do seguro relativo a cada segurado.

14.20. Os pagamentos de prêmios efetuados por meio de cheques, só serão considerados para efeito de cobertura, após a competente compensação dos mesmos, perante os bancos sacados.

14.21. A Seguradora se reserva o direito de recalcular o prêmio do seguro, caso ocorra alteração significativa de ordem técnica - atuarial na apólice que possa influir diretamente na taxa anteriormente acordada, tendo em vista que qualquer alteração nas taxas do seguro, dependerá da anuência prévia e expressa de segurados que representem, no mínimo, três quartos do grupo segurado.

14.22. Todo e qualquer pagamento de prêmio referente a esse seguro será feito em moeda nacional. O prêmio a ser pago pelo segurado será convertido para Real utilizando o câmbio de venda do Dólar Comercial do fechamento da data anterior a data da emissão da apólice.

15. SUSPENSÃO E REABILITAÇÃO DO SEGURO

15.1. OCORRENDO A FALTA DE PAGAMENTO DO PRÊMIO OU DE PARCELA DELE NA DATA PREVISTA, AS COBERTURAS DESTE SEGURO FICARÃO AUTOMATICAMENTE SUSPENSAS A PARTIR DAS 24HRS. DESTA DATA, VOLTANDO A VIGORAR A PARTIR DAS 24HRS. DO DIA DA REGULARIZAÇÃO DO PAGAMENTO DO PRÊMIO, DESDE QUE NÃO TENHA ULTRAPASSADO O PRAZO DESCRITO NO CERTIFICADO DE SEGURO COMO PRAZO LIMITE, SENDO VEDADA A COBRANÇA DE PRÊMIO PELO O PERÍODO DE SUSPENSÂO DA COBERTURA.

(18)

18 15.2. DECORRIDO O PRAZO DE 90 DIAS DA DATA DO INADIMPLEMENTO, SEM QUE O PRÊMIO TENHA SIDO PAGO, O SEGURO SERÁ CANCELADO, SENDO O SEGURADO/ ESTIPULANTE NOTIFICADO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 15 (QUINZE) DIAS CORRIDOS ANTES DO TERMINO DE REFERIDO PRAZO.

15.3. QUALQUER INDENIZAÇÃO/REEMBOLSO SOMENTE SERÁ DEVIDA SE O PRÊMIO RELATIVO AO PERÍODO DE OCORRÊNCIA DO SINISTRO HOUVER SIDO PAGO NA DATA AVENÇADA, A COBERTURA NÃO ESTIVER SUSPENSA E DESDE QUE O SEGURO JÁ NÃO ESTEJA CANCELADO.

16. CANCELAMENTO DO SEGURO

16.1. Decorrido o prazo referido no item 15.2, sem que tenha sido quitado o prêmio do seguro, o contrato ou aditamento a ele referente ficará automaticamente e de pleno direito cancelado, independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial. 16.2. Se o estipulante deixar de recolher à seguradora prêmios

recebidos, tal fato não ensejará o cancelamento dos respectivos certificados individuais e nem a suspensão de suas coberturas, ficando o estipulante sujeito às sanções penais, civis e administrativas que forem cabíveis.

16.3. Os seguros não serão cancelados sob a alegação de alteração de natureza dos riscos.

16.4. O segurado é obrigado a comunicar a seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto. A sociedade seguradora, desde que o faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de cancelar o seguro ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada ou cobrar a diferença do prêmio cabível. 16.5. O cancelamento do seguro só será eficaz 30 (trinta) dias após a

notificação, devendo ser restituída à diferença do prêmio, calculada proporcionalmente ao período a decorrer.

(19)

19 17. CANCELAMENTO DA APÓLICE

17.1. A apólice poderá ser cancelada a qualquer tempo, mediante acordo entre a seguradora e o estipulante ou o segurado. No caso de seguro coletivo, deverá haver anuência prévia e expressa de segurados que representem, no mínimo, três quartos do grupo segurado.

17.2. No caso de cancelamento total ou parcial do seguro, a qualquer tempo, por iniciativa de quaisquer das partes contratantes e com a concordância recíproca, deverão ser observadas as seguintes disposições:

a) A sociedade seguradora poderá reter do prêmio recebido, além dos emolumentos, a parte proporcional ao tempo de cobertura decorrido.

b) Quando adotado o fracionamento do prêmio e na hipótese de cancelamento a pedido do segurado, a sociedade seguradora reterá, no máximo, além dos emolumentos, o prêmio calculado na base “pro rata temporis”.

18. COMO PROCEDER EM CASO DE SINISTRO 18.1. Como contatar a seguradora

18.1.1. Ocorrendo à necessidade de utilizar algumas das coberturas contratadas deste seguro, o segurado deverá contatar a central de atendimento da seguradora através do telefone indicado em seu cartão de seguro.

18.1.2. Neste telefonema, o segurado informará:

a) Seu nome e o número de seu certificado individual; b) O local e o telefone onde se encontra;

(20)

20 19. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EM CASO DE SINISTRO

19.1. Nas Condições Especiais estão especificados os respectivos documentos básicos previstos a serem apresentados para cada tipo de cobertura.

19.2. A partir da entrega da documentação básica para a liquidação de sinistros de cada cobertura, a seguradora tem o prazo de 30 (trinta) dias para efetuar a sua liquidação, facultando-se à sociedade seguradora, no caso de dúvida fundada e justificada, a solicitação de outros documentos além dos acima elencados.

19.3. No caso de solicitação de documentação o prazo para liquidação de sinistro sofrerá suspensão, assim, a contagem do prazo voltará a correr a partir do dia útil subseqüente àquele em que forem completamente atendidas as exigências.

19.4. O não pagamento da indenização no prazo estabelecido no plano implicará na aplicação de juros de mora de 2% (dois por cento) ao mês a partir desta data, sem prejuízo de sua atualização, nos termos da legislação específica.

19.5. Os valores das obrigações pecuniárias das sociedades seguradoras sujeitam-se à atualização monetária pela variação positiva do índice pactuado no item 12 dessas Condições Gerais desde a data do evento, na hipótese de não cumprimento do prazo para o pagamento da respectiva obrigação pecuniária. A atualização será efetuada com base na variação apurada entre o último índice publicado antes da data de exigibilidade da obrigação pecuniária e aquele publicado imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação.

19.6. No caso de divergências sobre a causa, natureza ou extensão de lesões, bem como a avaliação da incapacidade relacionada ao segurado, a sociedade seguradora proporá ao segurado, por meio de correspondência escrita, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da contestação, a constituição de junta médica. A junta médica será constituída por 03 (três) membros, sendo um nomeado pela sociedade seguradora, outro pelo segurado e um terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Cada uma das partes pagará os honorários do médico que tiver designado; os do terceiro serão pagos, em partes iguais, pelo segurado e pela sociedade seguradora. O prazo para constituição da junta médica será de, no máximo, 15 (quinze) dias a contar da data da indicação do membro nomeado pelo segurado.

(21)

21 20. PERDA DE DIREITO À INDENIZAÇÃO

A Seguradora não pagará qualquer indenização com base no presente seguro, caso haja por parte do Estipulante, do Segurado, seus prepostos ou beneficiários:

A) INEXATIDÃO OU OMISSÃO NAS DECLARAÇÕES PRESTADAS PELO ESTIPULANTE, PELO SEGURADO OU PELO CORRETOR DE SEGUROS, QUE INFLUAM NA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA OU NO VALOR DO PRÊMIO, NO ATO DA CONTRATAÇÃO DESTE SEGURO OU DURANTE TODA SUA VIGÊNCIA, BEM COMO POR OCASIÃO DA REGULAÇÃO DO SINISTRO, FICANDO OBRIGADO O SEGURADO AO PAGAMENTO DO PRÊMIO VENCIDO;

Se a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, a sociedade seguradora poderá:

I. Na hipótese de não ocorrência de sinistro:

a) Cancelar o seguro, retendo, do prêmio originalmente pactuado, a parcela proporcional ao tempo decorrido;

b) Mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou restringindo a cobertura contratada.

II. Na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento parcial do capital segurado:

a) Cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, retendo, do prêmio originalmente pactuado, acrescido da diferença cabível, a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido; ou

b) Mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou deduzindo-a do valor a ser pago ao segurado ou ao beneficiário ou restringindo a cobertura contratada para riscos futuros.

III. Na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento integral do capital segurado, cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível.

(22)

22 INOBSERVÂNCIA DAS OBRIGAÇÕES CONVENCIONADAS NESTE SEGURO E NA LEI, INCLUSIVE A DE COMUNICAR À SEGURADORA, LOGO QUE SAIBA, QUALQUER FATO SUSCETÍVEL DE AGRAVAR O RISCO COBERTO PELA APÓLICE, SE COMPROVADO QUE SILENCIOU DE MÁ FÉ;

B) DOLO, FRAUDE OU TENTATIVA DE FRAUDE, SIMULAÇÃO OU CULPA GRAVE PARA OBTER OU MAJORAR A INDENIZAÇÃO; C) O SEGURADO AGRAVAR INTENCIONALMENTE O RISCO

OBJETO DO CONTRATO;

D) NÃO FORNECIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA. Em qualquer das hipóteses acima não haverá restituição de prêmio, ficando a Seguradora isenta de quaisquer responsabilidades.

21. CLÁUSULA BENEFICIÁRIA

21.1. O pagamento de indenização será realizado ao beneficiário indicado pelo segurado, mas se por qualquer motivo não prevalecer à indicação feita, serão beneficiários aqueles indicados por lei.

21.2. Se o seguro não tiver como causa declarada a garantia de alguma obrigação, é lícita a substituição do beneficiário, por ato entre vivos ou de última vontade. Se o segurador não for cientificado oportunamente da substituição, desobrigar-se-á pagando o capital segurado ao antigo beneficiário.

21.3. Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.

21.4. Na falta das pessoas indicadas, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou de meios necessários à subsistência.

21.5. O companheiro pode ser instituído como beneficiário, se ao tempo do contrato o segurado era separado judicialmente, ou já se encontrava separado de fato.

(23)

23 21.6. Uma pessoa jurídica só poderá ser beneficiária deste seguro se comprovado o legítimo interesse para a mesma figurar nessa condição.

21.7. Na hipótese de morte simultânea (comoriência) do segurado principal e do(s) segurado(s) dependente(s), os capitais segurados referentes às coberturas dos segurados, principal e dependente(s), deverão ser pagos aos respectivos beneficiários indicados ou, na ausência destes, aos herdeiros legais dos segurados.

22. FORO

22.1. As questões judiciais, entre o segurado ou beneficiário e a sociedade seguradora, serão processadas no foro do domicílio do segurado ou do beneficiário, conforme o caso.

22.2. Na hipótese de inexistência de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição do foro adverso.

23. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

23.1. As peças promocionais e de propaganda deverão ser divulgadas com autorização expressa e supervisão da sociedade seguradora, respeitadas rigorosamente as condições gerais e especiais e a nota técnica atuarial submetidas a SUSEP.

24. CUSTEIO DO SEGURO

24.1. Os prêmios deste seguro poderão ser pagos à vista, mensalmente, trimestralmente ou semestralmente conforme descrito no contrato de seguro.

24.2. Para fins deste Seguro e de acordo com a declaração constante deste contrato o custeio poderá ser:

a) Não contributário, quando os Segurados não pagam prêmios; ou b) Contributário, quando os Segurados pagam prêmios total ou

(24)

24 25. REAVALIAÇÃO DAS TAXAS

25.1. As taxas puras para este seguro serão revistas, anualmente, quando o valor total dos sinistros superarem 50% (cinqüenta por cento) do valor total dos prêmios ganhos. As novas taxas serão aplicadas, exclusivamente, às novas operações.

26. DISPOSIÇÕES GERAIS

26.1. Cabe ao Estipulante comunicar a todos os Segurados o teor do contrato de seguro, bem como informar suas posteriores alterações.

26.2. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

26.3. O registro deste plano de seguro na Susep (Superintendência de Seguros Privados) não implica, por parte desta autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

26.4. O segurado e/ou estipulante poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF. 26.5. Qualquer alteração nas condições contratuais em vigor deverá ser

realizada por aditivo à apólice, com a concordância expressa e escrita do segurado ou de seu representante, ratificada pelo correspondente endosso, observando que qualquer modificação da apólice que implique em ônus ou dever para os segurados ou a redução de seus direitos dependerá da anuência expressa de segurados que representem, no mínimo, três quartos do grupo segurado.

26.6. Qualquer alteração de taxas deste seguro, por implicar em ônus aos segurados, deverá observar o disposto acima.

26.7. Quando a modificação não implicar em ônus ou dever aos segurados, esta poderá ser realizada apenas com a anuência do estipulante.

26.8. Os tributos serão pagos por quem a lei determinar.

26.9. Os prazos prescricionais são aqueles determinados por lei. 26.10. Este plano de seguro foi estruturado em regime financeiro de

repartição, sendo assim não está prevista a devolução ou resgate de prêmios ao segurado, ao beneficiário ou ao estipulante.

Referências

Documentos relacionados

Terá suas avaliações anuladas e será eliminado(a) do Processo Seletivo o(a) candidato(a) que, durante a realização de qualquer uma das avaliações: a) Usar ou tentar usar

A apólice mencionada nestas condições contratuais poderá ser cancelada a qualquer tempo, mediante aviso prévio de 60 dias e acordo entre as partes, respeitado o

Olá , lindas menininhas, estou deixando aqui para vocês, um casaquinho em trico, para vocês irem trabalhando até eu conseguir, um tempinho para digitar o casaquinho em folhas,

dos cartões-proposta, cada Segurado poderá, a qualquer tempo, designar ou substituir seu(s) beneficiário(s), nas mesmas condições aqui previstas para os demais Segurados.

75 ADVERSE. Maquiavel: Política e Retórica, op. Verdade efetiva e ação política em O príncipe de Maquiavel, op. A Virtù do Governante, op.. A cultura política da retórica

3.1 - Para participar do Concurso Público N.º 001/2012 o candidato deverá inscrever-se e seguir estritamente as normas deste Edital que declara conhecer e

O candidato terá uma tolerância máxima de atraso de 10 (dez) minutos do início do horário estabelecido no sorteio, sendo esse tempo contabilizado no tempo total da Prova

MORANGO: ALEXAL / DREAMSTIME.COM; MAÇÃ: BRAD CALKINS / DREAMSTIME.COM; AMORA: AGORAFOBIA / DREAMSTIME.COM; PERA: DANNY SMYTHE / DREAMSTIME.COM; ABACAXI: EYEWAVE /