• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROPPG 02/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROPPG 02/2016"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Av. Francisco Mota, 572 – Caixa Postal 137 – Bairro Presidente Costa e Silva – Mossoró – RN – CEP: 59.625-900 - Tel.: (84)3317-8296 – E-mail:

proppg@ufersa.edu.br

EDITAL PROPPG 02/2016

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no uso de suas atribuições regimentais, torna público o processo seletivo de candidatos a alunos do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA), no nível de mestrado acadêmico e em associação com a UFRN, segundo normas deste Edital.

1. DAS VAGAS

1.1 Serão oferecidas 8 (oito) vagas distribuídas de acordo com a disponibilidade de orientadores do programa PPGPA-UFERSA – Campus de Mossoró, em Mossoró-RN

de acordo com o Anexo I do presente edital.

1.2 Serão 6 (seis) vagas para candidatos sem vínculo empregatício ou com afastamento total das atividades profissionais para se dedicar ao PPGPA e 2 (duas) vagas para os candidatos com vínculo empregatício (UFERSA), estas últimas conforme a Resolução CONSUNI/UFERSA nº 007/2015, de 23 de setembro de 2015.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 O candidato terá sua inscrição formalizada na UFERSA.

2.2 Podem se inscrever graduados em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Biotecnologia, Ciências Biológicas e áreas afins.

2.3 Cada candidato se inscreverá apenas para um orientador e concorrerá apenas com candidatos inscritos para esse mesmo orientador. Candidatos com vínculo empregatício (UFERSA) concorrerão entre os seus pares, independente do orientador indicado.

2.4 As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato no período de 26 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016, na sala 06 (seis) da secretaria dos Programas de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Pós-Graduação da UFERSA. O candidato deverá entregar a documentação abaixo relacionada:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo II deste edital).

b) Fotocópia de documento pessoal de identificação e CPF. c) Fotocópia do comprovante da quitação com o Tribunal Eleitoral.

d) Fotocópia do comprovante de quitação com as obrigações militares (somente para o sexo masculino)

e) Fotocópia de comprovação de conclusão da Graduação em Curso reconhecido pelo MEC.

(2)

f) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação. g) Cópia do CV na plataforma Lattes do CNPq.

h) Pré-projeto (Anexo III deste edital).

2.5 Toda a documentação necessária para a inscrição do (a) candidato (a) deverá ser entregue pessoalmente ou por meio de um procurador legalmente constituído e autenticados no momento da inscrição na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação da PROPPG até o dia 19/02/2016. Caso o candidato faça a opção de enviar a documentação pelos correios, esta deverá ser enviada por SEDEX e com aviso de recebimento, sendo que a data da postagem dessa correspondência não poderá ultrapassar o dia 19/02/2016, e todos os documentos deverão estar autenticados em cartório. O horário de funcionamento da secretaria dos Programas de Pós-Graduação da PROPPG para recebimento da documentação será das 08h:00min às 11h:00min e das 13h:30min às 17h:00min, de segunda a sexta-feira, salvo dias de feriado oficial. Local: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Secretaria dos Programas de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA), Av. Francisco Mota, 572. Bairro Costa e Silva. Caixa Postal 137. CEP: 59.625-900. Mossoró – RN. Sala 06. Contatos: (84) 3317-8313 (secretaria), (84) 9197-6885 (coordenador local do programa). E-mail: secpos@ufersa.edu.br e ppgpa@ufersa.edu.br Site:

http://ppgpa.ufersa.edu.br/editais-de-selecao/ 3. DA SELEÇÃO

3.1 A seleção dos candidatos será realizada no período de 29 de fevereiro a 04 de março de 2016. As provas serão realizadas na UFERSA, no seguinte endereço:

Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA). Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Av. Francisco Mota, 572. Bairro Costa e Silva. Caixa Postal 137. CEP: 59.625-900. Mossoró – RN. Contatos para informações: (84) 3317-8313 (secretaria), (84) 9197-6885 (coordenador local do programa). E-mail: secpos@ufersa.edu.br e

ppgpa@ufersa.edu.br Site: http://ppgpa.ufersa.edu.br/editais-de-selecao/

3.2 O processo seletivo será realizado em duas fases, uma eliminatória e outra classificatória, onde serão atribuídas notas de 0 a 10 em cada prova, sendo as fases avaliadas pela média ponderada, aplicando-se os pesos estabelecidos para cada prova, conforme descrito abaixo:

a) A fase eliminatória será constituída por uma prova objetiva com questões de conhecimentos gerais em Zootecnia, com peso 4 (quatro) e questões de acordo com linha de pesquisa do orientador escolhido com peso 6 (seis) (ver Anexo IV), com quatro horas de duração (08:00 h às 12:00 h). Só serão convocados para a defesa do pré-projeto os candidatos aprovados com nota igual ou superior a 5,0 (cinco).

b) A fase classificatória será constituída pela nota da fase eliminatória com peso 5 (cinco), somadas com a nota da defesa do pré-projeto com peso 2 (dois) e nota do currículo Lattes, com peso 3 (três). Serão aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 5,0.

(3)

c) As defesas dos pré-projetos serão agendadas pela comissão de seleção e divulgadas nos sites do PPGPA e nos locais das provas. O pré-projeto será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo V.

d) Os candidatos devem entregar a comprovação do apresentado no CV Lattes, no momento da defesa do Pré-Projeto. O currículo lattes será avaliado de acordo com critérios definidos no Anexo VI, sendo atribuída nota 10 para aquele que obtiver maior pontuação e as demais notas serão determinadas de forma proporcional.

3.3 Não será permitida consulta de material bibliográfico em nenhuma das avaliações.

4. CALENDÁRIO DA SELEÇÃO 2016

4.1. Inscrições: 26 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016.

4.2. Homologação das inscrições: 22 a 24 de fevereiro de 2016.

4.3. Provas Eliminatórias (conhecimentos gerais e específicos): 29 de fevereiro de 2016. 4.4. Resultado da Prova Escrita: 01 de março de 2016.

4.5. Defesa do Pré-Projeto: 1 a 3 de março de 2016. 4.6. Prova de títulos: 04 de março de 2016.

4.7. Matrícula dos Aprovados: 09 a 11 de março de 2016.

5. DO RESULTADO

5.1. O resultado do processo seletivo será divulgado dia 04 de março de 2016, afixado nos quadros de aviso da UFERSA e na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Após a divulgação, os candidatos terão três dias úteis para apresentação de recursos junto à coordenação do PPGPA.

6. DAS BOLSAS

6.1. A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal não assegurará a concessão de bolsas de estudos a todos os candidatos selecionados.

7. DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DA MATRÍCULA

7.1. Os candidatos aprovados devem comparecer a secretaria do Programa com os

documentos originais exigidos na inscrição para conferencia.

7.2. Será desclassificado o candidato que não apresentar a documentação exigida no

ato da inscrição.

Endereço para entrega de documentos comprobatórios e matrícula:

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

Secretaria dos Programas de Pós-Graduações: Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA)

Av. Francisco Mota, 572. Bairro Costa e Silva. Caixa Postal 137. Sala 06 CEP: 59.625-900. Mossoró – RN.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. É de inteira responsabilidade do candidato se inteirar das datas, horários e locais

de todas as etapas de realização do processo seletivo.

8.2. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados

pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da UFERSA.

(4)

Mossoró, 25 de janeiro de 2016.

Prof. Dr. Vander Mendonça

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA

Prof. Dr. Alexandre Paula Braga Coordenador Local do PPGPA-UFERSA

(5)

ANEXO I

ORIENTADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL COM OFERTA DE VAGAS

PROFESSORES DO PPGPA INSTITUIÇÃO VINCULADA

ÁREA DE

ATUAÇÃO

VAGAS

LINHA DE PESQUISA:

TECNOLOGIA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Edna Maria Mendes

Aroucha

UFERSA Tecnologia de

produtos de origem animal

01

Jean Berg Alves da Silva UFERSA Qualidade de

produtos de origem animal

01

Alex Augusto Gonçalves UFERSA Tecnologia de

pescado

01

LINHA DE PESQUISA:

SISTEMA DE PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES José Ticiano Arruda

Ximenes De Lima UFERSA Reprodução e Parasitologia de Peixes 01 LINHA DE PESQUISA:

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES

Alexandre Paula Braga UFERSA Avaliação de

alimentos e nutrição de ruminantes

01

João Paulo Guimarães Soares EMBRAPA/UFERSA Sistemas orgânicos de produção animal/avaliação de impactos ambientais em sistemas de base ecológica 01

A seleção será feita por linha de pesquisa, devendo o candidato indicar no formulário de inscrição o orientador para o qual pretende concorrer à vaga ofertada.

O candidato servidor (docentes/técnicos) da UFERSA concorrerá a 02 (duas) vagas específicas. Nesta vaga o candidato deverá indicar o orientador.

(6)

ANEXO II

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSAR NO PPGPA 2016.1 (MESTRADO)

1. DADOS PESSOAIS Nome: Foto 3 x 4 (recente) Pai: Mãe: Data de Nascimento: CPF: Naturalidade: UF:

RG: Órgão Emissor: Data de emissão:

2. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Logradouro: Bairro: CEP: Município: UF: FONES: E-mail: 3. FORMAÇÃO ACADÊMICA Graduação Nome do Curso: Instituição:

Média Geral (Histórico): Município: UF:

Início (mm/aa): Término (mm/aa):

Pós-Graduação

Nome do Curso:

Instituição:

Média Geral (Histórico): Município: UF:

Início (mm/aa): Término (mm/aa):

(7)

Graduação Instituição:

Média Geral (Histórico): Município: UF:

Início (mm/aa): Término (mm/aa):

4. ATUAÇÃO PROFISSIONAL (Indique, começando pela mais recente ou atual, suas três

últimas atividades profissionais remuneradas)

Instituição

Período

Tipo de atividade

(Docência, pesquisa, extensão, outras)

Desde (mm/aa) Até (mm/aa)

Endereço Profissional:

CEP: Município: UF:

FONES: E-mail:

5. CATEGORIA NA QUAL O(A) CANDIDATO(A) SE ENQUADRA, DE ACORDO COM O ITEM 1.1 DO EDITAL PROPPG 02/2016 (Indicar apenas uma categoria, conforme

estabelecido no Edital)

Candidato (a)s sem vínculo empregatício ou com afastamento

integral das atividades profissionais para se dedicar integralmente ao PPGPA

Candidato (a) com vínculo empregatício efetivo com a UFERSA

6. NOME DO ORIENTADOR PARA O QUAL DESEJA CONCORRER A UMA VAGA NO PPGPA (INDICAR APENAS UM ORIENTADOR, CONFORME ESTABELECIDO NESTE EDITAL).

7. TERMO DE CONCORDÂNCIA

Eu,___________________________________________________ declaro que o preenchimento deste formulário é de minha inteira responsabilidade e que estou de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos neste processo de seleção, de acordo com Edital PROPPG 02/2016. Mossoró (RN), de de 2016. _____________________________________________________

(8)

ANEXO III

MODELO DO PRÉ PROJETO

TÍTULO DO PROJETO

NOME DO CANDIDATO DATA (MÊS E ANO)

INTRODUÇÃO (MÁXIMO 2 PÁGINAS METODOLOGIA (MÁXIMO 3 PÁGINAS)

RESULTADOS ESPERADOS (MÁXIMO 1 PÁGINA) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

(9)

ANEXO IV

REFERÊNCIAS RECOMENDADAS E PONTOS DE ESTUDO

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (CONHECIMENTO GERAL) Conhecimentos gerais: Produção Animal

Referências de conteúdo geral:

BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G. Nutrição de ruminantes – Finep (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão), 2006, 583 p. Capitulos: 02, 03, 14.

GOMES, S.Z. Nutrição e Alimentação de Peixes e Crustáceos. In: POLI, C. R.; POLI, A.T.B.; ANDREATTA, E.R.; BELTRAME, E. (org). Aquicultura – experiências brasileiras.

Florianópolis,Santa Catarina: Multitarefa Editora LTDA. 2004. (Cap VI) p.121-144. 2. CONTEÚDO DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

2.1 LINHA DE PESQUISA: TECNOLOGIA E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

a) DOCENTE: EDNA MARIA MENDES AROUCHA - UFERSA Área de atuação: apicultura / qualidade de mel e leite

Pontos: manejo de abelhas; seus produtos e serviços. Referências de conteúdo específico:

I. NOGUEIRA-NETO P (1997) Vida e criação de abelhas indígenas sem ferrão. Editora Nogueirapis, São Paulo

II. IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; CANHOS, D. A. L.; ALVES, D. A.; SARAIVA, A. M. Polinizadores no Brasil - contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais. São Paulo, EDUSP.

III. FREITAS, B.M. A Vida das Abelhas. Fortaleza: Craveiro & Craveiro. 1999 b) DOCENTE: ALEX AUGUSTO GONÇALVES - UFERSA

Área de atuação: Tecnologia de Pescado.e leite

Pontos: Pós – mortem do pescado: alterações importantes para o processamento; Cadeia do frio: importância do resfriamento a bordo, no processamento, transporte e comercialização; Microbiologia do Pescado: cuidados higiênicos e sanitários para garantia da qualidade e inocuidade do pescado; Métodos de preservação e conservação do pescado; Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos: importância do controle de qualidade.

Referências de conteúdo específico:

I. CONTRERAS-GUZMÁN, E.S. Bioquímica de pescado e derivados. Jaboticabal: FUNEP, 409 p., 1994.

II. FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos –2ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed Editora, 602 p., 2006.

III. FORSYTHE, S.J. Microbiologia da segurança alimentar. Porto Alegre (RS): Artmed Editora, 424 p., 2002.

IV. GONÇALVES, A. A. Tecnologia do pescado: ciência, tecnologia, inovação e legislação. Rio de Janeiro, RJ: Atheneu, 608 p., 2011.

V. OGAWA, M. & MAIA, E. L. Manual da Pesca - Ciência e Tecnologia do Pescado - Vol.I. São Paulo: Varela, 430p., 1999.

VI. ORDÓÑEZ-PENEDA, J.A. Tecnologia de Alimentos -Vol. 2 Alimentos de origem animal. Porto Alegre (RS): ARTMED Editora, 280 p., 2005.

VII. VIEIRA, R. H. S. F. Microbiologia higiene e qualidade do pescado: teoria e prática. São Paulo: Varela, 384p., 2004.

c) DOCENTE: JEAN BERG ALVES DA SILVA - UFERSA Área de atuação: Inspeção de Alimentos de Origem Animal.

Pontos: Microbiologia de Alimentos de Origem Animal; Análise Físico-Química de Alimentos de Origem Animal; Doenças Transmitidas por Alimentos de Origem Animal; Fraudes em Alimentos de Origem Animal; Programas de Controle de Qualidade em Alimentos de Origem Animal.

(10)

Referências de conteúdo específico:

I. ALMEIDA-MURADIAN, L.B. Vigilância sanitária: tópicos sobre legislação e análises de alimentos. Rio de Janeiro: Guanabara Korgan, 2007.

II. GERMANO, P. M. L; GERMANO, M. I. S. Higiene e vigilância sanitária dos alimentos. São Paulo: Manole, 2008. p.101.

III. JAMES M. JAY, Microbiologia de Alimentos, 6 Ed, 2005, 711p.

2.2 LINHA DE PESQUISA: SISTEMA DE PRODUÇÃO DE NÃO RUMINANTES

a) DOCENTE: JOSÉ TICIANO ARRUDA XIMENES DE LIMA - UFERSA Área de atuação: Reprodução e Parasitologia de Peixes

Pontos:; teoria da biologia de reprodução de peixes. Parasitos de peixes. Referências de conteúdo específico:

I. FONTELES-FILHO, A.A. Biologia populacional: Reprodução. In: FONTELES-FILHO, A.A. 2011. Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos

Pesqueiros. Fortaleza, Expressão Gráfica e Editora, 2011. (Cap VI) p. 145-177p.

II. Takemoto, R. M.; Lizama, M. de los A. P.; Guidelli, G.M; Pavanelli, G.C. Parasitos de peixes em águas continentais. In: Ranzani-Paiva, Maria José Tavares; (org.) Sanidade de organismos aquáticos. São Paulo, Livraria Varela, 2004. (cap 8) p. 179 – 197.

2.3 LINHA DE PESQUISA: AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES

a) DOCENTE: ALEXANDRE PAULA BRAGA – UFERSA

Área de atuação: Produção e nutrição de ruminantes

Pontos: nutrição de ruminantes; análise e avaliação de alimentos para animais Referências de conteúdo específico:

I. Silva, D. J. & Queiroz, A. C. Analise de alimentos: métodos químicos e biológicos. 3. ed. Viçosa: UFV, 2003. 235p.

II. Mizubuti, I. Y; Pinto, A. P; Andréa Pereira Pinto, Pereira, E. S; e Ramos, B. M. O. Métodos laboratoriais de avaliação de alimentos para animais -. Londrina: EDUEL 2009, 226p. III. BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G. Nutrição de ruminantes – Finep (Fundação

de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão), 2006, 583 p. Capitulos: 02, 03, 14 b) DOCENTE: JOÃO PAULO GUIMARAES SOARES - EMBRAPA/UFERSA

Área de atuação: sistemas orgânicos de produção animal/avaliação de impactos ambientais em sistemas de base ecológica

Pontos: produção orgânica de leite bovino e caprino / manejo alternativo de pastagens/sistemas agrossilvipastoris orgânicos

Referências de conteúdo específico:

I. BARRETO, H.F.M. ; SOARES, J.P.G. ; FACANHA, D. A. E. ; SILVA, A.C.C . Impactos sócio-econômicos do manejo agroecológico da caatinga no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 8, p. 46-56, 2013.

II. SILVA, J. B., SOARES, J. P. G., FONSECA, A. H. Avaliação da carga parasitária de helmintos e protozoários em bezerros manejados em sistema orgânico. Semina. Ciências Agrárias, v.33, p.1103 - 1112, 2012.

III. BARRETO, H. F. M., SOARES, J. P. G., MORAIS, D. A. E. F., SILVA, A. C. C., SALMAN, A. K. D. Impactos ambientais do manejo agroecológico da caatinga no Rio Grande do Norte. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.45, p.1073 - 1081, 2010.

IV. SOARES, J. P. G., Nogueira, D. M., DIAS, J., FONSECA, C. E. M. Orientações técnicas para produção de leite de cabra em sistema orgânico. Petrolina : Embrapa Semiárido, 2010, v.1., 96p. Meio de divulgação: ISBN: 9788574050

V. AVILA, V. S., SOARES, J. P. G. Produção de ovos em sistema orgânico. Concórdia : Embrapa Suínos e Aves Embrapa Agrobiologia, 2010, v.1., 102 p. divulgação: Impresso, ISBN: 9788585921040.

(11)

ANEXO V

PONTUAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PRÉ-PROJETO

CRITÉRIOS PONTOS

Originalidade e relevância do tema 3,0

Exequibilidade do projeto proposto 1,5

Metodologia e delineamento experimental 1,5

Atualização bibliográfica 1,0

Adequação do projeto com a linha de pesquisa escolhida pelo candidato 3,0

(12)

ANEXO VI

TABELA PARA PONTUAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA CV Lattes

CANDIDATO:_________________________________________________________ ORIENTADOR PARA O QUAL ESTÁ CONCORRENDO: ______________________ PONTUAÇÃO TOTAL: ____________

1. TÍTULO DE PÓS-GRADUAÇÃO PONTOS PONTOS

OBTIDOS

Especialização na área do PPGPA 5,0

Especialização em área afim 2,0

2. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Atuação no ensino superior (por disciplina/semestre, últimos 5

anos) 2,0

Atuação no ensino médio (por ano de exercício, últimos 5 anos) 1,5

Atuação como Monitor (por semestre) 1,0

Atuação como aluno de Iniciação Científica (por semestre) 1,5 Atuação como Bolsista de Extensão (por semestre) 1,5 Atuação em empresas na área do PPGPA (últimos 5

anos)/semestre 1,5

Orientação de monografia de curso de especialização 2,0 Orientação de monografia de curso de graduação 1,5 Orientação de projeto de Iniciação Científica 1,5

Orientação de monitoria 1,0

Organização de eventos locais ou regionais 1,0 Organização de eventos nacionais ou internacionais 2,0 Participação em bancas de monografia de curso de graduação e

de especialização 0,5

Cursos realizados na área do PPGPA (a cada 20 horas) 0,2

Estágios realizados na área do PPGPA (a cada 250 horas) 1,0

3 PRODUÇÃO CIENTÍFICA

3.1. Artigos Científicos (Qualis/CAPES da Área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros)

Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito A1) 30,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito A2) 25,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito B1) 20,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito B2) 16,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito B3) 12,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito B4) 8,0 Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito B5) 4,0

(13)

Artigo científico publicado ou aceito em periódico (conceito C ou

sem conceito) 1,0

3.2. Livros e capítulos de livros

Publicação de livro na área do PPGPA (com ISBN) 30,0 Publicação de capítulo de livro na área do PPGPA (com ISBN ou

ISSN) 12,0

3.3. Trabalhos publicados em anais de eventos (máximo 12 pontos)

Publicação de resumo em internacional 1,0

Publicação de resumo nacional 0,8

Publicação de resumo em evento regional 0,4

Publicação de resumo em evento local 0,1

4. PRODUÇÃO TÉCNICA

Publicação técnica (até 10 publicações) 0,2 Publicação de artigo em jornal de circulação nacional ou

internacional (até 10 publicações) 0,2

Publicação de artigo em jornal de circulação regional ou local (até

10 publicações) 0,1

5. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NA ÁREA DO PPGPA

Participação como palestrante 4,0

Participação com apresentação oral de trabalhos em eventos

nacionais ou internacionais 0,8

Participação com apresentação oral de trabalhos em eventos

locais ou regionais 0,5

Participação em eventos científicos nacionais ou internacionais 0,3 Participação em simpósios/conferências locais ou regionais 0,2

6. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO OU PROCESSO

Para cada produto ou processo desenvolvido com patente

registrada na área do PPGCA 10,0

Mossoró, ___ de ______________ de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Deve-se tomar cuidado ao representar o sistema solar por meio de desenho, (os planetas e o Sol) para não acrescentar nenhuma representação adicional de outras

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

a) há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados. c) para tarefas rotineiras

As estimativas da descarga anual de s´ olidos suspensos (Q ss ) para o ano seco e para o ano t´ıpico utilizaram, como dado de entrada, a s´ erie temporal de CSS coletada, completada

Conclusion: Thyroid hormone deficiency during fetal life could attenuate normal cardiac functions in adult rats, an effect at least in part due to the increased expression of β-MHC

Neste sentido são os ensinamento de Cretella Júnior (1964, p. 48) ao preceituar que licitação é o procedimento administrativo preliminar a que recorre a Administração

A segunda parte do estudo teve como objetivo determinar o tempo de aeração necessário para que os oxigenadores de sangue e conjuntos de tubos de PVC, após esterilização por

Segundo resultados de resistência de união por microtração (µTBS), o tratamento foi capaz de promover uma maior resistência da união quando comparado à outros métodos