• Nenhum resultado encontrado

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CV AI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CV AI"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PLANIFICAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CV AI

OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação

para a cidadania

• Promover a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade, a ética desportiva, a higiene e a segurança pessoal e coletiva, a consciência cívica na preservação das condições de realização das atividades físicas, em especial a qualidade do ambiente.

• Promover atitudes de empenho, perseverança, esforço e autodisciplina, autonomia e responsabilidade dos alunos na realização e regulação da sua própria atividade.

• Promover o relacionamento interpessoal e de grupo, criando um clima relacional favorável ao aperfeiçoamento pessoal.

• Promover o desenvolvimento das competências relacionadas com o tratamento da informação, a tomada de decisões e a resolução de problemas, (através da realização de atividades de forma autónoma e criativa).

• Promover estilos de vida saudáveis e a responsabilização dos alunos quanto à segurança pessoal e coletiva.

A língua materna enquanto dimensão transversal

• Promover o aperfeiçoamento das competências na área da comunicação através da expressão oral e escrita (apresentação de trabalhos), apelando à formulação de textos/apresentações estruturados de forma correta.

Utilização das novas tecnologias de informação

• Promover a utilização das novas tecnologias na elaboração de trabalhos escritos e na apresentação oral.

(2)

OBJETIVOS A NÍVEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NUCLEARES

Na perspetiva da melhoria da qualidade de vida, da saúde e bem-estar:

• Melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno.

• Promover a aprendizagem dos conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção das capacidades físicas.

• Assegurar a aprendizagem de um conjunto de matérias representativas das diferentes atividades físicas, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso do aluno, através da prática de: - Atividades físicas desportivas nas suas dimensões técnica, tática, regulamentar e organizativa; - Atividades físicas expressivas (danças) nas suas dimensões técnica, de composição e interpretação; - Atividades físicas de exploração da natureza, nas suas dimensões técnica, organizativa e ecológica; - Jogos tradicionais e populares.

• Promover o gosto pela prática regular de atividades físicas.

Domínio Conceptual

• Analisar e interpretar a realização das atividades físicas selecionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva – boa convivência e relações interpessoais de confronto/competição leal entre todos os alunos respeitando as normas do Espírito Desportivo.

• Reproduzir ou recriar padrões de movimento, identificando e interpretando a partir da informação prestada verbal ou visualmente, visando a adequação/ajustamento das suas ações ao contexto do modelo apresentado.

• Conhecer e aplicar diversos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano.

• Conhecer os processos fundamentais das adaptações morfológicas, funcionais e psicológicas, que lhe permitem compreender os diversos fatores da Aptidão Física.

• Conhecer os cuidados higiénicos básicos, bem como as regras de segurança pessoal e dos companheiros, e de preservação dos recursos materiais.

• Desenvolver os conhecimentos relacionados com a utilização de diferentes formas de comunicação e de linguagens de diferentes áreas do saber, utilizando a terminologia específica da cultura física e de cada uma das matérias de ensino e pela utilização de comunicação gestual específica das modalidades desportivas, como são, por exemplo, as ações técnicas de arbitragem, a comunicação dentro da equipa nos

(3)

jogos desportivos coletivos e também as habilidades de expressão e de comunicação nas atividades rítmicas expressivas.

Domínio Procedimental

• Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais básicas, particularmente da resistência geral de longa duração; da força rápida; da velocidade de reação simples e complexa, de execução, de frequência de movimentos e de deslocamento; da flexibilidade; da força resistente (esforços localizados) e das destrezas geral e direcionada.

• Desenvolver os conhecimentos associados à resolução de problemas - pensamento estratégico, que lhe permita escolher a ação mais favorável ao êxito pessoal e do grupo nos Jogos Desportivos Coletivos.

Domínio Atitudinal

• Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo:

- Relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;

- Aceitando o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por eles;

- Cooperando nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as ações favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional, na atividade da turma.

- Cooperação e entreajuda nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as ações favoráveis ao êxito com sentido de responsabilidade e espírito de iniciativa, respeitando regras de segurança e promovendo bom ambiente relacional, na atividade da turma.

Reconhecer que as actividades específicas da Educação Física se realizam fundamentalmente em grupo – em cooperação e oposição.

O currículo e a avaliação em Educação Física têm como referência os objetivos gerais da disciplina, organizados em três grandes áreas: o desenvolvimento de competências específicas das Atividades Físicas; a elevação/manutenção da Aptidão Física e as aprendizagens relativas aos Conhecimentos sobre os processos de elevação e manutenção da Aptidão Física.

Área das Atividades Físicas

(4)

ESPECÍFICOS

1. Orientações Metodológicas / Avaliação

Envolver os alunos no processo de avaliação é também uma forma de corresponsabilização no desenvolvimento do trabalho. A avaliação deverá portanto assentar sobre o desenvolvimento de capacidades, no progresso alcançado na realização de tarefas e no atingir de metas propostas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO  

Avaliação diagnóstica

No início do ano letivo, será feita uma avaliação diagnóstica/inicial nas matérias nucleares através de um conjunto de testes definidos em protocolo próprio que Introdução, Elementar e Avançado.

Área da Aptidão Física

Nesta área o trabalho é orientado para que os alunos aprendam a realizar com correção global os exercícios de treino e de avaliação das Capacidades Motoras (Bateria de testes Fitnessgram) e para promover o desenvolvimento das Capacidades Motoras, especialmente da Resistência, Força e Flexibilidade, e garantir que os alunos demonstrem níveis de Aptidão Física dentro da Zona Saudável (ZSAF) para a sua Idade/Sexo, de acordo com a tabela de referência da bateria de testes - Fitnessgram e as normas de referência para o sucesso definidas pelo GEF, para este ano de escolaridade.

Área dos Conhecimentos

Nesta área o trabalho dos professores e alunos é orientado prioritariamente para que os alunos adquiram conhecimentos essenciais relativos aos processos de elevação e manutenção da Aptidão Física, nomeadamente:

I. O organismo em esforço - a frequência cardíaca, a frequência respiratória, os sinais exteriores de fadiga; a sua relação com as funções cardiorrespiratória, cardiovascular e músculo-articular:

– o sistema músculo-articular na contração muscular;

– os sistemas cardiovascular e respiratório no aporte de oxigénio e substâncias energéticas ao músculo, bem como na eliminação de produtos tóxicos;

(5)

permitirá organizar o plano curricular de turma, orientando o professor nos níveis do programa a lecionar e situando os alunos nos seus grupos de nível.

Avaliação formativa

Considera-se que as avaliações intermédias do primeiro e segundo períodos serão formativas, cabendo ao professor definir em conjunto com os alunos outros momentos de avaliação formativa para aferição das aprendizagens e possível ajustamento do plano de curso.

Avaliação sumativa

De acordo com as orientações do atual programa de Educação Física, entende-se como critérios de avaliação para a disciplina, que estes, terão uma referência contínua, incidindo na tríade de domínios: motor, cognitivo e sócio afetivo.

Normas de referência para a definição do sucesso em Educação Física nos Cursos Vocacionais

ÁREAS CURSO VOCACIONAL

A – Atividades

Físicas O aluno evidência competências de Níveis de Introdução nas áreas lecionadas em cada módulo. B – Aptidão Física O aluno encontra-se na Zona Saudável de Aptidão Física. C-

Conhecimentos O aluno revela domínio de conhecimentos essenciais.

CRITÉRIOS GERAIS INSTRUMENTOS A UTILIZAR NA AVALIAÇÃO

ALUNOS QUE NÃO FAZEM AULAS

PRÁTICAS

ALUNOS QUE FAZEM AULAS PRÁTICAS

! Grelhas de observação e registo; ! Grelhas de autoavaliação; ! Grelhas de heteroavaliação; ! Trabalhos de pesquisa individuais ou de grupo;

! Fichas/Testes de avaliação; ! Perguntas na aula;

! Observação direta.

Nota: Os alunos dispensados da parte prática da aula, para além dos

instrumentos acima referidos devem ainda realizar relatórios da aula e ajudar o professor no CONHECIMENTOS E SABERES 60% COMPETÊNCIAS/ CAPACIDADES/ CONHECIMENTOS 60%

(6)

desenvolvimento das tarefas. ATITUDES/VALORES/ /PRINCÍPIOS 40% ATITUDES/VALORES/ /PRINCÍPIOS 40%

! Grelhas de Observação e registo; ! Grelhas de autoavaliação;

! Grelhas de heteroavaliação.

 

2. Elenco Modular

Número Designação Horas letivas Faltas permitidas por lei

I

Desportos Coletivos 27 4

II

Desportos Individuais 18 2

III

Desportos Alternativos 12 2

IV

Aptidão Física/ Saúde /Conhecimentos 8 1

total 65h (87x45’) 9

3. Organização modular

2014/2015

Módulos Matérias Distribuiçã

o Horária A – Ac ti vi da des F ís ic

as Desportos Coletivos Futebol/Basquetebol/Voleibol/Andebol 36x45’ Desportos

Individuais

Ginástica (Solo/Aparelho) e Atletismo (velocidade/salto em altura/barreiras/Estafetas/lançamento peso) 24x45’ Desportos Alternativos Badminton/Orientação/Dança/Luta/Corfebol/T ag-Rugby

(avaliação em apenas 3 matérias)

16x45’ B – Apt idã o Fí si ca C - Co nh ec im en to Aptidão Física/ Saúde/ Conhecimento s

- Resistência, Força, Flexibilidade, Velocidade e Destreza geral

• - Higiene e Alimentação

• - Regras e contextos das atividades físicas • - Conhecimentos relativos aos processos de

elevação e manutenção da Aptidão Física.

11x45’

(7)

MÓDULO 1

Desportos Coletivos

Duração de Referência: 27 horas (36t x 45’)

Competências ao nível de:

Futebol (nível Introdutório):

- Recebe a bola e enquadra-se; - Passa;

- Conduz a bola; - Remata;

- Assume atitude defensiva entre o seu atacante directo e a baliza; - jogo 5x5

Basquetebol (nível Introdutório):

- Recebe a bola com as duas mãos; - Dribla;

- Lança na passada ou parado de curta distância; - Passa de peito e picado;

- Desmarca-se;

- Assume atitude defensiva, colocando-se entre o seu atacante e o cesto; - Participa no ressalto;

- jogo reduzido 3x3

• Voleibol (nível Introdutório):

- Serve por baixo;

- Recebe o serviço em manchete ou com as duas mãos por cima; - Envia a bola para o outro campo;

- jogo reduzido 2x2, 4x4

Andebol (nível Introdutório):

- Passa a bola a um companheiro com uma mão (em direção ao peito/cabeça); - Faz recepção da bola com as duas mãos;

- Desmarca-se oferecendo linhas de passe;

- Finaliza com remate em apoio ou em suspensão;

- Assume atitude defensiva para intercetar a bola ou dificultar a progressão do opositor;

- Dribla para progredir; - jogo reduzido 5x5

MÓDULO 2

Desportos Individuais

Duração de Referência: 18 horas (24t x 45’)

(8)

Ginástica

(nível Introdutório):

Solo - Rolamento à frente e à retaguarda engrupado;

- Rolamento `a frente num plano inclinado com as pernas afastadas; - Passagem por apoio facial invertido (plinto);

- Subida para apoio facial invertido (espaldar) - Roda (com plinto);

- Rã ou ponte; - Avião;

- Saltos (tesoura), voltas (1/2 volta) e afundos (lateral e frontal). Aparelhos

Ação a realizar: realiza, após corrida de balanço e/ou chamada a pés juntos no trampolim:

Boque: - Salto ao eixo; Plinto (longitudinal):

- rolamento à frente no plinto; - Salto de coelho

Mini-trampolim:

- Salto em extensão (vela); - Salto engrupado;

- Salto em extensão com meia pirueta. Trave:

- Marcha à frente e à retaguarda - Meia volta;

- Salto a pé juntos.

Atletismo

(nível Introdutório):

Salto em comprimento:

- Efetua a corrida de balanço em linha reta com aumento progressivo de velocidade; - Realiza a Impulsão na zona de chamada com elevação e manutenção da perna livre durante a fase aérea;

- Realiza a queda a pés juntos na caixa de saltos; - Respeita o regulamento na saída da caixa de saltos. Barreiras:

- Combina com fluidez e coordenação global, a corrida, a impulsão, o voo e a recepção.

Salto em Altura:

- Corrida de balanço oblíqua à fasquia

- Chamada com o pé mais afastado da fasquia;

- Ataque à fasquia com a perna mais próxima e em extensão - Receção em equilíbrio no colchão de queda.

(9)

Estafetas:

- Avalia a velocidade do transmissor;

- Após o aviso sonoro do transmissor estende o braço para trás com a palma da mão virada para cima e o polegar afastado do indicador;

- Recebe e entrega o testemunho dentro da zona de transmissão e sem perda de velocidade;

Lançamento do Peso:

- Executa o lançamento sem balanço (posição de força) partindo de uma posição lateral para a zona de lançamento;

- Alinha os apoios tendo em atenção que: calcanhar da perna de trás alinhado com a ponta do pé da frente;

- Roda e avança a bacia do lado do peso, com extensão

MÓDULO 3

Desportos Alternativos

Duração de Referência: 12 horas (16t x 45’)

Competências ao nível de:

Badminton (nível Introdutório):

- Diferencia os tipos de pega da raqueta;

- Desloca-se e posiciona-se corretamente para devolver o volante antecipando-se à sua queda;

- Faz toques de sustentação;

- Coloca o volante ao alcance do companheiro, executando os batimentos clear e lob;

- Executa o serviço.

Orientação

(nível Introdutório):

- Enquadramento da modalidade;

- Noção de planificação (noções básicas de como é constituído um mapa); - Localização e orientação do mapa através de pontos de referência; - Leitura e interpretação do mapa (identificação da sua simbologia); - Noção das distâncias e escalas;

- Realização de percursos de opções simples.

Dança

(nível Introdutório):

 

Aeróbica

• Marcha (frente/atrás) • Step touch (em 1, 2 ,4)

• Toca/junta (frente, lado, atrás) • Chuta (Kick) - (frente, lado, trás) • Passo em “V”

(10)

• Passo Cruzado (com deslocamento lateral) • Volta pivot

• Elevação do joelho

• Cruza/junta (frente, atrás)

- Em situação de acompanhamento do professor, exercícios Individuais, a pares ou em pequenos grupos:

- Sequencias de ações (deslocamentos e dinâmicos), combinando com voltas, saltos e poses;

- Exploração do movimento em grupo: - Criar uma coreografia com harmonia.

MÓDULO 4

Aptidão Física/ Saúde/ Conhecimentos

Duração de Referência: 8 horas (11t x 45’)

Competências ao nível de:

Aptidão Física:

- Resistência, Força, Flexibilidade, Velocidade e Destreza geral (encontrando-se dentro da zona saudável para a sua idade e género)

Saúde:

- Higiene

- Alimentação saudável

-  Consciencialização da necessidade de exercício físico para uma vida saudável    

Conhecimentos:

- Regras e contextos das atividades físicas;

-Conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção da Aptidão Física.

Referências

Documentos relacionados

Consideram-se, como referência fundamental para o sucesso nesta área disciplinar, três grandes áreas de avaliação específicas da Educação Física, que

Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo do jogo, desempenhado com oportunidade e correção as ações solicitadas pelas situações de jogo, aplicando a ética

A faixa próxima à área de acumulação do Rio Ibicuí (Figura 5) também pertence a este sistema, onde se desenvolvem os planossolos, que são solos mal drenados e ocorrem associados

Com o objetivo de verificar o impacto dos preços administrados e livres so- bre a taxa Selic (modelo 1) e o quão onerosa para a sociedade é a atual política que segue um regime de

ClF – classificação final N 1ºP – nota de 1.º período N 2ºP – nota de 2.º período N 3ºP – nota de 3.º período. CC – competências de conhecimento CA –

Portanto, entendemos que, para o místico alemão, o desprendimento é simultanea- mente tanto a mais alta virtude que um ser humano pode atingir, sendo, ao mesmo

Devido às diferenças na geometria entre munhão corpo único e pilar corpo único para prótese parafusada, pudemos observar áreas de concentração de tensão na cabeça do parafuso

O medicamento veterinário deve ser administrado por via intravenosa por perfusão contínua quer não diluído quer diluído com solução de glucose 5% p/v ou solução cloreto de