• Nenhum resultado encontrado

SINASEFE Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº de abril de 2011 Editorial É tempo de unidade, mobilização e muita luta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SINASEFE Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº de abril de 2011 Editorial É tempo de unidade, mobilização e muita luta"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

Editorial

É tempo de unidade, mobilização e muita luta

Não só os ataques do governo federal aos direitos históricos dos servidores públicos estimularam a unidade na luta do conjunto dos SPFs, como também o decreto “saco das maldades”, com o corte de 50 bilhões de reais do orçamento público, reduzindo assim investimentos nas áreas sociais. Por outro lado, o governo vem mantendo os ganhos dos banqueiros e organismos internacionais nas alturas.

Desde o seminário organizado pela CNESF em dezembro/2010, que apontou um calendário de lutas e a unidade dos servidores públicos federais, as marchas a Brasília nos dias 16/02 (lançamento da campanha salarial) e a marcha do dia 13/04, que contou com aproximadamente 15 mil participantes bem como, a plenária da CNESF do dia 14/04 com de mais de 300 participantes e a reunião ampliada das entidades dos SPFs no dia 15/04, os servidores/as federais demonstram que não aceitarão calados a retirada de direitos, o congelamento salarial, a possibilidade de demissão por desempenho e outros prejuízos à categoria.

A CNESF aponta para o dia 28/04 - Dia Nacional de Lutas e convoca todos/as as bases, ao fortalecimento das Coordenações Estaduais bem como, todos/as trabalhadores/as do país a participar dos atos e mobilizações nos estados. Não podemos permitir que o governo direcione suas medidas de ajuste fiscal apenas para os serviços públicos. Precisamos mobilizar nossa categoria e ir às ruas mostrar à sociedade que são os direitos conquistados pelos trabalhadores/as sob duras penas durante os últimos anos que estão sendo atacados diariamente.

A lógica do MPOG apresentada na reunião do dia 18/04 de negociar com pautas especificas setoriais não contempla o conjunto dos SPFs e mostra que o cenário será o mesmo dos anos anteriores. Já avançamos na unidade e a marcha do dia 13/04 mostrou que os servidores/as não irão aceitar calados os ataques do governo. As entidades devem entender que a nossa luta é pelas negociações da pauta ampla, os sete pontos do eixo geral da campanha salarial e a retirada dos projetos no congresso que atingem o conjunto os servidores/as públicos federais.

É preciso, que população brasileira, que depende de serviços públicos essenciais como a saúde, a educação e a segurança, entenda que ela é a mais afetada com esses ataques, que tornam cada vez mais precárias as estruturas e os serviços oferecidos pelo governo.

(2)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

Ato unificado mobiliza servidores e ministra recebe entidades

Cerca de 15 mil servidores/as de diversas categorias participaram, na última quarta-feira (13/04), do 2º Ato Unificado dos Servidores Públicos Federais, em Brasília. A pressão exercida pela manifestação garantiu que a ministra do Planejamento, que desde o início do governo não havia sequer recebido os servidores federais, realizasse uma primeira reunião com as entidades. O SINASEFE participou com quinze delegações de bases e com representantes da direção nacional, aproximadamente 350 pessoas.

A concentração inicial dos servidores/as foi em frente ao Palácio do Planalto seguindo em marcha para o Ministério do Planejamento, no bloco K da Esplanada dos Ministérios, quando as 26 entidades participantes tiveram espaço para se pronunciar.

(3)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

As falas demostraram a preocupação das entidades com a mobilização dos servidores/as nos estados e também a importância da unificação na defesa dos servidores e serviços públicos. Representando o SINASEFE, o diretor William Carvalho destacou a importância de construir a luta também nos estados, mostrando à sociedade que os ataques do governo têm reflexos em toda população. Lembrou também os casos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Benjamim Constant (IBC), que são exemplos de como o governo não está se importando com as instituições de Educação.

Mais tarde, durante a reunião com as entidades (o SINASEFE esteve representado pela Coordenadora Geral, Elane Mafra) a ministra anunciou a criação de uma nova secretaria no âmbito do MPOG para tratar especificamente das negociações, a Secretaria de Relações de Trabalho, sob o comando de Duvanier Paiva. Ela foi objetiva ao tratar dos projetos que atingem os direitos dos servidores/as, afirmando que a maioria das proposições não é de autoria do governo, portanto não cabe ao governo sua retirada. Ela ainda deixou claro que o governo não deve recuar nas proposições que apresentou. Na ocasião foi marcada uma reunião com as entidades no Ministério do Planejamento no dia 18, onde seriam acertados mais detalhes em relação ao calendário das negociações.

Assista ao vídeo com imagens do ato: http://youtu.be/qYcwFe-rjcU

Plenária dos SPF's apoia mobilização nos estados dia 18 de abril

Com aproximadamente 320 participantes, a Plenária da Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (CNESF), realizada em Brasília na quinta-feira (14/04), aprovou a concentração de esforços na mobilização dos servidores/as nos estados, no dia 28 de abril. O SINASEFE participou do evento com 14 delegados e 13 observadores.

(4)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

deliberações do 25º CONSINASEFE e analisou positivamente o ato do dia anterior. Ele também destacou que os problemas enfrentados por instituições como o INES e o IBC dizem respeito a toda sociedade.

Durante a análise de conjuntura, dois delegados inscritos eram do SINASEFE: Luiz Sérgio, do SINDSCOPE, e Dorval Schmitz, de Florianópolis. Sérgio destacou a necessidade de construir a greve diariamente, respondendo de forma mais dura aos ataques, inclusive com a preparação do dia 28 de abril nos estados. Lembrou que todas as entidades presentes apresentaram informes de precarização, e citou o exemplo do INES e IBC. Dorval frisou que é importante voltar às bases e dizer que houve uma vitória inicial com o ato do dia 13, mas que a efetivação depende da mobilização, destacou, ainda, que não existe negociação sem mobilização.

O relatório da plenária está disponível no site do SINASEFE

Reunião no MPOG demostra que governo pretende desmobilizar os servidores

Dando continuidade ao processo de negociação iniciado no dia 13 de abril, representantes das 26 entidades de servidores/as públicos federais se reuniram na segunda-feira (18/04), com o secretário Duvanier Paiva, no Ministério do Planejamento. Participaram pelo SINASEFE o Coordenador Geral Sílvio Rotter e o diretor Adamor Trindade.

O encontro demostrou as intenções do governo de dividir os servidores para enfraquecer o movimento unificado. Dois pontos foram polêmicos: a lógica de negociações fragmentadas, como em anos anteriores, e a postura de não negociar com entidades dos legislativo e judiciário.

Foram definidas datas para as próximas reuniões: 03/05- Pauta: projetos de lei que atingem os servidores; 17/05- Pauta: Convenção 151 da OIT 31/05- Pauta: demais pontos reivindicados pelos SPF's. Ainda será definido um calendário de reuniões setoriais, que ocorrerão em maio e junho.

(5)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

Curtas

• Leia no site do SINASEFE a Carta Aberta do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Benjamin Constant (IBC). No documento é feito todo relato da situação precária das duas entidades, atingidas fortemente pelos ataques do governo, especialmente quando foi anunciado o fechamento de turmas em ambas;

*****

• No dia 13/04 a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu uma comissão que vai assessorar a relatoria do PNE na comissão especial criada para analisá-lo. O grupo terá como presidente o dep. Gastão Vieira (PMDB-MA), 1ª Vice-presidenta, deputada Teresa Surita (PMDB-RR) e 2° Vice-presidente dep. Nelson Marchezam Jr.(PSDB-RS). A Comissão trabalhará com sub-comissões envolvendo cerca de 17 deputados/as e terá suas reuniões às 4ª feiras no início da tarde. Algumas entidades já encaminharam suas propostas de emendas ao PNE;

*****

• Participantes do Fórum em Defesa da Admissão Automática dos Títulos de Pós-Graduação Obtidos no Mercosul, Ney Robson e Carmem Werneck, entregaram ao novo relator do PL 4872/09, que trata da Admissão Automática dos Títulos do Mercosul, dep. Emiliano José (PT-BA), o material que está sendo trabalhado neste assunto e a solicitação de uma reunião;

*****

• No dia 06/04 foi aprovada no STF, parcialmente, a constitucionalidade da Lei 11738/08, que trata do piso salarial nacional do magistério. Foi aprovado o valor para o vencimento básico, o piso e a jornada de trabalho de docentes deverá ser votada na última semana de abril. Quanto ao piso, Estados, Municípios e DF deverão imediatamente pagar o valor estabelecido aos seus professores e professoras, confira mais informações no site do STF;

*****

• Já está disponível no site do SINASEFE o relatório completo do XIX Congresso da CEA, realizado em março em São Paulo. O relatório apresenta a síntese de todas as discussões realizadas, fotos e demais informações do evento;

*****

• A Comissão Nacional de Supervisão da Carreira se reuniu com representantes do Ministério da Educação no último dia 14 de abril. Na reunião foi debatido o relatório do GT de racionalização, questões sobre cursos equivalentes, aposentados, reativação do canal CGGP, dentre outras. Ficou marcado novo encontro para o dia 28 de abril. Confira o relatório da reunião no site do SINASEFE

*****

• O Fórum em Defesa da Admissão Automática dos Títulos de Pós-Graduação Obtidos no Mercosul vai realizar, entre os dias 26 e 27 de abril, na sede do SINASEFE, reuniões e visitas à parlamentares, dando continuidade aos trabalhos já iniciados.

(6)

SINASEFE

SINASEFE

Boletim SINASEFE Ano XIV - Nº 477 – 20 de abril de 2011

CONFIRA OS EIXOS DA CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA

>Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

>Regulamentação/ Institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito;

> Retirada dos PL’s, MP’s, Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PL 549/09, PL 248/98, PL 92/07, MP 520/09 e demais proposições);

> Cumprimento por parte do governo dos acordos firmados e não cumpridos; > Paridade entre Ativos, Aposentados e Pensionistas;

> Definição de data-base (1º de maio);

> Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações.

Mais informações e material de divulgação no site do SINASEFE

AGENDA DO SINASEFE

DATA ATIVIDADE LOCAL

28 de abril Dia Nacional de Lutas Todo país

13 de maio Plenárias Setoriais (CNESF) Brasília-DF

14 de maio Plenária Nacional (CNESF) Brasília-DF

15 de maio Reunião ampliadas das entidades de

servidores federais Brasília-DF Responsáveis por este boletim: Plantão DN: Sílvio Rotter, Adamor Trindade e Tânia Guerra.

Plantão de Base: Lúcio Milheiro (Sindscope) Sindicalizado: Reinaldo Cruz (Bahia) Jornalista: Monalisa Resende MTE-8938-DF

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE SCS, Quadra 2, Bloco C, sala 109/110 (Ed. Serra Dourada) Brasília- DF – CEP 70300-902

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte dos requisitos para obtenção do

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,