• Nenhum resultado encontrado

X Legislatura Número: 01 I Sessão Legislativa (2011/2012) Terça-feira, 08 de Novembro de 2011 REUNIÃO PLENÁRIA DE 08 DE NOVEMBRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "X Legislatura Número: 01 I Sessão Legislativa (2011/2012) Terça-feira, 08 de Novembro de 2011 REUNIÃO PLENÁRIA DE 08 DE NOVEMBRO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REUNIÃO PLENÁRIA DE 08 DE NOVEMBRO

Presidente:

Exmo. Sr.

José Miguel Jardim de Olival Mendonça

Secretários:

Exmos. Srs. Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa

Sumário

O Sr. Presidente declarou aberta a Sessão às 10 horas e 05 minutos.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA:- Iniciaram-se os trabalhos com a leitura do parecer da Comissão de Regimento e Mandatos da Assembleia Legislativa, sobre a verificação de poderes dos deputados eleitos para a X Legislatura.

- Procedeu-se depois à eleição, por escrutínio secreto, do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, nos termos do disposto no artigo 17.º do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira, tendo sido aprovada a candidatura do Sr. Deputado José Miguel Jardim de Olival Mendonça (PSD).

- Seguidamente, entrou-se na "Eleição dos Vice-Presidentes da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira", propostos pelo Partido Social-Democrata, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 2, do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira, tendo sido eleitos os seguintes Srs. Deputados:

Vice-Presidentes: Miguel José Luís de Sousa (PSD) e José Paulo Baptista Fontes (PSD).

- Seguiu-se a "Eleição do Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira", proposto pelo Centro Democrático Social/Partido Popular, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 3, tendo sido aprovada a candidatura, por escrutínio secreto, da Sra. Deputada Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres (CDS/PP).

- Por fim, passou-se à eleição dos Secretários e Vice-Secretários da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 1, do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira, tendo sido eleitos os seguintes Srs. Deputados:

Secretários: Ana Mafalda Figueira da Costa (PSD) e Rui Miguel Vieira Coelho (PSD);

Vice-Secretários: José Gualberto Mendonça Fernandes (PSD) e Maria João França Monte (PSD). O Sr. Presidente encerrou a Sessão às 11 horas e 10 minutos.

X Legislatura

Número: 01

I Sessão Legislativa (2011/2012)

Terça-feira, 08 de Novembro de 2011

Diário

Assembleia Legislativa

(2)

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Muito bom dia, Sras. e Srs. Deputados.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

Jaime Manuel Gonçalves de Freitas

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

José Jardim Mendonça Prada

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

Mário Jorge de Sousa Pereira Martinho Gouveia da Câmara Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

Portanto, temos quórum, declaro aberta a Sessão.

(3)

Desejo-lhes e faço votos que a Legislatura seja profícua e seja exaltante para V. Exas., e aqueles que pela primeira vez tomam assento na nossa Casa das Leis, porque esta é a nossa Casa das Leis, quando chegarem ao termo do seu mandato dêem por bem empregue o tempo por que passaram pela Assembleia Legislativa como titulares deste Primeiro Órgão de Governo Próprio da Região.

Esta é de facto a Casa das Leis, a Casa das palavras, a Casa da oratória. Eu não vou fazer discursos e remeto-me apenas a estas palavras sinceras de boas vindas à nova Legislatura.

E peço agora à Sra. Deputada o favor de ler o parecer da Comissão de Regimentos e Mandatos.

Foi lido e consta do seguinte:

“Verificação dos mandatos dos Senhores Deputados eleitos”

PARECER

Aos 04 dias do mês de Novembro de 2011, pelas 11:00 reuniu a Comissão de Regimentos e Mandatos da Assembleia Legislativa a fim de emitir o parecer exigido pela alínea a) do artigo 39.º do Regimento.

Foi analisada a acta de apuramento geral do resultado das eleições para a Assembleia Legislativa que tiveram lugar no passado dia 09 de Outubro de 2011, bem como os demais documentos referidos no contexto.

A Comissão procedeu à verificação de poderes, fazendo a apreciação da regularidade formal dos mandatos, conforme dispõe o citado normativo regimental.

Assim, a Comissão considera elegíveis e com mandato regular os seguintes Senhores Deputados:

1 – Pelo Partido Social-Democrata:

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, José Miguel Jardim de Olival Mendonça, João Carlos Cunha e Silva, Miguel José Luís de Sousa, José Paulo Baptista Fontes, Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos, José Jardim Mendonça Prada, José Pedro Correia Pereira, Jaime Manuel Gonçalves de Freitas, Vicente Estêvão Pestana, Pedro Emanuel Abreu Coelho, Emanuel Sabino Vieira Gomes, Nivalda Nunes da Silva Gonçalves, Agostinho dos Ramos de Gouveia, José Gualberto Mendonça Fernandes, Maria João França Monte, Roberto Paulo Cardoso da Silva, Ana Maria de Gouveia Serralha, José António de Coito Pita, José Lino Tranquada Gomes, Edgar Alexandre Garrido de Gouveia, José Luís Medeiros Gaspar, Jaime Filipe Gil Ramos, Vânia Andrea de Castro Jesus e Maria Rafaela Rodrigues Fernandes;

Porém em conformidade com os pedidos de substituição, devidamente documentados, apresentados pelo PSD relativamente aos Senhores Deputados Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim e João Carlos Cunha e Silva, esta Comissão considera com mandato regular a Senhora Deputada Ana Mafalda Figueira da Costa e o Senhor Deputado José Savino dos Santos Correia.

2 – Pelo CDS/PP:

José Manuel de Sousa Rodrigues, Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres, António Manuel Lopes da Fonseca, Lino Ricardo Silva de Abreu, Rui Miguel da Silva Barreto, Mário Jorge de Sousa Pereira, José Roberto Ribeiro Rodrigues, Martinho Gouveia da Câmara e Teófilo Alírio Reis Cunha;

Em conformidade com o pedido de substituição, devidamente documentado, apresentado pelo CDS/PP relativamente ao Senhor Deputado José Manuel de Sousa Rodrigues, esta Comissão considera com mandato regular o Senhor Deputado Carlos Alberto Morgado Fernandes.

3 – Pelo Partido Socialista:

Maximiano Alberto Rodrigues Martins, Jacinto Serrão de Freitas, Maria Isabel Ferreira Coelho Sena Lino, Victor Sérgio Spínola de Freitas, Avelino Perestrelo da Conceição e Ana Carina Santos Ferro Fernandes;

Em conformidade com o pedido de substituição, devidamente documentado, apresentado pelo PS relativo à Senhora Deputada Maria Isabel Ferreira Coelho Sena Lino, esta Comissão considera com mandato regular o Senhor Deputado Carlos João Pereira.

4 – Pelo Partido Trabalhista Português:

José Manuel da Mata Vieira Coelho, José Luís Gonçalves Rocha e Raquel da Conceição Vieira Coelho.

5 – Pelo Partido Comunista Português:

Edgar Freitas Gomes da Silva.

6 – Pelo Partido Nova Democracia:

Hélder Spínola de Freitas.

Uma vez que os candidatos que ocupam o 2.º, o 3.º e o 4.º na lista requereram a suspensão do mandato, a Comissão considera com mandato regular a Senhora Deputada Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira.

7 – Pelo Partido pelos Animais e pela Natureza:

Rui Manuel dos Santos Almeida.

8 – Pelo Partido Movimento da Terra:

João Isidoro Gonçalves;

Como o Senhor Deputado eleito por este Partido comunicou a sua renúncia ao mandato ao abrigo do artigo 32.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira, esta Comissão considera com mandato regular o Senhor Deputado Roberto Paulo Ferreira Vieira por ser o que se lhe segue na lista.

O mandato dos Senhores Deputados eleitos inicia-se no próximo dia 08 de Novembro de 2011, data agendada para a primeira reunião da Assembleia Legislativa após as eleições.

Em anexo seguem a renúncia do Deputado do Partido da Terra, os pedidos de substituição bem como a cópia do edital e do Diário da República onde foi publicado o Mapa Oficial com o resultado das eleições.

Funchal, 4 de Novembro de 2011. O Presidente da Comissão Ass.: Tranquada Gomes.-

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Muito obrigado, Sra. Deputada.

(4)

ORDEM DO DIA

O ponto 1 é a “Eleição do Presidente da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, nos termos do disposto

no artigo 17.º do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira”. Penso que os Srs. Deputados já têm o voto, o

papel, de cor branca.

Consta do seguinte:

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Funchal, 31 de Outubro de 2011

Nos termos regimentais vem o Grupo Parlamentar do PSD, enviar a V. Exa. o nome do candidato que propõe para o Cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, na X Legislatura:

Presidente: José Miguel Jardim de Olival Mendonça.

Com respeitosos cumprimentos, O Grupo Parlamentar do PSD. Ass.: Jaime Ramos,

Tranquada Gomes, Gualberto Fernandes, Nivalda Gonçalves, Pedro Coelho.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinado, José Miguel Jardim de Olival Mendonça, casado, Médico, natural da Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal, nascido a 8 de Maio de 1935, residente à Rua dos Ilhéus, n.º 48, desta cidade, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira.

Com os meus respeitosos cumprimentos. Funchal, 31 de Outubro de 2011

Ass:. José Miguel Jardim de Olival Mendonça.-

Pedia à Sra. Secretária o favor de proceder à chamada para efeitos da votação e pedia ao Sr. Deputado Lino Abreu e ao Sr. Deputado Medeiros Gaspar o favor de ajudarem aqui no escrutínio.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

Jaime Manuel Gonçalves de Freitas

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

José Jardim Mendonça Prada

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

Mário Jorge de Sousa Pereira Martinho Gouveia da Câmara

(5)

Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Foi o seguinte o resultado da eleição para Presidente da Mesa da

Assembleia: 34 votos “sim”, 10 “não” e 2 “brancos”.

Passamos agora ao ponto n.º 2 da nossa ordem de trabalhos, com a “Eleição dos Vice-Presidentes da Mesa da

Assembleia Legislativa da Madeira, propostos pelo Grupo Parlamentar do PSD, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 2 do Regimento da ALRAM”.

Consta do seguinte:

Excelentíssimo Senhor

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira

Nos termos regimentais vem o Grupo Parlamentar do PSD, enviar a Vossa Excelência, os nomes dos candidatos que propõe para o cargo de Vice-Presidentes da Mesa da Assembleia Legislativa, na X Legislatura:

Vice-Presidentes: Miguel José Luís de Sousa

José Paulo Baptista Fontes Funchal, 31 de Outubro de 2011 O Grupo Parlamentar do PSD, Ass.: Jaime Ramos,

Pedro Coelho, Nivalda Gonçalves, Gualberto Fernandes, Coito Pita.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinado, Miguel José Luís de Sousa, licenciado em Finanças, natural da freguesia da Sé, concelho do Funchal, nascido a 11 de Maio de 1953, residente à Rua do Cabrestante - Casa n.º 20, desta cidade, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Funchal, 31 de Outubro de 2011 Ass.: Miguel José Luís de Sousa.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinado, José Paulo Baptista Fontes, licenciado em Gestão de Empresas, natural da freguesia de Santa Luzia, concelho do Funchal, nascido a 29 de Março de 1957, residente ao Caminho da Achada, n.º 47, desta cidade, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Com os meus respeitosos cumprimentos Funchal, 31 de Outubro de 2011 Ass.: José Paulo Baptista Fontes.-

Faz favor, Sra. Secretária da Mesa, de proceder à chamada.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

(6)

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

Jaime Manuel Gonçalves de Freitas

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

José Jardim Mendonça Prada

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

Mário Jorge de Sousa Pereira Martinho Gouveia da Câmara Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Passamos agora à eleição…

Burburinho.

Passamos agora ao ponto n.º 3 da nossa ordem de trabalhos: “Eleição do Vice-Presidente da Mesa da

Assembleia Legislativa da Madeira, proposto pelo Grupo Parlamentar do CDS/PP, nos termos do disposto no artigo 26.º n.º 3, do Regimento da ALRAM”.

(7)

Consta do seguinte:

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Funchal, 3 de Novembro de 2011

O Grupo Parlamentar do CDS/PP vem, ao abrigo do ponto n.º 3, do artigo 25.º, do regimento, indicar a Deputada Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres como candidata a Vice-Presidente da Mesa desta Assembleia Legislativa.

Com os melhores cumprimentos,

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS/PP Ass.: António Lopes da Fonseca.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinada, Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres, casada, licenciada em Farmácia e Doutorada em Bioquímica, natural da freguesia de São Pedro, concelho do Funchal, nascida a 11 de Julho de 1953, residente ao Impasse Eugénia Brandão de Melo, 101, freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Funchal, 3 de Novembro de 2011

Ass.: Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres.-

As urnas são abertas ao mesmo tempo. A votação é separada, mas as urnas são abertas ao mesmo tempo quando for concluída a eleição para o Vice-Presidente, no caso a Sra. Vice-Presidente, proposta pelo Grupo Parlamentar do CDS/PP.

É essa eleição que vamos proceder agora e peço à Sra. Secretária da Mesa o favor de proceder à chamada.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

Jaime Manuel Gonçalves de Freitas

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

José Jardim Mendonça Prada

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

Mário Jorge de Sousa Pereira Martinho Gouveia da Câmara Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

(8)

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Srs. Deputados, um pequeno problema, vamos ter que repetir a votação

para a Sra. Deputada candidata à Vice-presidência da Mesa, proposta pelo CDS/PP, porque o somatório dos votos deu 47 votos entrados na urna e estão presentes 46 Srs. Deputados.

Penso que não foi uma brincadeira, eu penso que não foi uma brincadeira, não…

Burburinho do PSD.

Protestos do Sr. Miguel de Sousa (PSD).

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Sr. Deputado Miguel de Sousa, e que enfim… e que se submeteu a sufrágio para ser Vice-Presidente da Mesa, espero que não seja V. Exa. de facto agora a incendiar aqui o Plenário, porque esta é a minha opinião, V. Exa. pode discordar da minha opinião, mas a minha opinião é que houve dois votos possivelmente colados quando foram distribuídos.

Portanto, faz favor… e o Sr. Deputado fica com a sua e eu fico com a minha. Sra. Deputada, faz favor de chamar os Srs. Deputados.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

Jaime Manuel Gonçalves de Freitas

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

José Jardim Mendonça Prada

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

(9)

Martinho Gouveia da Câmara Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- É o seguinte o resultado das votações efectuadas para os Srs.

Vice-Presidentes propostos pelo Grupo Parlamentar do PSD: 35 votos “sim”, 9 “não” e 2 “brancos”.

Para a Sra. Vice-Presidente proposta pelo Grupo Parlamentar do CDS/PP, o resultado é o seguinte: 28 votos “sim”, 18 “não” e “0” brancos.

Srs. Deputados, vamos fazer o intervalo de 10 a 15 minutos que foi acordado na reunião da Comissão Permanente. A Mesa aceitou. Foi entregue agora e foi comunicado à Comissão Permanente o que ia acontecer, e que está a acontecer agora. O Sr. Deputado Jaime Manuel Gonçalves de Freitas apresenta a suspensão temporária do seu mandato. Entretanto, o Grupo Parlamentar do PSD tem como candidato à Mesa o Sr. Deputado, ainda não deputado, Rui Miguel Moura Coelho e foi na Comissão Permanente acordado, sem votos contra, que haveria um intervalo para a Comissão Permanente se pronunciar sobre a elegibilidade do Sr. Deputado Rui Miguel Moura Coelho.

Portanto, 10 minutos.

Eram 10 horas e 45 minutos.

INTERVALO

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- Srs. Deputados, já dispomos de quórum, vamos retomar os nossos

trabalhos.

Eram 11 horas.

Sra. Deputada, fazia o favor de proceder à leitura do parecer da Comissão de Regimentos e Mandatos, referente ao Sr. Deputado Rui Miguel Moura Coelho.

Foi lido e consta do seguinte:

“Verificação da regularidade do mandato do candidato Rui Miguel Moura Coelho, em substituição do Senhor Deputado Jaime Manuel Gonçalves de Freitas”

PARECER

Aos 08 dias do Mês de Novembro de 2011, reuniu pelas 11:00 horas, a Comissão de Regimento e Mandatos da Assembleia Legislativa, a fim de emitir parecer sobre o assunto em epígrafe.

Em conformidade com o pedido de suspensão ao abrigo da alínea e) do n.º 1 do artigo 34.º do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, devidamente documentado, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD, a Comissão considera com mandato regular o candidato Rui Miguel de Moura Coelho, por ser o que se lhe segue na ordem de precedência na lista.

Este parecer foi aprovado por unanimidade. Funchal, 08 de Novembro de 2011

O Presidente,

Ass.: Tranquada Gomes.-

(10)

Sr. Deputado Rui Coelho, faz favor de ocupar o seu lugar no Plenário.

Agora vamos proceder à eleição, e de acordo com a nossa ordem de trabalhos é o ponto n.º 4, a “Eleição dos

Secretários e Vice-Secretários da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, propostos pelo Grupo Parlamentar do PSD, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 1, do regimento da ALRAM”.

Consta do seguinte:

Excelentíssimo Senhor

Presidente da Assembleia Legislativa

Nos termos regimentais, vem o Grupo Parlamentar do PSD, enviar a V. Exa. os nomes dos candidatos que propõe para o cargo de Secretários e Vice-Secretários da Mesa da Assembleia Legislativa, para a X Legislatura:

Secretários: Ana Mafalda Figueira da Costa Pereira

Rui Miguel Moura Coelho

Vice-Secretários: José Gualberto Mendonça Fernandes

Maria João França Monte.

Funchal, 08 de Novembro de 2011 O Grupo Parlamentar do PSD, Ass.: Jaime Ramos,

Tranquada Gomes, Nivalda Gonçalves, Pedro Coelho, Coito Pita.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinada, Ana Mafalda Figueira da Costa, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, natural da

Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e residente à Estrada João Gonçalves Zarco – Apartamentos Quintinha S.

João – Bloco Bl. B - R, Concelho de Câmara de Lobos, nascida a 28 de Abril de 1963 declaro aceitar a candidatura ao cargo de Secretária da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, na X Legislatura.

Funchal, 31 de Outubro de 2011 Ass.: Ana Mafalda Figueira da Costa.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinado, Rui Miguel Moura Coelho, casado, natural da freguesia de Souselo, concelho do Cinfães e residente à Rua do Cabrestante – Apartamento “Pôr do Sol” – 5.º E – Freguesia de São Martinho, concelho do Funchal, nascido a 10 de Dezembro de 1973, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Secretário da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, na X Legislatura.

Funchal, 8 de Novembro de 2011 Ass.: Rui Miguel Moura Coelho.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinado, José Gualberto Mendonça Fernandes, casado, licenciado em Arquitectura, natural da freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal, nascido a 12 de Julho de 1958, residente ao Caminho do Outeiro, Freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Vice-Secretário da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, na X Legislatura.

Funchal, 31 de Outubro 2011

Ass.: José Gualberto Mendonça Fernandes.-

Declaração de aceitação de candidatura

Eu, abaixo assinada, Maria João França Monte, licenciada em Economia, natural da freguesia de Ponta Delgada,

concelho de São Vicente, nascida a 22 de Março de 1967, residente à Rua dos Frias – Edifício Colinas da Achada –

Lote 3 – Bl. B – 2.º K, desta cidade, declaro aceitar a candidatura ao cargo de Vice-Secretária da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, na X Legislatura.

Funchal, 31 de Outubro de 2011 Ass.: Maria João França Monte.-

Sra. Deputada fazia o favor de proceder à chamada.

Estavam presentes os seguintes Srs. Deputados:

PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA (PSD) Agostinho Ramos Gouveia

Ana Mafalda Figueira da Costa Ana Maria de Gouveia Serralha Edgar Alexandre Garrido Gouveia Emanuel Sabino Vieira Gomes Jaime Ernesto Nunes Vieira Ramos Jaime Filipe Gil Ramos

José António Coito Pita

José Gualberto Mendonça Fernandes

(11)

José Lino Tranquada Gomes José Luís Medeiros Gaspar

José Miguel Jardim Olival Mendonça José Paulo Baptista Fontes

José Pedro Correia Pereira

José Savino dos Santos Correia

Maria João França Monte

Maria Rafaela Rodrigues Fernandes

Miguel José Luís de Sousa Nivalda Silva Gonçalves Pedro Emanuel Abreu Coelho Roberto Paulo Cardoso da Silva Rui Miguel Moura Coelho Vânia Andrea de Castro Jesus Vicente Estêvão Pestana

CENTRO DEMOCRÁTICO SOCIAL/PP (CDS/PP)

António Manuel Lopes da Fonseca

Carlos Alberto Morgado Fernandes

José Roberto Ribeiro Rodrigues

Lino Ricardo Silva Abreu

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres

Mário Jorge de Sousa Pereira Martinho Gouveia da Câmara Rui Miguel da Silva Barreto Teófilo Alírio Reis Cunha PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ana Carina Santos Ferro Fernandes

Avelino Perestrelo da Conceição Carlos João Pereira

Maximiano Alberto Rodrigues Martins Victor Sérgio Spínola de Freitas

PARTIDO TRABALHISTA PORTUGUÊS (PTP) José Manuel da Mata Vieira Coelho

José Luís Gonçalves Rocha Raquel da Conceição Vieira Coelho

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS (PCP) Edgar Freitas Gomes Silva

PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA (PND) Rubina Filipa Gouveia Jardim Sequeira

PARTIDO PELOS ANIMAIS E PELA NATUREZA (PAN) Rui Manuel dos Santos Almeida

MOVIMENTO PARTIDO DA TERRA (MPT) Roberto Paulo Ferreira Vieira

O SR. PRESIDENTE (Miguel Mendonça):- É o seguinte o resultado da eleição para os Srs. Secretários e

Vice-Secretários propostos pelo Grupo Parlamentar do PSD: 34 votos “sim”, 10 “não” e 2 “brancos”. Pedia que o Sr. Deputado Rui Coelho tomasse o seu lugar na Mesa.

Agradeço ao Sr. Deputado Agostinho Gouveia a sua colaboração e aos Srs. Deputados escrutinadores, os Srs. Deputados Medeiros Gaspar e Lino Abreu.

Srs. Deputados, estão encerrados os nossos trabalhos. Muito obrigado.

Eram 11 horas e 10 minutos.

Faltou à Sessão o seguinte Sr. Deputado:

PARTIDO SOCIALISTA (PS) Jacinto Serrão de Freitas

Referências

Documentos relacionados

Os membros do Conselho Fiscal da CENTRAL GERADORA EÓLICA SÃO MIGUEL II S.A., abaixo assinados, dentro de suas atribuições e responsabilidades legais, procederam ao exame

São de especial interesse para esta pesquisa as rotinas relacionadas à capacidade relacional, ou seja, à habilidade organizacional de gestão das alianças, a qual

empreendimento foi parcialmente submetido ao regime de condomínio, conforme o registro feito sob no 84 na Matrícula n° 32.541 deste Serviço Reglstral.. PROPRIETÁRIA : - TERRARA

75 Jorge Miguel Mendes Pinheiro 76 José Alberto Santos Roxo Martins 77 José António Martins de Oliveira 78 José Carlos Alves Teixeira de Freitas 79 José Carlos Bernardo Cardoso 80

H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e (ou) do eletromagnetismo. OBJETO

Deputados, o quadro eletrónico regista 223 presenças, às quais se acrescenta 1, sinalizado à Mesa, da Deputada Teresa Morais (PSD), perfazendo 224 Deputados, pelo que temos quórum

respeito a uma ou a várias das actividades exercidas nos sectores da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais pelas entidades adjudicantes referidas no nº 1 do artigo

Trabalho Decente na América Latina Sumário Sumário Capítulo 5: Liberdade Sindical e Negociação Coletiva 18 6 Capítulo 1: Contexto Socioeconômico 8 Capítulo 2: Oportunidades