ATA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2014

Share "ATA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2014"

ATA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2014

Aos vinte e dois dias do mês de março de dois mil e catorze, pelas quinze horas e dez minutos, reuniu, em segunda convocatória, a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), no auditório da Escola Secundária de São Pedro do Sul, com a seguinte Ordem de Trabalhos, conforme convocatória de 7 de março de dois mil e catorze:

Um - Apresentação, análise e votação do Relatório de Atividades e Relatório de Contas referente ao ano de 2013/2014;

Dois - Parecer do Conselho Fiscal;

Três - Apresentação, análise e votação do Orçamento Ordinário para o ano de 2014/2015; Quatro - Apresentação, discussão e aprovação de Associados/as de Mérito;

Cinco - Apresentação, análise e ratificação das nomeações propostas para substituição dos membros dos Órgãos Sociais que ficaram impedidos por razões profissionais;

Seis - Conselho Consultivo e Grupos de Trabalho; Sete - Análise da política educativa;

Oito - Diversos.

No início dos trabalhos e por não se encontrar constituída a mesa da Assembleia Geral, por ausência do segundo secretário, procedeu-se à nomeação de um substituto de entre os membros presentes na assembleia, tendo sido proposta como segunda secretária Alda Casais, que foi aprovada por unanimidade.

O presidente da mesa deu aberta a sessão, cumprimentando todos os presentes e agradecendo à direção do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul a disponibilidade das instalações para a realização da presente reunião. De seguida, deu a palavra à Sr.ª Vereadora responsável pelo pelouro da educação da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, a qual se congratulou com o facto da assembleia geral decorrer no seu concelho, desejando, também, uma boa sessão de trabalho.

Para a apresentação do Relatório de Atividades, o presidente da mesa deu a palavra à presidente da direção. A presidente da direção apresentou o Relatório de Atividades, documento que consta como anexo 1 a esta ata, sendo de destacar os seguintes pontos:

- Esta direção está a trabalhar “com e para as Associações de Pais e Encarregados de Educação”;

- Neste momento, a CNIPE encontra-se devidamente legalizada, após atribuição de número de identificação fiscal, sendo também detentora de uma conta bancária;

- Os membros dos Orgãos Sociais da CNIPE têm participado em diversas reuniões da 8ª Comissão Parlamentar, onde têm sido transmitidas posições sobre o ensino profissional, entre outras. Também está representada no grupo de trabalho para a revisão do quadro normativo do ensino especial e no Júri do Prémio Escola 2013;

- Aguarda-se a tomada de posse dos representantes da CNIPE no Conselho Nacional de Educação;

- Em reunião de direção, foi aprovada a quota de € 5,00 anual, por associada. Porém, por ciscunstâncias diversas, deixava à consideração da assembleia que esse valor pudesse passar para € 10,00;

O presidente da mesa agradeceu a apresentação do Relatório de Atividades, referindo de seguida que, sea assembleia etivesse de acordo, a questão da quota passaria para análise no ponto oito - Diversos da Ordem de Trabalhos. Não havendo inscrições para debate sobre o Relatório de Atividades, o mesmo foi colocado à votação, tendo sido aprovado por unanimidade.

Passou-se à apresentação e análise do Relatório de Contas, pelo tesoureiro da direção e correspondente ao período de 14 de dezembro de 2013 a 21 de março de 2014. Por este foi referido que a atual direção herdou um saldo negativo de22.624,34 € por dividas à FAP Sintra, FERLEI, FRAP Viseu e AP Milagres. Como entretanto, houve donativos no valor de 100,00 €, depois de deduzidas as despesas, no exercício em análise verifica-se um saldo positivo de 79,30 €. O Relatório de Contas constitui o anexo 2 a esta ata.

O Conselho Fiscal deu um parecer positivo ao Relatório de Contas, deixando a indicação de que deveria ser aprovado. O parecer do Conselho Fiscal constitui o anexo 3 a esta ata.

Colocado o assunto a debate, a assembleia manifestou as seguintes posições em relação à situação económica da CNIPE apresentada neste Relatório de Contas:

- preocupação com a atual situação financeira da CNIPE, mais concretamente com o valor da dívida à FAP Sintra (21.174,34 €);

- a direção foi questionada sobre a existência de documentos que suportavam a mesma. A presidente da direção referiu que não tinha conhecimento desses documentos, mas que esta situação teve origem desde a altura da criação da CNIPE;

- não querendo escamotear a questão dos valores em dívida, as contas do atual exercício deveriam ser apresentadas e as mesmas deveriam ser aprovadas pela assembleia;

- o passivo, embora assumido, será liquidado a seu devido tempo;

- a CNIPE deverá envidar todos os esforços para obter documentos comprovativos da dívida e amortizar a mesma, sem compromisso de pagamento total durante o presente mandato. O presidente da mesa, sobre este assunto, e uma vez que a assembleia manifestou o seu desconhecimento sobre os valores em divida e exige saber pormenorizadamente quais os valores, referiu que irá envidar todos os esforços no sentido de obter descriminação das despesas que suportem a mesma.

Foi apresentada uma proposta à assembleia no sentido de que todos os membros dos órgãos sociais da CNIPE devem apresentar as despesas por si suportadas, concretamente ao nível da alimentação, alojamento e deslocações, em impresso a criar pela direção, para assim se poder ter uma ideia, o mais próxima possível da realidade, das despesas da CNIPE.

Procedeu-se de seguida à votação do presente Relatório de Contas, tendo sido aprovado por maioria, com uma abstenção. Sobre a proposta da criação de um impresso para registo das despesas suportadas pelos membros dos Orgãos Sociais da CNIPE, conforme proposta apresentada, a assembleia recomendou à direção da CNIPE a criação do referido impresso. De seguida, o presidente da mesa deu a palavra novamente ao tesoureiro da direção para este apresentar o Orçamento Ordinário para o exercício de 2014/2015. O orçamento apresentado prevê proveitos e gastos no valor de € 114.993,00 €, conforme documento que contitui o anexo 4 à presente ata. De acordo com o orçamento agora apresentado, prevê-se que a maior fatia deste orçamento, em termos de proveitos, será proveniente do Ministério da Educação e Ciência, após assinatura de protocolo.

A assembleia tomou a palavra para dizer que apoia a proposta de orçamento agora apresentada. Contudo, reforça a ideia de que é necessário estabelecer um grande diálogo com o Ministério da Educação e Ciência para se poder obter a comparticipação prevista, bem como outras. É necessário que a CNIPE continue a trabalhar no “terreno”, mostrando a sua existência, trabalho esse que irá levar o Ministério da Educação e Ciência a reconhecê-la como entidade e parceiro credível.

Colocada à votação pelo presidente da mesa, a proposta de orçamento foi aprovada por unanimidade.

Para análise do ponto quatro da Ordem de Trabalhos, o presidente da mesa deu a palavra ao vice-presidente da direção, que apresentou os nomes propostos para Sócios de Mérito da CNIPE, a saber: Maria José Viseu, Joaquim Ribeiro, Vitor Nunes, Rui Martins, José Marques e Carlos Rainho. Colocado à votação, estes nomes foram aprovados por maioria com uma abstenção.

O presidente da mesa tomou a palavra e propôs, para sócio de mérito, Homero Silvestre Nascimento. Esta proposta foi aprovada por maioria com uma abstenção.

Para a análise e discussão do ponto cinco da Ordem de Trabalhos, o presidente da mesa referiu que, dado a FERLEI ainda não se ter pronunciado sobre a substituição dos elementos que apresentaram impedimentos para fazerem parte dos Orgãos Sociais por razões profissionais, este ponto da Ordem de Trabalho fica adiado para a próxima assembleia geral. Dando seguimento à Ordem de Trabalhos, o presidente da mesa deu a palavra ao vice-presidente da direção para apresentação da proposta de criação do Conselho Consultivo e dos Grupos de Trabalho. A direção da CNIPE pretende criar um Conselho Consultivo, de onde farão parte os presidentes de todas as federações distritais que fazem parte da CNIPE e as seguintes individualidades a convidar: Herminia Gomes, Maria José Viseu, Joaquim Ribeiro, Homero Nascimento e José Marques. Este conselho terá a vigência de um ano.

Colocada esta a proposta à votação pelo presidente da mesa, a mesma foi aprovada por unanimidade.

Ainda no mesmo ponto da Ordem de Trabalhos foi apresentada a proposta de criação de Grupos de Trabalho para se debruçarem sobre diversas temáticas relacionadas com a escola e a educação. Cada grupo será constituído, no mínimo, por um elemento dos Orgãos Sociais da CNIPE, que coordenaráo respetivo grupo, ou outros que venham a ser cooptados junto das associadas da CNIPE. Os Grupos de Trabalho a constituir são: Ensino Pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário, Ensino Profissional, Ensino Especial e Desporto Escolar.

Colocada esta propota à votação, foi aprovada por unanimidade.

De seguida, deu-se início à análise da política educativa, tendo a assembleia referido os seguites aspetos a ter em consideração pela CNIPE:

- de acordo com declaração recente proferida pelo Sr. Ministro Poiares Maduro, no ano letivo de 2014/2015 dez municípios deverão tomar a responsabilidade da gestão das

essencial que os pais e encarregados de educação tenham conhecimento de quais são os municípios que vão fazer essa gestão, pelo que a CNIPE deve questionar a 8ª Comissão e o Ministério da Educação e Ciência sobre este assunto;

- questão das intervenções efetuadas nas escolas por parte da Parque Escolar, S.A., e estas entretanto terem ficado paradas e sem solução à vista. Devido a isso, os alunos têm agora piores condições do que as que tinham antes do início das obras;

- a questão do ensino profissional, nível de ensino que está a ser descurado pelo Ministério da Educação e Ciência, concretamente nas escolas públicas, em detrimento das escolas privadas; - o ensino especial está a ser esvaziado em termos de recursos, principalmente humanos, pelo que os alunos, que dele necessitam, não estão a ter os apoios devidos;

- algumas autarquias, em cooperação com o Ministérios da Educação e Ciência estão a retirar o amianto de escolas, sem disso darem conhecimento à comunidade educativa, e depois vêm afirmar que não existe amianto nas escolas do concelho;

Para terminar, o presidente da mesa sintetizou as questões apresentadas, preocupações legítimas dos pais e encarregados de educação, e referiu que as mesmas devem ser encaminhadas para os grupos de trabalho aprovados nesta assembleia e que a direção da CNIPE deve tomar boa nota destas questões e debruçar-se sobre elas no futuro. A Sra. Vereadora da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul presente, alertou para o fato de algumas das questõe aqui abordadas poderem ter acolhimento em termos do novo quadro de apoio comunitário (QREN), assunto esse que a direção da CNIPE deveria averiguar e explorar.

Dando seguimento à Ordem de Trabalhos, foi posto á discussão a proposta da direção sobre o valor da quota anual. Após diversas intervenções aprovou-se por unanimidade o valor da quota anual de dez euros. No entanto, a FRAP Viseu apresentou uma declaração de voto com o seguinte teor : “Tendo em conta as dificuldades financeiras que as associadas atravessam, assim como, a nossa intenção de alargar a abrangência de atuação da CNIPE junto das associações de pais, e não querendo que o valor da quota seja um entrave á filiação de mais associadas, propõe-se que se isente as suas associadas do seu pagamento nos próximos dois anos”. Perante esta posição da assembleia, a direção da CNIPE deverá informar as associadas desta decisão.

O Presidente da Mesa deu por encerrada a reunião pelas dezassete horas e trinta minutos, da qual se lavrou a presente ata que vai ser assinada nos termos da lei.

As provas de cada cargo serão identificadas pelos números 1, 2, 3 e 4 e é de responsabilidade do candidato a conferência do tipo de prova constante no cartão resposta e

Chegada pelas 21h10 ao Aeroporto da Por- tela e transporte privativo para o local de origem. FIM

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das