• Nenhum resultado encontrado

ENQUANTO OS CACHORROS LATEM MAIS UMA EDIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENQUANTO OS CACHORROS LATEM MAIS UMA EDIÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Morreu na noite desta sexta-feira (19) o cantor Gospel e

ve-reador da Bahia Irmão Lázaro em decorrência de complicações

da Covid-19. De acordo com nota divulgada na sua rede social

do Instagram, irmão Lázaro faleceu de uma parada

cardiorres-piratória decorrente da Covid-19.

Internado em um hospital de Feira de Santana (a cerca de

100 km de Salvador, na Bahia) desde 25 de fevereiro, Irmão

Lázaro estava em estado grave na Unidade Terapia Intensiva

(UTI) do local.

Pelas redes sociais, a filha do cantor compartilhou em texto

uma despedida para o pai: ...“o cara mais honesto e bondoso

que já conheci, que me ensinou a amar a Deus acima de todas

as coisas e que me amou como ninguém nunca amou!”

Morre Irmão Lázaro

Página2

Sanepar parcela dívidas em até 60 meses

Página 2

O outono começa às 6h38 deste sábado (20 de março) e termina à 0h32 do dia 21 de junho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Am-biental do Paraná (Simepar), no primeiro dia o tempo fica abafado e parcial-mente nublado com chuva à tarde em todas as regiões. A temperatura míni-ma prevista é de 16 ºC em Ponta Grossa, Telêmíni-maco Borba, Guarapuava, Rio Negro e na Capital. A máxima deve atingir 33 ºC em Foz do Iguaçu.

As regiões Norte, Norte Pioneiro e Noroeste terão sol entre nuvens. Na Capital e nas regiões Leste, Campos Gerais, Central e Sul, é esperado tempo parcialmente nublado com chuva à tarde. No Oeste e Sudoeste o dia será par-cialmente nublado com chuva e raios à tarde.

Página 2

Outono inicia em todo o

estado com previsão de

tempo abafado

Dia 1º de abril, será facultativo em MS

Página 3

O que fazer com seus filhos em casa?

Página 4

Amuvi adquire novos equipamentos

Página 6

2,5 mil idosos cadastrados recebem vacina

Página 7

EDIÇÃO Nº 04

De 22 a 28 de março de 2021

Distribuição gratuita

“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada

vos fará dano algum.” Lucas 10:19.

“A luta do Irmão

Lázaro passou, ele

agora descansa nos

braços de Deus, e a

nossa oração agora é

para que Deus

con-forte os nossos

cora-ções e seguimos com

a esperança que Essa

(2)

JESUS TE AMA

-

Página

2

BRASIL

De 20 a 27 de março de 2021

MPJ COMUNICAÇÃO EIRELI - GRUPO CERTATV DE COMUNICAÇÃO

MARCOS CÉSAR PRESIDENTE DO GRUPO

marcoscesar@certatv.com.br

NOSSOS CANAIS:

43 99638-1955

43 99638-1955 facebook.com/certatvcom

CertaTV.com - Paraná - Vale do Ivaí

Editor-chefe:

Marcos César

Projeto Gráfico/diagramação/edição:

Denise Oleinik

E-mails de contato:

redacao.certatv.com@gmail.com grafica.certatv.com@gmail.com comercialcertatv@gmail.com financeiro@certatv.com.br

Distribuição:

Semanal:

Vale do Ivaí-Paraná// Campo Grande - MS // Val Paraíso - GO // Blumenau e Brusque - SC // Brasília - DF.

Morte de Irmão Lázaro

gera comoção no país

Morreu na noite desta sexta-feira (19) o cantor Gospel e vereador da Bahia Irmão Lázaro em decorrência de complicações da Covid-19. De acordo com nota divulgada na sua rede social do Instagram, irmão Láza-ro faleceu de uma parada cardiorres-piratória decorrente da Covid-19.

Internado em um hospital de Feira de Santana (a cerca de 100 km de Salvador, na Bahia) desde 25 de fevereiro, Irmão Lázaro estava em estado grave na Unidade Terapia In-tensiva (UTI) do local.

Na sexta-feira, um boletim di-vulgado nas redes sociais do Irmão Lázaro indicava um estado de risco: “O estado do Irmão Lázaro conti-nua grave e muito delicado, no dia de hoje não apresentou nenhuma intercorrência, permanece estável e requer muito cuidado. Continuamos em oração para que Deus faça o mi-lagre necessário na vida de Lázaro e de todos que passam por esse mo-mento complicado. Contamos com

Cantor estava internado desde o dia 25 de fevereiro em Feira de Santana

suas orações!”.

Pelas redes sociais, a filha do cantor compartilhou em texto uma despedida para o pai: “Hoje a pes-soa mais importante da minha vida se foi, o homem que eu mais amei e continuarei amando o resto da vida!!

“Foi com enorme pesar que re-cebemos ontem a triste notícia do falecimento do nosso amigo, pastor, vereador, líder, Irmão Lázaro.

O óbito ocorreu na noite de on-tem (19/03/2021) as 22h34 no Hospi-tal São Mateus em Feira de Santana, ele foi acometido de uma parada car-diorrespiratória decorrente da Covid 19. Devido às atuais circunstâncias o enterro será restrito somente para familiares e ocorrerá na tarde de hoje (20/03/2021) em Salvador-BA, sua cidade natal.

O que conforta os nossos cora-ções é saber que “ainda bem que ele vai morar no céu, ainda bem que ele vai morar com Deus”.

A luta do Irmão Lázaro passou, ele agora descansa nos braços de Deus, e a nossa oração agora é para que Deus conforte os nossos cora-ções e seguimos com a esperança que Essa Luta vai passar”.

O cara mais honesto e bondoso que já conheci, que me ensinou a amar a Deus acima de todas as coisas e que me amou como ninguém nunca amou!”.

Leia a íntegra da nota de pesar divulgada:

Outono no Paraná começa abafado e

parcialmente nublado com chuva

O outono começa às 6h38 deste sábado (20 de março) e termina à 0h32 do dia 21 de junho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitora-mento Ambiental do Paraná (Sime-par), no primeiro dia o tempo fica abafado e parcialmente nublado com chuva à tarde em todas as regiões. A temperatura mínima prevista é de 16 ºC em Ponta Grossa, Telêmaco Bor-ba, Guarapuava, Rio Negro e na Capi-tal. A máxima deve atingir 33 º C em Foz do Iguaçu.

As regiões Norte, Norte Pioneiro e Noroeste terão sol entre nuvens. Na Capital e nas regiões Leste, Cam-pos Gerais, Central e Sul, é esperado tempo parcialmente nublado com chuva à tarde. No Oeste e Sudoeste o dia será parcialmente nublado com chuva e raios à tarde.

O serviço Alerta Geada entra em operação na primeira semana de maio e segue até o final do inverno. O Simepar emite as previsões de geada para todas as regiões do Paraná por

categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedên-cia de 72, 48 e 24 horas. Mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, assim como nas redes sociais e veículos de comunicação.

Em caso de geada prevista com impacto em culturas sensíveis a baixas temperaturas, o IDR-Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para evitar ou reduzir danos às lavouras.

Sanepar

parcela dívidas

de clientes em

até 60 meses

Clientes da Sanepar podem par-celar em até 60 meses débitos acu-mulados até dezembro do ano pas-sado. O Programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular (Reclip) dispensa o valor de entrada, retira a multa de 2% e reduz a taxa de juros de 0,46% para 0,1% ao mês.

O prazo de adesão do cliente ao programa termina em 30 de abril. A adesão poderá ser feita pelo site da Sanepar, pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo e-mail das regionais. Outro diferencial do Replic é que não há exigência de taxa mínima. Independente do valor do débito, da categoria do cliente (residencial, co-mercial ou industrial), da sua faixa de consumo e do valor final da parcela após a negociação, a dívida poderá ser paga em até 60 meses.

Todos os clientes particulares, incluindo consumidores comerciais e industriais, poderão negociar suas dívidas. A Sanepar não tem cortado o fornecimento de água por falta de pagamento desde o início da pande-mia do coronavírus.

O Reclip vale exclusivamente para contas acumuladas até 31 de dezembro do ano passado.

Alexandre Reis

Gerente Operacional de Distrito Federal/Goiás Reinaldo da Silva

Gerente Operacional de Mato Grosso do Sul Luciano Ignácio

Gerente Operacional do Paraná

Adriano Machado Gerente Operacional de Santa Catarina

Sandra Regina Departamento Financeiro

Carlos Ferreira Departamento Comercial

(3)

Chuvas estão abaixo da média

Cemtec registra chuvas abaixo da média na primeira quinzena de março em MS

Mato Grosso do Sul registra chu-vas abaixo da média para março. Dados coletados nas 25 estações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) no Estado para a primeira quinzena do mês mostra que até o momento choveu apenas 44% do acumulado esperado para o mês. O esperado era de 3684,7 mm e o volume registrado é de 1626,5 mm.

Campo Grande já conta com aproximadamente 58% do esperado para o mês de 151,5mm. Por outro lado, três municípios sul-mato-gros-senses estão acima da média: Itaqui-rai (83,4%), Aral Moreira (06,6%) e Ivinhema (04,6%).

Para esta quinta-feira (18) está mantido o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia para chuvas inten-sas. Segundo o Cemtec, estas condi-ções estão associadas a um sistema

de baixa pressão que atua na costa do Rio Grande do Sul (RS). “Este sistema forma uma frente fria entre a noite da quarta e madrugada de quinta-feira. Há condições para chu-va forte e raios entre o RS, passando pelo interior de SC, do PR até o sul de MS”, destaca a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

O dia será de céu nublado a par-cialmente nublado. Há condição para chuva fraca e isolada pela manhã, com pancadas que podem ser mais intensas a partir da tarde que podem vir acompanhadas de raios e ventos.

A organização das chuvas me-lhora os índices de umidade relativa do ar que poder variar entre 100% a 60% ao longo do dia. As tempera-turas devem se manter entre 19°C a 34°C no Estado, e entre 21°C a 30°C na Capital.

Campo Grande já conta com aproximadamente 58% do esperado para o mês de 151,5mm

Dia 1º de abril, que

antecede a Sexta-feira

Santa, será ponto

facultativo em MS

Considerando a Sexta-feira San-ta, o governador Reinaldo Azambuja declarou ponto facultativo no dia 1º de abril, uma quinta-feira, véspera da data em que os cristãos relem-bram o dia em que Jesus Cristo mor-reu crucificado.

De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sex-ta-feira Santa é um feriado federal que se realiza na semana santa. Ela varia a cada ano, pois acontece no fim da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

A data se insere no tríduo

pas-cal, em que se realizam as últimas celebrações da semana santa. O trí-duo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus.

O Decreto do ponto facultativo em Mato Grosso do Sul no dia 1º de abril vale para os órgãos e as en-tidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.

A exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Corte de água

está proibido em

Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande pu-blicou no Diário Oficial (Diogrande) desta quinta-feira (18), o Decreto n. 14.674, que prorroga os efeitos do Decreto n. 14.383, de 16 de julho de 2020, mantendo a proibição de corte no serviço de fornecimento de água na cidade de Campo Grande-MS, por mais 15 dias, em virtude da pandemia da Covid-19 (coronavírus).

Barreiras sanitárias

identificam 50 casos

suspeitos vindos do

interior e outros estados

Em operação desde o dia 11 de março, as barreiras sanitárias im-plantadas pela Prefeitura de Campo Grande em quatro pontos estratégi-cos dos principais acessos ao Municí-pio registraram 50 casos de pessoas sintomáticas entrando na Capital em veículos com placas do interior e de fora do Estado.

Conforme o balanço da operação, até o dia 18 de março, foram conta-bilizados 24.470 veículos e 48.349 pessoas abordadas nos quatro pon-tos de intervenção. O funcionamento das barreiras é diário de 07h às 17h.

Durante os oito dias de trabalho, foram identificadas 50 pessoas que relataram ou apresentaram sintomas leves, como febre, dor de cabeça e coriza. Todas foram orientadas a pro-curarem um serviço de saúde.

As barreiras estão instaladas sa-ídas para Cuiabá, Sidrolândia, São Paulo e Três Lagoas, onde há um flu-xo maior de veículos vindo dos muni-cípios do interior e de fora do Estado. Durante as abordagens é

realiza-da uma triagem prévia de todos os passageiros e motoristas dos veícu-los que entram na cidade por estes pontos, seguindo protocolo de bios-segurança. Posteriormente é feita a desinfecção dos veículos.

O trabalho conta com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Me-tropolitana (GCM), Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e to-das as secretarias municipais. A Prefeitura de Campo Grande,

por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urba-na (Semadur), foi convidada para participar do IV Encontro Nacional de Comissões de Política Urbana e Ambiental, pelo Conselho de Ar-quitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil). Na ocasião, a Capital sul-mato-grossense mostrou o seu sistema de Licenciamento Urbanís-tico que está desburocratizando a administração pública e promoven-do o compartilhamento de respon-sabilidades através da parceria com os profissionais da construção civil.

Sistema de

Licenciamento

é apresentado

(4)

JESUS TE AMA

-

Página

4

GOIÁS

De 20 a 27 de março de 2021

Abate de frangos tem recorde

Liminar dá direito para agentes entrarem em imóveis para combater a dengue

Um total de 415,1 milhões de frangos foi abatido no Estado de Goiás, no ano passado, conforme apontam as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, do 4º trimestre de 2020, divulgadas na quinta-feira (18/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade representa au-mento de 2,1% em relação à 2019 e é considerado um recorde na compa-ração da série histórica.

Considerando o volume, foram 931,6 mil toneladas de carne de fran-go (carcaças) no Estado, que repre-senta aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Com o resultado, Goiás ocupa a 6ª posição no ranking

nacional da produção de frangos. Em todo o Brasil, foram 6 bilhões de cabeças de frango abatidas (au-mento de 3,3% em relação a 2019), total que é também considerado re-corde histórico, desde que as pesqui-sas foram iniciadas em 1997.

“É um aumento considerável, sobretudo ocasionado pelo aumento na demanda interna e na procura in-ternacional, visto que Goiás exportou 213 mil toneladas de carne de frango, no ano passado, o que representou aumento de 30,7% em comparação ao ano anterior”, analisa o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. “A carne de frango esteve à frente das demais proteínas

animais também em termos de com-petitividade e isso favoreceu, ainda, o consumo interno. Tivemos capaci-dade produtiva de atender as duas demandas, o que foi bastante posi-tivo para o Estado, como um todo.”

Em relação às outras proteínas animais, Goiás registrou, em 2020, o abate de 2,8 milhões de cabeças de bovinos (750 mil toneladas) e de 1,9 milhão de cabeças de suínos (183,5 mil toneladas). O IBGE tam-bém divulgou a produção de ovos no Estado, que foi de 212,4 milhões de dúzias; de leite cru adquirido, em um total de 2,5 bilhões de litros; e de couro bovino curtido, que foi de 3 mi-lhões de unidades.

Em tempo de Coronavírus, a ro-tina familiar mudou bastante para a maioria das pessoas. É importante ter ajuda de profissionais e pais especia-listas que sabem como é ter “filhos em casa”. Muitas escolas, parques e luga-res públicos estão fechados por tempo indeterminado. Inclusive várias igrejas prestam serviços on-line para classes infantis e cultos.

Para auxiliar as famílias, reunimos alguns recursos e ideias para pais e fi-lhos. Ajuntamos neste espaço virtual informação, reflexão, história, música, atividade, cultura, brincadeiras, links, dicas e outros materiais. Compartilhem!

Existem situações na vida que não se esperam, e diante delas, muitas ve-zes nos vemos impotentes. O momento é desafiador. Especialmente para famí-lias que possuem filhos pequenos em casa. Mas quero refletir com você sobre a força que temos em períodos de crise, quando confiamos em Deus, e com-partilhamos ideias, cada um auxiliando com aquilo que é possível. Quão saudá-vel para as emoções é permanecermos cheios de esperança e em família, tra-balhando e orando uns pelos outros.

Relembre algum outro momento de crise que você viveu. Perceba que, na maioria das vezes, você conseguiu sair dela muito mais forte do que quan-do entrou na situação.

Epidemia dupla

Estamos vivendo agora uma cri-se de epidemia dupla: “uma que é do próprio vírus e outra que é do pânico”, comenta em vídeo a médica Margareth Dalcomo, pneumologista e pesquisado-ra da Fiocruz. E ainda recomenda: “nós não podemos nos contaminar nem com uma, nem com outra”. Veja a importân-cia de fortalecermos a confiança nos dias atuais. Além disto, ela está classi-ficada como um agente de cura, como

Filhos em casa: o que fazer?

diz o texto a seguir: “Os remédios de Deus são os agentes simples da Natu-reza… como o ar puro e água, asseio, regime adequado, pureza de vida e confiança em Deus”.

O que temos que fazer neste mo-mento é intensificar posturas práticas de higiene, hábitos saudáveis de vida, alimentação mais simples e natural, conforme a afirmação da escritora Ellen White em seu livro Temperança, página 159, afirma que “quanto mais simples e naturalmente vivermos, tanto mais ca-pazes seremos de resistir as epidemias e doenças.

Se nossos hábitos forem bons e o organismo não for enfraquecido… proporcionará todos os estímulos de que necessitamos”. Devemos,também, buscar orientações em órgãos oficiais do governo e canais confiáveis, cum-prir as recomendações médicas de isolamento e permanência em casa, e aproveitar os momentos com a família e filhos, realizando atividades criativas.

Conforme a neurocientista Cláudia Feitosa “até agora estávamos em con-tato físico e social o tempo todo, mas ligados no celular, e vem o vírus e faz com que a gente mude o comporta-mento e faça um bom uso do celular, onde precisamos estar mais afastados fisicamente, mas podemos estar unidos pela tecnologia”. Esta é uma epidemia diferente das anteriores. Já temos in-formações relevantes, e o importante é seguir orientações simples, especial-mente a não aglomeração de pessoas.

O que fazer?

Vamos aproveitar para conviver mais com quem amamos. Esse pode ser um momento muito saudável para a família. Aproveite para orar com seus filhos, pela situação mundial, por doentes e pelos profissionais da saúde que estão mais expostos. Compartilhe

mensagens de esperança pelas redes sociais.

Apreciei nestes dias ler o que disse uma desconhecida moradora da Itália, vivendo no furacão da pandemia: “Essa é uma situação estranha que nos leva a reavaliar algumas coisas. Nessa hora, ter um carro lindo, uma bolsa cara, rou-pas maravilhosas, serve para quê? Não teríamos nem como usar ou a quem mostrar. A única coisa que passa a im-portar é a saúde que se pede a Deus. Na verdade, como gastamos tempo em correr atrás de coisas que não nos ser-vem para nada.

Agora estamos em casa, inventa-mos jogos, almoços e jantares que se tornam longos e cheios de conversa entre nós. Rimos e choramos juntos do problema e cuidamos um do outro. Ninguém tem para onde ir ou coisas para fazer. A falta de tempo acabou!

Apesar de tudo, o sr. Coronavírus nos fez um grande favor. Nos livrou da arrogância, porque percebemos que não somos nada e nem temos controle da vida. Nos mostrou nossa

vulnerabi-Informações:

(43) 99638-1955

Whattsapp

ção. Viva de maneira mais equilibrada. Relembre que Deus e a família são as coisas mais importantes. E que o olhar Dele é de cuidado para com seus filhos. Ele mesmo diz: ”Tu és meu… quan-do passares pelas águas Eu serei con-tigo… Eu sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador…não temas pois Eu sou conti-go”. Isaías 43:1-5

Aproveite este momento para es-tar mais junto Dele, de Sua Palavra e de seus amados.

lidade, e nos levou de volta a Deus e à família”. E por fim, nos fez perceber a “prisão individual” do dia a dia, pela tal “falta de tempo”.

De certa forma ele nos libertou. Nos deixou livres para termos medo, para nos sentirmos impotentes, para não corrermos atrás do nada… Afinal, a única lição de casa é a de tentarmos não adoecer. No balanço geral, o Sr. Coronavírus pode até nos matar, mas certamente nos ensinou a viver!” Apro-veite para retirar o melhor dessa

situa-Clique e faça

sua inscrição

(5)

Prorrogado prazo para autorização do Serviço de Táxi

Em pouco mais de três meses de atividade efetiva, o GDF Saúde, plano de assistência suplementar à saúde para os servidores distritais e seus dependentes, está ajudando o Governo do Distrito Federal no com-bate à pandemia de covid-19. Esta semana, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas) anunciou a contratação de mais dois hospitais para a rede conveniada ao plano de saúde.

Com o credenciamento do Hos-pital Águas Claras e da Maternidade

GDF Saúde reforça o combate

à covid-19 no Distrito Federal

Brasília, o GDF Saúde agora possui seis hospitais gerais e 10 especializa-dos à disposição especializa-dos seus mais de 20 mil beneficiários. Juntas, todas essas unidades são responsáveis pela dis-ponibilização de 288 leitos de uni-dade de tratamento intensivo (UTI), sendo 152 exclusivos para pacientes com a covid-19. Apesar dos leitos não serem exclusivos do convênio GDF Saúde – eles atendem também às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) -, a oferta deles gera um impacto significativo na rede de

saú-de do DF, como explica o presisaú-dente do Inas, Ney Ferraz: “São mais de 20 mil vidas que podem contar com os serviços destes hospitais e clínicas particulares, portanto são milhares de pessoas a menos no SUS”.

De 1º de dezembro de 2020 até 15 de março deste ano, mais de 17,4 mil atendimentos foram realizados nas unidades de saúde conveniadas ao GDF Saúde entre consultas ambu-latoriais e de pronto socorro, interna-ções e exames, como os de detecção para o coronavírus (RT-PCR) e os

testes sorológicos para identificar se a pessoa já teve covid-19 (IgM/IgG).

“Quanto maior a adesão dos ser-vidores ao plano de saúde, maior é a quantidade de atendimentos”, res-salta Ney Ferraz. “Fizemos estudos em todas as regiões administrativas e descobrimos que 70% dos servidores não tinham plano de saúde, muitos por não terem condições de pagar por um. Por isso, buscamos oferecer um plano com serviços de qualidade e com mensalidades menores”.

Atualmente, 1.965

estabeleci-mentos aceitam do GDF Saúde, en-tre hospitais gerais e especializados, clínicas, laboratórios e consultórios médicos.

Outro objetivo do GDF Saúde é, além da expansão das unidades de saúde conveniadas, também au-mentar o número de beneficiários do plano. “Estamos trabalhando junta-mente com a Secretaria de Seguran-ça Pública e a de Economia para que, em breve, os servidores da Polícia Civil também possam ser atendidos”, compartilha o presidente do INAS.

Atualmente, 1.965 estabelecimentos aceitam do GDF Saúde

Foram prorrogadas, em caráter excepcional, as datas de renovação de cadastro de autorização para ta-xistas. A portaria 62/2021, da Secre-taria de Transporte e Mobilidade, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (19) prorro-gando até 31 de maio todas as autori-zações do Serviço de Táxi que teriam o seu prazo de vigência encerrado entre 01 de janeiro e 30 de maio des-te ano. A renovação das autorizações para taxistas precisa ser feita presen-cialmente, na área de fiscalização da Subsecretaria de Serviços. A portaria da Semob também prevê medidas de segurança contra a contaminação pelo novo coronavírus no transporte individual de passageiros.

O Secretário de Transporte e

Mobilidade, Valter Casimiro, explica que há preocupação em não gerar aglomeração. “É uma atividade que necessita de atendimento presencial do taxista, por isso estamos prorro-gando essas autorizações para que, nesse momento delicado, não gere aglomeração no cumprimento de atividades do serviço público”.

A portaria 62/2021 estabelece os cuidados que os motoristas devem ter, sobretudo durante as viagens com passageiros. De acordo com a norma, os táxis e carros de aplica-tivos devem circular com os vidros abertos e todos devem intensificar a higienização dos veículos com álcool 70%. Além disso, a portaria reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras por motoristas e passageiros.

Hospital Veterinário recebe R$ 10

milhões e vai dobrar capacidade

O Hospital Veterinário Público (Hvep), localizado dentro do parque ecológico do Cortado, em Taguatin-ga, receberá recursos na ordem de R$10 milhões, para ampliar as ins-talações e duplicar o atendimento. A expectativa é que a obra gere 120 postos de trabalho. O decreto que viabilizará os recursos orçamentá-rios deve ser publicado nos próximos

dias no Diário Oficial do Distrito Fe-deral (DODF).

O hospital terá sua capacidade de atendimento ampliada em 100% em curto prazo e, no segundo semes-tre, ocorrerá licitação para que essa ampliação atinja os 200%.

No curto prazo cinco módulos pré-fabricados, tipo contêineres, se-rão acoplados ao lado da sede,

pron-tos para serem adaptados. Quatro receberão as condições necessárias para se transformarem em consultó-rios, e o quinto, será o almoxarifado do Hvep. Além disso, o centro cirúr-gico será ampliado e vai passar a realizar, também, cirurgias ortopédi-cas. O estacionamento será ampliado com previsão de ainda esse ano estar concluído.

Provas da Polícia Civil

é suspensa em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) suspendeu a aplicação das provas objetivas e da prova discur-siva para os cargos de agente e es-crivão, previstas para 11 de abril. A medida foi adotada por conta das medidas restritivas em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Não há previsão de novas datas para a prova. Tão logo

seja definida, essa informação será divulgada pela PCDF e pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador do concurso.

O cargo de agente, que oferece 1,8 mil vagas, registrou 88.894 mil inscrições. Já para as 300 vagas dis-poníveis no cargo de escrivão, foram 52.636 pessoas inscritas.

(6)

JESUS TE AMA

-

Página

6

PARANÁ

De 20 a 27 de março de 2021

Amuvi adquire equipamentos

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), que tem à sua frente a gest~~ao do prefeito de Faxi-nal Ylson Álvaro Cantagallo (Gallo) possui três projetos que vêm aten-dendo as cidades do Vale do Ivaí.

Este que é seu primeiro manda-to, Gallo iniciou a implementação de ideias para atender os municípios que fazem parte da Associação no seu dia a dia. O primeiro projeto se refere a aquisição do equipamento extrussora de concreto, que fará trabalhos como a construção dos meios-fios e das calçadas, além desse equipamento também foi adquirido um equipa-mento de pintura de faixas de pedes-tre, meios-fios e muros, este equipa-mento já realizou serviços em vários municípios como Arapuã, Ariranha do Ivaí, Faxinal, Marumbi, Califórnia, Mauá da Serra , Cruzmaltina e Lidia-nópolis. A terceira implementação é o projeto do Castramóvel, projeto que está se destacando e fazendo sucesso nos municípios que passa,

O Castramóvel implantado já realizou em torno de 800 castrações no Vale do Ivaí

sendo também o mais requisitado pela população. O Castramóvel é um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. Oferecendo castra-ção gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser re-alizado por um Médico Veterinário na Unidade Móvel Veterinária.

O Castramóvel implantado pela Amuvi já realizou em torno de 800 castrações no Vale do Ivaí e segue prestando esse serviço aos municí-pios. São projetos que para o muni-cípio adquirir fica inviável pois, reali-zaria o serviço no município um mês e o equipamento ficaria parado, já pela associação não, os equipamentos vão circulando pelos municípios que compõe a Amuvi.

Esses equipamentos são disponi-bilizados aos municípios sem custos, a equipe da Associação, segue em busca de novos projetos para atender a população e o desenvolvimento do Vale do Ivaí.

(7)

Trabalhos da Samae aumentam 7%

No ano passado foram 2800 ordens de serviço, neste ano, o número já são mais de três mil

Após a formação de uma equipe

de consertos que trabalha no período noturno, o Serviço Autônomo Muni-cipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque contabilizou um aumento de 7,14% no número de chamados atendidos. Os dados são relativos aos dois primeiros meses de 2020 e 2021.

Conforme o responsável pela Área Técnica da autarquia, Juliano Pereira, no ano passado foram 2800 ordens de serviço emitidas. Neste ano, o número já ultrapassou a casa das três mil. No primeiro bimestre, foram aproximadamente 50 ligações por mês no turno da noite, que é re-alizado de segunda à sexta, das 18h às 24h.

“É muito importante que a po-pulação entre em contato com o Samae, solicite o serviço, comunique problemas, pois assim a gente vai conseguir, cada vez mais, dar su-porte. O nosso pessoal está apto a receber essa informação, colocar em

prática e logo estar saindo a campo para efetuar o reparo ou, até mesmo, fazer a vistoria para ver se é realmen-te relativo a algo do Samae”, explica Pereira.

Caso os servidores forem aciona-dos para uma solicitação que diz res-peito ao trabalho de outra secretaria como, por exemplo, a de Obras, é fei-ta uma comunicação imediafei-ta para a repartição responsável pela situação. “Ligamos para o secretário ou para o diretor, dizendo que tem um proble-ma naquela via”, completa.

Além dos canais oficiais como os telefones 32550500 e 115, o Sa-mae Brusque também conta com atendimento em suas redes sociais; pelo chat existente no site www. samaebru.com.br (apenas em horá-rio comercial); e, também, um canal de avisos no aplicativo mensageiro Telegram. Para fazer parte deste último, basta acessar https://t.me/ Samaebq.

Seurb fará manutenção

na Avenida Martin

Lu-ther na segunda, dia 22

A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb)

realizará na segunda-feira, dia 22, manutenção em uma

tu-bulação na Avenida Martin Luther, a altura do número 326,

bairro Victor Konder, a partir das 9h. Para a realização dos

trabalhos o lado esquerdo da via será parcialmente

interdi-tado, sentido Centro-bairro, até as 17h. A Guarda Municipal

estará no local para orientar o trânsito. Em caso de tempo

instável os trabalhos poderão ser interrompidos.

2,5 mil idosos acima de

75 anos cadastrados

para receber a vacina

As vagas de agendamento da vacina contra o Coronavírus para ido-sos com 75 anos ou mais encerraram em aproximadamente 2 horas em Blumenau. As 2,5 mil vagas para agendas comportavam vacinação para sábado, domingo e segunda-feira, dias 20, 21 e 22. Com o esgotamen-to de vagas, somente quem conseguiu fazer o agendamenesgotamen-to receberá a vacina no Setor 1 do Parque Vila Germânica. A expectativa é de reabrir o agendamento assim que uma nova remessa de doses da primeira vacina for enviada pelo Governo do Estado ao município. Ainda não há data prevista para o envio de novas doses.

Defesa Civil

participa de

curso para

condutores

Servidores de carreira da Defesa Civil de Blumenau participaram de um curso para Condutores de Veí-culos de Emergência, oferecido pelo Serviço Social do Transporte e o Ser-viço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). A capacita-ção é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Sedeci conta com nove veí-culos oficiais, sendo seis off-roads. O curso com duração de 50h aula foi gratuito. Nos módulos, o moto-rista aprende sobre: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social; e relacionamento interpessoal. Após a formação, é necessário passar por uma atualização realizada a cada cin-co anos, neste caso a duração é de 16 horas aula. Para participar os condu-tores precisaram estar habilitado em uma das categorias A, B, C, D ou E.

(8)

JESUS TE AMA

-

Página

8

PARANÁ

De 20 a 27 de março de 2021

Fiscalização

nas ruas

de Jandaia

do Sul

A equipe de fiscalização do Município de Jandaia do Sul segue trabalhando para ajudar a con-ter o avanço da Covid-19. Conta-mos com a colaboração de todos para enfrentarmos a pandemia.

1 - Respeite o toque de recolher

das 20 horas.

2 - Delivery somente até 22 horas.

3 - Não é permitido o consumo

de bebidas alcoólicas em locais

públicos (ruas, calçadas etc) e

em nenhum horário.

4 - Não façam aglomerações

(festas, churrascos etc). Agora

é hora de nos cuidarmos e

pen-sarmos em nossos familiares e

amigos. Fiquem em casa e só

saiam quando necessário.

Referências

Documentos relacionados

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR