• Nenhum resultado encontrado

a) Instanciação de componentes, Adição do componente na interface e Registro dos métodos processadores de eventos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) Instanciação de componentes, Adição do componente na interface e Registro dos métodos processadores de eventos."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ICET – CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objeto) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: RA: Turma:

Questão 1:

Para a construção de uma aplicação gráfica se faz necessário conceber a interface de aplicação, identificando-se quais serão os componentes utilizados e os objetivos de tal utilização, bem como a maneira de distribuir tais componentes. A partir de tal estruturação deve-se adicionar código para tudo, uma vez que o JDK não fornece uma interface nativa para construção visual de aplicações gráficas, diferentemente de outros como, por exemplo, o Borland Delphi. Neste sentido, qual a sequência correta para a implementação de uma aplicação gráficas.

a) Instanciação de componentes, Adição do componente na interface e Registro dos métodos processadores de eventos.

b) Adição do componente na interface , Instanciação de componentes e Registro dos métodos processadores de eventos.

c) Registro dos métodos processadores de eventos, Adição do componente na interface e Instanciação de componentes.

d) Registro dos métodos processadores de eventos, Instanciação de componentes e Adição do componente na interface.

e) Instanciação de componentes, Registro dos métodos processadores de eventos e Adição do componente na interface.

Questão 2:

Em relação ao uso de componentes visuais utilizando a biblioteca SWING e o tratamento de eventos, pode se afirmar como correto:

a) As APIs de interface gráfica do Java não favorecem o lema de portabilidade da plataforma Java.

b) O look-and-feel do Swing é único em todas as plataformas que roda, seja ela Windows, Linux ou qualquer outra. Porém a aplicação não terá exatamente a mesma interface (cores,

tamanhos, etc) em qualquer sistema operacional.

c) Grande parte da complexidade das classes e métodos do Swing está no fato da API ter sido desenvolvida tendo em mente o máximo de portabilidade possível. O que desfavorece o posicionamento relativo de componentes.

(2)

d) Com Swing, não importa qual sistema operacional, qual resolução de tela, ou qual

profundidade de cores: sua aplicação se comportará da mesma forma em todos os ambientes

e) A biblioteca do Swing está no pacote java.swing.

Questão 3:

Originalmente o Model-View-Controller foi criado como um padrão de projeto arquitetural desenvolvido para o ambiente de desenvolvimento Smalltalk, mas ele pode ser utilizado para

qualquer aplicação interativa e em diferentes tipos de ambientes. O MVC é um padrão de arquitetura de software que tem como objetivo separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação. Desta forma, podemos considerar correta a seguinte alternativa:

a) Na arquitetura MVC, a lógica de negócios (chamada aqui de Modelo) sabe de quantas e quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado.

b) Alterações feitas na interface afetarão a manipulação dos dados, e estes não poderão ser reorganizados sem alterar a interface do usuário.

c) MVC: Representa o "domínio" que especifica a informação em que a aplicação opera. "Renderiza" o modelo em uma forma especifica para a interação, geralmente uma interface de usuário. Processa e responde a eventos, geralmente ações do usuário.

d) MVC cita especificamente a camada para acesso aos dados, porque subentende-se que estes métodos não estariam encapsulados pelo Model.

e) A idéia é permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de uma única interface.

Questão 4:

Existem diversos modelos de bancos de dados, os quais vão desde o mais simples, o qual corresponde à uma tabela ou matriz bidimensional como a descrita anteriormente, até um modelo de banco de dados em rede, em que várias tabelas estão interligadas por apontadores que, em dadas posições da tabela, fazem a interligação de uma tabela com outra e o banco de dados relacional que contém tabelas de dados propriamente ditos e tabelas que exprimem a relação entre os dados. Assim, banco de dados refere-se à coleção dos dados relacionados e as relações que os suportam. Como a proposta da linguagem Java é ser multiplataforma, há uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) com classes especiais para que qualquer banco de dados possa ser acessado e que isso possa ser implementado em qualquer plataforma, mantendo-se o lema “Compile uma vez e rode em qualquer lugar”. Dadas considerações acima assinale a alternativa incorreta:

a) A consulta em linguagem SQL é passada ao aplicativo de banco de dados diretamente de um método e a resposta retorna ao programa Java como um registro.

(3)

b) O JDBC oferece também a conversão de tipos de dados do banco de dados nos tipos nativos correspondentes em Java.

c) O acesso de um programa Java a um banco de dados se dá pela classe DriverManager que pertence ao pacote java.sql e que seleciona o driver apropriado para o banco de dados que se pretende conectar.

d) A Microsoft possui uma API para conexão de banco de dados para Windows, chamada ODBC, na qual o usuário deve registrar o seu banco de dados, pois essa API encontra o driver adequado para estabelecer a ligação entre um aplicativo e o SGBD.

e) A Sun desenvolveu uma API que estabelece uma ligação entre esses aplicativos e o programa Java, chamada de ponte JDBC:ODBC. Essa interface permite que um programa Java, rodando sob uma máquina virtual, comunique-se com um banco de dados.

Questão 5:

O padrão de projeto DAO surgiu para facilitar a comunicação entre as camadas de negócio e de persistência. Através de classes modeladas. seguindo este padrão, é possível substituir uma sequência complexa de troca de comandos entre a aplicação e o banco de dados por uma única chamada do tipo inserir(Objeto) ou apagar(Objeto). Assinale a alternativa incorreta em relação as seguintes vantagens:

a) Permite organizar a lógica de acesso a dados e encapsular características específicas para facilitar a portabilidade e facilidade de manutenção.

b) Facilita a adoção de um novo tipo de banco de dados para a aplicação, visto que a única alteração a ser realizada diz respeito aos objetos DAO.

c) Permite desenvolver e testar toda a camada responsável pela persistência dos dados separadamente do resto da aplicação.

d) Mesmo com um novo nível de comunicação entre os objetos, não apresenta redução na performance da aplicação.

e) Facilita a identificação e correção de problemas na aplicação porque o acesso ao banco de dados fica centralizado nos objetos DAO.

Questão 6:

O framework Hibernate é um mecanismo de fácil aplicação que permite a persistência de objetos em banco de dados relacionais de maneira transparente. Desta forma, não se faz necessário a construção de comandos SQL, evitando a inclusão destas instruções em seu código, bem como, preocupar-se com o mapeamento do resultado de suas consultas para objetos. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:

(4)

a) O mapeamento de forma manual exige que o desenvolvedor se preocupe com questões como verificar se um atributo é nulo, se o seu valor foi alterado e construir cada um dos comandos SQL, para só então poder submeter os comandos SQL gerados.

b) Para configurar o mapeamento dos atributos da classe para a tabela do banco de dados, é utilizado um recurso do Java chamado annotations (Anotações). São elas que indicam para o

Hibernate como manipular os dados.

c) Para configurar a conexão com o banco de dados, o Hibernate precisa saber como se conectar a ele, e isso é feito através de um arquivo chamado persistence.xml, este arquivo contém as definições de banco de dados.

d) A classe EntityManager é disponibilizada pelo Hibernate, e é a classe responsável pela manipulação dos objetos que devem ser salvos e recuperados do banco de dados.

e) Uma das desvantagens em se utilizar o Hibernate é não permitir a troca do banco de dados da aplicação de maneira transparente, sendo necessário alterar algumas linhas de código fonte do sistema.

Questão 7:

JasperReports é um framework de código fonte aberto famoso por gerar de relatórios multiplataforma. Escrito na linguagem Java, essa biblioteca apresenta habilidade na organização e apresentação de conteúdo, permitindo a geração dinâmica de relatórios em diversos formatos, como PDF, HTML, XLS, CSV e XML, podendo ainda ser utilizada em qualquer aplicação Java, incluindo aplicações desktop, Web e distribuídas. Assinale a alternativa incorreta:

a) O que torna o JasperReports diferenciado é sua forma de desenvolvimento do relatório, escrito totalmente em XML, pois o torna simples de ser compreendido e de fácil manutenção.

b) Usando XML, o desenvolvedor pode definir textos estáticos, imagens, linhas, formas geométricas, como retângulos e elipses, e suas localizações dentro do relatório.

c) O iReport é um programa Open Source, capaz de criar visualmente os mais complexos relatórios para aplicações Java no formato da biblioteca JasperReports.

d) Apesar de escrito em 100% Java, não significa que também é multiplataforma.

e) Para criar um relatório deve-se conectar a um Banco de Dados, criar os campos relacionando-os as colunas do banco e então configurar suas propriedades e por fim escolher qual o formato de exportação do relatório, os principais formatos suportados para exportação pelo JasperReports são: RTF, XLS, CSV, HTML e ODF.

(5)

Questão 8:

JSP é uma página html comum que contém também código Java e possui extensão jsp. Os arquivos JSPs não são compilados dentro do eclipse e, por este motivo, quando escreve-se o JSP no eclipse não necessita-se das classes de drivers. Os JSPs são transformados em uma servlet, por um compilador JSP (o Tomcat contém um compilador embutido). Esse compilador JSP pode gerar um código java que é então compilado para gerar byte code diretamente para a servlet. Então, somente durante a execução de uma página jsp, quando ele é transformado em uma servlet, seu código java é compilado e precisa-se das classes do driver que são

procuradas no diretório lib. Assinale a alternativa incorreta:

a) O web contêiner interpreta o arquivo JSP, o compila e transforma em um HTML puro.

b) Quando o arquivo JSP é chamado pela primeira vez por um cliente, uma html que o representa é criada, aplicando todos os benefícios da mesma para uma página JSP.

c) Os JSPs são páginas JAVA que contém o código Java embutido, estendendo a funcionalidade dos HTMLs.

d) O código Java deve ser colocado dentro do bloco marcado por <% e %> e tudo fora dele é texto ou HTML.

e) A intenção de se usar JSP é a de colocar o código HTML de dentro dos Servlets, dado que resulta em mais trabalho de codificação e manutenção.

Questão 9:

Model-view-controller, isto é, MVC, corresponde a um padrão de arquitetura de software que tem como objetivo separar as lógicas de negócio e de apresentação de modo que permita-se desenvolvimento, teste e manutenção de ambos de forma isolada. Sabe-se que o model (modelo) é utilizado para a definição e gerência da informação, bem como notificação de mudanças nos dados aos observadores, enquanto o view (visão) representa o modelo de maneira adequada ao utilizadores e o controller (controle) é responsável, dentre outras coisas, pela validação e filtragem da entrada de dados. A partir de tais exposição, pode-se aprofundar as explicações acerca do MVC afirmando corretamente que:

a) Na arquitetura MVC o modelo representa tanto os dados da aplicação, quanto as regras do negócio que orientam o acesso e a modificação dos dados. Portanto, o modelo mantém o estado persistente do negócio, apesar de não fornecer ao controlados a capacidade de acessar as funcionalidades da aplicação encapsuladas pelo próprio modelo.

b) No MVC um componente de visualização renderiza o conteúdo de uma parte particular do modelo e encaminha para o controlador as ações do usuário, além de também acessar os dados do modelo via controlador e definir como tais dados devem ser apresentados.

c) A camada de lógica da aplicação não preocupa-se com a informação, isto é, como e onde ela foi obtida, mas apenas com sua exibição.

(6)

d) Considerando-se a arquitetura de três camadas do modelo MVC, entende-se que não há qualquer preocupação em separar a informação de sua respetiva apresentação.

e) Na camada de controle centraliza-se somente o armazenamento, manipulação e geração de dados e, por isto, utiliza-se da camada de apresentação como intermediária com a camada lógica.

Questão 10:

Uma das desvantagens do padrão DAO é a limitação do controle de acesso a dados, visto que toda aplicação fica restrita as operações lógicas de acesso a dados que estão definidas em seus objetos. Assim, se mal projetado ou sua versatilidade for restrita, os requisitos da aplicação não serão atendidos. Outro elemento negativo é a, ainda que mínima, redução de performance da aplicação em função da criação de um novo nível de comunicação entre os objetos. Por outro lado há uma série de características positivas, dentre as quais pode-se destacar:

a) Permite organizar a lógica de acesso a dados, apesar de não encapsular características específicas para facilitar a portabilidade e facilidade de manutenção.

b) Dificulta a adoção de um novo tipo de banco de dados para a aplicação, visto que a única alteração a ser realizada diz respeito aos objetos DAO.

c) Permite desenvolver e testar toda a camada responsável pela persistência dos dados separadamente do resto da aplicação.

d) O programador não pode abstrair os detalhes do mecanismo de persistência utilizado na aplicação.

e) Facilita a identificação e correção de problemas na aplicação porque o acesso ao banco de dados não fica centralizado nos objetos DAO.

(7)

Estudos Disciplinares

Nome do Aluno:

RA:

Curso:

Turma:

FICHA – Exercício

Gabarito

Exercício 1

Exercício 2

Exercício 3

Exercício 4

Exercício 5

Exercício 6

Exercício 7

Exercício 8

Exercício 9

Exercício 10

(8)
(9)

NOME:______________________________________________________________________________________________________________ RA:_________________________________CURSO:__________________________________________________________________________ CAMPUS:___________________________________________________SEMESTRE:_____________________TURNO:____________________

DATA ATIVIDADE TOTAL DE HORAS ALUNO PROFESSOR

TOTAL DE HORAS:_____________________ ASSINATURA

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação