• Nenhum resultado encontrado

GUIA PRÁTICO: TORNANDO O RH ESTRATÉGICO COM A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PRÁTICO: TORNANDO O RH ESTRATÉGICO COM A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GUIA PRÁTICO:

TORNANDO O RH ESTRATÉGICO COM A

OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS

(2)

Introdução ... 3

Tornando o RH estratégico com a otimização da gestão de benefícios ... 7

Como tornar o setor de RH estratégico? ...10

Otimizando a gestão de benefícios com uma administradora terceirizada ...16

Alcançando metas e reduzindo custos com a otimização da gestão ...18

Conclusão ...22

(3)
(4)

4

Introdução

Todos os anos, milhares de empresas surgem no país oferecendo diversos tipos de produtos e serviços. Se por um lado esse panorama representa um aquecimento da economia, a ampliação do número de postos de trabalho e o fortalecimento da concorrência, por outro, acaba exigindo dessas organizações estratégias diferenciadas para garantirem o seu lugar ao sol, tornarem-se competitivas e se destacarem no segmento em que atuam.

Mas ser uma referência e obter destaque diante da concorrência é uma missão que ninguém realiza sozinho, e dentro da empresa isso não é diferente.

(5)

5

Introdução

Embora existam setores organizacionais tradicionalmente mais estratégicos — como a diretoria, o setor de qualidade e satisfação do cliente, setor financeiro, etc. —, para conseguir se fortalecer e obter realce no cenário econômico é indispensável que todos os departamentos trabalhem em conjunto, e o RH não deve ficar de fora.

Durante muito tempo o departamento de pessoal foi relegado a funções secundárias e burocráticas, limitando-se, muitas vezes, a atividades de recrutamento, desenvolvimento e cadastramento de funcionários.

Contudo, este é o setor responsável por gerir o ativo mais importante e caro a qualquer organização — o seu pessoal —, e, por isso, merece ser visto com outros olhos, e ocupar uma posição mais proeminente e tática dentro da corporação. Hoje ninguém discute que os funcionários são os grandes protagonistas das atividades de um negócio. São eles que executam e concretizam todos os comandos do líder, tornando possível o atingimento das metas pela empresa.

(6)

6

Introdução

Por isso, é de extrema relevância para o sucesso organizacional que haja uma mudança de paradigma nas corporações, para que elas comecem a entender o RH não como um setor limitado à burocracia, mas como um segmento dotado de enorme poder integrador, motivacional, produtivo, e, consequentemente, estratégico para a companhia.

É preciso, então, que este departamento disponha de alguns mecanismos para fomentar na equipe o desejo de atuar decisivamente na obtenção dos melhores resultados e oferecer benefícios empresariais pode ser uma excelente maneira de se fazer isso.

Se quer saber como tornar o RH mais estratégico com a otimização da gestão de benefícios, este e-book foi feito para você. Aproveite!

(7)

TORNANDO O RH ESTRATÉGICO COM A

OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS

(8)

8

As transformações no setor de Recursos Humanos

As empresas e seus processos operacionais evoluíram bastante nos últimos anos. A tecnologia encurtou fronteiras e conquistou mercados antes inexplorados. Para dar conta das novas demandas e desafios, as organizações tiveram que se adaptar a elas, e isso exigiu uma mudança interna significativa.

Acompanhando essas modificações, o setor de recursos humanos também sofreu sensíveis alterações em suas atividades — antes concentradas primordialmente nas tarefas de registro e treinamento dos colaboradores da empresa.

Podemos afirmar que houve uma mudança paradigmática nesse setor, do qual se exige, cada vez mais, uma postura dinâmica, assertiva e proativa.

(9)

9

As transformações no setor de Recursos Humanos

Não cabe mais falar simplesmente em cadastramento e treinamento. É preciso atuar de maneira muito mais contundente e direcionada a resultados.

Hoje, surgiram mais atribuições e elas são cada vez mais indispensáveis para o sucesso empresarial. Não basta treinar funcionários, pois o mercado está em constante mudança, e eles devem estar capacitados a lidar com tais contingências.

Também não basta somente cadastrar os colaboradores. É preciso se preocupar também em como reter os talentos — tão caros e fundamentais para a eficiência dos trabalhos.

Por isso, o RH, atualmente, tem um complexo desafio: alinhar as atividades operacionais à necessidade de dinamismo e inovação dos novos tempos, ultrapassando a zona burocrática e adentrando ao núcleo estratégico da organização, influenciando tanto na estipulação, quanto no alcance das metas. O RH deve ser mais um setor estratégico da empresa.

(10)
(11)

11

Como tornar o setor de RH estratégico?

Aliar controle e estratégia é uma meta para o setor de recursos humanos. Mas como fazer isso? Como inserir o departamento de pessoal no campo tático de uma organização? Bem, aqui vão algumas dicas para exemplificar melhor o que estamos falando. Confira!

CONTE COM A TECNOLOGIA COMO ALIADA

Como dissemos, ao RH foram atribuídas novas funções nos último vinte anos, mas ainda permanecem as suas atribuições típicas de recrutamento, cadastramento e desenvolvimento de pessoal. O que houve, na verdade, foi uma maior complexidade no seu âmbito de atribuições, que não sofreu nenhuma redução — e nem poderia ser de outra forma. Para dar conta de executar toda essas tarefas de maneira eficiente e exitosa, nada melhor do que contar com a ajuda da tecnologia. Agendas eletrônicas, controle de frequência e produtividade informatizado, dentre outros, podem ser excelentes opções para otimizar as funções mais burocráticas do RH.

Assim, o setor terá mais tempo para preocupar-se com os demais temas, como a retenção de talentos, política de benefícios, capacitação de pessoal, dentre outros.

(12)

12

Como tornar o setor de RH estratégico?

IMPLEMENTE UMA COMUNICAÇÃO INTERNA EFETIVA

Manter uma comunicação interna efetiva integrará os funcionários e favorecerá o trabalho em equipe. Além do mais, é através desse veículo que podem ser promovidas estratégias de endomarketing, que aproxima os colaboradores ainda mais do perfil e cultura organizacional e contribui para o êxito e fluidez dos trabalhos. Nesse processo o RH tem função de destaque. Ao departamento de pessoal cabe intermediar a relação funcionário-empresa, alinhando os trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores às diretrizes estabelecidas pelo gestor.

Somente por meio de uma linguagem clara acerca das metas e objetivos almejados pela empresa, é que os trabalhadores se conscientizarão da importância do seu papel e poderão atuar de maneira mais assertiva para alcançar resultados.

DIALOGUE COM OS DEMAIS SETORES DA EMPRESA

Para conseguir que a sua atuação traga resultados objetivos para a organização, é preciso que o RH esteja conectado aos demais setores da empresa e procure conhecer e compreender melhor os seus processos e desafios.

(13)

13

Como tornar o setor de RH estratégico?

Desse modo, poderá atuar de maneira mais eficaz e direcionada a cada um dos campos empresariais. Com o estabelecimento de uma conexão exitosa entre os diversos setores da empresa, o desempenho da corporação será cada vez melhor.

PARTICIPE ATIVAMENTE DO ESTABELECIMENTO DAS METAS

Como já foi dito, os colaboradores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da empresa, pois a eles compete dar efetividade aos objetivos da organização. Por isso, é importante envolver o departamento de pessoal no estabelecimento das metas, para que, atento aos desafios e necessidades da organização, este setor busque desenvolver estratégias para motivar os trabalhadores, aumentar a produtividade da equipe e alcançar os resultados pretendidos.

ASSUMA UMA POSTURA PROATIVA

Para se tornar verdadeiramente estratégica, a gestão de RH deve atuar preventivamente, evitando problemas, e não apenas respondendo a eles. Assim, não cabe aguardar eventual desempenho insatisfatório da equipe de trabalho para alertá-la sobre a importância de suas funções e a melhor maneira de executar as suas atividades.

(14)

14

Como tornar o setor de RH estratégico?

É preciso que o departamento de pessoal esteja atento à eficiência do grupo, até mesmo para oferecer capacitação e treinamento adequados às necessidades apresentadas.

Além disso, também deverá adotar condutas tendentes a aperfeiçoar, integrar e motivar as equipes, para que elas que se tornem ainda mais engajadas e assertivas, e apresentem resultados cada vez melhores.

PROMOVA MELHORIAS NO CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima empresarial é identificado como a atmosfera sensitiva da empresa e é resultado da qualidade das instalações e relações interpessoais mantidas entre os profissionais, sejam eles do mesmo nível hierárquico ou não.

Esse clima é decisivo para a fluidez e bom andamento dos trabalhos dentro da organização, pois, como é sabido, um local desconfortável ou estressante prejudica o desempenho dos colaboradores e consequentemente reduz a produtividade da própria empresa.

(15)

15

Como tornar o setor de RH estratégico?

Assim, como mais uma das novas atribuições do setor de recursos humanos, poderíamos elencar o cuidado com o clima organizacional, pois, um local pacífico, tranquilo e harmonioso certamente é terreno muito mais fértil para que a empresa produza os seus frutos.

OFEREÇA BENEFÍCIOS EMPRESARIAIS À SUA EQUIPE

Uma das melhores formas de motivar pessoas a executar tarefas é associando-as a vantagens pelo êxito em realizá-las, e na sua empresa isso também ocorre.

Cada vez mais se tem falado no âmbito empresarial da necessidade de adoção de estratégias para motivar equipes a serem mais eficientes no seu trabalho e a executar suas funções de maneira mais assertiva e proveitosa.

Assim, oferecer benefícios empresariais é uma ótima forma de incentivar a dedicação da sua equipe, pois demonstra que o empregador valoriza e se preocupa com o bem-estar dos funcionários, tornando-os gratos e engajados aos objetivos da organização.

(16)

OTIMIZANDO A GESTÃO DE BENEFÍCIOS COM

UMA ADMINISTRADORA TERCEIRIZADA

(17)

17

Otimizando a gestão de benefícios com uma administradora terceirizada

Oferecer benefícios empresariais, como dissemos, é uma excelente estratégia para obter um desempenho ainda melhor de toda a equipe de colaboradores. Contudo, também é fato que, atualmente, o RH deve se dedicar cada vez mais às áreas mais estratégicas da empresa, e isso ocupa boa parte da jornada.

Desse modo, contar com a ajuda de uma administradora terceirizada pode auxiliar nos processos em que o setor de Recursos Humanos fica responsável, como a concessão de vantagens empresariais aos empregados da corporação.

Os serviços oferecidos são os mais variados, como vale-transporte, alimentação, planos de saúde, vale-combustível, e muito mais. As terceirizadas intermediarão o contato entre a empresa contratante, e a fornecedora dos benefícios específicos.

Assim, as questões burocráticas podem ficar por conta dessas empresas (terceirizadas), e o RH terá mais tempo e disponibilidade para focar em questões estratégicas do core business e ajudar a organização no que mais importa: alcançar o sucesso.

(18)

ALCANÇANDO METAS E REDUZINDO

CUSTOS COM A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO

(19)

19

Alcançando metas e reduzindo custos com a otimização da gestão

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas diariamente não está relacionado com questões externas — concorrência, carga tributária, etc. —, mas decorre de um fator interno e estrutural: a qualidade do pessoal que o gestor tem à sua disposição.

Não mais se duvida que os trabalhadores têm forte relevância na maior ou menor capacidade que a empresa terá de alcançar — ou superar — suas metas, pois é justamente a eles que cabe promover as ações que darão concretude aos objetivos e sonhos do empreendedor.

Os líderes coordenam, dirigem e definem os parâmetros em torno dos quais as atividades serão desenvolvidas. Mas eles não conseguem atingir suas metas sem uma equipe comprometida e engajada ao seu lado.

(20)

20

Alcançando metas e reduzindo custos com a otimização da gestão

Então, otimizar a gestão de pessoal é indispensável para promover desenvolvimento empresarial e propiciar os meios necessários para que a organização logre alcançar as metas almejadas.

Assim é preciso que o setor de recursos humanos busque alinhar as atividades desenvolvidas às necessidades preponderantes da empresa, canalizando esforços para as áreas onde mais se precisa.

São boas formas de otimizar a gestão de RH na sua empresa:

ESTÍMULO AO TRABALHO COLABORATIVO

A capacidade de trabalhar em equipe é requisito indispensável aos colaboradores que desejam contribuir decisivamente para o sucesso da organização em que trabalham. Por mais eficiente que seja o profissional, se aos seus esforços forem somados os de mais pessoas, o resultado será surpreendente.

Portanto, incentivar a solidariedade e colaboração entre os colegas de trabalho otimizará a realização das atividades e trará economia de tempo e dinheiro para a empresa.

(21)

21

Alcançando metas e reduzindo custos com a otimização da gestão

FOMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Já é consenso no âmbito empresarial que um ambiente de trabalho acolhedor torna os colaboradores mais satisfeitos e motivados com trabalho. Para isso, estimular o bom relacionamento entre os funcionários favorecerá o trabalho colaborativo e reduzirá o nível de estresse na empresa. Além disso, um ambiente produtivo e acolhedor é cenário ideal para os trabalhadores desenvolverem ações criativas e inovadoras, dando-lhes a sensação de utilidade e realização profissional.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Também vale apontar que capacitar os colaboradores, além de elevar a autoestima dos seus funcionários, também os habilitará a executar suas funções de forma mais adequada e eficiente, reduzindo custos e elevando a qualidade dos produtos e serviços postos no mercado.

Investir na qualificação do seu pessoal também elevará o status da empresa no mercado, pois revela que ela se preocupa com os consumidores e deseja disponibilizar-lhes o melhor.

(22)
(23)

23

Conclusão

Como visto, o RH não mais se ocupa apenas de questões operacionais, devendo se debruçar em áreas mais estratégias da empresa. Deve dispor de mecanismos para fomentar o entusiasmo e o empenho na sua equipe de trabalho e motivá-la a contribuir para o progresso da corporação.

Administrar o pessoal de uma organização é tarefa complexa, cujo êxito somente é possível se adotadas condutas assertivas, pois os trabalhadores são os atores mais importantes das atividades ali desenvolvidas.

Por meio das técnicas adequadas o departamento de recursos humanos poderá conduzir o corpo funcional a contribuir decisivamente para o sucesso da organização, conscientizando-o que, no fim das contas, o êxito de uma empresa também fará triunfar os seus colaboradores.

(24)

24

SOBRE A DIVICOM

Primeira administradora de benefícios registrada na Agência Nacional de Saúde, a Divicom é uma organização especializada em gestão de benefícios, com 20 anos de história, intermediando e agindo como facilitador no relacionamento entre empresas e operadoras de planos de saúde, sempre com o foco no bem-estar dos bens mais preciosos de sua empresa: as pessoas.

A experiência de seus profissionais lhe permite oferecer serviços de alta qualidade, com atenção na melhoria constante da relação custo-benefício para todos os seus clientes.

Referências

Documentos relacionados

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

e declaradas, como se de cada huma fizesse individual mençao e por verdade pedi a Francisco dos Santos Souza que este por mim fizesse, e como testemunha assignasse eu me assigno com

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de