• Nenhum resultado encontrado

PROF. KLÉBER DE OLIVEIRA ANDRADE 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROF. KLÉBER DE OLIVEIRA ANDRADE 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CESGRANRIO ‐ BNDES

1) Seja o seguinte grupo de tabelas de um sistema:

fabricante (idfabricante, nome, endereço) peça (idmodelo, nome, descrição)

constrói (idmodelo (FK), idfabricante (FK), data, quantidade, cor) Um programador monta a seguinte consulta SQL:

Qual o retorno dessa consulta?

a) Os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade total de peças construídas na cor vermelha, desde que, em cada data, a quantidade construída seja maior que 10; o relatório estará ordenado de forma descendente pela quantidade de peças construídas.

b) Os nomes dos fabricantes que já construíram mais de 10 modelos diferentes de peças na cor vermelha e a quantidade de modelos diferentes, mostrando a lista ordenada de forma descendente pela quantidade.

c) Os nomes dos fabricantes que já construíram pelo menos uma peça na cor vermelha; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de modelos diferentes construídos.

d) Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes de peças vermelhas que já construíram; se um fabricante nunca construiu uma peça na cor vermelha, a contagem mostrará zero.

e) Todos os nomes dos fabricantes e a respectiva quantidade de modelos diferentes construídos, não importando a quantidade de peças, cor ou a data da construção; o relatório estará ordenado de forma descendente na quantidade de peças.

2) Uma transação em um sistema de banco de dados pode ser descrita como uma unidade de execução de programa

que acessa e, possivelmente, atualiza vários itens de dados. Para o gerenciamento de transações em sistemas de bancos de dados, assinale a afirmação correta.

a) Atomicidade para uma transação significa que cada operação de uma transação é refletida na base de dados ou nenhuma operação o é.

b) Um escalonamento é a ordem de execução de várias transações de forma concorrente, mas nunca entrelaçada. c) Integridade para uma transação significa que a execução de uma transação de forma isolada (sem sofrer concorrência de outra transação) preserva a consistência da base de dados.

d) Mesmo após a execução de um comando commit, é possível a uma transação retornar a seu estado inicial com a utilização de rollback.

e) Em transações que ocorrem simultaneamente, não existe qualquer garantia de que os dados lidos em um determinado momento são consistentes, independente do nível de isolamento utilizado.

CESGRANRIO ‐ PETROBRÁS

3) Uma empresa de geração de energia deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os tipos de energia

com que trabalha e os seus campos de geração. Cada tipo de energia possui um código (identificador único), um nome e uma descrição.Além disso, cada campo de geração possui um código (identificador único), um nome, uma região e um valor médio por kW. Assume‐se que: . cada campo de geração de energia é de um, e somente um, tipo de energia; . pode existir mais de um campo de geração para cada tipo de energia; . podem ser previstos alguns tipos de energia para os quais ainda não existem campos de geração.

Suponha o seguinte esquema de relação que modela o problema descrito anteriormente: TipoEnergia (codigo, nome, descricao)

CampoGeracao (codigo, nome, codigoTipoEnergia, regiao, valorMedioPorkW)

observação: o campo codigoTipoEnergia armazena o valor do código do tipo de energia de um campo de geração. Qual diagrama de entidade relacionamento é adequado para modelar o problema?

(2)

a)

b)

c)

d)

e)

4) ainda com relação às informações anteriores, Qual comando SQL padrão apresenta, para cada tipo de energia, seu

código, seu nome e o valor mínimo do conjunto de valores médios por kW (valorMedioPorkW) dos campos de geração associados a esse tipo de energia?

a) SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia;

b) SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome;

c) SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia;

d) SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING te.codigo=cg.codigoTipoEnergia;

e) SELECT te.codigo, te.nome, MIN (cg.valorMedioPorkW) FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia GROUP BY te.codigo, te.nome HAVING MIN (cg.valorMedioPorkW)= cg.valorMedioPorkW;

5) Qual comando SQL padrão retorna o código e o nome (somente) de todos os tipos de energia que possuem, pelo menos, um campo de geração em uma região chamada 'Santos'?

a) SELECT * FROM TipoEnergia WHERE codigo IN (SELECT codigoTipoEnergia FROM CampoGeracao WHERE regiao = 'Santos');

b) SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te WHERE te.codigo IN (SELECT cg.codigo FROM CampoGeracao cg WHERE cg.regiao = 'Santos');

c) SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigo AND cg.regiao = 'Santos';

d) SELECT te.codigo, te.nome FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos';

e) SELECT DISTINCT te.* FROM TipoEnergia te, CampoGeracao cg WHERE te.codigo=cg.codigoTipoEnergia AND cg.regiao = 'Santos';

6) • Atomicidade é uma propriedade de transação de um SGBD relacional que garante que:

a) uma transação seja realizada de forma independente de outras transações.

b) uma operação de uma transação seja efetuada de forma independente de outras operações. c) nenhuma operação de uma transação seja subdividida em tarefas menores pelo SGBD. d) todos os atributos manipulados por uma transação sejam atômicos.

e) todas as operações em um banco de dados, em uma transação, sejam executadas ou nenhuma delas o seja.

CESGRANRIO – INEA

7). Com base nas informações a seguir, responda às questões. Um órgão ambiental realiza periodicamente uma série de análises de diferentes tipos nos animais de uma região. Para isso, os técnicos ambientais coletam amostras, de tempos em tempos, de células de animais. Cada amostra é um conjunto de células de um mesmo animal. Sabe‐se que a mesma amostra pode ser utilizada para mais de um tipo de análise e que cada tipo de análise precisa de um conjunto de instrumentos. As tabelas apresentadas a seguir foram propostas pelo Analista de Sistemas do órgão ambiental.

Animal ( codigo, nome, especie, regiaoGeografica ) Amostra ( codigo, codigoAnimal, dataColeta, volume )

(3)

TipoAnalise ( codigo, nome, instrumentos, procedimento )

ResultadoAnalise ( codigoAmostra, codigoTipoAnalise,percentualAgua, percentualCarbono, dataResultado )

Suponha que uma amostra pudesse ser composta por peles de mais de um animal. Nessa situação, a) a chave primária da tabela Amostra precisaria ser composta.

b) a chave primária da tabela Animal precisaria ser composta.

c) a tabela Animal precisaria ser alterada para indicar quais animais pertencem a uma determinada amostra. d) o modelo ER ficaria inalterado, mas o relacional seria alterado.

e) uma nova tabela precisaria ser criada.

8) Em relação ao conceito de Chave Primária, assinale a afirmação correta. a) Pode conter atributos com valor nulo.

b) É formada por, no máximo, um único atributo. c) É formada por, no mínimo, dois atributos. d) Identifica unicamente uma tupla.

e) Identifica duas ou mais tuplas.

CESGRANRIO ‐ CAPES

9) Que cláusula do comando SQL CREATE TABLE inclui a lista dos atributos que constituem uma chave candidata? a) RESTRICT

b) CHECK c) CAND KEY d) UNIQUE e) FOREIGN KEY

CESGRANRIO – PREF. MANAUS

10) Na linguagem SQL a cláusula select é usada para relacionar os atributos desejados no resultado de uma consulta. A palavra chave que podemos inserir após a cláusula select para forçar a eliminação de duplicidade no resultado de uma consulta é: a) distinct. b) asc. c) having. d) group. e) between. FCC – TER – SE 11) Em SQL‐ANSI, Count

a) é um comando de intersecção no contexto da DML. b) é uma função de agregação no contexto da DML. c) é um operador de conjunto no contexto da DDL. d) é uma função de restrição no contexto da DML. e) é uma expressão de seleção no contexto da DDL.

12) A Forma Normal Boyce‐Codd é considerada uma variação forte da: a) 1FN. b) 2FN. c) 3FN. d) 4FN. e) 5FN. ESAF ‐ CGU

13) Em um Banco de Dados, considere que na tabela "produto" existe o campo Id_prod. Considere a seguinte instrução na linguagem SQL: SELECT * FROM produto WHERE (Id_prod IN ('2342', '2378', '2233'))

Com relação a esta instrução é correto afirmar que ela irá retornar vazio, isto é, nenhuma ocorrência ou a) todas as linhas para as quais o campo Id_prod for igual a 2342 ou 2378 ou 2233.

b) uma única linha com a primeira ocorrência de umas das igualdades para o campo Id_prod, isto é, quando este for igual a 2342 ou 2378 ou 2233.

(4)

c) uma única linha com a última ocorrência de umas das igualdades para o campo Id_prod, isto é, quando este for igual a 2342 ou 2378 ou 2233.

d) todas as colunas para as quais o campo Id_prod for igual a 2342 ou 2378 ou 2233. e) uma única linha para a qual o campo Id_prod for igual a 2342 e 2378 e 2233.

14) Quando um sistema utiliza um Banco de Dados, o SGBD é responsável por controlar os acessos concorrentes aos dados compartilhados, prover meios para acesso aos dados e implementar mecanismos por meio dos quais seja possível manter a consistência dos dados em caso de falhas. Com relação ao controle do acesso a um Banco de Dados, é correto afirmar que os bloqueios

a) exclusivos e compartilhados são usados para garantir que um recurso possa ser modificado.

b) de atualização assinalam que uma transação pretende modificar um recurso. Várias transações podem manter simultaneamente um bloqueio de atualização em um mesmo recurso.

c) exclusivos são usados para garantir que um recurso possa ser lido. Várias transações podem manter simultaneamente um bloqueio exclusivo em um mesmo recurso.

d) compartilhados são usados para garantir que um recurso possa ser lido. Nenhuma transação pode modificar os dados de um recurso enquanto existir um bloqueio compartilhado nesse recurso mantido por outra transação.

e) exclusivos permitem que tanto o bloqueio compartilhado quanto o de atualização possam ser concedidos simultaneamente para o recurso em questão, desde que o de atualização aguarde a liberação do exclusivo para validar a modificação nos dados envolvidos.

15) Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. I. A visão (View) é uma construção de uma projeção de uma ou mais tabelas a partir do comando SELECT que, em alguns casos, pode ser manipulada como uma tabela, mas não existe fisicamente como uma tabela.

II. As Views são usadas para garantir o acesso aos dados da tabela original. Esse mecanismo permite que se desconsiderem os sofisticados sistemas de privilégios dos SGBDs modernos.

III. Um SGBD deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário.

IV. A linguagem SQL naturalmente controla a concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II

b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

16) Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de banco de dados e linguagem SQL. I. Na linguagem SQL um INNER JOIN retorna todas as tuplas comuns às duas tabelas.

II. Em uma Junção entre duas tabelas a cláusula USING só poderá ser usada quando o nome do atributo for igual nas duas tabelas.

III. Na linguagem SQL um RIGHT OUTER JOIN retorna todas as tuplas que não são comuns às duas tabelas.

IV. Uma Junção é usada para compor informações complexas a partir de tabelas sem nenhum tipo de relacionamento. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II e) II e IV

FUNRIO – PREF. CORONEL FABRICIANO

17) Observe os seguintes Símbolos utilizados em um Diagrama ER:

Assinale a alternativa que descreve, respectivamente, o significado correto dos símbolos 1, 2 e 3: A) Entidade, Atributo Composto, Restrição.

B) Entidade, Atributo Multivalorado, Relacionamento. C) Entidade Fraca, Atributo Composto, Restrição. D) Classe, Atributo Composto, Restrição.

E) Classe, Atributo Multivalorado, Relacionamento.

(5)

18) Sobre as funções típicas de um Data Warehouse, é INCORRETO afirmar que:

A) O pivoteamento executa uma rotação no cubo, apresentando os dados sob outra perspectiva. B) Uma operação Slice and dice consiste em executar projeções nas dimensões.

C) Em uma operação de Roll‐up os dados apresentam generalização crescente. D) Na Seleção, os dados são classificados segundo um valor ordinal.

E) A função Drill‐down demonstra níveis crescentes de detalhes.

19) Generalização é um conceito de análise orientada a objetos que consiste:

A) Em definir propriedades ou métodos adicionais, tornando uma nova classe semelhante à classe que lhe deu origem, mas com propriedades e métodos específicos.

B) No processo de agrupar diversas classes em uma superclasse de acordo com suas propriedades comuns. C) Na habilidade de duas ou mais classes responderem à mesma solicitação, cada uma a seu modo. D) No processo de abstração por meio do qual as classes e objetos são identificados univocamente. E) Na abstração pela qual os relacionamentos são tratados como entidades de nível superior.

FUNRIO – PREF. MARICÁ

20) Considere a tabela “lemail” com os campos “codigo, nome e email”. A SQL correta para fazer uma consulta à todos os emails que pertencem ao domínio “qualquercoisa.com.br”, ordenando‐os por nome, é:

A) select * from lemail where '%@qualquercoisa.com.br' in email order by nome B) select nome, email from lemail where email = '*@qualquercoisa.com.br' sort nome C) select from lemail where email like '@qualquercoisa.com.br' sort by nome D) select * from lemail where email like '%@qualquercoisa.com.br' order by nome

E) select nome, email from lemail where email like '*@qualquercoisa.com.br' sort by nome

21) Relacione a coluna da esquerda com a da direita, que apresenta características dos modelos:

1) Modelo Relacional ( ) Tabelas fato e tabelas dimensão

2) Modelo Multidimensional ( ) Complexidade maior

( ) Tabelas são comumente normalizadas

( ) Consultas mais complexas devido ao grande número de tabelas ( ) Leitura mais fácil por usuário não especializado

A opção que apresenta a numeração que preenche corretamente as lacunas da coluna da direita é: A) 2, 1, 1, 1, 2

B) 1, 2, 2, 2, 1 C) 2, 2, 1, 2, 1 D) 1, 2, 2, 1, 2 E) 1, 1, 2, 2, 1

22) Com relação aos elementos básicos de um Data Warehouse, relacione a coluna da esquerda com a da direita:

1) Data Mart ( ) É a informação que define os dados

2) OLAP ( ) É o subconjunto lógico e físico da área de apresentação do Data Warehouse

3) Metadado ( ) Responsável pelas ações de coleta, limpeza, preparação e carga dos Data Marts

4) ETL ( ) Refere‐se a um conjunto de tecnologias voltadas para acesso e análise de dados

A opção que apresenta a numeração que preenche corretamente as lacunas da coluna da direita é: A) 1, 2, 3, 4

B) 2, 4, 1, 3 C) 3, 1, 4, 2 D) 4, 3, 2, 1 E) 1, 3, 2, 4

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de