• Nenhum resultado encontrado

PERFIL DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PARTICIPANTES DAS OFICINAS DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL EM PALMAS TO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERFIL DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PARTICIPANTES DAS OFICINAS DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL EM PALMAS TO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PERFIL DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

PARTICIPANTES DAS OFICINAS DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E

ALIMENTA BRASIL EM PALMAS⁄TO

Eduardo Bernardo Chaves Neto1; Renata Moreira2; Maylla Luanna Barboza Martins3

1Aluno do Curso de Medicina; Campus de Palmas; e-mail:eduardochavesmed@gmail.com“PIVIC/UFT” 2Orientador(a) do Curso de Nutrição; Campus de Palmas; e-mail: renatamoreira@mail.uft.edu.br 3

Co-orientador(a) do Curso de Nutrição Campus de Palmas ; e-mail:maylla@mail.uft.edu.br

RESUMO

Introdução: Por meio do aleitamento materno e de uma alimentação complementar adequada, garante-se um processo nutricional saudável aos recém nascidos e lactentes, auxiliando-os a se desenvolverem normalmente. A estratégia Amamenta Alimenta Brasil, tem por essência, apoiar de modo integral a amamentação e a alimentação complementar. O perfil dos profissionais participantes da estratégia pode influenciar na promoção, apoio e estímulo a alimentação e amamentação e seu conhecimento é útil para a evolução do projeto, permitindo que futuramente novas ações sejam aprimoradas e direcionadas a esses profissionais. Objetivo: Traçar o perfil dos profissionais participantes de oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Palmas/TO. Matérias e métodos: Trata-se de estudo longitudinal e quantitativo realizado, com coleta de dados entre os meses junho de 2015 e junho de 2016. Participaram do estudo os profissionais de saúde que trabalham em duas USF da cidade de Palmas – TO localizadas nos bairros Aureny IV e Taquaralto. Sendo 20 participantes da USF Alto Bonito e 22 da USF Santa Fé. Resultados:Evidenciou-se uma carência de determinadas profissões como membros integrantes da equipe ,tais como: Médicos, enfermeiros, nutricionistas e ondontólogos; foi perceptível, ainda, uma baixa participação dos profissionais atuantes nos cursos sobre amamentação e alimentação complementar. Conclusões: A agregação de outros profissionais ,tal como o incentivo a participação dos já integrantes a cursos de aprimoramento sobre os temas em destaque seria de

(2)

grande ganho para o binômio mãe/filho, alvos primordiais de todo empreendimento da estratégia

Palavras-Chave: Estratégia Amamenta Alimenta Brasil ; Perfil dos Profissionais, Palmas-TO

INTRODUÇÃO

O aleitamento materno e a alimentação complementar adequados proporcionam grandes benefícios para os envolvidos: mãe e criança. Nesse sentido, os fatores que influenciam essa relação, como orientações e esclarecimentos adequados por parte de profissionais de saúde, devem ser considerados, a fim de que a essas intervenções possam melhorar os indicadores de saúde materna e infantil.

Os benefícios do aleitamento materno são pautados em argumentos bem consolidados, que remetem a superioridade nutricional do leite materno e no seu papel como meio de cultura para o desenvolvimento harmônico da criança e de proteção contra possíveis acometimentos(JONES et l,2003)

Tendo em vista a importância do aleitamento materno exclusivo e da alimentação complementar saudável e adequada, surgiu a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil resultante da junção da Rede Amamenta Brasil e da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS)(BRASIL,2013) Essa tem como objetivo a educação permanente em saúde, alcançada por meio de oficinas que utilizam a metodologia crítico-reflexiva, onde os

profissionais por meio de trocas de experiências, atividades práticas e teóricas são capazes de

encontrar as dificuldades enfrentadas relacionadas ao tema e solucioná-las com suas próprias ideias (BRASIL, 2013).

Como elemento chave dentro da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, o profissional de saúde a ser qualificado ocupa um papel importante já que é o responsável pelas orientações e pelo andamento da ação, influenciando desde a adesão à resolutividade das ações(BRASIL,2013). Isso deve ao fato de que uma qualificação efetiva, na qual haja empenho dos profissionais envolvidos mostra-se necessária

(3)

para que os índices de mortalidade e de qualidade de vida melhorem com a implantação da estratégia. A ação visa primordialmente à qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, resultando no fortalecimento das ações de promoção da alimentação saudável para esse público (BRASIL, 2013).

Profissionais cunhados de sensibilidade e dedicação ao próximo são de grande sinergismo para o programa, reforçando seus pilares e facilitando sua execução (VENÂNCIO, 2013). Portanto, traçar o perfil dos profissionais engajados no projeto é de suma importância para a análise futura de qualquer correlação com esses dados com a evolução do projeto, permitindo que futuramente novas ações sejam melhor estruturadas e direcionadas a esses profissionais, e por continuidade a população atingida.

O presente trabalho consiste em traçar o perfil dos profissionais engajados na Estratégia sendo este um elemento importante, tendo em vista que as características desse profissional podem influenciar na promoção, apoio e estímulo ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de estudo longitudinal e quantitativo realizado com profissionais de

saúde que trabalham em Unidades de Saúde da Família (USF) e fazem parte do Núcleo

de Apoio em Saúde da Família (NASF) e das Equipes de Saúde da Família (ESF) em Palmas – TO. Este trabalho teve a coleta de dados ocorrida em 15 de junho de 2015 na

USF Alto Bonito e no dia 15 de junho de 2016 na USF Santa Fé localizadas em Palmas,

Tocantins.

Participaram do estudo os profissionais de saúde que trabalham em duas USF da

cidade de Palmas – TO localizadas nos bairros Aureny IV e Taquaralto . Todos os

profissionais de saúde destas foram convidados a participar da oficina, mas apenas 20

(4)

Os dados e depoimentos foram coletados por discentes devidamente treinados do curso de Nutrição e Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através de um questionário que visa verificar as características sócio demográficas e de formação dos profissionais, dentre elas sexo, idade, data de nascimento, escolaridade, profissão e ocupação .

Os dados quantitativos que se referem às características sócio demográficas e de

formação dos entrevistados, foram digitados e analisados no programa Statistical

Package of Social Science (SPSS) versão 20.0, sendo realizada análises descritivas de frequência e medidas de tendência central e dispersão. Para avaliar a normalidade das variáveis numéricas utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov.

Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação Universidade Federal do Tocantins e à Comissão Avaliadora de Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS) e está seguindo as exigências estabelecidas pela Resolução 466 de 2012 que trata da pesquisa com seres humanos.

Os profissionais respondem ao questionário após a assinatura de um Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) de acordo com a Resolução citada acima. Esse termo visa garantir que as informações, sejam confidenciais, somente utilizadas na divulgação desta pesquisa além de, esclarecer e proteger o sujeito da pesquisa,

assegurando o seu bem- estar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nota-se uma predominância massiva em relação ao gênero feminino representa por 91,67 % (11) dos participantes, contendo apenas 1( um ) indivíduo do sexo masculino.

Ao se tratar do aspecto idade, 50% (6) dos profissionais se enquadra em uma faixa etária entre 30 e 39 anos. Quanto a escolaridade, a maioria apresenta apenas ensino médio 58% (7) e apenas uma pessoa apresentou mestrado ou doutorado 8,33 %.

(5)

Tais dados levam a reflexão da necessidade de cursos complementares a respeito desse e de demais temas, haja vista que tais conteúdos não se encontram na grade de ensino médio e pode estar insuficiente em alguns cursos superiores e técnicos. A respeito das profissões a maior parte é constituída por Agentes Comunitários de Saúde 41,67% (5), seguida de Técnicos de Enfermagem 25% (3) e em seguida das demais profissões com 8,33% (4).

Verifica-se que há uma notória falta de outras profissões que são de suma relevância para apoiar e promover a Estratégia, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e odontólogos. Ressalta-se que a orientação dos profissionais implica diretamente na orientação adequada das mães e das famílias orientadas pelos mesmos. Dessa forma, há a necessidade de atualizações e engajamento por parte dos profissionais carentes de informação a respeito do tema, que deve ser incentivada pelos gestores das unidades e pelo próprio Ministério da Saúde, destacando a importância da adesão do profissional e enfatizando a significância que isso representa para os atingidos dos objetivos do programa.

A respeito dos cursos sobre amamentação e amamentação e alimentação complementar saudável, há uma participação de 33,33% (4) e 16,67% (2) respectivamente, denotando um quadro aversivo as expectativas de um bom panorama de execução da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Deve-se levar em consideração, entretanto, que metade dos analisados apresentam menos de 1 ano de tempo de serviço. Pode-se ponderar que a participação dos projetos deveria anteceder a admissão ao cargo, havendo assim, além de uma maior adesão uma gama maior de conhecimento que seria muito importante para a promoção à saúde.

O contexto de treinamento da equipe vide os itens de participação nos cursos supracitados, vai de encontro com outros artigos que visam traçar o perfil dos profissionais empregados na área básica, tal como bem reportado no trecho a respeito do treinamento/ cursos de capacitação para atuar no PSF.

(6)

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Rede Amamenta Brasil: os primeiros passos (2007–2010) / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

COTTA, Rosângela Minardi Mitre et al . Organização do trabalho e perfil dos profissionais do Programa Saúde da Família: um desafio na reestruturação da atenção básica em saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 15, n. 3, set. 2006 .

FREIRE P. Pedagogia do oprimido. 18a ed. Rio de Janeiro: Paz e terra; 1988

JONES, G. et al. How many child deaths can we prevent this year? Lancet, [S.l.], v. 362, p. 65-71, 2003

POPKIN, B.; HORTON, S.; KIM, S. The nutrition transition and prevention of diet-related chronic diseases in Asia and the Pacifi c. Manila: Asian Development Bank Nutrition and Development, 2001.

PRODANOV C.C e FREITAS E. C.; Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2a ed. Rio grande do Sul: Universidade Freevale; 2013

VENÂNCIO,S.I ; MARTINS,M.C.N; SANCHES,M.T.C; ALMEIDA,H ;RIOS,G.S ; FRIAS,P.G Análise de implantação da Rede Amamenta Brasil: desafios e perspectivas da promoção do aleitamento materno na atenção básica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, nov, 2013.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a UFT pelo apoio e as professoras Renata Moreira e Maylla Martins por terem me dado a chance de realizar este trabalho.

Referências

Documentos relacionados

A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar no âmbito do SUS (Amamenta e Alimenta Brasil), por meio da qualificação dos

Como principais achados do estudo, observa-se que os franqueados com bom desempenho estão muito satisfeitos com a relação com o franqueador; bem como a franquia

Se a imagem do leitor/professor é de alguém que precisa ser orientado quanto ao que e como ensinar, como afirmam Prado e Marinho, o fato de as autoras não

1.1 - O Concurso Público, observada a legislação específica que trata da matéria, será regido pelas regras estabelecidas no presente Edital e executado pela

Objetivos: Descrever a importância das práticas educativas no aleitamento materno, identificar os benefícios para a saúde da mãe que amamenta, destacar a importância

O presente trabalho tem por objetivo elaborar estratégias para credenciar as US do município na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil afim de melhorar a prevalência de

 Na escrita de qualquer equação química, quando solicitada, é atribuída a cotação de zero pontos se alguma das espécies químicas intervenientes

* Transcrição literal do livro não será aceita, logo leia, entenda e escreva uma síntese a partir daquilo que entendeu. * Não será aceito em nenhuma hipótese LB entregue fora