• Nenhum resultado encontrado

Florais para cães

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Florais para cães"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

jackline Pinto

jackline Pinto

É natural de São José dos Campos, Estado de

É natural de São José dos Campos, Estado de

São P

São Paulo. No ano de 1995 graulo. No ano de 1995 graduou-saduou-se em medicine em medicinaa

 vete

 veterinárinária ria na na UnivUniversiersidade dade de de AlfeAlfenas nas (MG(MG). ). DesdDesdee

essa época dedica-se à sua clínica, na qual assiste

essa época dedica-se à sua clínica, na qual assiste

pequenos animais, cães e gatos. Especializou-se na

pequenos animais, cães e gatos. Especializou-se na

prescrição de Florais de Bach e aplicou os

prescrição de Florais de Bach e aplicou os

conhe-cimentos dessa terapia para o bem-estar emocional

cimentos dessa terapia para o bem-estar emocional

dos animais. O livro

dos animais. O livro Florais pa Florais para cãesra cães é sua primeiraé sua primeira

incursão no terr

incursão no terreno da literatura. Considerando nossaeno da literatura. Considerando nossa

empatia com os cães, afirma: “Mais do que ninguém,

empatia com os cães, afirma: “Mais do que ninguém,

sei como é maravilhosa a atuação dos Fl

sei como é maravilhosa a atuação dos Florais de Bachorais de Bach

em qualquer desequilíbrio

em qualquer desequilíbrio

do estado emocional não

do estado emocional não

só dos cães, mas também

só dos cães, mas também

de seus donos”. Para a

de seus donos”. Para a

 veterinária,

 veterinária, “o “o comporta-

comporta-mento do animal reflete o

mento do animal reflete o

ambiente, as atitudes e as

ambiente, as atitudes e as

ações de seus donos, por 

ações de seus donos, por 

isso se faz tão necessário

isso se faz tão necessário

o tratamento conjunto do

o tratamento conjunto do

animal com o seu dono”.

(3)

 aPReSentaÇÃo

 F 

lorais para cães, de Jackline Pinto

– lançamento da Butterfly Editora – é um livro prático, muito útil e encantador. Quem o escreveu revela o carinho e o res-peito que sente pelos animais. Destina-se a leitores igualmente sensíveis e dedicados que elegeram por seus amigos os cães de estimação e com os quais compartilham o seu lar.

Médica veterinária especializada na utilização dos Florais de Bach, Jackline obteve grande sucesso em sua aplicação na sua área de atuação. Foram esses resultados positivos que a motivaram a escrever  Florais para cães,

um compêndio fácil de ser consultado, leitura simples e agradável, ao alcance de todos aqueles que desejam cuidar  melhor da saúde de seus cães, seja qual for sua raça. Se esse é o seu caso, descubra neste livro o poder regenerativo dos Florais de Bach, desenvolvidos por Edward Bach (1886–1936), médico homeopata que descobriu que as flores silvestres são portadoras de energia capaz de restaurar  o equilíbrio físico, mental e emocional. Segundo os estudos e a experimentação de Jackline, “os florais não interagem com medicamentos e não possuem efeitos colaterais, portanto são seguros”, e, ainda de acordo com a veterinária, “podem ser  usados por todos os seres, incluindo os animais”.

(4)

Se você perdeu seu cãozinho, o que não é algo fácil de lidar, sei que está pensando “nunca mais quero ter um cachorro, sofri demais...”.

Devemos mudar esse pensamento: devemos lembrar  das alegrias, das brincadeiras, dos olhares de quem nos en-tendia no íntimo nos momentos de maiores tristezas... Vale a pena sim, vale a pena ter um grande amigo com um enorme coração e amor incondicional, amor esse único, desinteres-sado, um verdadeiro amor que nós seres humanos buscamos e iremos buscar por toda a nossa vida, sem alcançar nem a metade do amor dos nossos amigões por nós.

Então, vale a pena adquirir um outro animalzinho tendo a consciência de que um animal nunca irá substituir  o outro. Temos de respeitá-los e evitar comparações porque cada ser é único e especial, tendo a certeza de que nos trará muitas felicidades e grandes alegrias.

Quem aprende a amar os cães não deve nem con-segue ficar sem doar amor.

 Vale a pena, é muito bom!

oS SeReS humanoS e oS animaiS

Podemos dizer que foi comprovado cientificamente que os animais reduzem a ansiedade e a tensão (Muschel,

(5)

1984) e normalizam a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea (Baun et al ., 1983; Friedman et al .,1983;

Grossberg & Alf, 1984; Jenkins, 1984; Katcher, 1981) dos humanos com os quais convivem.

 A presença dos animais faz com que nos sintamos, entre outros motivos, mais amados, seguros, alegres, dispostos e felizes, além de facilitar nossa interação com outras pessoas.

 A principal qualidade da maioria dos animais é, sem sombra de dúvida, satisfazer as necessidades humanas tanto física como psicologicamente.

Os animais oferecem companhia sem problemas e sem exigências, cultivam relacionamentos estreitos, bené-ficos, fortes e duradouros. Os benefícios à saúde do ser  humano têm sido relatados em uma grande variedade de doenças (Arehart-Treichel, 1982; Holden, 1981; Smith, 1982) e numa série de intervenções médicas e psicote-rapêuticas (Arkow, 1984; McCulloch, 1982; Corson & O’Leary Coeson, 1979; Corson et al ., 1975,1977;

Mugford & McComisky, 1975).

O vínculo entre o ser humano e o animal pode não ser muito saudável para este, principalmente quando aquele deposita neste as insatisfações da sua vida afetiva. Em muitos casos os donos mimam seu animais satisfa-zendo todas as suas vontades e caprichos causando graves problemas emocionais. Os animais tendem a refletir os

(6)

estados emocionais de seus donos, seja positiva seja nega-tivamente. Michael Fox, especialista em comportamento animal, chama isso de “ressonância empática”.

O comportamento do animal reflete o ambiente humano e as atitudes e ações de seus donos.

Por isso se faz tão necessário que o dono se submeta a tratamento juntamente com o animal.

intRoduÇÃo aoS FloRaiS de Bach

Filosofia de Edward Bach

O sistema terapêutico baseado em essências florais foi desenvolvido por Edward Bach (1886–1936), médico homeopata que teve grande influência de Hahnemamm (médico alemão que criou a homeopatia). Doutor Bach dizia que esse sistema de tratamento seria a medicina do futuro.

Doutor Bach acreditava que as doenças eram re-sultados de conflitos entre a alma e a mente e que só se erradicariam com esforços mentais e espirituais.

Para ele, a causa da doença física é uma distorção no comprimento da onda no campo energético do corpo, que fica mais lento em estados mentais negativos como, por  exemplo, ansiedade, raiva, ciúmes, medos, entre muitos outros. Esses estados negativos atuam na vitalidade dos seres vivos, causando uma queda na resistência natural

(7)

e, portanto, ficando o corpo apto a desenvolver doenças físicas.

Doutor Bach acreditava que quem deve ser tratado é o “paciente” e não a doença em si, assim como a causa e não o efeito.

Seguindo sua intuição, descobriu que as flores sil- vestres transmitem a energia da natureza capaz de anular 

os sentimentos negativos, restaurando nosso equilíbrio físico, mental e emocional.

Em seus estudos descobriu 38 essências, sendo 37 de flores, plantas silvestres, arbustos e árvores. A única exceção é a “ Rock water”, retirada de água de fonte pura com

pro-priedades terapêuticas. Além dessas, existe uma combinação de cinco florais em um chamado “ Rescue remedy”.

Os florais também podem ser utilizados junta-mente com medicações alopáticas e homeopáticas, pois não interagem com os medicamentos e não possuem efeitos colaterais, portanto sendo muito seguros. Podem ser usados em plantas, animais e seres humanos, inclusive gestantes e bebês.

Como são preparados os Florais de Bach?

 As essências florais eram preparadas pelo doutor  Bach por dois métodos diferentes: solar e fervura.

1. Solar – Doutor Bach usava flores que desabro-chavam no fim da primavera e do verão, quando o sol

(8)

era mais forte e mais quente. As flores eram colhidas antes das nove horas da manhã, eram colocadas em um recipiente de vidro transparente e limpo, com água mineral, e ficava exposto à luz solar por três horas. Depois disso, a água vitalizada era colocada em frascos com 50 por cento de conhaque (brandy), depois era

lacrado e rotulado recebendo o nome de “tintura-mãe”, e possuía grande durabilidade. Essa “tintura-mãe” é utilizada em frascos menores chamados de “frascos de estoque” que contêm água mineral, conhaque e gotas da “tintura-mãe”.

2. Fervura – Doutor Bach usava flores de árvores, arbustos e plantas que florescessem antes dessas estações, quando ainda não há muita luz solar. As flores eram colhidas no sol da manhã por volta das nove horas da manhã, eram fervidas com água mineral e depois sofriam o mesmo processo do método anterior.

conhecendo melhoR o tRatamento com oS FloRaiS de Bach

1. Como funcionam os Florais de Bach no tratamento dos animais?

 A função das essências florais no tratamento dos animais é de restaurar o equilíbrio e harmonia da natureza, curando distúrbios e doenças.

(9)

2. Como utilizar a essência certa?

Para utilizar a essência certa, é necessária uma observação objetiva, sistemática e cuidadosa do comporta-mento do animal e da situação na qual ele se encontra.

O floral deve ser utilizado de maneira apropriada, com uma anamnese correta e detalhada. Deve ser consu-mido durante o tempo necessário e com acompanhamento, pois muitas vezes no tratamento ocorrem algumas mu-danças e, acrescentar outras essências ou modificar o floral em uso se faz necessário. Ao longo do tratamento deverá haver uma observação minuciosa do animal e daqueles que com ele convivem.

Muitas vezes há a necessidade de tratar o animal e o proprietário concomitantemente.

Podemos exemplificar:

 A nimAl cArente e dependente

Tratado com:

• Chicory (para carência excessiva; medo de não

ser amado)

• Red Chestnut (para desapegar de ente querido) • Walnut (para se adaptar bem a mudança)

• Larch (para aumentar a auto-estima)

O animal se equilibrou? Ótimo. Mas e o dono, como ficou?

(10)

Sentiu-se culpado, rejeitado, mal-amado? Enfim, não gostou da mudança, já que estimulava, mesmo in-conscientemente, esse comportamento de dependência, pois era gostoso o carinho que recebia, embora de forma desequilibrada e nada sadia para o animal? Nesse caso, o proprietário também deve ser tratado com floral no mesmo período que o animal.

Floral para o dono:

• Red Chestnut (para se desprender do ente

querido)

• Walnut (adaptar-se a situação nova)

• Chicory (para trazer o amor em equilíbrio;

desprendimento)

• Pine (para não se sentir culpado pela mudança

necessária)

Nesse caso, alguns florais utilizados para o animal são os mesmos utilizados pelo dono, mas com algumas indicações diferentes.

Toda mudança interior gera uma mudança exte-rior e, com isso, podemos ter a certeza de que o animal modificado com o floral, agora equilibrado, provocará mudanças naqueles que com ele convivem. Portanto, todos apresentarão mudanças, às vezes de forma negativa, mas com o floral correto poderão se equilibrar.

(11)

Na maioria das vezes, como já dissemos, o floral que serve para o dono é o mesmo que serve para o animal. Segundo Leslie Kaslof (1991), “a maioria dos traços de personalidade, dos padrões de comportamento e das reações emocionais dos animais mostra notável semelhança com os padrões nos seres humanos...”.

3. Se eu mesmo quiser manipular o floral, posso? Como devo fazer a diluição?

Claro que sim. Além do frasco de “tintura-mãe” ou “estoque”, você precisará de frasco esterilizado, conhaque e água mineral. Para animais, a diluição é de dez por cento de conhaque em 30 ml de água mineral, com quatro gostas se for uma única essência. No entanto, se quiser colocar mais de uma essência, acrescente duas gotas em cada uma delas.

4. Qual a dose que devo dar para meu ani-malzinho?

 A dose recomendada para os cães é a mesma para os seres humanos: quatro gotas, quatro vezes ao dia, na boca.

Nos animais também podemos colocar dez gotas na água mineral, mas temos de ter a certeza de que este ingeriu toda a água ao longo do dia.

(12)

cão- Ao contrário dos seres humanos, os animais reagem muito mais rápido às essências, pois em sua maioria não possuem os bloqueios emocionais que os seres humanos possuem.

Em alguns casos, o animal já apresenta mudanças nas primeiras doses; em outros, as mudanças são gradativas.

 À medida que o animal reage bem ao floral, podemos ir diminuindo até que não apresente mais mudança. Se, porém, este apresentar uma recaída, deverá voltar a tomar a essência por mais tempo. Em alguns tratamentos utilizamos os florais por meses até que o animal apresente equilíbrio. Na utilização do floral, observamos que, se não ocorrer melhora nos 20 primeiros dias, devemos reava-liar a situação, fazer uma nova análise e provavelmente modificar as essências.

6. Só existe floral em gotas (oral)?

Existem outras formas de utilização: podemos usar a essência em creme, spray e em banhos. Além da

cavidade oral, podemos passar em locais nos quais existe pulsação.

7. Posso comprar o floral sem receita médica?

Sim, os florais são vendidos em farmácias de mani-pulação sem necessidade de receitas, pois são inofensivos e não possuem nenhum efeito colateral.

(13)

8. Mas o que pode acontecer se for utilizado o floral errado?

Não se preocupe. Se o floral foi escolhido errado, a única coisa que ocorrerá é que não fará efeito.

9. Meu cãozinho pode tomar o meu floral?

 Ainda que as essências sejam as mesmas, há dife-rença na sua manipulação. O floral para animais deve ser  manipulado com água mineral e dez por cento de conhaque.  A dose recomendada para os cães é a mesma para os seres

humanos: quatro gotas, quatro vezes ao dia, na boca.

10. Mas os benefícios dos florais são compro- vados cientificamente?

 Ao contrário das medicações homeopáticas que têm sido amplamente estudadas, as essências florais são submetidas a poucas experiências clínicas controladas e publicadas. No entanto, há relatos de resultados “excep-cionais” com o uso dos florais no controle de dores e de estresse em hospitais com seres humanos. Em países desenvolvidos, o uso das essências florais tem sido cada  vez mais difundido e utilizado por médicos, veterinários,

terapeutas e especialistas em comportamento animal.

(14)

mani-O recomendado pelo doutor Bach é de, no máximo, seis essências.

12. Posso dar o floral para o meu cãozinho mais que quatro vezes ao dia?

Pode sim. No início é normal e espera-se que isso ocorra.

13. Como devo armazenar o meu frasco de floral?

Esse cuidado é muito importante. O floral não deve ser armazenado em locais próximos a campos eletro-magnéticos como TV, microondas, aparelhos celulares e tomadas. A exposição ao calor e à luz solar também deve ser evitada. Após cada utilização do floral, este deverá ser  bem fechado. Tomar muito cuidado para não contaminar  o conta-gotas ao manuseá-lo.

FloRaiS de Bach SÃo divididoS em Sete gRuPoS, de acoRdo com aS

caRacteRíSticaS comunS

1. Grupo do medo: inclui os medos de coisas

de-finidas ou não e os que superam os limites da normalidade. “Pânicos”, de perder o controle das emoções ou dos atos, de que algo aconteça ou de perder alguém que se ama.

(15)

Florais:

• Mimulus (medo de coisas definidas) • Rock Rose (pânico)

• Aspen (medo de algo que não se define) • Cherry Plum (medo de perder o controle)

• Red Chestnut (preocupação excessiva com alguém

amado)

2. Grupo da incerteza e da insegurança:

para os que estão se sentindo inseguros e que ficam desa-nimados, sem esperança, em determinadas situações. Pode ser por não confiarem na sua capacidade de decisão ou não ter segurança daquilo que já decidiu. Também usado como fonte de energia para enfrentarmos o dia-a-dia.

Florais:

• Cerato (falta de segurança e confiança em si

mesmo)

• Scleranthus (incerteza e desequilíbrio)

• Gentian (desânimo diante das dificuldades) • Gorse (falta de esperança)

• Hornbean (preguiça, falta de energia)

• Wild Oat (para decidir o caminho a ser seguido) 3. Grupo da falta de interesse no presente:

(16)

 vivem, com a cabeça no passado ou no futuro. Dificuldade de aprender, até mesmo alheio ao mundo que o rodeia. Muitos sofrem tristezas sem motivos determinados, fican-do distantes e alheios à vida, sem energia. Pensamentos que não deixam relaxar e viver o momento.

Florais:

• Clematis (para os que andam com cabeça nas

nuvens)

• Honeysuckle (para os ligados ao passado ou aos

que se foram)

• Wild Rose (depressão, resignação)

• Mustard (depressão, tristeza profunda sem

ex-plicação)

• Chestnut Bud (dificuldade de aprendizado) • White Chestnut (pensamentos fixos)

• Olive (falta de energia vital)

4. Grupo da solidão: algumas pessoas preferem

estar e ficar sozinhas e não compartilhar a vida. Uns por não respeitar o tempo do outro, preferindo fazer por si e mais rápido. Outros acabam sendo isolados por serem muito in- vasivos e inconvenientes, não respeitando o limite do outro.

Florais:

(17)

• Impatiens (impaciência)

• Heather (necessita que o outro fique escutando-o) 5. Grupo da hipersensibilidade a influências e opiniões externas: para pessoas que, por sofrerem

influências do outro, até alteram seu comportamento, sendo falsas consigo mesmas. Quando não temos forças para mostrar o que queremos e agimos de forma submissa. Quando a atitude dos outros nos incomodam, podemos gerar raiva dentro de nós.

Florais:

• Agrimony (finge estar feliz, porém, está triste) • Centaury (para quem é submisso)

• Walnut (influência externa do passado e presente) • Holly (para quem tem raiva)

6. Grupo do desalento e desespero: pode

ocorrer pela falta de autoconfiança, levando a perder oportu-nidades na vida. Quando nos achamos culpados por nossas atitudes ou ressentidos por atitudes dos outros. Para situa-ções de sobrecarga de trabalho. Quando não nos aceitamos como somos ou nos sentimos como se estivéssemos sujos, contaminados. Também quando nossa alma traumatizada e ferida busca (e não encontra) consolo. Em casos de tristeza profunda em que não vemos saídas para as dores.

(18)

Florais:

• Larch (falta de confiança) • Pine (culpa)

• Elm (sobrecarregado de obrigações) • Sweet Chestnut (sofrimento profundo) • Star of Bethlehem (trauma)

• Willow (autopiedade, ressentimento) • Oak (cansaço crônico)

• Crab Apple (fraca imagem de si, não se aceita) 7. Grupo do cuidado excessivo com os outros:

algumas pessoas interferem em nossas vidas: possessivas, nos oferecem algo e depois o cobram em nome do amor. Outras querem conduzir o próximo tentando convencê-lo de suas verdades. Há as que consideram os outros incapazes, sem inteligência e ficam intolerantes com suas atitudes. Há também as que se impõem regras privando-se até mesmo dos prazeres da vida, buscando sempre ser o exemplo.

Florais:

• Chicory (possessivo)

• Vervain (quer convencer de suas verdades) • Vine (dominador e inflexível) (...)

Seu exemPlaR o eStá aguaRdando na livRaRia maiS PRóxima.

(19)

caRacteRíSticaS técnicaS:

• Formato: 14x21cm • Miolo: 160 páginas

neSte livRo,

eSclaRecimentoS SoBRe:

• O que são os Florais de Bach; • Preparação dos florais;

• Florais para seres humanos e animais; • Natureza dos animais;

• Prescrição de florais para animais; • As 38 essências florais;

• Os sete grupos de florais;

• A escolha de um cão de estimação; • Responsabilidades do dono do animal; • Avaliação das raças de cães;

• Como disciplinar o animal; • Comportamento do animal;

(20)

 Alguma coisa está errada com seu cãozinho? Seja qual for a raça, ele está sujeito a atravessar fases de agressivi-dade, carência afetiva, ciúme, insubmissão, depressão, inapetência... Estes são apenas alguns dos sintomas nos quais, segundo a médica veterinária Jackline Pinto, se faz necessário ajudá-lo de pronto para recuperar o bem-estar. Especializada na aplicação dos Florais de Bach – para os quais não existem contra-indicações e até podem ser preparados em casa –, ensina a utilizá-los de acordo com as reações do animal. Prático e eficiente, é um manual de grande utilidade que ajuda a tratar  da saúde daquele a quem devemos tantas alegrias... Mas nem tudo são flores: os cães também sofrem o impacto das emoções. Ajude-os, com os Florais de Bach, a recuperar a saúde e a alegria de viver!

Referências

Documentos relacionados

Os vírus não são formados por células, não respiram nem se alimentam como os outros seres.. INGEBORG ASBACH / ARQUIVO

leprae através do consumo da carne de tatu, principalmente, nos hansenianos sem história de contatos com outros pacientes portadores de hanseníase antes do seu

A autora constata em seu trabalho não só o rejuvenescimento da fecundidade (“que destaca o aumento da participação relativa da taxa específica de fecundidade do grupo de mulheres

registrado possuir digito verificador válido e titularidade correta. b) Ausência de multiplicidade na base nacional do Cadastro Único e todos os números de CPF

Nos hospedeiros resistentes a lesão de fixação é mais intensa do que nos hospedeiros receptivos, e se traduz, principalmente, por edema na epiderme e derme no local de fixação,

tocam, relativamente, aproximadamente as leis universais da natureza em movimento e desenvolvimento perpétuos (LÊNIN, 1973, p. Assim, corretamente, para Lênin, o

No Cap´ıtulo 3 ´e abordado o projeto de dois controladores robustos baseados no modelo dinˆ amico usando t´ecnicas de controle H ∞ para RMRs e quatro controladores robustos

Suponha que voc ˆe sabe que a vari ´avel aleat ´oria cont´ınua X com distribuic¸ ˜ao normal e n ˜ao conhecemos o desvio padr ˜ao σ.. Estimac¸ ˜ao intervalar para σ2