• Nenhum resultado encontrado

Avaliação Relatório. Evento: Prova Vinhos de Portugal Luanda DATA: 28 de junho 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação Relatório. Evento: Prova Vinhos de Portugal Luanda DATA: 28 de junho 2018"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Avaliação

Relatório

Evento de mercado

Evento: Prova Vinhos de Portugal

Luanda

DATA: 28 de junho 2018

SUMÁRIO EXECUTIVO DO EVENTO

GESTÃO DO PROJECTO

Agência: Reserva Especial, Lda

Gestor de Projeto da Agência: Luís Lopes

Equipa Específica da Agência: Luís Lopes e Hernâni Almeida

Gestor de Projeto da ViniPortugal: Andrea Guimarães

BREVE DESCRIÇÃO

Breve descrição e objetivos do evento:

 Fortalecer a marca VdP junto do consumidor alvo

 Reforçar o engagement dos Vinhos de Portugal junto do consumidor final Local: Luanda, Angola

Espaço: HCTA – Hotel de Convenções de Talatona

Público-alvo: Profissionais e Cliente Final

ESTATÍSTICAS – CHAVE

Número de Agentes Económicos Presentes: 41 agentes económicos Número de referências presentes: 340 vinhos

Número de stands/ mesas: 34 mesas / 2 indivíduos por mesa (60 indivíduos) Entradas: 950 (profissionais e consumidores finais)

Imprensa: 7 meios de imprensa com presença directa

 (ZAP News – Fernando João e Eugenio Garnacho

 Jornal Mercado/ Revista Rumo - Edjail Santos + fotógrafo Njoi Fontes  Nova Gazeta

 Economia e Mercado – Sebastião Vemba  Notícias de Angola – Hamilton Alberto  Palanca TV - Alegria Bastos + mulher  TV Record Digital

(2)

O EVENTO

Realizou-se no dia 28 de junho de 2018, no HCTA, a Grande Prova dos Vinhos de Portugal de Luanda, Angola. Este evento foi concebido e implementado considerando os públicos-alvo prioritários (profissionais, consumidor final comunicação social), de acordo com o plano de marketing VDP Angola anualmente conceptualizado para o mercado de Angola. Pelo 2º ano consecutivo realizou-se no HCTA – Talatona, um espaço de referência na capital angolana.

O evento foi, uma vez mais, pensado e implementado de acordo com os objetivos definidos, adaptando-os à realidade do mercado que deve ser analisada à luz das suas especificidades, nomeadamente, o posicionamento dos Vinhos de Portugal; o perfil do consumidor local; a preferência pelos vinhos portugueses, mas também, da velocidade das mudanças dos próprios contextos nacionais. No total a prova foi constituída por 34 mesas, 41 agentes económicos, presentes ou representados pelo seu importador, com aproximadamente 340 vinhos em prova.

O HCTA (Hotel de Convenções de Luanda), localizado na zona nova de Luanda engloba um conjunto de espaços que prestam diferentes serviços. É uma marca reconhecida em Luanda associada a alguns dos principais eventos com maior notoriedade realizados na cidade, nomeadamente, os de vinhos.

Público-alvo:

 Profissionais  Consumidor final  Meios de comunicação Zonamento do evento:

(3)

2. Zona social: constituída por um espaço paralelo à área da prova, que inclui uma zona de exterior, e é considerada a zona de animação e interação social

(4)

3. Zona de prova: espaço ao ar livre que acolheu as 34 mesas onde era possível conhecer melhor os produtores e as referências em prova

(5)
(6)
(7)

5. Zona de Exterior:

Horários do evento:

 Horário o evento: 17.00h às 22.00h

Com início às 17h00 e encerramento às 22h00, durante todo o evento, às mesas de prova, foi disponibilizado gelo, água, copos, frapés de gelo, caixas de gelo, champanheiras, guardanapos e o catering “corta gosto” para os convidados, servido entre as 19h00 e as 21h00. Como apoio ao expositor existia uma equipa de apoio logístico sempre disponível para recolha e reposição de materiais. Por cada mesa estava disponível 1 RH de apoio para reposição de materiais. Paralelamente existiu durante todo o evento uma equipa de limpeza sempre disponível para manutenção dos espaços.

Para este evento foram alugadas as 4 salas Talatona + Foyer + Jardins Mussulo, estes espaços estiveram disponíveis para os vinhos de Portugal nos dias 27 e 28 de junho (montagem e realização do evento).

Durante o evento foi servido um catering (Finger Food) de mistura de sabores nacionais, houve durante todo o evento animação com um DJ e foi contratada 1 equipa de protocolo para a recepção/credenciação dos convidados e 1 equipa de segurança que assegurou o bom decorrer da acção.

As montagens do evento tiverem o seguinte faseamento: Dia 22 de junho:

 Recepção e armazenamento dos vinhos transportados de Lisboa/Luanda - HCTA Dia 27 e 28 de junho:

(8)

 Montagem das mesas com todos os materiais necessários, com distribuição dos vinhos  Montagem da zona de acolhimento

 Para o evento de Luanda foram produzidos materiais com a marca VINHOS DE PORTUGAL. Foram também colocados “caminhos de mesa” para decoração dos espaços.

Para cada produtor/importador foram disponibilizados materiais identificativos, promocionais e informativos que completaram a prova individual dos vinhos. Cada produtor/importador era identificado com um K-Line vertical.

(9)

Materiais disponibilizados:

 Credenciais expositor, imprensa e organização  Catálogo da prova

 Mapa regiões vitivinícolas

 T-shirts/Pólos Vinhos de Portugal (para funcionários do catering)  Saca-rolhas Vinhos de Portugal (para as mesas)

 Drop-stops Vinhos de Portugal (para as mesas)  Caminhos de mesa “Vinhos de Portugal”

O evento contou ainda com três momentos paralelos que contribuíram para momentos para a dinamização da prova, muito mais “Vinhos de Portugal”:

1. Interação do Luís Lopes com os convidados. Nestes momentos existia uma proximidade com o consumidor final. 2. Animação: DJ presente durante todo o evento para criar dinâmica e ambinete de descontração.

(10)

PROMOÇÃO

A promoção do evento aconteceu online e offline, RP e envio de convites físicos com o apoio dos importadores, disponibilizados a 11 de junho. Na divulgação do evento foram também envolvidos os próprios produtores/importadores a quem foram disponibilizados convites para distribuição junto dos clientes e parceiros. Ao todo foram produzidos 2.275 convites para a prova de Luanda, distribuídos por um total de 10 importadores + 2 parceiros locais de RP. Antes e depois do evento foram partilhados os respetivos Press Release pelos meios de comunicação.

Ainda no âmbito da RP, na véspera do evento, os Vinhos de Portugal marcaram presença numa rádio de Luanda (com a locutora Alda Mulaza) e num dos programas de maior audiência em Angola, o “Janela Aberta”, apresentado pelo Sérgio Rodrigues, membro do Clube Vinhos de Portugal.

Para a divulgação do evento foi produzido material de comunicação como um SAVE THE DATE que foi partilhado no Facebook dos Vinhos de Portugal Angola, enviado para os meios de comunicação, para os importadores, convidados e parceiros, podendo desta forma o evento ser partilhado e comunicado.

(11)

Para utilização das TIC foram desenvolvidas peças de comunicação específicas: banner site, Facebook, e assinaturas de e-mail que contribuíram para a divulgação do evento.

Como complemento das ações de marketing e RP a assessoria de imprensa do projeto elaborou um conjunto de Press Releases enviados, antes do evento, e pós evento.

Para o evento foram produzidos materiais de comunicação específicos para a comunicação da marca Vinhos de Portugal: 1. Convites 2. Credenciais 3. Brochuras 4. Kline verticais 5. Roll-ups 6. Photowall

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

AMPLIFICAÇÃO

Em anexo media report.

QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DO EVENTO

Em 2017, foi a primeira edição da Grande Prova Vinhos de Portugal | Luanda realizada no HCTA. Em 2018, segunda edição, o feedback foi de unânime relativamente ao grau de satisfação da Prova dos Vinhos de Portugal de Luanda. Esta satisfação reflecte o envolvimento e comprometimento dos produtores/importadores, a adesão do público em geral e a empatia e reconhecimento dos consumidores em relação à marca Vinhos de Portugal.

O ambiente vivido permite-nos afirmar que o evento foi definido como “bem sucedido”, beneficiando o contacto com os clientes, com o consumidor final e profissionais. Nesta edição, continua a ser relevante destacar algumas das condicionantes que se continuam a fazer sentir localmente:

1. Os contextos económicos e sociais vividos atualmente em Angola (cada vez mais afirmados) 2. As mudanças políticas ocorridas no último ano

3. As mudanças ao nível da distribuição e modo de consumo do vinho 4. O continuado regresso de muitos expatriados residentes em Luanda

(17)

Em conclusão, o sucesso do evento pode ser medido pelo número final de convidados, pela interação com os expositores e pela presença de profissionais do canal Horeca ou distribuição, e pela própria opinião dos produtores/distribuidores Finalmente, para uma avaliação do evento mais efetiva foi realizado um inquérito de satisfação aos expositores presentes que revela a apreciação global do evento.

PONTUAÇÃO QUANTITATIVA (1-5):

1 - 20% ABAIXO DOS OBJECTIVOS 2 - 10% ABAIXO DOS OBJECTIVOS 3 – OBJECTIVO ATINGIDOS 4 – 10% ACIMA DOS OBJECTIVOS 5 – 20% ACIMA DOS OBJECTIVOS

OBJETIVOS ATINGIDOS: 4 VALORES

PONTUAÇÃO QUALITATIVA (FRACO-BOM-EXCELENTE):

FRACO= -1 UNIDADE DE PONTUAÇÃO BOM= +0.5 UNIDADE DE PONTUAÇÃO EXCELENTE=+1 UNIDADE DE PONTUAÇÃO

AVALIAÇÃO QUALITATIVA: 1 VALOR

PONTUAÇÃO GLOBAL:

PONTUAÇÃO QUANTITATIVA + PONTUAÇÃO QUALITATIVA

TOTAL: 5 VALORES

(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o crescente desmatamento do bioma Mata Atlântica, tão rico em biodiversidade, foi alvo central deste estudo que busca apresentar e analisar, os dados disponíveis nos

Efectivamente a "agulha" e o "acídulo" nos vinhos brancos, tal como a adstringência nos tintos, conferiram a este vinho capacidades dignas do reconhecimento

Designa a Comissão Vitivinícola Regional da Beira (CVR BI) como entidade certificadora para exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos

O evento desde 2015 e, a cada ano, alguns elementos foram sendo adicionados como por exemplo, a mudança do local do Hotel InterContinental de Varsóvia para o palácio Prymasowski

Em síntese, a matéria trazia informações que demonstravam um conflito de interesses entre a atuação de Giovanni Cerri como Secretário de Saúde e

Não serão válidos para fins de participação nessa promoção: (i) notas/cupons fiscais e/ou comprovantes de compras não originais, ilegíveis, rasurados ou que tenham

Bases de dados e estratégia de busca A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicos: LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO, através da consulta pelos

Em Cabo Verde Monteiro (2009) realizou um estudo sobre o tema é A contabilidade de gestão como suporte da estratégia das empresas cabo-verdianas. Neste estudo