• Nenhum resultado encontrado

Análise da Influência da Resposta Transitória dos TPC sobre a Localização de Faltas Baseada em Componentes Fundamentais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Análise da Influência da Resposta Transitória dos TPC sobre a Localização de Faltas Baseada em Componentes Fundamentais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Resumo – Neste trabalho são apresentados filtros digitais recursivos (FDR) para reduzir o impacto da resposta transitória dos Transformadores de Potencial Capacitivos (TPC) sobre o desempenho dos sistemas elétricos. O método de obtenção dos FDR se aplica com facilidade a TPC de diferentes classes de tensão e independe das características operacionais do sistema. A validação do método é realizada através de simulações digitais em tempo real. As análises são baseadas em dados de um sistema elétrico real e no funcionamento dinâmico dos FDR através de estudos de localização de falta. Os resultados obtidos, comprovam que a presença dos FDR reduz significativamente os erros de medição causados pelos TPC quando submetidos a condições transitórias. Portanto, os FDR surgem como uma forma simples para melhorar o desempenho do sistema proteção.

Palavras-chave – Transformador de potencial capacitivo; filtros digitais recursivos; simulações em tempo real; transitórios eletromagnéticos.

I. INTRODUÇÃO

IVERSOS são os relatos de empresas do setor elétrico sobre falhas de Transformadores de Potencial Capacitivos (TPC) que levaram a saídas intempestivas de linhas de transmissão, além de queima de equipamentos auxiliares de baixa tensão e até danos irreparáveis a alguns TPC. A regulamentação do setor elétrico impõe severas penalidades por indisponibilidades não programadas de funções de transmissão, com ou sem interrupção do serviço de energia, requerendo agilidade da manutenção para recompor a função no menor tempo possível bem como medidas preventivas no sentido de reduzir os desligamentos não programados.

Os TPC são usados em sistemas que operam com tensões iguais ou superiores a 138 kV para reduzir os níveis das tensões a valores em que os equipamentos de medição, proteção e controle são designados para operar [1].

Idealmente, as tensões aplicadas aos relés deviam ser uma réplica fiel da tensão aplicada ao primário do TPC. Contudo,

C. A. Silva é aluno do curso de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (COPELE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Av. Aprígio Veloso, 882, Bodocongó, 58.429-140, Campina Grande - Paraíba - Brasil, (e-mail: celio.silva@ee.ufcg.edu.br).

D. Fernandes Jr. e W. L. A. Neves são professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, (e-mails: damasio@dee.ufcg.edu.br, waneves@dee.ufcg.edu.br).

os capacitores, indutores e elementos não-lineares do TPC fazem com que o sinal secundário não siga a tensão primária quando esta entra em colapso. Tal fenômeno se deve ao fato de que o fluxo magnético nos indutores e o campo elétrico dos capacitores não podem variar instantaneamente [2]. Dessa forma, durante uma mudança abrupta da tensão primária, a energia armazenada nos capacitores e indutores proporciona transitórios severos que possuem amplitude e duração significantes, podendo afetar o desempenho dos relés de proteção e análises de localização de faltas.

Na literatura, encontra-se disponível uma vasta gama de métodos de localização de faltas em Linhas de Transmissão (LT), dos quais se destacam: métodos baseados na teoria das ondas viajantes, métodos baseados em inteligência artificial, métodos baseados na análise de componentes de alta frequência e métodos baseados na análise de componentes de frequência fundamental.

Dentre os métodos citados, os métodos baseados na análise de componentes fundamentais ainda são os mais utilizados em campo, pois são mais simples e baratos, sendo geralmente capazes de promover localizações de faltas com boa precisão. No entanto, estas técnicas apresentam várias fontes de erro, dentre as quais se destacam: imprecisões nos parâmetros da LT; o uso da compensação série capacitiva; saturação de Transformadores de Corrente (TC); e resposta transitória dos TPC. Neste contexto, sabe-se que a busca por meios de minimizar a influência dos TPC sobre técnicas de localização de faltas tem motivado diversas pesquisas em âmbito mundial, sendo portanto, alvo dos estudos apresentados nesta pesquisa.

Neste trabalho é apresentado um método para o projeto de filtros digitais recursivos (FDR) capazes de reduzir os impactos da resposta transitória dos TPC independente de qual seja a aplicação de interesse – proteção ou medição. Os FDR foram idealizados para serem implementados em unidades de processamento, tais como relés microprocessados, com o objetivo de proporcionar menor erro de medição independente de qual seja as condições operacionais do sistema ao qual o TPC esteja instalado. Desta forma, espera-se aumentar a segurança, a seletividade e a velocidade de decisão dos dispositivos de proteção, assim como obter um dispositivos com maior aplicabilidade, tal como para monitoramento de harmônicos em sistemas elétricos de potência ou mesmo para viabilizar estudos de localização de faltas mais exatos.

Análise da Influência da Resposta Transitória

dos TPC sobre a Localização de Faltas Baseada

em Componentes Fundamentais

C. A. Silva,

Student Member

,

IEEE

, D. Fernandes Jr.,

Member

,

IEEE

, W. L. A. Neves,

Member

,

IEEE

(2)

II. PROJETOS DE FDR PARA REDUÇÃO DA RESPOSTA TRANSITÓRIA DOS TPC

O projeto de um FDR para operar em conjunto com um determinado TPC depende tanto da resposta em frequência do TPC, como do modelo matemático adotado para representá-lo. Desta forma, neste trabalho será apresentado o projeto de um FDR para operar em conjunto com um TPC de 230 kV. As etapas do projeto dos FDR para correção da tensão secundária dos TPC são basicamente quatro:

1.Medições de resposta em frequência;

2.Escolha do modelo de TPC;

3.Determinação da função de transferência do TPC; e

4.Cálculo dos coeficientes dos FDR.

A seguir estão detalhadas tais etapas.

A. Medições de Resposta em Frequência

Os valores de resposta em frequência usados como dados de entrada na rotina de cálculo dos coeficientes da função de transferência do TPC de 230 kV foram obtidos por [2]. O ensaio de resposta em frequência foi realizado com um TPC completo, desde a sua coluna capacitiva até os terminais secundários, contemplando uma faixa de frequência de 10 Hz a 10 kHz.

No ensaio realizado por [2], a tensão fornecida pelo gerador de sinal foi amplificada em até 100 vezes pelo amplificador de potência, cujo valor máximo de tensão pico a pico foi de 2 kV. Tensão aplicada entre a coluna capacitiva do TPC e um ponto referencial para a terra. A tensão no secundário foi medida através de um voltímetro digital conectado entre os terminais secundários. As curvas de resposta em frequência para o módulo e para a fase, do TPC de 230 kV ensaiado, são apresentadas na Fig. 1.

101 102 103 104

-25 -15 -5 5

Frequência (Hz)

Gan

ho (d

B)

101 102 103 104

-200 -100 0 100

Frequência (Hz)

Fase (º)

Fig. 1. Resposta em frequência de módulo e fase do TPC de 230 kV obtidas a partir de ensaio em laboratório por [1]: módulo e fase.

A partir das curvas apresentadas, observa-se que o TPC não funciona como um divisor de tensão ideal, sendo a tensão secundária uma função tanto da magnitude da tensão ao qual o seu primário está submetido, como também da frequência do sinal aplicado ao primário do equipamento. Portanto, sugere-se projetar FDR para operar em conjunto com o TPC em foco, de modo a forçar a tensão secundária ser uma réplica da tensão ao qual o primário do TPC está conectado.

B. Escolha do Modelo de TPC

O modelo de TPC adotado para obter a função de transferência do equipamento é apresentado na Fig. 2. Segundo [2], o modelo apresenta os parâmetros mais relevantes na representação do equipamento: coluna capacitiva (C1 e C2), reator de compensação (Lc, Rc e Cc),

transformador de potencial do tipo indutivo (Rp, Lp, Rm e Lm) e

circuito supressor de ferroressonância (Cf, Lf 1, Lf 2, M e Rf).

A técnica proposta para especificar os FDR para operar em conjunto com um TPC baseia-se na função de transferência do modelo do TPC. De acordo com o trabalho de [2], a relação de transformação de tensão do modelo de TPC utilizado pode ser expressa como (1). Sendo A7, …, A1, A0, B8, …, B1 e B0

funções não lineares dos elementos R, L e C do modelo de TPC. Como GTPC (s) é uma função não-linear dos coeficientes

An e Bm foi necessário fazer uso da técnica dos mínimos

quadrados não-lineares para calcular tais coeficientes.

Fig. 2. Modelo do TPC adotado para obter a função de transferência do TPC.

C. Determinação da Função de Transferência do TPC

O método de Levenberg-Marquardt foi implementado para minimizar a função objetivo dada por (2). O método descarta a necessidade do cálculo das segundas derivadas da função objetivo e é considerado robusto para a solução de problemas de mínimos quadrados não-lineares. Em (2), ωi é o i-ésimo

valor de frequência, D é o vetor paramétrico a ser determinado, yi é a resposta em frequência de referência e α

i; D) é a função de transferência do modelo de TPC.

Os parâmetros obtidos após o processo de ajuste para o TPC de 230 kV são apresentados na Tabela I. Os coeficientes dos FDR serão função dos zeros e pólos da função de transferência obtida para cada TPC em questão.

D. Cálculo dos Coeficientes dos FDR

Para obter a função de transferência de um TPC ideal, isto é, com ganho unitário em todo o espectro de frequência de interesse e o mínimo de deslocamento de fase entre a tensão primária e secundária, verifica-se que a planta do FDR e do modelo do TPC devem possuir no domínio de Laplace a relação definida por (3). Desta forma, sugere-se que a função de transferência do FDR para o TPC, GFDR (s), seja obtida

pela inversão direta da função de transferência do TPC,

(3)

 

0 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6 6 7 7 8 8 0 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6 6 7 7 B s B s B s B s B s B s B s B s B A s A s A s A s A s A s A s A s GTPC                

 

A inversão direta de GTPC (s) resulta em um filtro instável,

devido à presença uma integrador. Como solução para evitar que o filtro assuma comportamento instável, propõe-se alterar (3) para (4). Sendo, φ (s) uma função racional imprópria que ditará a dinâmica de um TPC ideal. Assim, a planta do FDR assume a forma de (5).

Substituindo (5) em (4) tem-se (6). Por consequência,

φ (s)-1 ditará a reposta em frequência e, seu correspondente no

tempo, o comportamento dinâmico e de regime da relação de transformação do TPC operando junto com o filtro. Como condição de contorto, é desejável que quando ω → ∞,

φ (s)-1→ 0. Tomando-se como base essa condição para φ (s)-1,

adotou-se (7) para a função de transferência que ditará o comportamento dinâmico do TPC.

 

   n i i i y F 1 2 ;D

D 



 

 

o FDR

TPC s G s

G . 10



 

   

o FDR

TPC s G s s

G . . 10



 

   

1

. 

G s s

s

GFDR TPC



 

   

o

TPC

TPC s G s s

G . 1. 110



 

o

s 110



 

0 1 2 2 3 0 1 2 2 1 . . . . D s D s D s C s C s C s        



Como φ (s)-1 é uma função não-linear dos elementos C 2,

C1, C0, D3, D2, D1 e D0 foi necessário fazer uso da técnica dos

mínimos quadrados não-lineares para calcular tais coeficientes. Os parâmetros obtidos após o processo de ajuste são apresentados na Tabela II.

A análise da compensação no domínio da frequência consiste de uma etapa importante no processo de filtragem, uma vez que a tensão secundária será utilizada durante o processo de estimação de fasores empregado pelos sistemas de medição, proteção e controle. A partir das condições estabelecidas para a dinâmica do TPC ideal obtém-se as respostas de módulo e fase apresentadas na Fig. 3.

A partir da figura observa-se que as características de ganho e fase de φ (s)-1 possuem comportamento aceitável, isto

é, ganho zero e deslocamento de fase mínimo no espectro de 10 Hz a 10 kHz. Desta forma, pode-se afirmar que a dinâmica estabelecida por (8) é aceitável para ditar o comportamento dinâmico para um suposto TPC ideal – independente de qual seja a classe de tensão ou fabricante. Portanto, a função de transferência do FDR para operar em conjunto com um TPC pode ser representada por (9). Sendo, zn e pn, n = 1, ..., 10 são

os zeros e pólos da função racional do filtro, respectivamente. A fim de lidar com os problemas da implementação do filtro

digital recursivo de ordem elevada, desenvolveu-se a função de transferência do filtro proposta, que é um filtro analógico de ordem elevada, através da conexão de sub-filtros com seções de segunda ordem.

Os FDR aqui propostos têm por finalidade fazer com que o conjunto TPC e FDR opere tal como um TPC ideal. Isto é, apresentado módulo unitário e o mínimo de deslocamento de fase, para qualquer que seja o sinal aplicado no primário do TPC. Na Fig. 4 são apresentadas as curvas de resposta em frequência do TPC, do FDR projetado e do conjunto TPC mais FDR, para o TPC de 230 kV em análise.

A implementação do processo de filtragem digital se deu mediante o mapeamento dos pontos do plano s para o plano z, método da transformação bilinear definida por (10), onde adotou-se Td = 50 μs, o tempo de amostragem. Desta forma, se

obteve a função de transferência do FDR para o TPC no domínio discreto, dada por (11), onde kij, com i = 1, ..., 5 e

j = 1, ..., 5 são os coeficientes das seções de segunda ordem dos FDR.

101 102 103 104

-0.04 -0.02 0 0.02 Frequência (Hz) Ganh o (d B)

101 102 103 104

-1 0 1 2 3 Frequência (Hz) Fase ( °) 

Fig. 3. Resposta em frequência de módulo e fase da função φ (s)-1.

101 102 103 104

-24 -12 0 12 24 Frequência (Hz) G anh o ( d B)

Resposta do TPC Resposta do FDR Resposta TPC + FDR

101 102 103 104

-180 -120 -60 0 60 120 180 Frequência (Hz) Fase (º)

Resposta do TPC Resposta do FDR Resposta TPC + FDR

(4)

 





































10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

. . . . . . . . .

. . . . . . . . .

p s p s p s p s p s p s p s p s p s p s

z s z s z s z s z s z s z s z s z s z s s

GFDR

          

 

TABELAI.COEFICIENTES OBTIDOS PARA A FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DO TPC DE 230 KV.

n 8 7 6 5 4 3 2 1 0

An - -2,8637E+3 3,4751E+7 2,0088E+11 5,7443E+14 4,5698E+17 1,5590E+20 2,1372E+22 3,9506E+23

Bn 1,00E+0 2,7895E+5 1,7019E+9 4,5304E12 5,6346E+15 4,0984E+18 1,3905E+21 1,8358E+23 1,7797E+25 TABELAII.COEFICIENTES DA DA FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA QUE DITA A DINÂMICA DE UM TPCIDEAL.

C2 C1 C0 D3 D2 D1 D0

2,0623 E+09 1,2203 E+08 -1,4887 E+08 1,0000 E+00 2,0623 E+09 5,1529 E+09 6,2867 E+09 TABELAIII.COEFICIENTES DOS FDRS DE SEGUNDA ORDEM DO TPC DE 230 KV.

j 1 2 3 4 5

ki1 2,636533E-04 9,917280E-01 1,011820E+00 1,013280E+00 1,003324E+00

ki2 -6,743988E-05 -1,960032E+00 -1,807344E+00 -1,967614E+00 -1,999848E+00

ki3 -1,962190E-04 9,683039E-01 8,115053E-01 9,565708E-01 9,965782E-01

ki4 -1,476995E+00 -1,960032E+00 -1,806068E+00 -1,968565E+00 -1,999875E+00

ki5 -2,476860E+00 9,600319E-01 8,246010E-01 9,688989E-01 9,998751E-01 TABELAVI.DADOS DO MODELO DO SISTEMA ELÉTRICO 230 KVADOTADO PARA REALIZAR AS SIMULAÇÕES.

Linha de Transmissão Fonte A Fonte B

L = 180 km VA = 1,02 ⁄ 0º VB = 0,98 ⁄ 10º ZL,0= 0,532 + j 1,541 Ω/km

ZA,0= 1,014 + j 18,754 Ω ZB,0= 1,127 + j 20,838 Ω YL,0 = j 2,293 µS/km

ZL,1= 0,098 + j 0,510 Ω/km

ZA,1= 0,871 + j 25,661 Ω ZB,1= 0,968 + j 28,513 Ω YL,1 = j 3,252 µS/km

1 1

1 1 2

 

  

z z T s

d     



 

  

 

 

 

 5 1

2 5 1 4

2 3 1 2 1

. . 1

. .

i i i

i i

i fdr

z k z k

z k z k k z

G



Na Tabela III são indicados os valores dos coeficientes dos filtros de segunda ordem para o TPC analisado.

A técnica neste apresentada quando comparada com as técnicas aplicadas nos trabalhos publicados em [3-8] é considerada como uma otimização do método sugerido para redução do impacto da resposta transitória dos TPC. Merecendo destacar que:

 O projeto dos FDR passou a ser independente dos parâmetros R, L e C do modelo de TPC;

 O projeto dos FDR foi generalizado, sendo único para qualquer que seja a classe de tensão do TPC, isto é, 138, 230, 500 ou 765 kV.

Baseado na simplicidade de implementação, os autores acreditam que a técnica proposta passará a ser utilizada por engenheiros e pesquisadores de forma rotineira para estudos de proteção e análises de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos de potência.

III. RESULTADOS E ANÁLISES

Para avaliar o funcionamento do FDR projetado para o TPC de 230 kV utilizou-se dados de um sistema elétrico real,

na modelagem foram utilizados dados de uma linha de transmissão de 180 km de extensão, que interliga as subestações de RECIFE II e BONGI I, cujos valores de resistência, reatância e susceptância de sequência positiva e zero são correspondentes às de uma linha real de 230 kV, conforme Fig. 5. Os dados da linha e dos equivalentes das Fontes A e B são apresentados na TABELA VI.

Fig. 5. Sistema elétrico adotado para avaliar a dinâmica do FDR proposto. Os registros de uma simulação de falta fase-terra iniciada no pico da tensão são apresentados nas figuras a seguir, na Fig. 6 são apresentadas as formas de ondas das tensões primária e secundária do TPC, na Fig. 7 são destaca-se as formas de ondas das tensões primária e secundária filtrada pelo FDR. A partir das figuras é possível identificar a redução dos erros de medição referente a presença do TPC. Os resultados obtidos no domínio do tempo indicam que os FDR podem ser utilizados para melhorar a confiabilidade, a segurança e a velocidade dos IED, pois, a tensão secundária filtrada é praticamente uma réplica da tensão primária do TPC, portanto, livre de sinais transitórios introduzidos pelos TPC.

(5)

capacitivo das linhas de transmissão e à resistência de falta. Desta forma, será avaliado o impacto da resposta transitória dos TPC sobre o método de localização de faltas baseado em componentes fundamentais através do desempenho do algoritmo de dois terminais [9].

Para facilitar a compreensão do método avaliado, adotou-se o sistema elétrico esquematizado na Fig. 8, o qual tem a mesma configuração apresentada na Fig. 5. Considerando uma falta localizada a uma distância d da Barra A, propõe-se que a localização do defeito seja estimada por (10). Sendo, Vˆ , E Vˆ , R

E

Iˆ e Iˆ são os fasores das tensões e correntes modais nas R

barras emissora (da esquerda) e receptora (da direita), respectivamente, ZC é a impedância característica da linha

definida por (11), e γ é a constante de propagação da linha calculada por (12), na qual ω é a frequência angular do sistema e r, l, g e c são a resistência série, indutância série, condutância shunt e capacitância shunt da linha, por unidade de comprimento, respectivamente. Neste método a distância de localização da falta é estimada a partir da barra emissora (da esquerda).

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

-1.2 -0.8 -0.4 0 0.4 0.8 1.2

Tempo (ms)

T

ensão

(

p

u)

Tensão Primária Tensão Secundária

Fig. 6. Registro de simulação de falta fase-terra iniciada no pico da tensão, formas de ondas da tensão primária e tensão secundária do TPC de 230 kV.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

-1.2 -0.8 -0.4 0 0.4 0.8 1.2

Tempo (ms)

Ten

são

(

pu)

Tensão Primária Tensão Filtrada

Fig. 7. Registro de simulação de falta fase-terra iniciada no pico da tensão, formas de ondas da tensão primária e tensão secundária do TPC de 230 kV.

Fig. 8. Sistema elétrico de 230 kV adotado para avaliar o estudo de localização de falta.

 

 

 

 

γ

γ

cosh ˆ

γ

senh ˆ ˆ

γ

senh ˆ

γ

cosh ˆ ˆ tanh 1

    

  

 

 

L I

Z L V

I Z

L I

Z L V

V

d C A A C B

B C B

A

(10)

c j g

l j r ZC

ω ω

 

 (11)

r jωl



g jωc

γ   (12)

Para avaliar apenas a influência dos TPC sobre o citado método de localização de faltas os TC do sistema foram modelados como ideais, evitando-se problemas de saturação ou de desvios de módulo e fase das correntes requeridas para cálculo de d usando (10).

A influência dos erros provenientes da resposta transitória dos TPC sobre a localização de faltas baseada na análise de componentes fundamentais foi avaliada por meio de simulações digitais via RTDSTM. Para viabilizar a localização

de faltas baseada em dados de dois terminais, assume-se a existência de IED (Intelligent Electronic Device) nos terminais da linha, cujos relógios se encontram perfeitamente sincronizados. A comunicação entre os IED é realizada por meio de um canal de comunicação confiável, através do qual são trocadas informações dos fasores das tensões e correntes medidos nas extremidades da linha de transmissão.

As análises foram realizadas considerando diferentes condições de faltas, com ângulos de incidência 0º tendo como referência a fase A do sistema, considerando o SIR (System Impedance Ratio) nas barras igual ao do sistema original. Foram simuladas faltas a uma distância 40% e 80% da barra emissora. Para cada caso, são calculadas as distâncias dP, dS e

dC, as quais são obtidas por meio da aplicação do método de

localização de faltas considerando as tensões primárias, secundárias e secundárias filtradas via FDR, respectivamente.

No primeiro estudo de caso foi simulada uma falta trifásica para terra localizada à 72 km (40%) da barra emissora. Na Fig. 9 apresenta-se o comportamento das variáveis que determinam a distância de localização da falta dP, dS e dC,

calculadas a partir das tensões primárias, secundárias e secundárias filtradas via FDR, respectivamente. A partir da figura apresentada, verifica-se que embora a presença dos FDR possibilitem a realização de medições mais exatas, os erros causados pelas tensões transitórias do TPC não comprometeria o funcionamento do método utilizado para localização das faltas.

(6)

0 20 40 60 80 20

40 60 80 100 120 140 160

Tempo (ms)

d

is

tância (

k

m

)

d P d

S d

C

30 40 50 60 70 80 90

65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75

Tempo (ms)

d

is

tânci

a

(

k

m

)

d P d

S d

C

Fig. 9. Simulação de falta ABCT: (a) Variáveis dP, dS e dC; (b) Detalhe.

0 15 30 45 60 75 90

20 40 60 80 100 120 140 160

Tempo (ms)

di

st

ânci

a (

k

m)

d P d

S d

C

30 40 50 60 70 80 90

130 135 140 145 150 155 160

Tempo (ms)

di

st

ânci

a (

k

m)

d P d

S d

C

Fig. 10. Simulação de falta AT: (a) Variáveis dP, dS e dC; (b) Detalhe.

IV. CONCLUSÕES

A partir dos resultados apresentados verifica-se que a tensão secundária dos TPC filtrada se próxima de uma réplica da tensão primária, fazendo com que os cálculos dos fasores das tensões seja cada vez menos afetados pelos erros de medições causados pela resposta transitória dos TPC. Portanto, o desempenho dos FDR projetados para operar em conjunto com o TPC, tem se mostrado eficaz na redução da resposta transitória do TPC analisado.

Alguns trabalhos reportados na literatura apontam os TPC como equipamentos causadores de erros durante a localização de faltas. Os erros de medição originados pelos TPC são evidentes quando o sistema é submetido a condições de sobrecarga, curtos-circuitos e perda de sincronismo. Baseado no exposto, neste trabalho avaliou-se a influência da resposta transitória do TPC de 230 kV sobre o método de localização de faltas baseado em componentes fundamentais. A avaliação fundamentou-se em dois estudos de casos, onde diferentes condições de faltas foram simuladas, os resultados apresentados evidenciam que a presença dos FDR proporcionam redução da resposta transitória dos TPC, resultando no cálculo dos fasores das tensões mais exatos. Porém, verificou-se que o TPC analisado não compromete o funcionamento do método de localização de falta analisado.

Tal resultado não podem ser generalizados, pois para outros modelos de TPC ou considerando outros algoritmos de localização de faltas baseados na análise de componentes de alta frequência e na teoria das ondas viajantes os benefícios proporcionados pelo uso dos FDR, correção da tensão secundária de TPC, podem ser ainda mais significativos.

De modo geral, dependendo do modelo de TPC utilizado, as respostas transitórias destes equipamentos irão exercer

influência maior ou menor sobre o desempenho da proteção de distância e, consequentemente, as melhorias provenientes da filtragem dos sinais secundários dos TPC poderão ser mais ou menos significantes. Mesmo assim, diante dos resultados apresentados, verifica-se que o uso dos FDR apenas contribui para o desempenho mais eficiente do sistema de proteção de distância, utilizada nas LT.

Comparado o presente trabalho aos demais reportados na literatura merece destacar que o projeto dos FDR passou a ser independente dos parâmetros R, L e C do modelo de TPC, sendo dependente apenas da função de transferência adotada para o TPC e de dados de resposta em frequência do TPC.

V. AGRADECIMENTOS

Ao CAPES pelo suporte financeiro da pesquisa, ao DEE da UFCG pela disponibilização do laboratório.

VI. REFERÊNCIAS

[1] A. Sweetana, and R. W. Flugum, “A New Metering Accuracy Capacitive Potential Device”. IEEE Transactions on Power Apparatus and Systems, Vol. PAS-85, No. 5, pp. 499-510, May 1966.

[2] D. Fernandes Jr., “Modelo de Transformadores de Potencial Capacitivos para Estudos de Transitórios Eletromagnéticos”, Tese de Doutorado, UFCG, dezembro 2003.

[3] C. A. Silva, D. Fernandes Jr., E. P. Machado, W. L. A. Neves, “Um Filtro Digital Recursivo para a Correção da Tensão Secundária de Transformadores de Potencial Capacitivos: Uma Abordagem em Tempo Real”, Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2010, Belém - Brasil. [4] C. A. Silva, F. V. Lopes, D. Fernandes Jr., W. L. A. Neves, R. G. Bainy,

J. R. Pesente, R. B. Otto, “Método para Correção da Tensão Secundária de Transformadores de Potencial Capacitivos: Validação em Tempo Real”, Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2012, Goiânia - Brasil. [5] C. A. Silva, D. Fernandes Jr., W. L. A. Neves, “Redução do Impacto da Resposta Transitória de TPCs via Filtros Digitais Recursivos”, Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2014, Foz do Iguaçu - Brasil.

[6] C. A. Silva, D. Fernandes Jr., W. L. A. Neves, “Correction of the Secondary Voltage of Coupling Capacitor Voltage Transformers in Real Time”, International Conference on Power Systems Transients – IPST, 2011, Delft – The Netherlands.

[7] C. A. Silva, D. Fernandes Jr., W. L. A. Neves, and E. P. Machado, “Coupling Capacitor Voltage Transformer: A Device to Correct its Secondary Voltage in Real Time”. Brazilian Society for Automatics - SBA: Journal of Control, Automation and Electrical Systems, p. 339-348, 2 April 2013.

[8] F. V. Lopes, R. G. Bainy, C. A. Silva, D. Fernandes Jr., W. L. A. Neves, “Benefícios da Correção da Tensão Secundária de TPCs sobre a Localização de Faltas Baseada em Componentes Fundamentais”,

Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2014, Foz do Iguaçu - Brasil. [9] A. Johns and S. Jamali, Accurate fault location technique for power

transmission lines, Generation, Transmission and Distribution, IEE Proceedings C, vol. 137, no. 6, pp. 395–402, November 1990.

VII. BIOGRAFIAS

Célio Anésio Silva nasceu em Taguatinga-DF, em 1983. Recebeu os títulos de B.Sc., M.Sc. e D.Sc. em Engenharia Elétrica pela UFCG, Brasil, em 2008, 2010 e 2014, respectivamente. Atualmente é aluno de pós-doutorado do curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da mesma instituição.

Damásio Fernandes Júnior nasceu em Paulo Afonso-BA, em 1973. Recebeu os títulos de B.Sc. e M.Sc. em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil, em 1997 e 1999, respectivamente, e o título de D.Sc. em Engenharia Elétrica pela UFCG, em 2004. Desde 2003 é professor da UFCG.

Imagem

Fig. 2. Modelo do TPC adotado para obter a função de transferência do TPC.
Fig. 4. Resposta em frequência de módulo e fase do TPC de 230 kV,   do FDR projetado e do conjunto TPC mais FDR
TABELA II. C OEFICIENTES DA  DA  F UNÇÃO DE  T RANSFERÊNCIA QUE  D ITA A  D INÂMICA DE UM  TPC I DEAL
Fig. 8. Sistema elétrico de 230 kV adotado para avaliar o estudo de  localização de falta
+2

Referências

Documentos relacionados

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Um tratamento de câncer infantil em que os cui- dadores são acompanhados pelo serviço de psicologia, pode tornar o tratamento um processo menos ambiva- lente de se vivenciar,

MECANISMOS E INCENTIVOS FINANCEIROS AO MFS LINHAS DE FINANCIAMENTO FOMENTO FLORESTAL FUNDOS de APOIO à CONSERVAÇÃO INSTRUMENTOS LEGAIS MECANISMOS FINANCEIROS DIVERSOS E

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, produzido

O presente estudo analisou 520 casos de exposições ou intoxicações por paracetamol registradas no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC), no período