• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil / Tinerant library: a literature for children's health"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Biblioteca itinerante: uma leitura para a saúde infantil

Tinerant library: a literature for children's health

DOI:10.34117/bjdv6n8-511

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação:24/08/2020

Gabriel Cordeiro Gomes Discente do curso de Medicina

Instituição: Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil

Endereço: Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902 E-mail: cordeiro.gomes@yahoo.com.br

Félix Kaique Bernardo Borges Discente do curso de Medicina

Instituição: Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil

Endereço: Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902 E-mail: felixkaique21@hotmail.com

Ana Beatriz Tenório Ferreira de Souza Discente do curso de Medicina

Instituição: Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil

Endereço: Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902 E-mail: beatriiztenorio@gmail.com

Daniel Nazário Gonçalves Discente do curso de Medicina

Instituição: Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil

Endereço: Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902 E-mail: nazario.goncalves@gmail.com

Maria Ruth Tavares Araruna Discente do curso de Medicina

Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902

E-mail: ruthararuna77@gmail.com

Ada Maria Tavares Alves Discente do curso de Medicina

Departamento do curso de Medicina, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil Rua Capitão Pedro Rodrigues - São José, Garanhuns - PE, 55294-902

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Carolina de Albuquerque Lima

Professora Doutora do curso de Odontologia

Departamento do curso de Odontologia, Universidade de Pernambuco, Arcoverde, PE, Brasil

Rua Cícero Monteiro de Melo, s/n, São Cristóvão, Arcoverde - PE, 56503-146 E-mail: carolina.albuquerque@upe.br

RESUMO

INTRODUÇÃO: A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem (evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida OBJETIVO: Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE. MÉTODOS: Trata-se de uma intervenção realizada com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE. As ações foram divididas em 3 etapas, sendo elas: 1: visita ao campo de atuação, 2: estudo bibliográfico, 3: aplicação da intervenção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na etapa 1 foi possível fazer o reconhecimento do local da ação e qual seria o público da intervenção. A etapa dois foi fundamental para elencar os matérias que seriam utilizados para a ação, tais como: livros, fantoches, aparelhos audiovisuais e fantasias. Na etapa 3 a ação foi efetuada seguindo o cronograma. CONCLUSÃO: Foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil. Tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.

Palavras-chave: Educação Infantil, Biblioteca e Literatura. ABSTRACT

INTRODUCTION: Children's literature, when developed with the function of playfulness, interacts in the formation of the individual by itself when carrying out the transformation process within the individual, as well as acting in the function of balancing the concepts that he randomly acquires by reading the environment in which you live. effective playful interventions for health education should promote learning (evidenced by the increase in the level of knowledge) and broader aspects, such as changing behaviors and improving quality of life OBJECTIVE: To promote playful health education actions with themes centered on hygiene and healthy eating habits for preschoolers in the municipal network of Garanhuns - PE. METHODS: This is an intervention carried out with pre-school students enrolled in 1 public school in the municipal education network in Garanhuns - PE. The actions were divided into 3 stages, namely: 1: visit to the field of activity, 2: bibliographic study, 3: application of the intervention. RESULTS AND DISCUSSION: In step 1 it was possible to recognize the location of the action and who the intervention audience would be. Stage two was essential to list the materials that would be used for the action, such as: books, puppets, audiovisual devices and costumes. In step 3, the action was carried out according to the schedule. CONCLUSION: It was possible to offer a theoretical and practical basis about child health,

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761 causing students to awaken a more humanized view of children. Such experiences contribute to the training of medical professionals, including their performance in different environments, in which the vision of intersectoriality and interdisciplinarity, provided in this context of training, will be important.

Keywords: Child Education, Library and Literature. 1 INTRODUÇÃO

A literatura infantil, quando desenvolvida com a função do lúdico, interage na formação do indivíduo por si própria ao realizar o processo de transformação no interior do indivíduo, assim como age na função de equilibrar os conceitos que aleatoriamente ele vai adquirindo pela leitura do ambiente em que vive. Ela organiza conceitos, ora sugere ou discorda, apresenta culturas até então desconhecidas pelo leitor. Ou seja, a leitura é um processo de reconhecimento e compreensão de palavras e frases que se apoiam mutuamente, levando a criança a se interessar por materiais impressos, brincando, recreando-se e descobrindo significados, melhorando dessa forma sua linguagem e sua comunicação com outras pessoas (LORENZETTI; DELIZOICOV, 2001).

Portanto, trazer o livro de literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento não significa apenas entender este instrumento pedagógico como algo descontraído e desvinculado das atividades rotineiras. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista como diversão. A inserção do aspecto lúdico na alfabetização facilita a aprendizagem, o desenvolvimento social, pessoal e cultural e colabora com a boa saúde mental e física do indivíduo para a vida toda. Além disso, é através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que está inserida, a ele se integrando, se adaptando às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social (NEVES, 2013).

Freire (1993) pontua que as escolas deveriam estimular o gosto pela leitura e da escrita durante todo o tempo de sua escolarização. Que estudar não significa um fardo e ler uma obrigação, mas uma fonte de alegria e de prazer. Este esforço em buscar a significação dos estudos, deveria começar na pré-escola, intensificando-se no período da alfabetização e continuar sem jamais parar (apud, NEVES, 2013). Tendo em vista todo esse contexto torna-se de extrema importância a realização deste trabalho afim de promover encontros capazes de perpassar conhecimentos básicos à vida de uma forma lúdica, leve e simples de ser absorvida para as crianças em processo de alfabetização.

Por fim, uma intervenção é eficaz quando atinge os resultados esperados. Nesse sentido, intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde devem promover a aprendizagem

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761

(evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento) e aspectos mais abrangentes, como a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida (COSCRATO; PINA; MELLO, 2010).

2 OBJETIVO

Promover ações de educação lúdica em saúde com temas centrados em hábitos de higiene e alimentação saudável para escolares da educação infantil da rede municipal de Garanhuns – PE.

3 METODOLOGIA

3.1 ÁREA E POPULAÇÃO DO ESTUDO

Projeto desenvolvido com alunos da educação infantil matriculados em 1 escola pública da rede municipal de educação de Garanhuns – PE.

3.2 AÇÕES PROPOSTAS

As ações foram realizadas em três etapas. Na primeira etapa, os alunos extensionistas sob supervisão da orientadora realizaram visitas nas escolas da rede municipal para apresentação do projeto ao gestor da unidade educacional. Neste momento, foram coletadas informações importantes para a organização do projeto como, por exemplo, número de turmas da educação infantil, número médio de alunos por turma, faixa etária dos alunos e horário das aulas. Na segunda etapa, foram realizados estudos bibliográficos para selecionar os livros de literatura infantil que possam ser utilizados para trabalhar os temas relacionados à promoção da saúde com as crianças. Também foi realizada uma pesquisa para identificar outros materiais necessários (ex.: fantoches, fantasias, entre outros) para desenvolver as ações de forma lúdica. Por fim, na terceira etapa foram planejadas as atividades de intervenção relacionadas à promoção da saúde para os escolares.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após as visitas na escola e identificação da faixa etária dos escolares, foi realizado o levantamento bibliográfico para aquisição de livros que abordassem os temas sobre alimentação saudável e hábitos de higiene com uma linguagem compatível com a faixa etária. Os seguintes livros foram escolhidos:

Tabela 1. Lista de livros selecionados para ação em campo.

Título Autor Editora Ano

Alimentação saudável = viver bem Quixot Multimedia Todo Livro 2016

Higiene. Queremos estar limpos! Tapasi De Todo livro 2016

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Limpe olhos e ouvidos Quixot Multimedia Todo livro 2016

Riki não quer escovar os dentes Roberto Belli Todo livro 2019 Meus hábitos: Higiene e saúde Suelen Katerine A.

Santos Todo livro 2018

Sessões de estudo e seminário para discussão sobre os temas relacionados à promoção da saúde com as crianças foram realizadas. Essas sessões de estudos serviram de base teórica para a construção de atividades de intervenção (Ex.: brincadeiras educativas, shows de fantoches, leitura coletiva, rodas de interação). Os alunos extensionistas foram divididos em dois grupos para planejar as atividades que seriam realizadas na escola. O primeiro grupo ficou responsável por abordar o tema sobre alimentação saudável, enquanto o segundo grupo propôs atividades sobre hábitos de higiene pessoal (Figura 1).

A primeira atividade de intervenção realizadas com os escolares foi a roda de leitura utilizando os livros infantis escolhidos pelos grupos. O grupo 1 realizou a leitura do livro intitulado “Alimentação saudável=viver bem” (Figura 2). Este livro conta a história de um garotinho, que se chamava Davi, que adorava comer alimentos ricos em carboidratos e gorduras e não gostava de comer alimentos saudáveis como frutas e verduras. Com o passar do tempo, Davi passou a engordar, a ter dificuldade para desempenhar as suas atividades diárias, ficar cansado com facilidade e sem gostar da sua aparência. A história de Davi foi utilizada para ilustrar a importância dos alimentos saudáveis. Neste momento, os alunos utilizaram fantoches de frutas e verduras e realizaram uma atividade teatral para explicar a importância destes alimentos.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 2. (A) Leitura de paradidático voltado para alimentação saudável. (B) Apresentação dos fantoches de frutas e verduras com seus princípios e benefícios para a saúde.

O grupo 2 ficou responsável por realizar atividades sobre hábitos de higiene pessoal. Foram realizadas rodas de leituras com os livros intitulados “Dentes limpos, dentes saudáveis, Ricki não quer escovar os dentes e Higiene e Saúde”. Os livros apresentam temas como higienização das mãos, unhas, dentes e corpo. Além disso, enfatiza a importância da higienização dos alimentos e da casa. Além do, foi realizada uma apresentação para demostrar a correta escovação dos dentes utilizando uma arcada dentária e uma escova de dentes gigantes (Figura 3). Os escolares foram envolvidos em todos os momentos das intervenções. Foram estimulados a responderem as perguntas sobre os temas e participaram ativamente do momento das leituras das histórias. Ao final da atividade, houve exposição de vídeos musicais através do recurso de multimídia, promovendo uma interação interpessoal com as crianças, professores da instituição e extensionistas.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.61197-61203 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Percebe-se que a promoção da saúde escolar tem como objetivo propiciar reflexões sobre as condições de vida, no sentido de que sejam dignas e adequadas, principalmente nos processos de tomada de decisão dos alunos, para que sejam predominantemente favoráveis à qualidade de vida e à saúde; e orienta-se ao conjunto de ações e decisões coletivas da comunidade escolar favorecendo a saúde e a melhoria das condições de bem estar. A educação para saúde mostra uma atividade que propõe a reflexão crítica do indivíduo sobre as ações desenvolvidas por ele, de modo que estimulam hábitos favoráveis a saúde cotidianamente. Em consonância, tais experiências vêm contribuir para a formação do profissional médico, inclusive para sua atuação em diferentes ambientes, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação. (SISTON; VARGAS, 2007; NAKANO; GONÇALVES, 2019)

5 CONCLUSÃO

Através das atividades do presente projeto foi possível oferecer um embasamento teórico e prático acerca da saúde infantil, fazendo com que desperte nos acadêmicos um olhar mais humanizado para o público infantil e deixando claro a importância de se discutir esse assunto de uma forma lúdica para sanar com o intuito de despertar o interesse pela leitura nas crianças, além de introduzir conceitos importantes sobre alimentação saudável e hábitos de higiene.

ÓRGÃOS DE FOMENTO

Edital PIAEXT

REFERÊNCIAS

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde : uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm, v. 23, n. 2, p. 257–63, 2010. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1–17, 2001.

NEVES, T. M. A brincadeira, o jogo, o lúdico e a literatura infantil nas salas de alfabetização infantil. [s.l: s.n.].

SISTON, A. N., VARGAS, L. A. O enfermeiro na escola: práticas educativas na promoção da saúde de escolares. Revista eletrônica Enfermería Global. n.11, 1-14p. 2007.

NAKANO, M. M., GONÇALVES, M. F. C. Promoção da saúde na educação básica: um estudo com licenciandos em enfermagem. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 7, p.10480 -10491, 2019

Imagem

Figura 1. Sessão de estudos para a construção e planejamento das atividades de intervenção
Figura 2. (A) Leitura de paradidático voltado para alimentação saudável. (B)  Apresentação dos fantoches de frutas e  verduras com seus princípios e benefícios para a saúde

Referências

Documentos relacionados

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Neste trabalho foram avaliados os parâmetros de qualidade de polpa de acerola congelada, segundo o Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço