• Nenhum resultado encontrado

Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)Revista de Ciências Gerenciais Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010. LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DO FILME ‘MESTRE DOS MARES’. Fábio Pestana Ramos Centro Universitário Claretiano fabiopramos1@terra.com.br. RESUMO O objetivo do artigo é demonstrar a relevância de fatores como o desenvolvimento de lideranças e da inteligência emocional dentro das organizações pelos gestores de pessoas, utilizando como instrumental um estudo de caso baseado no filme ‘Mestre dos mares’, traçando paralelos com a vida no mar a bordo dos navios militares ingleses até o século XIX e a vivência nas empresas hoje; respondendo questões em torno de como as organizações podem encontrar e criar líderes eficazes, de quais as demandas específicas que as equipes impõe aos líderes ou por que tantos líderes são também mentores ativos; pretendendo assim possibilitar uma reflexão sobre o papel do líder nas organizações e dos gestores de pessoas no fomento ao aparecimento destas lideranças. Palavras-Chave: gestão de pessoas; liderança; inteligência emocional; Mestre dos mares.. ABSTRACT The article aims to demonstrate the relevance of factors such as leadership development and emotional intelligence in organizations by managers of people, using as an instrumental case study based on the movie “Master and Commander: the far side of the word”, drawing parallels with life at sea on board British naval vessels until the nineteenth century and experiences in business today, answering questions about how organizations can find and create effective leaders, regarding the specific demands that teams require leaders or why so many people are also mentors assets, endeavoring to allow for reflection on the role of leader in organizations and managers of people in promoting the emergence of these leaders. Keywords: people management; leadership; emotional intelligence; Master and commander. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@aesapar.com Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Artigo Original Recebido em: 09/10/2009 Avaliado em: 25/07/2011 Publicação: 15 de março de 2012. 49.

(2) 50. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. 1.. INTRODUÇÃO Definida teoricamente como um processo interpessoal, dentro de um contexto (MAXIMIANO, 2000); a liderança sempre foi considerada um dos temas mais importantes da organização de pessoas em torno de objetivos. A necessidade de liderança gerencial ocorre em todos os segmentos da sociedade, atualmente é um fator essencial para um desempenho otimizado em empresas com os mais diferentes interesses. O líder “pode influenciar no estabelecimento da motivação de diversas maneiras, de acordo com a necessidade ou tipo de pessoa componente do seu grupo, sendo que, este necessita antes de liderar os outros, ser o exemplo maior e ser capaz de se autoliderar” (FLORENTINO, 2005, p.06). Neste sentido, antes de ser considerada, a partir do final século XIX, uma área primordial da moderna administração, a liderança esteve desde os primórdios da humanidade estritamente relacionada com a arte da guerra (LODI, 2003). Antes do advento da modernização tecnológica, a qual passou a permitir batalhas à distância, derrotar o inimigo na guerra convencional exigia coordenar esforços e fazer os soldados trabalharem unidos. As tropas melhor preparadas, aquelas que conseguiam sobrepujar os adversários, não eram consideradas as mais numerosas ou treinadas mais intensamente e equipadas, mas aquelas organizadas por uma liderança adequada (RAMOS, 2010). Igualmente, nas empresas dos mais diversos segmentos, atualmente vence a concorrência nem sempre a maior empresa, com ao mais bem pagos executivos ou com o melhor produto. Só consegue aproveitar uma vantagem estratégica uma equipe articulada no âmbito de uma liderança integradora. No passado, vitórias e derrotas eram atribuídas aos generais comandantes, responsabilizados diretamente pelos resultados alcançados: cobertos de honrarias e medalhas quando bem sucedidos e executados quando perdiam uma batalha importante. Não por acaso, os portugueses, tidos no século XVI como possuidores de uma técnologia naval de ponta, detendo em suas fileiras os marinheiros mais experientes, nem por isto deixavam de ser considerados fracos militaramente (RAMOS, 2000). Ironicamete, neste período, Portugal foi motivo de piada entre ingleses, franceses e holandeses; paradoxalmente expandindo seus negocios pelo mundo.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(3) Fábio Pestana Ramos. 51. Segundo testemunhas contemporâneas dos fatos, quando atacavam, os portugueses “arrancavam logo todos contra a praia, repartidos por duas ou três bandeiras (...), mas o comando era puramente nominal (...), cada um, sem se importar nem de chefe nem de camaradas, rompia avante, guiando-se (...) pelos próprios impulsos” (LOBO, 1987, p.32-33). Meras semelhanças como o contexto empresarial não são pura coincidência, referimo-nos a um tipo de administração sem foco concentrado, que utiliza tecnologia de ponto e conta com produção otimizada, porém, não alcança seus objetivos empresariais por não contar com líderes capacitados. Justamente a ausência de uma liderança capaz de organizar e cordeanar esforços era responsável pela derrota das tropas portuguesas quando entravam em confronto com adversários que tinham lideres mais adequados a determinados contextos. Foi aliás uma atenção detida sobre o papel desempenhado pela liderança que fez dos ingleses senhores absolutos dos mares no século XIX, propiciando a construção da hegemonia no âmbito do terceiro re-ajuste sistêmico do sistema capitalista (ARRIGHI, 1996). A estruturação de uma hierárquia de comando, ocupada por homens escolhidos a dedo, com perfil adequado para liderar, fez da frota naval inglesa um elemento de pressão no cenário internacional da época (RAMOS, 2004). O estudo da dinâmica da liderança, implantada pela Inglaterra em seus navios, no século XIX, fornece valiosas lições para a gestão contemporânea de pessoas. Uma realidade retratada por Hollywood em inumeras peliculas, mas nunca com maior ênfase do que em “Mestres dos Mares: o lado mais distante do mundo” (Master and Commander: the far side of the word), produzido em 2004 pela Twentieth Century Fox, dirigido por Peter Weir e estrelando Russel Crowe no papel principal do capitão que lidera sua tripulação rumo ao sucesso durante as guerras napoleônicas. O filme aborda com maestria o papel da liderança na organização de talentos em prol de objetivos maiores, que tornam os individuos pequenos diante do destino de um grupo de trabalho, permitindo traçar paralelos com a vivência nas organizações atualmente, ilustrando a relevância da inteligência emocional. Certamente os ingleses do século XIX se quer imaginavam que um dia surgiria o conceito de inteligência emocional, contudo, obviamente exigiram de seus lideres militares caracteristicas que se encaixavam perfeitamente nos elementos que passariam a ser considerdos essenciais a um bom líder no moderna Administração de Empresas, haja vista a fidelidade histórica do filme “Mestre dos Mares” com a realidade que procura retratar. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(4) 52. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. 2.. A LIDERANÇA DO CAPITÃO JACK AUBREY E OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O titulo original do filme “Mestre dos Mares” em inglês, conduz ao ponto inicial da série de vinte livros escritos por Patrick O’Brian, entre 1970 e 1999, na qual se basearam os roteiristas para compor o enredo da pelicula. Foram incorporandos fatos narrados em momentos distintos de cada uma das obras para compor uma única e linear narrativa em Master and Commander. Remetendo ao primeiro livro da série, o qual se passa em Port Mahón, em 1800. Trata-se de uma base naval da marinha inglesa localizada em Minorca, a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares localizada a leste da Espanha e oeste da Itália. Um centro de treinamento britânico de elevada importância histórica no século XIX, mas sobretudo uma escola de lideres, destinada a formar oficiais navais capazes de gerenciar os navios da frota inglesa em alto mar e em situações adversas. Esta caracteristica peculiar da cultura britânica conduz a questão da importância das escolas de líderes contemporâneas, uma formação teorica é importante para referenciar, depois, a prática. Simultanemente, lembra que as organizações deveriam ser também centros de formação de novas liderenças, abrindo espaço para estágiarios e trainees (NOE, 1986). O capitão Jack Aubrey iniciou sua carreira neste ambiente, em data anterior ao inicio das ações do filme (1805). Em 18 de abril de 1800, Aubrey era um jovem aspirante em um porto sem navio, uma espécie de trainee, onde conhece Stephen Maturin, um médico e filósofo naturalista. Estes dois personagens principais são ainda na ocasião dois estranhos, a princípio unidos pelo gosto pela música. Aubrey toca violino e Maturin violoncelo. Um forte indicativo simbólico da relação que vai se estabelecer entre os dois. Cada um com seus talentos individuais e únicos, mas que, quando unidos, permitem uma sinfonia que pode ser escutada por todos, com espaço para aqueles que tocam outros instrumentos, desde que dispostos a tocarem a mesma música. Percebamos neste ponto a analogia do funcionamento otimizado de equipes de trabalho com grupos musicais, onde cada sujeito é responsável por instrumentos únicos, que emitem sons distintos. Somente unidos por uma lidernça que rege a sinfonia, os músicos conseguem desenvolver uma harmonia agradável aos ouvidos. A história do primeiro livro, publicado originalmente em 1970, introduz estes dois personagens e dá a Jack seu primeiro comando (uma promoção para Comandante). Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(5) Fábio Pestana Ramos. 53. em uma pequena chalupa, HMS Sophie. Stephen aceita a posição de cirurgião na embarcação, ocasião em que o leitor conhece também Pullings, Mowett, Lamb e Babbington, figuras que se tornam permanentes na série de livros. Neste meio tempo, Aubrey e Maturin tornam-se amigos e iniciam seus dialogos que serão incorporados no filme “Mestre dos Mares”, ambos terminam fornando juntos o perfil do líder perfeito, distribuindo os cinco componentes da inteligência emocional de forma equilibrada. Um termina fazendo o contraponto do outro, sendo admirados pelos marujos e oficiais subalternos por razões diferentes. Jack Aubrey é literalmente o comandante do HMS Sophie, na tradição naval um cargo mais politico e administrativo do que ligado propriamente as operações técnicas do dia-a-dia a bordo ou ao bem navegar (RAMOS, 2011a). Possuidor de uma rara detreza manual, está sempre subindo e descendo pelas vergas, indo ao topo do mastro para observar seus homens trabalhando e, em muitos casos, andando livremente entre eles, Aubrey é considerado também um mestre. Personifica o líder que o senso comum diz “encostar a barriga no balcão”. Neste último caso, é interessante notar que, na tradição marítima, o mestre é que exercia as funções técnicas ligadas a prática da marinharia, possuindo uma função de ligação entre os oficiais e os marujos, algo que Jack Aubrey dispensa em várias ocasiões. Ele desenvolve uma relação direta com seus subordinados, nem por isto deixa de inspirar respeito e manter uma certa distância (RAMOS, 2008). Sendo ao mesmo tempo Mestre e Comandante, Aubrey demonstra uma extrema capacidade de entender, controlar e modificar o estado emocional de seus homens. Faz uso contínuo do que hoje chamamos os cinco componetes da inteligência emocional. Para coordenar os esforços para conduzir um navio, o capitão precisa gerenciar homens, aequipamentos e recursos. Sem os quais a força dos ventos e correntes marítimas não deixa o navio sair do lugar. Igualmente, nas organizações, não basta perceber o mercado, oferta e procura, as oportunidades, é necessário uma liderança que coordene esforços para movimentar a empresa rumo aos seus objetivos. O capitão Jack Aubrey possui consciência desta premissa, utilizando o autoconhecimento, reconhece e compreeende estados de espirito de si mesmo e os efeitos que exercem sobre a tripulação, por isto procura transparecer uma auto-confiança inspiradora, apesar de saber avaliar as situações de forma realista. Com a ajuda do cirurgião Maturin, realiza uma auto-critica de seus atos, rindo de si mesmo e, com certa resistência, voltando atrás quando necessário.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(6) 54. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. Aubrey tem auto-controle sobre si mesmo, redireciona seus impulsos e hesitações para momentos mais propícios, deixando as dúvidas para serem repensadas durante conversas em particular com o amigo médico. Uma caracteristica raramente observada dentro das organizações contemporâneas, onde atitudes impensadas desautorizam liderança e liderados, espelhando incapacidade de manter sigilo. Nestes momentos, fica evidenciada a propensão do capitão em pensar antes de agir, sistematizando estratégias de ação que, quando colocadas em prática, não deixam de estar abertas a sugestões e mudanças, conforme a necessidade do momento. Inspirando confiança em seus liderados e mantendo a hierarquia. Acima de tudo, o capitão possui alto grau de auto-motivação, tem paixão pela vida no mar, ama o seu trabalho, independente do status de seu cargo. Agarrado nesta paixão, busca os objetivos primordiais para Inglaterra, pensando em consequencias que não afetaram diretamente seu navio, carreira ou tripulação, mas que poderiam atrapalhar os interesses ingleses de forma global. É o que, no filme, motiva Aubrey a perseguir o navio francês que rumava ao oceano Pacífico e poderia desequilibrar o poderio dos efetivos militares na região, embora suas ordens fossem apenas acompanhar os movimentos do inimigo até a costa brasileira. Mais uma lição valiosa para as organizações contemporâneas: líderes satisfeitos com os desafios a sua frente são auto-motivados. Porém, esta caracteristica, somada a paixão pelo trabalho, carece de outra, o líder precisa saber que é “parte integrante de um sistema mais amplo de interações que envolvem variáveis das mais diversas” (FLORENTINO, 2005, p.17). Ainda. pertinente. ao. componente. auto-motivação,. não. bastasse. seu. comprometimento com seu país e seus subordinados, Jack Aubrey continua sempre otimista, mesmo diante do fracasso. Quando no filme perde o primeiro combate com os franceses, pensa em uma nova maneira de confrontar novamente o navio Acheron, este último com quantidade de tripulantes e poder de fogo superior ao HMS Surprise. Para estimular os marujos a lutarem em desvantagem, o capitão Aubrey faz uso da empatia, compreende a constituição emocional dos outros, tratando as pessoas de acordo com as reações emocionais esperadas, formando e retendo talentos em um ambiente repleto de diferenças culturais, com as quais ele lida com maestria, utilizando as diferenças para unir ao invés de separar. A despeito de primar pela manutenção e respeito a hierarquia, ele utiliza a sociabilidade para administar e criar redes de relacionamento, encontrando na diversidade. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(7) Fábio Pestana Ramos. 55. pontos em comum visando cultivar afinidades, contruindo equipes de trabalho com lideranças próprias e integradas a estrutura maior que compõem a tripulação do navio. Conceitos que, apesar de empiricamente presentes na estrutura da marinha inglesa, começariam a ser desenvolvidos em teória somente na década de 1930, quando o psicometrista Robert Thorndike, mencionou a possibilidade de que as pessoas pudessem ter uma “inteligência social”, a habilidade de perceber estados internos, motivações e comportamentos de si próprio e dos outros e de agir de acordo com essa percepção (BRAD, 2002). Em 1983, a investigação foi desdobrada através da teoria das inteligências múltiplas, pensada por uma equipe da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner (ANTUNES, 2002). Os pesquisadores identificaram e descreveram originalmente sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteveram um grande impacto na educação da época. Dividiram as inteligências em: Lógico-matemática, abrangendo a capacidade de analisar problemas; Linguística, caracterizando-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita; Espacial, expressando a capacidade de compreender o mundo visual; Musical, uma habilidade que iria além de tocar e compor, demonstrando capacidade de enxergar padrões; Físico-cinestésica ou Corporal, a qual traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo; Intrapessoal, a capacidade de se conhecer; e Interpessoal, a habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Inteligências vivamente presentes na personalidade do capitão Jack Aubrey, as quais deveriam também ser desenvolvidas nas lideranças corporativas e, por sua vez, trabalhadas pelos gestores de pessoas, pensadas no momento de recrutar e reciclar o material humano disponível nas organizações. É obvio que nem sempre uma unica pessoa consegue agregar todas as inteligências em um mesmo grau de desenvolvimento, mas a junção de forças e habilidades presentes em diferentes sujeitos constitui também tarefa de um bom líder. É seu trabalho gerenciar as inteligências, inclusive para complemetar e aprimorar a sua própria. Um bom exemplo é o fato de que, embora alguns tipos de inteligência sejam comuns entre os dois personagens principais da trama do filme “Mestre dos Mares”, dois conceitos complementares aos sete originais, pensados mais recentemente, não estão no rol de talendos de Aubrey, mas apenas de seu amigo: o médico Stephen Maturin.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(8) 56. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. Justamente a inteligência Naturalista, tradução da sensibilidade expressa pelo personagem para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. Além da inteligência Existencial, a capacidade de reflexão filosófica sobre questões fundamentais da existência humana, abordando inclusive problemas metafísicos (GARDNER, 2000). O que é evidenciado em vários diálogos entre Aubrey e Maturin. A sinergia entre os dois é tão intensa que, no segundo livro da série (Post Captain), publicado em 1972, com fatos que teriam ocorrido também antes do enredo retratado no filme; quando o então Comandante Jack Aubrey da Marinha Real Britânica retorna à Inglaterra, em 1802, para tentar uma vida no campo e casar-se com a noiva Sophia Williams; o médico Stephen Maturin acompanha o amigo na tentativa de viver em terra firme. A experiência não dura muito, pois em 1803 se iniciam as guerras napoleônicas, um momento de crise retratado no terceiro livro da série (HMS Surprise), publicado em 1973, quando o já capitão Jack Aubrey recebe ordens do almirantado para assumir o comando da fragata inglesa cujas peripécias são retratadas na película “Mestres dos Mares”. Mais uma vez, Maturin acompanha o amigo, assumindo o posto de cirurgiãochefe do navio, complementando a inteligência emocional do capitão e, indiretamente, ajudando a solucionar as muitas crises vividas a bordo do HMS Surprise, fornecendo suporte a liderança de Jack Sortudo. Assim apelidado por seus homens exatamente devido a sua capacidade de superar obstáculos, aos olhos dos marujos, intransponíveis, vencidos através da coordenação adequada dos esforços dos tripulantes.. 3.. COMO AS ORGANIZAÇÕES PODEM ENCONTRAR E CRIAR LÍDERES EFICAZES? Sendo a liderança uma variável de suma importância para a obtenção dos objetivos organizacionais em todo o mundo, já que por meio da persuasão, os colaboradores podem atingir os resultados almejados e benéficos ao grupo, nada mais natural do que uma crescente preocupação com a colocação de líderes eficazes em pontos chaves dentro da hierarquia de trabalho (RAMOS, 2011b). No entanto, como demonstra a oposição entre o modelo de liderança representado pelo capitão Jack Aubrey e o aspirante Hollom, nem sempre uma formação acadêmica garante o bom desempenho do líder. No caso específico, ambos haviam. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(9) Fábio Pestana Ramos. 57. passado pela escola de formação representada pela base naval de Port Mahón. No entanto, somente o capitão Jack Aubrey podia ser considerado um líder eficaz. O que conduz a perguntar até que ponto a liderança pode ser de fato desenvolvida no ambiente meramente teórico. Nas marinhas do mundo todo, o contexto da faina maritima, tradicionalmente presente desde o século XV, ditava que não bastava possuir conhecimentos técnicos para ser um bom líder (RAMOS, 2008). Entre os ingleses, a hierarquia naval exigia um longo percurso empirico dos aspirantes até chegar ao topo da hierarquia no navio. Precisavam possuir o conhecimento acâdemico: saber observar os astros com instrumentos adequados para determinar a posição da embarcação no globo, ler e interpretar a cartografia, gerenciar aspectos burocraticos, manejar artilharia, etc. Todavia, além disto, precisavam estar familiarizados com a rotina diária a bordo, necessitavam demonstrar capacidade de interagir com a tripulação e julgar talentos para delegar poderes (RAMOS, 2004). Depois de passarem um período nos bancos escolares, em terra firme, na base de Port Mahón, os aspirantes serviam a bordo de um navio de guerra para aprenderem a arte da liderança na prática, momento em que desenvolviam competências, supervisionados pelo capitão da embarcação (REDIKER, 1987). Estes aspirantes tinham lições práticas com o capitão e eram constantemente testados. Eles procuravam se preparar para os exames para tenente, o qual era realizado a bordo do navio, em condições reais, submetidos a critérios variáveis sob parâmetros julgados pertinentes pelo capitão (RODGER, 1998). O dententor deste último cargo era então a autoridade máxima e absoluta, a quem cabia julgar o desenvolvimento do potencial de cada candidato a tenente. Devido a critérios tão elásticos, como mostra o filme “Mestre dos Mares” haviam aspirantes que permaneciam neste posto aos trinta anos de idade, como é o caso do personagem representado pelo ator Lee Ingleby (aspirante Hollom); assim como existiam tenentes com apenas quinze anos de idade, tal como o personagem de Max Benitz (tenente Peter Myles Calamy), o qual morre no final do filme liderando uma equipe de marujos na abordagem ao navio francês. Os novos lideres eram conduzidos pelos mais experientes, criados, mas, simultaneamemente, selecionados entre inumeros canditados. Cabia ao capitão identificar os aspirantes com maior potencial e promovê-los a tenente, um processo que dava continuidade a uma seleção que envolvia as provas que permitiam o ingresso na acadêmia de oficiais e os exames teóricos em Port Mahón, os quais já haviam excluido os menos aptos. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(10) 58. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. Entretanto, era a bordo do navio que ocorria o verdadeiro processo seletivo, o capitão tinha, inclusive, autonomia para promover um simples marujo ao posto de aspirante, desde que julgasse este ato justificado, encaminhando o escolhido para o centro de formação teórica da marinha inglesa, para que depois pudesse retornar novamente à embarcação e tentar galgar a posição de tenente (RODGER, 1986). Transpondo o procedimento da marinha inglesa do século XIX para as organizações hoje, o gestor de pessoas, ao selecionar candidatos com elevado potencial para compor uma equipe de trabalho, deveria ter em mente que este é apenas o primeiro passo na criação de uma nova liderança (MOTTA, 1997). Somente dentro da organização, internamente, vivenciando suas especificidades, é possivel desenvolver as potencialidades necessárias à instituição, encontrando o ponto de equlibrio necessário ao bom desempenho e eficácia da equipe de trabalho. O que exige operações em conjunto envolvendo o gestor de pessoas e as mais diversas lideranças já presentes na organização (BECKHARD, 1969). Não sendo o caso de uma liderança que tenha surgido espontaneamente no interior de um grupo de trabalho, é preciso ambientar os novos colaboradores com os antigos. É preciso instigar e possibilitar situações que permitam surgir novos elementos que demonstrem aos envolvidos a relevância da liderança assumida pelo colaborador incorporado à organização, justificando racionalmente a escolha do gestor de pessoas para otimizar determinada tarefa. O gestor de pessoas deve assumir a função desempenhada no filme pelo capitão Jack Aubrey, encaminhando sujeitos com potencial de liderança para conviver com outros que já atuam como líderes, testando e colocando a prova estes sujeitos, estimulando sua interação com subordinados para que ele próprio possa aprender com seus erros e aprimorar sua liderança empiricamente. Como lembra Chiavenato (2005, p.345), a liderança tem se tornado cada vez mais importante para organizações no contexto atual, pois “representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e à competitividade (...) sem liderança, as organizações correm o risco de vagar ao léu e sem uma direção definida nas organizações”. Neste sentido, cabe ao gestor de pessoas fazer aspirantes se tornarem tenentes, assim como, igualmente, é sua obrigação observar com a atenção os marujos, entre eles também podem existir indivíduos com potencial para tornarem-se aspirantes, galgando novas e maiores posições.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(11) Fábio Pestana Ramos. 59. Existe atualmente uma tendência, nas organizações, para aproveitar o pessoal operacional em cargos gerenciais, submetendo os colaboradores às chamadas universidades coorporativas ou custeando educação superior para aqueles que demonstrem potencial para funções administrativas (DRUCKER, 1998). Obviamente, selecionar elementos externos a organização ou promover os colaboradores antigos é uma solução em concordância com as especificidades de cada instituição e de seus respectivos setores internos, a exemplo do que acontecia a bordo de cada classe de navio pertencente à frota inglesa. As equipes exigem demandas diferentes e, portanto, também diferentes modelos de liderança. Uma questão que despertou a atenção dos países com tradição marítima como a Inglaterra, desde o século XV, e que, com propriedade, continua a preocupar os gestores de pessoas contemporaneamente.. 4.. QUAIS SÃO AS DEMANDAS ESPECÍFICAS IMPOSTAS AOS LÍDERES PELAS EQUIPES? A bordo dos navios, o bem navegar exigia uma série de operações técnicas simultaneas. Mais do que trabalho em equipe, trabalho coordenado entre equipes era necessário para conduzir uma embarcação a vela entre os século XV e XIX. Os navios de guerra ingleses, como HMS Surprise do capitão Jack Aubrey, tinham a bordo cinco estruturas hierárquicas em paralelo e interdependentes. Havia uma estrutura burocrática e de suporte que envolvia o capitão e seus principais oficiais, teoricamente gerenciando as demais estruturas, responsável pelo registro do diário de bordo e controle sobre os víveres, armas e munições; além de uma equipe médica e outra encarregada pela preparação dos alimentos (RAMOS, 2002). Um grupo técnico que governava a marcha do navio, com grumetes na base, seguidos de marujos, cabos, guardiões, contra-mestres e mestres, respectivos aprendizes, todos subordinados aos oficiais que também faziam parte do aparelho burocrático. Um outro grupo técnicos composto de calafates, carpinteiros, tanoeiros e aprendizes; encarregado da manutenção e reparo da embarcação e seus aparelhos (RAMOS, 1999). Uma equipe de bombardeiros, responsáveis pelo manuseio dos canhões, comandados por um condestável e, inclusive, responsável pela fabricação da polvora (RAMOS, 2006). E uma guarnição de soldados comandada pelo capitão Howard, lider dos artilheiros. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(12) 60. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. Cada uma destas estruturas, possuia subdivisões e caracteristicas próprias, com lideres a quem, no filme “Mestres dos Mares”, o capitão Jack Aubrey delegava poderes, exigindo um modelo de liderança que não correspondia necessariamente ao exemplo fornecido pelo personagem de Russell Crowe. O que não impedia um carpinteiro de atuar, durante uma batalha, como soldado; ou um marujo, em caso de necessidade de reparo rápido do navio, como carpinteiro; sendo supervisionados por lideres com estilos diferentes ao que estavam normalmente habituados em cada ocasião. A compexidade da estrutura hierarquica a bordo dos navios de guerra ingleses, neste sentido, lembra e remete ao organograma e fluxograma das organizações contemporâneas. Frente ao mercado competitivo, as organizações necessitam de muitas pessoas trabalhando juntas, dividindo o mesmo ambiente, em atividades distintas e níveis hierárquicos diferentes, em muitos casos transitando entre setores (BRIDGES, 1995). Justamente atuando nesse processo, a liderança termina sendo definida conforme a necessidade do grupo para conseguir atingir objetivos organizacionais, remetendo a um debate clássico em torno da conceituação de líder e gerente, para alguns autores concepções de difícil separação, já que um aspecto precisa do outro. A respeito das diferenças entre gerenciamento e liderança, existe um relacionamento próximo entre ambos os conceitos, no que se refere à atuação em organizações, e não é fácil separá-los como atividades distintas. Para ser um gerente eficaz é necessário exercitar papéis de liderança. O que significa que todo gerente precisa ser um líder, mas nem todo líder é um gerente. A liderança é apenas um dos papéis gerenciais. Para Chiavenato (2005), o executivo. moderno. precisa. demonstrar. um. balanço. e. foco. sobre. processos. organizacionais, nomeada como gerência, e uma genuína preocupação com as pessoas, portanto liderança. Pensando assim, conforme a necessidade da equipe, além do papel gerencial, caberia à liderança sondar o perfil de seus colaboradores. Sendo necessário que o líder tenha sua inteligência emocional desenvolvida para conciliar as expectativas do mercado com os objetivos organizacionais e os interesses dos colaboradores (HAMMER, 1990). Um líder eficaz é aquele que consegue se comunicar com seus subordinados, satisfazendo. suas. necessidades. particulares. e. profissionais,. estimulando,. sem. necessariamente forçar ações, influenciando o comportamento das pessoas para otimizar a produção nas organizações, administrando conflitos.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(13) Fábio Pestana Ramos. 61. Dentro deste contexto, grande parte dos líderes eficazes são formadores de valores, despertando nos colaboradores uma necessidade de aprendizagem, uma admiração pela figura do líder e sua lealdade inabalável ao compromisso ético assumido mutuamente (NASH, 2001). O que implica no estabelecimento de uma relação entre liderança e o papel desempenhado pelo individuo que exerce a função de mentor ativo dos membros da organização.. 5.. POR QUE TANTOS LÍDERES EFICAZES TAMBÉM SÃO MENTORES ATIVOS? O emblemático exemplo fornecido pelo capitão Jack Aubrey, no filme “Mestre dos Mares”, demonstra como líderes eficazes são também mentores ativos. O que significa dizer que não encaram os mais jovens como concorrentes, mas como pessoas que podem complementar o próprio desempenho, com quem podem aprender ao ensinar. Um trainee ou estagiário deveria ser visto como um possível substituto para o seu mentor. É por isto que a tentativa de definição do conceito de mentor é um objetivo frequente em trabalhos da área. A complexidade e diversidade do papel, a pluralidade de suas funções, as diferentes conotações e representações associadas são inevitavelmente apontadas e geram discussões. Alguns autores preocupam-se bastante com a definição mais precisa do termo, justificando a falta de precisão como geradora de confusões no exercício da tarefa (BRAD, 2002). Outros autores, reconhecendo e aceitando a pluralidade inerente ao papel do mentor, procuram afirmar suas diferentes funções como presentes na prática e, fundamentalmente, correlacionando-se com a satisfação do sujeito em sua atividade (RAMANAN, 2002, p.336-341). Historicamente, o termo mentor tem origem na mitologia grega e foi retirado do clássico A Odisséia de Homero. Na obra, Mentor era o sábio e fiel amigo de Ulisses, rei de Ítaca. Quando Ulisses partiu para a Guerra de Tróia, ele confiou a Mentor o seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope. Mentor foi responsável pela educação da criança, a formação de seu caráter, seus valores e sabedoria. Sua presença era particularmente importante quando decisões práticas eram necessárias em Ítaca ou quando escolhas críticas tinham de ser feitas. Foi por isto uma importante figura de transição na vida de Telêmaco durante sua jornada da infância à maturidade (HOMERO, 2009). Devido à tradição fundada por Mentor, na antiguidade, o termo passou a denotar um orientador que conduz o pupilo ao amadurecimento e sabedoria, com Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(14) 62. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. amizade, cuidando da educação, preparando o iniciante para que avance e se desenvolva dentro da carreira escolhida. O que envolvia a criação de um clima de colaboração, proteção mútua, superação de desafios e a construção de uma ética aplicada à profissão. Dentro da máxima socrática “só sei que nada sei” (quanto mais aprendo, percebo possuir apenas uma fração do conhecimento possível), o mentor assumiria uma postura de humildade, aberto a aprender com o pupilo (PLATÃO, 1994). Procurava desenvolver uma parceria ativa que ajudava o pupilo a alcançar seus objetivos tanto pessoais quanto profissionais e, assim, terminava também alcançando suas metas nas duas esferas. Dentro do contexto naval inglês, do século XIX, era exatamente esta postura que o capitão adotava. Uma tradição de formação de novos quadros dentro das estruturas hierárquicas a bordo da embarcação, presente em todo o universo marítimo, desde a construção dos navios, nos estaleiros, passando pelo pessoal de apoio em terra. Procedimento adotado e conservado nas Corporações de Oficio medievais, com segredos profissionais passados de pai para filho, depois transposta pelos portugueses para a construção de suas naus e caravelas no século XV e XVI. Um padrão de conduta adotado pelos holandeses no século XVII e pelos ingleses no século XVIII. Atualmente, aplicado ao contexto das organizações, a função de Mentoring evoluiu da distribuição desigual de poder, entre supervisores e empregados, para uma marcante presença do papel da figura paterna, terna e ao mesmo tempo rígida. Destarte, os líderes, ao incorporarem a função de mentores ativos, passaram a auxiliar os colaboradores a desempenhar bem suas funções, desenvolvendo suas carreiras; ajudando a sistematizar idéias de forma ética, expandindo relações interpessoais e a visão de mundo (MAXIMIANO, 2000). O que beneficia a organização e, a reboque, todos os colaboradores e o próprio líder mentor. Ao impulsionar a carreira de seus subordinados, o líder contribui para o crescimento da organização e, portanto, também alavanca sua própria carreira.. 6.. CONCLUSÃO Todas as pessoas pertencentes à organização enquadram-se como os tripulantes do HMS Surprise. Estão todas no mesmo barco, com seus destinos atrelados ao da embarcação: afundando o navio, naufragam junto e morrem afogadas; mas vencendo uma batalha após a outra, podem ganhar a guerra e voltar para casa repletos de riquezas e glórias, sendo recebidos em qualquer outro navio como heróis.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(15) Fábio Pestana Ramos. 63. Neste sentido, a rotina a bordo dos navios militares ingleses, conforme fornece exemplo valioso o filme “Mestres dos Mares: o lado mais distante do mundo”, deve servir de parâmetro para que os gestores de pessoas repensem posturas. O ambiente empresarial, no âmbito do mundo globalizado, precisa que líderes eficazes sejam incorporados às organizações, cabendo aos gestores de pessoas, selecionar e fomentar o aparecimento de capitães como o personagem Jack Aubrey ou seu alter-ego o médico Stephen Maturin. Somente com líderes capazes de exercitar as múltiplas inteligências emocionais, gerenciando suas tripulações organizacionais, as empresas podem inovar e tentar vencer o acirramento da concorrência na era da informação.. REFERÊNCIAS ANTUNES, Celso. Como desenvolver conteúdos explorando as Inteligências Múltiplas. Petrópolis: Vozes, 2002. ARRIGHI, Giovanni. O Longo Século XX. Tradução do inglês de Vera Ribeiro, São Paulo: Unesp, 1996. ASHLEY, Patrícia Almeida (coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. BECKHARD, Richard. Organization Development: strategies and models. Reading: AddisonWesley, 1969. BOURDIEU, Pierre. La reproduction. Elèments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1970. BRAD, J.W. The Intentional Mentor: Strategies and Guidelines for the Practice of Mentoring. Prof Psychol Res Pr. 2002. BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BRIDGES,William. Um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995. CAMP, Robert C. Benchmarking: o caminho da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1993. CHARTIER, Roger. A história cultural. Lisboa: Difel, 1990. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DRUCKER, Peter. Administração em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995. ______. Management´s new paradigms. Forbes Global Business & Finance, out. 1998. FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paulo: Atlas, 1972. FLORENTINO, Mariana Santos. A influência da motivação na dinâmica das organizações. Rio de Janeiro: Projeto “A vez do mestre” da Universidade Cândido Mendes, 2005. GARDNER, Howard et alli. Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. HAMMER, Michael. Reengineering work: don´t automate, obliterate. Harvard Business Review, jul./ago. 1990. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Introdução às lições sobre história da filosofia. Porto: Editora Porto, 1995. HOBSBAWM, Eric J. A era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(16) 64. Liderança e inteligência emocional no contexto da gestão de pessoas: um estudo de caso através do filme 'Mestre dos mares'. HOBSBAWM, Eric J. Os trabalhadores: estudos sobre a história do operariado. São Paulo: Paz e Terra, 2000. HOMERO. Ilíada e Odisséia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. LE GOFF, Jacques. Faire de L´histoire: Nouveaux Problèmes, Nouvelles Approches, Nouveaux Objets. Paris: Gallimard, 1974. LEWIN, Kurt. Field theory in social science. New York: Haper & Row, 1951. LIMONGI, Ana Cristina. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho. 1996. Tese (Doutorado) – FEA, Universidade de São Paulo, USP. LODI, João Bosco. História da Administração. São Paulo: Pioneira, 2003 KEYNES, John Maynard. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Editora Atlas, 1992. MAYO, Elton. The human problems of an industrial civilization. New York: MacMillan, 1933. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2000. MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel P. (org.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997. NASH, Laura L. Ética nas empresas: guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001. NOE, Raymond A. Trainees Attributes and Attitudes: neglected influences on training effectiveness. Academy of Management Review, v.II, n.4, p.736-749, 1986. O’ROURKE, Kevin H. Globalization and History: The Evolution of a Nineteenth-Century Atlantic Economy. Cambridge: Mit Press, 2001. PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 1994. RAMANAN, R.A. et alli. Mentoring in Medicine: Keys of Satisfaction. Am J Med, 2002. RAMOS, Fábio Pestana. A superação de obstáculos puramente técnicos nas navegações portuguesas da Carreira da Índia. Pós-História, Assis: UNESP, v.7, p.135-156, 1999. ______. A teoria técnico-funcional da educação e os estudos de Althusser. Para entender a história..., ISSN 2179-4111, Ano 2, v. maio, Série 14/05, 2011b, p.01-05. Disponível em: <http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/05/teoria-tecnico-funcional-da-educacao-e.html>. Acesso em: 10 set. 2011. ______. Eles formaram o Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. ______. No tempo das especiarias. São Paulo: Contexto, 2004. ______. Naufrágios e Obstáculos enfrentados pelas armadas da Índia Portuguesa. São Paulo: Humanitas, 2000. ______. O apogeu e declínio do ciclo das especiarias: uma análise comparativa das navegações portuguesas da Carreira da Índia e da Carreira do Brasil. 2002. Tese (Doutorado) – FFLCH, Universidade de São Paulo, São Paulo. ______. O cotidiano a bordo das naus do Brasil no século XVI e XVII: um estudo comparativo com a Carreira da Índia. Para entender a história... ISSN 2179-4111, Ano 2, v. junho, Série 13/06, 2011a, p.01-12. Disponível em: <http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2011/06/o-cotidiano-bordodas-naus-do-brasil-no.html>. Acesso em: 10 set. 2011. ______. O Império Marítimo Lusitano e o movimento de embarcações na rota do Brasil no século XVI e XVII. Humanitas, Campinas: PUC/Campinas, v.9, n.1, p.13-29, 2006. ______. Por mares nunca dantes navegados. São Paulo: Contexto, 2008. REDIKER, Marcus. Between the devil and the deep blue sea. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. RODGER, N.A.M. The safeguard of the sea: a naval history of Britain 660-1649. New York/London: W. W. Norton, 1998. ______. The wooden world: an anatomy of the Georgian navy. New York/London: W. W. Norton, 1986.. Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(17) Fábio Pestana Ramos. 65. SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. TAYLOR, Frederick W. Principles of scientific management. New York: Harper & Row, 1911. TARSO, Valter de. Gestão de empresas virtuais. 1995. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) - Tópicos Avançados de Administração Geral – FEA, Universidade de São Paulo. THOMPSON, E.P. La formacion historica de la clase obrera: Inglaterra 1780-1832. Barcelona: Laia, 1977. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito capitalista. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.. WEBSITES http://www.administradores.com.br/artigos/liderando_em_situacoes_de_crise/12977/ http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=oj9bebtvx http://br.hsmglobal.com/notas/53057-o-poder-emocional http://filmesqueensinam.wordpress.com/2009/07/14/lider-tomada-de-decisao/ http://fabiopestanaramos.blogspot.com Fábio Pestana Ramos Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de São Paulo, MBA em Gestão de Pessoas pela UNIA/Anhanguera e Doutorado em Ciências (História Social) pela USP. Já atuou como docente na PUC de Campinas, Fundação Santo André, Faculdades Associadas Campos Sales e como professor titular na Uniban. Nesta última, foi coordenador dos cursos de letras e pedagogia, fazendo parte do corpo docente do mestrado em educação. Exerceu também atividade de ensino em outras grandes universidades particulares e como pesquisador da Fapesp. Atualmente é professor na graduação e pósgraduação no Ceuclar (Centro Universitário Calretiano), Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat) e outras universidades privadas. Colabora com rádios, revistas e jornais. Tem experiência na área de Educação, História, Filosofia, Sociologia e Antropologia; com intensa atividade de pesquisa e passagens por arquivos históricos no Brasil e na Europa. Já recebeu pelos seus trabalhos uma menção honrosa da USP, o prêmio Jabuti e o prêmio Casa Grande e Senzala. Possui farto volume de publicações em revistas Acadêmicas e na mídia impressa de grande circulação; é autor, entre outros, dos livros: “Por mares nunca dantes navegados”, “No tempo das Especiarias” e “Naufrágios e Obstáculos”, amplamente citados pela imprensa e utilizados como material didático em nível superior. Desde 2010 edita a revista técnico científica on-line Para entender a história.... Revista de Ciências Gerenciais š Vol. 14, Nº. 20, Ano 2010 š p. 49-65.

(18)

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the