• Nenhum resultado encontrado

Influências dos recursos térmicos e hídricos na produção de grãos do milho e do arroz no município de Altamira PA, 1998 a 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Influências dos recursos térmicos e hídricos na produção de grãos do milho e do arroz no município de Altamira PA, 1998 a 2005"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Influências dos recursos térmicos e hídricos na produção de grãos

do milho e do arroz no município de Altamira – PA, 1998 a 2005

Maria do Carmo Felipe de Oliveira1, José Augusto de Souza Júnior2, Vânia dos Santos Franco3, Ionara Santos Siqueira4, Monik Fernandes de Albuquerque5.

1 – Universidade Federal do Pará – oliveiramaca@gmail.com, 2 – Universidade Federal de Viçosa –

jun086@gmail.com , 3 – Universidade Federal do Pará – vsanfranco@yahoo.com.br , 4 – Universidade Federal do Pará, 5 – Universidade Federal do Pará – monik-albuquerque@hotmail.com.

ABSTRACT: The city of Altamira, belongs to southwestern mesoregion of the state of Pará,

located on 03º12'00'' S, 52º12'00” W, with an area of 161445.95 km2, what it makes it the

biggest city of the world in territorial extension. The present work had as objective to study the influences of water and thermal resources in the rice and corn production in the period from 1998 to 2005, to provide subsidies to small, average and great producers and to the agencies connected to Agriculture in the State. Throughout the results, it’s possible to observe that the city of Altamira – PA has potential to become a great producer of national prominence of rice and corn cultures, since that the meteorological elements (as thermal and water factors) are not limiting factors, therefore the air temperature is favorable for the good development of the cultures and the rain is also a favorable factor, since, when sown at the end of the lass rainy season (July to December) the development of corn and rice cultures have great income. The abnormalities observed between meteorological elements versus production versus planted area versus income are in result of the increase of reduction of a planted area or delay in the distribution of seeds by the competent agencies and also the lack of incentives of the agencies that take care of Agriculture in the State, make that the production of the cultures of the rice and corn in the city of Altamira do not be greater.

Key Words: Temperature, Rain, Rice, Corn. 1. INTRODUÇÃO

O arroz e o milho são o prato básico da maioria da população brasileira e o povo paraense não é exceção. Por isso, todos os esforços, no sentido de melhorar, não só a produção, mais também a qualidade, quantidade e rendimento dos produtos produzidos no Estado, são bem aceitos e as pesquisas devem ser o ponto de partida para obtenção de bons resultados. Os elementos meteorológicos são os principais responsáveis pelas oscilações e frustrações das safras agrícolas em todo o Brasil. Inúmeras pesquisas analisaram a produção agrícola e apontaram alta correlação entre as variações, no tempo e no espaço, das safras das principais culturas com as condições meteorológicas e climáticas. Dentre estes, os recursos hídricos e térmicos são os que, com maior frequência e intensidade afetam a produção das lavouras nos efeitos do déficit ou excesso hídrico e térmico sobre o rendimento de interesse econômico de uma cultura, dependendo da sua intensidade, duração, época de ocorrência e expressão do rendimento final (CUNHA & BERGAMASHI, 1992). O objetivo deste trabalho foi estudar para entender melhor a resposta da cultura do milho e do arroz ao fator térmico e hídrico, e relacionar o rendimento de grãos com os elementos meteorológicos, no período de 1998 a 2005, no Município de Altamira-Pa, visando minimizar o impacto das adversidades climáticas na produção agrícola no município, e também dar subsídios aos agricultores do Estado, já que essas culturas têm grandes perspectivas frente à escassez de alimento que há nos países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil.

(2)

2. MATERIAIS E MÉTODOS

O Município de Altamira foi estudado e escolhido por ser o maior produtor de milho e arroz na Região Norte do Brasil. Para realizar o presente trabalho foram utilizados dados meteorológicos de temperatura do ar e precipitação pluviométrica de Altamira-PA, localizado a 3º12’00’’ de latitude sul, 52º12’00” de longitude oeste, obtido no Instituto Nacional de Meteorologia – 2º DISME – Belém, pois são itens imprescindíveis na determinação climatológica e também os mais acessíveis de informação. Os dados de produção, área plantada e rendimentos das culturas do milho e do arroz, foram obtidos junto a Secretaria Estadual de Agricultura do Pará – SAGRI – PA, ambos referentes ao período de 1998 a 2005. O balanço hídrico de Thornthwaite e Matter (1955) utilizando como capacidade de armazenamento de água no solo de 125 mm, foi utilizado para o cálculo e forneceu como variáveis derivadas a evapotranspiração potencial – ETP, a evapotranspiração real – ETR, o déficit hídrico – DEF e o excesso hídrico – EXC. A opção pelo balanço hídrico foi feito, uma vez que as variáveis derivadas definem as melhores épocas de plantio, para as culturas. O rendimento de grãos foi relacionado com variáveis como precipitação pluviométrica (PRP), temperatura do ar, excedente e deficiência hídrica, pois são as variáveis mais eficientes para indicar as variações de rendimento de grãos do milho e do arroz. Com base nos resultados foram elaborados os gráficos representativos do período estudado, para definir a melhor época de plantio e colheita da cultura do arroz e do milho, em função da variabilidade dos recursos térmicos e hídricos no município de Altamira - PA.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram realizadas as análises da distribuição média mensal e anual das temperaturas máxima, média e mínima do ar, precipitação pluviométrica e balanço hídrico versus área plantada versus produção versus rendimento do arroz e do milho para o município de Altamira – PA, para o período de 1998 a 2005.

Temperatura do Ar e Precipitação Pluviométrica:

A Figura 01 mostra o comportamento da temperatura do ar no Município de Altamira - PA, no período de 1998 a 2005, onde a temperatura média é de 26,6 ºC, sendo que a máxima temperatura média é de 27,4 ºC, nos meses de setembro, outubro e novembro, enquanto a mínima temperatura média é de 25,6 ºC, no mês de fevereiro. A temperatura média mínima é de 22,6 ºC, oscilando entre 24,0 ºC, no mês de novembro e 21,6 ºC, no mês de fevereiro. A temperatura média máxima é 32,9 ºC, com variação entre 31,2 ºC, no mês de março e 34,7 ºC nos meses de agosto e setembro. O município de Altamira estando localizada próximo à linha do Equador apresenta radiação solar incidente durante o ano todo, fazendo com que as temperaturas sejam sempre elevadas, ou seja, a temperatura apresenta uma distribuição uniforme durante o ano, portanto, adequadas para o bom desenvolvimento das culturas, contribuindo para que não haja carência térmica, possibilitando o maior rendimento agrícola às culturas.

A precipitação pluviométrica observada no período estudado em Altamira-PA mostra, na Figura 02, que o período mais chuvoso vai de janeiro a junho, onde a precipitação máxima ocorre em março, 361 mm, enquanto que o período menos chuvoso compreende de julho a dezembro, onde a precipitação mínima ocorre em agosto, com 20 mm. A variação da precipitação durante o ano no período mais chuvoso e menos chuvoso, deve-se a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – banda de nebulosidade causadora de grande quantidade de precipitação, encontrando-se entre 05 ºS e 05 ºN da linha do Equador, e a

(3)

menos chuvosa, nos demais meses do ano, são devidos aos efeitos locais de convecção. 0 50 100 150 200 250 300 350 400

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

P re c ip it a ç ã o ( m m ) Meses 20 22 24 26 28 30 32 34 36

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

T e m p e ra tu ra ° C Meses T(MIN) T (MÉDIA) T (MÁX) Precipitação

Figura 01 – Temperatura média, máxima e mínima de Altamira-PA, 1998 a 2005.

Figura 02 – Precipitação total média mensal. Altamira - PA, 1998 a 2005.

Balanço Hídrico:

A Figura 03 mostra o Balanço Hídrico para o Município de Altamira, utilizando as variáveis de PRP (Precipitação Pluviométrica), ETP (Evapotranspiração Potencial) e a ETR (Evapotranspiração Real), fazendo a relação entre estas. Observa-se que a ETP e a ETR, no período de janeiro a junho, apresentam o mesmo valor, e que a partir do mês de julho a Evapotranspiração Potencial segue apresentando pequenas variações, enquanto que a Evapotranspiração Real apresenta valores menores, aproximando-se mais da PRP. Através do balanço hídrico observa-se a reposição de água, o excedente hídrico, a deficiência e retirada de água no solo, onde a Figura 03, mostra que há excedente de água, no período de janeiro a junho, deficiência com retirada de água, de julho a novembro, e reposição de água no solo, da segunda metade de novembro até início de janeiro. O excedente de água no solo apresentou valores de 819 mm e a deficiência de água no solo foi de 381 mm para o período estudado.

0 5 0 1 0 0 1 5 0 2 0 0 2 5 0 3 0 0 3 5 0 4 0 0 J A N F E V M A R A B R M A I J U N J U L A G O (m m ) M e s e s S E T O U T N O V D E Z P R P E T P E T R E x c e d e n t e d e Á g u a R e t ir a d a d e Á g u a D e f R e p o s iç ã o d e Á g u a ic iê n c ia d e Á g u a

Figura 03 – Balanço Hídrico Segundo Thornthwaite & Mather, 1955, para Altamira- PA, 1998 a 2005.

Relação da Precipitação versus Área Plantada versus Produção do Milho e do Arroz.

As Figuras 04 e 05 mostram as relações da Precipitação x Área Plantada x Produção para as culturas do milho e do arroz em Altamira – PA, e observa-se que 1998 foi o ano com menor área plantada da cultura de milho e também com a menor produção, enquanto o ano de 2000 teve a maior área plantada e maior produção, podendo-se concluir que a precipitação

(4)

não é fator limitante na produção da cultura do milho. Na cultura do arroz, o ano que apresentou a maior produção foi 1999, ficando em torno de 16000 ton. A produção, no ano de 2003, foi a menor, com 8000 ton., ou seja, a metade da produção de 1999. A área plantada em ambos os anos (1999 e 2003), não apresentou muita variação e a precipitação não foi fator limitante na produção da cultura do arroz, enquanto que para a cultura do milho, o ano de 2000 ocorreu a maior área plantada e maior produção, e o ano de 1998 ocorreu o contrário. Na análise da distribuição da precipitação x área plantada x produção, observa-se que a precipitação não é fator limitante, visto que as culturas do arroz e do milho, quando semeado no final da época menos chuvosa, seu rendimento é ótimo, pois no estágio de desenvolvimento até o inicio do amadurecimento das vagens, é quando ocorre a maior necessidade hídrica. Da fase de germinação até a colheita, a quantidade de água no solo é suficiente para atender a necessidade hídrica das culturas, proporcionando o desenvolvimento satisfatório das mesmas. A PRP total de Altamira é de 2088 mm e média total mensal é de 174 mm, estando dentro das faixas de exigências de água para as culturas. As variações na produção observadas nas figuras são em decorrência do aumento ou diminuição da área plantada, principalmente no ano de 1998, onde houve uma diminuição da área destinada ao plantio do milho. 1000 1200 1400 1600 1800 2000 2200 2400 2600 2800 3000 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 18000 20000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 m m to n /h a ANOS

ÁREA PRODUÇÃO PRP ÁREA

1000 1200 1400 1600 1800 2000 2200 2400 2600 2800 3000 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 18000 20000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 m m to n /h a ANOS PRODUÇÃO PRP

Figura 04 – Distribuição Anual da Precipitação x Área Plantada x Produção para a Cultura do Milho em Altamira – PA, 1998 a

2005.

Figura 05- Distribuição Anual da Precipitação x Área Plantada x Produção para a Cultura do Arroz em Altamira – PA,

1998 A 2005

Relação da Temperatura do Ar versus Área Plantada versus Produção do Milho e do Arroz:

As Figuras 06 e 07 mostram a relação entre Distribuição Anual da Temperatura média do Ar x Área Plantada x Produção para as culturas do Milho e do Arroz em Altamira – PA, 1998 a 2005 e observa-se que a temperatura no ano de 1998, quando a cultura do milho, Figura 06, apresentou a menor área plantada e a menor produção, a temperatura média foi de 27,3 ºC, enquanto no ano de 2000, que apresentou a maior área plantada e maior produção, a temperatura média de Altamira foi de 26,6 ºC. Observa-se na Figura 07 que a temperatura média nos anos de1999, ano que apresentou a maior produção da cultura do arroz e 2003 menor produção, a temperatura média do ar foi de 26,8 ºC. Fazendo a comparação da temperatura nas culturas de milho e de arroz, conclui-se que as mesmas não apresentam influências, ou seja, têm ótimas perspectivas no Município de Altamira, visto que a temperatura do ar é adequada ao seu ótimo desenvolvimento e a constante térmica para Altamira que é de 2400 ºC estando dentro das faixas das necessidades térmicas das culturas, para o seu ótimo desenvolvimento.

(5)

26,2 26,4 26,6 26,8 27,0 27,2 27,4 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 18000 20000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 T e m p e ra tu ra ( ºC ) to n /h a Anos

PRODUÇÃO AREA T (MÉDIA)

26,2 26,4 26,6 26,8 27,0 27,2 27,4 0 2000 4000 6000 8000 10000 12000 14000 16000 18000 20000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 T e m p e ra tu ra ( ºC ) to n /h a Anos

PRODUÇÃO AREA T (MÉDIA)

Figura 06 – Distribuição Anual da Temperatura do Ar x Área Plantada x Produção para a Cultura do Milho em

Altamira – PA, 1998 a 2005.

Figura 07 – Distribuição Anual da Temperatura do Ar x Área Plantada x Produção para a Cultura do Arroz em

Altamira – PA, 1998 a 2005.

4. CONCLUSÕES

Através desta pesquisa, pode-se observar que o Município de Altamira – PA pode vir a ser um grande produtor de destaque nacional das culturas do milho e do Arroz, já que os elementos meteorológicos (como fatores térmicos e hídricos) não são fatores limitantes, ao contrário, são ótimos para a produção dessas culturas, uma vez que tem radiação solar incidente o ano inteiro, devido a sua posição geográfica, não ocorrendo carência térmica e a partir do final da época menos chuvosa (julho a dezembro) quando ocorre preparo do solo e plantio das culturas e obedecendo ao calendário de plantio, o rendimento, será ótimo, pois é quando as mesmas atingem seu estágio de desenvolvimento até o inicio do amadurecimento, e quando necessitam de maior quantidade hídrica, e na região ocorre a época mais chuvosa (janeiro a junho). Observa-se também, que a falta de incentivos dos órgãos que cuidam da Agricultura no Estado faz com que a produção das culturas do milho e do arroz no Município de Altamira não seja maior, já que no período estudado (1998 a 2005), observou-se que em anos com menores áreas plantadas, ocorreu a menor produção e rendimento. Estudos como este são necessários a fim de dar subsídios aos órgãos competentes e aos agricultores, já que as culturas do milho e do arroz têm grandes perspectivas frente à escassez de alimento que há nos países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTRO, E. da H. de; VIEIRA, N. R. de A.; RABELO, R. R.; SILVA, S.A. Qualidade de

grãos em arroz. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 1999. 30p.

CUNHA, G. R; BERGAMASH, H. Efeitos da disponibilidade hídrica sobre o rendimento

das culturas. Agrometeorologia aplicada à irrigação. Porto Alegre. Editora da UFRGS, p-

85 a 97, 1992.

INFELD J. A. et al. Temperatura-base e Graus – Dias durante o período vegetativo de

três grupos de cultivares de arroz irrigado. Revista Brasileira de Agrometeorologia, V.6,

n.2 p.187-(1991-1998).

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo