• Nenhum resultado encontrado

informativo - festa junina 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "informativo - festa junina 2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

MANTENEDORA DO COLÉGIO EDUARDO GOMES FUNDAÇÃO DE ROTARIANOS DE SCSUL

CONSELHO DE CURADORES Presidente: Charly Farid Cury

Superintendente: Vanderlei Antonio M. dos Santos Tesoureiro: Luiz Emiliani

Secretário: Irineu Luiz Vencigueri Titulares

José Aurélio Martins Mauro Souza Moraes Célio Brait Rodrigues Marcos Luiz Zanardo Mario Gasparini Mozavi Aparecida Ribeiro

Patrícia Ishi Valderez Gonçalez Rubinho CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: Amâncio da Cruz dos Santos

Vice-Presidente: Daniel Ascari Costa Secretário: Neves Celeste Suhadolnik

Titulares José Luiz Cabrino

Mauro Russo Reinaldo Jorge Sumar Nabarrete

José Augusto Silva Wagner Colombo CONSELHO FISCAL Presidente: Sandra Scarpin Lu

Titulares Marcos Antônio Viola

Luiz Antônio Riera José Luiz Teixeira Machado Direção Geral

Janice Ap. Guizelini Direção Pedagógica Filomena M. Fieri Direção de Esporte e Cultura Renata Trevelin Vice-Direção Pedagógica Maria da Penha T. Rodrigues Diagramação/Design Gráfico Camila Bottecchia

Redação e Fotografia Rafael Teodoro Paulo

Estagiários

- Ana Caroline G. Maroto - Guilherme M. Dogo - Tábatha Madeira Revisão de Texto Maria Alice Banin

(3)

- Horário da festa: das 10h às 21h.

- Lembramos que é necessário convite para o

acesso à festa. Deve ser adquirido na Recepção do Colégio.

Atenção: convites extraviados não serão

repos-tos em hipótese nenhuma. Por isso, não se

es-queçam de trazer o convite para a entrada na festa.

- Programem-se para estar no Colégio no horá-rio solicitado pela professora (alunos que dan-çarão), pois o cronograma das danças será cum-prido.

- Ao final das danças, as crianças serão encami-nhadas ao local estabelecido pelas professoras, onde se encontrarão com os pais. Fiquem aten-tos(as).

- O horário de revezamento dos alunos nas bar-racas deverá ser respeitado, considerando a escala organizada e divulgada aos alunos pelos professores.

- Nesse dia, os estacionamentos Playball (Rua Conceição, 100) e Goofy (Rua Conceição, 597) estarão funcionando das 10h às 22h. O Colégio não se responsabilizará pelo custo das estadias. - Senhores pais, as fichas são aceitas em qual-quer barraca. Ao comprá-las, solicite valores e não itens (bebida, churrasco, doce, brincadei-ras).

- Não serão aceitos cartões de débito/crédito. - As sobras de fichas (cartelas não utilizadas) poderão ser trocadas no dia das festa, em qual-quer caixa, antes de seu fechamento.

- No Departamento Médico e de Fisioterapia, lo-calizado ao lado do Espaço Multimeios, ocorrerá o atendimento de primeiros socorros.

- O Fraldário funcionará no vestiário feminino - BLOCO 5.

Orientações Importantes

para o dia da festa Junina

(4)

Chegou o dia do tradicional Arraial do Dudu Gomes, com todas as atrações que pais, responsáveis e alunos já conhecem e apreciam.

Comidas e bebidas variadas, danças dos alunos, apresentações na piscina, divertidas brincadeiras distribuídas em lindas barracas e a tão esperada casa dos monstros estão prontas para alegrar os visitantes, nesta data tão especial.

Todo ano, o EG busca novos temas para a festividade e, em 2015, resolveu buscar o real significado das festas juninas. Sejam bem-vindos ao Arraial do

Dudu Gomes e as Tradições Juninas!

As Festas Juninas e o Brasil

A festa teve origem em países católicos da Europa, durante a Idade Média, e surgiu como forma de celebração aos chamados Santos Populares: Santo An-tônio, São João e São Pedro.

Populares entre os países em que o catolicismo é a religião preponderante, como França, Itália, Suécia, Noruega, Espanha e Ucrânia, as festas juninas fo-ram trazidas para o Brasil pelos portugueses, durante o período colonial.

Muitos dos costumes presentes em nosso modelo de celebração surgiram da grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, veio a dança marcada, característica das danças nobres

(5)

e que, no Brasil, influenciou as típicas quadrilhas. Já a tra-dição de soltar fogos de arti-fício veio da China, onde te-ria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos povos indígenas e aos costumes afro-brasileiros, nas diversas regiões do país, desenvolven-do características particulares em cada uma delas.

“Quadrille”, forma de dança coletiva executada

sempre por quatro casais, que é também a origem da nossa “quadrilha caipira”

Comidas Típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces e sal-gados, relacionados às festi-vidades, são feitos com esse ingrediente.

Pamonha, cural, milho co-zido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são apenas alguns exemplos. Também fazem parte do cardápio des-sa época arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, vinho quente, bata-ta doce e muito mais.

(6)

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a fa-mosa dança de quadrilha. Os balões também compõem esse cenário, embora sejam cada vez mais raros, em função das leis que proíbem essa prática, de-vido aos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Esses grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores dei-xam, nas janelas e portas, uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degusta-das pelos festeiros.

Já na região Sudeste, é tradi-cional a realização de quermes-ses.

Essas festas populares são

realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente, ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias realizadas, em seu dia, por mulheres solteiras que querem se casar.

A fogueira de São João é um dos grandes

sím-bolos das festas juninas. De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. A fogueira do dia de Midsummer (25 de junho) tornou-se, pouco a pouco, na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.

Uma lenda católica afirma que o antigo costu-me de acender fogueiras no cocostu-meço do verão eu-ropeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e, assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

Os balões e os fogos de artifício são tadições trazidas pelos portugueses. Em Portu-gal, soltavam-se 5 balões para anunciar o início da festa de São João.

(7)

Aproveite a festa

Após a explicação de alguns costumes e influências dessa celebração maravilhosa, o Colégio Eduardo Gomes deseja que o leitor possa aproveitar ao máximo esse evento marcante, que possa aprender ainda mais durante as celebrações, que se divirta ao máximo com nossas atrações e que se deli-cie com as comidas e bebidas que prepara-mos. Tenha uma excelente estada em nosso arraial!

O Maior São João do Mundo é um evento anual realizado pela prefeitura de Campina

Grande, no estado da Paraíba (Brasil), durante o mês de junho. Na cultura do Nordeste brasi-leiro, é típico comemorar o dia de São João com espetáculos, danças e quadrilhas. A 1ª edição da festa foi realiza em 1983, com duração de 31 dias.

(8)

Horários das apresentações das danças

Horário Turma(s) Professora

11h Maternal Ana Paula/Reinaldo

11h20min Nível I A e B Ana Paula/Reinaldo e Leandro

11h40min 1º ano A Carla

12h 2º A e B Carla

12h20min Nível II A Ana Paula/Agberto

12h40min 3º ano A e B Carla

13h 4º ano A e B Carla

13h15min Nível II B Ana Paula/Leandro

13h30min 5º ano A, B e C Alberto

13h45min 1º ano B Carla

14h Nível II C Ana Paula/Leandro

14h15min 1º ano E Ana Paula

14h30min 2º ano C e F Ana Paula/Leandro

14h45min 3º ano C Carla

15h 1º ano C Ana Paula

15h15min 3º ano D e E Carla

15h30min 4º ano C, D e E Carla/Agberto

16h 1º ano D Ana Paula

16h30min 3º ano F Ana Paula

16h45min 2º D e E Ana Paula/Carla

17h 1º ano F Ana Paula

17h30min 5º D e E Alberto

18h Quadrilha na piscina

19h Divulgação das premiações 19h15min Quadrilha – 9º ano do Ensino Fundamental 19h30min Quadrilha – 3ª série do Ensino Médio

(9)

Danças

A CONCENTRAÇÃO

(sempre 15 min antes)

e a DISPERSÃO das danças

ocorrerão na área do tênis

de mesa (lateral da

quadra poliesportiva),

em frente ao fraldário.

(10)

Localização das barracas e caixas

10 9 8

11

12

7

6

5

4

3

13

15

14

1

2

01 - Salgados e Bebidas 02 - Doces 03 - Pesca 04 - Argola 05 - Canaleta 06 - Tomba-lata 07 - Dardo 08 - Caixa surpresa 09 - Palhaço 10 - Frango na panela 11 - Bebidas 12 - Churrasco 13 - Bingo 14 - Casa do monstros 15 - Área de alimentação

(11)

Em todo verão, a dengue (re)aparece. Em alguns, com mais força; em outros, mais localiza-da. Neste verão de 2015, devido à crise hídrica que a Região Sudeste enfrenta, os casos de den-gue estão mais intensos e preocupam muita gente que tenta acumular água para economizar, ou para se prevenir de uma pane no sistema de abastecimento.

Desde dezembro do ano passado até o mês de março, 100 mil casos foram registrados em todo o estado de São Paulo. Um aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2014. As cidades mais atingidas, não por coincidência, são as cidades do interior, como Estrela D’ Oeste e Trabiju, que juntas contabilizam 17 mil casos, já que são as mais afetadas pela crise hídrica. No Sudeste, foram registrados mais de 22 mil casos; a segunda região mais contaminada é a Centro-Oeste, com pouco mais de 8 mil, e o local menos afetado é o Sul, com dois mil casos.

Os sintomas da dengue são conhecidos, mas é importante salientar que, ao constatar febre alta e dores fortes no corpo, o mais aconselhado é ir ao posto médico mais próximo, o mais rápido possível.

A dengue não tem cura, a melhor forma de combatê-la é o cuidado dentro de casa, que impede a reprodução do mosquito transmissor.

A situação foi agravada na região do ABC e em outras cidades de São Paulo, devido à greve dos coletores de lixo, em março, que reivindicavam melhores salários. O lixo é um meio para a proliferação da doença. Segundo o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypit, 48% dos focos do mosquito estão no lixo.

Como então conciliar o armazenamento de água e o acúmulo de lixo com o perigo do mos-quito Aedes Aegypti? Baldes, bacias ou caixas d’agua descobertas, ou seja, qualquer recipiente aberto pode atrair o transmissor da dengue. Além disso, verifique possíveis locais que podem concentrar pequenas quantidades de água, como, por exemplo, as dobras dos sacos plásticos de lixo.

Na questão da água, até mesmo piscinas, se não trata-das, podem ser focos de proliferação das larvas. Por isso, deve-se repensar a forma de armazenar água: recipientes fechados, limpos e sem luz. Se baldes e bacias forem a úni-ca opção para guardar a água, devem ser limpos constante-mente, e a água deve ser tratada com hipoclorito de sódio, a popular a água sanitária, que pode ser encontrada em qual-quer supermercado.

Em condomínios, o cuidado deve ser dobrado, já que são áreas maiores e, portanto, mais propensas aos focos do mosquito. É importante verificar as calhas, lajes, fossos de ele-vador, todo e qualquer lugar que possa formar poças de água.

Serviço de utilidade pública

Um velho conhecido

Apesar das fortes campanhas, a dengue voltou com força nesse início de ano - Por Guilherme Dogo

DENGUE

NÃO FAZER NADA

SÓ AUMENTA O

(12)

R. Major Carlo Del Prete, 1120 - Bairro Santo Antônio - S. C. do Sul

Cep.: 09530-001 - Tel.: (011) 4229-2919

www.colegioeduardogomes.com.br secretaria@colegioeduardogomes.com

Referências

Documentos relacionados

Na Europa a beterraba é utilizada para a produção de açúcar (França, Alemanha, Espanha e Itália) e matérias- primas celulósicas na produção de etanol, na Suécia

12.10 O candidato contraindicado terá o prazo de 10 (dez) dias, a contar da data de circulação do Diário Oficial do Estado do Ceará que publicar a relação

Atividades: Assessorar a Corregedoria Geral da Justiça em todas as atividades, incluindo as Coordenadorias e Departamentos. Conhecimentos: Nível superior completo, noções

As empresas que não efetuaram o pagamento dos salários nas condições estabelecidas, conforme Cláusula de Reajuste e pisos salariais, considerando a data da

Pregão Ata RP Objeto Vigência da Ata Valor Total Valor Utilizado Saldo Disponível Perc... Pregão Ata RP Objeto Vigência da Ata Valor Total Valor Utilizado Saldo

Nossos engenheiros estão prontos para ajudá-lo a alcançar alta eficiência com os produtos MOOG, sempre prontos para responder qualquer dúvida rápido e profissionalmente. Nós

Palmares Paulista Santa Clara d’Oeste São José do Rio Preto. Paraíso Santa Fé do

Valores diminuídos podem indicar depres- são medular por diferentes mecanismos, como infeções agudas graves, situações auto-imunes, oncológicas ou