• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM URBANISMO,

UFRJ-UNIFAP

INFORMATIVO PARA O EXAME DE SELEÇÃO

Edital CAPES 23/2014, sendo a IES promotora a Universidade

Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a IES receptora a

Universidade Federal do AMAPÁ (UNIFAP).

TURMA 2015

Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB: Coordenador: Eliane Ribeiro de Almeida da Silva Bessa Vice Coordenador: Maria Cristina Nascentes Cabral

Coordenador acadêmico DINTER: Eliane Ribeiro de Almeida da Silva Bessa (PROURB) Coordenador operacional DINTER: José Alberto Tostes (UNIFAP)

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB, oferece regularmente cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico, todos integrando o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O Programa obteve nota 6 na última avaliação trienal da CAPES.

Ofereceu o primeiro Doutorado interinstitucional – DINTER CAPES na área de Arquitetura e Urbanismo, em convênio firmado com o Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Estadual do Maranhão. Ofereceu também outro Doutorado interinstitucional em Urbanismo através do Edital CAPES 05/2009, Dinter Ação Novas Fronteiras, tendo como IES receptora a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e como IES associada, a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT).

Oferece agora o terceiro Doutorado interinstitucional em Urbanismo através do Edital CAPES 23/2014, sendo a IES promotora a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a IES receptora a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

(2)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROURB Área temática

No campo disciplinar do Urbanismo, o PROURB tem como objeto de estudo a cidade com foco na sua organização físico-espacial e na intervenção sobre o espaço urbano. O trabalho desenvolvido no PROURB aborda os processos de construção e produção do espaço, seja ele projetado ou construído socialmente. Privilegia a análise da organização espacial e das teorias sobre a cidade a partir da perspectiva histórica. Trabalha o projeto urbano enquanto prática projetual e processo dinâmico de intervenção sobre o espaço construído, considerando a interação entre os diversos atores e visando a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O Curso de Doutorado em Urbanismo

A estrutura do curso de Doutorado está calcada no desenvolvimento das pesquisas do Programa, buscando o aprofundamento teórico e metodológico no campo disciplinar do Urbanismo. Assim sendo, a admissão ao Doutorado estará diretamente vinculada à apresentação de propostas de tese que estejam em consonância com os interesses do Programa e/ou que apresentem caráter inovador na reflexão teórica e metodológica sobre o Urbanismo.

Áreas de Concentração (AC)

Projeto Urbano e História e Teoria do Urbanismo. Linhas de Pesquisa (LP)

A pesquisa no Programa se organiza a partir de cinco linhas de pesquisa:

A) Morfologia, Estruturação e Projeto do Espaço Urbano

Investiga a dimensão físico-territorial da problemática urbana, especialmente questões relativas à estruturação e morfologia do espaço urbano e temas ligados ao projeto urbano.

B) Assentamentos Populares, Invasões e Habitação

Aborda questões relativas aos assentamentos informais, favelas, loteamentos populares, invasões e temas relacionados à moradia popular.

C) Ambiente Urbano e Paisagismo

Investiga questões relacionadas ao ambiente urbano e ao paisagismo, especialmente as relativas ao planejamento e projeto dos espaços livres públicos, ao conforto ambiental, ao saneamento ambiental e à degradação ambiental urbana.

D) História da Cidade e do Urbanismo

Pesquisa as questões relativas à formação e ao desenvolvimento das cidades bem como à organização do próprio urbanismo, como campo disciplinar.

E) Gráfica Digital, Representação e Urbanismo

Investiga as novas possibilidades de representação e seu papel transformador na concepção do projeto e nas metodologias da pesquisa urbana.

(3)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR DO DOUTORADO ACADÊMICO:

O Curso de Doutorado tem duração de quatro anos, sendo os dois primeiros anos destinados ao cumprimento dos créditos/carga horária, e os dois últimos anos para o desenvolvimento da tese.

A critério da Coordenação, alunos que já tenham cursado mestrado no próprio Programa ou em outros Programas, poderão obter dispensa de carga horária. Em qualquer circunstância, o aluno deverá ter tido pelo menos dois anos de matrícula em doutorado na UFRJ para que tenha direito à apresentação e defesa da tese de doutorado.

São exigidos 48 créditos (720 horas/aulas e seminários) assim distribuídos:

(a) Disciplinas de Base:

Metodologia da Pesquisa 1 e 2 (6 créditos - 90 horas/aula).

(a) Seminários Teóricos Avançados (STA) – (16 créditos – 240 horas/aula) - organizados em módulos de 4 créditos cada. A disciplina tem o objetivo de aprofundar questões teóricas, metodológicas e/ou epistemológicas, contemplando a atualidade teórica da disciplina como também estudos seminais em Urbanismo. Os temas abordados nos Seminários Teóricos Avançados serão propostos conforme os interesses de pesquisa do corpo docente e da evolução do conhecimento na área, permitindo uma constante atualização do debate teórico. (b) Seminário de Pesquisa para Doutorado 1 e 2 – (12 créditos - 180 horas/aula) - disciplina onde serão apresentadas as pesquisas de tese de cada aluno em dois momentos do curso, sendo uma das apresentações obrigatoriamente imediatamente anterior à entrada do aluno em Seminário de Tese. O objetivo da disciplina é promover a discussão sobre o desenvolvimento das pesquisas de tese, contribuindo para seu aprimoramento e amadurecimento.

(c) Disciplinas Específicas – (6 créditos - 90 horas/aula) - bloco de disciplinas dirigidas para o tema do projeto de tese.

(d) Seminário de Tese – (8 créditos - 120 horas/aula) - preparação para o Exame de Qualificação. Disciplina onde o orientador acompanha o desenvolvimento do projeto de tese do aluno, preparando-o para o Exame de Qualificação.

(e) Aperfeiçoamento Didático. Estágio docente junto ao curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. No caso dos alunos da turma especial DINTER, que já são docentes na UNIFAP, esta disciplina terá especial significado, pois os colocará em contato com outro ambiente de ensino o que poderá ensejar trocas e avanços mútuos.

Exame de Qualificação: Ao final do primeiro ano os alunos deverão passar por um exame de pré-qualificação, a ser realizado por ocasião da realização da segunda parte da Disciplina Seminário de Pesquisa para Doutorado, na Instituição Receptora. Os alunos não aprovados nesta fase serão desligados do curso.

(4)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Ao final do segundo ano o aluno deve passar pelo Exame de Qualificação definitivo. O Exame de Qualificação consta da apresentação com arguição à banca Examinadora, do Projeto de Tese definitivo e da redação preliminar de pelo menos dois capítulos da tese, demonstrando: consistência e completude no quadro teórico da Tese, indicação de metodologia, e encaminhamento empírico, quando for o caso. Será realizado na Instituição Promotora.

Observação:

Até 22% da carga horária poderá ser cursada em outros Programas de Pós-graduação. Os alunos serão estimulados a cursar disciplinas especificas em outros Programas como forma de aprofundamento de questões subjacentes ao Urbanismo e/ou necessidade de complementação teórica específica ao projeto de tese. Estas disciplinas poderão ser cursadas em Programas de Pós-graduação existentes na cidade da Instituição Receptora (UNIFAP).

OBSERVAÇÕES SOBRE O DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (Edital CAPES 23/2014): Em conformidade com o Edital CAPES 23/2014, a estrutura curricular proposta e as exigências de ingresso e curriculares são iguais às do curso regular de doutorado na sede.

No entanto, algumas especificidades devem ser observadas:

- Permanência dos alunos da turma especial DINTER no PROURB de no mínimo 12 (doze) meses, não necessariamente concentrados num mesmo período, com expectativa de bolsas de estudo (a ser confirmado pela CAPES), visando o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa de tese junto aos grupos de pesquisa do PROURB, ocasião em que os alunos terão contato com os grupos de pesquisa e com os alunos regulares do Programa.

- Incentivo à participação da turma especial DINTER nas atividades acadêmicas extracurriculares do PROURB, e participação nas reuniões de trabalho dos grupos de pesquisa dos respectivos orientadores.

- Realização dos exames de qualificação na Instituição Promotora; as defesas de tese serão realizadas na Instituição Promotora.

- Previsão de inclusão dos doutorandos da turma especial no programa de doutorados sanduíches no âmbito dos convênios interinstitucionais em curso no PROURB.

- Desenvolvimento dos projetos de tese no âmbito de três linhas de pesquisa do Programa.

- Envolvimento de grande parte dos docentes orientadores de doutorado nas orientações de tese da turma especial DINTER, propiciando a diversidade necessária de temas de tese, visando ampliar as competências do grupo a ser formado.

- Previsão de até 13 vagas para a turma especial DINTER, em função da capacidade de orientação do corpo docente do PROURB e da qualidade dos projetos de tese apresentados.

- Previsão de 48 meses para a conclusão do curso (créditos, elaboração e defesa da tese).

Área(s) de concentração associada(s) ao programa promotor e linhas de pesquisas a serem desenvolvidas:

(5)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Os alunos da turma especial DINTER estarão inseridos em três das cinco linhas de pesquisa do PROURB. Estas linhas, por sua vez, atendem aos temas de interesse das pesquisas em curso na UNIFAP, onde estarão envolvidos os docentes co-orientadores de doutorado da Instituição Receptora.

Linha de pesquisa 1: Morfologia, Estruturação e Projeto do Espaço Urbano Docentes orientadores:

- Andrea de Lacerda Pessôa Borde, Doutor, 2006, PROURB/FAU/UFRJ (CNPq 2)

Áreas de interesse: patrimônio cultural, cidades contemporâneas, estruturação do espaço urbano, projeto urbano.

- Denise B. Pinheiro Machado, Doutor, 1986, Université de Paris XII. (CNPq 1C).

Áreas de interesse: projetos urbanos; análise, teoria e prática do urbanismo; estruturação do espaço urbano.

- Rachel Coutinho Marques da Silva, Ph.D., 1988, Cornell University, EUA.

Áreas de interesse: teoria e história urbana, projetos urbanos, violência e vulnerabilidade urbana e ambiental, legislação urbanística, turismo.

Linha de Pesquisa 2: Ambiente Urbano e Paisagismo Docentes orientadores:

Eliane da Silva Bessa, Doutor, 2006, ESS/UFRJ.

Áreas de interesse: políticas públicas, meio ambiente, assentamentos populares, serviços urbanos, saneamento ambiental.

- Lúcia Maria Sá A. Costa, Ph. D., 1992, University College London. (CNPq 2). Áreas de interesse: paisagismo e paisagem urbana, desenho urbano.

- Oscar Daniel Corbella, Doutor, 1969, Univ. Nacional de Cuyo, Argentina, e Instituto di Fisica Marconi, Univ. Roma. (CNPq 1A).

Áreas de interesse: arquitetura e urbanismo bioclimático, cidade, clima e energia, conforto ambiental.

- Rosângela Lunardelli Cavallazzi, Doutor, 1993, FD/UFRJ. (CNPq 1C).

Áreas de interesse: paisagem urbana e normativa urbanística, gestão, uso e ocupação do solo urbano, tutela do direito à cidade.

Linha de Pesquisa 3: História da Cidade e do Urbanismo Docentes orientadores:

- Cristóvão Fernandes Duarte, Doutor, 2002, IPPUR, UFRJ (CNPq 2) Áreas de interesse: história urbana, desenho urbano, patrimônio cultural.

(6)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

- Lilian Fessler Vaz, Doutor, 1995, FAU/USP. (CNPq1D).

Áreas de interesse: história urbana, cultura urbana, habitação e projeto urbano.

- Margareth da Silva Pereira, Doutor, 1988, École deHautes Études en Sciences Sociales. (CNPq 1C).

Áreas de interesse: história e teoria da arquitetura e do urbanismo, história da arte, cultura urbana.

Maria Cristina Nascentes Cabral, Doutor, 2003, PUC-Rio.

Áreas de interesse: história e teoria da arquitetura e do urbanismo, história da arte, expografia. DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Serão oferecidas até treze (13) vagas de Doutorado, distribuídas conforme tabela abaixo:

Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Até 10 vagas para docentes efetivos Até 01 vaga para técnico administrativo Instituto Federal do Amapá – IFAP Até 02 vagas para docente efetivo

Poderá ocorrer remanejamento na distribuição das vagas em caso de não preenchimento na sua totalidade, se assim entender pertinente a Comissão de Seleção do PROURB da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A admissão ao Doutorado está diretamente vinculada à apresentação de propostas de tese que estejam afinadas com os interesses teóricos do Programa e/ou que apresentem potencial inovador na reflexão teórica e metodológica em Arquitetura e Urbanismo.

Serão admitidos, preferencialmente, arquitetos, estando aberta a inscrição a outras formações afins. O título de Mestre é requisito básico, havendo, entretanto, a possibilidade de ingresso sem o título de Mestre para pesquisadores que demonstrem maturidade intelectual, produção científica relevante e atual, constituindo nestes casos exceção cuja pertinência deve ser apreciada pela Comissão de Seleção.

O EXAME DE SELEÇÃO SERÁ EFETIVADO EM QUATRO ETAPAS, A SABER:

1 – Apreciação por parte da Comissão de Seleção do Curriculum Vitae, portfolio e Projeto de Tese do candidato. Serão aprovados nesta etapa os candidatos que apresentarem produção intelectual compatível com o nível de doutorado e cujos Projetos de Tese apresentem qualidade e estejam de acordo com as linhas de pesquisa do Programa (Etapa eliminatória).

(7)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

2 – Apreciação dos Projetos de Tese diante da capacidade de orientação do corpo docente do PROURB para a definição dos respectivos orientadores. Somente serão admitidos aqueles candidatos cujos Projetos de Tese forem previamente aceitos por um professor orientador do Programa (Etapa eliminatória).

3 – Entrevista com os candidatos aprovados nas etapas anteriores. (Etapa eliminatória).

4 – Os candidatos aprovados na primeira e segunda etapas deverão realizar o exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, a primeira sendo obrigatoriamente o inglês e a segunda à escolha do candidato (francês ou espanhol). O candidato poderá apresentar certificado oficial de proficiência para obter dispensa do exame (Etapa obrigatória, mas não eliminatória).

INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA

As inscrições para o processo seletivo dos candidatos ao Curso de Doutorado Interinstitucional em Urbanismo, turma de 2015, serão realizadas entre os dias 28 de setembro a 20 de novembro de 2015, na secretaria do Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá, Bloco I, sala 01 das 9h00min às 12h00min

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

Inscrições dos projetos Até 20 de novembro de 2015 Divulgação dos resultados da

primeira e segunda etapas

Até 8 de janeiro de 2016

Entrevistas para os candidatos aprovados nas etapas anteriores

De 20 a 22 de janeiro de 2016 na instituição receptora

Quarta etapa: proficiência em língua estrangeira

19 de janeiro de 2016 na instituição receptora

Divulgação do resultado final Até 29 de janeiro de 2016

Documentos a serem apresentados no ato de inscrição para o processo seletivo: • Formulário de inscrição devidamente preenchido (em anexo);

• Cópia do diploma de graduação e do diploma de Mestrado (revalidados se for diploma estrangeiro);

• Histórico Escolar do curso de graduação e do Curso de Mestrado (completos);

(8)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

• Projeto de Tese (máximo 15 páginas), contendo: Introdução, Objetivos, Justificativa e Relevância do Tema, Referencial Teórico-Metodológico (incluindo revisão de literatura), Referências Bibliográficas. (EM VERSÃO IMPRESSA E EM MEIO DIGITAL);

• Indicação de 3 possíveis orientadores dentre os docentes credenciados para orientação no âmbito deste DINTER. (EM VERSÃO IMPRESSA E EM MEIO DIGITAL);

• Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq. (EM VERSÃO IMPRESSA E EM MEIO DIGITAL); • Portfolio e/ou produção científica, contendo cópia dos trabalhos acadêmicos e/ou profissionais considerados mais significativos, em um máximo de 12 (doze). (EM VERSÃO IMPRESSA E EM MEIO DIGITAL);

• Certificado (s) de Proficiência em língua(s) estrangeira(s), quando for o caso;

• Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF; • 2 (duas) fotos 3X4.

LOCAL DE INSCRIÇÃO

Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá, Bloco I, sala 01 da Universidade Federal do Amapá, sito a Rua Juscelino Kubitsckek, Km 02, Jardim Marco Zero, Macapá/AP, das 9h00min às 12h00min. Tel 3312-1740.

Sítio eletrônico PROUB/UFRJ: www.fau.ufrj.br/prourb

Profa Dra Eliane Ribeiro de Almeida da Silva Bessa Coordenadora Acadêmica DINTER UFRJ/UNIFAP

Prof. Dr. José Alberto Tostes (UNIFAP) Coordenador operacional DINTER UFRJ/UNIFAP

Profa. Dra Helena Cristina Simões Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

(9)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Coordenador acadêmico DINTER: Eliane Ribeiro de Almeida da Silva Bessa (PROURB) Coordenador operacional DINTER: José Alberto Tostes (UNIFAP)

FOTO

Nome completo:... Filiação: ... ……… Identificação: Data de Nascimento:...Nacionalidade/Naturalidade:... Cart. Identidade:...Órgão Expedidor:...Data de expedição:... CPF:... Titulo de Eleitor, numero, zona e seção:... Cert. Militar:... Cert. Disp.de Incorp.:...

Estado civil:...

Endereço para correspondência: Residência ___ Trabalho ___ Rua:...nº... Bairro:...CEP:... Cidade:...Estado:... Tel:...Fax:...Cel:... e-mail:... Local de Trabalho Instituição:... Cargo:... Endereço:... ... Formação Superior: Curso:... Instituição:... Cidade:... Datas início/término do Curso:.../... Curso:... Instituição:... Cidade:... Datas início/término do Curso:.../... É Docente Universitário? Sim Não

Qual categoria? ... Opção por Linha de Pesquisa para o Projeto de Tese: Estruturação, Morfologia e Projeto do Espaço Urbano ( ) História da Cidade e do Urbanismo ( )

(10)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Opção por língua estrangeira (além do inglês): Francês Espanhol

Data: Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

Esta publicação tem como objetivo apresentar de forma sintética os principais resultados da Concorrência (nº 002/2021) de Certificados de Reciclagem do Estado de São Paulo,

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

24, de onde é possível afirmar que, para o setor II as razões cíclicas de cada braço são dadas pela expressão (69).. 25 – Diagrama de blocos do sistema

3º Alterar o § 5 o do Artigo 3 o da Portaria CCGEM nº 01/2013, que regulamenta os Conteúdos Complementares Flexíveis do Curso de Graduação em Engenharia de Mecânica,

A mudança dos blocos E e F veio consagrar a fórmula adotada pelo banco BRADESCO, ao assumir o controle do empreendimento, de simplesmente atender às demandas do

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

corresponde ao dia do início da vigência do benefício, tal como estabelecido na Proposta do beneficiário titular ao

- o sabor metálico, apontado, por alguns autores, como potenciado pela adição do potássio, não se evidenciou nas amostras de presunto da formulação