• Nenhum resultado encontrado

130mil. Premiação coroa crescimento de e-sports no Brasil POR DUDA LOPES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "130mil. Premiação coroa crescimento de e-sports no Brasil POR DUDA LOPES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A noite de terça-feira (19) foi de festa para os e-sports no Brasil. Em evento realizado pela agência Go4it com o Grupo Globo, a Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebeu uma série de jogadores e produtores para realizar uma premiação do segmento, a primeira de maior porte no país. Foi um fechamento de um ano em que o segmento teve acelerado crescimento.

Foram 15 categorias premiadas,

en-tre melhores jogadores de diversos jo-gos eletrônicos. A eleição popular, re-alizada com uma enquete na internet, teve mais de 700 mil votos. O evento contou com a apresentação da Claro, além do patrocínio da Next e do apoio da Domino’s e da Cabify.

À Máquina do Esporte, a diretora de planejamento da Go4it, Fernanda Lobão, explicou que a ideia é transfor-mar a premiação em um “Oscar” do

Premiação coroa crescimento

de e-sports no Brasil

POR DUDA LOPES

B O L E T I M

NÚMERO DO DIA

EDIÇÃO • 904 QUARTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2017

Com Felipe Andreoli de apresentador, evento realizado pela agência Go4it reuniu jogadores de e-sports em evento em São Paulo. Neste

ano, segmento cresceu tanto que

até virou assunto uma possível entrada nos Jogos

Olímpicos.

130mil

Reais o Corinthians

deve à empresa de

alimentação Refine;

Justiça bloqueou os

ativos financeiros do

clube pela dívida.

(2)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

2

G I L L E T T E AT I VA

B A R C E L O N A

A Gillette, patrocinadora do Barcelona para a América Latina, ativou o clube por meio de um vídeo para a internet. No filme, a marca desafia jogadores do time a acertarem a uma cesta de basquete com os pés.

A ideia da empresa é ligar a habilidade dos jogadores com a precisão dos produtos da Gillette.

O vencedor do desafio, exposto nas redes sociais do time, foi o meia croata Ivan Rakitic.

L E I C E S T E R F E C H A

C O M F O R D

O Leicester, da Inglaterra, anunciou o patrocínio com uma concessionária da Ford. A loja da marca americana será a responsável por ceder veículos em operações de logística do clube. O contrato será válido até o fim desta temporada.

O acordo deverá abranger, principalmente, o transporte de jogadores da base da equipe.

O clube exaltou em nota o acordo com uma empresa da cidade.

M C L A R E N N E G A

PAT R O C I N A D O R

O diretor executivo da McLaren, Zak Brown, concedeu uma entrevista para a revista Autosport para negar que a equipe busque um patrocinador principal, que mudaria o nome da equipe de Fórmula 1.

Segundo o executivo, manter o nome tradicional valoriza a equipe e, por consequência, os outros patrocinadores: "Não queremos vender o nome da equipe. Nosso nome é nossa grande marca".

segmento no Brasil, com encontros anuais. Em 2018, a empresa também já planeja mais eventos relacionados a e-sports, algo que deverá permanecer em crescimento e que tem apresentado demanda no mercado de patrocínios.

“Com o e-sports, as marcas não querem um simples patrocí-nio. Elas querem um evento próprio, que sirva de plataforma de

comunicação, dentro de suas redes sociais e que fale diretamen-te com um público mais jovem”, explicou a executiva.

E foi nessa linha que a Claro apostou no evento. A empresa reconhece que o modo de ativar o e-sports difere bastante do que é feito com o esporte tradicional, mas as metas de branding da companhia encontram um paralelo.

“Em 2016, com os Jogos Olímpicos, nós reposicionamos a mar-ca para chegarmos a um público mais jovem, mais conectado e inserido nesse mundo digital. Nós vemos os e-sports da mesma maneira que nós vemos o esporte; o objetivo é o mesmo”, co-mentou a diretora de comunicação e marketing institucional da Claro, Ane Lopes.

O interesse da Go4it pelo segmento foi tamanho nos últimos meses que a agência resolveu investir em outra empresa, a Cur-sor, especializada em e-sports. O CEO dessa nova companhia, João Sobreira, é simbólico do momento vivido pelas disputas em jogos eletrônicos. Com apenas 17 anos, ele foi o responsável por implementar o time do Flamengo da categoria, algo segui-do por outras equipes segui-do futebol brasileiro.

“Em 2014, o mercado teve o primeiro grande crescimento. Em 2017, esse crescimento foi seis vezes maior. E a expectativa é que 2018 o aumento seja ainda maior”, sentenciou Sobreira.

(3)
(4)

Há dois anos, o mercado americano de e-sports sofreu uma revolução. A IMG decidiu profissionalizar os jogos eletrônicos e anunciou a criação da primeira liga profissional do segmen-to. Desde então, empresas começam a investir pesado no patrocínio a times e atletas de jogos eletrônicos, com o objetivo de se aproximar do jovem e ter um incremento em suas vendas.

O que a Go4It fez ao criar o prêmio para os melhores do e-sports no Brasil foi dar o mesmo passo da IMG nos EUA, mas no mercado brasileiro.

A tendência para 2018 é que marcas que não são desse segmento passem a

investir em patrocínio a eventos, atle-tas e times de e-sports. Um exemplo foi o próprio prêmio realizado ontem, que contou com patrocínio do Bra-desco e apoio da Domino's Pizza.

O primeiro salto do e-sports no país já tinha acontecido quando a ESPN abriu espaço na TV para exibir duelos de competições eletrônicas. Mas, até aquele momento, os patrocinadores dos times e anunciantes das transmis-sões continuavam a ser marcas que já tinham o gamers como clientes. Fa-bricantes de computadores e provedo-res de banda larga de internet eram os principais investidores nesse mercado.

No ano passado, a final do League of Legends no ginásio do Ibirapuera lotado fez a grande mídia olhar com curiosidade para esse movimento. E, assim, despertou o olhar das marcas que não falavam com esse público.

A presença de uma agência que ligue as pontas entre as marcas e o mercado de e-sports é mais um indicador de que o segmento começa a extrapolar o limite do nicho. Dois anos após anun-ciar sua criação, a Go4It dá o primeiro grande passo para dominar o mercado de marketing esportivo brasileiro.

Prêmio mostra como e-sports

já extrapolou o nicho

O P I N I Ã O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

A Uefa vai dividir pouco mais de 6,3 milhões de euros entre os 65 clubes europeus que dis-putaram a fase de grupos da Liga dos Campe-ões e da Liga Europa na temporada passada. Cada um receberá cerca de 78,3 mil euros. O montante vem das multas aplicadas aos clubes que violaram as regras do fair play financeiro na temporada 2016/2017.

De acordo com a imprensa europeia, entre as equipes que quebraram as regras e tiveram que pagar multas estão diversos participantes das primeiras divisões de Itália, Portugal, Fran-ça, Turquia e Rússia. Até mesmo os 149 clubes que foram eliminados nas rodadas de qualifi-cação para as competições europeias da tem-porada passada serão contemplados. Cada um

receberá pouco mais de 8,5 mil euros.

Segundo um comunicado da Uefa, assinado pelo presidente da entidade, o esloveno Alek-sander Ceferin, o dinheiro redistribuído “está de acordo com a decisão do Comitê Executivo da Uefa de setembro de 2014”. Dessa forma, os clubes que ainda estão sendo monitorados pelo comitê de controle financeiro não terão o direito de receber os valores redistribuídos.

Em junho, a própria Uefa havia divulgado que o número de clubes sob investigação tinha di-minuído. O que se sabe, por exemplo, é que o italiano Milan, o português Porto e o russo Rubin Kazan são alguns dos que ainda apre-sentam problemas. Clubes como Milan e Roma também passaram por situação semelhante.

Uefa distribui verba vinda de multas por

violação do fair play financeiro

4

POR REDAÇÃO POR ERICH BETING diretor executivo da Máquina do Esporte

(5)

O Rally Dakar, o mais impor-tante da América do Sul e um dos mais importantes do mundo, completará 40 anos em 2018. Para comemorar, o evento promete uma série de novidades. A principal de-las é um acordo com a Red Bull, que, por meio do site RedBull.com e da Red Bull TV, vai transmitir os melhores momentos e entrevistas da edição histórica da competição.

De acordo com o evento, o Rally Dakar 2018 poderá ser assistido

por meio do link www.redbull. com/dakar e também pela Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation 3, PlayStation 4 e Ap-ple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas opera-cionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos dispositivos Ama-zon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

Na 40a edição, o Rally Dakar

passará por três países. O início da prova será no Peru, que volta a fazer parte do percurso após cinco anos de ausência. Já o término se dará na Argentina, mais de 9 mil quilômetros depois. No meio do caminho, os cerca de 500 pilotos de carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões ainda passarão pela Bolívia.

Entre os brasileiros, Jorge Wa-genfuhr e Idali Bosse (Mitsubishi Triton) competirão entre os car-ros, enquanto as duplas formadas por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am), e José Sawa-ya e Marcelo HaseSawa-yama (Polaris) estarão nos UTVs. Já Marcelo Me-deiros (Yamaha) vai participar da disputa entre os quadriciclos.

Os responsáveis por comandar as transmissões já foram defini-dos: Mike Chen, apresentador que já esteve na cobertura de eventos como WRC e Red Bull Air Race, e Alexandra Legouix, com experiên-cia em coberturas da Fórmula 1.

POR WAGNER GIANNELLA

Rally Dakar faz 40 anos e terá

transmissão on-line da Red Bull

O Mediapro, grupo espanhol de comunicação, decidiu encerrar sua “aventura” com a Fórmula 1 na América Latina. Dessa forma, abriu mão dos di-reitos de televisão da principal categoria do auto-mobilismo mundial que havia adquirido em 2014. Quem assume é a Fox Sports que, na América La-tina, acaba de ser comprado pela Disney.

A decisão do Mediapro tem como principal mo-tivo o fato de que, a curto prazo, o grupo quer se dedicar ao futebol. De acordo com a imprensa es-panhola, a empresa até vinha conseguindo uma audiência interessante com a DirecTV e a Telefóni-ca, mas não o suficiente para que a F1 se mantives-se no foco mediante a mudança de rumo.

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Nessa perspectiva, na intenção de fortalecer as ações de gestão da escola por meio de uma possível reestruturação mais consistente e real do PPP; na busca

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Um ambiente, interface dentro deste site, uma plata- forma para denúncias e até mesmo para tirar dúvidas, porque pode ter pro- blemas no seu setor que não seja assédio moral, se for

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita