• Nenhum resultado encontrado

Política: Recrutamento e Seleção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Política: Recrutamento e Seleção"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Política:

Recrutamento e Seleção

Última Atualização em

09/01/2013

As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright © 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, transcrita ou transmitida por qualquer meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escritoda HBSIS.

(2)

Política: Recrutamento e Seleção 2

Índice

INTRODUÇÃO ... 3 OBJETIVO... 3 PREMISSAS ... 3 FORMAS DE RECRUTAMENTO ... 3

ETAPAS DO PROCESSO – RECRUTAMENTO INTERNO ... 4

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO – RECRUTAMENTO INTERNO ... 4

PROCESSO RECRUTAMENTO EXTERNO ... 5

PROCESSO SELETIVO ... 5

ENCAMINHAMENTO PARA ADMISSÃO ... 5

TERCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ... 6

(3)

Política: Recrutamento e Seleção 3 INTRODUÇÃO

Esta política estabelece parâmetros para sistematizar o processo de Recrutamento e Seleção da HBSIS, visando o aproveitamento do potencial humano, bem como assegurar o ingresso de talentos com maior capacidade de adaptação à cultura e às atividades pertinentes ao cargo.

OBJETIVO

 Visar o aproveitamento interno dos profissionais da organização;

 Munir a empresa com informações e conhecimentos específicos, visando qualidade no processo de escolha e contratação de profissionais;

 Assegurar o menor erro possível na contratação, avaliando não apenas as qualificações técnicas, mas também a adaptabilidade do candidato aos valores e à cultura da organização;

 Garantir que o processo de recrutamento e seleção seja transparente e ético.

PREMISSAS

 Toda vaga aberta na empresa deverá ser divulgada e preenchida prioritariamente por potencial interno;

 É função gerencial de extrema importância a contratação de profissionais competentes e produtivos, alinhados ao plano estratégico e aos valores e cultura organizacionais;

 Para garantir a eficácia nos processos de RS é necessária a prática do planejamento de pessoal, com adequada previsão de futuras vagas na organização, processo que deve ser realizado juntamente com a estruturação do orçamento anual da Empresa.

FORMAS DE RECRUTAMENTO

Recrutamento interno:

É considerado Recrutamento Interno o processo no qual a HBSIS abre oportunidade para seus profissionais se candidatarem à vaga oferecida.

Em razão das especificidades do processo, é imprescindível que o Patrimônio Humano acompanhe todas as etapas do Recrutamento Interno.

Recrutamento externo:

É o processo de captação de profissionais no mercado de trabalho, com objetivo de suprir a necessidade da empresa quanto à contratação de pessoal, quando não foi possível aproveitamento interno.

(4)

Política: Recrutamento e Seleção 4 ETAPAS DO PROCESSO – RECRUTAMENTO INTERNO

1. Abertura e aprovação da vaga. Toda solicitação de pessoal deverá ser formalizada, pela área solicitante, através do instrumento RP - Requisição de Pessoal.

2. Divulgação da vaga internamente via Mundo HBSIS e mural nas copas (período: três dias). 3. Recebimento dos currículos dos profissionais internos inscritos.

4. Análise dos currículos dos candidatos que possuem os requisitos da vaga. 5. Entrevistas com os candidatos selecionados.

6. Teste Psicológico de Personalidade.

7. Dinâmicas de Grupo (se houverem mais de 04 candidatos pré-selecionados). 8. Entrevista Final com a Gerência.

9. Aprovação e promoção do candidato.

10. Retorno final para os candidatos reprovados.

OBSERVAÇÃO: Decisão final de contratação.

A área solicitante e a área de Patrimônio Humano fazem uma avaliação conjunta sobre os candidatos entrevistados, escolhendo o mais adequado à empresa e ao cargo.

A decisão final de contratação é do solicitante da vaga, apoiado pela área do PH. O processo de seleção deverá ser concluído em 10 dias.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO – RECRUTAMENTO INTERNO

1. O profissional poderá participar mediante comunicação prévia à liderança.

2. Para poder se inscrever o profissional precisa atender a todos os requisitos divulgados no anúncio.

3. O profissional deve ser efetivo na empresa num período mínimo de 06 meses (excluindo tempo de estágio e temporário).

4. Depois de aprovado, o profissional deverá permanecer no novo setor por no mínimo 01 (um) ano, para que se candidate a outra vaga.

5. Sendo selecionado, o Gestor deverá liberá-lo em concordância com a área de destino. O prazo máximo para liberação do profissional é de 30 dias, contados após a data da divulgação do resultado da seleção. Neste mesmo prazo, se for o caso, a vaga desocupada deverá ser reposta. Se necessário o prazo poderá ser renegociado. 6. O profissional selecionado tem a obrigação de passar todos os conhecimentos e deixar

preparado o sucessor da sua vaga.

7. A área de patrimônio Humano comunicará a Direção e as Gerências todos os profissionais inscritos no processo de seleção.

(5)

Política: Recrutamento e Seleção 5 PROCESSO RECRUTAMENTO EXTERNO

Caso a vaga existente não possua candidato (a) interno ou não for identificado ninguém com o perfil desejado, adota-se o recrutamento externo através:

 Anúncio interno através da Política Indique

 Análise de currículos do Banco de Currículos (site)  Anúncio em jornais

 Anúncio em consultorias especializadas (empresas terceirizadas).

ETAPAS:

1. Abertura e aprovação da vaga. 2. Divulgação da vaga externamente. 3. Recebimento dos currículos recebidos

4. Análise dos currículos dos candidatos (quais possuem os requisitos da vaga.) 5. Entrevistas com os candidatos selecionados.

6. Teste Psicológico de Personalidade – em caso de necessidade. 7. Dinâmicas de Grupo.

8. Entrevista Final com a Gerência 9. Aprovação do candidato.

10. Retorno final para os candidatos reprovados.

OBSERVAÇÃO: Decisão final de contratação.

A área solicitante e a área de Patrimônio Humano fazem uma avaliação conjunta sobre os candidatos entrevistados, escolhendo o mais adequado à Empresa e ao cargo.

A decisão final de contratação é do solicitante da vaga, apoiado pela área do PH. PROCESSO SELETIVO

Seleção é o processo pelo qual a HBSIS escolhe, dentre um grupo de profissionais recrutados, aquele que melhor possa adaptar-se à cultura organizacional, de acordo com determinadas competências estabelecidas previamente como significativas para o desempenho esperado no cargo.

Cuidados especiais no processo de Seleção:

 Retornar à todos os candidatos agradecendo pelo interesse pela HBSIS.  Investir tempo na escolha das pessoas;

 Evitar criar demasiada expectativa no candidato;  Evitar processos seletivos demorados.

 Considerar a agenda do candidato ao marcar os contatos pertinentes ao processo seletivo;  O candidato não pode ter sua privacidade invadida e/ou exposta além do limite

estritamente necessário.

 Dar retorno a todos os candidatos após conclusão do processo. ENCAMINHAMENTO PARA ADMISSÃO

O candidato aprovado para a vaga deve ser orientado a procurar pela área de Patrimônio Humano, informando-se sobre os procedimentos de admissão.

(6)

Política: Recrutamento e Seleção 6 As situações não previstas expressamente nesta política serão analisadas pelo Conselho.

(¹) Conselho = Presidência, Direção e PH

TERCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A HBSIS tem como prática a utilização de consultorias externas para a realização dos processos de Recrutamento e Seleção de seus colaboradores.

É fundamental, contudo, que se tomem alguns cuidados especiais para garantir qualidade nos trabalhos desenvolvidos:

A área do Patrimônio Humano é a responsável pela contratação das consultorias.

A HBSIS deve estabelecer uma relação de confiança mútua com o prestador de serviço que, por sua vez, deve gerir o processo com transparência, zelando pela imagem da instituição.

A área solicitante e o Patrimônio Humano devem acompanhar ativamente o trabalho desenvolvido pelo prestador de serviços, conhecer a metodologia, cobrar relatórios e avaliar o nível de competência técnica e a ética na condução do processo.

CRITÉ

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Data Comentário Autores

03/08/2010 Criação do Documento Andreza Blohm

09/01/2013 Atualização do Documento Denise Cassal

As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Copyright © 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, transcrita ou transmitida por qualquer meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escritoda HBSIS.

Referências

Documentos relacionados

Hoje, não é preciso contratar uma agência de empregos ou um headhunter para encontrar talentos: com um bom software de recrutamento e seleção, além de acesso às principais

Você se inscreveu para a vaga [nome da vaga] da Gupy e gostaria de primeiro agradecer em todo nome da Gupy pelo seu interesse em fazer parte do nosso time e missão de termos cada

Como atrair e encontrar bons profissionais para seu quadro de estagiários.. Para ajudá-lo com

Recrutamento Externo: Segundo (CHIAVENATO, 2004. p 176) recrutamento externo incide sobre candidatos vindos de fora, candidatos que são atraídos com as técnicas de

Coordenador de Pós-graduação de Gestão de Negócios Uniabeu Centro Universitário... Alguns

Direção de Formação | Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação 14 Depois da matrícula, realiza-se a última etapa do processo de seleção - colocação final que verifica

1) Atualizar seu gestor atual - se você for um candidato interno, é uma boa prática e cortesia informar seu gestor sobre sua inscrição para outra função interna. 2) Grupos

Entretanto, a não revelação do conflito, pessoal ou de outro colaborador desta Sec- cional, poderá configurar uma violação ao Código de Conduta e Integri- dade ou a esta