• Nenhum resultado encontrado

Embrapa sedia evento para produção de base agroecológica em assentamentos da reforma agrária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Embrapa sedia evento para produção de base agroecológica em assentamentos da reforma agrária"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Ano 16, nº716

2/8 a 6/8/2010

O ConFIE e o Projeto Transição Agroecológica – Construção Participativa do Conhecimento para a Sustentabilidade realizaram ao longo dos dias 22 e 23 de julho, na sede da Embrapa Clima Temperado, a “Jornada Técnica em Transição para Formatos de Produção Agroecológicos”.

A Jornada foi desenvolvida com dois painéis âncora: Transição para Formatos de Produção Agroecológicos e Experiências em Transição para Sistemas de Produção de Base Ecológica. Em seguida os participantes dividiram-se em grupos para tratarem de temas específicos dentro da agroecologia, foram eles: solos, biodiversidade, insumos e matriz produtiva, além de produção de leite orgânico, arroz orgânico, sementes crioulas e manejo de sistemas de produção em fruticultura.

Os debates, em grupos e/ ou em plenárias, foram animados por técnicos e agricultores assentados convidados.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador do ConFIE, Jaime W ü n s c h , o evento teve como objetivo, “criar um espaço de reflexão que permita um melhor entendimento dos processos e n v o l v i d o s na transição da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica, contribuindo para a definição de estratégias de ação que ampliem essas práticas, além de mecanismos de articulação e cooperação para ações de pesquisa e desenvolvimento no campo da agroecologia, em assentamentos oriundos da reforma agrária”, enfatiza Jaime. A expectativa é a de que a Jornada deixe indicações sobre conteúdos a serem desenvolvidos na formação dos quadros de Ates (Assessoria Técnica, Social e Ambiental), participantes nas ações do ConFIE e que auxiliem para habilitar esses técnicos no estabelecimento de

Embrapa sedia evento para produção de base

agroecológica em assentamentos da reforma agrária

No período de 16 a 18 de novembro, a Embrapa Clima Temperado é sede do III Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Embrapa Clima Temperado. No evento, serão aceitos somente trabalhos

desenvolvidos na Unidade. Em breve, mais informações.

III Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação

procedimentos adequados ao planejamento de processos de reconversão de Unidades de Produção nos assentamentos.

Ao final da Jornada a coordenação do ConFIE iniciou a elaboração de um relatório circunstanciado, para efeitos de registro e conhecimento dos seus parceiros.

Participaram, pes-quisadores Embrapa Clima Temperado, Embrapa Trigo, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Transferência de Tecnologia SNT Capão do Leão, Emater, Capa, Coptec, Leite Sul, Universidades, Incra, Fapeg, Coceargs, Articuladores, Agricultores Assentados e Ong´s.

(2)

2

É comum os pais ensinarem para os filhos desde que eles são crianças, suas vivências e experiências de vida. Alguns desses ensinamentos são perdidos ao longo do tempo, mas não para o assentado há 19 anos no P.A Conquista da Liberdade, em Piratini, José Elpídio Alves da Silva, que fez uma apresentação de seu trabalho em seu assentamento na “Jornada Técnica em Transição para Formatos de Produção Agroecológicos”, evento realizado nos dias 22 e 23 de julho, em parceira entre o Projeto Transição Agroecológica e o ConFIE.

José Elpídio conta que utiliza no seu assentamento, juntamente com sua esposa, Lourdes Feliciana da Silva, todas as doutrinas da agroecologia que lhe foram passadas por seu pai, pois cresceu num meio em que as bases eram naturalistas. Os alimentos eram orgânicos e eles não utilizavam “veneno”, como ele gosta de dizer. José Elpídio conta que sua família era, na época, “revolucionária” e sofreu muito preconceito”, por pensar dessa forma. Hoje, consegue ver que foi graças ao plantio e ao consumo de produtos naturais que eles puderam se manter saudáveis, enquanto seus vizinhos adoeciam com facilidade e muitos deles até faleceram. Com diferentes variedades de sementes sendo desenvolvidas, o plantio de diversos tipos de vegetais, a criação de porcos, terneiros e galinhas caipiras, ele garante que o lote de seu assentamento, que possui cerca de 22 hectares, é 100% ecológico, natural. Tudo é reutilizado. Ele comenta que a função principal da produção de

seus alimentos é o autossustento, a subsistência alimentar e os alimentos que sobram são comercializados, como o leite, que é vendido para a Cosulati. Porém, o principal alimento produzido no assentamento é o mel, que pode chegar a um número de 300 caixas por mês.

Apesar das dificuldades que passaram no início, José Elpídio e sua família agradecem por conseguir desenvolver todo o seu sustento sem depender dos outros, graças ao bom-senso ambiental que toda a família possui. Tudo o que é desenvolvido é pensando somente na defesa do meio ambiente e na conservação do solo. “Nós estamos vivendo uma vida digna”, finaliza Lourdes.

José Elpídio teve seu primeiro contato com a agroecologia desde criança. Já nem tão cedo, mas com o mesmo propósito e entusiasmo está o assentado da Conquista dos Cerros, em Candiota, Juremi Chaves Luis. Antes, ele produzia para comercialização. Hoje ele produz para consumo próprio, com a ajuda dos t é c n i c o s da Ates, a r r o z orgânico da melhor qualidade. “Pela 1ª vez na vida eu p o s s o dizer que esse arroz que plantei é meu”, c o m e n t a J u r e m i .

Ainda que novo nesse assunto, pois foi no final de 2009 que eles começaram com o plantio desse tipo de arroz, ele vê que a iniciativa deu certo. Ano passado, somente oito famílias do assentamento Conquista dos Cerros plantavam o arroz orgânico. Neste ano, o número aumentou para 21 famílias.

Para Juremi, o começo do plantio do arroz orgânico no assentamento foi uma forma de plantar para o seu sustento, algo que ele desejava há muito tempo. E tudo começou porque o custo sai barato. “O trabalho no assentamento é uma possibilidade de agregação de valor e resgate da autoestima”, comenta o técnico do ConFIE, André Oliveira.

Para finalizar, o agricultor Marcos Antônio Neves dos Santos, também do assentamento Conquista dos Cerros, cantou um trecho do samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos da Terra: “essas mãos que se uniram, construindo a nova fonte de energia, que se unam bem mais forte em defesa da agroecologia”.

Projeto agroecológico motiva produtores da região

Plantio do arroz orgânico no assentamento foi uma forma de começar a plantar para o sustento

(3)

3

A Embrapa Clima Temperado será a primeira Unidade gaúcha a sediar o Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa, MET. A 15ª edição é, prova de que o evento está consolidado como um espaço de valorização e qualificação das pessoas que dão suporte à pesquisa em atividades laboratoriais, e é reconhecido pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Direção da Empresa como uma ação estratégica de capacitação para os empregados a serviço da Embrapa em todo o Brasil. O tema proposto para o XV MET é “A pesquisa a g r o p e c u á r i a c o m o i n s t r u m e n t o para garantir a competitividade e o desenvolvimento sustentável”. E, entre os dias 25 e 29 de outubro, pretende reunir profissionais habilitados a discutir o alinhamento das práticas da Embrapa ao seu compromisso com a competitividade e o desenvolvimento sustentável, abrangendo temas como a qualidade ambiental, biocombustíveis, práticas de gestão e técnicas analíticas. O resultado esperado é a formação de massa crítica e de redes de relacionamentos capazes de otimizar o uso de recursos

humanos e materiais nas ações de PD&I desenvolvidas pela Empresa em todas as suas Unidades.

É importante, portanto, que os empregados programem-se para participar do evento. A programação abriga palestras, mesas redondas, painéis, minicursos, grupos de trabalho, submissão de trabalhos técnicos e sessão de pôsteres. As inscrições devem ser feitas na página da Unidade, onde estão disponíveis as demais informações sobre o evento.

Encontro reúne equipes de laboratórios da Embrapa

A Região Sul é a maior produtora de feijão do país, cultivando 30% da área total e produzindo mais de um milhão de toneladas. Para debater e conhecer os resultados das pesquisas com feijão, aconteceu na quinta-feira, 29 de julho, na Sede Embrapa Clima Temperado a “X Reunião Sul Brasileira de Pesquisa do Feijão.” O evento reuniu pesquisadores, estudantes, professores e técnicos da extensão rural e é realizado a cada dois anos, sendo organizado de forma rotativa por instituições de pesquisa da Região Sul do Brasil. É considerado o mais importante encontro regional relacionado a cultura.

Na cerimônia de

abertura, o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Clenio Pillon, destacou a importancia do evento “A Embrapa mais uma vez abre as portas para todos e oportuniza a possibilidade de obter ainda mais conhecimento. Aqui serão abordados assuntos como tecnologias, produção, variedades e outros.”

Essa edição da reunião foi organizada pela Comissão Técnica Sul Brasileira de Pesquisa do Feijão, coordenada pela Epagri, de Santa Catarina. Na ocasião, foi disponibilizada a publicação “Informações técnicas para o cultivo de feijão na Região Sul brasileira”. Em paralelo a reunião, foram apresentados os resultados dos ensaios de avaliação de

linhagens e cultivares de feijão desenvolvidas pelas empresas de pesquisa e universidades da Região Sul, possibilitando a recomendação de novas cultivares por parte das instituições de pesquisa participantes da rede de pesquisa.

A partir deste evento, em função do calendário estabelecido, a coordenação passou para a Embrapa Clima Temperado, para os próximos dois anos.

(4)

4

No período de 24 a 31 de julho, cerca de 1.590 pessoas, entre empregados, dependentes e convidados participaram

das inúmeras competições esportivas e atividades sociais, realizadas no Sesc Caldas Novas (GO). Ao longo

de uma semana, num clima alegre e descontraído, puderam trocar experiências e informações, além de

torcer, jogar, relaxar e se divertir. Para o presidente da FAEE, Manoel Pessoa Filho, o mais importante é a institucionalização do evento que tem como foco a qualidade de vida de seus

empregados.

A Região Sul conquistou diversas premiações e teve um desempenho positivo ao longo do evento (confira premiações nas fotos). O V Embrapa

Brasil será realizado em Bento Gonçalves, de 2 a 9 de agosto de 2014.

IV Embrapa Brasil reuniu empregados em Caldas Novas/GO

Ouro no Cabo de Guerra foi

conquistado em disputa acirrada Futsal masculino ficou com o ouro em lindas partidas medalhas de prata no eventoFutebol feminino faturou

Leandro Garcia Aquino foi o artilheiro do evento e conquistou medalha de

ouro para o Sul

Ozias Nunes da Veiga, conquistou bronze para a Região Sul, na corrida livre

masculina (35 a 45 anos)

Sul conquistou o ouro no Dominó Bronze para a equipe de sinuca dupla Rosana Lopes, suou a camisa e foi a primeira vencedora na corrida livre

feminina (+ de 45 anos)

Manuel (presidente FAEE), Cláudio (coordenador da Região Sul) e Ismael

(futuro presidente da FAEE) comemoram

sucesso do evento

Delegação da Região Sul reunida na solenidade de premiação

(5)

5

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima

Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Christiane Congro (MTB-SC 00825/9); Diagramação: Giulliane Viêgas (estagiária); Circulação: Equipe da ACE. Redação: Christiane Congro, Otto Bender, Marcel Alves, Giulliane Viêgas e Louise Hallal Reydams (estagiárias). Fotos: Ana Luiza Viegas,

Paulo Lanzetta e Christiane Congro. Colaboração: Carmem Pauletto (ETB), Eliz Regina Rickes (EEC), Rosangela Costa Alves (EEC), Simone Grosskopf (Sede). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

03/08- CESAR BAUER GOMES 04/08- JAIR COSTA NACHTIGAL 04/08- MIKAEL B. LONGARAI 06/08- DARCY S. MEGIATO

A Embrapa Clima Temperado sediou na quarta-feira, dia 21 de julho, as 14hs, palestra de promoção do Prêmio Finep de Inovação 2010, com o objetivo de estimular a participação da Região Sul, com projetos de inovação científica e de tecnologias. Essa premiação é considerada hoje, como o Oscar da Inovação em todo o país.

A Unidade, vencedora da etapa nacional na categoria Inovação em Tecnologia Social, com o projeto Quintais Orgânicos de Frutas, decidiu promover esse encontro entre a Finep - Financiadora de Estudos e Projetos/MC&T (empresa pública vinculada ao Ministério de

Ciência e Tecnologia) para uma reunião dirigida aos segmentos de Pesquisa e inovação da Região Sul, com o objetivo de estimular empreendedores a participarem do evento que estará disponibilizando neste ano de 2010. O Prêmio Finep de Inovação chega a sua 13ª edição, com o objetivo de reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, institutos científico/tecnológicos e inventores brasileiros que tenham desenvolvido produtos, processos ou serviços novos ou significativamente modificados, lançados no mercado nos últimos três anos.

O encontro da quarta-feira

aconteceu na sede da Unidade, tendo como conferencistas: o Chefe -Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Jr, o responsável pelo projeto Quintais Orgânicos, Fernando Costa Gomes e Marco Nunes, do Departamento de Promoção da Finep para a Região Sul do país.

Unidade promove palestra sobre o Prêmio Finep 2010

Em recente visita à Embrapa Clima Temperado, o Gestor do Macroprograma 4, Robinson Cipriano, informou que encontram-se abertos, desde 16 de julho, três editais para o segundo semestre de 2010, que juntos totalizam investimentos de R$ 13 milhões em pesquisas de comunicação e transferência de tecnologia (TT). Tratam-se da chamada 6/2010 (SEG), com previsão de recursos da ordem de R$ 6 milhões; chamada 9/2010 (Petrobras), no valor total de R$ 5 milhões, para ações de TT para dendê, girassol e mamona e a chamada 10/2010 (Monsanto), com liberação prevista na ordem de R$ 2 milhões para projetos de TT e de comunicação.

Robinson permaneceu durante três dias na Embrapa Clima Temperado quando participou de reuniões, visitas e atividades individuais de

acompanhamento de projetos. O trabalho desenvolvido na Unidade, no período de 18 a 21 de julho,foi realizado com acompanhamento de dois consultores convidados pelo gestor. Assim, colaboraram com os trabalhos, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander, que também é membro do CTMP4 e supervisor da da Área de Negócios Tecnológicos da Unidade localizada em Goiás e o analista, gerente de comunicação e negócios da Embrapa Instrumentação Agropecuária e consultor ad hoc, Edílson

Fragalle.

“Os trabalhos possibilitaram conhecer o estado da arte da Unidade, estabelecer um contato mais próximo com a equipe, contribuindo com a compreensão das dificuldades e peculiaridades locais”,

enfatizou ele, que incentivou os analistas e pesquisadores a submeterem projetos de pesquisa para seleção, junto aos editais deste ano.

Segundo ele, os nove projetos de MP4 que a Unidade está liderando não apresentam problemas. “Gostamos muito dos projetos e da organização da Unidade, que nos deixou com uma imagem positiva. De forma geral, pode ser considerado um centro ecorregional muito adiantado em seus projetos”, concluiu.

Referências

Documentos relacionados

Figura 14: Resumo do faturamento de energia de dez/16 Figura 15: Resumo do faturamento de energia de mar/17 Figura 16: Resumo do faturamento de energia de abr/17 Figura 17: Resumo

Diante do que foi exposto ao longo do trabalho, é possível chegar a um conjunto de conclusões que permitam discorrer sobre as impressões colhidas em todo o processo de construção

Como corolário lógico, se a contribuição em tela é devida (analisadas no plano da validade e eficácia), é porque não foi revogada pela EC nº 33 /2001. CONTRIBUIÇÃO

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Este tipo de consulta espacial pode ser considerado como um caso especial de outros subtipos de consulta, como exemplo intersection range query, intersection region query,