• Nenhum resultado encontrado

PERGUNTAS FREQUENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERGUNTAS FREQUENTES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

1. O que é o RUNA?

O Repositório Universitário da Ânima (RUNA) é um Repositório Instituciona (RI) que reúne a produção intelectual da instituição em um espaço digital. É um serviço de informação digital que objetiva gerenciar a produção intelectual das Instituições, visando a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso e o impacto da sua produção intelectual.

2. O que é produção intelectual?

Trabalhos de Conclusão de Curso e documentos inerentes à produção bibliográfica, técnica, artística e cultural previstos no artigo 2 da Política do RUNA – Instrução Normativa nº 01/2021

3. Quais são os objetivos do RUNA?

O RUNA tem por objetivo armazenar, preservar, organizar, disponibilizar, disseminar e gerir a produção intelectual das Instituições de Ensino Superior da Ânima Educação desenvolvidas pelo Ensino, Pesquisa e Extensão dessas instituições.

4. Como está organizado o Repositório Institucional da Ânima? O repositório está organizado em uma estrutura hierárquica composta por comunidades, subcomunidades e coleções de itens. Cada comunidade pode ter um número ilimitado de subcomunidades e de coleções.

(3)

5. O que são comunidades, subcomunidades e coleções?

Comunidades e subcomunidades são estruturas informacionais que representam a organização do repositório. Coleções são estruturas que agrupam documentos com características comuns e estão vinculadas a uma comunidade ou subcomunidade.

6. O que é autoarquivamento?

Autoarquivamento refere-se ao ato de inclusão do arquivo e dos metadados de um documento no RUNA , realizado pelo próprio autor. O autor tem a autonomia de arquivamento dos textos e da sua produção intelectual.

7. O autoarquivamento é obrigatório para os discentes? Qual o seu prazo?

Sim, é obrigatório o autoarquivamento do Trabalho de Conclusão de Curso em todos os níveis de ensino. O prazo para o autoarquivamento é definido pela coordenação de cada curso.

(4)

8. Ao submeter meu trabalho/documento no Repositório, ele valerá como uma publicação científica?

Não, o RUNA não configura-se como um periódico cinetífico. Torna os conteúdos públicos e acessíveis. Tem a função de maximizar a sua visibilidade.

9. Como faço para submeter meu trabalho no Repositório Institucional da Ânima?

Você deve fazer parte da comunidade acadêmica de uma das Instituições de Ensino Superior da Ânima Educação.

Para submeter um documento, acesse o RUNA

<www.repositorio.animaeducacao.com.br>, clique em Entrar, disponível no cabeçalho da página lado direito. Acesse com login e senha da sus IES e/ou conforme instruções recebidas por e-mail.

Caso tenha dificuldades, faça contato com a equipe do RUNA, via repositorioinstitucional@animaeducação.com.br

10. Na conclusão de curso, ao ser realizado o autoarquivamento no repositório, é necessário entregar a versão impressa?

(5)

11. Quem pode submeter trabalho/documento no RUNA?

Os documentos são submetidos pela comunidade acadêmica das Instituições de Ensino Superior da Ânima Educação. Podem depositar documentos no Repositório: professores, acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado nas modalidades presencial e a digital, e técnico administrativo em casos específicos nomeados pelo Comitê Gestor do Repositório.

12. Que tipos de documentos podem ser depositados no Repositório Institucional da Ânima?

Podem ser depositados no repositório os seguintes documentos: Artigos de Periódicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Anais, Trabalhos apresentados em Eventos, Livros, Capítulos de Livros e demais documentos que caracterizam uma produção técnica/científica e cultural.

13. Por que, em alguns casos, é possível acessar o arquivo em acesso completo e, em outros,não?

O RUNA disponibiliza três modalidades de acesso:

a- Acesso aberto: acesso ao documento integral, direto e imediato; b- Acesso restrito: acesso imediato e integral ao documento é

permitido pelo autor da obra;

c- Acesso embargado: não é permitido acesso imediato ao conteúdo integral do documento durante um determinado período de tempo.

(6)

14. Depois do autoarquivamento feito pelo autor, em quanto tempo é concluída a submissão?

Após o autoarquivamento do documento, o mesmo aguardará o moderador da coleção aprovar o seu documento. Somente após a aprovação do moderador o documento estará disponível para consulta no RUNA.

15. O que são metadados?

São conjuntos de dados que descrevem as especificidades de determinado documento.

16. O que é Licença Creative Commons?

CreativeCommons(CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.

17. Como solicitar a prorrogação do prazo de embargo? Enviar solicitação para o e-mail:

(7)

18. Minha submissão foi rejeitada. O que devo fazer?

Acesse o RUNA, faça as correções solicitadas e submeta-a novamente. Você receberá um e-mail do moderador de sua coleção com o motivo da rejeição e orientações para refazê-la.

19. Quando ocorrer erro no sistema, a quem devo contatar?

Entre em contato coma equipe do RUNA através do e-mail: repositorioinstitucional@animaeducacao.com.br.

5

6

(8)

Referências

Documentos relacionados

Inalação : Não apresenta (effects) nocivos conhecidas quando é usado para a finalidade.. a que

O doente deve tomar um comprimido revestido por película de 10 mg por dia (comprimidos brancos, em forma de cápsula, biconvexos com linha de quebra de um lado), durante 7 dias...

Pergunta 14: Entendemos que a penalidade de suspensão temporária da participação em licitação prevista na 6.1 das condições gerais não será aplicável para vícios de

O Coordenador Administrativo deverá atuar no Núcleo em regime de 30 (trinta) horas semanais, podendo ter redução de suas atividades na Universidade, de acordo com a

No momento em que a Equipe identificava as pessoas no interior do referido estabelecimento, não foi possível identificar uma delas, haja visto que a mesma não

• limite de exposição compatível com a saúde. Atualmente, a nova ISO 2631, de 1997, não apresenta limites de exposição à vibração, limitando-se a definir um método para

Disso decorre que, para a educação do futuro, é necessário promover grande remembramento dos conhecimentos oriundos das ciências naturais, a fim de situar a condição humana no

O aluno autoriza as Instituições de Ensino Superior (IES) do Ecossistema Ânima de Educação, suas controladas e as que venham a fazer parte a publicar, divulgar e fazer