• Nenhum resultado encontrado

Atividades a realizar no mês de novembro 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades a realizar no mês de novembro 2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Atividades a realizar no mês de novembro 2016 Hora do Conto

Atividades de Promoção e Mediação da Leitura

(Quartas e sextas-feiras - sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Histórias com Arte

Atividades de Expressão Plástica e Escrita Criativa

(Quintas e sextas-feiras - Sempre que solicitado e mediante disponibilidade) Destinatários: alunos do jardim de infância entre os 3 e os 5 anos.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias Andantes

Estórias Andantes é um projeto da Biblioteca Municipal de Loulé que visa promover o livro e a leitura, a utilização dos serviços que o Bibliomóvel presta, a diminuição da distância entre a Biblioteca e as escolas e jardins de infância do interior do Concelho e, ainda, permitir o usufruto, por parte destas crianças, de atividades de natureza semelhante às realizadas na Biblioteca-sede.

Autores da Semana

Semanalmente a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

31 out. a 05 nov. – Richard Bach 07 a 12 nov. – António Gedeão 14 a 19 nov. – Ilse Llosa 21 a 26 nov. – Don DeLillo

28 nov. a 03 dez. – Helena Carvalhão Buescu

Exposição ‘Gente de Palavras’ de Daniel Dias De 02 a 30 de novembro

A partir da célebre frase de Fernando Pessoa ‘A minha pátria é a língua portuguesa’, Daniel Dias constrói retratos de poetas da língua portuguesa construídos com excertos dos seus textos manuscritos. Para ele ‘a língua constrói-se de palavras que compõem a filigrana de emoções, ideias, memórias, mitos e realidades que constituem a idiossincrasia dum povo

(2)

ou duma pátria. As palavras são as linhas que compõem a extensa e complexa trama, que desenha e mantém coesa essa estrutura cultural que tem génese popular mas que se abriga, se recria e se conserva, na oficina dos obreiros da palavra que são os poetas’. ‘Gente de Palavras’ é um tributo aos poetas lusófonos, de todas as épocas e quadrantes. Daniel Dias retrata-os com as suas próprias palavras, modela-os e envolve-os na sua própria poesia.

Entrada livre.

A Ciência está na Biblioteca

Dias 02, 03 e 04 – quarta, quinta e sexta-feira – 10h00

Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer os livros de Ciência existentes na Biblioteca e estimular, de uma forma lúdica, o gosto pela leitura e o interesse pela temática.

Destinatários: alunos do 1º ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Livros Abertos com Ruivinho Brazão: apresentação do livro “Palavras com que brinco e aprendo (6 – 10 anos)”

Dia 04 – 18h30

Palavras com que Brinco e Aprendo, edição da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, tem por autor J. Ruivinho Brazão. A presente publicação, destinada aos 6-10 anos, integra-se na trilogia do mesmo nome e vem, na sequência do vol. 1 dirigido aos 2-6 anos, primorosamente enriquecida com mais de 30 ilustrações da designer Inês Gonçalves, discípula de Joana Lessa, da UAlg / ESEC em coordenação com a DRCAlg.

A edição surge como naturalmente e na sequência das sessões de Pedagogia da Oralidade, levada às bibliotecas municipais e às bibliotecas de escola com relevância para os Concelhos de Albufeira e Loulé com apoio de informantes que se integram no grupo de cantares Moças Nagragadas. Tendo em conta o nível etário dos destinatários e as orientações programáticas de língua portuguesa, relevam-se, para além das lengalengas e dos trava-línguas, o conto, as adivinhas, as quadras, os provérbios. Compreende, na Primeira Parte, 52 linquintinas que se agrupam em três capítulos: o cap.1 com 40 lengalengas distribuídas por 4 setores; o cap. 2 com o trongomongo e outras estórias; o cap.3 com 12 trava-línguas. A Segunda Parte é preenchida pelo conto “A lebre e a leoa”, que foi recolhido em Ferreiras, Albufeira. A Terceira Parte contém 60 adivinhas. A Quarta Parte compreende 35 quadras do cancioneiro tradicional. A Quinta Parte contém 67 provérbios.

(3)

Os enunciados, na sua generalidade, assentam na recolha efetuada na aldeia de Paderne, Albufeira. Incluem-se, a título exemplar, dados paralelos de outras comunidades da Região do Algarve e para além desta, resultado, sempre, da pesquisa da oralidade em trabalho de campo ou das Ações de Formação de Professores, levadas a efeito em Albufeira, Loulé, Faro e São Brás de Alportel e, ainda, nos cantares de “Moças Nagragadas”, vindas da vontade dos próprios informantes.

Entrada livre.

Projeto “Poesia ao Fim do Dia”

Dias 04, 11, 18 e 25 - sextas-feiras - 18h00

O Projeto “Poesia ao Fim do Dia” é uma atividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interação entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca recebe um convidado que lê/declama poesia à sua escolha. Dia 04 - Clara Fernandes

Dia 11 - Marta La Piedad Dia 18 - Patrícia Batista Dia 25 - Maria João Catarino

Música para Bebés e Crianças Dia 05- sábado

10h00 - Bebés dos 0 aos 2 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos 11h00 - Crianças dos 3 aos 5 anos acompanhados por, no máximo, 2 adultos

Desde a primeira infância a criança encontra-se no seu melhor momento para desenvolver as suas capacidades, sendo a experiência musical, utilizada com conteúdos adequados, um dos métodos mais apropriados para que o bebé adquira um desenvolvimento equilibrado. É necessário o contacto do bebé com um universo de vivências que o estimulem. Observar, imitar, experimentar, constituem estímulos multi-sensoriais que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 40 minutos. Formador: Ricardo Jorge

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto Especial com Lígia Pereira Boldori Dia 05 – sábado - 15h30

História: “O misterioso roubo dos dentões” Entrada Livre

(4)

Gincana de Leituras

Dias 07 e 10 – 10h00 e 14h00

Esta atividade pretende formar e orientar as crianças no que diz respeito à utilização do fundo bibliográfico da Biblioteca, em particular o uso de livros específicos, tais como dicionários, enciclopédias e livros técnicos das mais diversas áreas do conhecimento. Este projeto pretende ainda promover o livro e a leitura, considerando para o efeito a execução de uma gincana, que impulsiona as crianças na descoberta e pesquisa dos livros mencionados.

Destinatários: Alunos do 1º ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias sem fronteiras

Dias 08 e 09 – 10h00

Esta atividade pretende promover o livro e a leitura de contos tradicionais de outras culturas. Serão desenvolvidas várias sessões de contos sobre os 5 principais continentes. Destinatários: alunos do 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos)

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

As Estórias de…

Dias 08, 15, 22 e 29- terças-feiras – 18h00

As estórias são fontes maravilhosas de experiências. Ampliam os horizontes das crianças e aumentam o seu conhecimento em relação ao mundo que as rodeia.

Pretende-se que as terças-feiras passem a ser dia de estória, despertando nos mais pequenos o gosto pelo livro e o prazer da leitura.

Dia 08 – As Estórias da Ana Paula: “O gato comilão” de Patacrúa e Oliveiro Dumas Dia 15 – As Estórias da Teresa: “Presos” de Oliver Jeffers

Dia 22 – As Estórias da Sílvia: “Não quero mais abraços” de Jane Chapman

Dia 29 – As Estórias da Ana Costa: “Uma história cheia de lobos” de Roberto Aliaga Destinatários: famílias

“Ler, ouvir e contar” pela Associação Cultural Bica Teatro

Dia 11 – sexta-feira - 10h00 e 11h00

Serão teatralizadas e adaptadas histórias tradicionais portuguesas de António

Torrado. Numa montagem mais musical e interativa, junta músicas e canções onde

(5)

o público é convidado a cantar e a participar. Um espetáculo onde o Bica Teatro

reconta as histórias de forma simples, repleta de dramatismo, magia e humor,

recuperando a tradição da teatralização das histórias portuguesas.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e do 1º ciclo

Vagas limitadas

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Contos Contigo – Formação Artística pela Associação Cultural Bica Teatro, orientada por Paulo Patraquim

Dias 11 e 12 – sexta-feira e sábado – 18h00 às 21h00 e das 10h00 às 13h00

A Formação Artística Contos Contigo tem como focos principais as dinâmicas de grupo, a voz, a expressão teatral e a gestualidade do contador de histórias, assim como as difíceis tarefas de escutar, imaginar e cativar. Procura promover a capacidade de escuta, o gosto pelas histórias, a melhoria do trabalho de equipa e estimular a imaginação e a expressão corporal.

Confere-se Diploma de Participação Vagas limitadas

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Baralhando Estórias

Dias 15 e 17 - 10h00 - 14h00

Esta atividade pretende estimular a criatividade e a imaginação das crianças através da observação das imagens de uma história. Posteriormente será feita uma leitura comparada da história real.

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Contos (en) cantados

Dia 16 - quarta-feira – 10h00 e 11h00

Sessão de contos onde o principal propósito é contar estórias de forma alegre e agradável, de forma a atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Com recurso à música, à melodia e a várias técnicas, pretende-se despertar o imaginário e o prazer da leitura nos mais novos e incentivá-los a descobrir o mundo mágico dos livros.

(6)

Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Estórias em Família – Risos, adivinhas e anedotas Dia 18 – sexta-feira – 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma estória.

Sendo a família o principal educador, contamos com o seu apoio para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

Destinatários: público em geral (dos 0 aos 100).

Livros Abertos com Sandrine Sousa: apresentação do livro “Zarina, a menina dos pés de ouro”

Dia 19 – 15h30

Sandrine Sousa, professora de português e de francês, nasceu na região de Paris, em 1976. Filha de pai trasmontano e de mãe algarvia foi viver para o Algarve aos dezasseis anos, transição que marcou a sua vida e que influencia o seu modo de ver o mundo e de escrever. Descobriu o amor pela literatura aos dezoito anos, o que a levou a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade do Algarve. Fez uma pós-graduação em Comunicação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é licenciada em Literaturas e Culturas, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Já trabalhou em várias escolas do Algarve, centros de apoio ao estudo e de formação. Colaborou com o jornal algarvio O Louletano, onde publicou alguns poemas inéditos e tem sido membro do júri do Concurso Literário da Casa do Povo da Luz da Tavira. Abraçou, ainda, o projeto Voluntários da Leitura. Colaborou, também, na Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, vol. V e é autora da obra poética Sopro, Entre a Vida e a Morte e da obra de literatura infantil Um Arco-íris no Hospital.

‘Zarina, a menina dos pés de ouro’ retrata a história de Madalena, que vive no campo, num monte chamado Besteiros, e passa o tempo a ouvir as histórias do vizinho Ernesto. Foi aí que conheceu Zarina, a menina dos pés de ouro, que vem muitas vezes visitar os seus sonhos. Juntas vão andar por caminhos encharcados, saltar nas poças de água e falar da

(7)

mãe Natureza. É, sem dúvida, uma aventura vivida entre Madalena e Zarina, a sua amiga imaginária, num ambiente de ternura e magia.

Entrada livre.

Os Génios da Matemática Dias 23, 24 e 25 – 10h30 e 15h00

Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer os livros de Matemática existentes na Biblioteca e estimular, de uma forma lúdica, o gosto pela leitura e o interesse pela temática.

Destinatários: alunos do 1º ciclo

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube Leitura em Língua Alemã / Leserklub fuer portugiesische Literatur in deutscher Sprache

Dia 24 – quinta-feira – 16h00

O Clube de Leitura em Língua Alemã tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa traduzidos para língua alemã.

Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Oficina ‘Contos na Pele’ com Mara Guerreiro

Dia 26 – sábado – 10h00 - crianças dos 3 aos 4 anos acompanhadas por um adulto Dia 26 – sábado – 11h00 - crianças dos 5 aos 6 anos acompanhadas por um adulto

Projeto lúdico-pedagógico, destinado a pais e filhos, que pretende promover a leitura, o toque positivo e os afetos e mimos em família.

Serão ensinadas técnicas de relaxamento e, com magia e muita ternura, histórias e músicas serão transformadas em massagens entre pais e filhos.

Cada sessão tem uma duração aproximada de 50 minutos, sendo necessário a utilização de vestuário prático e peúgas.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura Júnior Dia 26 – sábado - 10h00

Discussão do livro: “A floresta” de Sophia de Mello de Breyner Andresen.

O Clube de Leitura Júnior pretende promover o livro e a leitura junto de jovens com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos. Este projeto tem como finalidade criar hábitos de

(8)

leitura autónoma através do diálogo orientado com os jovens sobre o livro lido, complementado com a realização de atividades de caráter lúdico devidamente programadas sobre a obra que foi debatida. Pretende-se, igualmente, que os membros deste clube consigam exprimir opinião crítica sobre os livros lidos.

As sessões do clube decorrem uma vez por mês, aos sábados, pelas 10h00 e contam com um máximo de 12 participantes.

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Hora do Conto para Pais e Filhos Dia 26 - sábado - 15h30

Depois de ouvir uma estória, graúdos e miúdos são convidados a participar em atividades em família.

Dia 26 - “A Vaca Leitora” de Gabriela Ruivo Trindade

Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – Restauração da Independência Dias 29 e 30 – terça e quarta-feira - 10h00 e 14h00

No âmbito das comemorações das várias datas importantes que marcam a História de Portugal. A temática deste ciclo focará o Dia da Restauração da Independência. Destinatários: alunos do 1º ciclo

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Clube de Leitura de Loulé Dia 30 - quarta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “Metade Maior” de Julieta Monginho Destinatários: adultos

Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

BIBLIOCASA - Serviço Domiciliário de Apoio à Leitura

Serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

(9)

Este é um serviço que garante às pessoas condicionadas por limitações de mobilidade, ainda que temporárias, um serviço de leitura pública que facilita o acesso à informação e uso da documentação.

O BIBLIOCASA disponibiliza os seguintes recursos: empréstimo de livros, DVDs, VHS, CDs, jogos e CD-Roms, serviço de entrega e recolha de livros e outros documentos, e serviço de informação à comunidade.

Os utilizadores podem (autonomamente ou apoiados por funcionários da Biblioteca através da internet) consultar nas suas casas a base de dados da Biblioteca Municipal e selecionar os documentos que desejam para empréstimo.

Para aderir a este serviço os interessados deverão preencher e fazer chegar à Biblioteca Municipal (via email biblioteca@cm-loule.pt ou correio para Rua José Afonso-8100 Loulé) um inquérito para se poder proceder à avaliação e seleção dos leitores que o BIBLIOCASA integrará. Estes inquéritos estão disponíveis na Biblioteca ou nos seus Polos, através de correio eletrónico ou por telefone (289 400 850).

Viagem ao Mundo dos Descobrimentos

Esta atividade destina-se a dar a conhecer alguns dos descobridores portugueses, suas descobertas e a vida quotidiana da época

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Polo de Quarteira

Autores da semana

Semanalmente o Polo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

31 de out. a 4 de nov. – Jane Austen 7 a 12 nov. – Pedro Paixão

14 a 19 nov.– Fernando Namora 21 a 26 nov. – Inês Pedrosa 28 nov. a 3 dez.– Eduardo Sá

(10)

Hora do conto

Segundas, quartas e sextas-feiras - 10h30 e 15h00

História: “A melhor camisola do mundo” de David Bedford Destinatários: alunos do jardim de infância e do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Projeto Internet Sénior

O Projeto Internet Sénior tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet.

Destinatários: maiores de 55 anos

Livros Abertos com Helena Madeira: apresentação do livro “Percursos Alquímicos” Dia 05 – sábado – 21h00

Helena Madeira nasceu a 20 de Junho de 1963, é natural de Loulé, mas foi no Montijo que cresceu. Desde jovem que a escrita se revelou uma paixão, no entanto só alguns dos seus poemas foram publicados no jornal Nova Gazeta. A concretização do sonho nasce com esta primeira obra: “Percursos Alquímicos”.

Nesta obra o leitor é o peregrino. A escritora convida a fazer uma viagem pelo universo da escrita poética percorrendo múltiplas tradições onde encontrará o tema da alquimia como eterna demanda.

A apresentação será realizada por João Justo, Maria João Portela, Afonso Dias, José Teiga e Maria João Catarino.

Entrada livre.

Conta-me um conto Dia 19 – sábado - 16h00

História: “O urso resmungão” de Steve Smallman Destinatários: famílias

Clube de Leitura de Quarteira Dia 24 - quinta-feira – 21h00

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: “A Rapariga do Comboio” de Paula Hawkins Destinatários: adultos

(11)

Informações e inscrições: Polo da Biblioteca em Quarteira

Polo de Salir

Baralhando Estórias

Dias 28 - 10h00 - 14h00

Esta atividade pretende estimular a criatividade e a imaginação das crianças através da observação das imagens de uma história. Posteriormente será feita uma leitura comparada da história real.

Destinatários: alunos do 1º ciclo Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

Pólo de Salir da Biblioteca Municipal de Loulé

Horários

Biblioteca Municipal de Loulé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho) Segunda-feira das 14h30 às 19h00

De terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 Sábado das 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro) De segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00

Pólo de Quarteira

Segunda e sábado - 13h00 às 19h00 De terça a sexta - das 09h00 às 19h00 Pólo de Salir

De segunda a sexta-feira

Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Contatos

Biblioteca Municipal de Loulé – Rua José Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

(12)

Telefone: 289 400 846

Pólo de Salir - Rua José Viegas Gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt Realizam-se visitas orientadas. (É necessária marcação prévia)

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR