• Nenhum resultado encontrado

Análise de matérias publicadas nos Jornais Diário do Nordeste e O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise de matérias publicadas nos Jornais Diário do Nordeste e O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Análise de matérias publicadas nos Jornais Diário do Nordeste e O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo - 20141

Maria do Socorro de Sousa CRUZ2 Faculdade Piauiense, Teresina-PI Resumo

A Copa do Mundo será realizada no Brasil em 2014. Além de ser um acontecimento esportivo que mobilizará o país, é uma oportunidade de desenvolvimento de diversos setores ligados ao evento. O presente artigo teve como objetivo analisar matérias publicadas pelos Jornais Diário do Nordeste e O Povo sobre a cidade Fortaleza (CE) como sede da Copa do Mundo de 2014. É um estudo exploratório descritivo qualitativo, que foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica baseada na análise das matérias publicadas nos referidos jornais, referentes à temática citada, durante os meses janeiro e fevereiro de 2012. Constatou-se que os citados veículos impressos, abordaram mais aspectos positivos sobre a cidade de Fortaleza como sede do Mundial e que os setores mais retratados foram infraestrutura, mobilidade urbana e construção civil em detrimento da área do turismo, a qual não teve tanta ênfase.

Palavras-chave: matérias; Fortaleza; Copa do Mundo.

Introdução

A Copa do Mundo de Futebol, diante da sua importância no contexto social do país que a realiza, se torna um fenômeno midiático, ocupando importante espaço nos principais veículos de comunicação. Além da imprensa especializada em esporte, outras editorias passam a dar mais ênfase ao assunto(GASTALDO, 2002).

Também é papel da mídia, fazer deste evento futebolístico um meio de divulgação do país sede, como uma imagem consolidada, em especial dos seus destinos turísticos, além de outros setores que geram possibilidades de negócios.

Dono de cinco títulos mundiais, o Brasil tem o futebol como a “grande paixão nacional” e sua relação histórica, social e de identidade o tornou o esporte preferido entre os brasileiros e também da mídia. No período de Copa do Mundo, tudo gira em torno da competição, que vai mais além do encontro e de disputas de seleções de vários países, mobilizando milhares de pessoas, em vários lugares do mundo (GASTALDO, 2002). A realização da Copa para o Brasil, além de ser um acontecimento esportivo que mobilizará “a pátria de chuteiras” ou mesmo o “país do futebol”, é vista como uma oportunidade de desenvolvimento nos mais diversos setores ligados ao evento, como sustentabilidade, infraestrutura, transporte, saúde, capacitação e turismo. A pretensão, com o evento, é utilizar os investimentos a fim de transformar as sedes envolvidas e dar

(2)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

visibilidade ao país internacionalmente, demonstrando a capacidade que o mesmo tem de sediar e organizar competição de tal magnitude (CABO, 2008; REMUS, 2011). O Governo Federal Brasileiro (on-line) estima que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários. Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.

A Copa de 2014, no Brasil, será realizada no período de 12 de junho a 13 de julho, com jogos em 12 cidades sedes. Fortaleza, capital do Ceará, foi uma das cidades escolhidas para receber seleções que participarão da competição. Além da boa representatividade do futebol cearense, com clubes que já figuraram entre a elite do futebol nacional, a cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo (JÚNIOR; MAGALHÃES; DOMINGUES, 2012).

Diante do exposto, o presente artigo objetivou analisar as matérias publicadas nos Jornais Diário do Nordeste e O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014.

Metodologia

Trata-se de um estudo exploratório descritivo qualitativo que foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica baseada na análise das matérias publicadas nos jornais Diário do Nordeste e O Povo, ambos de Fortaleza (CE), que se referem à cidade como sede da Copa do Mundo, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012.

Através da cobertura jornalística destes dois jornais impressos mais importantes do Estado do Ceará, analisaram-se os aspectos positivos e negativos abordados pelos referidos veículos sobre Fortaleza como sede do Mundial de 2014 e apontaram-se os assuntos mais abordados e de maior relevância nas matérias.

Resultados

A tabela 1 apresenta as matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

(3)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

TABELA 1. Matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

TÍTULO FOCO PRINCIPAL CADERNO ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Infraero deixa de aplicar R$ 4,8 mil no Pinto Martins Ampliação do Aeroporto (Transporte)

Negócio - Perda do recurso

de ampliação do Aeroporto Taxistas Nota 10 recebem inscrição de motoristas Qualificação dos taxistas

Negócio Qualificação para melhor atender ao cliente e aprendizado de línguas - Obras da Copa vão mudar Fortaleza (manchete) Intervenções Estruturais/ Mobilidade Urbana Primeiro Caderno Construção de túneis, alargamento de vias, melhorias na drenagem, malha viária e iluminação Transtornos causados pelas obras, demora na conclusão das mesmas e superfaturamento Centro de Eventos na Trilha do Mundial

Infraestrutura Jogada Legado e espaço para a realização de eventos futuros na capital cearense - De olho no sorteio da Copa (manchete)

Infraestrutura Jogada Fortaleza cotada para sorteios da Copa do Mundo e elogios sobre

o andamento da obra do Castelão, a qual foi apontada como a mais

avançada entre os estádios das cidades

sedes - Em 2014, obra só terá atingido 30% Ampliação do Aeroporto Pinto Martins

Negócios Mudanças que ocorrerão com a reforma e ampliação da área para atender um maior número de

passageiros

Adiamento do processo licitatório

(4)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Continuação TABELA 1. Matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

Obras de Mobilidade têm

início para a Copa – Fortaleza tem hoje pelo menos

três obras paradas (chamada de capa) Mobilidade urbana Primeiro Caderno Beneficiamento de mais de 207 mil usuários de transporte público Canteiro de obras inacabadas, prejudicando a população que utiliza transporte coletivo; reclamações em relação à saúde, em especial à construção do Hospital da Mulher; preocupação em relação à desapropriação. Mercados de Rocha Ornamentais Expansão no setor de construção

Negócios Aquecimento no setor da construção civil e expectativas de negócios; recorde de exportação de granito e mármore, destacando o Ceará no mercado internacional. - Investir e crescer Desenvolvime nto do dia a dia

de Fortaleza Fortaleza capital do Nordeste Crescimento da cidade e investimento, melhorando a vida das

pessoas. - Imóveis em Fortaleza já são alugados para a Copa Imóveis Capa de Negócio

Aumento dos valores dos imóveis

-

Foram analisadas 10 matérias publicadas no Jornal Diário do Nordeste em janeiro, sendo cinco delas veiculadas no caderno de Negócios, duas no Primeiro Caderno, duas na Jogada, que é o espaço direcionado aos assuntos esportivos, e uma no caderno especial “Fortaleza Capital do Nordeste”, que mostra a vocação turística da cidade e os grandes projetos que promovem o seu crescimento e desenvolvimento, inclusive, os relacionados à preparação da capital cearense para receber o megavento da Copa do Mundo em 2014.

(5)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

É importante ressaltar que, deste total, três foram destaques, sendo duas manchetes do jornal e uma, chamada de capa (TABELA 1).

Observou-se que as áreas de mobilidade urbana, infraestrutura e transporte foram as mais destacadas. As que mais causaram impactos positivos tratavam de construção de túneis, alargamento de vias e melhorias na drenagem, embora enfatizassem também o lado negativo dos transtornos causados pelas obras.

Além dos aspectos relacionados ao legado de espaço para a realização de eventos futuros na capital cearense, a cidade ainda foi apontada, no período, como sendo a mais adiantada no processo de reforma e ampliação dos estádios da Copa de 2014 (TABELA 1). No geral, nove inserções foram positivas e quatro apareceram como negativa.

A tabela 2 demonstra as matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

TABELA 2. Matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

TÍTULO FOCO PRINCIPAL CADERNO ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Até quando suportar? (manchete) Mobilidade Urbana Primeiro Caderno Tentativa de modificação das paradas de ônibus, de acordo com o fluxo Constantes congestionamentos nas principais vias de

Fortaleza Trânsito piora com caminhões (chamada de capa) Mobilidade Urbana Primeiro Caderno - Transtornos causados pela presença de caminhões nas principais vias, principalmente nos locais onde há obras

da Copa do Mundo Primeiro passo para ampliar o aeroporto Licitação para a ampliação do aeroporto Pinto Martins (Transporte) Primeiro Caderno Aumento da capacidade de atendimento do aeroporto

(6)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Continuação TABELA 2. Matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

Trânsito Exagerado – Frota de Moto aumentou 177% (chamada de capa) Mobilidade Urbana Primeiro Caderno - Transtornos causados pelas obras, crescente número de acidentes nas principais vias da

cidade Rotatórias sem efeito-Rotatórias: Solução ou problema (chamada de capa) Mobilidade Urbana Primeiro Caderno - Engarrafamento do

trânsito nas rotatórias e falta de respeito dos

condutores Melhorias são prometidas para a Copa Mobilidade Urbana Primeiro Caderno Melhoria da trafegabilidade e mais disciplina no trânsito - Mudanças até no conceito Arenas de Futebol/Novos formatos dos estádios

Jogada Legado para os torcedores, espaços para receber espetáculos e shows, segurança nos estádios, novos equipamentos de tecnologia - A Copa e as transformações no ato de torcer Estrutura dos estádios Primeiro Caderno - Afastamento do

torcedor dos estádios

Transporte Coletivo/ No ônibus o Sufoco ainda é maior (chamada de capa) Mobilidade Urbana/ Transporte Urbano Primeiro Caderno Viabilidade de projetos da prefeitura que possam solucionar o problema Superlotações nos ônibus de Fortaleza O Gigante Dorme, Operários Trabalham Construção do estádio Castelão

Jogada Ritmo acelerado das obras da Arena

Castelão

(7)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Continuação TABELA 2. Matérias publicadas pelo Jornal Diário do Nordeste sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

Canteiros de Oportunidades Construção Civil Especial de Fortaleza Crescimento da construção civil - Obras do Castelão são paralisadas Paralisação das obras de construção do estádio Castelão Primeiro Caderno - Protesto contra o atraso do pagamento salarial Operários do Castelão devem acabar greve Negociação para o fim da greve entre o Castelão Primeiro Caderno Negociação para o retorno do início das obras Protesto contra o atraso do pagamento salarial Inventário Turístico deve nortear as ações Capacitações de Profissionais de Turismo Primeiro Caderno Investimento no Turismo, transporte e qualificação de profissionais - Castelão com obras mais adiantadas Estádio de Futebol Primeiro Caderno Adiantamento das obras de reforma e ampliação do Castelão - Fortaleza é a segunda do Nordeste e a quinta do país em meio de hospedagem

Hospedagem Negócios Destaque entre as cidades sedes pela boa capacidade

hoteleira para receber os turistas durante o Mundial

-

Dentre as edições de fevereiro do Jornal Diário do Nordeste, foram analisadas 16 matérias. A maioria foi publicada no Primeiro Caderno, sendo uma manchete e quatro chamadas de capa. Os assuntos de maior relevância foram mobilidade urbana e reforma e ampliação do estádio Castelão, ambos com seis inserções. No total, foram 11 positivas e nove negativas. Constatou-se que os assuntos mais questionados foram sobre os congestionamentos nas principais vias de Fortaleza e a importância do estádio Castelão como legado para a cidade que passará a ter espaços para receber espetáculos e shows, e novos equipamentos de tecnologia. Em contrapartida, o ponto negativo foi a greve dos operários da obra (TABELA 2).

A tabela 3 mostra matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

(8)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

TABELA 3. Matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

TÍTULO FOCO

PRINCIPAL

CADERNO ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS

NEGATIVOS A todo vapor Copa do Mundo 2014 (chamada de Capa) Obras do Estádio

Esporte Entrega de obra em fase adiantada (53% obras concluídas) - Aeroporto e Porto: Problemas

Infraestrutura Esporte Aumento da capacidade do terminal de passageiros de 6,2 mi para

9 mi de passageiros/ano no aeroporto, instalação de um novo Cais no Porto

do Mucuripe para navios turísticos.

Atraso na obra

A FIFA vem aí

Infraestrutura Esporte 53% das obras do Estádio Castelão estão em ritmo

adequado. Por conta da vinda dos fiscais da FIFA

o PMF antecipou a assinatura da ordem de serviço para construção de túneis da via Expressa

As intervenções de infraestrutura em mobilidade urbana na cidade não começaram. Transtorno no trânsito com interdições de tráfego em determinadas ruas Comitiva estará no Centro de Eventos Infraestrutura e Serviço

Esporte Oferecer o novo Centro de Eventos a comissão da FIFA para sediar o sorteio das chaves da Copa do Mundo em dezembro de 2013 - Fifa faz vistoria no Castelão - Visita Privê (manchete)

Infraestrutura Esporte Mostrar que as obras estão adiantadas de acordo com o cronograma

de execução O período chuvoso atrapalha o rendimento dos trabalhos e/a Construção Civil Ronaldo é Assediado

Infraestrutura Esporte Contribui para elevar a autoestima dos operários com a visita de Ronaldo

O clima quente da cidade

(9)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Continuação TABELA 3. Matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em janeiro de 2012.

Fortaleza na Disputa por Sorteio dos Grupos (manchete)

Serviço Esporte Em virtude do adiantado com a construção do Estádio Castelão e com o

novo Centro de Convenções Fortaleza

poderá vir a sediar o sorteio da Copa do

Mundo de 2014

O sorteio é muito caro e deverá sair

dos cofres públicos: Prefeitura e Governo do Estado Quem Paga a Conta?

Serviço Esporte Gerar muita visibilidade para da cidade de Fortaleza para o mundo

todo

Infraestrutura com o Centro de Eventos já está

pronta

Custos muito altos

Foram analisadas oito matérias publicadas no Jornal O Povo, em janeiro, sendo cinco direcionadas à obra do estádio Castelão e as demais sobre serviços. Apenas uma sobre o Castelão, não tem aspectos negativos, as outras retratam o atraso das obras e os transtornos causados pela demora na conclusão. Todas as matérias foram publicadas no caderno de Esporte.

A tabela 4 mostra matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

TABELA 4. Matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

TÍTULO FOCO PRINCIPAL CADERNO ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Dedé Brasil começa a ser restaurada na próxima semana Mobilidade Urbana Primeiro Caderno Melhoria da via de acesso ao estádio Castelão Remoção de famílias, protesto sobre desapropriações Operários Paralisam obras do Castelão (manchete) Construção e ampliação do Castelão

Esporte - Protesto contra as

diferenças salariais entre funcionários

dos consórcios e terceirizados

(10)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

Continuação TABELA 4. Matérias publicadas pelo Jornal O Povo sobre Fortaleza como Sede da Copa do Mundo de 2014 em fevereiro de 2012.

Começam as obras na Dedé Brasil Mobilidade Urbana Primeiro Caderno

Melhoria nas vias de acesso ao Castelão

Melhorias nas vias não serão suficientes

para acabar com os transtornos Farra com o

dinheiro alheio

FAN FEST Esporte - Poder público

estadual terá que bancar parte das despesas das festas, exibição de jogos e

show durante os jogos da Copa

Foram analisadas quatro matérias publicadas no Jornal O Povo, em fevereiro, sendo que uma delas foi manchete, duas com aspectos positivos e quatro com negativos. O assunto que ganhou maior destaque foi mobilidade urbana que teve duas inserções, sendo que o ponto negativo retratou a desapropriação das famílias dos locais onde estão sendo construídas as obras e ainda sobre os transtornos causados pelas mesmas (TABELA 4). Comparativamente, observou-se que, no período analisado, o Jornal Diário do Nordeste destinou maior espaço para publicação de matérias sobre a cidade de Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014, totalizando 26. Já O Povo, publicou apenas 12. Além disso, constatou-se que os dois impresso tiveram três manchetes do jornal com essa temática, sendo duas em janeiro e uma em fevereiro.

Discussão

Quanto às matérias publicadas nos Jornais Diário do Nordeste e O Povo, sobre a inclusão da cidade de Fortaleza nos Jogos da Copa do Mundo de 2014, observou-se que foram destacados mais pontos positivos em comparação com os negativos e que os setores mais abordados foram infraestrutura, mobilidade urbana e construção civil em ambos os jornais. A obra do estádio Castelão aparece como o ponto mais focado.

Da mesma forma, Coura (2011) e Oliveira (2011) abordaram as obras do estádio Castelão, em Fortaleza, e constataram que sempre estiveram avançadas em relação à construção e reforma das arenas das demais sedes do Mundial a ser realizado no Brasil. Os mesmo autores referiram-se às outras sedes, no quesito de construção de estádio de futebol, e mostraram atraso nas obras. O Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), maior praça esportiva do Brasil, que deverá ser palco da grande final do Mundial, segundo eles, para

(11)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

ser concluído a tempo, será necessário aumentar a média mensal de gasto em 907%. O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), também foi citado pelos autores, os quais enfatizaram que, no ritmo das obras, somente deverá ficar pronto em 2017.

Já Langeloh (2012), tratou o tema com outro olhar, com perspectivas de que as obras serão concluídas dentro do prazo estabelecido pela FIFA. As obras do próprio Beira-Rio, antes ameaçado de não receber os jogos da Copa, estão previstas para serem concluídas em dezembro de 2012, dois anos antes da Copa do Mundo. E o Castelão, de Fortaleza, é apontado mais uma vez como uma referência, devido o avanço das obras, pois apfesentou 59,2% feito e com término previsto também para dezembro de 2012. Ashton e Fagundes (2011) analisaram Porto Alegre como sede da Copa do Mundo de 2014 e observaram que as obras que estão sendo realizadas para receber os turistas visam uma melhor mobilidade urbana e serão aproveitadas após o evento. As obras de infraestrutura eliminarão os transtornos nas principais vias de acesso da cidade; haverá uma maior presença de torcedores nas competições futuras e a qualificação de profissionais da área do turismo com o intuito de contribuir para um melhor atendimento e hospitalidade. Este fato também foi verificado no presente estudo.

Magno (2011), também, analisou os possíveis legados que a Copa do Mundo deixará para as cidades sede, em especial Porto Alegre e relata que a realização desse megaevento no Brasil possa ocasionar uma série de melhorias, como o aumento da divulgação da imagem dentro e fora do país e consequente incremento do fluxo turístico, maior capacidade aeroportuária, obras de mobilidade urbana, qualificação pessoal, desenvolvimento de infraestrutura esportiva e possível fomento aos esportes e às atividades físicas. Em se tratando de Porto Alegre, o principal legado deixado possivelmente será o da mobilidade urbana já que estão sendo realizadas muitas obras com o intuito de melhorar o fluxo viário da cidade. Além disso, as reformas do aeroporto Salgado Filho permitirão acesso de aviões de maior porte, e as do Estádio Beira-Rio e da nova Arena do Grêmio possibilitarão o crescimento de dois clubes. Os megaeventos, como a Copa do Mundo, que envolve futebol e lazer, proporcionam um desenvolvimento do turismo das cidades sedes, com o aumento do fluxo de pessoas no destino no período de realização dos jogos.

Nessa perspectiva, Ashton e Fagundes (2011), relataram que o turismo de eventos contribui com o desenvolvimento turístico em nível regional, gerando impactos sobre a economia. O futebol, por ser um esporte movido por paixões e que mobiliza uma grande

(12)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

parcela da sociedade, gera consumo. Entretanto, a importância gerada por um evento deste porte no país ainda é pouco evidenciada.

A desvalorização do turismo também foi observada nas matérias analisadas, no período de janeiro a fevereiro, dos Jornais Diário do Nordeste e O Povo, do Ceará, os quais não deram tanta ênfase a este setor.

No entanto, Ernst & Young (2010) relataram que o turismo é um dos aspectos que motivam a realização do evento no país sede em função do fluxo de torcedores que comparecerão aos jogos. Mas os autores referiram a necessidade de dotar o país da estrutura necessária para que possa obter o retorno no segmento turismo, com impactos até superiores ao pós evento.

A capital cearense é um dos principais destinos turísticos do país e com a realização da Copa do Mundo tem a tendência de se tornar referência também no cenário internacional, estimulando a vinda de estrangeiros para o país.

Pelos jornais terem abordados mais aspectos positivos, relacionados à Fortaleza como sede da Copa do Mundo de 2014, isso pode influenciar a percepção da imagem da cidade, tanto pela população local como pelos turistas. Os investimentos feitos, em função da realização do evento, em vários setores, poderiam ser determinantes para dar mais visibilidade à cidade sede. Como exemplo, pode-se citar a ampliação dos aeroportos, ampliação das arenas esportivas, mobilidade urbana e a capacitação dos profissionais da área de turismo para melhor atender os visitantes.

Assim como verificado na presente pesquisa, Fernandes (2009), ao analisar a influência da Copa do Mundo de Futebol de 2014 sobre a cidade de Porto Alegre, observou que os investimentos feitos na cidade e qualidade do serviço ofertado, fruto da capacitação dos profissionais, foram importantes para melhorar a imagem da cidade. Além disso, a mesma autora ressaltou outros fatores para melhoria da cidade, tais como qualidade do evento, expectativa dos turistas, participação e divulgação da mídia.

Considerações Finais

A realização da Copa do Mundo de Futebol em um país vai além de uma competição, pois o evento deixa legados para as cidades sedes, tais como estádios, que servirão como palco para diversos eventos, aeroportos ampliados, melhorias na infraestrutura e profissionais capacitados. Nesse contexto, é importante ressaltar a participação da mídia

(13)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

como divulgadora destes benefícios e como fator influenciador da percepção da imagem da cidade pela população local e pelos turistas.

No caso específico de Fortaleza, apesar de alguns transtornos ocasionados pelas obras, a mídia impressa analisada neste estudo mostrou as melhorias ocorridas nos diversos setores e na imagem da cidade, o que poderia explicar a importância da capital cearense estar inserida neste megaevento de nível mundial.

Referências bibliográficas

ASHTON, M.S.G.; FAGUNDES, C. A Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014: turismo e desdobramentos socioeconômicos para a região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Revista Digital EFDesportes, Buenos Aires, 16 (156), mai., 2011.

CABO, A.V. A imprensa e as Copas do Mundo de futebol no Mercosul. In: II Seminário Interno PPGCOM, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:<http:

www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_11ex/10_AlvaroCABO_IISeminarioPPGCOM.pdf> Acessado em: 02/04/2012.

COURA, K. Prontos para a Copa de 2038. Placar, São Paulo, 44 (2218): 88-96, mai./ 2011.

ERNST & YOUNG. Brasil Sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014. São Paulo, 2010. 59p.

FERNANDES, A.C.B. Além do gramado: a influência do um megaevento na imagem de uma cidade sede. 2009. 91p. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre.

GASTALDO, E. Considerações sobre o país do futebol: Mídia e Copa do Mundo no Brasil. INTERCOM – XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, 2002.

GOVERNO FEDERAL BRASILEIRO, on-line. Portal da Copa. Disponível em: <http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sobre-a-copa/copa-de-2014>. Acessado em 10/04/2012.

JÚNIOR, A.A.B.; MAGALHÃES, A.S.; DOMINGUES, E.P. Nordeste e a Copa do Mundo de 2014: Impactos econômicos de mega-eventos esportivos. 2012. Disponível em:

<http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/eventos/forumbnb2010/docs/nordeste.pdf>. Acessado em: 05/04/2012.

(14)

¹ Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012.

2 Cursando Especialização em Gestão em Eventos e Repórter do Jornal Meio Norte.

MAGNO, F. A Copa do Mundo de Futebol no Brasil: possíveis legados desse megaevento para a cidade de Porto Alegre.2011. 79p. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

OLIVEIRA, J. Copa 2014: Sedes, Salvador. Placar, São Paulo, 41 (1355): 66-73, jun./2011.

REMUS, R.A. A influência do megaevento Copa do Mundo na imagem de seu País-sede, através da cobertura de um jornal: África do Sul, 2010. 2011. 103p. Monografia

(Comunicação Social – Relações Públicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Referências

Documentos relacionados

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Estão disponíveis os seguintes botões no ecrã do menu principal, além dos botões de navegação : Selecione este botão para abrir o Menu de definições.. Selecione este botão

Com os resultados da pesquisa, pode-se inferir, para a amostra analisada, que empresas listadas no ranking das melhores empresas para se trabalhar tendem a ter

El hombre em géenesis y hasta el hombre primitivo están muy ligados a la naturaleza, la divisória entre sujeto y objeto, entre hombre y mundo circundante, es

Da combinação entre esses pares de dimensões (estruturalismo x conceccionismo e variações de desempenho x homogeneidade), Borgatti e Foster (2003) derivam a tabela 2 x 2 (Tabela

Although the potential for more complete pterosaur findings is present in the Toolebuc Formation, for over three decades since the first discovery (Molnar and Thulborn 1980)

Os arquivos visitados são propriedades das instituições Arquidiocese de Natal, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Igreja Matriz de Nossa Senhora da

In the context of curricular restructuring required by the Bologna Process, this article presents a case study of the University of Aveiro (UA), Portugal, which set out to