• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual. WorldReginfo - 2df b7-4d4a-bf76-87b123812caf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual. WorldReginfo - 2df b7-4d4a-bf76-87b123812caf"

Copied!
82
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual

2017

(2)

Nossos princípios

Pessoas excelentes, com liberdade para crescer em velocidade compatível com seu talento e recompensadas adequadamente, são os ativos mais valiosos da nossa Companhia. Nosso sonho nos inspira

a trabalhar juntos, unindo as pessoas por um mundo melhor.

2

1

Nunca estamos

completamente satisfeitos com nossos resultados, que são o combustível de nossa Companhia. Foco e tolerância zero garantem uma vantagem competitiva duradoura. Selecionamos,

desenvolvemos e retemos pessoas que podem ser melhores que nós mesmos. Avaliamos nossos líderes pela qualidade das suas equipes.

4

3

Somos uma Companhia de donos. Donos assumem resultados pessoalmente. O Consumidor é o Patrão.

Nos conectamos com nossos consumidores oferecendo experiências que têm um impacto significativo em suas vidas, sempre de forma responsável.

6

5

Gerenciamos nossos custos rigorosamente a fim de liberar mais recursos para suportar o nosso crescimento no mercado de maneira sustentável e rentável. Acreditamos que bom

senso e simplicidade orientam melhor do que sofisticação e complexidade desnecessárias.

8

7

Nunca pegamos atalhos. Integridade, trabalho duro, consistência e responsabilidade são essenciais para construir nossa Companhia. Liderança pelo exemplo

pessoal é o melhor guia para nossa cultura. Fazemos o que falamos.

10

9

(3)
(4)

Nosso negócio

Ingredientes/insumos

Água, malte, lúpulo,

fermento e muito mais!

Matérias-primas para

guaraná, refrigerantes

outras bebidas não alcoólicas

e não carbonatadas

Fornecimentos

principais

Produtores agrícolas

Fazendas

Água (rios/bacias)

Qualidade na produção

Tecnologia

Gestão de processos

Governança

Sustentabilidade

(5)

Produtos

Consumidores

Distribuição

Gestão de logística

Clientes/pontos de vendas

(bares, restaurantes,

supermercados, padarias,

armazéns, etc.)

Franquias

Delivery direto ao

consumidor final

Cervejas

Águas

e chás

Isotônicos

Refrigerantes

Sucos

Energéticos

(6)

Em 2017, atuamos firmemente em

nosso compromisso de retomarmos

o crescimento que sempre

caracterizou nossa operação

Marca mais

valiosa da

América

Latina

Nova

identidade

visual da

Brahma e

da Skol

Crescimento

no Ebitda

sobre o ano

anterior

de

7,9%

(7)

Encerramos o período com um avanço de 7,9% no Ebitda em relação ao ano anterior, impulsionados pelo desempenho das operações internacionais e por uma política focada em vendas no Brasil – o que recuperou, parcialmente, as perdas verificadas no ano anterior.

No Brasil, há de se salientar que houve dois momentos dis-tintos em 2017. Tivemos um primeiro semestre marcado pela forte retração do mercado econômico, enquanto no segundo semestre sugiram os primeiros sinais de recu-peração da economia, principalmente em decorrência dos baixos índices inflacionários e da queda da taxa básica de juros, que contribuíram para o aumento do poder aquisitivo do consumidor.

Não obstante a situação atravessada pelo país, especialmen-te nos primeiros seis meses do ano, prosseguimos com a po-lítica de remunerar adequadamente o capital dos acionistas.

Continuamos também firmes no propósito de recuperar e au-mentar o nosso volume.

O investimento em novas cervejarias, com equipamentos de última geração que entraram em fase pré-operacional no fim de 2016, vem permitindo-nos aumentar a qualidade e aproxi-mar os centros de produção dos centros de consumo de cida-des menores, e obtemos com isso também uma importante otimização em ações de logística.

Promovemos, em 2017, um alargamento na rede de distri-buição e avançamos nas iniciativas comerciais, inclusive com novas marcas, ao oferecer ao consumidor um excelente le-que de bebidas.

Apesar do volume negativo da indústria, nossa operação de cervejas gerou crescimento de volume, de receita e de Ebitda. Em 2017, destacamos as conquistas ao lado:

Pelo quinto

ano consecutivo,

a Skol

foi nomeada pela

Millward Brown/Brandz

a marca mais valiosa da

América Latina.

Brahma,

Antarctica e Bohemia

foram consideradas,

respectivamente, a

terceira, a sexta e a

oitava marcas mais

valiosas do Brasil

Lançamos a nova

identidade visual

da Brahma e da Skol,

com destaque para seus

atributos de sabor e

expertise

cervejeira

Nosso portfólio

premium

,

composto por marcas

nacionais e globais,

apresentou um ano de

sólido desempenho, com

crescimento acelerado

de volume, impulsionado

pelas marcas

Budweiser,

(8)

de aumento

de Ebitda

em nossas

operações na

América Central

e no Caribe

24%

A operação de refrigerantes e bebidas não alcoólicas e não carbonatadas no Brasil foi negativamente impactada pela forte retração da indústria de refrigerantes. Não obstan-te, tivemos bom desempenho das marcas premium Fusion e Lipton, com crescimento de um e dois dígitos, respecti-vamente. Destaque também para a marca do bem™, que avançou mais de 100% em volume. Em 2017, a marca trou-xe novidade para o mercado: a linha do bem™ todo dia, com aumento das opções nesse segmento.

Continuamos incentivando nossos consumidores a utilizarem garrafas de vidro retornáveis. Em 2017, lançamos e instala-mos máquinas próprias para coleta e troca desses vasilhames: mais de 100 milhões de garrafas retornáveis foram coletadas.

Mercados internacionais

Podemos também destacar o impacto positivo nos resul-tados decorrente do bom desempenho das atividades da América Latina Sul (LAS), notadamente do mercado de cerveja argentino, em expansão, e do desempenho positi-vo do Paraguai, impulsionado pela boa atuação das nossas marcas Brahma, Patagonia e Stella Artois.

Na América Central e no Caribe (CAC), demos início à opera-ção no Panamá, com sólido crescimento do nosso portfólio de marcas, que inclui Atlas Golden Light e Stella Artois. Com isso, obtivemos uma expansão de Ebitda na região para cer-ca de US$ 600 milhões, o que representa um aumento de mais de 24% em relação ao ano anterior.

Já o Canadá apresentou um desempenho estável, en-quanto a indústria foi impactada por um resultado des-favorável. Naquele país, mantivemos nossa liderança de mercado, principalmente em razão do desempenho de Bud Light e Stella Artois e do nosso portfólio de bebidas mistas, cidras e cervejas especiais, que inclui as marcas Mill Street e Archibald.

O ano de 2017 também foi marcado por um importan-te aconimportan-tecimento. A Ambev foi a cervejaria que recebeu o maior número de medalhas na World Beer Awards, premia-ção que conta com a participapremia-ção das melhores cervejarias do mundo. Recebemos um total de 27 medalhas, o que re-presenta um importante reconhecimento da qualidade das nossas cervejas.

Não poderíamos ainda deixar de salientar a importância da Nossa Gente na obtenção dos nossos resultados no ano. O empenho e o comprometimento do nosso time mais uma vez fizeram a diferença.

(9)

Em 2018,

continuaremos firmes

em nossos propósitos

a fim de assegurar

resultados de longo

prazo compatíveis

com o histórico da

Companhia

Para 2018, continuamos com uma visão otimista em relação ao Brasil, mesmo que de for-ma moderada, ainda que haja ufor-ma evolução positiva da economia, principalmente em vir-tude da boa recuperação ocorrida ao longo do segundo semestre de 2017. No entanto, continuaremos firmes em nossos propósitos, procurando assegurar resultados de lon-go prazo compatíveis com o histórico da Companhia.

Seguimos, assim, resolutos em nosso direcionamento de negócios e em nossos objetivos, buscando também contribuir para um mundo melhor.

Victorio Carlos de Marchi

(10)

O ano de 2017 marcou o início da

recuperação econômica no Brasil, com o

avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em

1%, depois de dois anos com forte retração

econômica (-3,5% em 2015 e -3,5% em

2016, em números revisados)

27

45%

premiações

no World Beer

Awards

de melhoria

na eficiência

hídrica

de melhoria

na eficiência

hídrica

18

Presente

em

países

(11)

Continuamos acreditando no potencial do mercado brasi-leiro e dos demais mercados em que atuamos e nos or-gulhamos de ocupar o posto de principal cervejaria da América Latina. Conquistamos o paladar de consumidores espalhados nos 18 países em que estamos presentes, por meio de um portfólio diverso e com a participação em im-portantes ocasiões de consumo.

Os anos de 2015 e 2016 foram extremamente desafiado-res e exigiram que nos mantivéssemos firmes em nossas estratégias e em nossos planos a fim de que pudéssemos nos adaptar e gerar resultados sustentáveis. Em 2017, se-guimos focados nos seis pontos que norteiam a atuação de negócios da Cervejaria Ambev: marcas fortes, ênfase nas linhas premium e expansão dos consumos dentro de casa e fora de casa, mundo melhor e excelência de serviços ao cliente. Isso nos aproximou ainda mais dos consumidores por meio de novos produtos, pela ampliação de nossa área de atuação e do leque de opções para atender aos mais diferentes perfis e hábitos de consumo.

Foi assim, buscando fazer sempre mais e melhor, que ti-vemos um ano muito importante. Com um time dedicado e capacitado, cultura forte, processos padronizados, gestão adequada e produtos de alta qualidade, mantivemos o ne-gócio no caminho perene e sustentável.

O conhecimento cervejeiro e a qualidade das nossas cer-vejas nos levaram ao prestigioso World Beer Awards, rea-lizado em Londres. Fomos os maiores vencedores, com um total de 27 premiações. Trata-se de um importante reco-nhecimento do mercado cervejeiro.

Com relação às embalagens, seguimos apostando na am-pliação da oferta de bebidas em garrafas de vidro retorná-veis e com a ampliação do número de máquinas de coletas nos pontos de venda.

O posicionamento no mercado foi ainda determinado por ações de aproximação das principais marcas com os con-sumidores. A Skol, que tem um papel muito importante

(12)

com questões de diversidade e respeito, abordou o assun-to por assun-todo Brasil e a Brahma esteve aberta para respon-der dúvidas dos consumidores, o que promoveu o contato direto com os nossos mestres cervejeiros.

Em 2017, nosso foco foi levar nosso atendimento para mais pontos de venda por todo o país com o intuito de ampliar a nossa cobertura, com base no lema “onde tem Brasil, tem que ter Ambev”.

E não paramos por aí. Aliás, faz parte do nosso DNA nunca estarmos satisfeitos.

Otimizamos processos de qualidade cervejeira, investimos em tecnologia e demos consistência aos processos de ges-tão com padronização de aprendizados.

O Carnaval foi outro marco para nós, uma grande oportuni-dade para reforçamos o compromisso com o consumo res-ponsável dos nossos produtos. O Consumo Inteligente é um dos quatro pilares de nossa estratégia de sustentabilidade,

que buscar unir pessoas por um mundo melhor, além de Água, Resíduo Zero e Clima e Desenvolvimento.

Como destaque para as iniciativas de um mundo melhor, lançamos a AMA, no início de 2017, uma água mineral em que 100% dos benefícios ficam com o consumidor e 100% dos lucros vão para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Por meio de nove projetos, já levamos água potável a mais de 6.600 brasileiros.

E quando o assunto é água, somos a cervejaria referên-cia em eficiênreferên-cia hídrica e a primeira empresa de bens de consumo a juntar-se ao CEO Water Mandate da Organiza-ção das Nações Unidas (ONU). Água é o principal recurso usado na cervejaria, sabemos quão essencial e importante é o uso racional.

Tomados por essa consciência, nos últimos 15 anos, me-lhoramos a eficiência hídrica nas cervejarias em 45%. Re-duzimos ano a ano o consumo de água por meio de políti-cas de reúso e outras ações de gestão hídrica.

Além disso, desenvolvemos o Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica (SAVEh), no qual compartilhamos gratui-tamente nosso conhecimento de gestão e eficiência hídrica para incentivar os fornecedores e outras pequenas e mé-dias empresas a reduzir o consumo de água.

Nas plataformas de sustentabilidade e consumo inteligente, conseguimos também consolidar aprendizados no programa de segurança viária em São Paulo com um resultado muito satisfatório: mais de 500 vidas salvas. Desde 2015, com a ex-periência bem sucedida em São Paulo, levamos o programa para o Distrito Federal e para a República Dominicana.

27 premiações no

World Beer Awards,

um importante

reconhecimento

(13)

Na parte de gestão de resíduos, além de dar mais ênfase às embalagens retornáveis, cocriamos o Programa Reci-clar Pelo Brasil, o que aumentou a capacidade de aprimo-rar a gestão das cooperativas de catadores e melhoaprimo-rar a vida dessas pessoas.

Há dois anos nos tornamos signatários do Pacto Global das ONU e dos Princípios das Nações Unidas para o Empodera-mento das Mulheres e do Compromisso LGBT.

Mais ações poderão ser conferidas ao longo deste relatório. Temos a convicção de que, juntos, somos capazes de transfor-mar o mundo em um lugar melhor. É esse sonho grande que nos trouxe até aqui, que nos faz fortes no enfrentamento de desafios e nos motiva a construir resultados cada vez melho-res, sem atalhos e de forma sustentável, pelos próximos anos.

Bernardo Paiva

(14)

7,9% de crescimento de Ebitda.

9,6% de crescimento em

faturamento (receita líquida).

2,1% de crescimento do

lucro líquido ajustado.

Lançamos nova identidade

visual da

Brahma e da Skol.

Crescimento das marcas

do bem™, Fusion,

Lipton e H2OH!.

Skol foi nomeada pela Millward Brown/

Brandz, pelo quinto ano consecutivo, a

marca mais valiosa da América Latina.

Nossas marcas premium, com

marcas nacionais e globais,

tiveram um ano de sólida atuação,

com

crescimento acelerado de

volume impulsionado pelas marcas

Budweiser, Stella Artois e Original.

Eventos no Carnaval e na

festa de São João.

Atuação em

18 países.

Aproximadamente

50.900

colaboradores nos locais

em que atuamos, com 31 mil

no Brasil (fim de 2017).

(15)

Desenvolvemos o Sistema de

Autoavaliação de Eficiência

Hídrica (

SAVEh).

Reduzimos em mais de

45%

nosso consumo de água

nos últimos 15 anos.

Recorde de

4,5% de

economia de energia.

Mais de

900 máquinas de coleta

e troca de garrafas reutilizáveis.

R$ 41 milhões investidos em

treinamentos e capacitação de

Nossa

Gente, via Universidade Ambev.

Mais de

40 cervejarias e maltarias.

100 centros de distribuição direta.

6 centros de excelência.

Mais de

um milhão de pontos de vendas.

R$ 27 bilhões em impostos recolhidos.

27 medalhas no World Beer Awards.

R$ 45 milhões investidos no Programa de

Consumo Inteligente nos últimos três anos.

Criamos a água mineral

AMA,

um negócio social.

Mais de

6,6 mil pessoas beneficiadas em

nove comunidades apoiadas com projetos

viabilizados pela água mineral

AMA.

(16)

18

160

anos no

mercado

brasileiro

milhões de

hectolitros

de bebidas

produzidos a

cada ano

de melhoria

na eficiência

hídrica

50.900

funcionários

nos países em

que estamos

presentes

“Onde tem Brasil,

tem que ter Ambev”

(17)

PERFIL CORPORATIVO

Há 18 anos no mercado brasileiro, resultado da fusão das cervejarias Brahma e Antarctica, somos a maior empre-sa de bebidas da América Latina, além de integrarmos o maior grupo cervejeiro do mundo, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev). Somos líderes no mercado latino-americano.

Fabricamos, distribuímos e comercializamos, a cada ano, mais de 160 milhões de hectolitros de cervejas, refrige-rantes e outras bebidas, como chás, energéticos, isotôni-cos, sucos e água, com o intuito de atender a demandas diferentes dos consumidores. Entre as cervejas produzi-das estão Skol e Brahma, que se destacam entre as dez cervejas mais vendidas no mundo.

O que nos move e o que nos trouxe ao patamar em que estamos hoje é a paixão pela excelência e por fazer bebi-das de qualidade. Temos um acompanhamento minucioso em todo o processo produtivo e com relação aos nossos principais ingredientes. Para produzir cervejas, compra-mos a cevada de produtores agrícolas e fazecompra-mos o pro-cessamento em nossas maltarias na Região Sul do Bra-sil, na Argentina e no Uruguai. Já o guaraná é cultivado e beneficiado principalmente na Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), propriedade que mantemos na região há mais de 45 anos.

Atuamos em todo o Brasil e nossa sede está localizada em São Paulo (SP). Dispomos de uma complexa malha de dis-tribuição, da qual fazem parte distribuidoras de bebidas,

franquias e estabelecimentos comerciais, que juntos con-tabilizam cerca de um milhão de pontos de venda. Além de 40 cervejarias e maltarias, 100 centros de distribuição direta e 6 centros de excelência.

Nossa estratégia de atuação e nosso jeito de ser vêm sen-do reconhecisen-dos pelo mercasen-do e pela sociedade. Vale des-tacar o World Beer Awards (WBA) – competição que premia as melhores cervejas do mundo em um teste feito às cegas –, na qual ganhamos 27 medalhas e alcançamos a posição de cervejaria mais premiada do mundo.

Para saber mais sobre a Cervejaria Ambev e para conhecer outros prêmios e reconhecimentos, acesse http://ambev.com.br/sobre/nossa-historia.

(18)

ONDE ESTAMOS

18 países

Operamos em

no continente

americano,

distribuídos em

três divisões

América Latina Norte, que compreende:

Brasil, incluindo a produção e a comercialização de cervejas (Cerveja Brasil), refrigerantes, bebidas não al-coólicas, não carbonatadas e à base de malte (near beer). América Central e Caribe (CAC), que reúne nossas

ope-rações na República Dominicana, em Cuba, em Saint Vin-cent, na Dominica, em Antígua, na Guatemala (que tam-bém abastece El Salvador, Honduras e Nicarágua), em Barbados e no Panamá.

América Latina Sul (LAS), integrada por nossas

opera-Argentina, na Bolívia e no Uruguai, além da produção e comercialização de cervejas no Chile e no Paraguai. Canadá, por intermédio da Labatt Brewing Company

Limited (Labatt), com a produção e a comercialização de cervejas e um portfólio de marcas de bebidas mistas e cidras, incluindo exportações para os EUA.

No fim de 2017, contávamos com uma equipe de 31 mil co-laboradores no Brasil; 7,1 mil na América Central e Caribe;

(19)

PLATAFORMA

DE CRESCIMENTO

Buscamos crescer continuamente, de forma sustentável. “Onde tem Brasil, tem que ter Ambev”, esse é o nosso lema de atuação, consolidado por meio das nossas plataformas de crescimento, que são:

Elevar o core (sustentabilidade do nosso negócio no futuro). Acelerar o premium.

Consumo em casa. Consumo fora de casa.

Excelência de serviços ao cliente. Mundo melhor.

As iniciativas implementadas por meio dessas platafor-mas têm como objetivos ofertar uma variedade maior de produtos e ampliar a nossa cobertura, o que faz com que estejamos presentes em diferentes ocasiões de consumo, em diversos lugares, com produtos adequados ao estilo e à necessidade dos consumidores.

PRINCIPAIS LANÇAMENTOS

Na categoria de bebidas não alcoólicas e não carbonata-das, lançamos a linha do bem™ todo dia, extensão da mar-ca do bem™, que segue o mesmo conceito, mas com be-bidas mais leves, sem adição de açúcar ou conservantes. Criamos AMA, água mineral que destina 100% do lucro para projetos de acesso à água no semiárido brasileiro, um negócio social.

PRINCIPAIS MARCAS

(20)

Lucro líquido, lucro líquido ajustado e

lu-cro por ação (LPA):

nosso lucro líquido reduziu 45%, para R$ 7,851 bilhões. No entanto, após ajustado por itens não recorrentes, o lucro líquido cresceu 2,1%, para R$ 12,200 bilhões, uma vez que o aumento do Ebit-da com menores despesas financeiras foi parcialmente impactado por uma alíquota efetiva de imposto de ren-da mais alta. O LPA foi de R$ 0,47, e o lucro por ação ajustado foi de R$ 0,74.

Geração de caixa operacional e CAPEX:

nosso fluxo de caixa das atividades operacionais che-gou a R$ 17,874 bilhões no ano, um crescimento de 44,8%. Investimentos em CAPEX totalizaram R$ 3,204 bilhões em 2017, uma redução de 22,5% em relação ao ano anterior.

Payout

e disciplina financeira:

durante 2017, retornamos para nossos acionistas cerca de R$ 8,482 bilhões em dividendos e juros sobre o capital próprio. Em 31 de dezembro de 2017, nossa posição líquida de caixa era de R$ 7,812 bilhões. Esse valor não inclui o pa-gamento de dividendos de R$ 0,07 por ação (aproxima-damente R$ 1,1 bilhão) anunciado em 21 de dezembro de 2017, realizado a partir de 22 de fevereiro de 2018.

Receita líquida (ROL):

seguimos posicionados

como cervejaria líder da América Latina, com opera-ções na América do Sul, na América Central, no Caribe e no Canadá. Nossa receita líquida consolidada cresceu em 9,6% no ano e atingiu R$ 47.899 bilhões.

Custo dos produtos vendidos (CPV):

nosso CPV e nosso CPV, excluindo depreciação e amortização aumentaram 13,4% e 14,2%, respectivamente.

Despesas com vendas, gerais e

adminis-trativas (SG&A):

o SG&A e o SG&A, excluindo de-preciação e amortização, aumentaram 6,1% e 6,3%, respectivamente, em linha com a inflação média pon-derada dos países em que operamos (cerca de 6,1%).

Outras receitas/despesas operacionais,

lí-quidas:

o saldo líquido de outras receitas e despesas operacionais, referente ao exercício de 2017, represen-tou um ganho de R$ 1,217 bilhão, comparado ao ganho de R$ 1,223 bilhão registrado em 2016.

Ebitda, margem bruta e margem Ebitda:

nosso Ebitda ajustado foi de R$ 20,148 bilhões (au-mento de 7,9% em relação ao ano anterior), com con-trações da margem bruta e da margem Ebitda em 130 pontos-base e em 70 pontos-base, respectivamente.

PRINCIPAIS RESULTADOS EM 2017

Em 2017, apesar de um primeiro semestre ainda desafiador, evoluímos positivamente ao longo do ano, impulsionados por um bom desempenho das operações no Brasil, o que contribuiu para voltarmos ao padrão de crescimento da Cervejaria Ambev.

Para 2018, embora o ambiente de consumo ainda permaneça volátil, a baixa inflação, a re-dução (ainda tímida) da taxa de desemprego e o aumento gradual da renda disponível de-vem ajudar a indústria ao longo do ano. Além disso, confiamos em um portfólio poderoso e em um plano robusto para acelerar ainda mais o crescimento de Ebitda em relação a 2017.

(21)

Distribuição do Valor Adicionado (DVA) Consolidado

2016 2017

Receitas 71.583.332 73.758.033

Vendas mercadorias, produtos e serviços 69.654.660 73.674.539

Outras receitas/(despesas) líquidas 2.010.817 166.599

Provisão de créditos de liquidação duvidosa (82.145) (83.105)

Insumos adquiridos de terceiros (25.952.460) (27.140.996)

Custos dos produtos, mercadorias e serviços vendidos (17.604.305) (17.766.004) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros (8.227.270) (9.248.933)

Perda de valores ativos (120.885) (126.059)

Valor adicionado bruto 45.630.872 46.617.037

Retenções (3.391.158) (3.486.022)

Depreciação e amortização (3.391.158) (3.486.022)

Valor adicionado líquido produzido 42.239.714 43.131.015 Valor adicionado recebido em transferência 568.732 468.016

Participação nos resultados de

empreendimentos controlados em conjunto (4.985) (3.115)

Receitas financeiras 895.947 774.398

Outros (322.230) (303.267)

Valor adicionado total a distribuir 42.808.446 43.599.031 Distribuição do valor adicionado 42.808.446 43.599.031

Pessoal 3.682.076 4.315.914

Remuneração direta 3.191.046 3.832.371

Benefícios 245.299 239.407

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 115.183 116.078

Outros. 130.548 128.058

Impostos, taxas e contribuições 21.383.688 27.050.929

Federais 8.785.455 12.947.689

Estaduais 12.572.669 14.075.274

Municipais 25.564 27.966

Remuneração de capitais de terceiros 4.659.285 4.381.684

Despesas financeiras, exceto imposo

sobre transações financeiras 4.373.368 4.088.605

Aluguéis 285.917 293.079

Remuneração de capitais próprios 13.083.397 7.850.504

Juros sobre Capital Próprio (JCP) 3.454.173 2.277.495

Dividendos 5.651.827 3.612.792

Lucros retidos 3.440.610 1.441.681

(22)

Destaques financeiros – consolidado Percentual

R$ milhões 2016 2017 Reportado Orgânico

Total volumes 159.821,6 162.829,4 1,9 0,9

Receita líquida 45.603,6 47.899,3 5,0 9,6

Lucro bruto 28.924,6 29.857,5 3,2 7,5

Margem bruta 63,4% 62,3% -110 bps -130 bps

Ebitda ajustado 19.483,1 20.147,6 3,4 7,9

Margem Ebitda ajustado 42,7% 42,1% -60 bps -70 bps

Lucro líquido 13.083,4 7.850,5 (40)

Lucro líquido ajustado 11.949,1 12.199,7 2,1

Lucro líquido – Ambev 12.546,6 7.332,0 (41,6)

Lucro líquido ajustado – Ambev 11.412,3 11.678,1 2,3

Número de ações em circulação (milhões) 15.696,6 15.705,8

LPA (R$/ação) 0,80 0,47 (41,6)

LPA ajustado 0,75 0,74 (1,1)

Nota: O cálculo do lucro por ação é baseado nas ações em circulação (total de ações existentes menos ações em tesouraria).

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Cervejaria Ambev é controlada pela Interbrew Internatio-nal B.V. (IIBV), AmBrew S.A. (AmBrew) – ambas subsidiárias da Anheuser-Busch InBev (AB InBev) – e pela Fundação An-tonio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficên-cia. Estamos sujeitos à regulação da Comissão de Valores Mobiliários e da Securites & Exchange Commission, por ser-mos uma empresa de capital aberto com nossas ações ordi-nárias negociadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Nossa governança é balizada por total respeito à transparência e às melhores práticas de governança cor-porativa e é conduzida pelos seguintes órgãos: Assembleia

Geral de Acionistas, Conselho de Administração (com apoio de seus comitês de assessoramento), Conselho Fiscal e Di-retoria-Executiva.

Ética e Código de Conduta

Integridade e ética são as bases dos nossos princípios. Nos-so Programa de Compliance Anticorrupção e Concorrencial norteia toda a Nossa Gente a agir dentro do padrão ético es-perado pela Companhia. Nosso Código de Conduta fornece as diretrizes de comportamentos responsáveis, éticos e trans-parentes em nossos negócios e possuímos ainda outros pa-drões internos, como a Política Anticorrupção, que regem o nosso relacionamento com a administração pública.

(23)

Para garantir que o nosso Programa de Compliance Anti-corrupção e Concorrencial seja conhecido por nossa gente e nossos parceiros, e para assegurar sua efetividade, con-tamos com um time responsável por comunicar as regras e treinar as equipes. No ano passado, 100% dos colaborado-res que ocupam os cargos de diretocolaborado-res, gerentes e especia-listas foram treinados on-line em nosso Código de Conduta e Regras Anticorrupção. Presencialmente, foram realizados treinamentos para cerca de 2 mil colaboradores, inclusive os diretores estatutários e os membros do Conselho de Ad-ministração. Os times de vendas receberam treinamento específico com foco em compliance concorrencial. Conta-mos ainda com uma semana inteira dedicada a debates e discussões sobre compliance no nosso calendário oficial, a Compliance Week, que contou com comunicações diárias e debates em todas as regiões do Brasil.

Por fim, temos também um canal de compliance on-line na intranet, operado por nosso time de compliance, por meio do qual os funcionários podem tirar dúvidas sobre assun-tos relacionados ao programa.

Para conhecer mais sobre a governança Ambev, acesse a opção Governança Corporativa em

http://ri.ambev.com.br.

OUVIDORIA

Contamos com o canal de Ouvidoria, que é operado por uma empresa externa, gerenciado pela time de compliance e supervisionado pelo nosso Conselho Fiscal. Funcionários, clientes, consumidores, fornecedores e parceiros podem fa-zer denúncias de qualquer infração relativa ao nosso Código de Conduta por meio do telefone 0800-250011 ou pelo site.

http://.ouvidoriaambev.com.br.

GESTÃO DE PROCESSOS

Realizamos constantes investimentos para modernizar e aperfeiçoar os controles de processos na produção. Com o objetivo de gerar ganhos de eficiência que estejam ali-nhados com as metas de redução de impactos ambien-tais, contamos com um processo padronizado de gestão.

Nossa eficiência de produção aumentou 2,88 pontos per-centuais em 2017 e chegou a 81,9%. Além das constan-tes melhorias em processos de fabricação e manutenção, devemos esses números ao constante investimento em treinamentos, tanto na formação de operadores quanto na formação e capacitação de lideranças.

Para saber mais sobre o processo de produção, visite:

www.ambev.com.br/marcas/como-produzimos.

Do campo ao copo

Na Cervejaria Ambev, temos como lema “Qualidade do campo ao copo”. Trabalhamos de olho em toda a nossa cadeia pro-dutiva, acompanhando e instruindo para que todos tenham o mesmo comprometimento de qualidade de que precisamos para a excelência de nossos produtos, bem como a sustenta-bilidade que queremos em tudo que envolve o negócio.

Para tanto, temos mais de 300 indicadores de qualidade na produção cervejeira e mais de mil indicadores em todo o nosso processo. Além disso, promovemos eventos direcio-nados aos produtores de cevada e guaraná, para fomentar importantes avanços de inovação e, com isso, garantir a qualidade e aumentar a produtividade dos grãos. A pro-posta é levar aos produtores conhecimento que envolve gestão ambiental e tecnologias, além, é claro, da dissemi-nação de boas práticas.

(24)

Temos como objetivo difundir e estimular a cultura cervejeira no agronegócio brasileiro e, para tanto, contamos com duas iniciativas específicas:

Smart Barley, no qual trabalhamos com uma equipe que mapeia as melhores práticas de gestão ambiental para aperfeiçoar a produção de cevada.

Programa Radar (do qual fazemos parte), que, com base em informações meteorológi-cas de diversas microrregiões, norteia os produtores a tomar decisões quanto à época do plantio e da colheita.

Na Região Sul do país, além da Argentina e do Uruguai, temos mais de 500 lavouras de ce-vada, de diferentes regiões e de agricultores que recebem apoio por meio do programa de fomento Smart Barley. Esse apoio também se dá por intermédio da parceria que mantemos com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que promove a melhoria da qualidade da cevada por meio de pesquisa, inovação tecnológica e técnicas de manejo. Em 2017, investimos mais de US$ 300 mil em projetos voltados ao incremento do rendimento de cevada e da qualidade malteira.

Dessa forma, atuamos como incentivadores da cultura ao fornecer aos agricultores se-mentes selecionadas, treinamento, insumos durante o plantio e a colheita do grão, para aumentar sua produtividade e qualidade, além do apoio de técnicos da Cervejaria, que ficam em campo. Em 2017, investimos US$ 1 milhão no desenvolvimento de novas va-riedades de cevada.

No Brasil, temos duas maltarias, a Maltaria Navegantes, localizada em Porto Alegre (RS), e a Maltaria Passo Fundo (RS), situada na cidade de mesmo nome, que é a mais nova de-las. Possuímos ainda outras quatro: duas no Uruguai e duas na Argentina. Juntas, as seis maltarias da Companhia têm capacidade atual para produzir mais de 78 mil toneladas de malte por mês.

PLATAFORMAS DE CRESCIMENTO

Buscamos, constantemente, o crescimento sustentável a longo prazo. No Brasil, concentra-mos nossos esforços em nossas plataformas de crescimento principais, conforme segue:

Elevar o core

Acreditamos que a construção de marcas fortes, que criem vínculos duradouros com nossos consumidores, é um prerrequisito fundamental para garantir a sustentabilidade do nosso negócio no futuro. Ao nos conectar com nossos clientes por meio de platafor-mas de marketing relevantes e momentos memoráveis, temos condições de impulsionar um sólido desempenho da receita líquida mediante o equilíbrio entre volume e preço/mix de maneira sustentável.

(25)

Acelerar o premium

O volume de premium está crescendo acima do mainstream no Brasil e há uma oportunidade significativa de acelerar esse crescimento e aumentar ainda mais o peso do volume de

premium em cerveja. Na Cervejaria Ambev, estamos trabalhan-do para liderar esse crescimento por meio de nosso completo portfólio de marcas premium nacionais e globais e melhorando nossa execução de rota de mercado.

Consumo em casa

Com melhor entendimento dos hábitos de consumo em sua própria casa pelos clientes, conseguimos capturar oportunidades de volume significativas por meio de no-vos líquidos, novas embalagens ou mesmo nono-vos mode-los de venda, tais como www.emporiodacerveja.com.br, o maior site de vendas de cerveja pela internet no Brasil.

Também há espaço significativo para melhorar a execu-ção da categoria de cerveja em diferentes formatos de varejo e regiões no Brasil, inclusive a oportunidade de aumentar a penetração de garrafas de vidro retornáveis no canal off-trade a fim de promover acessibilidade de maneira rentável.

Consumo fora de casa

Tomar uma cerveja em um boteco, tradicional modelo de bar no Brasil, continua a ser um forte traço da cultura na-cional e parte do dia a dia dos consumidores brasileiros. Entregamos nossas marcas a quase um milhão de pontos de venda no Brasil, principalmente botecos, por meio de nosso exclusivo sistema de distribuição, procurando sem-pre formas de melhorar nossa execução e melhor aten-der nossos clientes. Além disso, estamos constantemente buscando formas de aperfeiçoar a experiência de consu-mo “fora de casa” por meio de diferentes iniciativas, entre elas: Curtisom, nossa plataforma de pequenos eventos, baseada em palcos de música itinerantes, desenvolvidos para shows de uma noite em diferentes bares todas as noi-tes; expansão de garrafas de vidro retornáveis de 1 litro; aumento da acessibilidade aos consumidores; e melhorias dos pontos de vendas, incluindo a distribuição de novos

coolers e materiais comerciais.

Excelência em serviços ao cliente

Como uma companhia direcionada para serviços, reco-nhecemos que aprimorar nosso relacionamento com nossos clientes é uma alavanca importante para impul-sionar o crescimento sustentável. Assim, uma evolução consistente de nossa rota para o mercado e de nosso ní-vel de serviço é o núcleo de nossas prioridades.

Mundo Melhor

Sonhamos em unir as pessoas por um mundo melhor. Tal sonho começa nos momentos de celebração que envolvem nossas bebidas e é traduzido em frentes que acreditamos poderem contribuir e causar um maior impacto, como: água, energias renováveis e carbono, agricultura, embalagens recicláveis e smart drink. Para alcançar nossos objetivos, expandimos nossas parce-rias e engajamos nosso time. Envolvemos fornecedores, clientes e consumidores na geração e no compartilha-mento de valores. Por exemplo, no início de 2017, lan-çamos a AMA, uma água mineral da qual 100% do lucro é direcionado a projetos para viabilizar o acesso à água potável na região semiárida do Brasil, que já beneficiou mais de 6,6 mil pessoas em um ano. Também atuamos em parceria com os Governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal em projetos de segurança rodoviá-ria para desenvolver um sistema de gerenciamento de informações sobre acidentes de trânsito com relatórios eletrônicos mensais, que fornecem dados precisos so-bre os acidentes e informações soso-bre as vítimas nesses locais. Acreditamos que isso permite que as autoridades competentes tomem decisões mais bem informadas, tais como reposicionar a polícia rodoviária, providenciar a pavimentação de trechos rodoviários específicos e de-senvolver planos para redução de acidentes. Estimamos que salvamos mais de 550 vidas, aproximadamente, em ambos os projetos de segurança rodoviária.

(26)

Trabalhamos de olho em toda a

nossa cadeia produtiva para que

todos tenham o nível de qualidade

de que precisamos

Lançamos o

Programa de

Sustentabilidade

dos Fornecedores

Somos um

dos maiores

franqueadores

do país

89%

de clientes

satisfeitos

(27)

Gestão de fornecedores

Buscamos melhorias constantes no relacionamento, na co-municação com a cadeia de fornecedores e investimos em diversas iniciativas nessa direção.

Atualmente, são mais de 11 mil fornecedores de produtos e serviços ativos nas cinco regiões do Brasil e em países pelo mundo que nos atendem nos mais diversos setores, como de matérias-primas, embalagens, logística, marketing e outros serviços. Somente em 2017, 3.599 novas empresas passa-ram a fazer parte do nosso time, em mais de 350 cidades do Brasil e em países como Argentina, Chile e Bolívia. A inclusão desses novos fornecedores deve-se principalmente ao esfor-ço para integrar mais pequenos e médios fornecedores, loca-lizados em regiões próximas às nossas cervejarias e centros de distribuição.

Para agregar maior valor à gestão desse time, as com-pras são centralizadas em uma equipe de São Paulo, res-ponsável por suprimentos do Brasil e de alguns países da América Latina, o que permite que fornecedores brasilei-ros expandam sua atuação para outbrasilei-ros países da região e vice-versa.

Desenvolvimento de fornecedores

Programa de Sustentabilidade dos Fornecedores

Para incrementar o desenvolvimento desses parceiros nas questões relacionadas, principalmente, à sustentabi-lidade, lançamos em 2017 o Programa de Sustentabilida-de dos Fornecedores.

O programa funciona a partir de cinco pilares principais:

Expansão, que visa ao desenvolvimento de pequenos e médios fornecedores localizados perto de nossas cer-vejarias, além do estreitamento de relacionamento com

startups e jovens empreendedores.

Relacionamento por meio de melhorias nos canais de co-municação e nas interações pessoais com os fornecedores.

Análise de risco, por meio de realização de auditorias nos fornecedores.

Desenvolvimento, com treinamentos e auditorias, especial-mente nos programas de cevada, guaraná e logística.

Treinamento sobre a Política de Responsabilidade.

A partir de várias ações nesses pilares, estamos compar-tilhando nosso conhecimento em gestão para gerar novas oportunidades comerciais que ajudem no desenvolvimento dos nossos fornecedores.

Realizamos também um importante trabalho de comparti-lhamento e desenvolvimento com os produtores de cevada e de guaraná no Norte e no Sul do país, o que garante a qua-lidade das bebidas e a sustentabiqua-lidade da nossa cadeia.

Política de Responsabilidade

Temos uma Política de Responsabilidade Global de Supri-mentos (PRGS), que define padrões e princípios a serem seguidos por nós e pelos nossos fornecedores. Para garan-tirmos a aderência à política de forma efetiva, desenvolve-mos ações que reforçam esse compromisso com nossos fornecedores. Entre elas, intensificamos a comunicação da política com os fornecedores por meio de treinamentos presenciais e on-line, e concluímos em 2017 as auditorias

in loco, para averiguar o comprometimento efetivo com a política. Vale destacar que, para ser nosso fornecedor, a empresa precisa, obrigatoriamente, compreender e acei-tar os termos e condições dessa política.

(28)

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação, que tem como propósito entender pontos que podemos melhorar no relacionamento com for-necedores, teve um avanço importante em 2017, passou por atualizações e foi aplicada em todos os países da América Latina. Ficou mais rígida e mais assertiva em alguns pontos e reflete hoje, por exemplo, o real nível de satisfação com cada um dos canais de interface com os fornecedores.

Em 2017, com a mudança do método de avaliação para Net Promoter Score (NTP), constatamos que 82% dos fornecedo-res estão satisfeitos ou muito satisfeitos em trabalhar conosco.

Com a mudança do método de avaliação, não temos os re-sultados de 2016 em base comparável.

Supplier Value Creation

Contamos com um programa criado para gerar incremento de desempenho dos fornecedores, o Supplier Value Creation (SVC). Nesse programa, utilizamos o nosso know-how em três grandes plataformas – logística, sourcing e manufatura – para identificar as lacunas que os fornecedores possuem nessas áreas e definirmos em conjunto um plano ajudá-los a solucionar questões.

Startups

e inovação

Para estimular a inovação ainda mais, passamos, entre outras iniciativas, a nos conectar com empreendedores e

startups; investimos, por exemplo, na organização de

hacka-thons, como o Hack the World. Em 2017, foram realizados 10

hackathons, com a presença de mais de mil participantes.

Além dos hackathons, também abrimos portas e incentiva-mos novas ideias oriundas de micro e pequenos empreen-dedores. Para tanto, realizamos, por exemplo, feiras e ações com universidades. Em 2017, 15 fornecedores participaram de uma feira para startups.

Para viabilizar a parceria, desenvolvemos uma política de fornecimento específica para startups, com condições dife-renciadas. Ao mesmo tempo que essa iniciativa favorece a inovação no nosso negócio, traduz-se como apoio aos micro e pequenos empreendedores, além de contribuir com o fo-mento ao empreendedorismo no Brasil e na América Latina.

Relacionamento com clientes

Nossos principais clientes são representados por distribui-doras de bebidas, supermercados, bares e restaurantes, além de pequenos armazéns, padarias, lanchonetes, quios-ques e franquias. Estamos comprometidos em garantir a mais alta qualidade no relacionamento com todos eles a fim de contribuir para que cresçam, enquanto pontos de venda, para atenderem mais e melhor.

Em 2017, criamos uma área para olhar o nível de servi-ço de forma sistêmica, que passou a centralizar o atendi-mento e as demandas dos clientes. Com isso, conseguimos ter uma visão mais integrada do cliente; e, dessa forma, entender e suprir melhor as suas necessidades, desde o cadastro até a entrega do produto.

(29)

Satisfação dos clientes

Buscamos aumentar a satisfação dos clientes em trabalhar conosco.

Em 2016, nossas pesquisas apontaram um índice de 80% de clientes satisfeitos. Em 2017, o índice avançou para 89%.

Esse índice é obtido por meio do Ranking IBRC, promovido pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, em parceria com a

re-vista Exame, que avalia as melhores empresas na quali-dade de serviço.

Serviço ao cliente

Em linha com o lema “Onde tem Brasil, tem que ter Ambev”, em 2017 trabalhamos firmemente para elevar nosso nível de serviço e aproveitar oportunidades de ganho de volume em locais distantes das nossas operações.

Foram 1.310 cidades impactadas, nas 27 unidades federa-tivas do país, onde atuamos com soluções inovadora sem vendas e logística.

Para 2018, o desafio é ainda maior. O número de cidades impactadas não deve parar de crescer e esperamos resultados ainda melhores. Queremos nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes e, para isso, aperfeiçoamos nosso atendimento, superamos barreiras e percorremos distâncias a fim de unir as pessoas por um mundo melhor.

Política de franquias

Somos pioneiros no segmento de franquias de bebidas no Brasil e somos uma das maio-res franqueadoras de bebidas do país.

Aos franqueados, repassamos as melhores práticas de gestão, oferecemos consultoria, treinamento, planejamento de campanhas e promoções, que contribuem para o desen-volvimento desses fornecedores e para que continuem a entregar a melhor experiência aos consumidores.

Em 2016, nossas

pesquisas apontaram

um índice de 80% de

clientes satisfeitos.

Em 2017, o índice

avançou para 89%

(30)

Em 2017, investimos R$ 1,5 milhão na

instalação de mais de 900 máquinas de

coleta de garrafas de vidro retornáveis.

No ano, coletamos mais de

100 milhões de vasilhames

Programa

de Consumo

Inteligente

de resíduos

sólidos

reciclados

Mais de

de melhoria

na eficiência

hídrica

Criamos a

água mineral

AMA

99,3%

(31)

Consumo inteligente

Temos um compromisso com o consumo inteligente de cerveja. Esse é um dos quatro pilares principais da plata-forma de sustentabilidade da Cervejaria. Estamos empe-nhados para que as nossas cervejas não sejam consumi-das de forma indevida: combatemos a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, bem como trabalhamos para inibir o consumo em excesso e o asso-ciado à condução de veículos.

Em 2003, lançamos o nosso Programa de Consumo Inteligente, norteado pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com foco em prevenir o consu-mo de bebidas alcoólicas por menores de idade, proconsu-mover a segurança viária e o consumo moderado. Desde então, o tema está presente em inúmeras ações da Companhia e trabalhamos para engajar o maior número possível de pessoas nessa causa.

Nos últimos três anos, investimos R$ 45 milhões no nosso Programa de Consumo Inteligente.

Nosso posicionamento é claro: não temos interesse no lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos.

Metas de consumo inteligente

Estabelecemos metas globais para serem atingidas até 2025:

Reduzir o consumo indevido de bebidas alcoólicas em pelo menos 10% em seis cidades-piloto até 2020 e im-plementar as melhores práticas em todo o mundo até o fim de 2025. No Brasil, em 2016, Brasília (DF) foi esco-lhida como cidade-piloto.

Influenciar normas sociais e comportamentos individuais para reduzir o consumo indevido de bebidas alcoólicas, com investimento de US$ 1 bilhão em todos os mercados dos quais fazemos parte, em campanhas de marketing so-cial e programas correspondentes até o fim de 2025.

Garantir que produtos sem ou com baixo teor alcoólico re-presentem pelo menos 20% do volume global de cerveja da AB InBev até o fim de 2025.

Utilizar rótulos informativos em todas as cervejas até o fim de 2020 e aumentar a educação sobre saúde e álcool até o fim de 2025.

Movimento Paulista de

Segurança no Trânsito

Em 2015, lançamos o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Em linha com os objetivos da Década da Ação pela Segurança no Trânsito, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Movimento tem a meta de reduzir em 50% as mortes no trânsito no Estado de São Paulo até 2020 a fim de salvar 20 mil vidas.

Acreditamos que, para melhorar a gestão da segurança viária brasileira, é necessário uma coalizão com agentes privados, públicos e do terceiro setor. Estamos contribuin-do ativamente para isso, deixancontribuin-do de ser parte contribuin-do proble-ma para ser parte da solução.

Uma das principais conquistas do Movimento, em 2017, foi a expansão do número de municípios participantes, de 15 para 103. Esses municípios, por meio das informações ge-radas pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP), traçam planos de ação para a redução dos óbitos em suas vias.

Desde 2015, o Movimento já reduziu 13% de óbitos decor-rentes das ações em municípios participantes. Houve re-dução de 5% no número de acidentes com vítimas fatais em 2017 em relação ao ano anterior. Tivemos, até o fim de 2017, mais de 500 vidas salvas.

(32)

Outra solução inovadora é o Infomapa SP, que traz a posi-ção geográfica dos acidentes com vítimas fatais no Estado. Por meio da ferramenta, é possível ver a localização, o per-fil da vítima, o período e o tipo de ocorrência.

Motivados pelos bons resultados com o Movimento, em 2016 levamos a iniciativa ao Distrito Federal, com o lan-çamento do Programa Brasília Vida Segura (leia mais a seguir). O modelo também foi exportado para República Dominicana, China, Índia e África do Sul.

Para conhecer mais o movimento, acesse

http://segurancanotransito.sp.gov.br/Home/Sobre.

Programa Brasília Vida Segura

Como desdobramento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e em linha com a primeira de nossas Metas de Consumo Inteligente, lançamos, em 2016, o programa Brasília Vida Segura.

Este programa é uma parceria com o Governo do Distrito Federal e tem como objetivos principais reduzir em 10% o consumo nocivo de álcool e em 50% o número de acidentes de trânsito com vítimas até 2020.

Na frente de segurança viária, em 2017 levamos todos os aprendizados do Movimento Paulista de Segurança no Trân-sito para o recém criado Comitê de Segurança Viária, com-posto por diversos órgãos de trânsito e mobilidade do Distri-to Federal. Esses órgãos trabalham com o apoio de dados e conseguiram reduzir em 35% em relação a 2016 o número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no Estado em um ano de trabalho.

Em saúde, o programa passou a utilizar a metodologia Screening e Intervenção Breve, com a aplicação de questio-nário recomendado pela OMS. Agentes comunitários da aten-ção primária entrevistaram famílias locais sobre os padrões de consumo de álcool e realizaram breves intervenções para que o consumo seja sempre feito de maneira moderada e sem trazer prejuízos à saúde.

(33)

Em 2018, o Brasília Vida Segura lançará o seu pilar social, com foco na prevenção do consumo de álcool por menores de 18 anos.

Na Responsa!

Por meio da cultura, do esporte e do lazer, o programa Na Res-ponsa! tem por finalidade formar uma juventude mais saudá-vel e consciente. Como um dos pilares da nossa plataforma de consumo inteligente, conta com a parceria de Organizações Não Governamentais (ONGs) de jovens no Brasil e prioriza o trabalho com jovens de baixa renda de suas comunidades e em situação de maior vulnerabilidade.

As ações são acompanhadas de perto no que diz respei-to ao desenvolvimenrespei-to, ao suporte e à organização de

workshops para que as instituições compartilhem expe-riências e melhores práticas.

Desde 2010, mais de 28 mil jovens já participaram do progra-ma. Foram capacitados oito mil educadores, profissionais de saúde e líderes comunitários, e 11 milhões de pessoas foram impactadas pelas ações de comunicação do Na Responsa!.

Dia de Responsa

Todos os anos, celebramos atitudes inteligentes e respon-sáveis no consumo de álcool com o Dia de Responsa. Rea-lizada sempre no mês de setembro, essa mobilização já foi adotada também por todos os outros 24 países onde a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) tem operações.

Em 2017, pelo oitavo ano consecutivo, realizamos essa mobi-lização nacional e engajamos nossos funcionários para disse-minar mensagens sobre a importância de não vender, servir, oferecer e de prevenir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. A iniciativa também visa evitar que as pessoas bebam e dirijam ou que consumam bebida alcoólica em excesso.

No Dia de Responsa, os funcionários da Cervejaria, incluin-do o Presidente Bernarincluin-do Paiva e a diretoria, saem às ruas para visitar bares, restaurantes e supermercados e distribuir materiais informativos à população sobre a importância do consumo moderado e os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas. Além disso, artistas e celebridades parceiras usa-ram seus perfis nas redes sociais para postar fotos, vídeos e mensagens de conscientização. Já os clubes de futebol apoia-dos pela Cervejaria Ambev entraram em campo carregando faixas sobre consumo inteligente. Uma rede de ONGs também promoveu atividades educativas com jovens das comunidades onde atuam.

Durante todo o ano de 2017, realizamos treinamentos sobre consumo inteligente em eventos como Carnaval, festivais de música, rodeios, entre outros. O conteúdo aborda temas de saúde e bem-estar relacionados ao consumo moderado de álcool e à sua proibição para menores de 18 anos.

(34)

Foi a redução do

nosso consumo

de água nos

últimos 15 anos

45%

Água

Em consonância com a preservação do meio ambiente, o uso racional da água é uma de nossas prioridades e parte da nossa gestão da Cervejaria desde o início. Atualmente, somos referência internacional em gestão do uso de água na produção de bebidas e em melhores práticas ambien-tais, em razão do nosso Sistema de Gestão e Excelência, monitoramos a evolução contínua da ecoeficiência.

Em 2017, fomos reconhecidos como destaque na categoria de grandes empresas com a água AMA pelo Prêmio ECO, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), que está entre as premiações mais importantes sobre sustentabi-lidade no Brasil.

Para economizar cada vez mais água, trabalhamos por uma gestão inteligente e com foco na eficiência do uso desse re-curso natural. Investimos continuamente em tecnologia de ponta, com diversas iniciativas que nos últimos 15 anos, re-duziram em mais de 45% nosso consumo de água.

Desde 2016, contamos com um Comitê Externo de Espe-cialistas em Segurança Hídrica, que tem como objetivo promover discussões relacionadas à segurança hídrica e nos provocar em relação ao que mais podemos fazer pela agenda hídrica no Brasil.

CEO Water Mandate – ONU

Somos signatários do CEO Water Mandate, uma plataforma usada para compartilhar experiências de desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. Em 2017, fomos a úni-ca empresa brasileira a participar do CEO Water Mandate Multi-Stakeholder Working Conference, evento que tinha como objetivo discutir ações coletivas que contribuam para a preservação hídrica, como o Sistema de Autoavalia-ção de Eficiência Hídrica (SAVEh) e os projetos viabilizados pela venda da água mineral AMA, apresentados na ocasião.

AMA

Em 2017, criamos a água mineral AMA, negócio social que tem 100% dos lucros revertidos para projetos que levam água para parte dos cerca de 35 milhões de brasileiros no semiárido que não contam com água potável.

Com isso, buscamos contribuir para a resolução do proble-ma da falta de acesso à água potável no País. São milhões de brasileiros que não têm água para os usos mais básicos.

Por meio da AMA, o consumidor adquire e usufrui da água, ao mesmo tempo que contribui para uma causa real e para projetos com alto potencial de transformação social.

No ano, a AMA ajudou nove comunidades, com sete delas no Ceará e duas no Piauí. No total, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas com o projeto, que segue em expansão.

(35)

No site da AMA, há um “lucrômetro”, pelo qual é possível acompanhar em tempo quase real o lucro arrecadado que será destinado às iniciativas. Isso só foi possível graças a parcerias com Fundação Avina, Yunus, SISAR e CAGECE, bem como parcerias comerciais com Carrefour, Bras-por, ScoreGroup e Vídeo Imagem.

Desafio AMA

Com a finalidade de promover soluções que gerem renda e combatam a escassez de água no semiárido brasileiro, promovemos o Desafio AMA, que, em sua segunda edição, convidou 485 empresas juniores a participarem.

A empresa vencedora, Sea Jr, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebeu R$ 30 mil, investidos na execução do projeto. Batizada de Aquaponia, a tecnologia, que economiza 50% de água no cultivo de hortaliças, consiste em utilizar para irrigação da plantação a mesma água da criação de peixes, tratada por meio de um processo de filtragem. Além de patrocinar projetos e encontrar soluções relacionadas à água, a AMA tem nos possi-bilitado a participação em eventos para a troca de experiências sobre o assunto. Um exemplo disso foi a arena oferecida pela AMA no Activation Hub do Sustainable Brands São Paulo, onde debatemos sobre como promover o compartilhamento de conhecimento, sobre quais são as novas tecnologias que podem gerar mais acesso e eficiência ao uso da água e sobre como podemos sensibilizar mais as pessoas para o problema de risco da escassez hídrica.

Água mineral AMA

tem 100% dos lucros

revertidos a projetos

de abastecimento para

pessoas que não contam

com água potável no

semiárido brasileiro

(36)

SAVEh

Para compartilhar conhecimento e ajudar fornecedores, pequenas e médias empresas a economizarem água, lan-çamos o Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica (SAVEh), uma iniciativa que foi fruto de uma ideia do nosso Comitê Externo de Especialistas em Segurança Hídrica.

O SAVEh é uma parceria com a Fundação Avina, com o Carbon Trust e com o Pacto Global da ONU. O programa é desenvolvido por meio de uma plataforma on-line, que visa compartilhar gratuitamente nosso sistema de gestão de re-cursos hídricos para incentivar e auxiliar outras empresas na economia de água.

Após fazer o cadastro e preencher um questionário de autoavaliação, a empresa recebe um relatório de ava-liação do seu uso de água e uma sugestão de plano de ação para melhorar a eficiência em cada uma das eta-pas de produção, que pode ser alterado e acompanhado pela própria empresa. A ideia do SAVEh é impulsionar um movimento coletivo pela economia desse recurso natural pelo setor industrial.

Saiba mais sobre o SAVEh em

http://saveh.com.br.

Reutilizar para preservar

Os efluentes da Cervejaria de Aquiraz, no Ceará, que já eram tratados em nossa Estação de Tratamento de Efluen-tes Industriais (ETEI), em abril de 2017 começaram a pas-sar por um novo processo complementar de filtragem, com membranas e osmose reversa. O uso da nova tecnologia permite que a água tratada, possa ser reutilizada para o abastecimento de caldeiras, torres de resfriamento e con-densadores. Desde a implantação do projeto, a Cervejaria Aquiraz deixou de captar dos açudes 30.326 m³ de água. O volume economizado é equivalente ao consumo de três mil habitantes em um período de três meses de comunidades do Ceará que sofrem com a falta de água.

Em Anápolis (GO) e Uberlândia (MG), a água é reutilizada na irrigação da área de pastos de fazendas; em São Luís (MA), a água é reutilizada em uma indústria de alumínio; e em Itapissuma (PE), uma usina faz uso para irrigação em área de plantio de cana. Com essas doações, fomentamos a reutilização e diminuímos o volume retirado da natureza.

(37)

Desafio Ambev de Água

Em parceria com a BRASA Impactus, realizamos, em 2017, a segunda edição do Desafio Am-bev de Água, em que estudantes de graduação em universidades no exterior elaboram pro-jetos que tragam soluções para a escassez de água no semiárido brasileiro. Os três finalistas participaram da BrazUSC 2017, uma conferência que reuniu grandes líderes brasileiros e estudantes de todo o mundo. O projeto vencedor foi o Palmas pra Vida, em implementação.

O objetivo central do projeto Palmas pra Vida é fomentar, por meio da educação ambiental e da utilização de um filtro biológico, a reutilização de águas cinzas. O projeto visa impactar a comunidade de Major Isidoro, uma cidade do interior do Alagoas que se destaca na produção de leite. Um sistema de filtração para reaproveitamento de águas cinzas será implementado na escola municipal da cidade. A água será utilizada para irrigação da plantação de palmas forrageiras, as quais servirão como fonte de alimentação ao gado leiteiro. Por meio de um conteúdo educacional e de oficinas regulares, o projeto pretende engajar a comunidade es-colar e os agricultores rurais que participam do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses agentes atuarão juntos para darem continuidade ao projeto. Os pequenos agricultores, bene-ficiados pela obtenção da palma forrageira, doarão parte da produção de leite à escola, o que completará um ciclo sustentável que beneficiará a todos.

Projeto Bacias

Além de trabalhar para reduzir o consumo em nossas operações, atuamos para preservar as ba-cias hidrográficas no Brasil. Por isso, lançamos, em 2010, o Projeto Baba-cias, com o objetivo de recu-perar e preservar importantes bacias hidrográficas do País. Em parceria com o poder público e com ONGs, como a WWF-Brasil e a The Nature Conservancy (TNC), já adotamos bacias em Gama (DF), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP), Sete Lagoas (MG) e, mais recentemente, na região de Guandu (RJ).

O trabalho, que tem como base uma análise detalhada para a elaboração de um planeja-mento, é feito nas comunidades localizadas no entorno de nossas cervejarias. Após essa etapa, selecionamos parceiros, envolvemos a comunidade e colocamos em prática ações que incluem técnicas de conservação, educação ambiental, restauração ecológica e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Nossa atuação oferece também assistência gratuita aos agricultores para o Cadastro Am-biental Rural (CAR), para que tenham acesso ao crédito e a programas de adequação ambien-tal. Temos trabalhado também com as comunidades para que todos possam entender quais são os desafios, os riscos associados ao mau uso dos recursos hídricos e quais podem ser as contribuições de cada um.

(38)

Coalizão Cidades pela Água

A Coalizão Cidades pela Água é uma ação liderada pela TNC para engajar vários setores da sociedade em prol de uma maior segurança hídrica. Desde 2016, além de com-partilharmos a experiência e a expertise com programas de conservação e recuperação de bacias hidrográficas, somos o maior patrocinador da Coalizão.

Essa iniciativa pretende aumentar a disponibilidade de água em 12 regiões metropolitanas para atender mais de 60 milhões de brasileiros. A ação abrange 243 municípios e vai incorporar a gestão dos recursos hídricos à preser-vação de rios e nascentes. Nos próximos anos, empresas e governos contribuirão com doações para projetos de restauração florestal em áreas-chave para a saúde dos mananciais e com ações de conscientização sobre o uso racional da água.

Resíduo Zero e Clima

Gestão de resíduos

Em 2017, chegamos à marca de 99,3% de subprodutos de nossas operações enviados para a reciclagem, e parte deles é fonte de receita para a Companhia. Os menos de 0,7% descar-tados são enviados para aterros sanitários controlados.

Os subprodutos dos processos produtivos são destinados principalmente a suplementos alimentares, como ração animal (bagaço de malte, levedura úmida e seca, pó e cas-ca de malte, radícula, etc.).

Gestão de embalagens

Nas embalagens, buscamos a sustentabilidade do pré ao pós-consumo. Investimos em tecnologia e, em 2012, fomos pioneiros no Brasil ao criarmos a primeira garrafa PET fei-ta com material 100% reciclado.

Atualmente, a embalagem 100% reciclada é usada em mais de 45% das garrafas PET de Guaraná Antarctica vendidas pela Companhia. O objetivo é aplicar essa tecnologia nas embala-gens de outras marcas de forma gradual e abranger todo o portfólio. Sua produção traz diversos benefícios ao meio am-biente, como a liberação de 30 m³ em aterro sanitário para cada cinco toneladas de PET que deixam de ser descartadas no lixo. Além disso, a fabricação dessa garrafa consome 70% menos energia e 20% menos água em relação à resina virgem e gera uma economia considerável de petróleo.

Uma importante frente de trabalho que temos na Cervejaria Ambev é atuar na redução da quantidade de matéria-prima para a produção de embalagens. Em função disso, nos últimos anos o peso delas e dos rótulos diminuíram, algumas garra-fas ficaram mais cinturadas, e as tampinhas, menores. Desde 2013, deixamos de gerar mais de 25 mil toneladas de resíduos com a redução da gramatura das embalagens no Brasil.

Em relação às embalagens de vidro, a Ambev Vidros, no Rio de Janeiro, é uma fábrica que produz garrafas de vidro pela reciclagem de cacos. A operação é uma das maiores recicla-doras de cacos de vidro na América Latina. Aproximadamente 50% da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro, ou seja, de cada dez garrafas produzidas, cinco são fabricadas totalmente com material reciclado, o que representa uma eco-nomia anual de mais de 127 mil toneladas de material virgem. A fábrica de vidros conta também com um equipamento capaz de purificar o gás gerado no forno, o que remove até 99,95% de poluentes.

Referências

Documentos relacionados

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Quando as vias de evacuação horizontais têm se ser protegidas, por exemplo se o seu comprimento for superior a 10 metros, em pisos abaixo do plano de

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Conclui-se que o teor de prolina varia entre as cultivares de mandioca, sendo maior nas cultivares Platina’ e ‘Caravela’, seguidas por ‘BRS Kiriris’, ‘BRS Verdinha’,

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal.. A

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,