• Nenhum resultado encontrado

NEWSLETTER 2/2016. A foto do mês de fevereiro mostra uma piscina biológica de uso unifamiliar. Também nesta edição:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWSLETTER 2/2016. A foto do mês de fevereiro mostra uma piscina biológica de uso unifamiliar. Também nesta edição:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NEWSLETTER

2/2016

www.biopiscinas.pt b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a .

A foto do

mês de

fevereiro

mostra uma piscina biológica de uso unifamiliar.

Editorial As piscinas biológicas vão estar novamente presentes, na

edição de 2016 da feira EXPOJARDIM na Batalha. A nossa presença na feira servirá para promovermos o contato direto com todos os

interes-Também

nesta

edição:

Bioeconomia A piscina biológica do Chão do Rio Rede de caminhos pedestres na Serra de Monchique Os nenúfares no Inverno Limpeza das piscinas EXPOJardim sados, pois estaremos disponíveis para prestar informações

relacio-nadas com as piscinas biológicas e, também, para falar sobre futuros projetos. Contamos com a vossa visita nos dias 3, 4, 5 ou 6 de março.

PONDY AWARD Bio Piscinas, Lda. distinguida com a MELHOR PISCINA BIOLÓGICA DE USO TURÍSTICO

(2)

NEWSLETTER

2/2016

www.biopiscinas.pt Bioeconomia A produção sustentável de águas balneares, livre

de cloro ou outros desinfetantes, é biologia e limnologia aplicada. Processos biológicos complexos na matriz do biofilme no filtro contribuem para degradar moléculas complexas e restringir ou eliminar microorganismos indesejáveis. As aquaculturas com macrófitas enriquecem a água com oxigênio e reduzem nutrientes tais como nitratos e fosfatos.

A produção de água de melhor qualidade em cada dia, de uma longa temporada de uso da piscina biológica, é baseado principalmente em processos biológicos. Em outras palavras: uma piscina com água tratada biologicamente é um produto de base de princípios biológicos. Portanto, a minha sugestão é: nós olharmos hoje para a indústria de piscinas de tratamento biológico como parte da chamada »bio-based Economy«, Bioeconomia em Português.

Uma piscina biológica funciona à base da biologia. Nela integram-se recursos biológicos naturais e renováveis, biodiversidade e materiais biológicos (plantas, animais e microrganismos), todos eles integrados em processos de transformação, principalmente, e parcialmente, de consumo. b y b yb y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . Este texto é um extrato da palestra inauguradora de Udo Schwarzer, no 8º Congresso Internacional de piscinas c o m tratamento biológico na Colónia, Alemanha, no Outubro de 2015.

A depuração da água nas piscinas biológicas segue os mesmos princípios biológicos, como acontece nos ecossistemas naturais: utilização de matérias-primas naturais, consumo de quantidades mínimas de energia e produção de nenhum desperdício, uma vez que toda a matéria usada reintegra-se em outros processos e será reutilizada no ecossistema.

Piscinas biológicas são, portanto, a alternativa ecológica para piscinas convencionais.

Na discussão pública, infelizmente, ainda não existe nenhuma ideia clara sobre o carácter inovador e amigo do ambiente do produto. Sim, nem se conhece realmente o produto. Isto também se aplica a países como a Alemanha ou a Áustria, onde já existem muitas destas piscinas de tratamento biológico, e até muitas instalações públicas, e onde portanto, são relativamente conhecidas.

Uma piscina biológica como alternativa ambientalmente amigável, como o carro elétrico para o carro com motor de combustão, a piscina biológica ainda não atingiu o grau de conhecimento do público em geral que merece. Isso devia mudar o mais rapidamente possível!

A Bio Piscinas Lda atua com os seus produtos em Portugal há mais que 20 anos e desenvolveu, ao longo do tempo, uma larga gama de produtos compatíveis com o conceito da Bioeconomia. O produto mais conhecido é a piscina biológica, que se tornou marca registada, mas também as ETAP (fito-ETARS), a Sauna Solar e os Jardins Ecossistêmicos fazem parte integrante.

(3)

NEWSLETTER

2/2016

www.biopiscinas.pt

Chão do Rio - turismo de aldeia

Localizada na vertente poente da Serra da Estrela, o empreendimento Chão do Rio, ofe-rece tudo o que se relaciona com a paisagem rural e a vida ser-rana: as construções em pedra com paredes grossas e telhados b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . Férias com piscina biológica no Chão do Rio -turismo de aldeia. Para conhe-cer-a clique nestes link: http:// www.biopiscinas.pt/ ferias.php?id=25

em palha constam uma espécie de aldeia pequena, um ambiente único e inconfundível, inserido numa paisagem com árvores de grande porte.

Pois claro, que possui uma piscina biológica, localizada no cen-tro desta pequena aglomeração. Não se revela segredo nenhum que esta é uma das mais bonitas do país. A piscina biológica, com o seu espelho de água de 300 metros quadrados, cria um oásis de descanso e frescura ao pé das casas, uma vez que o verão pode ficar bastante quente neste local. A zona de banhos ocupa mais do que 100 m2 e insere-se no meio da piscina biológica, ou seja, na posição mais natural. Nos acabamentos usámos o grani-to local da serra, focando para uma perfeita adaptação à arqui-tetura da edificação.

O conjunto das casas insere-se num ambiente de charme, com uma envolvente natural invejável. Possui de tudo para uma esta-dia confortável: um ambiente acolhedor com 6 casas indepen-dentes, tranquilidade e, no espaço exterior, a piscina biológica. Enfim, um refúgio perfeito para disfrutar da natureza nos dias de férias.

A paisagem envolvente al-berga, além do cenário natural inconfundível, al-gumas riquezas arqueoló-gicas. Uma estrada roma-na pavimentada passa roma-na extremidade da proprie-dade e cria, por seu tur-no, mais uma atração na envolvente imediata do Chão do Rio.

(4)

NEWSLETTER

2/2016

www.biopiscinas.pt

Caminhos pedestres na Serra de Monchique

Sobretudo nos meses fora da época balnear, as paisagens de Portugal oferecem muito potencial para caminhadas, seja no litoral ao longo da orla costeira, seja nas serras com os seus vales, com ribeiras de águas límpidas. No âmbito do Projeto Bioparque Monchique foram disponibilizadas verbas para a elaboração de um conceito ecológico e sustentável, para o concelho de Monchique.

Os projetistas Claudia & Udo Schwarzer, arquiteta paisagista & biólogo, elaboraram uma rede completa de caminhos pedestres para a Serra de Monchique, no intuito de mostrar à beira do caminho as belezas naturais desta serra algarvia. O conceito reporta para caminhos de longa e de curta distância, de traçados fáceis e de grau de dificuldade maior, todos com vistas espetaculares sobre a paisagem algarvia, e até uma rota para bicicletas BTT. O que todos têm em comum é a vontade de mostrar as particularidades da paisagem e os tesouros naturais que esta serra alberga.

Exploram-se vales com ribeiras, cascatas e nascentes, moinhos, arqueossítios, matas e outos sítios do património natural, que permitem conhecer a flora e fauna de Monchique.

Com o sucesso da Rota Vicentina e da Via Algarviana, pergunta-se porque que este projeto, já existente na altura, não foi enquadrado na última, constituindo uma mais-valia para os adeptos de caminhadas na natureza e da Serra de Monchique. O material encontra-se na posse da Câmara de Monchique, entidade adjudicadora do projeto.

Arquitectura Paisagista

Arquitectura Paisagista

Arquitectura Paisagista

Arquitectura Paisagista

Arquitectura Paisagista

b y b y b y b y b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a . O Projeto Bioparque Monchique disponibilizou verbas para a elaboração de um conceito ecológico e sustentável para o concelho de Monchique, entre outros para uma rede de caminhos pedestres.

(5)

NEWSLETTER

2/2016

www.biopiscinas.pt Agende já a sua limpeza com a equipa da SHB, Lda. Contacte através de: cc@shb.pt ou telefone 212439359 (Carla Couto)

Limpeza das Piscinas Biológicas

Se queremos as piscinas

biológicas em ótimo estado para os mergulhos de verão, é ne-cessário proceder já, agora, à limpeza de primavera. O momento ideal começa agora e prolonga-se até ao final de março. Quem limpa mais cedo, terá, sem dúvida, a piscina biológica em melho-res condições ao longo de todo o ano.

Desaconselhamos que a primeira limpeza da piscina biológica se faça após o mês de abril, pois nessa altura os dias já são mais longos, e atinge-se a quantidade crítica de luz que favorece o crescimento de algas, que se alimentam dos nutrientes ainda incorporados nos depósitos no fundo da piscina.

Queremos sublinhar esta necessidade das limpezas com as pala-vras de José Lopes, Hotéis Nascente do Ave, proprietário expe-riente de uma piscina biológica desde o ano de 2003: »O sucesso da piscina biológica prepara-se no Inverno!«

b y b y b y b y

b yB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sB i o P i s c i n a sL d a .L d a .L d a .L d a .L d a .

Nenúfares

No Inverno ouvimos frequentemente dos nossos clientes que a piscina biológica mantém-se bonita, que a água está transparente mas os nenúfares, infelizmente, morreram to-dos. Normalmente, não é isso que acontece, felizmente. Assim, é importante informar que os nenúfares têm estratégia de hiber-nar. Isto significa que a planta liberta-se da folhagem antiga, dei-xa morrer as últimas folhas no fim de Outono e não lança imedi-atamente novas folhas para a tona de água. Nesta altura de ano a planta mantém as suas novas folhas junto da rizoma, hibernando no fundo do lago, onde se encontra enraizada. Ai a planta forma com as suas folhas uma espécie de "couve", sobrevivendo ao in-verno, e prepara-se para as temperaturas de água mais amenas na primavera. E quando chegarem os dias mais compridos, estas serão lançadas novamente para a superfície de água embelezando de novo a piscina biológica.

Para os dias deste certa-me, 3 até 6 de Março, Quinta-feira até Domingo, temos disponíveis entradas gratuitas. Basta enviar-nos um email com a palavra EXPOJARDIM.

Feira EXPOjardim

As Piscinas biológicas vão estar

presen-tes na edição de 2016 da feira EXPOJARDIM na Batalha.

A nossa presença na feira servirá para promovermos o contacto direto com todos os interessados, pois estaremos disponíveis para prestar informações relacionadas com as piscinas biológi-cas e, também, para falar sobre futuros projetos.

Para os dias deste certame, 3 até 6 de Março, Quinta-feira até Domingo, temos disponíveis entradas gratuitas. Basta enviar-nos um email com a palavra EXPOJARDIM.

De 3 a 6 de Março, o nosso stand das Piscinas biológicas estará patente ao público, entre as 10 e as 20 horas.

Hotelândia

Parabéns ao Chão do Rio! Primeiro lugar nos bookings no site português da hotelandia.pt! Mais uma prova que uma piscina biológica valoriza um projeto turístico e marca a diferen-ça, em relação aos outros competidores no mercado.

Referências

Documentos relacionados

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

A jornada da lei do piso, que prevê o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos, nada mais

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Figura 13 – Valores das taxas ótimas de precipitação correspondentes às equações de tendência ótima obtidas, modificando-se a taxa de precipitação original