• Nenhum resultado encontrado

ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE"

Copied!
408
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

FOTO OFICIAL SAN DIEGO

Foto oFicial na assembleia internacional em san Diego

casal governador aparecido Donizetti lopes e conceição aparecida lopes

(6)

Ín

D

ice

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO RI 2016-17 JOHN F. GERM ... 7

BIOGRAFIA DO PRESIDENTE DO RI 2016-17 JOHN F. GERM ... 9

MENSAGEM DO DIRETOR DO RI 2015-2017 JOSé UBIRAcy - BIRA ... 11

cURRícUlO DO PRESIDENTE DO RI 2015-17 JOSé UBIRAcy - BIRA ... 13

MENSAGEM DO GOvERNADOR 2016-17 APAREcIDO DONIzETTI lOPES ... 15

cURRícUlO DO GOvERNADOR 2016-17 APAREcIDO DONIzETTI lOPES ... 17

MENSAGEM DO INSTRUTOR DISTRITAl 2016 GD 2014-15 ANTONIO JOSé SADER ... 21

cURRícUlO DO GOvERNADOR ElEITO 2017-18 JORGE lUIz TOlEDO ... 25

INSTRUçõES ROTáRIAS ... 27

O QUE é O ROTARy? ... 28

O OBJETIvO DE ROTARy ... 28

A PROvA QUáDRUPlA ... 29

SElEçÃO E INDIcAçÃO DO GOvERNADOR E DO vIcE-GOvERNADOR ... 30

PAUl PERcy HARRIS ... 33

PRESIDENTES DE RI E SEUS lEMAS ... 34

MENçÃO PRESIDENcIAl ... 41

METAS DO DISTRITO ... 46

GOvERNADORES 2016-17 DOS DISTRITOS BRASIlEIROS ... 48

EScRITóRIOS DO ROTARy INTERNATIONAl ... 55

cOORDENADORES DO RI - zONA 22A ... 56

48ª cONFERêNcIA DISTIRITAl ... 58

cONvENçÃO INTERNAcIONAl ... 59

ABTRF - ASSOcIAçÃO BRASIlEIRA DA THE ROTARy FOUNDATION ... 60

HISTóRIA DO DISTRITO 4540 ... 66

GOvERNADORES DO DISTRITO 4540 E DISTRITOS PREDEScESSORES... 68

cOléGIO DE GOvERNADORES DISTRITO 4540 ... 73

cENTRO DE SERvIçOS PAUlO vIRIATO cORRêA DA cOSTA ... 81

EQUIPE DISTRITAl GOvERNADORIA ... 84

SEcRETARIA ... 86

(7)

Ín

D

ice

TESOURARIA ... 89 cONSElHO JURíDIcO ... 91 cONSElHO FIScAl ... 92 PROTOcOlO ... 93

SElEçÃO E INDIcAçÃO DO GOvERNADOR E DO vIcE-GOvERNADOR PARA O ANO 2019-20 ... 94

HISTóRIcO DO ROTARy ... 96

DESENvOlvIMENTO DE ROTARy ... 97

EScOlA ROTARy ... 99

PROJETOS DE PRESTAçÃO DE SERvIçOS E cOMISSõES ESPEcIAIS ... 100

JUvENTUDE (NOvAS GERAçõES) ... 106

IMAGEM PúBlIcA ... 108

FUNDAçÃO ROTáRIA ... 113

PROGRAMA PólIO PlUS ... 117

RyE – INTERcâMBIO INTERNAcIONAl DE JOvENS ... 118

PATRIMôNIO ... 122

cONFERêNcIA DISTRITAl ... 123

cONvENçÃO INTERNAcIONAl ... 124

MAPA DO DISTRITO 4540 ... 125

GOvERNADORES(AS) E cOORDENADORAS ASSISTENTES ... 126

ROTARy clUBS ... 133

PROGRAMAS ESTRUTURADOS DO ROTARy INTERNATIONAl INTERAcT ... 316

ROTARAcT ... 329

NúclEO ROTARy DE DESENvOlvIMENTO cOMUNITáRIO ... 346

RyE - INTERcâMBIO INTERNAcIONAl DE JOvENS ... 350

PROGRAMAS REcONHEcIDOS POR ROTARy INTERNATIONAl ROTARy kIDS ... 356

cASAS DA AMIzADE ... 359

(8)
(9)

mensa

gem

D

o

P

resi

D

ente

D

o

ri

2016-17

JoHn F. germ

Prezado(a) rotariano(a):

Eu embarquei no caminho do Rotary em parte por causa do meu amigo e mentor George Campbell, que me ensinou a importância da responsabilidade cívica. Depois de entrar nesse caminho, encontrei muitos outros indo na mesma direção que a minha, que me ofereceram ajuda e fizeram com que eu continuasse no rumo certo.

Sou quem sou por causa do Rotary. Ser membro da família rotária é pertencer a algo muito maior do que nós mesmos. Significa ser parte de uma equipe mundial. Juntos, prestamos um serviço extraordinário para o mundo.

Estamos mais perto do que nunca de alcançar a nossa promessa da erradicação da pólio. Através de ações humanitárias, sanamos necessidades de comunidades locais e globais. Nós também desenvolvemos parcerias estratégicas que nos permitem trabalhar com organizações afins e causar maior impacto.

Hoje, o mundo depende de nós para fazer ainda mais. Agora é hora de aproveitarmos o nosso sucesso para ajudarmos o Rotary a ser uma força ainda maior para o bem no mundo. E para que isso aconteça, temos de trabalhar juntos. Lembre-se que hoje é o primeiro dia do resto de sua vida, e como você o usará, depende de você.

Juntos, podemos realizar grandes feitos à medida que continuamos a tradição do Rotary a Serviço da Humanidade.

Atenciosamente,

JoHN F. GERm Presidente do RI 2016-17

(10)
(11)

biogra

Fia

D

o

P

resi

D

ente

D

o

ri

2016-17

JoHn F. germ

John Germ é presidente do conselho diretor e diretor executivo da consultoria de engenharia Campbell and Associates Inc. Ele ingressou na empresa como engenheiro em 1965, após quatro anos na Força Aérea dos EUA. Ele é membro de conselhos e comissões executivas de várias organizações, incluindo a Public Education Foundation e o orange Grove Center Inc., e é presidente do conselho diretor da Blood Assurance Inc. Ele também é fundador e tesoureiro da Fundação Technical Community College e presidente da Fundação Tennessee Jaycee. Ele recebeu em Tennessee, EUA, os prêmios de Jovem do Ano em 1970, Engenheiro do Ano em 1986, Voluntário em Arrecadação de Fundos do Ano em 1992, e Voluntário de organizações Comunitárias do Ano em 2009. Além disso John recebeu o prêmio Silver Beaver Award dos escoteiros mirins e o prêmio Arthritis Foundation Circle of Hope, e em 2013 foi reconhecido pela Casa Branca como Champion of Change.

Rotariano desde 1976, John serviu ao Rotary como vice-presidente, diretor, membro e vice-chair do Conselho de Curadores, presidente da Comissão do Desafio US$200 milhões do Rotary, membro da Comissão do Conselho Executivo, assessor do presidente do RI, chair e representante do Conselho de Legislação, coordenador zonal do quadro associativo, presidente de várias comissões, coordenador da área, líder de treinamento e governador de distrito.

John recebeu o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em SI, a menção por Serviços meritórios e o Prêmio por Serviços Eminentes. Ele e sua esposa, Judy, são Benfeitores da Fundação Rotária e membros da Sociedade Arch Klumph. o casal tem quatro filhos e seis netos.

(12)

COLÉGIO DE GO

(13)

Estamos iniciando um novo período rotário, no momento em que a nossa instituição completa 111 anos de existência a serviço da humanidade, como bem destacou o nosso presidente John Germ, na Assembleia Internacional, em San Diego, nos Estados Unidos. Ao apresentar seu lema para o ano 2016-17, lembrou Paul Harris, o fundador do Rotary, para quem servir à humanidade é algo mais interessante que uma pessoa pode fazer. Na concorrida Assembleia, a que todos os governadores dos nossos distritos estiveram presentes, puderam testemunhar o entusiasmo com que o presidente Germ falou, afirmando que todo mundo reconhece a oportunidade de servir que o Rotary oferece. Uma grande oportunidade para mudar o mundo para melhor, para sempre, através de ações em prol da humanidade. Portanto, é chegado o momento para incentivar os governadores a recordar os grandes momentos que a assembleia proporcionou a todos. os ensinamentos recebidos, os conhecimentos assimilados e a nova experiência adquirida. É chegada a hora de transmitir aos seus clubes, em cada visita realizada, a responsabilidade que cabe a todos eles sobre o papel do Rotary na luta por um mundo melhor.

As pessoas que querem fazer o bem vão ver que o Rotary é o lugar ideal onde elas podem mudar o mundo. Todo Rotary Club, não importa seu tamanho, deve estar pronto para

mensa

gem

D

o

D

iret

or

D

o

ri

2015-17

JosÉ UbiracY silVa (bira)

ter essa oportunidade de servir, fortalecendo as comunidades através de ações sociais por meio de projetos ainda mais ambiciosos.

Não esqueçamos de que é muito importante o nosso trabalho para erradicar a paralisia infantil em todo o mundo, uma das ênfases do nosso presidente, ao anunciar o lema “rotary a serviço da Humanidade” para a próxima gestão. “melhorar

a imagem do Rotary não é a única maneira de aumentar a adesão. Precisamos de clubes que sejam flexíveis, assim o nosso serviço será mais atraente para os membros mais jovens, para aposentados recentes, e pessoas que querem trabalhar para a humanidade. Precisamos de mãos mais dispostas, corações mais inquietos, e as mentes mais brilhantes para mover o nosso trabalho para a frente”, concluiu John Germ. Gostaria de chamar a atenção para o fato de que nem todos os rotarianos tem a exata compreensão das responsabilidades que assumiram para com o clube ao aceitar o distintivo rotário. mas o Rotary deposita uma grande confiança nos rotarianos no sentido de que trabalhem com afinco e se tornem peça fundamental da expansão, do crescimento e do desenvolvimento das comunidades em que se faz presente. E se conscientizem de que servir à humanidade é a melhor obra de uma vida.

JoSÉ UBIRACy SILVA Diretor do RI 2015-17

(14)

c

U

rrÍc

U

l0 D

o

D

iret

or

D

e

ri

2015-17

JosÉ UbiracY silVa (bira)

FamÍlia

José Ubiracy Silva, é casado com maria da Conceição Carneiro monteiro e Silva, rotariana e Presidente 2009/10 do Rotary Club do Recife Encanta moça, ex-Presidente e vice-Presidente da Associação dos Cônjuges dos Rotarianos do Recife. Tem especial dedicação à prestação de serviços junto às comunidades carentes, onde atua por mais 10

anos, inclusive na mesma área no seu clube rotário. Formada em Ciências Biológicas, onde defendendo o Voleibol Universitário, sagrou-se Campeã e vice-Campeã Brasileira Universitária. Profissionalmente, é Diretora da Editora de Guias Especiais Ltda.

o casal tem três filhos: André Felipe, Christiana, Alessandra, e 4 netos – Ricardo, marina, Isabel e Felipe.

(15)

c

U

rrÍc

U

l0 D

o

D

iret

or

D

o

ri

2015-17

JosÉ UbiracY silVa (bira)

Área ProFissional

José Ubiracy Silva, Diretor Presidente de um grupo de 10 empresas gerido pela EBGE (Editora Brasileira Guias Especiais), cursou até o 4º ano de Economia – Universidade Católica de Pernambuco. Em sua vida profissional, foi gerente geral da Burroughs Eletrônica do Brasil por 15 anos, gerente de marketing da Pitney Bowes, coordenador de marketing da Companhia Fiat Lux do Brasil, e diretor superintendente de Guias Telefônicos do Brasil. Teve vasta atividade em entidades de classe, como vice-presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, ex-diretor da Câmara de Comércio Americana no Recife, membro Honorário da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Comenda marim dos Caetés, em olinda, Pernambuco. Diretor da Associação Comercial do Estado de Pernambuco. Recebeu medalha do mérito Comercial - Classe ouro da Associação Comercial de Pernambuco. Troféu Empresarial orgulho de Pernambuco do Diários Associados, etc.

atUaÇÃo rotarY international

• Diretor do RI - 2015-17.

• Coordenador do RI – 2012-13 Zona 22-B. • Coordenador do RI – 2011-12 Zona 22-B. • Coordenador do RI – 2010-11 Zona 22-B. • Coordenador Regional do Desenvolvimento do Quadro Social Zona 22-B – 2009/10. • Training Leader – na Assembléia Internacional do RI, em Janeiro 2010.

• Training Leader – na Assembléia Internacional do RI, em Janeiro 2009.

• Coordenador Regional do Desenvolvimento do Quadro Social Zona 20 – 2008/09. • Coordenador Regional da Zona 20 da Imagem Pública do Rotary em 2005/2006. • Governador do Distrito 4500 em 2000/01. • Presidente do Rotary Club do Recife em 1990/91.

• Rotariano desde 1970, Companheiro Paul Harris nível 3 e Doador Extraordinário da Fundação Rotária.

(16)
(17)

mensa

gem

D

o

go

V

erna

D

or

2016-17

aPareciDo DoniZetti loPes

ComPANHEIRoS:

Teremos trezentos e sessenta e cinco dias para juntos traçarmos todos os nossos desejos, vontades, projetos e metas. Peço a Deus que nos permita conquistar tudo que almejamos, e que tenhamos as bênçãos para que tudo aconteça da maneira mais perfeita possível. Este ano poderemos ter a grande oportunidade da Pólio ser erradicada no mundo. Assim, quando as pessoas quiserem fazer o bem, elas poderão saber que é possível mudar o mundo por meio do Rotary.

É o ano do Centenário da Fundação Rotária, cem anos mudando e transformando vidas com nossos projetos e serviços.

Vamos todos juntos trabalhar com o mesmo pensamento do nosso Presidente do Rotary International John Germ, que não tenhamos nenhuma criança fora da escola ou com poliomielite.

Vamos trabalhar para que tenhamos A ESPERANÇA de um mundo melhor, ESPERANÇA de mudanças em nossos governantes, ESPERANÇA de grandes realizações em nosso Rotary International, Distrito e Clubes.

Vamos trabalhar, dedicar e ter motivação para que todos os companheiros tenham o RoTARy A SERVIÇo DA HUmANIDADE.

APARECIDO DONIZETTI LOPES Governador 2016-17 Distrito 4540

(18)
(19)

c

U

rrÍc

U

l0 D

o

go

V

erna

D

or

2016-17

aPareciDo DoniZetti loPes

Nascido em 06/12/1963

Natural de Santo Antonio da Alegria – SP Filiação: José Batista Lopes e Elena maria Lopes (In memorian)

Casado com: Conceição Aparecida Lopes Três filhos:

Érica Gonçalves Lopes da Silva - 29 anos – Casada com André Santana da Silva, André Gonçalves Lopes - 24 anos – Noivo com Camila Dizaró,

Evandro Gonçalves Lopes -22 anos – Noivo com Daniela

Tem duas netas: Júlia Lopes da Silva, Heloísa Dizaró Lopes

Residente na Rua João Ayub Calixto, 1415 na cidade de Santo Antonio da Alegria - SP Email – aparecidoalegria@bol.com.br Tel. (16) 3668-1599

Cel: (16) 98246-5868 / 99965-9316

FormaÇÃo:

Professor com habilitação para o magistério na Escola Cônego macário de Almeida.

cUrsos De extensÃo:

Rede Nacional de Educação a distância para segurança pública

Gerenciamento de crises Direitos humanos Papiloscopia

Capacitação e Atualização na área de Segurança e Disciplina

Planejamento Estratégico

atiViDaDes ProFissionais:

Gerente Supermercado: Carlos Asse Gerente da loja departamento Rampim Lar de 1980 a 1993 – Igarapava – SP

Trabalhou vários anos no atacado Peixoto Comércio Importação e Exportação Ltda - Uberlândia

Funcionário Público Estadual

Diretor de Núcleo de Portaria de 2004 a 2006. Diretor de Núcleo de segurança e disciplina Turno “C” de 2008 a 2013.

Diretor de Núcleo Portaria Turno “D” de 2013 a Fevereiro 2016.

Atualmente: Atua como ASP IV na Unidade de Serra Azul.

(20)

c

U

rrÍc

U

l0 D

o

go

V

erna

D

or

2016-17

aPareciDo DoniZetti loPes

atiViDaDes rotÁrias

Ingressou no Rotary Club Santo Antonio da Alegria 02/08/1999,

Coordenador Sub comissão de Voluntários de Rotary 2009/10 no Distrito,

Governador Assistente 2008/09 e 2010/11, Classificação em Rotary: Funcionário Público Estadual

Protocolo Distrital 2013/14,

Participação em Conferências Distritais, Sócio Honorário do Rotary Club de Cássia dos Coqueiros,

Presidente nos anos 2003/04 – 2005/06 - 2006/07 – 2012-13,

Tesoureiro, Secretário,

Protocolo do Clube,

Presidente de várias comissões,

100% de presença no clube desde que entrou em Rotary,

Companheiro Paul Harris 2 Safiras

Participação em Assembléias e Seminários do Distrito 4540,

Participação em vários PETS,

Participação na Convenção mundial de São Paulo em 2015,

Participação do GETS no Rio de Janeiro, Assembléia Internacional em San Diego, Califórnia nos Estados Unidos e Regoesp em São José do Rio Preto,

atiViDaDes sociais

Presidente do Santo Antonio Esporte Clube (S.A.E.C) no ano 2001/02 e 2008/2013 ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística por 02 anos (Igreja Católica) Participa com membro ativo da Sociedade Vicente de Paulo (Lar dos Velhinhos) Santo Antonio da Alegria.

Coordenador do Projeto Alegria desenvolvido em parceria com Rotary Club.

(21)
(22)
(23)

mensa

gem

D

o

instr

U

tor

D

istrit

al

2016-17

antonio JosÉ saDer

Caros Companheiros e amigos Presidentes, Equipe Distrital e Família Rotária da “Esperança” do Distrito 4540.

Neste ano rotário que ora se inicia, em março, comemoramos o aniversario de Rotary que completa 112 anos de trabalho desenvolvido em muitos serviços humanitários que causaram grande impacto em nossas comunidades. Comemora-se também o Centenário da Fundação Rotaria.

o nosso Presidente de Rotary International John Germ dedica este ano rotário para mostrar a todos como RoTARy A SERVIÇoS H U m A N I T A R I o S t r a n s f o r m a n o s s a s comunidades do ponto de vista econômico - social e nos conclama que continuemos desempenhando os bons trabalhos que enaltecem o Rotary, mostrando através de nossas ações humanitárias, nossa Verdadeira Imagem na comunidade. Solicita também, que continuemos com a nossa tradição de 112 anos de muito companheirismo, ética, amizade e prestação de serviços, utilizando ou não recursos de nossa Fundação Rotaria, para através de nossas ações, transformar vidas de crianças, jovens e adultos em todas nossas comunidades.

Lembra-nos ainda que este ano rotário 2016-17 comemora-se o Centenário da Fundação Rotaria e solicita que mostremos

as comunidades o trabalho que em parceria com ela trouxe de benefícios ao mundo, sem nos esquecermos de demostrar a importância de nossa principal ação humanitária que é a End Polio Now.

No Rotary, temos varias opções de atuação, isto é o grande diferencial de nossa organização. Podemos escolher as atividades que queremos realizar, aonde utilizar nossos recursos baseados em onde queremos causar o bem maior às pessoas e às comunidades a que pertencemos. Esta é a Beleza de Nossa organização.

Companheiros e Amigos Presidentes e membros da Equipe Distrital da Esperança, vocês foram dentre os 1600 rotarianos(as) do nosso Distrito escolhido pelo nosso Governador Cidinho e pelas lideranças de vossos Clubes, para representá-los com a esperança de um trabalho forte, coeso, utilizando todas as ferramentas que puderem pela melhoria de suas comunidades, de seus clubes, do nosso Distrito e do Rotary International.

Quero lembrá-los que em Rotary nossa responsabilidade inicia quando adentramos à Família Rotária e se estamos em Rotary é porque queremos e podemos ajudar nesta transformação, nos dedicando de corpo e alma a prestar serviços humanitários aos

(24)

mensa

gem

D

o

instr

U

tor

D

istrit

al

2016-17

menos favorecidos. Daí a frase que sempre escutamos: Para Rotarianos missão Dada é missão Cumprida.

Devemos agradecer a Deus por sermos pessoas privilegiadas e termos condições para isto.

Vocês irão escolher através de vossas atitudes e ações como vão querer ser lembrados. Tenham a certeza que se vivermos Rotary com entusiasmo e otimismo colocando-nos à disposição do servir sempre na esperança do amanhã conseguiremos ver com mais clareza a beleza da vida, livre do mal da Poliomielite, do combate da miséria, da ignorância do analfabetismo e da sensação de plenitude por estarmos nos ajudando a nós mesmo na pratica do bem, plagiando nosso lema: “ mais se beneficia quem melhor serve”.

Peço a vocês, que façam o possível ainda para recrutar novos sócios, fundar novos clubes, participar da nossa meta da Fundação Rotária (Todos Rotarianos, Todos os Anos), contribuindo com 100 dólares per capta, valorizar e mostrar à nossa comunidade a importância da nossa Fundação Rotaria que teremos o privilégio, se Deus quiser, de comemorarmos o seu centenário com a erradicação da Poliomielite no mundo.

Caros Presidentes, hoje, o mundo em si é nossa comunidade, vocês estão iniciando um ano de muito trabalho e muita dedicação às causas rotarias, mas tenham a certeza que será o ano mais importante de vossas vidas com grande crescimento espiritual e pessoal. Peço a vocês que iniciem este ano levando aos seus clubes a energia, o companheirismo, a alegria, o entusiasmo vivido no inicio de vossas preparações. Tenham a esperança de que toda pedra pode ser removida do caminho e que por mais que as pessoas queiram nos ver chorando, Deus quer nos ver sorrindo. A o s m e m b r o s d a F a m í l i a R o t á r i a , independentemente do motivo pelo qual entramos em Rotary, continuamos na organização porque amamos Rotary, transformamos vidas, e nossas comunidades nos aguardam com as nossas missões de servir ao próximo, buscando a paz através da amizade, do companheirismo e da Prestação dos Serviços Humanitários, na Esperança de um mundo, mais justo, mais ético e melhor para todos nós.

Abraços!

GD 2013-14 ANToNIo JoSÉ SADER Instrutor Distrital 2016-17

(25)
(26)
(27)

c

U

rr

Íc

U

lo D

o

go

V

erna

D

or

eleit

o

2017-18

Jorge lUiZ toleDo

Pessoal

Jorge Luiz Toledo, nascido em 07/04/1960 na cidade de Ribeirão Preto.

União Estável com Flavia Cristina Nascimento Companheira Paul Harris, uma Safira. Filhos: Jorge Luiz Toledo Filho, Angélica Costa Toledo, Guilherme Costa Toledo, millena Nascimento, Companheira Paul Harris.

ProFissional

Com nove anos de idade foi vendedor de pipoca no centro da cidade Ribeirão Preto com 12 anos office Boy.

Consultor Hospitalar, com diversos trabalhos em Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Estado de São Paulo e outros.

Ex-Sócio Proprietário da: Postura moda Indústria e Comércio Ltda., Sanity Consultoria Hospitalar S/C Ltda. e da Healthlight Consultoria Hospitalar.

Em 1981 foi convidado para trabalhar na Policlínica de Ribeirão Preto, que ficou até 1987. Em 1991 foi convidado como Consultor para criar a Regional em Campinas do Sindicato dos Hospitais Clínicas Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas Instituições

Beneficentes Religiosas e Filantrópicas do Estado de São Paulo, onde foi Superior Regional, para 10.000 Empresas da Saúde, das Filantrópicas e das Religiosas.

Em 1996 foi transferido para a Regional de Ribeirão Preto responsável pela regional de Ribeirão Preto com 4.000 empresas da Saúde, onde ficou até 2014.

rotarY

Entrou no Rotary Club de Ribeirão Preto-Leste em 1998, com a classificação, Sindicato Saúde Patronal, na posse foi convidado para a Comissão de Serviços Profissionais, onde representou o clube por seis anos como membro do ComUR Conselho municipal de Urbanismo e do Ribeirão Preto Pela Paz. É Companheiro Paul Harris, Duas Safiras, foi secretário do clube por seis gestões, tesoureiro e protocolo em duas gestões. Também participou de todas as outras comissões do clube.

Em 1999, foi convidado pelo saudoso Companheiro Carlos Roberto Caliento para assumir a secretaria da Fundação dos Rotarianos na qual foi secretário por 10 anos, e Presidente do Conselho Deliberativo 2002-03.

(28)

c

U

rr

Íc

U

lo D

o

go

V

erna

D

or

eleit

o

2017-18

Governador Assistente em três Governadorias, 2008-09, 2011-12 e 2015-16.

Secretário Distrital em duas Governadorias 2014-15 e 2015-16.

Participou de Conferências, Assembleias e Seminários do Distrito.

Participou do Instituto Rotary em Santos, em 2008

Como instrutor em várias Assembleias do Distrito de Desenvolvimento de Rotary, Prestação de Serviços e outros.

No Distrito também participou dos seguintes Cargos: membro da Comissão de Imagem Pública; Coordenador da Comissão de Rotary

da Comissão do Desenvolvimento de Rotary e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico.

atUalmente

Consultor Hospitalar.

Classificação Administração, Hospitalar. No distrito Secretário Distrital, Governador Assistente do Grupo 08 e membro da Comissão de Expansão, Retenção e Novos Sócios. No clube é Presidente da Comissão de Administração.

Atual Presidente da Fundação dos Rotarianos de Ribeirão Preto 2015 e 2016.

(29)
(30)

instr

UÇÕ

es

ro

rias

Vale à pena decorar esta definição de 40 palavras para recitá- la quando alguém perguntar: “mas, o que é um Rotary Club”?

o obJetiVo De rotarY

o objetivo de Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1. o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

2. o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas e ética profissional;

3. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida privada; e particular.

4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

objetivo do Rotary já teve outra redação. o primeiro Estatuto do RI, datado de 1906, possuía três objetivos: promoção dos interesses comerciais, promoção do companheirismo e do avanço dos melhores interesses da comunidade.

o QUe É o rotarY?

Existem as inúmeras características de um Rotary Club, bem como as atividades de mais de um milhão e duzentos mil rotarianos. Podemos mencionar a prestação de serviços, a internacionalidade, o companheirismo, as classificações de cada uma das profissões úteis, o fomento da boa vontade e da compreensão mundial, a ênfase dos altos padrões de ética profissional, a preocupação para com os outros, assim como tantas outras qualidades.

Em 1976, o Conselho Diretor do Rotary International se interessou em criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do Rotary. Foi solicitada a ajuda de três pessoas, que estavam no momento atuando na Comissão de Relações Públicas do Rotary, e pediu-se que chegassem a uma definição do Rotary que pudesse ser englobada em apenas uma sentença. Após inúmeras minutas, chegou-se à seguinte definição, que tem sido usada desde então nas diversas publicações do Rotary:

“Rotary é uma organização de líderes de

negócios e profissionais, unidos no mundo

inteiro, que prestam serviços humanitários,

fomentam um elevado padrão de ética em

todas as profissões e ajudam a estabelecer

a paz e a boa vontade no mundo.”

(31)

instr

UÇÕ

es

ro

rias

Em 1910, devido à ênfase que se queria dar à expansão, o Rotary contava com cinco objetivos. Em 1915, o número de objetivos tinha sido ampliado para seis. Em 1918, os objetivos foram novamente reescritos e reduzidos para quatro. Porém, quatro anos depois, foram ampliados para seis, para serem novamente reescritos em 1927. Na Convenção realizada em 1935 na Cidade do méxico, os objetivos foram alterados e reduzidos para quatro.

A última alteração significativa dos mesmos ocorreu em 1951, quando os “objetivos” foram condensados em um único “objetivo”, que se manifesta de quatro diferentes maneiras. o “ideal de servir” é a principal mensagem do objetivo do Rotary. Este ideal consiste na adoção de uma atitude de ser, sempre, uma pessoa compreensiva e disposta a ajudar ao próximo. É isto o verdadeiro significado do Rotary.

a ProVa QUÁDrUPla

A Prova Quádrupla foi criada em 1932 por Herbert J. Taylor e foi adotada em janeiro de 1943 pelo Conselho Diretor do Rotary International com a finalidade de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas. Durante muitas décadas, os Rotary Clubs e os rotarianos em todo o mundo tem usado a Prova Quádrupla como instrumento para desenvolver o respeito e a compreensão entre os povos. A Prova é empregada da seguinte forma: primeiro se decora o texto, depois se adquire o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com a as perguntas formuladas. Se guardada na memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que, ao consultar-se sistematicamente a Prova Quádrupla, para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, lograr-se-á maior felicidade e êxito.

(32)

instr

UÇÕ

es

ro

rias

seleÇÃo e inDicaÇÃo Do goVernaDor e Do Vice-goVernaDor Para o ano 2019/2020 e 2020/2021

o Distrito 4540, em conformidade com as normas e procedimentos de Rotary International, adotou o método de escolha do governador e do vice-governador indicado através de uma comissão, chamada comissão de indicação, que é composta pelos 5 últimos ex-governadores que, ainda, pertençam ao quadro social de clubes do distrito. o distrito deverá selecionar o governador indicado entre 24 e 36 meses antes do mandato. Este rotariano terá o titulo de governador indicado

designado após ser selecionado, e terá o titulo de governador indicado a partir do 1º de julho dois anos antes de assumir o cargo de governador. A comissão de indicação terá a responsabilidade de procurar e de propor o nome do melhor candidato disponível para ser o governador indicado. o governador convidará os clubes a encaminhar os nomes de seus candidatos ao cargo de governador, as sugestões serão levadas em consideração pela comissão de indicação desde que as tenha recebido dentro do prazo regulamentar determinado e divulgado pelo governador para tal. o clube poderá propor como

(33)

instr

UÇÕ

es

ro

rias

candidato a governador indicado somente um de seus sócios. Contudo, a comissão de indicação para governador não deverá limitar sua seleção aos nomes que tiverem sido submetidos pelos clubes do distrito, mas escolher o rotariano melhor qualificado que estiver disponível para exercer as funções inerentes ao cargo de governador.

A comissão de indicação notificará ao governador o nome do candidato escolhido. o governador deverá, então, informar a todos os clubes do distrito o nome e o clube do candidato indicado. Qualquer clube do distrito, que exista por no mínimo um ano, a contar do início do ano em curso, poderá propor um candidato opositor para o cargo de governador indicado. A Comissão de Indicação para Governador também deverá selecionar um ex-governador disponível para servir no cargo de vice-governador. A função do vice-governador será substituir o governador no caso deste estar temporariamente ou permanentemente impossibilitado de desempenhar suas responsabilidades. o candidato opositor deverá ser alguém que tenha sido devidamente sugerido à comissão de indicação no prazo pré-determinado. o nome do candidato opositor

será apresentado na forma de resolução do clube aprovada em reunião ordinária. o clube entregará a resolução ao governador dentro do prazo por este último estabelecido para tal fim.

Caso, na data estabelecida, nenhuma candidatura de opositor de qualquer clube do distrito tiver sido recebida pelo governador, este declarará o candidato da comissão de indicação como sendo governador indicado. Todos os clubes do distrito deverão ser notificados de tal fato após o vencimento do prazo estabelecido para a apresentação de oposição.

Aditamento às regras de Seleção de Governadores do Distrito 4540:

1. os candidatos do cargo de Governador do Distrito 4540, deverão após se proporem aos cargos, responder ao questionário, proposto pelo Colégio de Governadores, explicitando seu parecer e planos para as comissões e programas estruturados ou não de Rotary International como Governador do Distrito 4540.

2. As apreciações da Comissão de Indicação de Governador, antes de divulgadas, devem ser submetidas ao Colégio de Governadores em reunião especialmente convocada.

(34)
(35)

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos EUA, filho de George e Cornélia Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos de idade, Paul e seu irmão Cecil, então com cinco anos, foram viver com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, em Wallingford, Vermont, nos EUA. A jornada em direção à educação levou o jovem Paul às Universidades de Vermont de Princeton, e em seguida à Universidade de Iowa, onde se formou em Direito, em 1891. Em 1896, Paul estabeleceu-se em Chicago e começou a praticar o direito. Foi em Chicago que Paul teve a idéia de criar um clube para homens de negócios e em 23 de fevereiro de 1905 reuniu-se com três amigos: Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr, formando, assim, o primeiro Rotary Club.

Nos primeiros anos de vida da organização, Paul trabalhou incessantemente para expandir o Rotary tanto nos Estados Unidos como no exterior. Quando a National Association of Rotary Clubs, predecessora do Rotary International, organizou sua primeira convenção, em 1910, Paul foi eleito presidente. Exerceu dois mandatos consecutivos e, na convenção de 1912, recebeu o título de Presidente emérito. Ele foi o único rotariano a jamais ser honrado dessa forma.

Paul conheceu sua futura esposa Jean Thomson em 1910, durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de

amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontraram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. mais tarde os Harris viajaram pelo mundo promovendo o Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas a “ordem do Cruzeiro do Sul”. Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 e foi enterrado no cemitério de mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963.

“O Rotary nasceu do espírito de tolerância,

boa fé e serviço, qualidades características

de meus familiares e companheiros

de infância na Nova Inglaterra. Tenho

tentado transmitir minha fé nesses valores

a outros seres humanos, com a mesma

intensidade com que ela brilha dentro

de mim”.

Paul Percy Harris

Pa

U

l P

erc

Y H

arris

(36)

2015-16

PResIdeNTe: K.R. RavINdRaN País: Siri Lanka

Lema: Seja um Presente para o mundo

2014-15

PResIdeNTe: GaRy C.K. HuaNG País: Taiwan

Lema: Faça o Rotary Brilhar

2013-14

PResIdeNTe: RON d. BuRTON País: Estados Unidos

Lema: Viver Rotary, Transformar Vidas

2012-13

PResIdeNTe: saKujI TaNaKa País: Japão

Lema: Paz através do Servir

2011-12

PResIdeNTe: KalyaN BaNeRjee País: Índia

Lema: Conheça a si mesmo para envolver a humanidade

2010-11

PResIdeNTe: Ray KlINGINsmITH País: Estados Unidos

Lema: Fortalecer Comunidades, Unir Continentes

2009-10

PResIdeNTe: jONH KeNNy País: Escócia

Lema: o Futuro do Rotary está em suas mãos

2008-09

PResIdeNTe: dONG KuRN lee País: Coréia do Sul

Lema: Realizemos os Sonhos

2007-08

PResIdeNTe: WIlfRING j. WIKINsON País: Canadá

Lema: Rotary Compartilha

2006-07

PResIdeNTe: WIllIam BOyG País: Nova Zelandia

Lema: mostremos o Caminho

2005-06

PResIdeNTe: CaRl WIlHelm sTeNHammaR País: Suécia

Lema: Dar de Si, antes de pensar em Si

2004-05

PResIdeNTe: GleNN e. esTess País: Estadois Unidos Lema: Celebremos Rotary

2016-17

PResIdeNTe: jOHN f. GeRm País: Estados Unidos

Lema: Rotary a Serviço da Humanidade

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(37)

2003-04

PResIdeNTe: jONaTHaN B. majIyaGBe País: Nigéria

Lema: Dê a mão ao Próximo

2002-03

PResIdeNTe: BICHaI RaTTaKul País: Tailandia

Lema: Plante sementes do Amor

2001-02

PResIdeNTe: RICHaRd d KING País: Estados Unidos

Lema: A Humanidade é a nossa missão

2000-01

PResIdeNTe: fRaNK devlyN País: méxico

Lema: Criar consciência ser atuante

1999-00

PResIdeNTe: CaRlOs RavIzza País: Itália

Lema: Rotary 2000: Aja com coerência, confiança e continuidade

1998-99

PResIdeNTe: james laCy País: Estados Unidos

Lema: Torne real seu sonho de Rotary

1997-98

PResIdeNTe: GleN W KINROss País: Australia

Lema: mostre que o Rotary se interessa

1996-97

PResIdeNTe: luIs vICeNTe GIay País: Argentina

Lema: Construa o Futuro com Ação e Visão

1995-96

PResIdeNTe: HeRBeRT G. BROWN País: Estados Unidos

Lema: Atue com Integridade, sirva com Amor e Trabalhe pela Paz

1994-95

PResIdeNTe: WIllIam H HuNTley País: Inglaterra

Lema: Seja Amigo

1993-94

PResIdeNTe: ROBeRT R BaRTH País: Suiça

Lema: Acredite no que faz, Faça aquilo em que acredita

1992-93

PResIdeNTe: ClIffORd l. dOCHTeRmaN País: Estados Unidos

Lema: A Verdadeira Felicidade está em ajudar o Próximo

1991-92

PResIdeNTe: RajeNdRa K saBaO País: Índia

Lema: olhe mais além de si mesmo

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(38)

1990-91

PResIdeNTe: PaulO vIRIaTO C da COsTa País: Brasil

Lema: Valorize Rotary com Fé e Entusiasmo

1989-90

PResIdeNTe: HuG m aRCHeR País: Estados Unidos Lema: Desfrute Rotary!

1988-89

PResIdeNTe: a H RayCe aBBey País: Austrália

Lema: Dê vida ao Rotary: viva-o intensamente

1987-88

PResIdeNTe: CHaRles C KelleR País: Estados Unidos

Lema: Rotarianos: Unidos para Servir, Dedicados à Paz

1986-87

PResIdeNTe: ma T CaPaRas País: Filipinas

Lema: Rotary leva Esperança

1985-86

PResIdeNTe: edWaRd f CadmaN País: Estados Unidos

Lema: Você é a Chave

1984-85

PResIdeNTe: CaRlOs CaNseCO País: méxico

Lema: Descubra um novo mundo de Serviços

1983-84

PResIdeNTe: WIllIam e sKelTON País: Estados Unidos

Lema: Compartilhemos o Rotary, Servimos os nossos Semelhantes

1982-83

PResIdeNTe: HIROjI muKasa País: Japão

Lema: A Humanidade é uma só. Criemos pontes de Amizade por todo mundo

1981-82

PResIdeNTe: sTaNley e mCCaffRey País: Estados Unidos

Lema: Compreensão e Paz mundial Através do Rotary

1980-81

PResIdeNTe: ROlf j KlaRICH País: Finlândia

Lema: Encontremos Tempo para Servir

1979-80

PResIdeNTe: james l BOmaR jR País: Estados Unidos

Lema: Que o Ideal de Servir Ilumine o Caminho

1978-79

PResIdeNTe: Clem ReNOuf País: Austrália

Lema: Estenda a Sua mão para servir a Humanidade

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(39)

1977-78

PResIdeNTe: W jaCK davIs País: Bermuda

Lema: Servir para Unir a Humanidade

1976-77

PResIdeNTe: R a maNCHesTeR País: Estados Unidos Lema: Eu creio em Rotary

1975-76

PResIdeNTe: eRNesTO ImBassay de melO País: Brasil

Lema: Dignificar o Ser Humano

1974-75

PResIdeNTe: WIllIam R ROBBINs País: Estados Unidos

Lema: Renove o Espírito de Rotary

1973-74

PResIdeNTe: WIllIam C CaRTeR País: Inglaterra

Lema: É Hora de Agir

1972-73

PResIdeNTe: ROy d HICmaN País: Estados Unidos

Lema: Examinemos Novamente

1971-72

PResIdeNTe: eRNsT G BReITHOlTz País: Suécia

Lema: A Boa Vontade Começa Conosco

1970-71

PResIdeNTe: WIllIam e WalK jR País: Estados Unidos

Lema: Transponham as Barreiras

1969-70

PResIdeNTe: james fCONWay País: Estados Unidos Lema: Revisar e Renovar

1968-69

PResIdeNTe: KIyOsHI TOGasaKI País: Japão

Lema: Participem

1967-68

PResIdeNTe: luTHeR H HadGes País: Estados Unidos

Lema: Tornem eficiente a sua afiliação Rotária

1966-67

PResIdeNTe: RICHaRd l evaNs País: Estados Unidos

Lema: Um mundo melhor Através do Rotary

1965-66

PResIdeNTe: C P H TeeNsTRa País: Holanda

Lema: Ação, Consolidação e Continuidade

1964-65

PResIdeNTe: CHaRles W PeTTeRGIll País: Estados Unidos

Lema: Vivam Rotary

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(40)

1963-64

PResIdeNTe: CaRl P mIlleR País: Estados Unidos

Lema: Linhas de orientação para Rotary na Era Espacial

1962-63

PResIdeNTe: NITIsH C laHaRRy País: Índia

Lema: Alimentemos a Centelha Interior

1961-62

PResIdeNTe: jOsePH aBey País: Estados Unidos Lema: Agir

1960-61

PResIdeNTe: j edd mClauGHlIN País: Estados Unidos

Lema: Vocês são o Rotary

1959-60

PResIdeNTe: HaROld T THOmas País: Nova Zelândia

Lema: Construam Pontes de Amizade

1958-59

PResIdeNTe: ClIffORd a RaNdall País: Estados Unidos

Lema: Ajudem a moldar o Futuro

1957-58

PResIdeNTe: CHaRles G TeNNeNT País: Estados Unidos

Lema: Servir

1956-57

PResIdeNTe: GIaN PaOlO laNG País: Itália

Lema: mais Rotary nos Rotarianos

1955-56

PResIdeNTe: a z BaKeR País: Estados Unidos

Lema: Desenvolvamos Nossos Recursos

1954-55

PResIdeNTe: HeRBeRT j. TaylOR País: Estados Unidos

1953-54

PResIdeNTe: jOaquIN seRRaTOsa CIBIls País: Uruguai

1952-53

PResIdeNTe: H. j. BRuNNIeR País: Estados Unidos

1951-52

PResIdeNTe: fRaNK e. sPaIN País: Estados Unidos

1950-51

PResIdeNTe: aRTHuR laGueux País: Canadá

1949-50

Presidente: Percy Hodgson País: Estados Unidos

1948-49

Presidente: Angus S. mitchell País: Austrália

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(41)

1947-48

PResIdeNTe: s KeNdRICK GueRNsey País: Estados Unidos

1946-47

PResIdeNTe: RICHaRd C HedKe País: Estados Unidos

1945-46

PResIdeNTe: T. a. WaRReN País: Inglaterra

1944-45

PResIdeNTe: RICHaRd H. Wells País: Estados Unidos

1943-44

PResIdeNTe: CHaRles l. WHeeleR País: Estados Unidos

1942-43

PResIdeNTe: feRNaNdO CaRBajal País: Peru

1941-42

PResIdeNTe: TOm j. davIs País: Estados Unidos

1940-41

PResIdeNTe: aRmaNdO a. PeReIRa País: Brasil

1939-40

PResIdeNTe: WalTeR d. Head

País: Estados Unidos

1938-39

PResIdeNTe: GeORGe C HaGeR País: Estados Unidos

1937-38

PResIdeNTe: mauRICe duPeRRey País: França

1935-36

PResIdeNTe: ed. R. jOHNsON País: Estados Unidos

1934-35

PResIdeNTe: ROBeRT e. lee HIll País: Estados Unidos

1933-34

PResIdeNTe: jONH NelsON País: Canadá

1932-33

PResIdeNTe: ClINTON P. aNdeRsON País: Estados Unidos

1931-32

PResIdeNTe: sydNey PasCall País: Inglaterra

1930-31

PResIdeNTe: almON e. ROTH País: Estados Unidos

1929-30

PResIdeNTe: m. euGeNe NeWsOm País: Estados Unidos

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(42)

1928-29

PResIdeNTe: I. B. TOm suTTON País: méxico

1927-28

PResIdeNTe: aRTHuR H. saPP País: Estados Unidos

1926-27

PResIdeNTe: HaRRy H. ROGeRs País: Estados Unidos

1925-26

PResIdeNTe: dONald a. adams País: Estados Unidos

1923-24

PResIdeNTe: Guy GuNdaKeR País: Estados Unidos

1922-23

PResIdeNTe: RaymONd m. HaveNs País: Estados Unidos

1921-22

PResIdeNTe: CRaWfORd C. mCCullOuGH País: Canadá

1920-21

PResIdeNTe: esTes sNedeCOR País: Estados Unidos

1919-20

PResIdeNTe: alBeRT s. adams País: Estados Unidos

1918-19

PResIdeNTe: jONH POOle País: Estados Unidos

1917-18

PResIdeNTe: e. leslIe PIdGeON País: Canadá

1916-17

PResIdeNTe: aRCH C KlumPH País: Estados Unidos

1915-16

PResIdeNTe: alleN d. alBeRT País: Estados Unidos

1914-15

PResIdeNTe: fRaNK l. mulHOllaNd País: Estados Unidos

1913-14

PResIdeNTe: Russel f. GReINeR País: Estados Unidos

1912-13

PResIdeNTe: GleNN C. mead

País: Estados Unidos

1911-12

PResIdeNTe: Paul P. HaRRIs País: Estados Unidos

1910-11

PResIdeNTe: Paul P. HaRRIs País: Estados Unidos

Presi

D

entes

D

o ri e se

U

s

lemas

(43)

men

ÇÃ

o

Presi

D

encial

rotarY a serViÇo

Da HUmaniDaDe

Durante os últimos 111 anos, o Rotary teve diferentes significados para as pessoas. Por meio da nossa organização, fizemos amizades, trabalhamos pelas nossas comunidades e descobrimos um novo propósito. Nós criamos vínculos, avançamos em nossas carreiras e vivemos experiências incríveis que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar. Toda semana, nos nossos 34.000 clubes, os rotarianos se reúnem para conversar, trocar ideias e se divertir. mas, acima de tudo, nós nos unimos com um objetivo principal: servir a humanidade. Este tem sido o alicerce e a principal finalidade do Rotary. Acredito que, hoje em dia, não exista melhor caminho para servir de forma significativa do que por meio da associação a um dos nossos clubes. Nenhuma outra organização está tão bem posicionada para fazer uma diferença real e positiva no mundo quanto a nossa. Nenhuma outra organização une, de forma tão eficaz, profissionais comprometidos e capazes, das mais diversas áreas, e possibilita que alcancem metas ambiciosas.

Por meio do Rotary, temos a capacidade, a rede de contatos e os conhecimentos necessários para mudar o mundo. Nossas

únicas limitações são aquelas que impomos a nós mesmos.

Hoje, nossa organização chegou a um ponto importantíssimo, um marco histórico que determinará o que virá pela frente. Juntos, prestamos excelentes serviços humanitários para o mundo; no futuro, o mundo contará conosco para fazer ainda mais. Esta é a hora de aproveitarmos o nosso sucesso: ao alcançarmos a erradicação da pólio, impulsionaremos o Rotary, com determinação e entusiasmo, para que se torne uma força ainda maior em prol do bem.

Uma das lições mais importantes aprendidas na luta contra a paralisia infantil é também a mais simples: para levarmos o Rotary adiante, temos que caminhar juntos na mesma direção. Garantir a continuidade na liderança (nos clubes, distritos e Rotary International) é a única maneira de prosperarmos e atingirmos todo o nosso potencial. Não basta simplesmente conseguir novos associados e formar clubes: nossa meta não é simplesmente um maior número de rotarianos, mas rotarianos capazes de fazer um trabalho de qualidade e com potencial de se tornarem futuros líderes rotários.

No final de sua vida, ao refletir sobre a jornada que o levou a fundar o Rotary, Paul Harris escreveu: “Esforços individuais podem atender necessidades individuais, mas

(44)

men

ÇÃ

o

Presi

D

encial

esforços conjuntos visam servir a humanidade. o poder dos esforços conjuntos é ilimitado”. Ele não fazia ideia, na época, que mais de 1.200.000 rotarianos uniriam forças e, por meio da Fundação, recursos para servir a humanidade. Podemos imaginar os grandes feitos que Paul Harris teria esperado do Rotary... É nossa responsabilidade concretizá-los, e é nosso privilégio continuar a tradição de colocar o Rotary a Serviço da Humanidade.

John Germ Presidente do Rotary International, 2016-17

poderá começar a monitorar o progresso em relação às metas de retenção a partir de setembro.

os clubes devem alcançar duas das metas a seguir:

• Conseguir um aumento real no quadro associativo: pelo menos um associado a mais em clubes com até 50 associados e pelo menos dois em clubes com no mínimo 51 associados.

• Aumentar a taxa de retenção em pelo menos 1% com relação ao ano passado ou manter 100% dos associados.

• Admitir novos associados com menos de 40 anos: no mínimo dois em clubes com até 50 associados e quatro em clubes com pelo menos 51 associados. os novos associados devem criar perfis no meu Rotary.

DoaÇÕes À FUnDaÇÃo

o s d a d o s r e l a c i o n a d o s a d o a ç õ e s e reconhecimentos do clube e dos associados serão registrados nos relatórios correspondentes, disponibilizados aos dirigentes de clube pelo meu Rotary. Em comemoração ao centenário da Fundação, diversas metas farão referência a US$26,50, valor da primeira doação recebida pela entidade, em 1917, que hoje equivale a aproximadamente US$536.

atiViDaDes obrigatÓrias

os clubes devem alcançar ambas as metas abaixo:

• Definir pelo menos dez metas no Rotary Club Central.

• Pagar as faturas de julho e janeiro dentro do prazo. obs.: consulte a fatura ou o representante financeiro de sua região para confirmar as opções de pagamento.

DesenVolVimento Do QUaDro associatiVo e retenÇÃo

Acesse a página Administração de Clubes e consulte a seção Dados do Clube e dos Associados para confirmar que as informações enviadas pelo meu Rotary ou pelo sistema de integração de dados estejam corretas. Você

(45)

men

ÇÃ

o

Presi

D

encial

os clubes devem alcançar três das metas a seguir:

• Apoiar a nossa Fundação com uma doação de pelo menos US$536.

• Apoiar a nossa Fundação com uma doação de pelo menos US$26,50 por associado. • Alcançar um total de pelo menos US$2.650 em doações ao Pólio Plus em homenagem ao centenário da Fundação.

• Conseguir doações de pelo menos US$100 per capita para o Fundo Anual.

• Atingir o valor mais alto dos últimos cinco anos em doações para a Fundação (o total de doações de todos os associados para qualquer destino, com uma contribuição mínima de US$26,50 por pessoa) em homenagem ao centenário.

• Aumentar em pelo menos um o número de Benfeitores e membros da Sociedade de Doadores Testamentários no clube.

Ferramentas on-line

Todos os dados referentes a estas metas serão automaticamente registrados com a realização de cada atividade.

os clubes devem alcançar duas das metas a seguir:

• Fazer com que pelo menos 50% dos associados coloquem suas habilidades e

interesses em seus perfis do meu Rotary, desbloqueando tal seção para que as informações fiquem visíveis a outras pessoas. • Postar pelo menos uma iniciativa no Rotary Showcase.

• Postar um projeto que precise de assistência no Rotary Ideas ou contribuir a um projeto listado no site.

• Ter pelo menos dois associados participando de grupos de discussão no meu Rotary.

serViÇos HUmanitÁrios

os clubes devem alcançar três das metas a seguir:

• Patrocinar pelo menos um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) para aumentar o engajamento da comunidade e garantir a sustentabilidade de projetos. obs.: o NRDC do seu clube deve ser certificado pelo Rotary International. Para garantir que seu status como patrocinador ou copatrocinador de NRDC esteja registrado, o presidente do clube pode consultar o Rotary Club Central e enviar um e-mail para rotary.service@rotary. org se encontrar erros.

• Garantir que pelo menos um associado do clube pertença a um Grupo Rotarianos em Ação reconhecido pelo Conselho Diretor (www.rotary.org/pt/actiongroups). Registre os dados no Rotary Club Central.

(46)

• Patrocinar pelo menos um projeto financiado por Subsídio Global ou Distrital. obs.: seu clube pode contatar o distrito para confirmar se ele está registrado como parceiro de Subsídio Global ou listado no plano de gastos original enviado com o pedido de Subsídio Distrital de 2015-16.

• Enviar pelo menos um associado ao Seminário sobre Gerenciamento de Subsídios. Registre os dados no Rotary Club Central. • Implementar um projeto com um dos parceiros em serviço do Rotary. obs.: o Rotary tem vários parceiros que trabalham

diretamente com os clubes em projetos. Veja a lista atual de parceiros no site www.rotary. org/pt/partners. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Estabelecer uma parceria e realizar um projeto com pelo menos uma empresa, entidade governamental ou organização não governamental. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Aumentar a dimensão e visibilidade de um projeto, formando parceria com pelo menos cinco Rotary Clubs de sua região. Registre os dados no Rotary Club Central.

men

ÇÃ

o

Presi

D

encial

(47)

noVas geraÇÕes

o Rotaract ou Interact Club patrocinado pelo seu clube deve ser certificado pelo Rotary International.

Para garantir que seu status de patrocinador ou copatrocinador esteja registrado, o presidente do clube pode consultar os relatórios do Rotary Club Central e enviar um e-mail para rotaract@rotary.org ou interact@rotary.org se encontrar algum erro.

os clubes devem alcançar três das metas a seguir:

• Patrocinar ou copatrocinar um Rotaract Club.

• Patrocinar ou copatrocinar um Rotaract Club baseado na comunidade.

• Patrocinar ou copatrocinar um Interact Club. • Ter pelo menos um associado do clube atuando como mentor de um rotaractiano ou interactiano. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Envolver rotaractianos ou interactianos em projetos e eventos do clube. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Patrocinar ou receber pelo menos um estudante do Intercâmbio de Jovens. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Patrocinar um participante em evento do RyLA. Registre os dados no Rotary Club

imagem PÚblica

os clubes devem registar os dados no Rotary Club Central.

os clubes devem alcançar uma das metas a seguir:

• Realizar um evento para informar a comunidade sobre o Rotary e o centenário da Fundação Rotária. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Conseguir a cobertura da mídia para um projeto de destaque do clube. Registre os dados no Rotary Club Central.

• Envolver a mídia local em pelo menos um evento, projeto ou campanha de arrecadação do clube. Registre os dados no Rotary Club Central.

men

ÇÃ

o

Presi

D

encial

(48)

1 - atiViDaDes obrigatÓrias

• Pagar as faturas de julho e janeiro dentro do prazo.

• Definir pelo menos 10 metas no Rotary Club Central.

2 - DesenVolVimento QUaDro associatiVo

• Aumento real de 02 companheiros • Aumentar a taxa de retenção em pelo

menos 1% em relação ao ano anterior

3 - FUnDaÇÃo rotÁria

• 100 dólares per capita por companheiro para o fundo anual.

• 112 Dólares por clube para a campanha Pólio Plus.

• Evento de divulgação dos serviços humanitários da comunidade em comemoração aos 100 anos da Fundação Rotária – 05/11/2016 (verba destinada à campanha Pólio Plus)

4 - eDUacaÇÃo bÁsica e alFabetiZaÇÃo / ligHtHoUse

5 - imagem PÚblica

• Conseguir juntamente com os clubes de cada Grupo, pelo menos 01 Empresa Cidadã.

met

as

D

o

D

istrit

o

• Divulgar as ações na Carta mensal, mídias Sociais (Facebook, Twitter, Skype, Rotary Show Case, Boletim, Rotary Brasil e criação da Homepage do clube). • Envolver a mídia local com cobertura

audiovisual e/ou jornalística no evento de comemoração ao Centenário da Fundação Rotária.

6 - aÇÕes HUmanitÁrias

• Campanha de Combate ao Aedes Aegypti.

• Preserve a natureza – Plante sementes da esperança.

• Pérolas da amizade

• Fundar ou co-patrocinar um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC)

• Patrocinar um projeto financiado por subsídio global ou distrital.

• Enviar pelo menos um associado ao seminário sobre gerenciamento e subsídios.

• Estabelecer uma parceria e realizar um projeto com pelo menos 01 empresa ou entidade governamental ou organização não governamental.

(49)

met

as

D

o

D

istrit

o

7 - Ferramentas on-line

• Conseguir que 50% dos associados coloquem suas habilidades e interesse em seus perfis no meu Rotary.

• Postar pelo menos uma iniciativa no Rotary Show Case.

• Postar um projeto que precise de assistência no Rotary Ideas ou contribuir a um projeto listado no site.

8 - noVas geraÇÕes

• Patrocinar ou co-patrocinar um Interact. • Patrocinar ou co-patrocinar um Rotaract.

• Patrocinar pelo menos um participante no RyLA.

• Patrocinar ou receber pelo menos um estudante do intercâmbio de jovens. • Envolver Rotaractianos ou Interactianos

em projeto de eventos do clube. • Patrocinar pelo menos um estudante a

bolsista do intercâmbio de jovens. • Ter pelo menos um associado do

clube atuando como mentor de um Rotaractiano ou Interactiano.

INVESTINDO NO FUTURO

UMA EMPRESA TRADICIONALMENTE MODERNA

0800 55 4515 /MORLANSA

WWW.MORLAN.COM.BR WWW.GRADILMORLAN.COM.BR

(50)

go

V

erna

D

ores 2016-17

D

os

D

istrit

os brasileiros

Distrito 4310

marcos m. De moraes e matos / ViViane

Rotary Club de Piracicaba, São Paulo, Brasil Classificação: Advocacia Empresarial Rua Alfredo Guedes, 2020 - Sala 92 13419-080 - Piracicaba SP

Tels: (19) 3377-475055 / 3433-717455 / 98111-7718 55 / 3433-7174

mmmmatos@hotmail.com

Distrito 4390

leoZilDo Pereira PeDrosa / ciDiglecia

Rotary Club de Juazeiro, Bahia, Brasil Classificação: Química Industrial

Vila dos Técnicos, 11 - Fazenda massayó 48903-970 - Agrovale Juazeiro - BA Tels: (74) 3612-2935 / 3612-2900 r 264 / (87) 8813-5460 (74) 3612-2909

lpedrosa@agrovale.com

Distrito 4410

laDiVison germinio cUrto / maria Do carmo

Rotary Club de Aracruz, Espírito Santo, Brasil Classificação: Forças Armadas Nacionais R. Projetada s/n - Pendanga

29670-000 - Ibiraçu ES

Tels: (27) 3257-3018 / 9815-4461 lavidsong@ig.com.br

Distrito 4420

ronalDo taDeU caro Varella / monica

Rotary Club de Santos-Porto, São Paulo, Brasil Classificação: Transportes rodoviários Rua Antônio maia, 99 - macuco 11020-310 - Santos - SP

Tels: (13) 3227-6777 / 3221-5620 / 98132-8619

ronaldovarella@supertrans.com.br

Distrito 4430

Valter Kwast / sanDra

Rotary Club de São Paulo-Alto da mooca, São Paulo, Brasil

Classificação: Auto Peças - Fabricação Rua Curitiba, 195, Apto. 161 04005-030 - São Paulo - SP Tels: (11) 3884-7683 / 3884-7683 valter@metalurgicacartec.com.br

Distrito 4440

eDUarDo gomes gonÇalVes

Rotary Club de Tangará da Serra-Cidade Alta, mato Grosso, Brasil

Classificação: Pecuária-Gado de Corte Est.11 Km 20 Faz. Colorado - Cx. Postal 02 - Zona Rural - 78300-000 - Tangará da Serra - MT TEL: (65) 9955-5776

(51)

go

V

erna

D

ores 2016-17

D

os

D

istrit

os brasileiros

Distrito 4470

Hermes De araÚJo roDrigUes / norma lUci

Rotary Club de Dourados, mato Grosso do Sul, Brasil

Classificação: Cereais

Rua Ipiranga, 1045 - Jardim Girassol 79825-140 - Dourados - mS

Tels: (67) 3032-866155 / 3422-583355 / 9999-691455 / 3421-0064

har25s@hotmail.com

Distrito 4480

celso P. martins / nilDe

Rotary Club de Fernandópolis, SP, Brasil Classificação: Ar condicionado-Varejo R. Rio de Janeiro 2670 - Coester 15600-000 - Fernandópolis - SP Tels: (17) 3462-6744 / 3442-2011 / 3442-5214

gerencia@climacel.com.br

Distrito 4490

DaViD lima gomes / lUZ marina

Rotary Club de São Luiz-João Paulo, maranhão, Brasil

Classificação: Línguas Estrangeiras - Ensino Av. Gen. Artur de Carvalho, 35

65066-320 - São Luis - mA

Tel: (98) 3226-0262 / 9144-0027 / 3226-0262 saoluis1@cna.com.br

Distrito 4500

JoÃo aZeVeDo Dantas / eDilma

Rotary Club de Campina Grande-Sul, Paraíba, Brasil

Classificação: Farmácias

Rua mar. Floriano Peixoto, 1695 - Apto. 202 58402-000 - Campina Grande - PB

Tels: (83) 3321-2161 / 3341-4747 / 9637-1515 / 3321-4328

jbdantas@terra.com.br

Distrito 4510

wilson HironobU YamasHiro / eiKo

Rotary Club de marília, São Paulo, Brasil Classificação: medicina

Rua Stephano mattiuzzo, 189 17519-461 - marília - SP

Tel: (14) 3417-5299 / 98158-9937 / 99761-1971 wilsonyamashiro@bol.com.br

Distrito 4520

onÉsimo moreira ramos / iVania

Rotary Club de Belo Horizonte, minas Gerais, Brasil

Classificação: Contabilidade

Av. Cristiane Machado, 640 Sl. 1104 – 31030-514 - Sagrada Familia - mG Tels: (31) 3452-0035 / 2515-2623 / 2515-3937 / 9116-0635

(52)

Distrito 4530

JosÉ ataÍDe miranDa barretto / FÁtima

Rotary Club de Brasília-5 de Dezembro, Distrito Federal, Brasil

Classificação: Ensino Superior Qd. 2 Cj. C-10 Casa 23 - Sobradinho 73015-310 - Brasilia DF Tels: (61) 3387-8797 / 3445-6721 / 9988-8724 ataidebarretto@gmail.com Distrito 4540

aPareciDo DoniZetti loPes / conceiÇÃo

Rotary Club de Santo Antonio da Alegria-Cidade Folclore

Classificação: Serviços Públicos Estaduais - Segurança Pública

ENDEREÇo: Rua João Ayub Calixto, 1415 14390-000 - Santo Antonio da Alegria - SP Tels: (16) 3668-1599 / 3982-9219 / 98246-5868

aparecidoalegria@bol.com.br

Distrito 4550

lUiZ aUgUsto Freitas conceiÇÃo / naDir

Rotary Club de Ipiaú-Vale dos Rios, Bahia, Brasil Classificação: Serviços Públicos municipais Rua Bangu, 165-A - 1º Andar

45207-020 - Jequié - BA

Tels: (73) 3525-7646 / 3525-3524 / 9974-3811 / 3525-3524

luizfcon@gmail.com

Distrito 4560

JoÃo otÁVio V. roDrigUes / carmen sÍlVia

Rotary Club de Poços de Caldas, minas Gerais, Brasil

Classificação: Serviços Públicos Estaduais Av. Pe. Cletus Francis Cox, 777 - Casa 22 - Village São Luiz

37714-620 - Poços de Caldas - mG Tels: (35) 3712-2620 / 8868-6752 otaviotutor@gmail.com

Distrito 4570

gUilHerme barbosa / mônica

Rotary Club de Rio de Janeiro-Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil

Classificação: Engenharia

R. Artur Araripe, 01 - Apto 204 - Gávea 22451-020 - Rio de Janeiro - RJ Tels: (21) 22598277 / (21) 2502-2221 guilherme@elevadoresparole.com.br

Distrito 4580

anDrÉ lUiZ cota / tânia

Rotary Club de mariana, minas Gerais, Brasil Classificação: Advocacia Cível

Rua Três de março, 252 - maquiné 35420-000 - mariana mG Tels: (31) 3557-1683 / 9961-7453 acota@uai.com.br

go

V

erna

D

ores 2016-17

D

os

D

istrit

os brasileiros

(53)

Distrito 4590

aUgUsto cesar scorZa / aPareciDa lÚcia

Rotary Club de Campinas-Sul, São Paulo, Brasil Classificação: Consultorias Administrativas Rua Copaiba, 690 13098-347 - Campinas - SP Tels: (19) 3325-5558 / 3887-272255 / 98111-855655 / 19 3887-2666 augusto@scorza.com.br Distrito 4600

acHiles silVa Do amaral

Rotary Club de Volta Redonda-Leste, Rio de Janeiro, Brasil

Classificação: Consultorias Jurídicas Av. Paulo de Frontin 590 - Sala 904 27213-270 - Volta Redonda - RJ Tels: (24) 3342-4549 / 3345-7742 / 99994-0767 / 3345-7742

achilesamaral@uol.com.br

Distrito 4610

osmar aZeVeDo / marisa

Rotary Club de São Paulo-memorial da América Latina, São Paulo, Brasil

Classificação: Imóveis-Administração Pça João mendes, 182 - 11º andar 01501-000 - São Paulo SP

Tels: (11) 2914-5739 / 3106-1777 (R.1130) / 97666-6399

osmar@cidadenova.com

Distrito 4620

beneDito celso o. moreira / tereZinHa

Rotary Club de Sorocaba-Granja olga, São Paulo, Brasil

Classificação: Bancos - Administração Rua Luiza Bortz Evaso, 155 - Res. Granja olga II

18017-222 - Sorocaba - SP

Tels: (15) 3237-468755 / 98136-6661 bc_moreira@hotmail.com

Distrito 4630

renato iUrK ribeiro / laUra maria

Rotary Club de maringá-Alvorada, Paraná, Brasil

Classificação: Engenharia Civil R. José do Patrocinio, 235 maringá 87014-160 - Paraná - PR

Tels: (44) 3225-5451 / (44) 3225-8357 iurk@boacompra.com

Distrito 4640

oscar Francisco m. Da silVa / VanDa

Rotary Club de Toledo, Paraná, Brasil Classificação: Segurança Pública Rua Santos Dumont, 1937 - Apto. 31 85900-010 - Toledo - PR Tel: (45) 3054-1812 / 9971-6957 / 3054-1812 oscargov2016@hotmail.com

go

V

erna

D

ores 2016-17

D

os

D

istrit

os brasileiros

Referências

Documentos relacionados

As situações testadas envolveram: a comparação do sistema atual de criação com um sistema hipotético de recria; e, a comercialização de peixes vivos para pesque-pagues com uma

3 – A Minha Lei, o Filho Exemplar de Comportamento e os Dons do Espírito Santo, Gabriel, formam uma só unidade doutri- nária fundamental, a opção ideal, e fora dela Meus

Incluem-se na meta todos os processos, bem como os incidentes que os suspendam ou que tramitem em separado do processo principal - com observância do período de

Prescreve o artigo 709, inciso II, da CLT, caber ao Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho "decidir reclamações contra os atos atentatórios da boa ordem

João Epifânio Regis Lima Filosofia da Ciência.

Segundo o relatório de economia criativa das Nações Unidas (UNCTAD, 2008), cidades criativas são complexos urbanos onde atividades culturais de vários tipos são componentes

Este trabalho tem o objetivo de abordar a história recente da política monetária brasileira sob a análise macroeconômica, apresentando os planos econômicos da

Os resultados aqui apresentados evidenciam que o desenvolvimento social influencia bastante no perfil dos respondentes e assim na sua percepção da situação, levando a