• Nenhum resultado encontrado

Município de Jupiá - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: PROFESSOR DE ARTES ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Jupiá - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: PROFESSOR DE ARTES ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Município de Jupiá - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR DE ARTES

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Jupiá - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto e responda a questão 01.

O problema Ecológico

Se uma nave extraterreste invadisse o espaço aéreo da terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização, nada mais é que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras, e a deterioração deliberada e sistemárica que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

(Afranio Primo. Jornal madehva. Acesso em 12.03.2019 www.google.com.br).

.

01- Durante a leitura, percebe-se uma grande preocupação por parte de um cientista americano. Pode-se afirmar que a precoupação é:

a) A invasão extraterrestre.

b) Recursos que estão sendo utilizados para manter saudável o meio ambiente. c) A luta que o homem vem travando para preservar o meio ambiente.

d) A vida no planeta terra.

Sobre literatura: “Movimento Literário que surgiu na mesma época do Realismo e Naturalismo no final do séc. XIX. De influência e tradição clássica, tem origem na França. Fanfarras, de Teófilo Dias, é a obra de inaugura esse movimento no Brasil. De postura anti-romântica, é baseado no culto da forma, na impassibilidade e impessoalidade, na poesia universalista e no racionalismo”.

02- Assinale a alternativa em que o estilo de época corresponde às características citadas acima.

a) Barroco. b) Modernismo. c) Parnasianismo. d) Arcadismo.

03- Sobre a equação do segundo grau: , podemos afirmar que: a) Apresentará os coeficientes e suas raízes são - e . b) Apresentará os coeficientes e suas raízes são - e . c) Apresentará os coeficientes e suas raízes são - e . d) Apresentará os coeficientes e suas raízes são - e . 04- Qual das alterativas a seguir apresenta unicamente números racionais?

a) √ √ . b) √ √ √ . c) √ √ √ √ . d) .

(4)

05- Simplificando a expressão polinomial ( ) ( ) , teremos como resposta a seguinte alternativa:

a) ( ). b) ( ). c) ( ). d) ( ).

06- Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei n° 9.394/1996. Segundo Art. 16. O sistema federal de ensino compreende: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )As instituições de ensino mantidas pela União.

( )As instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada. ( )Os órgãos federais de educação.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V.

b) V – V – F. c) V – F – V. d) F – V – F.

07- Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n° 8.069/1990. Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

( )Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. ( )Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

( )Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) F – V – V – F.

b) V – V – V – V. c) V – F – V – F. d) V – V – V – F.

08- Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de: Assinale a alternativa correta:

a) 2014 a 2020. b) 2014 a 2021. c) 2014 a 2022. d) 2014 a 2024.

(5)

09- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino proposto pela LDB (art.32) está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( )A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

( )O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

( )O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V – V.

b) V – V – V – F. c) V – F – V – F. d) V – V – F – F.

10- Questões referentes ao currículo têm-se constituído em frequente alvo da atenção de: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Autoridades.

( )Professores e gestores. ( )Pais e estudantes.

( )Membros da comunidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) F – V – F – F.

b) F – V – V – V. c) V – V – V – V. d) F – V – V – F.

Conhecimentos Específicos

11- A escola, composta por diretores, professores, alunos, pais e funcionários, precisa urgentemente compreender que arte é área de conhecimento e exige estudo e domínio de conteúdos e códigos específicos por parte de seus profissionais, visando à construção de saberes críticos sobre arte e sociedade. A partir dessas informações assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Arte também é linguagem, pois toda manifestação artística utiliza sistemas de representação com os quais cria imagens, sons, gestos e formas.

( )Arte é linguagem pressupõe leitura e é na interpretação de códigos que o aluno pode aprofundar sua experiência estética.

( )Arte tem interlocução na análise de obras artísticas está possibilitando conexões com práticas sociais e suas significações culturais.

( )Arte à importância primordial da cultura visual é mediar o processo de como olhamos e contribuir para a produção de mundos, isto é, para que os seres humanos saibam muito mais do que experimentaram pessoalmente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V – F.

b) V – V – V – V. c) V – V – F – V. d) V – F – F – V.

(6)

12- A produção e a recepção nas artes visuais em nossa contemporaneidade sabemos que a obra de arte é construída a partir do tripé: obra, artista e espectador: Associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- A obra enquanto um sistema. II- O artista-propositor.

III- O espectador.

( )Coautor da obra, convidado muitas vezes a interagir, a participar da construção da proposta.

( )Pesquisador, buscando ter consciência de sua proposta, de seu meio, das possibilidades que se abrem enquanto técnicas e processos.

( )Construída material ou virtualmente a partir do vocabulário visual, de materiais e tecnologias disponíveis, aberta a inumeráveis significações.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) III – II – I.

b) II – I – III. c) I – III – II. d) I – II – III.

13- A educação de Artes no Brasil começou oficialmente com a criação da Academia Imperial de Belas Artes feita em 1816, no período do império. Era pra ser uma escola seguindo a tendência dos desenhos industriais surgindo na época, para trabalhadores, mas acabou se tornando uma escola para a elite, só os ricos frequentavam. Assinale as alternativas abaixo V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Nessa época o ensino de Artes valorizava os desenhos e as artes plásticas, e continuou por muito tempo.

( )Depois da semana da Arte moderna (1922), as outras formas de artes começaram a influenciar na busca pelo seu aprendizado.

( )Heitor Villa Lobos (década de 30) levando as raízes musicais da cultura brasileira para suas aulas de canto coral.

( )Foi adotado o nome Educação Artística (uma tradução literal do termo americano Art Education), onde eram desenvolvidas atividades manuais mais próximas de trabalhos simples, para serem feitos como lembranças, pinturas e recortes de ilustrações já prontas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V – F.

b) F – V – F – V. c) V – V – F – V. d) V – V – V – V.

14- Ana Mae Barbosa pioneira na arte educação no Brasil desenvolveu a Proposta Triangular, onde se trabalha abordagens: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( )A contextualização histórica.

( )O fazer artístico. ( )A apreciação artística.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – F.

b) F – V – V. c) V – V – V. d) V – F – V.

(7)

15- BNCC O documento que regulariza a Base Nacional Comum Curricular foi aprovada no mandato do ministro da Educação, Mendonça Filho. Traz como componentes obrigatórios, as linguagens de Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Por meio dessas manifestações artísticas espera-se desenvolver um ser humano consciente de si mesmo e de sua cultura. Foi homologada em: Assinale a alternativa correta:

a) 20 de Dezembro de 2017. b) 20 de Dezembro de 2016. c) 20 de Dezembro de 2015 d) 20 de Dezembro de 2014.

16- Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte: “Quero pintar em verde e vermelho as paixões humanas”. Os dados da sensibilidade se convertem em matéria expressiva de tal maneira que configuram o próprio conteúdo da obra de arte: aquilo que é percebido pelos sentidos se transforma em uma construção feita de relações formais por meio da criação artística. “Quero pintar em verde e vermelho as paixões humanas” O artista que descreveu foi: Assinale a alternativa correta:

a) Picasso. b) Van Gogh.

c) Candido Portinari. d) Monet.

17- Os Parâmetros Curriculares Nacionais descrevem além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento delimita o fenômeno artístico: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Como produto das culturas. ( )Como parte da História.

( )Como estrutura formal na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – F.

b) F – V – V. c) V – V – V. d) V – F – V.

18- Em síntese o conhecimento da arte envolve: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )A experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.

( )A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.

( )A experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V.

b) V – F – V. c) V – V – F. d) F – V – V.

(8)

19- Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios: Segundo PCN: Assinale a alternativa incorreta:

a) Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno.

b) Valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade.

c) Especificidades do conhecimento e da ação artística.

d) O conjunto de conteúdos científicos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem do aluno culturalmente.

20- Na música o processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Entre os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos, de outros materiais sonoros ou obtidos eletronicamente, o compositor pode escolher um deles, considerar seus parâmetros básicos: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Duração. ( )Altura. ( )Timbre. ( )Intensidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V – F.

b) V – V – V – V. c) V – V – F – V. d) F – V – F – V.

21-O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( )Seu corpo.

( )Sua fala. ( )Seu gesto.

( )Manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) V – V – V – V. b) V – V – V – F. c) V – V – F – V. d) V – F – V – F.

22- A avaliação de artes precisa ser realizada com base nos conteúdos, objetivos e orientação do projeto educativo em Arte e tem três momentos para sua concretização: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )A avaliação pode diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos. Nesse caso costuma ser prévia a uma atividade.

( )A avaliação pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos.

( )A avaliação só poderá ser realizada ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

(9)

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V.

b) F – V – F. c) V – F – V. d) V – V – F.

23- Orientações didáticas para os cursos escolares de Arte referem-se ao modo de realizar as atividades e às intervenções educativas junto dos estudantes nos domínios do conhecimento artístico e estético o que se refere os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )A didática do ensino de Arte manifesta-se em geral em duas tendências: uma que propõe exercícios de repetição ou a imitação mecânica de modelos prontos, outra que trata de atividades somente auto estimulantes. Ambas favorecem tipos de aprendizagens distintas que deixam um legado empobrecido para o efetivo crescimento artístico do aluno.

( )Em arte as estratégias individuais para a concretização dos trabalhos são um fato; além disso, os produtos nunca coincidem nos seus resultados. Para o aluno compreender e conhecer arte e seus processos de criação torna-se, portanto um excelente modelo de referência e faz parte da orientação didática.

( )As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar as crianças e jovens a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.

( )Os encaminhamentos didáticos expressam, por fim, a seriação de conteúdos da área e as teorias de arte e de educação selecionadas pelo docente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) V – V – V – V.

b) V – V – F – V. c) V – V – F – F. d) V – V – V – F.

24- Segundo os PCN O ponto de partida do professor, focalizando genericamente a relação dos seres vivos com seu meio, tal como se expressa nas manifestações artísticas, abre perspectivas para a escolha de propostas para produção e apreciação de obras artísticas nas quais: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Haja elementos para uma reflexão sobre ambientes naturais e construídos, urbanos e rurais, físicos e sociais.

( )Esses elementos permitam uma discussão sobre a harmonia e o equilíbrio necessário para a preservação da vida no planeta.

( )Seja possível reconhecer modos como as manifestações artísticas intervêm no ambiente natural.

( )Seja possível observar espaços, formas, sons, cores, movimentos, gestos, relacionados ao ambiente em que foram produzidos: em cidades do sul do Brasil as casas são réplicas de construções europeias; os povos nômades e os esquimós produzem um tipo de arte que resulta também das condições do seu ambiente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) F – V – V – F.

b) V – V – F – V. c) V – V – V – V. d) F – V – F – V.

(10)

25- Os Parâmetros Curriculares Nacionais Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das formas artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro). Os professores planejam situações de aprendizagem para o grupo, seguindo alguns critérios: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Eleição de projetos em conjunto com os alunos.

( )Participação ativa dos alunos em pesquisas e produções de referenciais ao longo do projeto em formas de registro que todos possam compartilhar.

( )Práticas de simulação de ações em sala de aula que criam correspondência com situações sociais de aplicação dos temas abordados, por exemplo, dar um seminário como se fosse um crítico de arte, opinar sobre uma peça apresentada como se estivesse falando para uma emissora de TV em programa de notícias culturais.

( )Eleição de projetos relacionados aos conteúdos trabalhados, com o objetivo de estruturar um produto concreto, como um livro de arte, um filme, a apresentação de um grupo de música. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) V – V – V – F. b) V – V – V – V. c) V – V – F – V. d) V – V – F – F.

26- Floração (1968); Relevo em flores e madeira pintada, técnica utilizada para produzir a obra:

Essa obra foi feita por: Assinale a alternativa correta: a) Frans Krajcberg.

b) Frida Baranek. c) Francisco Brennand. d) Flávio de Carvalho.

(11)

27- As cores complementares se encontrem exatamente opostas no círculo de cores. Para encontrar o par de complementares, basta traçar uma linha ou colocar uma régua que passe pelo centro do círculo. Assinale a alternativa correta:

a) São formadas por primárias e terciarias. b) São formadas por secundárias e terciarias.

c) São formadas somente pelas misturas secundárias. d) São formadas por primárias e secundárias.

28- O estilo artístico conhecido como “Neoclassicismo” foi o movimento predominante na arte e na arquitetura europeia durante a década de 18 e início do século 19. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Neoclassicismo é o nome dado aos movimentos bastante distintos nas artes decorativas e visuais, literatura, teatro, música e arquitetura que atraem sobre arte ocidental clássica e cultura (normalmente a de Grécia Antiga ou Roma Antiga).

( )O Neoclassicismo, em um sentido cultural, artístico e arquitetônico, cresceu como uma resposta contra Rococó, que era visto como acima do topo e superficial. Arquitetonicamente, foi caracterizado por semelhanças com estruturas clássicas, bem como o Renascimento, incluindo a ordem e simplicidade, e artisticamente, ele também foi modelado em obras do mundo clássico, muitas vezes contendo temas políticos, incluindo bravura e guerra.

( )Embora Neoclassicismo abrangesse a pintura, escultura e arquitetura e é muitas vezes considerada como a manifestação mais proeminente deste interesse e fascínio com a cultura grega e romana.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: a) F – V – V.

b) V – V – F. c) V – V – V. d) F – V – F.

29- Uma das funções da arte contemporânea é sem dúvida a de conscientizar a sociedade do seu papel no mundo, através do fazer artístico e se tratando de um importante assunto como é a preservação do meio-ambiente, muitos artistas, em vários períodos fizeram e ainda fazem arte a fim de denunciar, por exemplo: o mau uso do solo, o desperdício, o desmatamento e inúmeras agressões do homem à natureza. Como exemplo um artista que trabalha com este tema é o Brasileiro: Assinale a alternativa correta:

a) Brecheret. b) Vik Muniz. c) Oswaldo Goeldi. d) Vitor Vassarely.

30- Foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Sua polêmica exposição em 1917 foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil. O escritor Monteiro Lobato, crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, era uma crítica à mostra expressionista que serviu de estopim para o Movimento Modernista no Brasil. Algumas de suas obras tornaram-se clássicos da pintura moderna. Assinale a alternativa correta:

a) Tarsila do Amaral. b) Anita Malfatti. c) Tomie Nakakubo.

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,