• Nenhum resultado encontrado

Conselho Superior do Ministério Público

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conselho Superior do Ministério Público"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo

Conselho Superior

do Ministério Público

Boletim Informativo

N.º 12/2018

Plenário | 09.10.2018

(2)

Presidente

Senhora Procuradora-Geral da República, Dr.ª Joana Marques Vidal. O Senhor Vice-Procurador-Geral da República, Dr. Adriano Cunha, assistiu à sessão.

Vogais

Procuradores-Gerais Distritais de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, respetivamente, Drs. Maria José Capelo Rodrigues Morgado, Maria Raquel Ribeiro Desterro de Almeida Ferreira, Euclides José Dâmaso Simões e Alcides Manuel Rodrigues;

Procurador-Geral-Adjunto, Dr. Pedro Manuel Branquinho Ferreira Dias; Procuradores da República, Drs. Carlos José do Nascimento Teixeira e Alexandra Maria da Conceição Chícharo das Neves;

Procuradores-Adjuntos, Drs. Susana Rute Ferreira de Moura, Luís Filipe da Palma Martins, Francisco Pereira Pinto Ferreira Guedes e David Alexandrino Paulo Albuquerque e Aguilar;

Membros eleitos pela Assembleia da República, Drs. Alfredo José Leal Castanheira Neves, Manuel de Magalhães e Silva, João Luís Madeira Lopes e António José Barradas Leitão (membro permanente);

Membros designados por Sua Excelência, a Ministra da Justiça: Professora Doutora Maria João da Silva Baila Madeira Antunes e Dr. Augusto Godinho Arala Chaves.

Secretário

Secretariou a sessão o Secretário da Procuradoria -Geral da República, Dr. Carlos Adérito da Silva Teixeira.

Presenças

Sumário

PRESENÇAS

>> 2

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

>> 3

ORDEM DO DIA

>> 5

Ata

>> 5

Gestão de Quadros/Comissões de Serviço

>> 5

Movimento

>> 5

Incompatibilidades

>> 5

Remunerações

>> 6

Recursos Hierárquicos (artigo 103.º da LOSJ)

>> 6

(3)

Conselho Superior do Ministério Público

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

No período antes da ordem do dia, começou por usar da palavra a Senhora Procuradora-Geral da República, Dra. Joana Marques Vidal, realçando a importância do Conselho Superior do Ministério Público, enaltecendo a relação institucional e pessoal com os membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), a abertura que sempre houve na discussão e o desempenho dos membros do CSMP. Concluiu referindo terem sido 6 anos muito gratificantes.

O Senhor Vice Procurador-Geral da República relembrou todas as formações do CSMP, reiterando as palavras proferidas pela Senhora PGR.

O Dr. Magalhães e Silva enalteceu as qualidades de condução da Dra. Joana Marques Vidal nas reuniões do CSMP e singularizou o seu mandato, marcado pela dignidade, discrição e determinação.

O Dr. Castanheira Neves também mencionou a dignidade com que a Senhora Procuradora-Geral da República geriu o alto cargo de PGR, singularizando o seu mandato. Afirmou ainda a nobreza de carácter e a lhaneza de trato do senhor Vice-Procurador-Geral da República. O Dr. Barradas Leitão também singularizou o mandato da Senhora Procuradora-Geral da República e relevou o papel decisivo que a Dr.ª Joana Marques Vidal teve na evolução do Ministério Público nestes últimos seis anos, tendo sido acompanhada pelos restantes magistrados do Ministério Público.

O Dr. Madeira Lopes sublinhou a independência, objetividade e coragem da Senhora Procuradora-Geral da República e afirmou a amizade que a mesma soube estabelecer entre todos os membros do CSMP, no que foi acompanhada pelo Senhor Vice-Procurador-Geral da Republica.

A Dr.ª Maria José Morgado também realçou a integridade, firmeza e dignidade do mandato exercido pela Senhora Procuradora-Geral da República, essenciais na luta constante na adaptação às novas realidades sociais e políticas e à nova criminalidade. Considerou que o mandato visou e alcançou uma autonomia sedimentada numa organização ajustada às funções do Ministério Público. No que diz respeito ao CSMP, disse que a Senhora Procuradora-Geral da República conseguiu que este fosse um espaço de liberdade.

A Dr.ª Raquel Desterro felicitou a Senhora PGR pelo modo como exerceu o seu mandato assinalando a forma aglutinadora e corajosa que lhe imprimiu. Afirmou ter sido um mandato marcado pela isenção, integridade e objetividade com respeito pela autonomia dos magistrados e liberdade de pensamento de cada um. Agradeceu a forma elevada e nobre como soube, em conjunto com o Sr. Vice PGR, conduzir a magistratura do Ministério Público.

O Dr. Euclides Dâmaso lembrou a caminhada enérgica e trepidante do Ministério Público nestes últimos seis anos. Realçou o progresso para a justiça, mormente no que respeita ao princípio da igualdade dos cidadãos perante a Lei. No mandato da Senhora Procuradora-Geral da República, Dr.ª Joana Marques Vidal, foi reafirmada a centralidade do Ministério Público na cena judiciária. Por fim, referiu o enobrecimento

(4)

Conselho Superior do Ministério Público

deste CSMP enquanto órgão fulcral da gestão do Ministério Público. Conclui afirmando ter sido um prazer trabalhar assim.

O Dr. Alcides Rodrigues considerou este mandato marcante, no que foi e no que virá a representar no futuro do Ministério Público. Enalteceu a Senhora Procuradora-Geral da República e a sua postura no processo de cessação e renovação do mandato.

O Dr. David Albuquerque e Aguilar, sublinhando o que foi afirmado antes da sua intervenção, agradeceu à Senhora Procuradora-Geral da República e ao Senhor Vice-Procurador-Geral da República pelo serviço prestado ao Ministério Público.

Também o Dr. Francisco Guedes agradeceu e enalteceu os resultados logrados pela Senhora Procuradora-Geral da República, sublinhando as qualidades institucionais e pessoais da Senhora Procuradora-Geral da República e do Senhor Vice-Procurador-Geral da República.

O Dr. Luís Martins manifestou apreço pelo trabalho desenvolvido ao longo destes seis anos de mandato, e pelo respeito, cordialidade e abertura que a Senhora Procuradora-Geral da República e o Senhor Vice-Procurador-Geral da República sempre demonstraram por todos. A Dr.ª Susana Moura considerou que a Senhora Procuradora-Geral da República imprimiu aos trabalhos do CSMP respeito e liberdade. Contribuiu decisivamente para o aumento do prestígio do Ministério Público e para a igualdade dos cidadãos perante a Lei.

A Dr.ª Alexandra Chícharo afirmou que o CSMP é espaço de democracia, muito por influência da Senhora Procuradora-Geral da República e da forma como a mesma conduziu os trabalhos. Também sublinhou que o seu mandato reforçou a igualdade perante a lei e trouxe maior independência e credibilidade à ação do Ministério Público.

O Dr. Carlos Teixeira valorizou a organização do Ministério Público, a igualdade dos cidadãos perante a lei, o aprofundamento da qualidade do trabalho do Ministério Público nas várias vertentes em que o Ministério Público intervém, como marcas indeléveis do mandato da Senhora Procuradora-Geral da República. Nos últimos 6 anos, o Ministério Público voltou a ser uma magistratura mais proativa.

O Dr. Pedro Branquinho enalteceu o mandato da Senhora Procuradora-Geral da República e do Senhor Vice-Procurador-Procuradora-Geral da República, que considerou ter sido marcado pela competência, dignidade, coragem, convergindo num Ministério Público unido.

O Dr. Arala Chaves manifestou que, quanto à recondução da Senhora Procuradora-Geral da República, se sentia dividido entre o que pensava e o que sentia porquanto no seu entendimento o mandato não devia ser renovado mas que a sua afetividade pela Senhora Procuradora-Geral o levava a desejar a sua continuidade. Afirmou que a Senhora Procuradora-Geral da República sai com enorme prestígio, teve um mandato em condições difíceis, mas com muito brilhantismo. Entende que a Senhora Procuradora-Geral da República, Dra. Joana Marques Vidal, sai como símbolo do que deve ser um Procurador-Geral da República.

(5)

Conselho Superior do Ministério Público

A Professora Doutora Maria João Antunes afirmou ter muito apreciado a forma como a Senhora Procuradora-Geral da República sempre presidiu a este órgão tão importante, que é o CSMP, agradecendo também ao Senhor Vice-Procurador-Geral da República.

Perante estas posições, a Senhora Procuradora-Geral da República agradeceu as palavras de todos.

*

ORDEM DO DIA

Ata

1. Foi, por unanimidade, aprovada a ata da sessão realizada em 11 de setembro de 2018.

Gestão de Quadros/Comissões de Serviço

2. O CSMP deferiu, por unanimidade, o requerimento apresentado pelo procurador-geral adjunto Lic. João Aibéo Fernandes Nogueira, solicitando o seu desligamento das funções na Comissão de Programas Especiais de Segurança – artigo 23.º, n.º 2, da Lei n.º 93/99, de 14 de julho.

3. O CSMP designou, por unanimidade, o procurador da República Lic. José António Góis Nunes para integrar a Comissão de Programas Especiais de Segurança – artigo 23.º, n.º 2, da Lei n.º 93/99, de 14 de julho.

Movimento

4. O CSMP foi informado sobre o desenvolvimento do estudo relativo à atualização dos valores de referência processual (VRP).

Apresentação: Dr. Alcides Rodrigues

Incompatibilidades

5. Adiado.

(6)

Conselho Superior do Ministério Público

Remunerações

6. O CSMP deliberou indeferir a reclamação da deliberação da Secção Permanente do Conselho Superior do Ministério Público, de 16 de abril de 2018, que deliberara remeter o pedido de remuneração por acumulação de funções apresentado pela procuradora-adjunta colocada na Procuradoria do juízo de competência genérica de Figueira de Castelo Rodrigo – comarca da Guarda –, Lic. Ana Sofia da Costa Traqueia, pelo serviço prestado no juízo de competência genérica de Pinhel, em regime de acumulação, à Ministra da Justiça.

Relator: Dr. Carlos Teixeira

Votaram contra os Drs. Carlos Teixeira, relator, a Dr.ª Raquel Desterro, a Dr.ª Alexandra Chícharo, a Dr.ª Susana Moura e o Dr. Luís Martins. Abstiveram-se o Dr. Pedro Branquinho e o Dr. Francisco Guedes. A Dr.ª Raquel Desterro apresentou a seguinte declaração de voto:

“Voto favoravelmente o Acórdão, embora considere não ser este o momento oportuno para que se introduza a distinção entre os VRP`s adequados aos magistrados colocados em lugares de primeira nomeação e os que se encontram em lugares de nomeação subsequente”

Recursos Hierárquicos (artigo 103.º da LOSJ)

7. Adiado.

PERÍODO APÓS A ORDEM DO DIA (16:00 HORAS)

O CSMP reuniu com magistrados do Ministério Público a exercer funções na Procuradoria-Geral Distrital do Lisboa, magistrados do Ministério Público Coordenadores de Comarca e Diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Referências

Documentos relacionados

que dela se afastam. Este material, publicado logo após a outorga da primeira Constituição, é precedido por uma dedicatória “À sua majestade imperial”, ocasião

Proposta de alteração do Grupo Parlamentar do PS ao artigo 5.º da PPL (renumerado como art.. «Relativamente à questão de estarmos a transformar a administração tributária

Direito constitucional ambiental- Constituição, Direitos Fundamentais e a proteção do ambiente.. Defining Environmental Justice: Theories, movements,

Algumas tendências ficam mais claras. Comecemos pelas classes não-manuais: nestas, há um forte processo de desocupacionalização entre os trabalhadores não- manuais

Tendo presentes as notícias vindas a público acerca da renovação do mandato da Senhora Procuradora ‑Geral da República, os magistrados do Ministério Público eleitos pelos

Pais Homem vem exercendo como vice-procurador-geral da República. Foi, também, renovada a comissão de serviço que vem sendo exercida pela procuradora- geral adjunta Lic.ª Maria

a) Cuidados para si, incapaz de seguir com atividades normais ou trabalho ativo. b) Requer ajuda considerável e frequente assistência médica ou especializada. Muito

Quando a olanzapina é utilizada por via oral (pela boca), em doses diárias entre 5 e 20 mg, para o tratamento da esquizofrenia e outras condições relacionadas, ou em doses diárias de