• Nenhum resultado encontrado

Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no CNES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no CNES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. No sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde existe a Ficha de Cadastro de Equipe de Saúde Indígena e a ficha de Cadastro de Profissionais, quando usar cada uma dessas fichas?

R: As fichas devem ser preenchidas de acordo com o que será cadastrado, ou seja, caso for cadastro de profissional da saúde indígena, a ficha a ser usada deverá ser as fichas de cadastro de profissional (fichas 20 e 21), e caso o cadastro for de equipe de saúde indígena, a ficha a ser preenchida será a de equipe de saúde indígena (ficha 29). A ficha 29 de cadastro de equipes deverá ser usada somente para o cadastramento de Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena – EMSI.

2. Caso uma mesma equipe atenda em duas unidades. Apenas uma unidade será cadastrada no CNES. A outra não terá CNES?

R: Todas as unidades deverão ser cadastradas no CNES, lembrando que não há como cadastrar unidade sem equipe. O que deve ser feito nos casos onde uma mesma equipe trabalha em mais de um Polo base é cadastrar parte desta equipe em um estabelecimento e outra parte da equipe deve ser cadastrada no outro estabelecimento, pois assim iremos garantir o cadastro dos estabelecimentos.

3. Ao cadastrar o Polo Base devemos vincular todos os profissionais de saúde do Polo Base, inclusive o pessoal administrativo?

R: Todos os profissionais que trabalham no Polo Base independente de vínculo empregatício deverão ser cadastrados no CNES, dando prioridade para o cadastro dos profissionais de saúde. Ou seja, todos os profissionais que trabalham no Polo base e estão envolvidos com as questões assistenciais deste estabelecimento devem ser cadastrados.

Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos

estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde

(2)

4. Ao cadastrar as Unidades de Saúde Indígena é solicitado o laudo de vigilância sanitária. Caso a unidade não tenha este laudo o município pode se recusar ao cadastramento?

R: O DSEI deverá pactuar o cadastramento com pendências, ou seja, solicitar ao município que cadastre o estabelecimento sem o alvará, e que o município estabeleça um prazo para o DSEI providenciar o alvará sanitário junto à vigilância sanitária municipal.

5. Quais os documentos são obrigatórios no cadastramento de unidades e profissionais?

R: os documentos necessários são as fichas corretamente preenchidas com as devidas assinaturas. As fichas devem ser encaminhadas através de ofício para o gestor municipal ou estadual de saúde dependendo do caso.

6. Estamos querendo cadastrar além dos estabelecimentos (Polo Base, CASAI) também os profissionais de saúde. Alguns profissionais têm mais de um vínculo. Essa duplicidade no CNES não acarretará em problemas com os profissionais? E sabemos que na hora de optar quase ninguém opta por ficar na Saúde Indígena. Temos profissionais muito bons que estão nessa situação, muito embora cumpram o contrato conosco.

R: O CNES estabelece uma carga horária máxima para cadastramento de 66 horas semanais, dessa forma, o profissional cadastrado pelo DSEI deverá cumprir sua carga horária na íntegra conforme contrato. O profissional poderá estabelecer outro vinculo desde que não haja conflito de carga horária de acordo com o preconizado na portaria SAS/MS Nº 134 de 2011. Caso o profissional não tenha possibilidade de cumprir a carga horária estabelecida no contrato com o DSEI, esse deverá ser desligado da equipe.

7. De que forma podemos fazer esse cadastramento se não temos polos. Temos três EMSI (completas) – DSEI Altamira.

(3)

8. Este cadastro deve ser feito pelo município, correto? Porém, os Polos Bases e Postos de Saúde devem estar vinculados ao CNPJ do DSEI?

R: O cadastro também pode ser feito pelo Estado quando o município não ofertar este tipo de serviço, mas a maioria dos municípios oferta o cadastramento dos estabelecimentos no CNES.

Os estabelecimentos da saúde indígena devem ser cadastrados como unidade mantida pelo DSEI, e consequentemente o estabelecimento utilizará o CNPJ da mantenedora, neste caso, o CNPJ do DSEI.

9. O SEL-RS deve ser cadastrado?

R: O SEL – RS (escritório local) não deverá ser cadastrado no CNES, pois este tipo de estabelecimento não é reconhecido pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena como estabelecimento de saúde.

10. Os Polos Bases do Litoral Sul que estão no estado de Santa Catarina podem ser vinculados ao CNPJ do DSEI Interior, e os do Rio Grande do Sul?

R: Cada estabelecimento deve utilizar o CNPJ da sua mantenedora, no caso dos estabelecimentos do DSEI Litoral Sul, eles devem utilizar o CNPJ do DSEI Litoral Sul, assim como os estabelecimentos do DSEI Interior Sul devem utilizar o CNPJ do DSEI Interior Sul, independentemente do local de origem do estabelecimento. Mas é importante ressaltar que o encaminhamento das fichas deve ser feito ao município de origem do estabelecimento.

11. Quem realiza o cadastramento de estabelecimento de saúde é o município?

R: Sim, mas caso não seja ofertado o serviço de cadastramento pelo Município, o Estado que deverá realizar o cadastro do estabelecimento, e as fichas com o ofício devem ser encaminhadas ao Gestor Estadual de saúde.

12. Os Polos base podem ser cadastrados como unidades que são geridas pelo município ou pelo DSEI?

R: Os estabelecimentos da saúde indígena devem ser cadastrados como esfera administrativa FEDERAL e a gestão é MUNICIPAL. Observar o instrutivo, pois nele está claro como devem ser preenchidos os campos da ficha 02 relacionados à caracterização do estabelecimento.

(4)

13. No site onde consigo as fichas e quais devem ser preenchidas para a saúde indígena?

R: As fichas poderão ser encontradas no site http://cnes.datasus.gov.br/ no item Serviços/Documentação/Fichas de Cadastramento, e as fichas a serem preenchidas são as fichas 01, 02, 20, 21 e 29.

14. Como orientar os gestores municipais para cadastrar os polos como responsabilidade do DSEI, se muitos municípios que dão suporte e acessos aos serviços municipais?

R: O município deve dar este suporte sempre, é atribuição do mesmo, e o DSEI deve pactuar estas ações com o município e ou com o estado. Independentemente, estes estabelecimentos estão vinculados a politica nacional de atenção a saúde da população indígena, vinculados ao Subsistema de Atenção a Saúde Indígena, e dessa forma, os estabelecimentos devem seguir estas normativas, ou seja, eles devem estar cadastrados como estabelecimentos vinculados ao órgão federal.

15. Os polos eram vinculados aos municípios porque recebiam recursos do IAB-PI?

R: Os Polos eram vinculados aos municípios não por receberem o incentivo, mas pelo desconhecimento da forma correta de cadastramento destes estabelecimentos, conforme preconiza a portaria SAS/MS Nº475/2008.

16. O CNES do DSEI não precisa de alvará sanitário?

R: É necessário o alvará, mas o cadastro não é interrompido caso não haja o alvará, ou seja, o cadastro pode ser feito sem o alvará. Ver resposta da questão 4.

17. As fichas pra Cadastro no CNES são específicas para a saúde indígena? E Quais são essas fichas?

R: Apenas a ficha 29 para cadastro de equipe é específica para saúde indígena.

18. A EMSI é cadastrada pelo DSEI ou pelo Polo base?

R: A EMSI deve ser cadastrada vinculada ao estabelecimento onde ela atua. A EMSI deverá ser cadastrada no POLO BASE somente quando não realizar trabalho diário e continuo nos Postos de Saúde.

(5)

19. A senha do gestor para o cadastramento é liberada para o DSEI?

R: A senha é liberada para o município ou para o estado, por isso as fichas devem ser encaminhadas com as assinaturas para o gestor municipal de saúde, ou para o gestor estadual quando o município não ofertar o serviço.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No