• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - 001/2016/COREMU/UNIDERP/HRMS MATUTINO 05/01/2017 PROVA OBJETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - 001/2016/COREMU/UNIDERP/HRMS MATUTINO 05/01/2017 PROVA OBJETIVA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL - 001/2016/COREMU/UNIDERP/HRMS

MATUTINO – 05/01/2017

PROVA OBJETIVA

CARGO: SERVIÇO SOCIAL

Leia atentamente as INSTRUÇÕES:

1. Não é permitido ao candidato realizar a prova usando óculos escuros (exceto para correção visual ou fotofobia, desde que informe no ato da inscrição) ou portando: aparelhos eletrônicos, qualquer tipo de relógio, chaves e acessórios que cubram a cabeça e/ou rosto.

2. Caso o candidato porte algum dos itens mencionados anteriormente, antes do início das provas deverá acomodá-lo(s) EMBAIXO DE SUA CADEIRA, sob sua guarda e responsabilidade, mantendo o(s) aparelho(s) eletrônico(s) desligado(s), sob pena de ser eliminado deste Concurso Público.

3. Confira seus dados no cartão-resposta: nome, número de inscrição e o cargo para o qual se inscreveu. 4. Assine seu cartão-resposta.

5. Aguarde a autorização do Fiscal para abrir o caderno de provas. Ao receber a ordem do fiscal, confira o caderno de provas com muita atenção. Nenhuma reclamação sobre o total de questões ou falha de impressão será aceita depois de iniciada a prova.

6. O cartão-resposta não será substituído, salvo se contiver erro de impressão.

7. Preencha toda a área do cartão-resposta correspondente à alternativa de sua escolha, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), sem ultrapassar as bordas. As marcações duplas, ou rasuradas, com corretivo, ou marcadas diferentemente do modelo estabelecido no cartão-resposta poderão ser anuladas.

8. Sua prova tem 30 questões, com 5 alternativas.

9. Cabe apenas ao candidato a interpretação das questões, o fiscal não poderá fazer nenhuma interferência. 10. A prova será realizada com duração máxima de 3 (três) horas, incluído o tempo para a realização da Prova Objetiva e o preenchimento do cartão-resposta.

11. O candidato poderá retirar-se do local de realização das provas somente 1 (uma) hora após o seu início, sem levar o caderno de provas.

12. O candidato poderá levar o caderno de provas, assim como anotação contendo transcrição do seu cartão-resposta, somente 1h30min (uma hora e trinta minutos) após o início da realização das provas.

13. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta preenchido e assinado. 14. Os 3 (três) candidatos, que terminarem a prova por último, deverão permanecer na sala, e só poderão sair juntos após o fechamento do envelope, contendo os cartões-resposta dos candidatos presentes e ausentes, e assinarem no lacre do referido envelope, atestando que este foi devidamente lacrado.

15. Durante todo o tempo em que permanecer no local onde está ocorrendo o concurso, o candidato deverá, manter o celular desligado e sem bateria, só sendo permitido ligar depois de ultrapassar o portão de saída do prédio.

16. Não será permitido ao candidato fumar na sala de provas, bem como nas dependências. BOA PROVA!

(2)

SUS (Sistema Único de Saúde) e PNH (Programa Nacional de Humanização).

01. Em qual alternativa todos os apresentados são princípios do programa nacional de humanização? a) Universalidade, Equidade e Integralidade.

b) Fortalecer iniciativas de humanização existentes.

c) Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

d) Transversalidade; Indissociabilidade entre atenção e gestão; e Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

e) Transversalidade, Equidade e Universalidade.

02. É reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. Deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio-afetiva. Estamos nos referindo a:

a) Valorização do trabalhador. b) Clínica ampliada e compartilhada. c) Acolhimento.

d) Gestão Participativa e cogestão. e) Ambiência.

03. Um dos princípios básicos do SUS é a Equidade, que significa:

a) Uma redistribuição de poder e responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, maior a possibilidade do acerto. b) A garantia a todas as pessoas, em igualdade de condições, ao acesso às ações e serviços dos diferentes níveis de complexidade do sistema.

c) A garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão.

d) Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida.

e) Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica decrescente.

04. Sabemos que a implantação do SUS foi realizada de forma gradual. A alternativa que abrange a ordem cronológica correta é:

a) INAMPS, INSS, SUDS, SUS. b) INAMPS, SUDS, INSS, SUS. c) SUS, INAMPS, SUDS. d) INAMPS, SUS, SUDS. e) SUDS, INAMPS, SUS.

05. Pela Lei nº 8.689, 27 de julho de 1993 foi o marco da: a) Extinção do INAMPS.

b) Implantação do SUS.

c) Oitava Conferência Nacional de Saúde. d) Regulamentação do SUS.

e) Nona Conferência Nacional de Saúde. QUESTÕES ESPECÍFICAS

06. Quais os dois projetos políticos existentes na saúde que continuam em disputa? a) Projeto da reforma sanitarista e projeto urbano.

b) Projeto urbano e projeto de arquitetura.

c) Projeto da reforma sanitária e projeto privatista. d) Projeto da reforma sanitária e projeto ético. e) Projeto ético e projeto escolar.

07. Quais são as Políticas Públicas criadas pela sociedade capitalista para responder à questão social, em atendimento às necessidades básicas da população?

a) Politicas Partidárias. b) Políticas Setoriais. c) Politicas Interventoras. d) Políticas Nacionais. e) Políticas Sociais.

08. A respeito dos principais instrumentais e técnicas utilizadas pelos profissionais em seus respectivos espaços de atuação, é correta a alternativa:

a) Acolhimento, entrevista, visitas domiciliares, Estudos Sociais, relatórios, palestras, reuniões, encaminhamentos, atendimento individual, acompanhamento social, prontuários, ficha de cadastro.

(3)

b) Acolhimento, entrevista, interrogatório, ficha de cadastro. c) Ficha de cadastro, Estudos Sociais, reuniões, multa.

d) Multas, acolhimento, entrevista, visita domiciliares, parecer, palestras.

e) Entrevista, palestras, direcionamento, preenchimento de fichas, reuniões, grupos de terapia.

09. O SUAS é constituído pelo conjunto de serviços, __________________, ______________________ e benefícios no âmbito da ____________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima: a) programas / projetos / assistencialismo.

b) programas / assistencialismo / caridade. c) programas / caridade / doação.

d) programas / projetos / assistência social. e) doação / caridade / assistência social.

10. Quais foram os dois seminários de teorização realizados durante a ditadura militar? a) Seminário de Araxá (MG), Seminário de Teresópolis (RJ).

b) Seminário de Campinas (SP), Seminário de Araxá (MG). c) Seminário de Araxá (MG), Seminário de Brasília (DF).

d) Seminário de Rio Grande do Sul (RS), Seminário de Teresópolis (RJ). e) Seminário de Teresópolis (RJ), Seminário de Olinda (PE).

11. Em que período ocorreu o movimento de reconceituação do Serviço Social? a) 1965 - 1980

b) 1965 - 1975 c) 1936 - 1945 d) 1975 - 1990 e) 1990 - 2000

12. A prática interdisciplinar do Serviço Social demanda que os profissionais desenvolvam um nível avançado de cooperação e coordenação, no que se efetivar a valorização e o respeito de cada área do ___________________ e de cada _________________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas desse texto. a) saber / conhecimento

b) conhecimento / diálogo c) conhecimento / experiência d) vivência / saber

e) saber / destino

13. Se a questão social é percebida como questões sociais, ela deixa de ser compreendida como fruto de: a) Conflito capital, ação.

b) Ação, mediação. c) Mediação, trabalho. d) Conflito capital, trabalho. e) Conflito, capital.

14. A Assistência Social rege-se, dentre outros, pelo seguinte princípio:

a) Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de controle.

b) Supremacia do atendimento às mediações sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. c) Supremacia do atendimento às doações sobre as exigências de rentabilidade econômica.

d) Supremacia do atendimento às caridades sobre as exigências de rentabilidade econômica.

e) Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.

15. O_____________ é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima. a) BPC

b) CREAS c) POP RUA d) CETREMI e) CRAS

16. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem tê-la provido por sua família:

(4)

a) Correta.

b) Parcialmente correta. c) Errada.

d) Parcialmente errada.

e) O BPC não é uma garantia de direitos.

17. A Assistência Social tem por objetivo a proteção social, que visa à garantia da vida, a redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:

a) A desproteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, a promoção da integração ao mercado de trabalho, a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária.

b) A proteção à família, ao pai e aos avós, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, a promoção da integração ao mercado de trabalho, a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária.

c) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, a promoção da integração ao mercado de trabalho, a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

d) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, a promoção da integração ao mercado de trabalho, a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a dignidade de viver a vida.

e) A desproteção à família, à maternidade, a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária.

18. A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas. Onde está prevista essa definição?

a) LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social. b) PNAS – Política Nacional da Assistência Social. c) NOB – Norma Operacional Básica.

d) SUAS – Sistema Único da Assistência Social. e) SUS – Sistema Único da Saúde.

19. O que significa SUAS? a) Sistema Único da Vida.

b) Sistema Único da Previdência. c) Sistema Único da Assistência Social. d) Sistema Monetário do Brasil.

e) Sistema de Saúde.

20. Os __________ e os (as) ___________ são unidades públicas estaduais instituídas no âmbito do SUAS, que possuem interface e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social:

a) CRAS / SUS b) CREAS / SUAS

c) CREAS / CENTROS POP d) CRAS / SECRETARIAS e) CRAS / CREAS

21. A NOB /SUAS foi aprovada pela Resolução 33, de 12 de dezembro de 2012. Em seu Artigo 3º, o CNAS recomenda as seguintes ações, com exceção de:

a) Divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação. b) Incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação.

c) Regulamentar os blocos de financiamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais – PPA.

d) Publicá-la em meio impresso e distribuí-la inclusive em braile e em meio digital acessível. e) Instruir o planejamento contínuo e participativo no âmbito da politica de assistência social.

22. Com relação ao benefício de prestação continuada – BPC NA ESCOLA, assinale a alternativa incorreta: a) O BPC na Escola conta com a participação das diversas esferas de governo, a saber, a União, e todos aqueles entre os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que realizaram o processo de adesão ao Programa, pelo qual se comprometeram a promover ações articuladas capazes de superar as barreiras para o acesso e a permanência na escola do público do Programa.

b) A aplicação do Questionário é de suma importância porque seu objetivo é identificar as barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, com vistas a subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas para a superação daquelas.

(5)

c) O programa BPC na Escola é executado pelo governo federal com o objetivo de superar as barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência com idade de até quinze anos.

d) O programa BPC na Escola tem como principal diretriz o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de direitos humanos e de saúde.

e) O Pareamento anual entre os dados do EducaCenso e do cadastro administrativo do BPC DATAPREV do Ministério da Previdência Social/MPS é uma das ações do Programa.

23. Analise as afirmativas sobre o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e assinale a alternativa verdadeira.

(i) O serviço contribui para o acesso a direitos, para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens envolvidos em ato infracional e também para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

(ii) O Serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

(iii) É objetivo do Serviço realizar acompanhamento social a adolescentes durante o cumprimento de medida socioeducativa (LA e PSC) e sua inserção em outros serviços e programas socioassistenciais e de políticas públicas setoriais.

É correto o que está posto no(s) item(ns) a) I e III, apenas.

b) II, apenas. c) I, II e III. d) I, apenas. e) I e II, apenas.

24. Atribua V (verdadeiro ou F (falso) aos itens e marque a alternativa correspondente.

( ) O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é a unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua.

( ) O Serviço Especializado para População em situação de Rua oferece atendimento às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia, ou sobrevivência, presta orientação individual e grupal e em caminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

( ) O Serviço Especializado para População em Situação de Rua tem por objetivo: possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária. a) F – V – V. b) V – V – V. c) V – F – V. d) V – F – F. e) F – V – F.

À luz da RESOLUÇÃO Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS, responda às próximas duas questões.

25. Leia as alternativa e assinale a incorreta.

a) A LOAS se fundamenta na cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e estabelece as respectivas competências e responsabilidades comuns e específicas.

b) Renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem capacidade para a vida independente e para o trabalho, é segurança afiançada pelo SUAS.

c) Reconhecer as igualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações, é um objetivo do SUAS.

d) A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.

e) Setorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais, é um dos princípios organizativos do SUAS.

26. A realização de diagnóstico socioterritorial requer, exceto:

a) Deliberações das conferências de assistência social para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios,

b) Processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.

(6)

c) Identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários.

d) Reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.

e) Utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações.

27. O Trabalho Social com Famílias é um processo que se desenvolve no âmbito da Política social, a partir de demandas postas pelos usuários aos serviços socioassistenciais, tendo como referência a família. Esta referência apoia-se no reconhecimento abaixo relacionado, com exceção de:

a) A família, enquanto espaço de proteção e cuidado, permite que muitas necessidades de saúde e bem-estar não se transformem em demandas para serviços sociais.

b) As condições de vida de cada indivíduo dependem muito mais das condições de sua família que de sua situação específica.

c) A família, independente de sua configuração, continua sendo espaço privilegiado de convivência humana e, ao lado do trabalho, constitui um dos eixos organizadores da vida social.

d) O conhecimento das situações familiares até a projeção de ações que venham abordar as necessidades postas pelas famílias em determinados territórios implica no seu desenvolvimento.

e) A elaboração de abordagens não é um instrumento necessário para concretizar o trabalho social com as famílias dentro de uma perspectiva preventiva, protetiva e proativa.

28. Leia as assertivas e aponte a alternativa correta.

1. Os benefícios eventuais são provisões suplementares e provisórias, prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, que integram organicamente as garantias da LOAS.

2. A concessão e o valor dos benefícios são instituídos pelos municípios e Distrito Federal e previstos nas respectivas Leis Orçamentárias Anuais, considerando critérios e prazos estabelecidos pelos respectivos conselhos de assistência social.

3. As provisões relativas ao campo da saúde, educação, integração nacional e das demais políticas setoriais não são incluídas na modalidade de benefícios eventuais da assistência social.

a) É verdadeiro apenas o item 1. b) É verdadeiro apenas o item 2.

c) São verdadeiros apenas os itens 2 e 3. d) São verdadeiros apenas os itens 1 e 2. e) São verdadeiros apenas os itens 1 e 3.

29. “(...) busca ativa em praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas, comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros, para identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras”.

O texto faz referência:

a) Serviços Serviços Socioassistenciais. b) Serviços de Proteção Social Especial. c) Serviço Especializado em Abordagem Social. d) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado. e) Serviço Especializado de Assistência Social.

30. Quanto aos deveres do Assistente Social nas relações com as instituições empregadoras, qual(is) afirmativa(s) está(ão( incorreta(s)?

(i) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.

(ii) Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários, através dos programas e politicas sociais.

(iii) Empenhar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade de acordo com os interesses e necessidade dos usuários.

(iv) Contribuir para o fortalecimento do poder institucional, apoiando e desempenhando com competência as suas requisições.

a) Apenas (i), (ii) e (iii). b) Apenas (ii) e (iii). c) Apenas (ii) e (iv). d) Apenas (iv). e) Apenas (i).

Referências

Documentos relacionados

aquilo e comentou na semana passada na palavra livre que a administração começou perdendo tirando a EPAGRI daqui, e acha que perdeu bastante, quando a gente coloca

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...