• Nenhum resultado encontrado

PORTAL ORAH: FERRAMENTAS PARA EXPLORAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTAL ORAH: FERRAMENTAS PARA EXPLORAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PORTAL ORAH: FERRAMENTAS PARA EXPLORAÇÃO DE

INFORMAÇÕES DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES

Hugo Cesar Pessotti1, Gilmar Mazzer1, Francisco Barbosa Junior1,2, Natalia Santana Chiari1 e Domingos Alves1

1 Departamento de Medicina Social (DMS), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil

2 Departamento de Computação e Matemática (DCM), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto(FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil

Resumo: O processamento de dados hospitalares tem uma grande importância no que diz respeito à tomadas de decisão em organizações de saúde. Profissionais desta área podem se valer de ferramentas que facilitam a análise desses dados. Sob tal ponto de vista, esse artigo mostra alguns aspectos do Portal ORAH - Observatório Regional de Atenção Hospitalar. Usando uma sólida base de dados, disponibilizada pelo Centro de Processamento de Dados Hospitalares da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o principal propósito do Portal ORAH é possibilitar uma melhor análise dos dados disponíveis a partir da folha de Alta Hospitalar, que está presente em 34 hospitais da região de Ribeirão Preto. Com a vantagem de visualização em gráficos, tabelas e mapas, o sistema utiliza também inovadores indicadores para caracterizar hospitais e seus respectivos municípios na região de estudo.

Palavras-chave: Sistemas de Informação, Gestão em Saúde, Protocolos de Decisão

Abstract: The hospital data processing has a great importance regarding decision making in health care organizations. Professionals of this area can take advantage of tools that facilitates data analysis. Under that point of view, this article shows some aspects of the ORAH Portal. Using a solid database provided by the Hospital Data Processing Center of the School of Medicine of Ribeirão Preto, the main purpose of the ORAH Portal is to allow a better analysis of available data from the Hospital Discharge Sheet, which is present in 34 hospitals in the region of Ribeirao Preto. With the advantage of visualization in graphs, charts and maps, the system also uses innovative indicators to characterize hospitals and their respective cities in the study region. Keywords: Hospital Information Systems, Management Information Systems, Decision Making

Introdução

O Centro de Processamento de Dados Hospitalares (CPDH) do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DMS-FMRP-USP) surgiu em 1969 com o objetivo de coletar, processar e garantir a qualidade das informações de internação hospitalar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto através de protocolos internos de verificação e correção de inconsistências. Em 1987, o CPDH expandiu sua área de atuação para os hospitais da região de Ribeirão Preto1,2.

Atualmente, o CPDH abrange 34 hospitais localizados na DRS-XIII e processa anualmente cerca de 170 mil internações hospitalares, dos quais 60% são financiadas pela assistência pública provida pelo SUS. O instrumento utilizado pelo CPDH na coleta dos dados hospitalares é a Folha de Alta, criada e instituída por docentes do DMS-FMRP-USP. A Folha de Alta é composta por 27 campos que registram dados pessoais do paciente, diagnóstico principal, comorbidades, procedimentos realizados, entre outros. Além da Folha de Alta, também foi instituído um protocolo de codificação e verificação de erros com o objetivo de uniformizar os dados obtidos de diferentes hospitais e identificar inconsistências na Folha de Alta para sua posterior correção junto ao prontuário médico do paciente1,2,3.

(2)

2

Em 2009, o CPDH passou a ser parte do Observatório Regional de Assistência Hospitalar (ORAH)4, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) que, através da Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS-XIII), reconhece e apoia o CPDH como sendo o piloto para desenvolvimento e implantação do ORAH na região de Ribeirão Preto. A DRS-XIII é composta por 26 municípios com um total de 1.327.989 habitantes no ano de 20105, sendo o município de Ribeirão Preto a sua sede.

O principal meio de divulgação dos dados do ORAH é a internet, através da criação de um portal Web. Este portal permite que os serviços providos pelo ORAH sejam acessados a partir de qualquer computador com conexão à internet. Entre os serviços oferecidos aos hospitais parceiros do CPDH e gestores municipais da DRS-XIII, destacam-se as ferramentas de exploração das informações coletadas pelo CPDH e dados secundários de interesse à área da saúde. As ferramentas oferecidas são: (i) Estatísticas Hospitalares; (ii) Perfis Nosológicos; (iii) Procedimentos Médicos; (iv) Fluxos de Altas e (v) Indicadores Hospitalares.

Neste artigo será apresentado o Portal ORAH, um portal web desenvolvido no CPDH e também as ferramentas computacionais construídas para o acesso, exploração e visualização das internações hospitalares. Este portal está sendo aplicado na DRS-XIII utilizando informações coletadas e processadas pelo CPDH, disponibilizadas pelo ORAH sob forma de um estudo piloto para sua implantação em outras regionais de saúde

Métodos

O desenvolvimento do Portal ORAH foi conduzido segundo o modelo evolutivo de software de prototipação. Esta abordagem foi escolhida para permitir que o portal fosse avaliado por usuários durante seu desenvolvimento. A cada iteração do processo de desenvolvimento, todas críticas e sugestões de usuários eram analisadas e as mais substanciais eram incorporadas ao portal e um novo protótipo era gerado. Esse ciclo foi repetido até que o portal ganhasse maturidade o suficiente para ser disponibilizado online.

O acesso às informações secundárias como, por exemplo, dados demográficos de municípios e dados institucionais dos hospitais é aberto ao público. Já o acesso às ferramentas é feito mediante autenticação de usuário e senha, por conter informações internas dos hospitais6. Para os hospitais com leitos conveniados do SUS, está sendo estudado um modelo de acesso que permita a divulgação de relatórios e estatísticas obtidas a partir dos dados de internação, por se tratar de dados públicos. No entanto, no caso de hospitais com leitos conveniados da rede privada, este modelo de acesso será definido pelos próprios gestores dos hospitais.

Com exceção da ferramenta de Indicadores Hospitalares, que foi desenvolvida utilizando a linguagem Java, tanto o Portal ORAH quanto suas ferramentas utilizam a linguagem PHP. Esta diferença da linguagem de programação se deve ao fato da ferramenta de Indicadores já existir antes da criação do portal7, sendo a primeira ferramenta externa a ser incorporada no Portal ORAH8. Todas as outras ferramentas foram desenvolvidas pela própria equipe do CPDH.

O sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) utilizado para o processamento das ferramentas foi o PostgreSQL, uma vez que os dados do CPDH são armazenados neste mesmo SGBD1 Para a construção das interfaces gráficas e saídas das ferramentas foram utilizadas as linguagens de marcação HTML e CSS em conjunto com a biblioteca javascript jQuery.

As ferramentas de Perfis Nosológicos e Procedimentos Médicos oferecem formas similares de visualização baseadas em tabelas e permitem que sejam exploradas as causas de internação e os procedimentos médicos realizados em pacientes, respectivamente. No entanto, os dados processados por cada ferramenta apresentam origens distintas. Os Perfis Nosológicos são

(3)

3

processados a partir das informações de diagnóstico principal da Folha de Alta, enquanto os Procedimentos Médicos tratam os procedimentos realizados nas internações. Estas ferramentas podem ser utilizadas para apoio à tomada de decisão na gestão de saúde ou então auxiliar a elaboração de relatórios de gestão, de prestação de contas e divulgação de internações hospitalares, como o Mapa Saúde9.

A ferramenta de Fluxos de Altas permite que o fluxo de internação entre municípios e hospitais da região seja visualizado em formato de tabela e também como um grafo georeferenciado no mapa da DRS-XIII. Para a construção do grafo foram obtidas as coordenadas geográficas das fronteiras dos municípios através do software Spring, bem como seus respectivos centros geográficos. Uma vez obtidas as coordenadas geográficas, estas foram convertidas para coordenadas cartesianas dentro de uma imagem contendo o mapa da DRS-XIII. Conhecendo as coordenadas dos centros geográficos de cada município, foi possível construir um visualizador de fluxo em forma de grafo utilizando os dados de internações hospitalares do CPDH. Uma aplicação desta ferramenta pode ser encontrada em10. Resultados e Discussão

A Figura 1 mostra a tela inicial do Portal ORAH, disponível em http://orah.dyndns.org. Nesta tela inicial, são exibidas informações sobre o observatório, notícias da área de saúde e uma lista dos hospitais parceiros do ORAH. Nas barras de menu, são disponibilizadas informações da história e equipe do CPDH e ORAH, bem como os serviços prestados pelo ORAH. Algumas opções de menu são apenas acessíveis quando o usuário se autentica no portal como, por exemplo, o acesso às ferramentas de exploração das internações hospitalares.

Figura 1: Tela inicial do Portal ORAH, disponível em http://orah.dyndns.org.

As Figuras 2 e 3 mostram exemplos de execução das ferramentas de Perfis Nosológicos e Fluxos de Altas, respectivamente. Todas as ferramentas oferecidas pelo Portal ORAH apresentam a possibilidade de navegar em função do tempo e espaço, além de um conjunto de filtros através dos quais os dados de internações podem ser desagregados. Um panorama geral destes filtros pode ser visto na Figura 4. Os filtros são aplicados em tempo de execução, ou seja, todas as informações apresentadas pelo portal são calculadas em tempo real. Nenhum resultado é tabulado previamente, permitindo assim que o usuário tenha liberdade na combinação dos filtros.

(4)

4

Desta maneira, o usuário pode obter resultados de acordo com a origem e destino do paciente (respeitando sua permissão dentro da hierarquia de acessos do portal), capítulo CID, faixa etária, sexo, internações SUS/Não-SUS e condição de saída. O usuário também pode especificar como o resultado será apresentado, estratificado de acordo com sexo, idade, procedência, destino e internações SUS/Não-SUS. No caso específico da ferramenta de Fluxos de Altas, esta estratificação somente está disponível quando o usuário opta por gerar uma tabela ao invés de um mapa georeferenciado.

Figura 2: Exemplo de execução da ferramenta de Perfis Nosológicos.

(5)

5

Figura 4: Exemplo de filtro utilizado nas ferramentas do Portal ORAH Conclusão

O Portal ORAH permite que os usuários tenham acesso às informações de internações hospitalares coletadas nos hospitais da região de Ribeirão Preto, representada pela DRS-XIII e escolhida pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo como a região piloto de implantação do Observatório Regional de Atenção Hospitalar (ORAH). Este piloto está sendo desenvolvido e implantado pelo CPDH - Centro de Processamento de Dados Hospitalares do HCFMRP-USP, onde também são coletados e processados os dados de internação da região.

As etapas futuras do desenvolvimento do Portal ORAH vislumbram a implantação de um Fórum de Discussões, Biblioteca Virtual e Sala de Apoio à Pesquisa. O Fórum de Discussões terá como objetivo incentivar o contato entre gestores e profissionais da área de saúde para troca de experiências, fortalecendo assim a comunicação dos gestores de uma mesma região. A Biblioteca Virtual irá abrigar leituras e links de interesse da área, incluindo artigos científicos e publicações que utilizem os dados do CPDH, bem como oferecer cursos de atualização nos temas de codificação e processamento de dados hospitalares. Por fim, a Sala de Apoio à Pesquisa permitirá que os gestores e profissionais da área de saúde possam solicitar levantamentos e análise de informações hospitalares que ainda não façam parte do rol de serviços e ferramentas do Portal ORAH.

Este artigo mostra alguns aspectos de um sistema de informação hospitalar pioneiro na DRS-XIII, que pretende expandir sua atuação para outras regionais de saúde e desenvolver e adaptar novas tecnologias para explorar informações de internações hospitalares como, por exemplo, Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG - Diagnosis Related Groups), Índice de Comorbidade de Charlson e a inclusão de estatísticas de segunda ordem. O Índice de Comorbidade de Charlson já está sendo desenvolvido e será incluído no Portal ORAH11. Além disso, este artigo busca desfazer o conceito que observatórios de saúde são puramente passivos e não pro-ativos, ao passo que provê ferramentas para tomada de decisão em rede e permite que os próprios usuários montem seu conjunto de filtros para explorar a base de dados do ORAH.

Referências

[1] Mazzer G, Rocha JSY, Urushibata ET, Alves D. (2010) “Sistema Informatizado para o Gerenciamento das Informações de Morbidade e Mortalidade Hospitalar”. In: Anais do

XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Porto de Galinhas, 19-22 out.

[2] Simões BJG, Coutinho R, Almeida MGVL. Controle de Qualidade de Dados Hospitalares, Ribeirão Preto, SP. Medicina, Ribeirão Preto; 1991. 24 (1): 26-32.

(6)

6

[3] Mazzer G, Pessotti HC, Rocha JSY, Laprega MR, Alves D. (2012) "Infraestrutura do Observatório Regional de Atenção Hospitalar de Ribeirão Preto". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

[4] Universidade de São Paulo. Projeto ORAH. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social, 2009. [5] IBGE. Censo Populacional 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em:

<http://www.censo2010.ibge.gov.br>. Consultado em: 25 Jun. 2012.

[6] Chiari NS, Souza JP, Pessotti HC, Alves D. (2012) "Modelo de Referência para Desenvolvimento de Perfis de Usuários para Observatórios em Saúde: Etapa de Pré-Produção". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

[7] Dias TFF, Almeida AT, Mazzer G; Murari ML, Sousa FS, Alves D. (2010) "Desenvolvimento de um Sistema Informatizado de Análise e Monitoramento de Indicadores de Qualidade Hospitalar - IntegraIQI”. In: Anais do XII Congresso Brasileiro

de Informática em Saúde, Porto de Galinhas, 19-22 out.

[8] Dias TFF, Souza JCB, Pessotti HC, Alves D. (2012) "Desenvolvimento de uma Ferramenta Baseada na Web para Cálculo e Monitoramento de Indicadores de Qualidade Hospitalar". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

[9] BarbosaJr F, Pessotti HC, Mazzer G, Chiari NS, Alves D. (2012) "Ferramenta de Perfil Nosológico e Subsídios para a Construção de Mapas Regionais da Saúde". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

[10] FukuokaTS, Pessotti HC, Mazzer G, Alves D. (2012) "Ferramenta de Fluxos de Altas Hospitalares". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

[11] Hitomi WY, Carvalho I, Alves D. (2012) "O Índice de Comorbidade de Charlson como ferramenta do Observatório Regional de Atenção Hospitalar". Submetido ao XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Curitiba, 19-23 nov.

Contato

Hugo Cesar Pessotti - hpessotti@gmail.com Departamento de Medicina Social

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre CEP 14049-900 - Ribeirão Preto/SP Fone +55 (16) 3602 2713

Referências

Documentos relacionados

2.2 Gestor-empreendedor na empresa familiar Entendemos por empreendedor-gestor o individuo que constituiu uma empresa de forma individual ou em sociedade e que desempenha papel

Esta revisão bibliográfica mostra o Método Pilates como uma ferramenta eficiente para a estabilização do quadro sintomatológico da condromalácia patelar, pois,

Outras iniciativas e programas foram citados com menor frequência no decorrer das entrevistas como tendo potencial de impacto na vida das famílias atendidas pelo

Avaliar as dificuldades para obtenção de medicamentos de alto custo, em especial para tratamento da DG, com ênfase na judicialização do direito à saúde no âmbito do

O valor do auxílio-deslocamento correspondente ao regresso ao Brasil de até dois dependentes deverá ser solicitado pelo bolsista ao Serviço de Bolsas de

Direito de preferência sobre o imóvel sito na Travessa das Mechas, 4, 4A, em Évora,.. propriedade de Victor

[r]