• Nenhum resultado encontrado

NCE/09/01377 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/09/01377 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NCE/09/01377 — Relatório preliminar da CAE

- Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas 1 a 7

1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Coimbra

1.a. Descrição da Instituição de ensino superior / Entidade instituidora Universidade De Coimbra

2. Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Instituto de Investigação Interdisciplinar

3.a. Descrição Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Instituto de Investigação Interdisciplinar

3. Ciclo de estudos:

Biologia Experimental e Biomedicina 4. Grau:

Doutor

5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Biologia Experimental e Biomedicina

6. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 240

7. Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 8 semestres

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

1.1. Pedido do órgão legal e estatutariamente competente. Existe e satisfaz as condições legais

1.2. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente devem ser auscultados. Existem e satisfazem completamente as condições legais

1.3. Docente responsável pela coordenação do ciclo de estudos. Foi indicado e tem o perfil adequado

2. Estrutura curricular e plano de estudos.

2. Estrutura curricular e plano de estudos. Existe e satisfaz as condições legais

3. Descrição e fundamentação do ciclo de estudos

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos para o ciclo de estudos. Sim

(2)

Sim

3.1.3. Os objectivos e metas definidos são coerentes com a missão e a estratégia da instituição. Sim

3.1.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Este Programa de doutoramento tem por objectivo treinar uma nova geração de profissionais, ao de nível de 3º ciclo de estudos, que sejam internacionalmente competitivos em investigação

fundamental de ponta, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas mais eficazes de

diagnóstico modelos terapêuticos pré-clínicos relevantes e novas aplicações biotecnológicas. Este programa de doutoramento tem tido uma existência informal de sucesso durante os últimos 7 anos, com 12 bolsas atribuídas pela FCT, tendo demonstrado ser capaz de treinar investigadores com elevada qualidade. O Programa de doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina tirará partido e potenciará os esforços da Universidade de Coimbra no desenvolvimento das Ciências da Vida e da Investigação Biomédica e da prática clínica bem como na produção de conhecimento. 3.1.5. Pontos Fortes.

A massa crítica, a experiência, a qualidade da investigação científica e os Laboratórios existentes no Centro de Neurociências e Biologia Molecular, e outras Instituições associadas à Universidade de Coimbra.

A experiência de 8 anos de funcionamento de um programa de doutoramento prestigiado que está na génese da presente proposta.

3.1.6. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

3.2. Adequação ao Projecto Educativo, Científico e Cultural da Instituição

3.2.1. A instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio. Sim

3.2.2. Os objectivos definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da instituição.

Sim

3.2.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Este Programa de Doutoramento vai ser implementado, do ponto de vista científico, pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular, Laboratório Associado (CNC), um Centro de Investigação de reconhecida excelência e com colaborações com Institutos de Investigação de topo. Tal permite considera-lo um projecto sólido, na linha de um programa de doutoramento na mesma área que, ainda que informalmente, tem vindo a funcionar com todo o sucesso há quase uma década, alicerçado nas actividades interdisciplinares de qualidade do referido Centro. A Universidade de Coimbra propõe este Programa de Doutoramento através de uma nova Unidade Orgânica, o Instituto de Investigação Interdisciplinar (III), criado com o objectivo de promover investigação

transdisciplinar. 3.2.4. Pontos Fortes.

O programa de doutoramento ir ser implementado pelo Centro Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado (CNC), um Centro de Investigação de reconhecida excelência, o que permite considerá-lo um projecto sólido. O curso de doutoramento assenta num programa de doutoramento na mesma área que tem funcionado nos últimos 7 anos e dado provas de qualidade.

A nova Unidade Orgânica pela Universidade de Coimbra, o Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) poderá facilitar a implementação de um programa de doutoramento de excelência fortemente transdisciplinar.

(3)

Nada a acrescentar

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos.

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos.

Sim

3.3.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

O Programa divide-se numa componente curricular(2 semestres) e na realização do Trabalho Prático conducente à escrita e defesa da Tese (6 Semestres) num total de 240 ECTS, que são, no geral, apropriados para se atingir um nível de qualidade adequado nesta área de doutoramento. A unidade curricular (UC) Biologia Celular e Molecular (8 ECTS) destina-se a dar bases sólidas idênticas nesta área a todos os alunos aceites no curso e as de Biologia Experimental e Biomedicina I (18 ECTS) e Biologia Experimental e Biomedicina II (10 ECTS) permitem que, de modo flexível e com base em cursos avançados intensivos, possam ser leccionados conteúdos variáveis ao longo dos anos de modo a dar a resposta apropriada à evolução científica na área. A parte curricular Inclui ainda um

programa de Rotações Laboratoriais (4 ECTS), o Projecto de tese (20 ECTS) e a participação activa dos próprios alunos em actividades lectivas (9ECTS),compatível com uma formação de qualidade de um 3º ciclo.

3.3.4. Pontos Fortes.

i)A flexibilidade dos conteúdos programáticos da parte curricular e o ensino baseado em cursos avançados intensivos, em áreas de ponta, com alguns docentes estrangeiros convidados e leccionados em inglês ii) um programa de rotações laboratoriais para integrar os estudantes no ambiente de laboratórios de investigação, bem equipados e em grupos que realizam investigação de nível internacional iii) uma prática de ensino por parte do aluno sobre matérias em que adquiriu experiência iv) o planeamento de um projecto de tese e desenvolvimento da dissertação num ambiente cientificamente estimulante

3.3.5. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

4. Pessoal docente

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais. Sim

4.2. Existe um sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente, por forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua permanente actualização.

Sim

4.3. A maioria dos docentes tem ligação estável à instituição por um período superior a três anos. A instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente.

Sim

4.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Neste programa de doutoramento participarão Professores com vínculo à Universidade de Coimbra e outros investigadores do CNC, todos eles doutorados. Foram apresentados curricula de mérito de 30 professores/investigadores, cobrindo diferentes áreas do programa de doutoramento. Serão também convidados, por períodos curtos, professores estrangeiros de reconhecido mérito, a designar conforme os tópicos emergentes a tratar.

(4)

O sistema de desempenho do corpo docente encontra-se em fase de desenvolvimento e

implementação, de acordo com documento aprovado no Senado em 2008. O teste e implementação de inquéritos pedagógicos a estudantes e Professores tiveram início em 2009 mas o sistema ainda se não encontra certificado.

4.5. Pontos fortes.

Encontram-se associados a este programa de doutoramento, 30 docentes/investigadores, todos doutorados, com vínculo à Universidade de Coimbra/CNC e com competências diversificadas na área do doutoramento. Muitos são académicos com uma obra muito extensa e internacionalmente

reconhecida e que têm tido um papel notável no desenvolvimento da Biologia Experimental e Biomedicina. Os elementos mais jovens trazem valor acrescentado e competência nas suas áreas de intervenção. Acresce que serão também convidados por períodos curtos professores estrangeiros de reconhecido mérito, a designar conforme os tópicos emergentes a tratar para leccionar por períodos curtos.

4.6. Recomendações para melhoria.

Concluir o processo de implementação e a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade Pedagógica.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento. Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, laboratórios de informática, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos.

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos.

Sim

5.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Encontram-se disponíveis múltiplos recursos nas instalações próprias do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) complementadas pelas bibliotecas, laboratórios e outros recursos das

Faculdades de Ciências e Tecnologia, de Farmácia e de Medicina, dos Hospitais da Universidade de Coimbra e da Associação de Biotecnologia Biocant. O CNC tem instalações próprias no Edifício da Faculdade de Medicina do Pólo I da Universidade de Coimbra que incluem um anfiteatro onde decorrem os seminários e uma sala de aulas dedicada em exclusivo ao Programa Doutoral. Existe equipamento audiovisual e equipamento de videoconferência com ligação à internet. Os Laboratórios de ponta na área do doutoramento existentes no CNC estão igualmente disponíveis para as rotações laboratoriais e o trabalho de tese. Os alunos, assim que integrados nos trabalhos de investigação, beneficiarão do apoio de técnicos especializados do CNC, bem como de outro apoio mais

administrativo durante todo o programa. 5.5. Pontos fortes.

O ponto mais forte que caracteriza este programa de doutoramento em termos de recursos materiais é o facto de estarem disponíveis, para as rotações laboratoriais e o trabalho de tese dos alunos, laboratórios de ponta do CNC que têm permitido uma produção científica de excelência em Biocências e Biomedicina.

5.6. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

(5)

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) Centro(s) de Investigação reconhecido(s) e com boa avaliação, na área científica do ciclo de estudos.

Sim

6.2. Existem publicações científicas da instituição registadas nas bases de dados de publicações científicas.

Sim

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas e artísticas desenvolvidas e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais.

Sim

6.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

O Centro de Neurociências e Biologia Molecular (CNC), que fará a gestão científica do programa de doutoramento, é um Laboratório Associado que tem mantido a classificação de Excelente desde o momento da sua fundação. Nos últimos 3 anos foram publicadas, com afiliação CNC, 443

publicações em revistas internacionais.

Para além do seu próprio quadro de investigadores, o CNC inclui investigadores associados aos Hospitais da Universidade de Coimbra e às Faculdades de Ciências e Tecnologia, Farmácia e Medicina. Conta igualmente com uma importante rede de colaborações com algumas das mais prestigiadas instituições mundiais, estando ainda envolvido em Programas nacionais como as colaborações Portugal-MIT, Portugal-Harvard Medical School e vários programas Erasmus, o que facilita a vinda de especialistas estrangeiros para leccionar no Programa sem custos significativos para a Universidade.

6.5. Pontos fortes. Foram indicados em 6.4.

6.6. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

7. Actividades de prestação de desenvolvimento profissional

de alto nível

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da instituição.

Sim

7.2. Estas actividades são propostas a preços determinados de forma transparente e não induzem condições de concorrência desleal.

Sim

7.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) desenvolve outras actividades de formação avançada de Mestres e Doutores que depois exercem funções como técnicos na área das Ciências da Vida e Ciências da Saúde. Tem ainda outras actividades relacionadas com a prestação de serviços (diagnóstico de patologias de natureza oncológica, metabólica, microbiológica ou neurodegenerativa) alicerçado no conhecimento obtido na investigação básica para aperfeiçoar e inovar procedimentos existentes.

7.4. Pontos fortes. Indicados em 7.3.

(6)

Nada a acrescentar

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do MTSS) mostram empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos.

Não aplicável

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes. Não aplicável

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras instituições na região de influência da instituição.

Não aplicável

8.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Em termos práticos, este Programa de doutoramento está em funcionamento há pelo menos 7 anos, sabendo-se que os seus Doutorados se encontram presentemente colocados como investigadores ou técnicos superiores em instituições de ensino e investigação, nacionais e internacionais. Ao longo dos anos tem havido sempre cerca de 100 candidatos para 12 vagas. Aproximadamente um terço dos candidatos têm sido estudantes e/ou técnicos e investigadores não-doutorados com ligações à

Universidade de Coimbra, e os outros dois terços têm vindo de outras Instituições Públicas e Privadas onde há formação Universitária na área do doutoramento, com destaque, embora não exclusivamente, para Lisboa, Porto, Aveiro e Minho. Todos os anos há candidatos estrangeiros, estando vários a frequentar o presente Programa. Há pois confiança na capacidade de atracção de estudantes para o Programa. Estão planeadas parcerias com outros programas em curso na

Universidade de Coimbra de modo a aproveitar recursos. 8.5. Pontos fortes.

Descritos em 8.4.

8.6. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

9. Enquadramento financeiro de horizonte plurianual

9.1. O estudo de viabilidade financeira apresentado pela instituição mostra que esta poderá dispor de recursos financeiros que garantem a oferta sustentada do ciclo de estudos com bons padrões de funcionamento.

Sim

9.2. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Para além das propinas que recolherá, este programa doutoral será apoiado, tal como o seu

antecessor, pela FCT que concederá 12 bolsas de doutoramento mistas pelo menos até 2013. Assim, não há que temer qualquer problema financeiro com o seu funcionamento. Pelo contrário, o

Programa trará mais valias para a Universidade, que vão muito para além das financeiras. 9.3. Pontos fortes.

O continuado suporte financeiro por parte da FCT, em termos de bolsas à cabeça e de uma verba adicional para a gestão do programa até pelo menos 2013, garante a existência de um número de candidatos interessantes muito superior ao das vagas. Este facto torna este programa artificialmente competitivo com outros que não têm garantido esse apoio. De referir que a continuidade do apoio se deve a avaliação externa internacional independente, que reconheceu a sua excelência.

9.4. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

(7)

10. Fundamentação do número de ECTS por unidade

curricular

10.1. A distribuição do número de unidades de crédito atribuídas por unidade curricular está genericamente justificada de forma convincente.

Sim

10.2. Existe evidência de que a determinação das unidades de créditos foi feita após consulta aos docentes e estudantes.

Sim

10.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

A distribuição de créditos e o tipo de unidades curriculares teve em conta a experiência anterior, com consulta aos docentes/investigadores envolvidos em outras edições, e é semelhante à de outros Programas Doutorais em áreas afins, que apresentam também uma parte lectiva especializada e o trabalho prático de doutoramento. Durante o primeiro ano estão previstos 60 ECTS para diferentes tipos de unidades curriculares de natureza formativa e para a elaboração do Projecto de Tese que o aluno virá a desenvolver, ficando os restantes ECTS, no essencial, para a conclusão do trabalho de Tese propriamente dito. Um total de 240 ECTS é adequado a um doutoramento de qualidade na área. 10.4. Pontos fortes.

Os créditos atribuídos à preparação do Projecto de tese, às rotações Laboratoriais e à prática lectiva a realizar pelo próprio aluno, para além da frequência de cursos mais formais e do trabalho de tese propriamente dito, são pontos interessantes do programa. No seu conjunto, os 240 créditos do programa de doutoramento permitirão em princípio uma formação de qualidade ao nível de doutoramento na área da Biologia Experimental e Biomedicina.

10.5. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

11. Fundamentação do número total de ECTS e da duração

do novo ciclo de estudos

11.1. A atribuição do número total de unidades de crédito ao ciclo de estudos e a fixação da sua duração estão justificadas de maneira convincente.

Sim

11.2. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

A Proposta baseia-se no Regulamento dos Programas de Doutoramento da FCTUC, que por sua vez obedece à legislação em vigor. O Programa de Doutoramento em Biologia Experimental e

Biomedicina tem início com um ano lectivo curricular de formação (60 ECTS) e é concluído com a realização de uma Tese (6 semestres). A carga horária é de 60 ECTS anuais. A experiência tem demonstrado que um total de 240 ECTS é um mínimo realista para a realização de um Doutoramento de qualidade na área.

11.3. Pontos fortes. Referidos em 11.2

11.4. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

12. Comparação com ciclos de estudos de referência no

Espaço Europeu

(8)

referência do Espaço Europeu de Ensino Superior. Sim

12.2. O ciclo de estudos tem objectivos e confere competências análogas às de outros ciclos de estudos de instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior.

Sim

12.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Ainda que os terceiros ciclos de referência no espaço europeu, ou noutro espaço, sejam sempre o reflexo das especificidades e interesses das Instituições que os oferecem, é possível considerar que este programa de doutoramento, fortemente alicerçado na qualidade e especificidade da

Universidade de Coimbra/CNC, está organizado de modo próximo à de outros programas de doutoramento de referência na área do doutoramento.

12.4. Pontos fortes. Indicados em 12. 3.

12.5. Recomendações para melhoria. Nada a acrescentar

13. Outras informações – períodos de formação em serviço

13.1. Existem locais de estágio ou formação em serviço.

Não aplicável

13.2. Indicação dos recursos próprios da instituição para acompanhar os seus estudantes na formação em serviço.

Não aplicável

13.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade da formação em serviço dos estudantes. Não aplicável

13.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada. Não aplicável ou respondido noutros pontos.

13.5. Pontos fortes.

Não aplicável ou respondido noutros pontos. 13.6. Recomendações para melhoria.

Nada a acrescentar

14. Conclusões

14.1. Recomendação final.

O ciclo de estudos deve ser acreditado 14.2. Fundamentação da recomendação:

Este Programa de doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina será o sucessor de um outro com provas dadas durante uma existência de 7 anos consecutivos. Esse Programa formou investigadores com elevado potencial na área da Biologia Experimental e Biomedicina e que publicaram em revistas de topo. Foi considerado excelente com base em avaliação internacional independente e conta à partida, até 2013, com o apoio da FCT, com um montante fixo anual e 12 bolsas de doutoramento. O programa está alicerçado na excelência de docentes/investigadores e dos laboratórios de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Molecular (CNC), um Centro de Investigação/Laboratório Associado com classificação excelente e provas dadas na área do

doutoramento. Este Programa Doutoral é reivindicado pelos proponentes como sendo um programa verdadeiramente transdisciplinar, envolvendo várias Faculdades e Hospitais da Universidade de Coimbra para além do CNC. Apesar de os objectivos serem ambiciosos, este 3º ciclo tem todas as condições para ser bem sucedido e para vir a desenvolver novas sinergias. Admite-se que os estudantes que concluírem o plano de estudos possam vir a estar preparados para produzir

(9)

Referências

Documentos relacionados

Agora nos voltamos à praça, onde os clientes tinham suas passagens efêmeras. Mesmo assim, as fotos do capítulo anterior demonstram que os poucos minutos de suas estadias

Listar os aspectos que compõem os processos laborais e que interferem na qualidade de vida.. Colaborar com outros programas da organização que visem à promoção e

pesquisa de mercado, utilizando ferramentas de sistema de informação de marketing para elaboração do plano estratégico e gerencial da organização.. Análise do ambiente de

Definição de polos de motor e gerador: parâmetros matemático para motores elétricos: velocidade síncrona, escorregamento, trabalho mecânico,... Prática: definições e ensaio

Áreas com indícios de degradação ambiental solo exposto no Assentamento Fazenda Cajueiro A e no Assentamento Nossa Senhora do Carmo B, localizados, respectivamente, no Município de

A curva em azul é referente ao ajuste fornecido pelo modelo de von Bertalany, a curva em vermelho refere-se ao ajuste fornecido pelos valores calculados Lt, dados pela equação

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá