• Nenhum resultado encontrado

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Qualidade e Produtividade Industrial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Qualidade e Produtividade Industrial"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Qualidade e

Produtividade Industrial - TQP 2004/2

RQ 9403 Rev. 00

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Qualidade e Produtividade Industrial

1 DADOS LEGAIS:

Reconhecido Portaria MEC 4.255 de 21 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União em 22 de dezembro de 2004, página 19, seção I. Alterado o currículo conforme Resolução 09/2002 da Diretoria do IST. Alterado novamente o currículo conforme Resolução 053/2004 de 6 de julho de 2004 do Conselho Deliberativo do IST.

2 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO:

 atuar no planejamento, gestão, implantação e operação de sistemas que envolvam aspectos da produtividade e qualidade industrial;

 desenvolver atividades de normalização, integradas com as demais atividades de um sistema da qualidade;

 integrar as rotinas técnicas com procedimentos de gestão da qualidade, visando otimização dos processos das empresas;

 aplicar metodologia para avaliação de produtos e processos, de forma a aumentar a produtividade industrial;

 atuar como coordenador, membro ou consultor técnico de equipe de qualidade industrial; e

 atuar nos processos de melhoria da produtividade e qualidade industrial. 3 VALIDADE:

Válido para todas as turmas iniciantes entre o segundo semestre de 2004 e o primeiro semestre de 2005, exceto para aqueles alunos que solicitaram, expressamente, a mudança de grade curricular.

4 CARGA HORÁRIA E PERÍODO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO:

O curso possui uma carga horária de 2.760 h/a, incluindo 720 h/a de Estágio, podendo ser integralizado no mínimo em 6 no máximo em 12 semestres.

5 EMENTÁRIOS: 1o Período:

PROCESSOS INDUSTRIAIS - MC024 Carga horária: T(15) PE(15) PL (0)

Classificação dos processos de fabricação: processos de fundição; processos de conformação metálica e plástica; processos de usinagem; processo de metalurgia do pó; processos de tratamento térmico; processo de tratamento de superfícies; processos de soldagem. Automação industrial: os computadores e suas aplicações nos processos industriais; controladores programáveis, sistemas numéricos. Tendências e perspectivas nos processos de fabricação.

REDAÇÃO TÉCNICA - CH058 Carga horária: T(45) PE(15) PL (0)

O estilo da redação técnico-científica; a arte de tomar apontamentos; elaboração de trabalhos acadêmicos, artigos e relatórios técnicos.

MATEMÁTICA - CE062

Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Trigonometria; números reais: conjuntos numéricos, desigualdade, valor absoluto, intervalos; funções: definição, gráficos, operações: funções elementares: constante, 1o grau; módulo, quadrática, polinomial e racional; funções especiais: exponencial, logarítmica, trigonométrica.

ESTATÍSTICA I - CE067

Carga horária: T(30) PE(15) PL (30)

Origens e tendências da estatística; métodos e técnicas de pesquisa; distribuição de freqüência; medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose; regressão simples e múltipla.

FUNDAMENTOS DA QUALIDADE - QP023 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

(2)

RQ 9403 Rev. 00 Histórico; os mestres da qualidade e produtividade; evolução do conceito de qualidade; a produtividade como conseqüência da qualidade; principais teorias humanísticas; o papel do ser humano na qualidade total: motivação e criatividade; os conflitos e negociação; a mudança pessoal e organizacional para formação de uma nova cultura para qualidade; princípios básicos da gestão da qualidade total; visão geral das técnicas empregadas na gestão da qualidade total; infra-estrutura para mobilização para qualidade total; o ciclo PDCA: definição e metodologia de utilização; aplicação das ferramentas da qualidade. árvore, outras.

INGLÊS TÉCNICO - CH016 Carga horária: T(0) PE(30) PL (0)

Principais estruturas da língua inglesa; formação de vocabulário técnico; tradução e compreensão de textos técnicos.

ADMINISTRAÇÃO - AD012 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

Organizações; organizações como sistemas; pioneiros da administração; o enfoque da produtividade e qualidade na administração; planejamento estratégico; planejamento operacional; estrutura organizacional; dinâmica organizacional; administração de projetos, reengenharia: técnicas e ferramentas para uma mudança eficaz; engenharia simultânea; tendências na administração.

2o Período:

DESENHO TÉCNICO - MC001

Pré-requisito: Processos Industriais - MC024 Carga horária: T(30) PE(0) PL (30)

Introdução ao desenho; desenho geométrico; introdução ao desenho técnico; normas técnicas; sistemas de representação; desenho projetivo; projeção cilíndrica ortogonal; cotagem; escala; sinais convencionais e supressão de vistas; desenho em esboço; tolerâncias dimensionais; leitura e interpretação.

Atividades de laboratório:

Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; desenhar em esboço peças modelo; desenhar a projeção de peças em 3 vistas no 1o diedro; desenhar a partir de vistas, a perspectiva isométrica; cotar peças em 2D; identificar e representar nos desenhos os sinais de usinagem e acabamento superficial; e elaborar desenhos 2D utilizando uma ferramenta CAD.

MATEMÁTICA AVANÇADA - CE047 Pré-requisito: Matemática - CE062 Carga horária: T(45) PE(30) PL (0)

Limite e continuidade; derivada: definição, regras de derivação, derivadas de funções elementares, tabela geral de derivadas, aplicações; integração: integral indefinida; tabela de integrais, integral definida, cálculo de áreas, métodos de integração.

ESTATÍSTICA II - CE043

Pré-requisitos: Matemática - CE062; Estatística I - CE067 Carga horária: T(15) PE(15) PL (15)

Elementos de probabilidade; variáveis aleatórias discretas e contínuas; modelos de distribuição de probabilidades discretas e contínuas; técnicas de amostragem.

FÍSICA APLICADA - CE024 Carga horária: T(30) PE(15) PL (45)

Mecânica: leis de Newton, energia e trabalho, hidrostática; termologia: temperatura e dilatação. Conceitos de eletricidade: campo elétrico, potencial elétrico; eletrodinâmica: corrente elétrica, resistores e geradores; noções de óptica geométrica.

Atividades de laboratório:

Medição com dinamômetro; conservação de energia; determinação do coeficiente de dilatação linear; eletrostática; curvas equipotenciais; reflexão e refração; lentes e espelhos.

GESTÃO PELA QUALIDADE I - QP005

(3)

RQ 9403 Rev. 00 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Conceitos, metodologia, preparação, implantação, avaliação e manutenção das técnicas: benchmarking, gerenciamento de rotina, gerenciamento das melhorias, gerenciamento das diretrizes; metodologia para solução de problemas; programa CCQ; programa 5S.

3o Período:

SISTEMA DE PRODUÇÃO - QP018 Pré-requisito: Desenho Técnico - MC001 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Funções da produção; produtividade, competitividade e sobrevivência; sistemas de produção convencionais; planejamento dos recursos produtivos; tecnologia da produção otimizada, sistema just in time, sistemas flexíveis de manufatura, software de gestão de manufatura, novas lógicas de sistema de produção; gestão produtiva da manutenção.

ESTATÍSTICA III - CE044

Pré-requisito: Matemática Avançada - CE047; Estatística II - CE043 Carga horária: T(15) PE(15) PL (15)

Distribuições amostrais; intervalo de confiança; teste de hipóteses; testes de significância; estatística não-paramétrica; análise de variância.

CONTROLE DIMENSIONAL - MC016 Carga horária: T(30) PE(0) PL (30)

Metrologia dimensional; erros geométricos de fabricação (forma, posição, rugosidade); tecnologia de medição (mecânico, óticos, outros); instrumentos de medição convencionais; máquinas de medição.

Atividades de laboratório:

Medição com instrumentos convencionais; medição com máquinas de medição; medição de rugosidade superficial (rugosímetro); e calibração de instrumentos.

CONTROLE NÃO-GEOMÉTRICO - EL023 Pré-requisito: Física Aplicada - CE024 Carga horária: T(30) PE(0) PL (30)

Abordagem generalizada de instrumentos de medição: blocos funcionais de instrumentos, tipos gerais de transdutores, configurações de entrada e saída de instrumentos; análise estática e dinâmica de instrumentos, circuitos eletrônicos para medição, sistemas de medição de: força, dureza, pressão, vazão, temperatura, grandezas elétricas (amperímetro, voltímetro, multímetro digital); normalização dos instrumentos industriais.

Atividades de laboratório:

Medição de grandezas elétricas com utilização do multímetro; medição de dureza; calibração de amperímetro e voltímetro; calibração de manômetro; e calibração de termopar.

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - QP008 Pré-requisitos: Gestão pela Qualidade I - QP005 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Impacto dos sistemas de gestão da qualidade nas indústrias; qualidade e marketing; conceitos e vocabulário; normas internacionais; normas setoriais; compatibilidade entre as normas; integração das normas de gestão da qualidade com a gestão pela qualidade total; interpretação dos requisitos dos sistemas da qualidade.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - AD014 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

Conceitos; valor do sistema de informação; classificação de sistemas; sistema de informação como instrumento de gestão; planejamento da informação na empresa; organização das informações; impacto do processamento eletrônico de dados nos sistemas de informação.

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO - CH015 Carga horária: T(15) PE(30) PL (0)

(4)

RQ 9403 Rev. 00 Técnicas de apresentação: partes de uma apresentação, planejamento da apresentação, considerações sobre o público, formas de apresentação, uso de recursos visuais e audiovisuais, atributos do orador, apresentação pessoal, expressão corporal; técnicas de negociação.

4o Período:

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE PROCESSO I - QP013 Pré-requisito: Sistemas de Produção - QP018

Carga horária: T(15) PE(30) PL (0)

Parâmetros para avaliação do desempenho do processo; cronoanálise: análise de rotina de trabalho e cálculo do tempo padrão, carga de trabalho, cálculo da carga de mão de obra e da carga de máquina; ergonomia: definição, análise ergonômica dos posto de trabalho; layout: os movimentos no processo produtivo, o estudo do fluxo de operações, dimensionamento de áreas, roteiro para o desenvolvimento de um projeto de lay-out; simulação de sistemas de produção como suporte para análise e tomada de decisão.

ESTATÍSTICA IV - CE045

Pré-requisito: Estatística III - CE044 Carga horária: T(15) PE(15) PL (15)

Planejamento e avaliação de experimentos: comparação de k grupos, blocos aleatorizados completos quadrados latinos, projetos fatoriais do tipo 2K, experimentos fatoriais confundidos em blocos, experimentos fatoriais divididos em células.

ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO - QP001

Pré-requisitos: Estatística III - CE044; Controle Dimensional - MC016; Controle não Geométrico - EL023 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

Estrutura metrológica brasileira; redes de calibração e laboratórios nacionais; sistema internacional de medidas; vocabulário de metrologia; erros de medição; padrões; calibração; rastreabilidade; resultado de medição; incerteza de medição; metodologia para determinação da incerteza de medição; elaboração de procedimento de calibração; avaliação dos resultados de calibração; implantação do gerenciamento de medição; adequação dos instrumentos de medição ao uso no controle do processo produtivo: metodologia para avaliação dos meios de medição.

ANALISE FUNCIONAL - QP012

Pré-requisito: Sistemas de Gestão da Qualidade - QP008 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Identificação das exigências dos clientes; comunicação e propriedades dos clientes; projeto; desenvolvimento e validação de produtos; desdobramento da função qualidade: conceito, aplicação e técnica de utilização; Análise de falhas de projeto; engenharia de confiabilidade: conceito, métodos estatísticos para modelamento da vida de um produto, ensaios acelerados de vida, análise de dados de vida, sistemas informatizados de avaliação; engenharia robusta.

NORMALIZAÇÃO - QP024

Pré-requisito: Sistemas de Gestão da Qualidade - QP008 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

Conceitos básicos; documentação normativa; função básica dos documentos normativos; implantação do processo de normalização; diretrizes para elaboração do manual da qualidade; procedimentos e instruções de trabalho; normalização no contexto do sistema da qualidade: codificação, validação e aprovação, controle de distribuição, temporalidade documental; sistemas informatizados de gestão de documentos normativos e desenhos.

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE - QP010 Pré-requisito: Sistemas de Gestão da Qualidade - QP008

Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Planejamento estratégico da qualidade; metodologia de implantação: diagnóstico, treinamento, formação de grupos, definição do programa de implantação, elaboração da documentação do Sistema da Qualidade, implementação das políticas e procedimentos, registros da qualidade, não-conformidades e ações corretivas/preventivas; manutenção do sistema da qualidade.

(5)

RQ 9403 Rev. 00 TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO II - QP014

Pré-requisito: Técnicas de Avaliação de Processo I - QP013; Estatística IV - CE045 Carga horária: T(30) PE(45) PL (0)

Fluxograma de processo; análise de falhas de processo, delineamento de experimentos, controle estatístico de processo e capabilidade de processo; prova de erro.

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL - AD005 Carga horária: T(45) PE(15) PL (0)

Estilo de liderança, comportamento do dirigente e os fatores motivacionais; a eficácia do conceito de liderança; determinação de estilo eficaz de liderança; a maximização do desempenho do dirigente; binômio chefe-subordinado; exame do nível de maturidade dos subordinados; a teoria do ciclo vital; impacto da liderança nos instrumentos de gerência; dimensões e estilos gerenciais; estilo grid; formulação de modelos de atuação em equipe; cultura organizacional ideal; modelos de desenvolvimento gerencial.

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO PRODUTO - QP002 Pré-requisito: Análise dos Sistemas de Medição - QP001 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Processo de aprovação de peça de produção; tipos de inspeção; métodos de inspeção; inspeção por amostragem; planejamento da inspeção; análise dos resultados; identificação da situação de inspeção; emissão de registros e relatórios.

GESTÃO DE CUSTOS - AD015

Pré-requisito: Análise Funcional - QP012 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Terminologia. Sistema de custos por ordens específicas; sistemas de custo por processo; sistemas de custo-padrão; sistema de custeio direto. Novas abordagens para custos: unidades de produção; custos ABC; custeio por restrições. Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de custo.

GESTÃO AMBIENTAL - QP019 Pré-requisito: Normalização - QP024 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Globalização e consolidação bio-ética; conceito de desenvolvimento sustentado; a política ambiental no Brasil; comportamento ambiental nas empresas; indicadores ambientais; sistemas de gestão ambiental; interpretação das normas de gestão ambiental; etapas de implantação de um sistema de gestão ambiental nas empresas; gestão ambiental como vantagem competitiva: redução de custos, possibilidade de conquista de mercados restritos; maior facilidade de obtenção de financiamentos, atendimento às legislações inerentes ao meio ambiente; gestão ambiental como fator de aumento de produtividade em função da economia de recursos naturais e diminuição de geração de resíduos.

AUDITORIA DE SISTEMAS DA QUALIDADE - QP025

Pré-requisito: Organização e Administração de Sistemas da Qualidade - QP010 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Conceituação e objetivos das auditorias; classificação das auditorias; auditorias internas: funções e responsabilidade, atividades de pré-auditoria, execução de auditoria e pós-auditoria; lista de verificação, relatório de auditoria; normas sobre auditorias; qualificação e certificação de auditores; perfil do auditor; organismos de certificação; o processo de certificação; implantação de programas de auditoria; qualificação e avaliação de fornecedores; normas para avaliação de laboratórios de calibração e ensaios.

6o Período:

PROJETO FINAL - QP015

Pré-requisitos: Técnicas de Avaliação de Processo II - QP014; Auditoria de Sistemas da Qualidade - QP025 Carga horária: T(0) PE(0) PL (75)

Consolidação dos conhecimentos auferidos no curso com o objetivo de desenvolver a capacitação e confiança do aluno na concepção, implementação e avaliações de situações reais na área de Qualidade e Produtividade industrial. A avaliação será realizada através da análise de uma monografia produzida pelo aluno e respectiva defesa diante de uma banca examinadora.

SEGURANÇA, SAÚDE NO TRABALHO - QP020 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

(6)

RQ 9403 Rev. 00 A saúde e a segurança no contexto da qualidade total; riscos ambientais, higiene no trabalho; planejamento da higiene e segurança na empresa; equipamentos de proteção; legislação; prevenção contra incêndios; primeiros socorros; registros e informações; programas de prevenção de riscos ambientais; causas e custos dos acidentes; metodologia para análise dos acidentes; normas de gestão em saúde, segurança no trabalho.

ANÁLISE DO VALOR - AD017

Pré-requisito: Gestão de Custos - AD015 Carga horária: T(30) PE(15) PL (0)

Histórico, conceituação, análise do valor e o aumento da produtividade; a análise funcional matriz custo-função; plano de trabalho, aplicação do plano de trabalho, criatividade na geração de idéias, técnicas de análise, técnicas de implantação.

CUSTOS DA QUALIDADE - AD043 Pré-requisito: Gestão de Custos - AD015 Carga horária: T(15) PE(15) PL (0)

Definição; categorias: custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e externas; fonte de dados; programa de implantação e monitoramento do sistema de custos da qualidade; indicadores de custos da qualidade.

GESTÃO PELA QUALIDADE II - QP006

Pré-requisitos: Gestão Ambiental - QP019; Auditoria de Sistemas da Qualidade - QP025 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Medição da satisfação do cliente, tratamento de reclamações de clientes, programas de melhoria contínua, qualidade assegurada por computador; sistemas integrados de qualidade.

GARANTIA DA QUALIDADE DO PRODUTO - QP007 Pré-requisito: Auditoria de Sistemas da Qualidade - QP025 Carga horária: T(30) PE(30) PL (0)

Fundamentos; etapas da garantia da qualidade do produto: planejamento e definição do programa da qualidade, verificação do projeto e definição do produto, verificação do projeto e desenvolvimento do processo, validação do produto e do processo, análise da retroalimentação e ação corretiva; metodologia do plano de controle.

ESTÁGIO - QP016

Pré-requisito: Todas as disciplinas até o quarto período concluídas Carga horária: 720 h/a

____________________________________________________________________________________________ Disciplina Optativa

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO - EST001 Carga Horária: 2.000 h

6 QUADRO DE CARGAS HORÁRIAS POR SEMESTRE

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITO Cód. T PE PL Cód. Processos Industriais MC024 1 1 0 - Redação Técnica CH058 3 1 0 - Matemática CE062 2 2 0 - Estatística I CE067 2 1 2 - Fundamentos da Qualidade QP023 2 1 0 - Inglês Técnico CH016 0 2 0 - 1 o P er ío d o Administração AD012 2 1 0 - Desenho Técnico MC001 2 0 2 MC024 2 Perí odo

(7)

RQ 9403 Rev. 00

Estatística II CE043 1 1 1 CE062

CE067

Física Aplicada CE024 2 1 3 -

Gestão pela Qualidade I QP005 2 2 0 QP023

Sistemas de Produção QP018 2 2 0 MC001

Estatística III CE044 1 1 1 CE047

CE043

Controle Dimensional MC016 2 0 2 -

Controle não Geométrico EL023 2 0 2 CE024

Sistemas de Gestão da Qualidade QP008 2 2 0 QP005

Sistemas de Informação AD014 2 1 0 -

3 o P er ío d o Técnicas de Comunicação CH015 1 2 0 -

Técnicas de Avaliação do Processo I QP013 1 2 0 QP018

Estatística IV CE045 1 1 1 CE044

Análise dos Sistemas de Medição QP001 2 1 0

CE044 MC016 EL023 Análise Funcional QP012 2 2 0 QP008 Normalização QP024 2 1 0 QP008 4 o P er ío d o

Organização e Administração de Sistemas da Qualidade QP010 2 2 0 QP008 Técnicas de Avaliação do Processo II QP014 2 3 0 QP013 CE045

Desenvolvimento Gerencial AD005 3 1 0 -

Técnicas de Avaliação do Produto QP002 2 2 0 QP001

Gestão de Custos AD015 2 2 0 QP012

Gestão Ambiental QP019 2 2 0 QP024 5 o P er ío d o

Auditoria de Sistemas da Qualidade QP025 2 2 0 QP010

Projeto Final QP015 0 0 5 QP014

QP025

Segurança, Saúde no Trabalho QP020 2 1 0 -

Análise do Valor AD017 2 1 0 AD015

Custos da Qualidade AD043 1 1 0 AD015

Gestão pela Qualidade II QP006 2 2 0 QP019

QP025 Garantia da Qualidade do Produto QP007 2 2 0 QP025

6 o P er ío d o Estágio QP016 720 h/a *

** Estágio não Obrigatório EST001 2.000 h -

Total 66 51 19 -

Legenda: T - Aula Teórica; PE - Aula Prática de Exercícios; PL - Aula de Laboratório

* A matrícula na disciplina Estágio somente poderá ser efetuada após a conclusão de todas as disciplinas até o quarto período.

** Disciplina Optativa

Carga horária total: 136h/a x 15 semanas = 2.040h/a + 720h/a de estágio = 2.760h/a Hora/aula de 50min. Carga horária total em horas: 1.700h + 600h de estágio = 2.300h

Referências

Documentos relacionados

O primeiro teste foi realizado, acrescentando-se a bacitracina fornecida pelo fabricante (bacitraci- na USP e aglutinante inerte) e 1,5 ml de saliva, ao tubo A-1, que foi fechado

Para instauração do competente Procedimento Disciplinar para verificação de quebra de decoro parlamentar em desfavor do senador Aécio Neves da Cunha (PSDB-MG),

Os fumos produzidos pela soldagem podem ser perigosos à saúde e a exposição excessiva pode causar problemas respiratórios ou alérgicos e até agravá-los. A

 Contato com a pele: Contato prolongado pode causar irritação. Em caso de queimaduras com o metal, não usar água, somente medicamento antisséptico e gaze esterilizada.

Portanto, o benefício recebido por outro membro do grupo familiar desde que não supere um salário mínimo e também se destine exclusivamente aos cuidados a

o Raios X – normalmente, as estrelas não são fortes emissoras de raios x, todavia, em um sistema binário, quando uma estrela cai sobre a outra a temperatura se eleva, bem como

Ex- Integrante do GIA (Grupo de Interferência Ambiental de Salvador), e coordenadora da Mostra Helio Oiticica de Artes Visuais da II Bienal da UNE, artista de

A alta resolução espacial das imagens permitiu identificar detalhes nos campos agrícolas, aumentando a segurança na delimitação, o que contribuiria para a ANA exercer