• Nenhum resultado encontrado

Conferência de Digitação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conferência de Digitação"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

Objetivos (Visão Geral, Evolução e Tendências)

Proposta do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação iniciou atividades em 1994, com sua primeira turma de mestrado. Desde então, vem se consolidando na formação de mestres em diversas áreas da educação escolar, atendendo a ampla demanda de profissionais, provenientes da localidade e da região, do Estado do Paraná e de outros - São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul - interessados nas atividades de Ensino e Pesquisa em Educação Escolar. Dentre os egressos, muitos continuaram e continuam sua formação em programas de doutorado, junto a instituições nacionais; outros desenvolvem pesquisas vinculadas às suas atividades de ensino, integrando grupos de pesquisa de seus orientadores de mestrado. Muitos passaram a atuar na docência no ensino superior em instituições públicas ou privadas.

Nos 16 anos de existência, o fluxo discente do programa de Mestrado em Educação tem-se mantido em conformidade com os parâmetros recomendados, alcançando altos índices de terminalidade e média temporal girando em torno de 24 meses. Ainda, é importante destacar a obtenção de recomendação da CAPES em 1999, com a consequente disponibilidade de bolsas pela CAPES e pela Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Paraná.

Em sua trajetória, o programa adequou-se às solicitações da CAPES e ajustou-se ao perfil de seu corpo docente. Por isso, as Linhas de Pesquisa foram reduzidas e assumiram configuração mais consistente com a formação, pesquisa e produção bibliográfica de seus professores. Atualmente, três Linhas integram o Programa, cada uma subdividida em núcleos temáticos - que conferem organicidade e especificidade ao trabalho docente. Apesar de distintas, as Linhas mantêm relação de interdependência, bem como apresentam coerência e consistência interna. Da mesma forma, os núcleos temáticos, apesar de suas especificidades, preservam unicidade, vinculando-se aos objetivos da Linha e da Área de Conhecimento - Educação Escolar. Mesmo avaliando de modo positivo os avanços do Programa, permanece a preocupação em aperfeiçoar e fortalecer, coletivamente, o que se apresenta como realidade no momento atual.

As três Linhas de Pesquisa que integram o Programa foram organizadas em torno da Área de Concentração - Educação Escolar, pretendendo conferir consistência ao objetivo geral: capacitar e formar docentes pesquisadores na área educacional para a situação escolar em seus diferentes níveis e modalidades; viabilizando o alcance dos objetivos específicos: 1. subsidiar teórica e metodologicamente a elaboração e proposição de programas e ações institucionais à luz de conhecimentos filosóficos e científicos; 2. propiciar e instrumentalizar a produção de conhecimento a partir da reflexão e da análise crítica do papel do professor, visando à compreensão da escola e dos processos relacionados com ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano; 3. compreender a educação escolar como prática social historicamente construída, considerando-se os processos políticos implícitos para sua realização, como possibilidades de análise.

Estrutura do Programa

Em 2005, foram realizadas modificações substantivas na estrutura do Programa. Desse modo, em decorrência da imposição de medidas corretivas de curto e médio prazo, os docentes que apresentavam um histórico de trabalho numa dada disciplina e/ou temáticas de pesquisa não condizentes com a Linha e Núcleo aos quais pertenciam, foram levados a avaliarem a pertinência da sua atuação e estimulados a encerrarem ou readequarem os trabalhos planejados e/ou em andamento, para alcançarem coerência entre as suas atividades e a Linha/Núcleo em que foram alocados. Os problemas indicados em avaliações de acompanhamento anuais foram utilizados como indicadores na reconfiguração da estrutura do Programa. Apesar das dificuldades iniciais, ao final deste triênio, é possível constatar a pertinência dos ajustes e a assertividade das providências.

O currículo está organizado em três Linhas, sendo que, à Linha 1, cabe abordagem mais abrangente ou totalizante da educação; à Linha 2, compete focalizar as questões relativas ao trabalho e formação docente; e, finalmente, à Linha 3, cumpre voltar as atenções para temáticas relativas ao aluno. Cada Linha, por sua vez, organiza-se em Núcleos Temáticos, pela convergência de formação e produção atual de seus professores. Em decorrência dessa visão panorâmica e a partir desta reorganização, ficaram mais fidedignas as análises de compatibilidade da produção de cada docente, bem como ficou mais coerente a análise da composição dos Núcleos.

As Linhas de Pesquisa e seus respectivos Núcleos Temáticos norteiam as diversas atividades do Programa: ensino, pesquisa, orientações e produção bibliográfica. O impacto da recomposição curricular é perceptível na integração crescente entre as ações dos docentes, que vêm progressivamente integrando seus objetos de estudo, situação evidenciada na disciplina "Atividades Orientadas de Pesquisa". Nesta, os projetos dos docentes e discentes são apresentados e analisados por Linha, garantindo a ampliação dos olhares relativamente à pertinência, adequação, relevância e integração entre as temáticas investigadas.

A LINHA 1 - PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO tem por objetivo promover reflexão sistemática sobre educação a partir da Filosofia da Educação, da História da Educação e das Políticas Educacionais, focalizando os processos pedagógicos e a dinâmica escolar. A Linha está organizada em três Núcleos Temáticos:

Núcleo 1: Filosofia e Educação. Objetivo:

Desenvolver pesquisas que tratam das possíveis relações entre Filosofia e Educação e oferecendo contribuições ao entendimento das problemáticas educacionais.

Professores:

José Fernandes Weber, Leoni Maria Padilha Henning, Lourenço Zancanaro, Rosângela Aparecida Volpato. Disciplinas:

Filosofia e Educação no Brasil; Filosofia da Infância; Ética e Educação; Epistemologia e Educação. Projetos:

Bildung (Formação/Cultivo) e Modernidade: entre Filosofia, Educação e Artes. Coordenador: José Fernandes Weber. Período: 2007 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Complexidade e Educação. Coordenadora: Rosangela Volpato. Período: 2006 a 2010. Finaciamentos: CNPq (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Estudo do contexto filosófico educacional pragmatista e positivista do início do século XX nas obras de seus principais representantes: interrelações, influências e implicações no pensamento brasileiro. Coordenadora: Leoni Maria Padilha Henning. Período: 2007 a 2010. Finaciamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC).

Os avanços técno-científicos: bioética e biotecnologia. Coordenador: Lourenço Zacanaro. Período: 2005 a 2009. Finaciamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Ética e Educação. Coordenador: Lourenço Zacanaro. Período: 2008 a 2011. Finaciamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC). Núcleo 2. História da Educação e Ensino de História

Objetivo:

Desenvolver pesquisas em História da Educação e Ensino de História com ênfase em Educação Escolar Professores:

Magda Madalena Tuma, Marcos Jorge, Maria Luiza Macedo Abbud, Marlene Rosa Cainelli, Sandra Regina Fernandes de Oliveira. Disciplinas:

Formação de professores e o tempo histórico; História da educação escolar no Brasil; Construção social dos saberes escolares. Projetos:

Um estudo do PIBIC na Universidade Estadual de Londrina: Currículo e Conhecimento. Coordenador: Marcos Jorge. Período 2005 a 2009.

12/03/2010 09:43 1

(2)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

Construindo uma série histórica da evasão na graduação da Universidade Estadual de Londrina (1990-2008). Coordenador: Marcos Jorge. Período 2008 a 2011.

Educação Histórica: Iniciando crianças na arte do conhecimento histórico. Coordenadora: Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Período: 2005 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa Pós-Doutorado); CNPq (Bolsa IC) CAPES (Bolsa DS); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Educação Histórica: um estudo sobre a aprendizagem da história no processo de transição para a quinta série (6ºano) do ensino fundamental. Coordenadora: Marlene Rosa Cainelli. Período: 2009 a 2012. Finaciamentos: CNPq (Auxílio Financeiro); CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Ensino de História e Cultura Contemporânea: relações com o saber e perspectivas didáticas. Coordenadora: Magda Madalena Tuma. Período: 2009 a 2012. Finaciamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Fundação Araucária (Bolsa IC).

História de instituições educativas no Paraná - O curso de Pedagogia UEL. Coordenadora: Maria Luiza de Macedo Abbud. Período: 2007 a 2010. Finaciamento: Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Núcleo 3: Políticas Educacionais (Em recomposição, em virtude do afastamento de alguns docentes e de futura inserção de docentes que vêm compor o Programa)

Objetivo:

Estudar as políticas públicas no contexto internacional e nacional, os efeitos destas sobre o desenvolvimento do sistema educacional e o contexto escolar nos diferentes níveis.

Professora:

Doralice Aparecida Paranzini Gorni Disciplina:

Políticas educacionais e o cotidiano escolar. Projetos:

Os impactos das condições de trabalho e das percepções dos professores e alunos sobre seu relacionamento no desencadeamento dos conflitos escolares. Coordenadora: Doralice Aparecida Paranzini Gorni. Período: 2007 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC).

LINHA 2 - DOCÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS tem por objetivo a produção de conhecimentos sobre a docência, considerando saberes e práticas nos aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos, tendo em vista uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Organiza-se em dois Núcleos Temáticos:

Núcleo 1: Formação de Professores Objetivo:

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores. Professores:

Ângela Pereira T. V. Palma, José Augusto V. Palma, Lucinea A. Rezende, Maura Maria Morita Vasconcellos. Disciplinas:

Estudos avançados em processo de formação docente; Leitura e visão de mundo; Motricidade e Educação; Tendências e dimensões da formação de professores.

Projetos:

Docência na universidade e formação pedagógica: elementos para discussão e análise. Coordenadora: Maura Maria Morita de Vasconcellos. Período: 2008. Financiamentos: CNPq (Auxílio Financeiro); CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro).

Formação inicial e desenvolvimento profissional contínuo de professores de Educação Física: integrando possibilidades de pesquisa, ensino e extensão. Coordenador: José Augusto Victória Palma. Período: 2006 a 2010. Financiamentos: CNPq (Auxílio Financeiro); CNPq (Bolsa IC); CAPES (Bolsa - DS); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Idéias circulantes acerca da leitura e da escrita: significações. Coordenadora Lucinea Aparecida Rezende. Período: 2007 a 2010. Financiamento: CNPq (Bolsa IC).

Licenciaturas e Educação Básica: ponto de convergência da leitura, da tecnologia, do ensino e das aprendizagens. Coordenadora Lucinea Aparecida Rezende. Período: 2007 a 2010. Financiamento: Secretaria do Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino - PR (Bolsa egresso de licenciatura e Auxílio Financeiro).

Profissionalização e profissionalidade docentes: pensamentos de professores e estudantes de Educação Física. Coordenadora: Angela Maria T. V. Palma. Período: 2006 a 2010. Financiamentos (CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC).

2. Núcleo: Ação Docente Objetivo:

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência. Professores:

José Aloyseo Bzuneck, Katya Luciane de Oliveira, Martha Aparecida Santana Marcondes, Nadia Aparecida de Souza, Neusi Aparecida Navas Berbel, Sueli Édi Rufini Guimarães.

Disciplinas:

Avaliação em Educação; Didática e fundamentos do ensino superior; Motivação no contexto escolar. Projetos:

Avaliação da Aprendizagem: O (Re)Significar de Práticas em uma Abordagem Formativa. Coordenadora: Nadia Aparecida de Souza. Período: 2006 a 2009. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC)

Avaliação e Metodologias Cotidianas: inovar para mudar. Coordenadora: Martha Aparecida Sanatana Marcondes. Período: 2007 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa)

Construção e validação de escalas e medidas psicológicas: focando a avaliação psicoeducacional e avaliação de idosos. Coordenadora: Katya Luciane de Oliveira. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC)

Educação a partir dos anos 90 - o cotidiano escolar no contexto da globalização. Coordenadora: Martha Aparecida Sanatana Marcondes. Período: 2006 a 2009. Financiamentos: CNPq (Bolsa).

Motivação no Contexto Escolar: Uma Proposta de Investigação Voltada para a Educação Básica. (PROCAD) Coordenadoras: Equipe UNICAMP - Evely Boruchovitch; Equipe Londrina - Sueli Édi Rufini Guimarães. Período: 2008 a 2012. Financiamentos: CAPES Procad (Bolsas pós-doutorado; bolsas mestrado sanduíche; auxílio financeiro); CAPES (Bolsa - DS); CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa - IC).

Motivação de alunos repetentes no ensino fundamental em relação com percepções do contexto e com variáveis interpessoais. Coordenador: José Aloyseo Bzuneck. Período 2009 a 2011. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Saberes Pedagógicos: Pesquisas brasileiras e suas propostas para a formação de professores. Coordenadora: Neusi Aparecida Navas Berbel. Período: 2008 a 2011. Financiamentos: CNPq (bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC)

LINHA 3: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CONTEXTOS ESCOLARES, tem por objetivo prinicpal realizar investigações acerca das condições que favorecem os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano. A ênfase de seus trabalhos está nos atos de ensinar e aprender, privilegiados no contexto de sala de aula e da escola. Esta Linha é constituída por dois Núcleos Temáticos:

12/03/2010 09:43 2

(3)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

Núcleo 1. Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização. Objetivo:

Realizar pesquisas descritivas e de intervenção em instituições escolares focalizando: o aprendiz, os estilos de aprendizagem, as práticas pedagógicas, o currículo e a organização ambiental como co-determinantes da educação e do desenvolvimento humano.

Professores:

Cleide Vitor Mussini Batista, Francismara Neves de Oliveira; Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin João Batista Martins Disciplinas:

Educação escolarizada para crianças de 0 a 6 anos; Articulando Psicologia e Educação: a perspectiva de Vygotsky; Linguagem e educação. Projetos:

A construção da resiliência em escolares: uma proposta de intervenção por meio de jogos nas salas de apoio à aprendizagem. Coordenadora: Francismara Neves de Oliveira. Período: 2009 a 2012. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC).

Cotidiano nas salas de aula das séries iniciais do ensino fundamental e pré-escola: concepções e práticas integradoras? Coordenadora: Cleide Vitor Mussini Batista. Período: 2006 a 2009. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Estimulação das habilidades metalingüísticas e psicomotoras:uma proposta de prevenção pedagógica e psicopedagógica Coordenadora: Cleide Vitor Mussini Batista. Período: 2008 a 2011. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC). Itinerários vigotskianos: a construção de uma psicologia sócio-histórica-cultural. Coordenador: João Batista Martins. Período: 2009 a 2012. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Jogos de representação: mapeando caminhos e apontando implicações no aprendizado. Coordenador: João Batista Martins. Período: 2009 a 2012. Financiamentos: CAPES (Bolsa - DS)

Laboratório de Jogos: Espaço de Interações Lúdicas. Coordenadora: Francismara Neves de Oliveira. Período: 2009 a 2012. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Leituras de Vygotsky:mapeando interpretações. Coordenador: João Batista Martins. Período: 2006 a 2009 (concluído). Financiamentos: Financiamentos: CNPq (Auxílio Financeiro); CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Metacognição e leitura: efeitos na aprendizagem e motivação em universitários. Coordenadora: Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin. Período: 2009 a 2012. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Fundação Araucária (Bolsa IC).

Metacognição, práticas de leitura e estratégias de estudo em estudantes de um curso de formação de professores:possíveis efeitos de um programa de intervenção. Coordenadora: Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin. Período: 2006 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC).

Núcleo 2. Educação Especial

Objetivos: Realizar pesquisas descritivas e de intervenção em instituições escolares focalizando: o educando com necessidades especiais, as práticas pedagógicas, o currículo e a organização ambiental como determinantes da educação e do desenvolvimento humano. Realizar pesquisas visando identificar as dificuldades e necessidades de professores de diferentes níveis de ensino para promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Professoras:

Célia Regina Vitaliano; Maria Cristina Marquezini e Sílvia Márcia Ferreira Meletti Disciplinas:

Formação de professores para a educação inclusiva; O Status da entrevista na Pesquisa da área de educação especial; Diferenças e Diferentes no cotidiano escolar.

Projetos:

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino no município de Londrina. Coordenadora: Sílvia Márcia Ferreira Meletti. Período: 2007 a 2010. Financiamentos: Fundação Araucária (Bolsa IC).

Análise dos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades públicas dos Estados do Paraná e de São Paulo em relação à formação para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais antes e após as diretrizes curriculares de 2006. Coordenadora: Célia Regina Vitaliano. Período: 2008 a 2011. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Bolsa IC); Universidade Estadual de Londrina (Bolsa IC).

Formação de recursos humanos em educação especial-deficiência mental e curso de pós-graduação lato sensu Coordenadora: Maria Cristina Marquezine. Período: 2006 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa IC); Fundação Araucária (Auxílio Financeiro); Fundação Araucária (Bolsa IC). O impacto da políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil (1997-2007). Coordenadora: Sílvia Márcia Ferreira Meletti. Período: 2009 a 2010. Financiamentos: CNPq (Bolsa Pós-doc)

Cada Linha constitutiva do Programa é coordenada por um representante escolhido pelos pares. Desse modo, as atividades de avaliação, credenciamento e recredenciamento, discussão de ementas, programas de disciplinas, projetos, composição de bancas, organização de eventos, entre outras, são conduzidas inicialmente no grupo menor, facilitando e agilizando a gestão. Por exemplo, os relatórios da avaliação anual do Programa são pontualmente verificados nas Linhas, sendo estabelecidas metas para a superação dos problemas indicados. Após o aprofundamento das discussões nas Linhas, as questões e propostas são levadas às reuniões do Colegiado Pleno do Programa para, então, serem tomadas as decisões pertinentes. As propostas mais urgentes são examinadas e encaminhadas em reuniões do Colegiado do Programa, composto pelo(a) Coordenador(a) e vice-Coordenador(a), Líderes de Linha e pelo representante de alunos. Este último é escolhido pelos seus pares e sua posição, como representante discente do Programa, tem a vigência de um ano.

A Comissão Coordenadora do Programa cuidou em equilibrar o número de disciplinas por Linha de Pesquisa, assim como a oferta das mesmas nos semestres letivos. No mesmo sentido, tem havido cautela na distribuição das disciplinas de modo a não haver sobreposição de horário entre aquelas ofertadas por uma mesma Linha, facilitando aos alunos cursarem mais créditos de sua Linha de Pesquisa, na medida em que as disciplinas contribuam diretamente para a realização de seu trabalho de conclusão/dissertação.

Em relação às disciplinas, outra precaução tem sido avaliá-las a cada oferta. Professores e alunos participam desse processo. Os alunos respondem questionário composto por questões abertas e fechadas, indicado aspectos positivos, aprendizagem edificadas e pontos de superação. Os professores, nas linhas de pesquisa, analisam os resultados (compilados pela coordenação) e encaminham alterações, quando necessário. A preocupação é o constante aperfeiçoamento didático-pedagógico.

Um avanço significativo na gestão do Programa foi o aprimoramento do processo de recredenciamento docente, cujo objetivo maior era, e continua sendo, orientar a tomada de decisões quanto à oferta de vagas para orientação de novos alunos (baixa produção impede a orientação) e descredenciamento, não havendo melhora na produção. Assim, a partir de 2007, anualmente, a produção de cada professor passou a ser avaliada em consonância com os critérios estabelecidos para a área. Nos dois primeiros anos do triênio, esse processo de avaliação foi interno, ou seja, realizado pela Comissão Coordenadora. Em 2009, com aprovação do Colegiado Pleno, a avaliação foi realizada por banca externa, composta por: Emília Freitas de Lima; Júlio Romero Ferreira (componentes da comissão de avaliação da CAPES no triênio 2005-2007) e Robert Evans Verhine (UFBA, representante da área de educação da CAPES no último triênio). As considerações que concluem o relatório da comissão de avaliação registram que: "Ainda que a comissão tenha focalizado o recredenciamento, foi possível perceber um expressivo avanço no processo de consolidação do Programa em relação ao resultado da última avaliação trienal. A própria decisão de realizar a análise da produção docente por meio de consultoria externa indica o amadurecimento de tal processo".

Os avanços constatados resultaram dos esforços empreendidos pela Comissão Coordenadora do Programa no desenvolvimento de uma verdadeira 12/03/2010 09:43 3

(4)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

campanha de informação, discussão e tomadas de decisão envolvendo as lideranças das Linhas de Pesquisa e seus componentes, a partir do que foi possível observar uma crescente conscientização em relação ao significado do Programa e das exigências para seu desenvolvimento qualitativo. Também os alunos foram envolvidos nesse processo. Esse é um trabalho principiado mas, que se sabe, permanente.

Estimular e apoiar a produção docente e discente foi outro compromisso assumido pela gestão do Programa. Pelo que se pode observar na produção intelectual (professores e alunos), houve um grande incentivo para a participação de todos em eventos, principalmente com apresentação de trabalhos completos. Aos professores foram concedidos recursos para a inscrição, diárias e passagens e aos alunos foi dado apoio financeiro, como ajuda de custo e o pagamento da inscrição para evento qualificado. O trabalho apresentado no evento, principalmente para os docentes, deve ser enviado para um periódico qualificado ou resultar na produção de livro, capítulo ou coletânea. Observa-se na produção docente e discente expressivo aumento, comparando-se os dados do último triênio com aqueles relativos ao triênio anterior. De 2004 a 2006, as publicações de artigos, livros, capítulos e artigos completos em anais somaram 268 produtos, enquanto de 2007 a 2009 totalizaram 406, o que representa um percentual de aumento em torno de 50%. Em relação à produção de artigos em periódicos, apesar da permanência quantitativa, constatou-se expressiva melhoria na qualificação dos veículos.

Durante o triênio, não houve inserção de novos docentes, visando assegurar a consolidação das Linhas e núcleos. Todavia, no processo de recredenciamento, conduzido pelos avaliadores externos, foram apreciadas as produções de docentes que pleiteavam sua inserção. Como resultado, quatro novos docentes passaram a compor o quadro na categoria colaboradores: Francismara Neves de Oliveira (Linha 3, núcleo de aprendizagem, desenvolvimento humano e escolarização); Kátya Luciene de Oliveira (Linha 2, núcleo de ação docente); José Fernandes Weber (Linha 1, núcleo de filosofia da educação); Sandra Regina Ferreira de Oliveira (Linha 1, núcleo de história da educação e ensino de história). Estes professores participaram da seleção de novos alunos para 2010, quando também estarão ministrando disciplinas e desenvolvendo projetos - em parceria com docentes mais experientes nas respectivas linhas -, de forma a comporem o quadro de professores permanentes.

Afora os professores em processo de inserção no Programa, outros, em processo de desligamento, também se encontram na condição de colaboradores: Maria Luiza de Macedo Abbud (Linha 1, núcleo de história da educação e ensino de história); Martha Aparecida Santana Marcondes (Linha 2, núcleo de ação docente); Rosangela Volpato (Linha 1, núcleo de filosofia da educação). Suas atuações encerrar-se-ão, em 2010, quando da conclusão dos trabalhos que orientam.

Em termos de futuro, diversas tarefas assumem relevância para a melhoria e aperfeiçoamento do Programa: 1. Consolidação da Linhas de Pesquisa, pela reconfiguração ou ajustes nos núcleos temáticos.

Permanecem por serem resolvidas duas situações. Uma delas decorreu do processo de descredenciamento de docentes, acarretando, para a Linha 1 - Núcleo de Políticas Educacionais - um impacto no quantitativo de professores. A resolução advirá da inserção - em processo de análise e avaliação - de dois docentes do Departamento de Educação. A segunda situação foi indicada pelos avaliadores externos, que registaram: "o projeto de pesquisa e a produção da professora Lucinea Rezende vinculam-se à Linha 2, porém, não se vinculam ao Núcleo de Formação de Professores". O problema já vem sido discutido internamente e, uma das possibilidades que se apresenta, é de a professora passar a compor com o Núcleo de Ação Docente. Entretanto, essa alteração necessita ainda de maior reflexão quanto à propriedade e pertinência da recomposição.

A identificação destas questões é decorrência do trabalho de organização, avaliação e acompanhamento desencadeado em 2005. Na vigência do triênio 2007 a 2009, a constância do quadro docente e os esforços empreendidos no sentido de conferir organicidade e consistência às Linhas e Núcleos, resultaram na identificação dos problemas de composição dos núcleos/linhas, bem como geraram maior confluência dos projetos de pesquisa, temáticas de orientação, disciplinas e produção intelectual. Todavia, a superação dos problemas demanda mais que ajustes, desse modo, está prevista, para o primeiro ano do triênio 2010 a 2012, a realização de análise e discussão acerca da configuração e dos objetivos das linhas, bem como das disciplinas ofertadas no intuito de elaboração de uma temática comum vinculada à área de concentração - Educação Escolar - e as problemáticas dela emergentes.

2. Ampliação da produção qualificada de docentes e discentes.

Ocorreu avanço significativo na produção intelectual do Programa. Todavia, faz-se desejável sua ampliação em termos de produção em periódicos qualificados, capítulos de livros, coletâneas e livros integrais. Para tanto, pretende-se: (a) estabelecer novos parâmetros quantitativos e qualitativos de produção para o credenciamento e recredenciamento do corpo docente; (b) condicionar apoio financeiro para participação em eventos qualificados, ao encaminhamento de produto apresentado em evento anterior para, pelo menos, um veículo qualificado; (c) subsidiar a publicação de uma coletânea, por Linha, no triênio; (d) subsidiar a participação dos alunos, em eventos qualificados, para apresentação de trabalhos integrais. Cumpre ressaltar que tais proposições não intentam legitimar punições ou exercer controle externo, mas atuar como norteadores na busca da construção coletiva de alternativas para o aprimoramento do programa.

3. Fortalecimento da inserção acadêmica do corpo docente.

A visibilidade da produção dos docentes na comunidade científica é um desafio ainda por ser alcançado. Entretanto, no decorrer deste triênio constatou-se ampliação relevante de participação dos docentes em eventos qualificados nacionais e internacionais, compondo mesas, participando de simpósios, atuando como membros de comissão científica e/ou organizadora, dentre outros. Como resultado, cresce a possibilidade de integração com pesquisadores que atuam em outros programas. Ainda, a diversificação de docentes participantes externos nas bancas de conclusão de curso suscitou também a inclusão dos docentes em eventos e bancas de outras instituições e programas nacionais. Em decorrência, abrem-se oportunidades de participação em projetos interinstitucionais, em consellhos editoriais de revistas, dentre outros.

4. Elaboração e proposição de doutorado em educação.

A comunidade regional tem conclamado pela abertura do Doutorado em Educação. A necessidade é antiga e os esforços empreendidos para a melhoria do programa têm como um dos principais focos a elaboração de um projeto durante o novo triênio. As discussões serão amplas e terão como ponto de partida a identificação daqueles docentes que mantêm produção regular - durante, pelo menos, os últimos cinco anos - e convergente, permitindo a proposição de uma temática que caracterize a proposta.

5. Publicação de coletâneas, por linha de pesquisa, abarcando produções vinculadas aos projetos de pesquisa.

A busca de coerência e consistência da produção, por Linha de Pesquisa, poderá ser facilitada com a organização de coletâneas, com eixos norteadores vinculados a uma temática emergente, em termos do contexto, mas unificadora. A natureza de tal trabalho incentiva e aprimora as relações de interdependência entre os pesquisadores que se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo.A edição de três coletâneas organizadas em torno do eixo temático de cada Linha de Pesquisa pretende assegurar a divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas, assim como promover uma maior aproximação entre as temáticas estudadas.

Integração com a Graduação (Benefícios Recíprocos da Integração, Normas e Resultados)

O Progama de Mestrado em Educação atua junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia, bem como junto a outros cursos de licenciatura ofertados pela instituição. As atividades desenvolvidas são diversas:

1. Docência, supervisão de estágio e/ou orientação de trabalho de conclusão de curso. Todos os professores do Programa atuam, em no mínimo quatro horas semanais, em nível de graduação, conforme normatização estabelecida pela Universidade Estadual de Londrina.

2. Iniciação Científica. A quase totalidade dos projetos de pesquisa - a excessão de um - contam com alunos bolsistas de Iniciação Científica. É importante destacar que o processo de concessão de bolsas - CAPES, Fundação Araucária ou UEL - é criterioso e pautado na produção dos docentes orientadores. Anualmente, é aberto edital para inscrição de docentes, cuja produção nos últimos três anos serve como critério de

12/03/2010 09:43 4

(5)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

classificação para a obtenção dos recursos, funcionando como incentivo à produção e demonstrando o quanto, na UEL, um projeto com aluno bolsista IC é resultado de uma análise cuidadosa da produção dos docentes.

3. Extensão. Alguns projetos docentes abarcam atividades de extensão e nelas envolvem alunos do Programa de Mestrado e de graduação. Pretendendo ampliar a inserção destes na realidade escolar, para melhor compreendê-la e nela atuarem. É o caso do projeto de extensão, coordenado pela professora Célia Regina Vitaliano, intitulado "Grupo de estudos com professores da rede regular de ensino dos municípios de Londrina e Arapongas sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais"; um segundo projeto, financiado pela Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, coordenado pelo professora Lucinea Aparecida Rezende, denominado "Licenciaturas e Educação Básica: ponto de convergência da leitura, da tecnologia, do ensino e das aprendizagens". Ambos oportunizam a interação dos alunos de graduação com os do stricto sensu, com o pesquisador e a realidade escolar.

4. Eventos. Vários eventos foram realizados em 2009, com o apoio ou a participação direta do Programa na sua organização. A) V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Realizado pela Universidade Estadual de Londrina, no de Centro de Convenções do Hotel Sumatra, Londrina/PR, de 03 a 06 de novembro de 2009, sob coordenação da professora Maria Cristina Marquezini. Inscreveram-se 827 participantes e aproximadamente 355 trabalhos para apresentação nas categorias de comunicação oral e pôster.

Além das sessões de apresentações dos trabalhos inscritos, o evento contou com a presença de 13 doutores da instituição promotora - muitos deles integrantes do quadro docente do programa - e 42 doutores convidados de programas de pós-graduação de 19 universidades brasileiras. Muitos dos participantes inscritos provinham de diferentes estados do Brasil: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceara, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Para, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, sendo que houve predomínio de participantes dos Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas. Importa destacar a ocorrência da assembléia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial durante o evento, que elegeu e deu posse a nova diretoria para o biênio 2010-2011. A presidente eleita foi Maria Cristina Marquezine (UEL) e a vice eleita foi Leila R. O. Nunes (UERJ).

B) CICLO DE DEBATES: O ESTUDO DO ESPECÍFICO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA O CURRÍCULO ESCOLAR, COM VISTAS À FORMAÇÃO HUMANA PLENA - ISSN 2175-5906

Realizado na Universidade Estadual de Londrina, promovido pelo Mestrado em Educação, coordenado pela professora Adreanna Platt, teve o propósito de debater questões sobre o currículo escolar a partir do enfoque epistêmico de estudiosos da área da educação histórico-crítica e do objeto de estudo das áreas do conhecimento, numa perspectiva omnilateral com a comunidade universitária, especificamente às licenciaturas. No decorrer do ciclo, as temáticas abordadas foram: a formação humana plena (ou a ontologia do ser social); o trabalho enquanto princípio educativo; educação como referência ao desenvolvimento humano - hominização-humanização; o objeto de estudo das áreas do conhecimento com vistas à ressignificação do currículo escolar; o foco do currículo escolar segundo seus eixos fundamentais (visão de ser humano; visão de educação; visão de sociedade; visão da função social de escola).

C) IV CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Tendo por tema: Ensino de Educação Física - modos de ser professor. Realizado no período de 07 a 10 de julho de 2009, foi promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Física, Departamento de Estudos do Movimento Humano e pelo Programa de Mestrado em Educação. A coordenação ficou sob responsabilidade dos professores José Augusto Victória Palma e Angela Pereira Teixeira Victória Palma. O objetivo do evento foi promover discussão e análise acerca dos modos de ser professor, refletindo coletivamente a respeito dos processos, projetos e situações de inovações da relação pedagógica em Educação Física na escola, valorizando e socializando resultados de experiências docentes, contribuindo com o processo de formação inicial e contínua de professores. Contando com 350 inscritos, que participaram de palestras e oficinas - inclusive ministradas por professorees do Programa de Mestrado - bem como puderam apresentar trabalhos nas modalidades de comunicação oral ou pôster.

D) IV SEMINÁRIO "PEDAGOGIA EM DEBATE" e IV COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES - CIDADANIA, JUSTIÇA E DESIGUALDADE: QUE ESCOLA QUEREMOS?

Realizado na Universidade Tuiti do Paraná, em copromoção dos programas de pós-graduação em educação da UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UFPR, PUC/PR E UEG e com o apoio das entidades científicas ANPAE, ANFOP, CEDES, ANPED e UNICENTRO. Durante o evento, foi realizado o encontro regional sul da ANFOPE: A ANFOPE na CONAE, Regional Sul como parceira na construção de um sistema nacional de educação. O objetivo foi aprofundar as questões relativas à qualidade da educação brasileira no mundo de hoje, no que diz respeito à ação dos profissionais responsáveis pela formação para a cidadania. O evento reuniu aproximadamente 1000 participantes do Brasil e do exterior.

E) XI SEMANA DA EDUCAÇÃO.

A Semana de Educação é um evento de natureza científica que tem por objetivo discutir temáticas na área de Educação e Pedagogia. Sua organização nas onze edições apresentou: Conferências, Grupos de Trabalho, Mini-cursos, Apresentação de Comunicações de Trabalhos Científicos e Oficinas. Esta edição objetivou discutir a educação e a escola na perspectiva da História da Educação, reunindo pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos com a temática. Realizada de 22 a 25 de setembro de 2009, congregou alunos do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas, principalmente da UEL, bem como os mestrandos em Educação. O Programa de Mestrado participou com apoio financeiro e proposição de oficinas, com a participação de professores e alunos.

Infra-estrutura

Laboratório

O Programa de Mestrado ampliou seu espaço físico no último ano, com a conclusão de uma nova edificação no centro de estudos onde está alocado. Estão disponíveis mais salas de aula destinadas especificamente para a pós-graduação - equipadas com recursos tecnológicos; anfiteatro com capacidade para 70 pessoas; sala adequada ao funcionamento administrativo; e, espaço para a organização dos laboratórios de pesquisa de cada uma das Linhas. Em 2009, o Programa obteve recursos provenientes da CAPES, Edital 11/2009 – Pró-Equipamentos, cuja liberação está prevista para início do ano de 2010. O Programa de Pós-Graduação em Educação teve aprovada a solicitação de R$ 45.100,00 para compra de 18 computadores, uma impressora multifuncional e uma TV de 47 polegadas. Tais equipamentos foram solicitados com a justificativa de composição de laboratórios que abrigarão as atividades de pesquisas das três Linhas do Programa. Ainda, o Programa compartilha com o Departamento de Educação um laboratório de informática, com 20 computadores ligados à rede. Os alunos do Programa também são usuários deste laboratório, ficando apenas limitados a um planejamento anual de horário para sua utilização.

Os docentes que atuam no Programa dispõem de salas de permanência. Estas são organizadas de maneira a congregar aqueles que integram a mesma Linha/Núcleo, acomodando-os em mesas individuais e disponibilizando mesa para pequenas reuniões - em cada uma das salas.

Estágio de Docência ( do pós-graduando junto aos alunos de graduação)

Neste triênio, ampliou-se para todos os estudantes regulares o estágio de docência, visando à formação de professores. As atividades ocorreram junto aos cursos de Pedagogia, Biblioteconomia e Educação Física. Os estudantes planejaram com seu orientador e com o professor responsável pela disciplina, temáticas relacionadas ao seu objeto de estudo e que tinham relação com o Programa da disciplina ministrada na graduação. Em todos os casos, 60% das trinta horas da disciplina de estágio foram utilizadas para o trabalho em sala de aula com alunos de graduação.

12/03/2010 09:43 5

(6)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

Biblioteca

Alunos e professores do Programa fazem uso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina (SB/UEL), que tem por finalidade apoiar as Unidades de Ensino da Universidade, nas funções de ministrar ensino, realizar pesquisa e desenvolver programas de extensão. A SB compreende a Biblioteca Central, que centraliza em um único espaço físico todo o acervo concernente às áreas Biológicas, Exatas, Agrárias e Tecnológicas; as Bibliotecas Setoriais do Centro de Ciências da Saúde-CCS, que atende os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia; da Clínica Odontológica Universitária-COU que atende o Curso de Odontologia; do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos-EAAJ, que atende aos estagiários da área jurídica; e a Biblioteca Setorial de Ciências Humana, que atende alunos e professores da área de humanidades. Funcionando nos três períodos, inclusive aos sábados, a BC/CH tem 854m2 de área útil, com acervo de

LIVROS PERIÓDICOS TÍTULOS VOLUMES TÍTULOS FASCÍCULOS

125.137 210.970 6.215 351.429

Acervo de Livros do Sistema de Bibliotecas, na Área de Ciências Humanas:

CIÊNCIAS HUMANAS

CIÊNCIAS HUMANAS Títulos Exemplares 000-090 Generalidades 3.110 5.120 020 Biblioteconomia 1.358 2.484 025.171 Arquivologia 102 189 070 Jornalismo 525 199 100 Filosofia 3.165 4.664 200 Religião 807 1.088 300/320 Ciências Sociais 5.327 9.806 301.16 Comunicação Social 781 1.305 370 Educação 6.735 11.340 390 Antropologia 1.312 2.244 391 Moda 419 1.282 659.1 Publicidade/Propaganda 180 326 659.4 Relações Públicas 370 532 794/799 Educação Física 2.734 4.698 900/909 930/990 História 3.757 6.236 92 Biografia 835 1.218 TOTAL GERAL 31.517 53.631

Acervo de Periódicos do Sistema de Bibliotecas, na Área de Ciências Humanas:

ASSINATURAS

CIÊNCIAS HUMANAS COMPRA DOAÇÃO PERMUTA

000-090 – Generalidades 27 5953 162 7779 95 2844 02 - Biblioteconomia 45 316 41 845 09 301 07 - Jornalismo 03 219 06 109 02 09 1- Filosofia 12 290 18 544 25 387 2- Religião 01 30 13 569 04 144 3/32/39- Ciências Sociais 61 5318 142 3684 105 1622 391 - Estilismo em moda 09 1411 32 1050 0 0 37- Educação 31 2257 107 2766 113 1676 659- Publicidade 12 285 29 1135 12 167 796- Educação Física 22 971 50 1138 15 159 92- Biografia 01 85 01 39 0 0 93-981- História 22 718 43 600 44 651 TOTAL 246 19853 644 20258 424 7960

O SB-UEL tem como objetivo adquirir material de informação de maneira racional e sistemática, utilizando-se, para isso, dos processos de compra, doação e permuta, além de desenvolver projetos com o objetivo de buscar recursos externos junto a agências de fomento. Todo o processo de aquisição é norteado por um documento denominado "Política de Desenvolvimento de Coleções", elaborado pelos membros da Comissão de Biblioteca que representam a comunidade universitária, e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Sistema de Bibliotecas. Os materiais são adquiridos com a finalidade de suprir os programas de ensino dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como de dar apoio aos programas de pesquisa e extensão. Os serviços de catalogação, empréstimo e catálogo on line encontram-se automatizados. O software adquirido para o gerenciamento dos dados é o VTLS-VIRTUA. O sistema permite fazer empréstimos, renovações, reservas de material bibliográfico, e possibilita o acesso ao catálogo on line por meio da página, onde o usuário pode consultar a coleção bibliográfica do Sistema de Bibliotecas. Existem também bases isoladas desenvolvidas em Microisis: Base de Dados de Teses; Literatura de Cordel; Artigos de Periódicos na Área de Biblioteconomia e Moda; Livros a serem Adquiridos, entre outras, todas disponíveis em Rede. Outros serviços são desenvolvidos, utilizando os recursos da telemática, quais sejam: comutação bibliográfica, serviço de busca bibliográfica, atendimento na busca da informação através da Internet, CD-ROM, Sumário on line, boletim eletrônico de recentes aquisições, etc.

O Sistema de bibliotecas da UEL, participa das seguintes redes de informação:- Bibliodata/Calco. A Rede BIBLIODATA é uma rede de catalogação cooperativa; LILACS - Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde. O Sistema é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME; INIS - Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN. Conta com a participação de mais de 120 países e organizações internacionais; ENERGY- Base de dados bibliográficos cooperativa, área de energia. A CNEN, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, incorpora a literatura brasileira à base de dados ENERGY; CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Coordenado pelo IBICT; Catálogo Coletivo de Anais de Eventos. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN; Catálogo Coletivo de Normas Técnicas. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN; SeCs - Catálogo Coletivo. Descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico e descrição das coleções de bibliotecas.

12/03/2010 09:43 6

(7)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

A BC dispõe de redes de serviços e informação, que abarcam o COMUT – Programa de comutação bibliográfica. Coordenado pelo IBICT, que permite a obtenção de cópias de documentos, e a RITEC – Rede de Inovação e Tecnologia do Paraná. Serviço de Pergunta e Resposta Técnica. A Universidade Estadual de Londrina está entre as instituições brasileiras selecionadas para participar da missão da CAPES de promover a elevação da qualidade do ensino superior através do fomento à pós-graduação. O Portal. periódicos oferece acesso aos textos completos de artigos de periódicos nacionais e internacionais, fornecidos por diversos editores/distribuidores, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. Além do Portal. periódicos a Biblioteca acessa outras bases de dados para atender a todos os cursos que a UEL, adquiridas por meio do Consórcio CBBU/SilverPlatter. Essas Bases já estão disponíveis e podem ser acessadas mediante uma senha fornecida pela biblioteca, independente do espaço geográfico em que se encontra o pesquisador. A Divisão de Referência da Biblioteca Central mantém treinamentos permanentes a professores/pesquisadores/alunos que tenham interesse em mais esse serviço. O Sistema de Bibliotecas utiliza também a Rede Internet para acessar os bancos de dados "free", disponíveis através de "home pages" de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como: IBICT; PRODASEN; BIREME; COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR; SUPRIR; SIBRADID; CENAGRI; EMBRAPA; IBGE, INEP (Bibliografia Brasileira de Educação), PROSSIGA; SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO PARANÁ; BIBLIOTECAS DA USP, UNICAMP, UNES.

A BC disponibiliza diversos serviços aos seus usuários, visando promover o acesso e o uso da informação. Ela conta conta com um laboratório de informática, onde estão alocados 15 microcomputadores com acesso à Internet, disponíveis para os usuários durante todo o horário de atendimento da biblioteca. Outros serviços prestados: empréstimo domiciliar; empréstimo entre Bibliotecas; audioteca; disque normas; sumários de periódicos eletrônicos; Treinamento de acesso a bases de dados; pesquisa em banco de dados, busca retrospectiva na coleção de livros e periódicos da BC/UEL; educação de usuário; visitas orientadas; comutação bibliográfica; normalização de documentos; serviço de alerta; boletim informativo; catalogação-na-publicação; reprodução de documentos e outros.

A Biblioteca Digital da UEL utiliza o Sistema Nou-Rau desenvolvido pela UNICAMP, disponibilizando teses, dissertações, monografias e TCC's dos cursos formadores em nível de pós-graduação (Stricto e Lato Sensu). No Brasil, as universidades têm implementado bibliotecas digitais, visando democratizar o acesso à produção intelectual da comunidade acadêmico-científica. A Biblioteca Digital da UEL compõe a Rede Brasileira de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). No âmbito internacional, fará parte da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), coordenado pela Virginia Institute of Technology and State University (Virginia Tech).

Recursos de Informática

O Programa possui três computadores para uso da secretaria, um para uso da coordenação e um computador para cada docente do Programa, que atua no Departamento de Educação. Todos são ligados à internet e conectados, via sistema wireless, à impressora do centro de estudos. Os recursos financeiros do Programa, obtidos junto aos órgãos de fomento e destinados pela própria instituição são, em parte, destinados para compra, manutenção e atualização dos equipamentos, facilitando o trabalho dos professores e alunos.

Outras Informações

A Universidade Estadual de Londrina lançou, no ano de 2005 (e está ainda em vigência), um Plano de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação que visa, por meio de vários programas, o desenvolvimento e a consolidação da pesquisa e da pós-graduação na UEL. São eles:

1) FAEPE/UEL - Apoio Financeiro aos Grupos de Pesquisa:

- Objetivo: Apoio financeiro a propostas formuladas por coordenadores de projetos de ensino e extensão e por líderes de grupos de pesquisa

- Recursos: R$ 500.000,00 - Vigência: prazos de edital

2) Valoração das Bolsas de I.C. (PROIC/UEL):

- Objetivo: Valorizar a Iniciação Científica e repor parcialmente a defasagem do valor das bolsas aproximando-se do valor do CNPq 3) Consolidação de Programas de Pós-Graduação, conceito 3 - CAPES:

- Objetivo: Dar incentivo aos Programas visando a elevação de seu conceito nas próximas avaliações Recursos: R$ 10.000,00/curso - Total: R$ 120.000,00

4) Programa de Incentivo à Disseminação Científica (ProDiCi/UEL):

- Objetivo: Apoiar a produção científica da UEL em meios de prestígio e reconhecimento científico, visando projetar a Instituição no cenário nacional e internacional

- Recursos: R$ 150.000,00

5) Desenvolvimento do Sistema de Informação e Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação:

- Objetivo: Desenvolver bancos e bases de dados gerenciais e articulados, voltados à pesquisa e pós-graduação, visando facilitar o acesso às informações relevantes e a tomada de decisões

- Recursos: R$ 30.000,00

6) Programa de Orientação para a Elaboração de Projetos:

- Objetivo: Apoiar docentes na elaboração, formatação e submissão de propostas às agências de fomento à pesquisa e no controle e acompanhamento de sua execução financeira -

Segundo a concepção que norteou o Plano, a pesquisa e a Pós-Graduação têm profunda interdependência e devem ser tratadas de forma articulada, já que: a formação de pesquisadores se dá, fundamentalmente, em programas de pós-graduação; a constituição e consolidação de grupos de pesquisa é condição indispensável para uma pós-graduação forte e de qualidade; a pesquisa se consolida com a instalação de um programa de pós-graduação; a iniciação científica qualifica a formação de recursos humanos em todos os níveis e antecipa a titulação na pós-graduação. O Programa descrito demonstra a política de apoio da Instituição à Pesquisa e Pós-Graduação o qual se reverte em impulso para o crescimento dos Programas Stricto Sensu. Os docentes do Programa de Mestrado em Educação têm se apoiado nas ações do Plano, seja na obtenção de bolsas de iniciação científica, apoio a projetos, orientações para o envio de projetos para órgãos de fomento, entre outras.

Atividades Complementares (Atividades dos Docentes fora do âmbito do Programa)

Os professores do Programa desenvolveram no decorrer do ano de 2009 diferentes atividades que ocasionaram impacto social e educacional. Estas atividades são sempre associadas às suas temáticas de pesquisa. Assim sendo, a produção técnica dos docentes revela seus campos e espaços de atuação:

a) pareceristas ad hoc de periódicos,

b) membros de comssões científicas de eventos nacionais e internacioais,

12/03/2010 09:43 7

(8)

Coleta de Dados

Ano Base

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Proposta do Programa

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Programa: 40002012015P7 - EDUCAÇÃO

2009

Conferência de Digitação

c) participantes do Programa de desenvolvimento Educacional, PDE/PR. É uma política pública que estabelece o diálogo entre os professores da Educação Superior e os da Educação Básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense. O Programa visa a proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. Destinado aos professores do Quadro Próprio do Magistério oferece, no interior das universidades públicas, cursos e atividades nas modalidades presencial e à distância e disponibiliza apoio logístico e meios tecnológicos para o funcionamento do PDE. O professor que nele ingressa tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano. Atuam como orientadores vários professores do Programa de Mestrado: Célia Regina Vitaliano, Elsa Maria Mendes Pessoa Pulin, Francismara Neves de Oliverira, Maria Cristina Marquezini,Marlene Rosa Cainelli, Rosangela Volpato, Sandra Regina Ferreira de Oliveira e Sueli Édi Rufini Guimarães. d) integrantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, em parceria firmada pela Universidade Estadual de Londrina com o MEC/CAPES. Os cursos oferecidos pela UEL irão beneficiar os professores da Educação Básica de Londrina e região. Em 2009 foram disponibilizadas 160 vagas, distribuídas em quatro cursos: Artes Visuais, Filosofia, Música e Formação Pedagógica. As aulas iniciaram em outubro e foram ministradas no campus, aos sábados e no período de férias. Em janeiro de 2010 aconteceram os cursos de Sociologia, Física, Química, Biologia e Pedagogia. Os docentes do Mestrado em Educação, que atuam no curso de Licenciatura, também atuaram e atuarão nesse espaço de formação. O programa é composto por três frentes e vai beneficiar os professores que farão a segunda licenciatura, pois são profissionais que ministram aulas em áreas diferentes da formação. Aqueles que não fizeram ou deixaram de cumprir a licenciatura, no entanto, possuem experiência nas séries iniciais ou ensino fundamental. E ainda, o profissional da educação básica bacharel ou tecnólogo, sem formação pedagógica, ou seja, ele poderá fazer as disciplinas pedagógicas. Todos os professores que atuam na Educação Básica poderão participar. Os cursos são estruturados com verbas repassadas pelo Ministério da Educação/CAPES.

e) atuação em eventos diversos, destinados a formação continuada de professores dos diferentes níveis e redes de ensino.

Trabalhos em Preparação (Produção Bibliográfica, Técnica e Artística relevante e de longa duração)

A participação do Mestrado, na organização da VIII ANPEDSUL, representa uma excelente oportunidade de integração e solidariedade entre os Programas da Região Sul. No que se refere à qualificação da pesquisa e à articulação interinstitucional, é importante destacar o papel fundamental dos encontros regionais de pesquisa em educação da Região Sul – ANPEDSUL. Trata-se de evento de grande qualidade acadêmica pela forma de sua organização e pelo envolvimento que gera por parte de todos os programas da região. No evento realizado em 2008, na cidade de Itajaí, Santa Catarina, engajaram-se os coordenadores dos programas de pós-graduação em educação da região sul, assumindo tarefas de coordenação de eixos temáticos e de participação no Comitê Científico, sendo que muitos dos pesquisadores dos programas da região, que assumiram tarefa de pareceristas ad hoc, para avaliação dos trabalhos encaminhados. A realização da VIII reunião em Londrina, com a coordenação local do Programa trará, certamente, visibilidade ao Programa da UEL e mais uma oportunidade de integração entre os programas da região sul. O site do evento pode ser acessado no endereço: www.anpedsul.com.br

O lançamento do primeiro número da revista Imagens da Educação on line, previsto para 2010, é um dos projetos em desenvolvimento. Este trabalho está sendo organizado e dirigido por professores de cinco Programas de Pós-graduação em Educação reunidos por meio de um Convênio (UNIOESTE, UEL, UNIVALI, UEM E UFSM). O objetivo desta revista interinstitucional é divulgar estudos, relatórios e pesquisas acerca da Educação realizados no país e no exterior. Há por parte dos professores envolvidos em sua criação, a preocupação em dar à revista uma identidade exógena, que contribua, juntamente com os demais periódicos, já consagrados da área de Educação, para a divulgação de investigações sobre a Educação e para a reflexão acerca dos rumos que ela está tomando no país.

A edição de três coletâneas organizadas em torno do eixo temático de cada Linha de Pesquisa pretende assegurar a divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas, assim como promover uma maior aproximação entre as temáticas estudadas.

Está prevista, para o primeiro ano do triênio 2010 a 2012, a realização de análise e discussão acerca da configuração e dos objetivos das linhas, bem como das disciplinas ofertadas no intuito de elaboração de uma temática comum vinculada à área de concentração - Educação Escolar - e as problemáticas dela emergentes.

Intercâmbios Institucionais (Atividades Conjuntas e Sistemáticas do Programa com seus Congêneres)

Projetos interinstitucionais:

O Projeto de Pesquisa "Educação a partir dos anos 90 - o cotidiano escolar no contexto da globalização", teve início da Universidade Estadual de Londrina em 2006 e foi concluído em 2009. O projeto internacional teve como objetivo geral contribuir para a compreensão dos impactos da globalização sobre a educação. Em um estudo comparado, primeiramente nacional, incluindo muitos estados brasileiros, e em seguida, comparando os dezoito países que fazem parte do projeto internacional. No decorrer do projeto houveram encontros internacionais - Estados Unidos/Califórnia, Portugal/Lisboa, Coréia do Sul e Canadá/Toronto, no Brasil/São Paulo, na sede do Instituto Paulo Freire. O projeto propiciou reflexão e levantamentos empíricos, com seminários nacionais e internacionais, com publicações de artigos sobre os resultados parciais. Foram publicados os estudos comparados sob a orientação dos professores Dr. Carlos Alberto Torres, da Universidade da Califórnia (UCA) (Coordenador Internacional - Geral), do professor AntónioTeodoro (Portugal) (Coordenador Europeu), dos professores Dr. Moacir Gadotti (USP) e do professor Dr. José Eustáquio Romão (UFJF/IPF) Coordenadores Nacionais - Gerais e dos Coordenadores Nacionais Regionais. A Coordenação Geral deste Projeto de Pesquisa esteve a cargo dos Professores Doutores José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti, fundadores do Instituto Paulo Freire, que foram os Principal Investigators (PIs[1]) do Brasil, no que diz respeito à representação do projeto nacional no Comitê Internacional. A pesquisa de cada um dos subobjetos foi desenvolvida sob a sub-coordenação de um National Principal Investigators (NPI)[2], que compôs sua equipe de acordo com a temática investigada e o quadro teórico-metodológico específico. Os PIs e os NPIs constituíram o Comitê Científico Brasileiro (CCB), que cuidou da logística geral de elaboração, implantação e implementação do projeto no âmbito nacional, bem como de sua articulação internacional. O CCB também coordenou a elaboração dos subprojetos, buscando a integração horizontal e vertical das diversas equipes de pesquisa. Na UEL o projeto foi coordenado pela profa. Martha Aparecida Santana Marcondes e participaram as docentes Nadia Aparecida de Souza e Lucinea Aparecida de Rezende, vinculadas à Linha 2 do Programa - Docência: Saberes e Práticas.

O Projeto Extensão "Avaliação e metodologias cotidianas: inovar para mudar - repensá-las para proporcionar mudanças significativas", coordenado pela professora Martha Aparecida Santana Marcondes, é resultado de uma solicitação do Núcleo Regional de Ensino, para atendimento às necessidades dos pedagogos e professores da região norte de Londrina. Suas ações tiveram início em 01/11/2007, com continuidade até 01/11/2010. Tal projeto tem como objetivos sensibilizar os profissionais que trabalham em educação das suas responsabilidades no desencadear das ações didáticas e pedagógicas; formar e capacitar, através da formação continuada, os pedagogos e professores da rede pública de ensino da região norte, possibilitando-lhes o acesso às informações que os auxiliarão no seu desempenho em sala de aula, junto aos seus alunos, melhorando

12/03/2010 09:43 8

Referências

Documentos relacionados

Tabela 3: Valores descritivos do lactato sanguíneo e da probabilidade de significância do cruzamento entre os momentos pós-1º tempo versus pós-2º tempo de jogo, nas

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

Após os anos oitenta, nos países desenvolvidos da Europa, a NGP, como salientámos, surge como uma alternativa ao modelo burocrático corporizado na Administração

Em ensaios clínicos controlados utilizando vildagliptina 50 mg duas vezes por dia em associação com insulina, com ou sem metformina comcomitante, a incidência global de