• Nenhum resultado encontrado

LOCAL CONFERENCE CALL PERDIGÃO NAC - (540) Resultados do Segundo Trimestre de de Agosto de 2004

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOCAL CONFERENCE CALL PERDIGÃO NAC - (540) Resultados do Segundo Trimestre de de Agosto de 2004"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

LOCAL CONFERENCE CALL

PERDIGÃO NAC - (540)

Resultados do Segundo Trimestre de 2004

06 de Agosto de 2004

Operadora: Bom dia e bem-vindos à áudio conferência da Perdigão. Neste momento todos os participantes estão conectados apenas como ouvintes e mais tarde, iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando as instruções para os senhores participarem serão fornecidas. Caso necessitem de alguma assistência durante a áudio conferência, queiram, por favor, solicitar a ajuda de um operador digitando “asterisco Zero” (*0). Cabe lembrar que esta áudio conferência está sendo gravada. A Perdigão gostaria de esclarecer que as declarações relativas às perspectivas dos negócios da empresa, às projeções e resultados e ao potencial do crescimento da empresa, constituem-se em meras previsões e foram baseadas nas expectativas da administração em relação ao futuro da empresa. Essas expectativas são altamente dependentes de mudanças do mercado, do desempenho econômico geral do país e do setor e dos mercados internacionais, estando sujeitas portanto, a mudanças.

A apresentação da áudio conferência está disponível na página de abertura do site de relações com investidores da Perdigão, www.perdigao.com.br/ri.

Gostaria agora de passar a palavra ao Sr. Wang Wei Chang, Vice Presidente de Finanças, Administração e Relações com Investidores. Por favor, Sr. Wang, pode prosseguir.

Sr. Wang Wei Chang: Muito obrigado, bom dia a todos. Bem-vindos a nossa teleconferência.

Hoje nós estamos muito felizes, muito contentes com o resultado do segundo trimestre, do primeiro semestre de 2004. Obtivemos um trimestre recorde, nós conseguimos subir em receitas brutas em faturamento, esse trimestre comparado com o primeiro trimestre do ano passado.. segundo trimestre do ano passado em 38,6 quase 39% dos quais, no mercado interno, conseguimos crescer mais que 15% e no mercado externo, as

(2)

exportações, conseguimos crescer em faturamento perto de 70%, 69,4%. Realmente foi um trimestre muito bom. Como resultado disso nós tivemos como receita operacional líquida um rol de 39,4% de crescimento, atingindo um rol de 1,220 bilhão praticamente. O nosso lucro bruto também foi alto, 29,1%, isso principalmente devido a esse trimestre onde nós tivemos um impacto da alta dos grãos, principalmente da soja que afetou principalmente este trimestre. Obtivemos também, despesas operacionais excelentes de RS$ 201.4 milhões e em termos de porcentagem XXXX (3.05) apenas 16,5% e se nós formos comparar com o mesmo período do ano passado, o ano passado foi de 20,4%; obtendo então um lucro operacional antes das financeiras do trimestre de 12.5/12.6 com 153.5 milhões e um resultado final líquido de 90.7 ou 7.4% do rol e um EBITDA de 178.7 e uma porcentagem de 14, uma margem de 14.6% no rol.

Vamos agora entrar um pouquinho mais nos detalhes sobre como nós obtivemos esses resultados. No mercado interno nós crescemos em volumes de frigorificados, e considerando aí frigorificados; carnes, massas, outros processados e também produtos de terceiros que são os congelados, vegetais congelados que nós compramos e revendemos, nós crescemos em volume 12.2%, sendo que o crescimento maior, logicamente, foi nos produtos elaborados processados em que crescemos 3.6 e caímos na venda de produtos in natura, principalmente de aves porque o mercado externo estava logicamente mais competitivo do que o mercado interno OK? Em termos de preços, logicamente que esse item foi um item mais difícil para nós, atingirmos um crescimento, atingimos somente em termos de preço algo em torno de 2% , um pouco abaixo de 2% no total dos frigorificados; frigorificados de carnes, produtos... outros produtos processados, massas e outros, e também produtos de terceiros. Conseguimos crescer de preço algo em torno de 2% , um pouco abaixo de 2%, porém, nos nossos custos médios nós conseguimos ter uma queda de custos médios em relação ao segundo trimestre do ano passado, de 5%. Com isso nós obtivemos bons resultados no mercado interno.

(3)

Vou comentar sobre mercado externo e depois vou comentar sobre as perspectivas do mercado interno e mercado externo. Mercado externo, nós conseguimos nesse trimestre um aumento de praticamente 20% em volumes. Um aumento excepcional e, ao mesmo tempo, nós conseguimos também melhorar, e muito, o nosso preço médio, nós conseguimos aumentar nossas receitas em Reais em 69.3% no faturamento. No preço médio, nesse trimestre, conseguimos 42% de aumento tanto em Dólar como em Reais. E também o custo médio, aí sim, aí teve o impacto dos grãos, nós conseguimos um aumento aí de 8.8/9%. Ou seja, mesmo com o impacto grande, alto dos grãos, principalmente soja, nós conseguimos gerenciar isso. Logicamente que o custo da ração tem um impacto muito maior nos produtos.. nos produtos de exportação do que nos produtos do mercado interno, OK? Com isso nós obtivemos aí margens excelentes. Vamos comentar então sobre as nossas perspectivas, tanto do mercado interno como do mercado externo. O mercado interno, nós sabemos que o mercado interno, estava até este momento bastante devagar, eu diria, devido ao não aumento da renda disponível da população e também, devido ao incentivo a crédito, principalmente a crédito de longo prazo, isso nós vínhamos comentando já há algum tempo, o incentivo de crédito, principalmente de crédito de longo prazo, incentiva as pessoas a comprarem bens de consumo duráveis e, logicamente que depois eles têm que pagar prestação desses empréstimos, essas prestações desses empréstimos usam uma boa parte da renda disponível. Tem sido assim, nós achamos que à partir de agora, essa situação deve melhorar, porque também, ninguém compra um celular ou ninguém compra uma televisão duas vezes por ano, e principalmente, para o pessoal de renda mais baixa. Porém, de qualquer forma, nós estamos vendo uma reação lenta do crescimento, nós estamos vendo um crescimento da população ocupada, esse crescimento é pequeno, a média desse crescimento desse ano comparado com o ano passado, vai ser algo em torno de 2.4%, a qualidade desse crescimento não é das melhores, porque menos da metade, algo em torno de 43% são, têm carteira assinada, CLT. Fora disso

(4)

você tem pessoas do mercado informal entrando no mercado e pessoas com uma ocupação própria, também entrando no mercado.

A renda real líquida que vamos ver até agora, nesse momento, se eu comparar os primeiros meses desse ano com os primeiros meses do ano passado, a renda líquida não teve crescimento. Porém, o que nós estamos percebendo é que os aumentos sindicais daqui para a frente, tendem a ser um ajuste um pouco acima da inflação. Isso pode representar, então, um aumento real, um aumento real da renda líquida. Porém, o que pode, o que está acontecendo, isso só acontece para os 43% da população que tem carteira assinada. Para o restante, esse outro contingente, eles são, esses outros contingentes, praticamente aceitando qualquer coisa. Então, praticamente nós não estamos vendo também um aumento grande dessa renda líquida, vai ser marginal, pequeno, muito pequeno, algo em torno de talvez, 0.5%, alguma coisa. Com isso, a massa salarial deve ter um crescimento talvez algo em torno de 2.4 ou um pouco mais, só isso. Esse crescimento estamos vendo até talvez meados do ano que vem, ou até talvez até o terceiro trimestre do ano que vem, e depois, logicamente se não fizermos, se realmente não houver maiores investimentos, esse crescimento também recua, OK? Porém, até lá nós estamos vendo um aumento consistente de consumo de nossos produtos.

No mercado externo, nós estivemos muito bem até agora, todo o impacto da gripe aviária, principalmente para o Japão, nós estivemos neste trimestre, diferentes de outras empresas que fizeram vendas spot, logo no começo do ano, quando teve, quando nós começamos a ter o impacto da gripe aviária na Ásia, nós tínhamos fechado já, contratos com preços bons trimestrais para o Japão e fizemos contratos de longo prazo, com preço, com o efeito da gripe aviária, para o Japão, até Julho. E com isso, o impacto dessa, da gripe aviária foi bem maior esse trimestre do que no trimestre passado. Por isso nós obtivemos preços médios muito altos nas nossas exportações. E que conseguimos, então, cobrir parcialmente, e cobrir muito bem, o aumento do.., do preço da ração, dos grãos. O que nós estamos esperando para a frente? Para os próximos dois trimestres

(5)

desse ano? No mercado externo, os preços no Japão devem cair, está tendo uma queda de consumo de carne de aves no Japão, eles estão, logicamente que os consumidores estão com receio da gripe aviária e estão substituindo o consumo de aves por consumo de carne suína, que já era muito alto no Japão. Com isso, os preços médios para aquele país nós estamos esperando que vai ser mais baixo, mais baixo do que, talvez do que o semestre inteiro.

Em outros mercados, o mercado do Oriente Médio é um mercado sazonal. No verão, como o calor é muito intenso, consome-se muito menos proteínas em geral e principalmente carne de aves. Então, os preços começam a cair em Junho, Julho, vai até Agosto e depois começam a subir. Portanto, nesse terceiro trimestre os preços médios para o Oriente Médio, em geral, também vamos ter uma queda.

Para o mercado restante da Ásia, os preços estão mais ou menos constantes, não deve ter mudanças grandes.

Para o mercado Europeu, nós estamos esperando os preços talvez com uma tendência leve de melhora, nesse segundo tri... nesse terceiro trimestre, porque o estoque dos produtos antigos, lá de trás, de Agosto do ano passado, em que ainda podíamos exportar frango com 2% de sal, com o imposto de importação muito mais baixo, esses estoques finalmente estão terminando, e também o estoque do Leste Europeu, que eles entraram em Maio, também está terminando então, com isso, deve ter uma tendência, talvez uma pequena tendência de preços maiores, nós estamos considerando que isso vai ser constante.

Para a Eurásia e para a Rússia, o preço dos suínos está bem, tende a crescer, isto porque a Polônia que exportava para a Rússia não... uma vez parte da União Européia, está exportando para a União Européia e, portanto, sobra para nós exportarmos... para o Brasil exportar para a Rússia. O preço de aves, por outro lado, está bastante concorrido por causa da influenza, por causa dos Estados Unidos que tem um estoque bastante grande de leg quarters, isto porque nos Estados Unidos, por causa da dieta do Dr. Atkins, o consumo de proteínas, principalmente de

(6)

carne de aves e carne suína, o consumo aumentou muito, e como eles consomem peito de frango, tem uma sobra de carne de, tem uma sobra de leg quarters e, logicamente, o mercado russo é o mercado preferido deles. Então isto está, logicamente, atrapalhando para eles.

Em resumo nós estamos esperando então uma queda de preços médios no mercado externo, nesse terceiro trimestre, e uma reação no quarto trimestre, porque no inverno os custos começam a... comem mais, começam a estocar; os preços também voltam a ser melhores no Oriente Médio, porém, essa reação de um preço um pouco melhor vai depender muito da oferta. Existe, está acontecendo um majoramento talvez um pouco grande demais para a demanda. E com isso também, com os resultados bons que as principais exportadoras de carne de aves estão apresentando neste trimestre, logicamente que isso leva também as empresas menores a competirem com a gente. Eles não conseguem, não têm uma força de penetração tão grande, porém, atrapalha nos preços. Então, se a gente for levar isso em consideração, a reação do preço do quarto trimestre, vai ser pequena. Em resumo, nós achamos que o preço médio do segundo semestre vai ser mais abaixo do que do primeiro semestre.

Comentando sobre os custos, nós conseguimos gerenciar bem esse aumento de custos de grãos e que deve afetar no terceiro trimestre, talvez mais um mês. Isso porque, quando o grão é alto em um mês, ele afeta os nossos custos dois a três meses para a frente. Então, o que nós estamos notando é que para o preço, para o custo do nosso... de nossas aves, nós já estamos dentro de uma redução. Porém, como o suíno tem um ciclo mais alto, mais longo, os nossos suínos ainda carregam, carregam soja com um custo mais alto e que deve começar a reduzir a partir de Agosto -Julho ainda apresentamos um crescimento de XXX (17:50) e começa a reduzir a partir de Agosto.

Porém uma queda, eu diria razoável, dos nossos preços médios, nós achamos que no terceiro..., no segundo..., no terceiro trimestre nós vamos ter margens brutas menores, menores do que a média do primeiro

(7)

semestre, OK?

E comentando sobre as despesas operacionais, isso é resultado da nossa estratégia já de algum tempo atrás e que foi muito atrapalhado, muito, vamos dizer, que nossa estratégia foi prejudicada pelos problemas XXXX (18:32) que tivemos em 2002 e começo de 2003, porém hoje nós estamos vendo resultado, nós adotamos lá atrás o projeto Exporta Sim e também há um ano e meio atrás nós criamos uma nova diretoria de supply chain e o resultado está aí, melhoramos muito nosso processo de logística, principalmente de exportação, e com isso nós estamos tendo um resultado bastante..., um resultado expressivo, uma redução bastante grande das nossas despesas, despesas operacionais, com 16.5%.

Daqui para a frente, nós achamos que vai ser difícil ter ainda uma redução maior. Nós achamos que, pelo contrário, poderemos ter até um pouco de aumento aí nessa porcentagem, principalmente nas despesas comerciais. Porém nas despesas administrativas em geral, nós também estamos tomando várias atitudes para trabalhar numa redução que deve acontecer mais para o ano que vem, talvez a partir do segundo trimestre, ou a partir do segundo semestre nós vamos ter ai, então, uma redução maior dessas despesas administrativas; nós estamos criando um projeto chamado CSP, Centro de Serviços Perdigão, em que nós estamos concentrando todas as, a maioria das atividades corporativas, financeiras, de controladoria, de recursos humanos e também a parte de logística que já está concentrada e também a parte de suprimento, no centro, esse centro vai estar sendo, vai estar localizado na cidade de Itajaí; nós já temos aí 140 pessoas trabalhando nesse centro de logística e vamos ter um bom número de pessoas trabalhando aí nesse mesmo lugar e estamos, logicamente, construindo um novo prédio, tá OK? Isso vai significar uma redução expressiva de custos, porém isso só vai acontecer mais para a frente, mais para 2005.

E com isso, eu acho que nós terminamos aqui os nossos comentários e vamos, então, abrir para as perguntas. Muito obrigado.

(8)

Sessão de Perguntas e Respostas

Operadora: Senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas. Para fazer uma pergunta, por favor, digitem “asterisco 1” (*1) a qualquer momento em seu telefone, e aguarde seu nome ser anunciado. Para retirar a pergunta da lista, digitem a tecla “sustenido” (#).

Nossa primeira pergunta vem do Sr. Guilherme Arruda, do Banco Pactual. Sr. Gustavo Hungria: Bom dia a todos, na verdade é o Gustavo Hungria que está falando, bom dia Wang e todo o mundo. Na verdade, eu queria, se você pudesse, eu gostaria que você falasse um pouquinho mais com relação a um prazo um pouco mais longo, se for possível; a gente olhando até 2005 se, enfim, essa tendência que a gente está vendo de queda de preço de commodities, principalmente a soja, se ela, de alguma maneira, te dá um conforto para você olhar mesmo num cenário de preços mais baixos lá fora, se ela te dá um conforto para assumir que a margem, no ano que vem, pode ficar talvez em linha ou talvez, ou ligeiramente abaixo do que a gente viu em 2004 ou isso ainda não te garante que você vai ter um 2005 tão saudável como esse 2004 que a gente está vendo? Essa era a primeira pergunta e depois eu gostaria de saber um pouco dos planos de investimento, está, dada essa melhora no mercado interno e potencial crescimento que a gente está esperando daqui para a frente, se vocês pudessem falar um pouco dos planos de investimento e os custo envolvidos? Obrigado.

Sr. Wang: OK. Primeiro sobre os grãos. Nesse momento, o que está acontecendo, é que nós estamos num começo da safra, da colheita da safra americana. E essa colheita da safra americana tanto para milho como para soja está se projetando safras recordes. Então está se projetando para os Estados Unidos, uma safra de 270 milhões de toneladas que é recorde e também 80 milhões de toneladas de soja. Então essa safra, 2004-2005, colhe-se agora e o consumo é feito até a próxima safra. Então, com esses números positivos, o que se viu é uma queda e uma queda brusca do preço de soja lá fora. E essa queda de preço brusca

(9)

também teve o efeito da saída de todos os agentes financeiros que estavam especulando, eu diria, porque era um bom instrumento financeiro, naquele momento, em futuros de soja. Devem estar indo para futuros de petróleo, OK? Então está havendo uma queda brusca, a gente acha que é forte demais, até, tá? Quer dizer, de US$ 11 por bushel para abaixo de 6, isso também não deve acontecer, tá? Mas isso, de qualquer forma, nós estamos vendo um movimento baixista de preços em geral. E, além disso, nós estamos esperando uma safrinha muito boa para o Brasil, A CONAB está projetando uma safrinha de 10 milhões de toneladas, alguns dizem que pode ser menos, mas muita gente diz que pode ser mais, principalmente aquelas pessoas que estão visitando as plantações, principalmente do Centro Oeste e que, talvez, não entre na estatística da CONAB, tá? Então com isto, nós vamos ter um consumo razoável aqui no Brasil um preço então, também, quer dizer, não vamos ter um aperto na área de milho como muita gente estava projetando, tá? Porém o estoque, o estoque final, logicamente no Brasil vai ser menor do que o do ano passado. Ainda não temos previsões das safras do ano que vem; com o preço de soja caindo e com o aumento dos custos, não é, do plantio de soja, principalmente aumento de fertilizantes etc., talvez nós possamos vir a ter alguma coisa no ano que vem, mas isso aí ainda é muito cedo para prever isso. Então estamos projetando, quer dizer, estamos vendo um movimento baixista e isso deve acontecer até, eu acho que vai acontecer até o primeiro semestre do ano passado e aí vai depender, depois logicamente, das projeções. É difícil de você projetar o ano inteiro, tá? Porque vai depender, aí você está pegando já a segunda safra, quer dizer, duas safras americanas, isso é um pouco complicado para você projetar. Mas no momento, estamos vendo um movimento baixista, tanto de milho como de soja. Então isso é positivo para a gente, tá OK? A não ser que tenha alguns desastres climáticos muito fortes, essas safras recordes devem acontecer. Aí, mais para a frente, vai depender muito dessa segunda safra de 2005-2006 americana, tá OK? Você podia repetir a sua segunda pergunta, por favor, é sobre investimento, não é?

(10)

Sr. Gustavo Hungria: É isso, se você podia falar um pouquinho de... dos seus planos de investimento...

Sr. Wang: OK. É, tem-se falado muito sobre investimento ultimamente sobre a Perdigão, tá OK? Bom, o que nós estamos analisando é o seguinte: bom, para o crescimento desse ano de 10%, logicamente que os planos já estão aí sendo feitos, aumentamos, inclusive um pouquinho o montante de nossos investimentos de 80 para 90 milhões porque isso, porque nós queremos ampliar a nossa, o centro de distribuição de Videira e que deve ser o centro, o único centro de distribuição para o Estado de Santa Catarina. Para os próximos anos 2005, 2006, estamos revendo agora, o nosso business plan para 2005, mas, porém, nós também já anunciamos há algum tempo atrás que o crescimento maior sempre vai vir da região Centro Oeste, tá? E para crescimentos a partir de 2007, três anos para a frente, nós estamos terminando, a nossa área de planejamento estratégico está terminando esses estudos, e vamos estar fazendo alguns investimentos para crescimento, porém a partir de 2007, estamos prevendo crescimento no mercado interno e também estamos prevendo a entrada de novos mercados no mercado externo. E como vocês sabem, para a nossa área, nós temos que planejar com uma certa antecedência; já estamos fazendo isso. Esse planejamento, qualquer crescimento faz muito mais sentido e para uma área, uma região em que você consiga milho e soja com um custo mais baixo. Então neste momento, qualquer investimento novo faz-se muito mais sentido, nós fazermos na área do Centro Oeste que já estamos presentes. Logicamente, como é um período eleitoral, todos os prefeitos dessas cidades, que têm algum potencial de receber os investimentos da Perdigão, logicamente que eles estão fazendo muito barulho. Porém, nós já estamos terminando essa análise e assim que nós acabarmos e assim que tudo estiver certo, nós vamos estar anunciando esses investimentos. O que eu quero dizer é o seguinte: para esse investimento a partir de 2007, o crescimento a partir de 2007, o montante de investimento esse ano vai ser praticamente mínimo, talvez a contratação de um projeto. E

(11)

vamos começar somente à partir de 2005 e aí vamos estar anunciando, mais para o final do ano as nossas estratégias para 2005 e 2005 para a frente, OK? Tem-se anunciado muito nos jornais, isso logicamente que os prefeitos dessas cidades no Centro Oeste têm muito interesse em receber a gente, haja visto o que nós fizemos em Rio Verde; nós assinamos uma carta de intenção lá atrás em 96, e realizamos muito mais do que nós prometemos fazer. Fizemos mais investimentos, nós iríamos crescer, gerar somente 3.000 empregos, geramos mais de 5.000, 5.500, então fizemos muito mais. Então, logicamente, todas outras cidades têm muito interesse em nos receber. Por isso esse ruído um pouco acima do normal. Porém, num período de curto a médio prazo, nós vamos estar anunciando em detalhes todos esses investimentos, OK?

Sr. Gustavo Hungria: OK, obrigado. Operadora: Obrigada...

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Nossa próxima pergunta vem da Sra. Daniela Bretthauer, do Banco Santander.

Sra. Daniela Bretthauer: Wang, em primeiro lugar eu queria parabenizar a Companhia pelo fantástico resultado aí no trimestre, as margens que a Companhia conseguiu atingir, e você já comentou com a gente que o seu guidance aí para o segundo semestre, no que diz respeito às exportações, é menos atraente, mas eu queria explorar um pouco mais esse guidance de mercado externo, dado que vocês fizeram aquela estratégia de ter a empresa de processamento na Holanda, não é, se vocês já estão vendo efeitos positivos dessa decisão estratégica e, com relação ao mercado interno, se você pudesse comentar também em mais detalhes, o quê que você está vendo de retomada de venda, se você está realmente observando essa retomada a partir de Junho que é o feed back que nós temos aí do Pão de Açúcar, e se é uma retomada assim, não só em volume como também em mix? Obrigada.

Sr. Wang: Ok. Com relação ao mercado externo bom, o que está acontecendo é o seguinte: a empresa tem esse efeito da gripe aviária e, que está muito complicado para a Tailândia, que é, que era, não é, que foi

(12)

talvez. uma exportadora que competia com a gente, mas está muito complicado lá, eles não estão conseguindo erradicar esse problema e quando eles, quando eles anunciam que eles conseguem e hoje teve um outro anúncio que em 11 regiões eles conseguiram eliminar o problema, algumas semanas depois, alguns dias depois surgem novos casos. A gente espera que eles consigam resolver esse problema, porque fica sempre essa perspectiva da volta deles. Porém, nós achamos que eles não devem, que eu saiba, eles não devem - os tailandeses - eles não devem voltar esse ano, com certeza, porque uma vez eles anunciando que resolveram o problema, vai demorar algum tempo para os mercados aceitarem a importação dos produtos não cozidos deles, algo em torno, no mínimo de 6 meses. Isso principalmente porque lá atrás, no começo desse ano, eles mentiram para o comissário europeu e eles disseram que não tinham o problema e, como conseguiram convence o comissário que foi lá que era bronquite e depois que o comissário voltou para a Europa, começaram a falecer, morrer gente na Tailândia por causa do problema. Então isso foi muito ruim, além disso, para eles voltarem a competir com a gente, não estão alojando matrizes, não estão fazendo investimentos, devem estar fazendo desinvestimentos; esse era um setor forte lá e, como vocês sabem, uma vez destruída a matriz, demora algum tempo para você recomeçar um processo. Eles estão abatendo algo em torno de 50%, talvez, do que eles abatiam, talvez menos agora; eles não estão conseguindo aumentar a venda dos produtos processados para a Europa, pelo contrario, nesses 5 primeiros meses, pela informação que nós temos mais recente, nos cinco primeiros meses eles tiveram queda na Europa, e o mercado que eles ainda estão conseguindo alguma coisa e que tiveram um pequeno aumento, se não me engano. de 5% nesses primeiros cinco meses do ano, é o mercado japonês porque eles estão bastante flexíveis em produzir produtos processados já prontos, semi-prontos, prontos, o yakitori pronto, ou um processado, um pedaço de frango embrulhado com aquela alga, com alguma semente de gergelim em cima, são produtos já prontos que eles conseguem fazer, por causa da mão-de-obra barata e

(13)

eles são muito flexíveis nisso, e principalmente, porque varias dessas empresas que exportam têm investimento japonês, eles estão, eles estão, logicamente começando..., continuando a vender para o Japão, tá? Porém o problema lá é confuso, é grave, talvez não se resolva assim, a curto prazo. Então tem sempre esse assunto, não é, esse problema no ar. Isso nos ajuda em vender mais produtos para o Japão, porém, como comentei, os preços devem cair com uma certa... talvez comparados com os preços que nós conseguimos lá atrás, para esse trimestre, US$ 2.5 por quilo de, de boneless legs, isso deve sofrer uma queda, aí. Nós não sabemos ainda os preços, estamos agora negociando com eles para venda a partir de Agosto, certo? Com relação à Europa, logicamente que os europeus estão usando a Tailândia para reduzir os preços. Os tailandeses, logicamente, estão vendendo esses produtos para a Europa, os cozidos com um preço muito baixo, tá? Algo em torno de 2.4/2.3/ 2.4/2.5. É um preço baixo e isso, logicamente, prejudicou em geral os outros exportadores de cozidos para a Europa. Então a gente está, logicamente, analisando essa situação, esperamos que isso também se resolva de alguma maneira, aí podemos voltar, então, a começar a produzir mais produtos cozidos. Porém para outros produtos processados, nós estamos conseguindo um aumento. Então, logicamente prejudica um pouco, prejudicou um pouquinho a nossa estratégia. Porém a nossa estratégia para a Europa é uma estratégia de um negócio local, tá? Nós temos uma empresa européia que vende para clientes europeus. É um negócio local, então isso depende muito mais de distribuição dos nossos produtos para os nossos clientes locais, e isso que nós estamos fazendo lá; criando uma equipe maior de vendedores para prospectar mais clientes para vender produtos nossos para clientes locais. Essa é a nossa estratégia. Para outros países, o restante da Ásia, a China como também está proibida de vender para, tanto para a Europa como para o Japão, a China também não está emitindo licenças de importação. Então tem muito pouca importação, exportação para a China com licenças antigas. Outros países, Hong Kong e Singapura, os preços estão praticamente estáveis lá e deve continuar assim, tá OK? Com relação à

(14)

Eurásia, como eu falei, os preços dos suínos devem continuar bons, mais para a frente também, devem continuar bons e, principalmente porque agora, eles compravam do Leste Europeu e o Leste Europeu está preferindo exportar para a comunidade européia, principalmente Polônia. E praticamente você pode contar somente Polônia e, talvez Hungria, que são produtores. Porque fora disso, os países são muito pequenos, tá OK? Então essa é nossa perspectiva para o... adicionando ao mercado da Eurásia, principalmente da Rússia, nós estamos introduzindo uma série de produtos processados, que incluem mini chickens, big chickens, lasanhas e pizzas congeladas sob a marca Fazenda, na Rússia e está fazendo muito sucesso, porque a marca Fazenda lembra o Brasil por causa da Escrava Isaura. E como eles não tinham fazenda lá, ou não queriam traduzir fazenda para o russo, eles usavam, falavam e usam até hoje a palavra “fazenda”. Essa palavra Fazenda, essa marca, pertence à gente, então está escrito em russo, mas lê-se “fazenda”. E estamos introduzindo, então, vários produtos com a marca Fazenda e está fazendo sucesso na Eurásia. Então, essas são as perspectivas do mercado externo.

Sobre o mercado interno, sim, nós estamos notando um aumento de consumo, um aumento lento; nossa estratégia, porém foi um pouco diferente, nós crescemos nas regiões em que houve crescimento econômico, nós crescemos Centro Oeste e Sul do Brasil, no nordeste também estamos crescendo e nas grandes cidades nós já vínhamos fazendo há algum tempo o nosso Projeto Bandeirante aqui em São Paulo e o Projeto Novo Rio na grande Rio, de aumentar nossas vendas para pequenas lojas, para supermercados pequenos, supermercados médios e isso tem sido, esse processo foi bastante, vamos dizer, tivemos resultados muito bons nos nossos projetos; nós conseguimos aumentar a nossa participação nessas cidades e nós não estamos forçando as vendas para as grandes redes, pelo contrário, para algumas das grandes redes chegamos inclusive a reduzir nossos volumes. Isso melhorou, então, bastante a nossa rentabilidade e conseguimos também um melhor mix. Logicamente que no mercado interno, o quarto trimestre é sempre o

(15)

melhor trimestre por causa dos produtos de Natal, quer dizer, então estamos vendo que este natal vai ser... deve ser, melhor do que o Natal do ano passado, tá? Então essas são as perspectivas. Mais alguma pergunta Daniela?

Sra. Daniela Bretthauer: Sim, sim, Wang eu tenho uma pergunta follow up que está relacionada com o seu resultado financeiro. Nas notas explicativas do resultado financeiro parece que estava junto com a despesa aí da dívida alguma coisa de hedge. Será que você teria essa abertura para passar prá gente prá gente entender então…

Sr. Wang: Tá bom, tá ok. Bom, quando vocês vêem nossas despesas financeira, tem que examinar sempre com a equivalência patrimonial, por que a equivalência patrimonial é o resultado principal; o resultado da equivalência patrimonial, é a valorização ou desvalorização dos nossos ativos lá fora, que estão em Dólares e ativos maiores são: recebíveis e estoque que estão lá fora, tá? E logicamente que os recebíveis e estoques que estão lá fora entram numa planilha nossa para o controle da nossa exposição ao Dólar, entra na nossa estratégia de hedge, por isso que tem que ser levado em consideração.

Então vamos analisar, vamos analisar o primeiro semestre em que o total da despesas financeiras foi de 75.7 milhões. Aí você teria que... está incluído nesse número, uma desvalorização de 13.3 milhões; esses 13.3 se você comparar com a equivalência patrimonial de 12.4, então a desvalorização nesse período todo teve impacto somente em R$ 900 mil nos nossos resultados financeiros, tá ok? Se você avaliar a equivalência patrimonial junto, tá? Então se você pegar os 75.5 e deduzir os 13.3, além disso nós temos o ajuste dos grãos em aberto, nós temos uma quantidade de grãos em aberto, nós achamos que essa é uma boa política e essa boa política está dando certo por que os grãos estão caindo. Por isso que nós fizemos essa política, adotamos ela atrás, essa política e tem o ajuste no caso, negativo de 8, então se você tirar 75.5, 38.1 chegamos a um resultado de 54, dividindo isso por 2 daria em geral o que nós podemos... todas as

(16)

condições, sem desvalorização ou sem ajuste de grãos. Isso seria um número razoável.

Agora porque essa diferença entre o primeiro trimestre e o segundo trimestre? No primeiro trimestre ao invés de desvalorização, tivemos uma valorização de algo em torno de 5 milhões, e no segundo trimestre nós tivemos uma desvalorização de 18.1, tá? E no primeiro trimestre tivemos um ajuste de grãos positivo de 900 mil e no segundo trimestre tivemos um ajuste negativo de 9 milhões.

Então se você pegar todos esses números e ajustarem aos resultados, nós teríamos no primeiro trimestre, então: 18.5 se você tira... se você soma 4.8 mais 0.9, você teria 24.2. No segundo trimestre 57 se você tira 18.1 mais 9, daria 29.9 e aí também no segundo trimestre tivemos aí um desconto financeiro de algo em torno de 3 milhões, se você tirar isso dá 27, então praticamente empatou, isso que eu queria dizer, tá?.

Tem esses efeitos e esses efeitos foram muito positivos todos positivos no primeiro trimestre e todos negativos no segundo trimestre. Mas na hora de você analisar o semestre você vê que realmente é mais ou menos isso que nós estamos tendo de despesa financeira; algo em torno de 10 milhões por mês, não mais que isso. Em algum semestre pode ser maior, outro semestre pode ser menor, aí tem o efeito de ajuste de grãos, porém esse efeito tende a desaparecer quando a gente ajustar os grãos, para uma certa quantidade de grãos ao invés de acertar pelo mercado, nós estamos ajustando pelo CDI, pelo CELIC e vamos acertar isso mais para o ano que vem. Somente o ano que vem vamos acertar isso pelo preço real e quando tiver o ajuste positivo, se receita com uma receita financeira.

Sra. Daniela Bretthauer: Obrigada Wang. Sr. Wang: Tá explicado?

Sra. Daniela Bretthauer: Tá, muito obrigada. Sr. Wang: Ok?

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Nossa próxima pergunta vem da Sra. Claudia Abate do ABN AMRO Asset Management.

(17)

Sra. Claudia Abate: Bom dia a todos. Wang eu gostaria de saber se você pode mensurar melhor o que seria esse aumento de despesas com vendas no segundo semestre, e eu acredito que deve estar ligado mais a frete e Inclusive entender um pouco como é o seu contrato de frete para exportação. Como é o reajuste de preço…

Sr. Wang: É, isso pode realmente afetar os contratos de frete, a gente, nós fazemos contrato de longo prazo, porém se houver realmente um aumento expressivo do preço do petróleo, logicamente que eles vão tentar acertar esses preços e logicamente que nós não vamos aceitar o aumento, mas vai chegar num momento que deveremos ter algum ajuste sim, principalmente frete.

Sra. Claudia Abate: Então até agora não teve nenhum ajuste?

Sr. Wang: Não, até agora não, até agora não houve nenhum ajuste, agora melhoramos muito o nosso processo.

Sra. Claudia Abate: Agora então esse aumento de despesas com vendas estaria ligada a marketing então, quer dizer, é isso que eu queria que … Sr. Wang: Para o segundo trimestre?

Sra. Claudia Abate: Para o segundo semestre Sr. Wang: Para o segundo semestre?

Sra. Claudia Abate: É.

Sr. Wang: Não, o que eu falei é o seguinte; que nós atingimos essa porcentagem de 16.7 no semestre, e que dificilmente iríamos poder reduzir mais, pelo contrário, iríamos ter um aumento, tá? E que nessas despesas comerciais que estão incluindo... que estão inclusos também a logística, os custos de logística não vamos ter reduções, principalmente aumentos e principalmente por causa do preço de frete, frete marítimo, tá? Agora, por outro lado estamos fazendo, como comentei estamos fazendo trabalhos para a redução de despesas administrativas, porém isso só vai ter o efeito para o ano que vem.

Sra. Claudia Abate: Não eu entendi, agora você pode mensurar o que significa esse aumento em pontos percentuais ou…

(18)

Sra. Claudia Abate: É lógico.

Sr. Wang: … é meio difícil eu dar em detalhes. É o que eu estou dizendo, nós já fizemos um excelente trabalho de redução, nós não vamos conseguir mais redução, pelo contrário vamos ter aumentos..

Sra. Claudia Abate: Entendi, mas não é…

Sr. Wang:. Mas se você pegar o que nós obtivemos nesse semestre talvez no segundo semestre nós tenhamos algo um pouco maior que isso.

Sra. Claudia Abate: Um pouco maior do que o segundo trimestre, é isso? Mr. Wang: O primeiro semestre 16.7, né? Nós tivemos 16.7 no semestre. Sra. Claudia Abate: Sim.

Sr. Wang: Então no segundo semestre se a gente conseguir obter essa mesma porcentagem vai ser muito bom, mas nós achamos que vai ter pressão de preços, tá?

Sra. Claudia Abate: Tá, ok.

Sr. Wang: Principalmente frete mesmo, que deve afetar.

Sra. Claudia Abate: Tá. A minha outra pergunta é em relação às vendas externas. Vocês estão fechando contratos mais de longo prazo com o Japão, por exemplo?

Sr. Wang: Agora começou o ciclo, ainda não estamos fechando, começou o ciclo.

Sra. Claudia Abate: Então vocês estão em negociação? Sr. Wang: É estamos em negociação.

Sra. Claudia Abate: Mas qual a perspectiva?

Sr. Wang: Ah! Eu também gostaria de saber. Estamos em negociação. Nós achamos que o preço vai ser mais baixo do que o que nós conseguimos no trimestre passado.

Sra. Claudia Abate: Não em termos de preço, eu digo de prazo. Sr. Wang: Prazo?

Sra. Claudia Abate: Prazo.

Sr. Wang: Nós queremos fechar, se possível, fechar um contrato; com os japoneses, é melhor você fechar um contrato de longo prazo por um preço que eles acham razoável, do que tentar ganhar o máximo no curto prazo, tá?

(19)

Aí eles podem não vender prá você (comprar de você). Então por exemplo, no começo do ano em que se falava preços de 2.7 até 3 para o boneless leg, o BL, que é o principal produto; é uma coxa de frango desossada, nós conseguimos fechar contrato de longo prazo a 2.5, tá?. Então essa é a tentativa, agora, depende muito. Agora a estratégia de venda aí, não falamos...

Sra. Claudia Abate: Tá, certo.

Sr. Wang: ... Logicamente, né? Tá Ok?

Sra. Claudia Abate: Tá. Só mais uma pergunta. Em relação aos guidance que vocês tem para o final do ano, vocês ratificam eles, apesar de, na minha opinião estarem um pouco conservadores. Haja visto os resultados do primeiro semestre.

Sr. Wang: Guidance de aumento de volume? Sra. Claudia Abate: Isso.

Sr. Wang: Sim, para o mercado interno talvez não, para o mercado externo sim.

Sra. Claudia Abate: O quê?

Sr. Wang: Em termos de volume, o nosso guidance anterior era … Sra. Claudia Abate: 15%

Sr. Wang: …15% aumento de volume no mercado externo e 5% de aumento de volume no mercado interno.

Sra. Claudia Abate: Isso.

Sr. Wang: Nós achamos que para o mercado interno ainda continua esses 5%, está bom esse guidance. Para o mercado externo nós achamos que logicamente deve ser maior do que os 15%, tá?

Sra. Claudia Abate: Tá.

Sr. Wang: Maior. Mas nós não trocamos, nós não mudamos por que senão teríamos que mudar todo semestre, deixamos como está e como estamos analisando, fazendo o nosso business plan, no próximo resultado a gente dá logicamente um guidance melhor e também já outras projeções.

Sra. Claudia Abate: Tá, e em relação a preços no mercado interno, como que vocês estão vendo esse segundo semestre?

(20)

Sr. Wang: É, o aumento de preço aí está mais difícil do que nós estávamos esperando. No primeiro trimestre conseguimos um bom aumento de preços comparado com o ano passado, segundo trimestre um aumento de preço menor, tá? O nosso aumento de preço logicamente tem que levar em primeiro lugar o aumento de custos, nós temos que cobrir custos, porém já estamos cobrindo porque nós tivemos redução de custo médio, né?

Sra. Claudia Abate: Tá.

Sr. Wang: E nesse segundo trimestre uma grande parte do aumento de preço veio pela melhora de mix, aumentamos bem nossos processados e diminuímos in natura, isso deve continuar a acontecer, tá? Porém a gente tem que levar em consideração que o segundo semestre do ano passado, mercado interno, nós obtivemos bons resultados, então esse crescimento de volume deve ser menor nesse segundo semestre, por isso que ainda continuamos com…

Sra. Claudia: ...com esses 5%. Sr. Wang: … com 5%. Tá ok?

Sra. Claudia Abate: Tá bom, obrigada. Sr. Wang: Obrigado.

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Nossa última pergunta vem da Sra. Juliana Rosembaum do Itaú Corretora.

Sra. Juliana Rosembaum: Olá, Wang. Eu queria entender se esse movimento de capital de giro e redução do endividamento que a gente observou no primeiro e no segundo tri, a gente ainda deve observar no resto do ano, ou se é correto esperar que ele páre, ou até essa redução dessa alavancagem seja revertida no segundo semestre?

Sr. Wang: Ok. Bom, vai depender muito da quantidade de grãos que a gente comprar, ok? Então se houver realmente uma pressão maior para acertos de grãos, isso logicamente nós vamos ter talvez até um pequeno aumento. Porém é nossa estratégia que e continua sendo nossa estratégia de ter um volume de empréstimo, uma dívida líquida abaixo de 2 vezes o EBITDA. Se você for fazer o cálculo está abaixo de 1 vez já, né? Então, realmente a situação está confortável; aquela pressão que nós tínhamos há dois anos

(21)

atrás, já passou e mesmo com os investimentos futuros que vão estar sendo anunciados, nós pretendemos sempre manter essa relação de 2 vezes o EBITDA daqui para frente. Agora, pode até ter um pequeno aumento aí. Sra. Juliana Rosembaum: Certo.

Sr. Wang: Mas é um volume, quer dizer, para o nosso negócio é um volume razoável. O que nós estamos fazendo agora, praticamente, em termos de aplicações financeiras, nós temos um volume estratégico, algo em torno de US$ 100 milhões ou R$ 300 milhões que nós achamos um caixa estratégico e a gente tem que manter. Fora disso nós estamos praticamente eliminando, determinando o quê for possível, qualquer tipo de arbitragem e estamos, mas logicamente fazendo mais cash investments lá fora, por causa do imposto de renda retido na fonte aqui, tá ok? Agora eliminou-se já o PIS e COFINS, mas por outro lado o imposto de renda retido na fonte, o imposto de renda ainda continua aqui, né? Então estamos preferindo manter uma parte aqui e uma parte lá fora. Porém é mais ou menos essa meta 100, mas aí, fora disso tem algum caixa…quer dizer, alguns bancos com algumas transações exige como reciprocidade e isso deve continuar. Porém no mês de julho, nós reduzimos bem, muito bem esse nível de aplicações.

Sra. Juliana Rosembaum: Certo. E prá expansão de capacidade a partir de 2007, é correto esperar que já a partir do final pelo menos do ano que vem, a gente comece a ver esse investimento em capital de giro, prá montagem dos estoques de animais dessa nova... aumento de capacidade?

Sr. Wang: Sim, sim. Os investimentos começam no ano que vem.

Sra. Juliana Rosembaum: Mas os investimentos em capital de giro antes provavelmente…

Sr. Wang: Capital de giro, sim, também, tá? Primeira coisa que você faz é… primeira coisa que você faz logicamente é uma granja de matrizes, depois você faz um incubatório, depois aí os integrados também começam a fazer investimentos. Pode começar a haver sim.

Sra. Juliana Rosembaum: Tá ótimo, obrigada.

Sr. Wang: Isso daqui … em médio e curto prazo nós vamos estar anunciando em detalhes, vocês vão entender bem melhor, tá ok? Isso para

(22)

crescimento futuro, a partir de 2007. Estamos indo sempre atrás de onde tem grãos mais baratos, de custo mais baixo, tá ok?

Sra. Juliana Rosembaum: Tá ótimo, obrigada.

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Temos mais uma pergunta do Sr. Cláudio Cotta do HSBC.

Sr. Claudio Cotta: Bom dia Wang. É, na verdade eu tive um pequeno problema agora no final de comunicação, eu não sei se eu perdi um pedaço da sua resposta. Em relação à política de aplicação financeira; na verdade a gente percebe que houve um forte posicionamento em títulos da dívida pública brasileira e a minha dúvida é a seguinte: primeiro saber se esses títulos são marcados a mercado, e saber se existe uma política de stop loss. E entender melhor essa estratégia desse posicionamento nesses títulos. Sr. Wang: Ok. Bom a primeira coisa: nós fizemos uma reestruturação para as nossas atividades no exterior, fizemos uma estruturação tributária boa para a nossa atividade no exterior, e com isso vocês podem notar que estamos pagando muito menos imposto de renda, o que é positivo, por outro lado gera-se caixa no exterior, ok? E as melhores alternativas de investimento são… nós estamos otimizando logicamente o máximo possível, nós trazemos esses recursos para cá. Porém nós estamos vendo quais são as melhores alternativas de aplicação no exterior; hoje temos algo em torno de US$ 58 milhões lá, não é um montante grande, tá? E não deveremos crescer muito mais que isso, porque também temos regras para cumprir, por que a atividade de trading não pode ser… os ativos de trading tem que ser maiores do que o ativos financeiros lá fora, tá?. Então não existe uma possibilidade da gente ter montantes enormes de recursos lá fora. Porém nós temos, sim, papéis de dívida brasileira, tá? Fechamos 30 de junho com 43 milhões; desses 43 milhões se a gente for calcular, temos um ganho de 500 mil, isso está considerado como investiment, então está em accrual, não está market to market, tá?

Sr. Claudio Cotta: Ok.

Sr. Wang: Porém hoje fala-se muito em VAR, em VAR com porcentagem em patrimônio líquido. O VAR de 1 ano em 30 de julho a 7.2 milhões, algo em

(23)

torno de 2.5% de patrimônio líquido ou seja, não tem … e nós não vamos fazer grandes aplicações financeiras também, tá ok? O que nós estamos fazendo é a partir de agora investimentos em aumento de... em crescimento de capacidade, tá? E esses recursos logicamente que vão ser usados para o aumento de capacidade. Tá ok?

Sr. Claudio Cotta: Existe alguma perspectiva de estar fazendo um market to market desses títulos ou não? Ou se … e na verdade a outra pergunta era em relação à política de stop loss.

Sr. Wang: Se tivesse, nós teríamos um resultado de 1,5 milhão a mais antes do imposto, e agora estamos com 1.3 inclusive, nós temos um pouco de T-BILLS agora e também um pouco de float notes lá fora, nós temos algo em torno de 58 milhões. Não deve crescer muito isso, tá? OK?

Sr. Claudio Cotta: Obrigado. Sr. Wang: OK, Obrigado.

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Temos mais uma pergunta do Sr. Eduardo Santos da Opportunity.

Sr. Eduardo Santos: Bom dia a todos, bom dia Wang. A minha pergunta parte dela foi respondida para a Juliana, só que a empresa no início do ano dava uma indicação de dívida líquida em relação a geração de caixa de 1.5% para o final do ano, hoje como você falou está abaixo de 1; Minha primeira pergunta é saber se neste final de ano agora, termina por aí. A outra em relação a planos de investimentos para 2007, se o CAPEX de 2005 deve ter um aumento significativo em relação aos 90 milhões orçados para esse ano de 2004. E a última, eu queria só que você me desse uma idéia de ordem de grandeza dessa queda de preço que a gente tá tendo agora no Japão e no Oriente Médio, em relação ao segundo trimestre - se é 5 ou 10%, só prá dá uma idéia prá gente. Obrigado.

Sr. Wang: Ok. Bom, com relação à dívida líquida, como falei pode aumentar se nós ... do montante de grãos em aberto, houver uma pressão para fechamento do preço, porém como os grãos estão com os preços baixos não deve haver, a não ser que os agricultores que estão muito bem

(24)

capitalizados, precisarem de recursos. Se algum agricultor foi comprar mais terra e aí a terra também caiu e ele precisa ter mais capital de giro, aí talvez possa ter alguma pressão para o acerto de contas, se não houver deve ficar nesse mesmo montante, se houver pode aumentar um pouquinho, tá ok? E nós achamos que tá muito baixo também, por isso que nós estamos já, quer dizer, realmente a atividade… a empresa é… produzir, vender mais proteína animal, então por isso que nós estamos projetando esses aumentos aí mais para futuro. Em termos de CAPEX ainda é muito cedo prá dizer, deve ser maior, não muito maior, eu não queria nem arriscar falar um volume, mas não deve ser muito maior do que isso, não deve ser nada parecido com US$ 100 milhões, uma coisa assim.

Sr. Eduardo Santos: Maior

Sr. Wang: Maior com certeza deve ser maior. Você diria de 90 prá quanto? É muito cedo ainda prá dizer, mais deve ser, como eu te falei, nós queremos manter sempre algo em torno de 2 vezes o EBTIDA; nós achamos isso confortável, confortável por estarmos fazendo, termos nosso negócio num país emergente, volátil 2 vezes o EBTIDA é confortável, acho que todo mundo concorda , tá?

Sr. Eduardo Santos: Tá.

Sr. Wang: Então como nós estamos trabalhando nesse número, eu não queria passar nenhum número, mas não deve ser nada expressivo. Agora com relação à estratégia de venda e preço eu posso dar indicativos, eu não vou falar sobre a estratégia, logicamente, dos nossos vendedores. Os preços devem cair algo em torno, não sei …talvez 10, talvez até um pouco, para o Japão talvez um pouco mais que isso, tá? Para o Japão, com certeza talvez 20% ou mais que isso.

Sr. Eduardo Santos: Já no terceiro trimestre agora em relação ao segundo. Isso que você vê agora é em relação a abril, maio mais ou menos?

Sr. Wang: Isso, isso, isso. Sr. Eduardo Santos: Tá, Sr. Wang: Tá bom?

(25)

Sr. Wang: Tá ok. Obrigado.

Operadora: Obrigada por sua pergunta. Temos mais uma pergunta do Sr. Bruno Batistelo da Hedging Griffo.

Sr. Bruno Batistelo: Wang, bom dia. Bom dia todos. Queria fazer uma pergunta relativa ao mercado mundial de carne de frango, quer dizer, com essa queda aí do preço dos grãos, você citou aí que já está tendo um aumento na oferta mundial. Se acha que com essa redução no custo de produção se pode ver uma aceleração maior desse, do aumento da produção mundial? E daí impactar nos preços aí no mercado externo.

Sr. Wang: Talvez no primeiro momento possa ter, agora vocês tem que entender o seguinte: quanto maior o custo dos grãos, menos competitivo se torna o Brasil; quanto menor o custo dos grãos mais competitivo se torna o Brasil. Parece que não tem nenhum sentido, mas é pelo seguinte: vamos pegar por exemplo o Brasil e a Tailândia, vamos supor, tá? Com o grão no preço de 6 vezes, US$ 6 o bushel mais ou menos, que é o nível hoje, nós temos da diferença do custo de soja entre a gente e a Tailândia é de 40%; 40% acima do 6 com um preço de frete calculado lá trás, algum tempo atrás, tá? Porque você tem dois transportes terrestres e uma transporte marítimo, tá certo?

Sr. Bruno Batistelo: Tá.

Sr. Wang: Então, isso é fixo mais ou menos, você pode ter flutuações causadas pelo aumento do petróleo, tá? Mas um fixo, e esse montante relativamente ao preço de soja é maior quanto menor o valor da soja, correto?

Sr. Bruno Batistelo: Tá.

Sr. Wang: Então, momentaneamente pode, mas um preço de soja num patamar mais normal nós tornamos, voltamos a ser mais competitivos, com o preço de soja a 10 relativamente falando nós éramos menos competitivos, ok? Acho que explica, o Brasil tem o menor custo, então o Brasil tendo o menor custo … agora vamos ter mais empresas pequenas, não tão organizadas entrando no mercado brasileiro, empresas brasileiras sim. É isso que nós estamos esperando, e isso pode realmente ter alguma, a gente

(26)

vê muita improvisação aí, todo mundo tentando vender, tá? A curto prazo pode afetar o mercado? preço sim, não volumes, por que demora um pouco também prá eles entrarem, porém como eles ofertam, então isso pode estragar o preço. Agora a médio e mais prá longo prazo, sim, algumas podem entrar sim, tá? As cooperativas estão muito ativas, e as cooperativas estão mais competitivas do que antes, isto por que o governo ajudou as cooperativas ultimamente com a mudança do PIS e COFINS. Isso é uma coisa que nós estamos preocupados, com as cooperativas, isso sim, isso pode nos atrapalhar um pouquinho mas de outros exportadores não, de outros países não, tá ok?

Sr. Bruno Batistelo: Ok. Obrigado. Sr. Wang: Obrigado.

Operadora: Obrigado por sua pergunta. Encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas. Gostaria de passar a palavra ao Sr. Wang para as considerações finais, pode prosseguir.

Sr. Wang: Muito obrigado, só queria dizer que nós estamos muito felizes com os resultados. São quatro trimestres agora com o resultados bons e nós estamos pretendendo, a partir de agora, realmente manter os resultados daqui prá frente. Muito Obrigado a todos, bom dia. Até logo.

Operadora: A audioconferência da Perdigão está encerrada. Agradecemos a participação de todos, tenham um bom dia e obrigada por usarem Conference Call do Brasil.

Referências

Documentos relacionados

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos usam a prototipagem rápida a partir do modelo virtual para auxiliar no processo decisório, e também para apresentação da maquete

Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em

33.07 Preparações para barbear (antes, durante ou após), desodorantes corporais, preparações para banhos, depilatórios, outros produtos de perfumaria ou de

A preocupação crescente com a ética e os riscos da engenharia genética se deve primor- dialmente ao fato de que os genes são trans- feridos de uma determinada espécie para ou-

Os valores encontrados no presente estudo com as cascas De acordo com o teor de fibra, os alimentos clas- sificam-se em (i) fontes: com mais de 3 g de fibra por porção sendo

a) A unidade orgânica dos serviços municipais a quem compete a instrução do pedido, regista a requisição de antecedentes no Livro Interno – I-URB ARQ -

2 — As normas a aplicar no âmbito do planeamento florestal são as consideradas para as funções de pro- tecção e de conservação, nomeadamente a subfunção de protecção da

O sistema de separação desmembra o fluxo na máquina, entre grão sujo de palhiço, que segue para o sistema de limpeza e o fluxo de palha, que segue para a traseira até ser jogado