• Nenhum resultado encontrado

POCKET Preposto. Cadeira para depoimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POCKET Preposto. Cadeira para depoimento"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

POCKET Preposto

Cadeira para depoimento

(2)

Sumário

Apresentação ... 3

O que é um preposto? ... 4

Papéis e Responsabilidades ... 5

Como funciona uma audiência ... 7

Questões práticas envolvidas ... 7

Situações que podem acontecer em audiência ... 8

(3)

Apresentação

Olá!

A partir de agora, você irá conhecer tudo o que um preposto precisa saber para representar o Banco Santander durante uma audiência.

Além disso, nós também falaremos sobre as questões práticas envolvidas nesse processo, como perfil, postura, encontro com advogado, direcionamento do juiz, documentos obrigatórios, objetos dispensáveis, dentre outras informações importantes.

Ao longo do material, você verá diversas dicas e melhores práticas, usando como exemplo os diferentes cenários que poderá encontrar quando estiver assumindo o papel de preposto do Banco.

Guarde esse pocket com você e, sempre que tiver dúvidas, recorra a ele para conseguir se preparar da melhor forma possível.

(4)

O que é um preposto?

O preposto é o

representante legal da empresa

em uma audiência na justiça do trabalho e contribui para a defesa, de acordo com as orientações que forem dadas a ele.

30 dias antes da audiência:

Após o jurídico receber a indicação, o preposto receberá um e-mail de convocação para comparecimento à audiência. Ele deve responder confirmando o comparecimento em até 5 dias úteis.

20 dias antes da audiência:

O preposto participará de uma reunião presencial ou via call com o advogado interno, coordenador ou gerente e advogado credenciado. Esta reunião tem como objetivo apresentar o caso e sanar as dúvidas do Preposto.

3 dias antes da audiência:

Uma nova reunião será realizada para o repasse da defesa. O preposto deve preparar-se de acordo com as

instruções dos advogados. É importante que ele grave as informações e se atenha às informações alinhadas nesta reunião.

Nas ações movidas por N10 e acima, as convocações, em regra geral, são realizadas em 30 dias antes da audiência. Nas demais ações, a convocação deverá ocorrer em até cinco dias antes da audiência (após indicação prévia). Em até

um dia útil antes da audiência

, o preposto precisará ser contatado previamente pelo advogado, lembrando-o do compromisso, confirmando o local de sua realização e prestando esclarecimentos sobre o processo e linha de defesa.

No Banco Santander, o preposto deverá ser o gestor direto da área onde o reclamante trabalha ou trabalhou. Ele deve conhecer as informações funcionais do reclamante e os fatos mais importantes relacionados à ação, que fazem parte da defesa elaborada pelo advogado.

Quando o reclamante for qualquer funcionário da agência, o preposto sempre será o GG ou GA, com exceção do GG.

Observação: na Adm. Central, a regra é semelhante e não igual.

O preposto deverá ser sempre empregado da empresa, porém não é necessário que o colaborador escolhido tenha trabalhado diretamente ou que seja contemporâneo do reclamante. De toda forma, o preposto deverá tomar conhecimento da vida funcional do reclamante, por meio da defesa e de documentos, bem como, pelas orientações dos advogados do Banco (interno e credenciado).

(5)

Papéis e Responsabilidades

É indispensável que o preposto tome conhecimento de todas as informações referentes ao reclamante, como: datas de admissão e demissão, cargos ocupados, áreas por onde passou, horário de trabalho e descrição de suas atividades (responsabilidades, reports, alçadas, se possuía subordinados e quantos, para quem se reportava, forma de realização de sua atividade, tipo de cliente e segmento de atuação, remuneração etc.).

Além desses dados individuais, o preposto também deve se inteirar de outras informações importantes, de acordo com o que está sendo pedido na ação judicial.

A seguir, indicamos alguns exemplos mais comuns de como o proposto poderá utilizar os dados obtidos do reclamante. Esses exemplos estão disponíveis em formato de simulação no curso Preposto no Canal Educação:

Observação: outros pleitos de natureza fática são apresentados pelos reclamantes e devem ser conhecidos e estudados pelo preposto.

As respostas do preposto devem estar alinhadas ao que está descrito na defesa, que contém elementos impeditivos

da equiparação salarial entre o reclamante e o paradigma. Neste caso, o paradigma tem maior experiência, mais tempo na função, melhor produtividade e notas em suas

avaliações de desempenho.

O preposto deverá afirmar que o Gerente Geral da agência era gestor de todos os funcionários, não sofrendo nenhum

tipo de fiscalização ou controle visual, e, por isso, não poderia ser considerado um bancário comum. Reclamante era elegível ao ponto

e afirma que não recebia suas horas extras corretamente.

Equiparação salarial Reclamante ocupava o cargo de Gerente Geral e afirma, na ação, que era um mero bancário e pede

o enquadramento na jornada de seis horas.

O preposto deverá informar a jornada descrita na defesa, que foi obtida pelo advogado por meio de levantamentos de

(6)

Além dos dados e informações específicas do processo, conforme você viu acima, é necessário que o preposto também conheça bem a empresa onde trabalha e suas principais rotinas dos últimos cinco anos, como:

• Estruturas e principais áreas; • Negócio e principais produtos; • Regras de governança;

• Política de acordos.

Caso ache necessário, o preposto deverá solicitar antecipação de outras informações ao advogado e/ou contatar a Central de Prepostos.

Lembre-se! Preposto não é testemunha: seu depoimento não faz prova para a empresa. Pelo contrário, pode comprovar o relato do reclamante, pois, quando é chamado a depor, o juiz e o advogado da parte contrária (reclamante) objetivam sua confissão. Isso também ocorre quando o reclamante presta depoimento.

Como funciona uma audiência

Durante a audiência o preposto deverá sentar ao lado do advogado do Banco. Caso o juiz queira ouvir o seu depoimento, o preposto deverá sentar na cadeira de prestar depoimento, em frente ao escrevente, e deve responder somente o que for indagado pelo juiz de forma objetiva, segura e respeitosa, evitando que seja repreendido pelo magistrado.

ATENÇÃO!

Nunca responda “não sei”, “não me recordo”, “desconheço” ou deixe de prestar depoimento. Esta conduta será considerada pelo juiz como confissão, gerando prejuízos ao Banco. Atenha-se às informações descritas na defesa e nas orientações dos advogados do Banco (interno e credenciado) e o seu papel terá sido realizado.

A presença do preposto na audiência é imprescindível. A sua ausência ou o seu atraso acarretam decretação de revelia, ou seja, os fatos afirmados pelo autor serão tidos como verdadeiros, trazendo prejuízos ao Banco.

Cadeira para depoimento

(7)

Alguns juízes solicitam a saída do preposto da sala de audiência para que o reclamante preste seu depoimento. Na sala de espera, o preposto deve aguardar ser chamado novamente pelo juiz.

Questões práticas envolvidas

• A prática exige a apresentação da carteira de identidade e, em alguns casos, seu crachá profissional, mas também é aconselhável que você esteja com sua carteira profissional, caso seja necessário.

• Compareça ao local da audiência com até uma hora de antecedência.

• Caso não conheça pessoalmente o advogado, você pode, em voz alta, chamar o nome do Banco Santander para que o advogado se apresente.

• Quando o reclamante for um ex-funcionário de prestadora de serviços ou sem vínculo com o banco (ex.: vigilantes, faxineiras, ex-clientes do banco etc), você deve receber do advogado as orientações devidas.

• O advogado deve ficar sempre próximo a você e as testemunhas do banco, se houver.

• É conveniente não manter muita proximidade com a parte contrária (do reclamante), seu advogado e testemunhas.

• Fique atento com o chamado para a audiência, aguardando sempre na sala de espera e próximo da sala de audiência. Caso o Banco seja chamado e nenhum representante entre na sala de audiências, o juiz decretará a revelia do Banco e aplicará pena de confissão.

• Caso você não consiga localizar ou identificar o advogado no banco, tome as seguintes providências: o Ligue para o advogado interno do Jurídico Trabalhista do Banco;

o Ligue para o advogado do escritório;

o Aguarde o início da audiência e, ausente o advogado, ingresse na sala de audiência, se identifique como preposto do Banco e informe ao juiz a ausência do advogado.

o Nunca vá embora, pois mesmo sem estar portando a defesa, o juiz poderá colher o seu depoimento e isto evitará decretação da revelia.

• Seja articulado e demonstre segurança durante o depoimento pessoal.

(8)

Situações que podem acontecer em audiência

Caso 1: Não encontrar o advogado

Para resolver uma situação como essa, veja algumas dicas importantes:

• Na antessala da audiência, chame o nome do Banco Santander para que o advogado se apresente. Caso não consiga localizá-lo, entre em contato com o advogado ou com a Central de Prepostos por telefone.

• Após se encontrarem, o advogado tem a obrigação de orientá-lo, destacando as informações e fatos mais importantes relacionados ao reclamante.

• Em casos excepcionais, em que não foi possível o contato e o advogado não compareceu, você pode, antes da audiência, ingressar na sala de audiências e solicitar o processo ao juiz para conhecimento dos pedidos formulados pelo reclamante, conteúdo da defesa e documentos juntados.

• Você também pode conversar com as testemunhas do Banco, caso existam, para que, apesar da ausência do advogado, aguardem o início da audiência.

Caso 2: Ser amigo do reclamante

Marcos foi convocado para ser preposto e, ao chegar ao local, não encontrou o advogado, pois não o conhecia pessoalmente. Além disso, precisava falar com o advogado antes da audiência, pois ficou com dúvidas sobre as informações e os fatos mais importantes relacionados ao reclamante.

Aline foi convocada para ser preposto e, conforme as orientações do gestor, ela

compareceu à audiência com uma hora de antecedência, portando seu RG e crachá, para demonstrar ao juiz que é funcionária do Banco. Ao chegar ao local, a reclamante veio falar com ela, pois trabalhavam juntas e eram muito próximas.

Quem é o meu

advogado?

E agora, o que eu faço? Será que eu cumprimento?

(9)

Caso você vivencie um caso como esse, cumprimente sua colega, mas procure manter contato apenas com as testemunhas do Banco e o seu advogado. Apesar da amizade, lembre-se que você foi convocado para representar o Santander na audiência e, por isso, não é conveniente manter muita proximidade com a parte contrária, com o seu advogado e a sua testemunha.

Caso 3: Não entender nada sobre processos

Nós sabemos que, assim como Pedro, é comum surgir várias dúvidas sobre o que fazer ou falar durante a audiência. Veja, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar nesse momento:

• Não é obrigação sua conhecer o sistema jurídico, mas você precisa conhecer os fatos e, para isso, estará sempre acompanhado pelo advogado indicado pelo Banco.

• O Banco espera que você contribua com seus conhecimentos e experiência para que ele tenha a melhor e mais adequada defesa que o caso comporta. Para isso, você deve comparecer a todas as audiências a que for convocado, contribuindo para a solução dos processos judiciais.

• Você também pode relatar ao Banco fatos ocorridos nas audiências que possam contribuir para uma melhor avaliação do desempenho dos advogados credenciados. Quando o reclamante é ex-funcionário do Banco, os dados referentes à data de admissão e demissão, cargos ocupados pelo reclamante, jornada de trabalho e últimas lotações (pelo menos nos últimos cinco anos) devem ser aqueles descritos na defesa ou transmitidos pelo advogado que orientará o preposto. As demais informações relevantes para seu depoimento deverão ser apontadas pelo advogado que conduzirá a audiência.

Pedro foi convocado pelo seu gestor para ser preposto, mas não sabia nada sobre o assunto e ficou apreensivo com a possibilidade de fazer algo errado.

Situações que podem acontecer em audiência

Caso 1: Não encontrar o advogado

Para resolver uma situação como essa, veja algumas dicas importantes:

• Na antessala da audiência, chame o nome do Banco Santander para que o advogado se apresente. Caso não consiga localizá-lo, entre em contato com o advogado ou com a Central de Prepostos por telefone.

• Após se encontrarem, o advogado tem a obrigação de orientá-lo, destacando as informações e fatos mais importantes relacionados ao reclamante.

• Em casos excepcionais, em que não foi possível o contato e o advogado não compareceu, você pode, antes da audiência, ingressar na sala de audiências e solicitar o processo ao juiz para conhecimento dos pedidos formulados pelo reclamante, conteúdo da defesa e documentos juntados.

• Você também pode conversar com as testemunhas do Banco, caso existam, para que, apesar da ausência do advogado, aguardem o início da audiência.

Caso 2: Ser amigo do reclamante

Marcos foi convocado para ser preposto e, ao chegar ao local, não encontrou o advogado, pois não o conhecia pessoalmente. Além disso, precisava falar com o advogado antes da audiência, pois ficou com dúvidas sobre as informações e os fatos mais importantes relacionados ao reclamante.

Aline foi convocada para ser preposto e, conforme as orientações do gestor, ela

compareceu à audiência com uma hora de antecedência, portando seu RG e crachá, para demonstrar ao juiz que é funcionária do Banco. Ao chegar ao local, a reclamante veio falar com ela, pois trabalhavam juntas e eram muito próximas.

Ai, e se eu falar besteira?

(10)

Caso 4: Dizer “Eu não sei”

Para que esse caso não se repita com você, tenha em mente as seguintes informações:

• Afirmar expressamente que desconhece qualquer fato perguntado pelo juiz implica em

confissão

. Admitir os fatos alegados pelo reclamante também implica em

confissão

.

Caso 5: Não escutar o chamado para entrar na sala de audiência

É importante que o preposto fique atento com o chamado para audiência, sempre na sala de espera e próximo da

sala de audiência. Caso o Banco seja chamado e nenhum representante entre na sala de audiências, o juiz decretará a revelia do Banco e aplicará

pena de confissão

, mesmo que o preposto perceba a sua ausência minutos depois.

Durante a audiência, a defesa afirmou que o reclamante fez algumas horas extras e que todas elas foram pagas. Em seguida, o juiz quis ouvir o depoimento de Cecília (preposto) e ela disse que não sabia se o reclamante fez horas extras.

Humberto estava dentro da sala de espera aguardando a audiência, mas estava distraído e com fones de ouvido. O Banco foi chamado duas vezes e ele não ouviu.

Eu não me lembro dessa

(11)

Conclusão

Muito bem! Você acabou de conhecer as principais informações sobre a atuação como preposto. Caso seja convocado a participar de alguma audiência, não hesite em consultar esse material para se preparar adequadamente e representar o Banco de acordo com tudo o que foi mostrado aqui.

Bom trabalho!

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política