• Nenhum resultado encontrado

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)
(2)

Ciências Humanas e suas Tecnologias

(3)

As situações 1 e 2 exemplificam modelos de exploração do espaço rural no Vale do Açu, no Estado do Rio Grande do Norte: agricultura familiar e do agronegócio.

Dentre as características da agricultura familiar e do agronegócio, destacam-se, respectivamente,

A) o desenvolvimento de atividades policultoras e o baixo uso de insumos industrializados.

B) o emprego de tecnologia avançada e a diversificação dos sistemas agrícolas.

C) a prática da agropecuária com base genética limitada e a dependência de mercados internacionais.

D) a integração entre agricultura e pecuária e a exploração sob a forma de monocultura.

(4)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 33 D A 17,1 B 8,3 C 12,7 D 61,8 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 61,8

(5)

Brasil, Rússia, Índia e China, constituem um grupo de economias emergentes, que assumiram importância no mercado global. Esses países contribuíram nos últimos cinco anos com mais da metade do crescimento do produto global, ou seja, a soma do que foi produzido nos diferentes setores da economia, ampliando significativamente a participação destes no comércio mundial.

Sobre a participação desse grupo de países na economia mundial, pode-se afirmar que:

A) A Rússia se destaca ofertando alimentos e matérias-primas para suprir as demandas de consumo da sociedade indiana.

B) A China se destaca pela elevada qualificação de sua mão-de-obra e pelo desenvolvimento industrial com rígido controle ambiental.

C) A Índia se destaca no setor de serviços de informática pela capacidade para formar profissionais nas áreas tecnológicas.

D) O Brasil se destaca como fornecedor de petróleo e gás natural, atendendo as demandas de consumo de energia da produção chinesa.

(6)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 34 C A 9,7 B 19,0 C 30,6 D 40,7 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 30,6

(7)

No período de 1970 a 2000, o Brasil apresentou alterações na composição das exportações, envolvendo produtos primários (agrícolas e minerais), produtos semimanufaturados (produtos primários que sofreram algum processamento industrial) e produtos manufaturados (que foram produzidos pelas indústrias).

O Gráfico a seguir apresenta a composição das exportações do Brasil, no período citado.

Observando-se as informações do Gráfico e considerando-se a dinâmica da economia brasileira, pode-se afirmar que,

A) em 2000, a baixa participação dos produtos primários na composição das

exportações resulta da ampliação das barreiras protecionistas e do baixo investimento do capital estrangeiro no setor.

B) em 1970, a política de liberalização da economia implementada pelo Estado foi responsável pela elevada participação dos produtos primários na composição das exportações brasileiras.

C) em 1970, a política de privatização do setor industrial, estimulada pelo Estado, contribuiu para a baixa participação dos produtos manufaturados na composição das exportações brasileiras.

D) em 2000, a elevada participação dos produtos manufaturados na composição das exportações reflete a redução das barreiras protecionistas e o processo de

(8)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 35 D A 11,9 B 25,5 C 11,6 D 50,9 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 50,9

(9)

O Brasil, desde 1970, vive um processo de expansão do número de cidades médias, ou seja, aquelas que têm entre 100.000 e 500.00 0 habitantes, indicando que o crescimento econômico e a geração de riqueza não estão mais concentrados apenas nas grandes cidades. O mapa mostra o número de cidades médias no Brasil, em 2009.

Dentre as cidades médias da Região Nordeste, em 2009, destaca-se:

A) Barreiras (BA), cuja economia está sendo impulsionada pela fruticultura e indústria alimentícia.

B) Campina Grande (PB), que se constitui um pólo comercial, de educação e de tecnologia.

C) Arapiraca (AL), que se configura um pólo industrial petroquímico e de alta tecnologia.

D) Crato (CE), cuja economia está sendo impulsionada pela produção de soja e algodão.

(10)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 36 B A 21,3 B 48,0 C 18,5 D 12,1 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 48,0

(11)

A partir da década de 1970, agricultores brasileiros se mudaram para o Paraguai, atraídos pela oferta de trabalho e terra barata, ficando conhecidos pelo apelido de “brasiguaios”. O governo do Paraguai calcula que existam hoje cerca de 400 mil brasiguaios vivendo naquele país, o que inclui os filhos de brasileiros nascidos lá. Em determinadas regiões do Paraguai, a presença dos brasiguaios é geradora de conflitos, o que levou o Itamaraty a afirmar recentemente que talvez seja essa a situação mais difícil vivida por brasileiros no exterior (Disponível em: <http://globoruraltv.globo.com/GRural>. Acesso em: 7 jul 2010.

Uma das razões desses conflitos é

A) a disputa pela posse da terra para fins de exploração agrícola.

B) a competição por garimpos visando à extração de ouro.

C) a apropriação de terras onde prevalece o extrativismo da borracha.

D) a exploração de minas de diamantes destinados a exportação.

(12)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 37 A A 68,1 B 13,7 C 11,3 D 6,8 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 68,1

(13)

O mapa é um instrumento de comunicação e de conhecimento que traz uma série de informações sobre a área representada, tornando-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento de algumas atividades existentes na sociedade. Um exemplo dessas atividades que precisam de informações cartográficas para o seu funcionamento diário é a navegação aérea.

Observe os mapas do Brasil a seguir.

Para oferecer um serviço eficiente e seguro, a navegação aérea precisa considerar informações contidas no mapa

A) do tipo 2, por representar dados sobre o clima que dizem respeito às características da atmosfera em um determinado momento.

B) do tipo 1, por demonstrar elementos vinculados ao clima que revelam o conjunto de variações do tempo no decurso de um longo período.

C) do tipo 2, por evidenciar dados referentes ao tempo que mostram as condições momentâneas da atmosfera, portanto, sujeitas a variações.

D) do tipo 1, por mostrar elementos vinculados ao tempo que apresentam as condições da atmosfera no decorrer de um longo período.

(14)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 38 C A 11,8 B 9,3 C 74,0 D 4,8 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 74,0

(15)

No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

A) efeito estufa. B) ilhas de calor. C) inversão térmica. D) chuva ácida.

(16)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 39 C A 14,8 B 15,7 C 62,3 D 7,1 DUPLAS OU BRANCAS 0,1 ÍNDICE DE ACERTO (%) 62,3

(17)

Na primeira década do século XXI, as relações econômicas de países da África com outros países do mundo estão sendo favorecidas pelas exportações e importações de mercadorias e celebração de acordos de cooperação.

Nesse contexto de ampliação das relações econômicas e políticas, o Continente Africano:

A) representa uma fronteira de investimentos externos, principalmente pela diversidade e riqueza de recursos minerais.

B) tem aumentado o número de países com regimes políticos autoritários, devido à fragilidade dos movimentos populares. C) representa um espaço de investimentos no setor agropecuário que impulsiona a redução da taxa de urbanização.

D) tem uma organização política em que o avanço da democracia eliminou as rivalidades entre os grupos étnicos.

(18)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 40 A A 63,4 B 10,3 C 9,6 D 16,5 DUPLAS OU BRANCAS 0,1 ÍNDICE DE ACERTO (%) 63,4

(19)

Uma importante característica dos tipos de clima do Brasil é a predominância da tropicalidade, que decorre da localização da maior parte do seu território na chamada “zona intertropical do Planeta”. A influência de determinados fatores, como altitude, latitude, continentalidade, maritimidade e massas de ar, interfere na configuração de diferentes índices de temperatura, umidade e precipitação.

Observe os climogramas a seguir:

A partir dos climogramas e das características climáticas existentes no Brasil, é correto afirmar que:

A) o climograma 1 refere-se ao clima equatorial úmido, que abrange a maior parte da

Amazônia e apresenta temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas durante o ano.

B) o climograma 2 diz respeito ao clima tropical litorâneo úmido, que predomina no

Nordeste e apresenta elevadas temperaturas e precipitações pluviométricas irregulares.

C) o climograma 1 refere-se ao clima tropical, que abrange a Região Centro-Oeste,

caracterizando-se pelos elevados índices de precipitação e baixas temperaturas.

D) o climograma 2 diz respeito ao clima subtropical úmido, que prevalece na Região Sul,

(20)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 41 A A 61,6 B 19,2 C 11,0 D 8,1 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 61,6

(21)

A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar

A) a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra. B) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos.

C) a formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos.

D) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas.

(22)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 42 C A 20,5 B 38,5 C 37,8 D 3,0 DUPLAS OU BRANCAS 0,1 ÍNDICE DE ACERTO (%) 37,8

(23)

Os aspectos físicos como clima e relevo, podem apresentar-se associados às atividades econômicas, potencializando o seu desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, um exemplo dessa correlação pode ser observado na Mesorregião Leste, através

A) da atividade turística, que é desenvolvida na Depressão Sertaneja, onde se verificam elevados índices pluviométricos. B) da atividade turística, que está relacionada à existência de temperaturas amenas, típicas do Planalto da Borborema.

C) do cultivo da cana-de-açúcar, beneficiada pela ocorrência de baixos índices pluviométricos, característicos dos Tabuleiros Costeiros.

D) do cultivo da cana-de-açúcar favorecido pela presença de Planícies Aluviais e elevados índices pluviométricos.

(24)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 43 D A 10,0 B 30,8 C 27,5 D 31,5 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 31,5

(25)

No Brasil, a ocupação e a exploração do Território têm ocorrido de formas

diferenciadas, ocasionando distintos

processos de degradação ambiental. No mapa ao lado estão representadas as áreas 1 e 2, Que vêm sendo afetadas por problemas

ambientais relacionados às formas de

ocupação e exploração do território brasileiro. Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como

um grave problema ambiental,

A) da área 1, o deslizamento de encostas,

decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.

B) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.

C) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.

D) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

(26)

(%) de respostas na alternativa: NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA 44 A A 49,6 B 9,3 C 29,2 D 11,8 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 49,6

(27)

(%) de respostas na alternativa:

NÚMERO DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA

33 D 34 C 35 D 36 B 37 A 38 C 39 C 40 A 41 A 42 C 43 D 44 A A 17,1 9,7 11,9 21,3 68,1 11,8 14,8 63,4 61,6 20,5 10,0 49,6 B 8,3 19,0 25,5 48,0 13,7 9,3 15,7 10,3 19,2 38,5 30,8 9,3 C 12,7 30,6 11,6 18,5 11,3 74,0 62,3 9,6 11,0 37,8 27,5 29,2 D 61,8 40,7 50,9 12,1 6,8 4,8 7,1 16,5 8,1 3,0 31,5 11,8 DUPLAS OU BRANCAS 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,1 0,1 0,0 0,1 0,0 0,0 ÍNDICE DE ACERTO (%) 61,8 30,6 50,9 48,0 68,1 74,0 62,3 63,4 61,6 37,8 31,5 49,6

(28)
(29)

Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Observe a figura abaixo.

Considerando as informações da Figura e os fatores “incidência da radiação

solar” e “latitude”:

A) justifique por que ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk.

B) apresente um exemplo de uma atividade econômica na Cidade de Natal que é diretamente favorecida pela incidência de radiação solar. Justifique.

(30)

COMPETÊNCIA: Compreender a sociedade e a natureza,

reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

HABILIDADE: Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. CONTEÚDO CONCEITUAL: Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente.

(31)

A) As diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk ocorrem porque a incidência de radiação solar na superfície da Terra não é uniforme, em função de sua forma aproximadamente esférica e do movimento que a Terra executa em torno do Sol. Sendo assim, nas áreas de baixa latitude (Intertropical, Tropical ou Equatorial), como em Natal, os raios solares incidem verticalmente ou perpendicularmente, favorecendo a ocorrência de temperaturas elevadas. Nas áreas de elevada latitude (zonas polares), como em Murmansk, os raios solares incidem de forma oblíqua ou inclinada, contribuindo para o registro de temperaturas baixas.

B) Turismo – o desenvolvimento desta atividade é beneficiado pelos elevados índices de insolação que ocorrem durante todo o ano em Natal, visto que sua base fundamenta-se na modalidade “sol e mar”.

Ou:

Carcinicultura – é uma atividade econômica desenvolvida em Natal que necessita da constante incidência solar para uma melhor produção.

(32)

VESTIBULAR 2011 - CORREÇÃO EFETIVA - GEOGRAFIA NOTA NA QUESTÃO 9 D e n si d a d e Média = 4.81 D. Padrão = 2.15 Mínimo = 0 Máximo = 10 Provas = 7814 0 .0 0 0 .0 5 0 .1 0 0 .1 5 3.2 % ( 250 ) 4.4 % ( 347 ) 7 % ( 545 ) 8.8 % ( 690 ) 12.6 % ( 981 ) 17.3 % ( 1348 ) 18.9 % ( 1473 ) 17.1 % ( 1340 ) 7.9 % ( 614 ) 2.1 % ( 167 ) 0.8 % ( 59 )

(33)

NÚMERO DA QUESTÃO - -> QUESTÃO 09 Nº de candidatos (%) Nota: 0,00 (zero) 250 3,2 Nota: 0,01 - 0,25 1187 15,2 Nota: 0,26 - 0,50 2724 34,9 Nota: 0,51 - 0,75 3178 40,7 Nota: 0,76-1,0 475 6,1 NOTA MÉDIA 0,48

(34)

O ano de 2008 foi marcado por uma crise econômica que se abateu sobre os Estados Unidos. Nesse País, os efeitos da crise puderam ser observados por meio do fechamento de bancos, da queda de ações em Bolsas de Valores, da falência no Setor Imobiliário, do aumento do desemprego. As informações sobre a referida crise circularam, simultaneamente, em diferentes partes do Mundo.

A) Justifique por que as informações sobre a crise dos EUA puderam ser acompanhadas, simultaneamente, em diferentes partes do Mundo.

B) Levando em consideração a globalização econômica, explique por que a crise que atingiu os Estados Unidos em 2008 afetou a Economia Mundial.

(35)

COMPETÊNCIA: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

HABILIDADE: Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção

.

CONTEÚDO CONCEITUAL: A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais.

(36)

A) Porque a sociedade atual vive a Revolução

Técnico-científica-informacional, ou Terceira Revolução Industrial, que se caracteriza pelo avanço nas técnicas de armazenamento, processamento e difusão de informações, utilizando redes digitais, como a internet, os cabos de fibra ótica e os satélites de comunicação, com capacidade de transmissão, em tempo real, de fatos ocorridos em escala mundial.

B) A globalização econômica se caracteriza pela intensificação dos

fluxos de mercadorias, serviços, capitais e informações, que interligam o espaço planetário por meio de redes, que funcionam praticamente em tempo real, gerando a interdependência entre os mercados no âmbito da economia mundial. Nesse contexto, por ser os EUA um país que integra a rede do capitalismo mundial, cuja economia está densamente articulada ao sistema econômico e financeiro, a crise que lá se instalou provocou impactos nas demais economias do mundo.

(37)

VESTIBULAR 2011 - CORREÇÃO EFETIVA - GEOGRAFIA NOTA NA QUESTÃO 10 Nota D e n si d a d e Média = 2.6 D. Padrão = 1.75 Mínimo = 0 Máximo = 9.5 Provas = 7814 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 0 .0 0 0 .0 5 0 .1 0 0 .1 5 0 .2 0 5.6 % ( 437 ) 21.2 % ( 1656 ) 23.2 % ( 1809 ) 17.3 % ( 1352 ) 13.2 % ( 1030 ) 10.6 % ( 830 ) 6 % ( 468 ) 2.2 % ( 174 ) 0.6 % ( 48 ) 0.1 % ( 8 ) 0 % ( 2 )

(38)

NÚMERO DA QUESTÃO - -> QUESTÃO 10 Nº de candidatos (%) Nota: 0,00 (zero) 437 5,6 Nota: 0,01 - 0,25 4147 53,1 Nota: 0,26 - 0,50 2530 32,4 Nota: 0,51 - 0,75 672 8,6 Nota: 0,76-1,0 28 0,4 NOTA MÉDIA 0,26

(39)

A biodiversidade do Planeta vem sendo ameaçada por

problemas que afetam o funcionamento da Sociedade, da

Natureza e da Economia. Nesse contexto, o aproveitamento

da Amazônia passou a ser discutido, levando-se em

consideração diferentes perspectivas de exploração.

Considerando a perspectiva econômica, por que a

exploração

sustentável

do

ecossistema

florestal

da

Amazônia é considerada mais competitiva do que a

exploração pela agropecuária?

(40)

COMPETÊNCIA: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

HABILIDADE: Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

CONTEÚDO CONCEITUAL: Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente.

(41)

Do ponto de vista econômico, a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é mais competitiva do que a agropecuária por conservar a sua biodiversidade, visto que possui um valioso estoque genético que interessa tanto aos pesquisadores como às corporações farmacêuticas e alimentares dos países ricos, que enxergam nele a possibilidade de imensos lucros futuros. Isso ocorre porque novos e eficazes componentes para fabricação de remédios e para a produção de sementes alimentares de alto valor proteico podem estar disseminados entre as espécies que lá existem.

Nesse sentido, a exploração desse ecossistema para o desenvolvimento da agropecuária torna- se menos competitiva que o uso sustentável, porque implica desmatamento, que deixa os solos expostos à erosão pluvial, e queimadas para a formação de pastagens, reduzindo a sua biodiversidade e promovendo a extinção de algumas espécies animais e vegetais.

(42)

VESTIBULAR 2011 - CORREÇÃO EFETIVA - GEOGRAFIA NOTA NA QUESTÃO 11 D e n si d a d e Média = 0.71 D. Padrão = 0.91 Mínimo = 0 Máximo = 10 Provas = 7814 0 .0 0 .1 0 .2 0 .3 0 .4 38.8 % ( 3032 ) 42.5 % ( 3320 ) 12.4 % ( 972 ) 4.2 % ( 328 ) 1.4 % ( 107 ) 0.3 % ( 27 ) 0.2 % ( 17 ) 0.1 % ( 4 ) 0.1 % ( 4 ) 0 % ( 1 ) 0 % ( 2 )

(43)

NÚMERO DA QUESTÃO - -> QUESTÃO 11 Nº de candidatos (%) Nota: 0,00 (zero) 3032 38,8 Nota: 0,01 - 0,25 4458 57,1 Nota: 0,26 - 0,50 296 3,8 Nota: 0,51 - 0,75 25 0,3 Nota: 0,76-1,0 3 0,0 NOTA MÉDIA 0,07

(44)

O Rio Grande do Norte, nos últimos anos, apresentou um comportamento populacional variável, verificando-se que alguns Municípios tiveram crescimento demográfico, enquanto outros registraram redução ou estabilidade populacional.

Observe a Tabela a seguir, que mostra dados sobre a população do Município de Mossoró, nos anos de 1991 e 2000.

A) Qual o comportamento demográfico do Município de Mossoró, em termos de população total, urbana e rural, nos anos de 1991 e 2000?

(45)

COMPETÊNCIA: Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

HABILIDADE: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

CONTEÚDO CONCEITUAL: Dinâmica populacional e crescimento econômico; teorias demográficas; estrutura da população, no Brasil e no mundo.

(46)

A) O Município de Mossoró apresentou um padrão de comportamento

demográfico marcado pela tendência ao crescimento da população total e urbana e à redução da população rural.

B) Esse padrão de comportamento demográfico está associado à

dinâmica socioeconômica regional, que se apoia na extração de petróleo e gás natural, na fruticultura e na produção de sal, economias geradoras de emprego e renda e dinamizadoras de atividades do setor terciário, tais como o comércio e a prestação de serviços. Dessa forma, o município de Mossoró concentra atividades e serviços especializados responsáveis pela viabilização dos segmentos produtivos da região, residindo, neste aspecto, a sua capacidade para atrair pessoas e consolidar sua posição como centro ou polo de desenvolvimento regional.

(47)

VESTIBULAR 2011 - CORREÇÃO EFETIVA - GEOGRAFIA NOTA NA QUESTÃO 12 Nota D e n si d a d e Média = 2.73 D. Padrão = 1.4 Mínimo = 0 Máximo = 9 Provas = 7814 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 0 .0 0 0 .0 5 0 .1 0 0 .1 5 0 .2 0 0 .2 5 4.9 % ( 379 ) 11.3 % ( 884 ) 20.4 % ( 1594 ) 28.3 % ( 2215 ) 22.7 % ( 1777 ) 9 % ( 701 ) 2.2 % ( 175 ) 0.9 % ( 67 ) 0.3 % ( 20 ) 0 % ( 2 ) 0 % ( 0 )

(48)

NÚMERO DA QUESTÃO - -> QUESTÃO 12 Nº de candidatos (%) Nota: 0,00 (zero) 379 Nota: 0,01 - 0,25 3471 Nota: 0,26 - 0,50 3700 Nota: 0,51 - 0,75 254 Nota: 0,76-1,0 10 NOTA MÉDIA 0,27

(49)

Fonte: Comissão Permanente do Vestibular, 2011.

NÚMERO DA QUESTÃO - ->

QUESTÃO 09 QUESTÃO 10 QUESTÃO 11 QUESTÃO 12 Nº de

candidatos (%) candidatos Nº de (%) candidatos Nº de (%) candidatos Nº de (%)

Nota: 0,00 (zero) 250 3,2 437 5,6 3032 38,8 379 4,9 Nota: 0,01 - 0,25 1187 15,2 4147 53,1 4458 57,1 3471 44,4 Nota: 0,26 - 0,50 2724 34,9 2530 32,4 296 3,8 3700 47,4 Nota: 0,51 - 0,75 3178 40,7 672 8,6 25 0,3 254 3,3 Nota: 0,76-1,0 475 6,1 28 0,4 3 0,0 10 0,1 NOTA MÉDIA 0,48 0,26 0,07 0,27

Nota média na prova (por item): 0,27 Nota média na prova (total):1,09

(50)

Arquivo disponível no sítio da COMPERVE:

www.comperve.ufrn.br

Referências

Documentos relacionados

a) o homem americano teria uma única origem, e que teria vindo exclusivamente da Ásia, pelo Estreito de Bering, por volta de 18 mil anos atrás. b) o homem americano

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação