• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Aerosol Duster, Part Number 8500-6460

CHEMTREC®: +(55)-2139581449

FICHA DE INFORMAÇÕES DE

SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Identificador GHS do produto

Telefone para emergências (incluindo o tempo de operação)

Seção 1. Identificação do produto e da empresa

:

:

Nome químico : Norflurano

Fornecedor/Fabricante : Agilent Technologies, Inc. 5301 Stevens Creek Blvd Santa Clara, CA 95051, USA

Aerosol Duster, Part Number 8500-6460

Usos relevantes identificados da substância ou mistura e usos desaconselhados Número Do Produto : 8500-6460

Química analítica. 330 ml

Seção 2. Identificação de perigos

Classificação da substância ou mistura

Palavra de advertência : Atenção

Frases de perigo : H280 - Contém gás sob pressão: pode explodir sob ação do calor. Pictogramas de perigo :

Frases de precaução

Prevenção : Não aplicável.

Resposta à emergência : Não aplicável.

Armazenamento : P410 - Mantenha ao abrigo da luz solar. P403 - Armazene em local bem ventilado. Disposição : Não aplicável.

Outros perigos que não resultam em uma classificação

: Age como um simples asfixiante. Em concentrações muito altas, pode deslocar o ar normal e causar sufocamento por falta de oxigênio. O líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento.

Elementos GHS do rótulo

(2)

Seção 3. Composição e informações sobre os ingredientes

Norflurano 100 811-97-2

Nome do ingrediente Número de

registro CAS %

Não há nenhum ingrediente adicional presente que, dentro do conhecimento atual do fornecedor e nas concentrações aplicáveis, seja classificado como perigoso para saúde ou para o ambiente e que, consequentemente, requeira detalhes nesta seção.

Nome químico : Norflurano

Substância/Mistura

Número de registro CAS/outros identificadores :

Limites de exposição ocupacional, caso disponíveis, encontram-se indicados na seção 8.

Substância

Remova a vítima para local ventilado e mantenha-a em repouso numa posição que favoreça a respiração. Procure a orientação médica se os efeitos adversos à saúde persistirem ou se forem severos. A ingestão do líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento. Se ocorrer congelamento periférico (dedos, nariz, orelha, etc..), procure atendimento médico. Nunca dar nada por via oral a uma pessoa inconsciente. No caso de perda de conciência, colocar a pessoa em posição de recuperação e procurar imediatamente a orientação médica. Manter um conduto de ventilação aberto. Soltar partes ajustadas da roupa, como colarinho, gravata, cinto ou cós. Como este produto se torna rapidamente um gás quando lançado, refira-se à seção de inalação.

Lavar imediatamente os olhos com água em abundância, levantando para cima e para baixo as pálpebras ocasionalmente. Verificar se estão sendo usadas lentes de contato e removê-las. Continue enxaguando durante pelo menos 10 minutos. Consulte um médico se ocorrer irritação.

Lavar a pele contaminada com muita água. Remova roupas e calçados contaminados. Se ocorrem sintomas procure tratamento médico. No caso de contato com o líquido, aqueça vagarosamente com água morna os tecidos

congelados e procure assistência médica. Não esfregue a área afetada. Lavar as roupas antes de reutilizá-las. Limpe completamente os sapatos antes de reusa-los. Remova a vítima para local ventilado e mantenha-a em repouso numa posição que favoreça a respiração. Se houver suspeita de presença de vapores que ainda estejam presentes, o pessoal de resgate deverá utilizar uma mascara apropriada ou um aparelho de respiração autônomo. Se ocorrer falta de respiração, respiração irregular ou parada respiratória, fazer respiração artificial ou fornecer oxigênio por pessoal treinado. Pode ser perigoso à pessoa que provê ajuda durante a

ressuscitação boca-a-boca. Procure a orientação médica se os efeitos adversos à saúde persistirem ou se forem severos. No caso de perda de conciência, colocar a pessoa em posição de recuperação e procurar imediatamente a orientação médica. Manter um conduto de ventilação aberto. Soltar partes ajustadas da roupa, como colarinho, gravata, cinto ou cós. No caso de inalação dos produtos em

decomposição pelo fogo, os sintomas podem ser retardados. A pessoa exposta pode necessitar vigilância médica durante 48 horas.

Seção 4. Medidas de primeiros-socorros

Contato com os olhos

Contato com a pele Inalação

Ingestão :

: : :

Descrição das medidas necessárias de primeiros socorros

Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios Efeitos Agudos em Potencial na Saúde

Inalação : Em concentrações muito altas, pode deslocar o ar normal e causar sufocamento por falta de oxigênio.

O líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento. :

(3)

Seção 4. Medidas de primeiros-socorros

Proteção das pessoas que prestam os primeiros socorros

: Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado. Se houver suspeita de presença de vapores que ainda estejam presentes, o pessoal de resgate deverá utilizar uma mascara apropriada ou um aparelho de respiração autônomo. Pode ser perigoso à pessoa que provê ajuda durante a ressuscitação boca-a-boca.

Notas para o médico : No caso de inalação dos produtos em decomposição pelo fogo, os sintomas podem ser retardados. A pessoa exposta pode necessitar vigilância médica durante 48 horas.

Tratamentos específicos :

Consulte a Seção 11 para Informações Toxicológicas

Se necessário, indicação de atendimento médico imediato e necessidade de tratamento especial

Sem tratamento específico.

A ingestão do líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento. :

Ingestão

Contato com a pele : Contato dérmico com líquido de evaporação rápida pode causar congelamento dos tecidos ou geladura.

Sinais/sintomas de exposição excessiva

Contato com a pele Ingestão

Inalação Não há dados específicos.

Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

: : :

Contato com os olhos : Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

Seção 5. Medidas de combate a incêndio

Isolar prontamente o local removendo todas as pessoas da vizinhança do acidente, se houver fogo. Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado. Entre em contato imediatamente com o fornecedor para obter as recomendações do especialista. Remover os recipientes da área do incêndio se isso puder ser feito sem risco. Use borrifamento d´água para manter frio os recipientes expostos ao fogo.

Perigosos produtos de decomposição térmica Perigos específicos que se originam do produto químico

Os produtos de decomposição podem incluir os seguintes materiais: dióxido de carbono

monóxido de carbono compostos halogenados Halóide carbonyl

Contém gás sob pressão. Em caso de incêndio ou se aquecido, haverá um aumento de pressão e o recipiente poderá se romper ou explodir.

Os bombeiros devem usar equipamentos de proteção adequados e usar um aparelho respiratório autônomo (SCBA) com uma máscara completa operado em modo de pressão positiva. Para incidentes com grandes quantidades devem ser usadas roupas de baixo com isolamento térmico, tecido espesso e luvas de couro. Equipamento de proteção

especial para bombeiros

Usar um agente extintor adequado para o fogo das áreas em redor. Meios de extinção : : : Nenhum Conhecido. Meios de extinção adequados : Meios de extinção inadequados : Medidas de proteção especiais para os bombeiros :

(4)

Seção 6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Precauções ao meio ambiente

Precauções pessoais, equipamento de proteção e procedimentos de emergência

:

: Nenhuma ação deve ser tomada que envolva qualquer risco pessoal ou sem treinamento apropriado. Evacuar áreas vizinhas. Não deixar entrar pessoas desnecessárias ou desprotegidas. NÃO tocar ou caminhar sobre material

derramado. Evite respirar o gás. Forneça ventilação adequada. Utilizar máscara adequada quando a ventilação for inadequada. Use equipamento de proteção pessoal adequado.

Certifique-se de que os procedimentos de emergência para liberação acidental de gases estejam funcionando para evitar a contaminação do meio ambiente. Evite a dispersão do produto derramado e do escoamento em contato com o solo, cursos de água, fossas e esgoto. Informe as autoridades pertinentes caso o produto tenha causado poluição ambiental (esgotos, vias fluviais, terra ou ar).

Entre em contato com o pessoal de emergência imediatamente. Interromper o vazamento se não houver riscos.

Métodos para a limpeza :

Métodos e materiais para a contenção e limpeza Para o pessoal que não

faz parte dos serviços de emergência

Para o pessoal do serviço de emergência

: Se houver necessidade de roupas especializadas para lidar com derramamentos, atenção para as observações na seção 8 quanto aos materiais adequados e não adequados. Consulte também as informações "Para o pessoal que não faz parte dos serviços de emergência".

Seção 7. Manuseio e armazenamento

Condições de

armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade

Armazenar de acordo com a legislação local. Armazenar em uma área aprovada e isolada. Armazene distante da luz direta em uma área seca, fria e bem ventilada, distante de materiais incompatíveis (veja Seção 10). Manter o recipiente bem fechado e vedado até que esteja pronto para uso.

: Precauções para manuseio seguro

Comer, beber e fumar deve ser proibido na área onde o material é manuseado, armazenado e processado. Os funcionários devem lavar as mãos e o rosto antes de comer, beber ou fumar. Remova a roupas contaminada e o equipamento de proteção antes de entrar em áreas de alimentação. Consulte a seção 8 para outras informações relativas a medidas de higiene.

: Medidas de proteção

Recomendações gerais sobre higiene ocupacional :

Utilizar equipamento de proteção pessoal adequado (consulte a Seção 8). Contém gás sob pressão. Não deixar entrar em contato com os olhos ou com a pele ou com a roupa. Evite respirar o gás. Manusear apenas com ventilação adequada. Utilizar máscara adequada quando a ventilação for inadequada. Recipientes vazios retêm resíduo do produto e podem ser perigosos. Não perfurar nem incinerar o recipiente.

Nenhum valor conhecido de limite de exposição.

Seção 8. Controle de exposição e proteção individual

Medidas de controle de engenharia

: Manusear apenas com ventilação adequada. Utilize processos fechados, ventilação local ou outro controle de engenharia para manter os níveis de exposição dos trabalhadores abaixo dos limites de exposição recomendados. Parâmetros de controle

(5)

Seção 8. Controle de exposição e proteção individual

Proteção para as mãos

O gás pode causar sufocamento inesperado através da substituição do oxigênio do ar. Com base nos riscos e no potencial de exposição, escolha um respirador que cumpra as normas ou certificações adequadas. Se as condições de operação produzirem altas concentrações de gás ou se qualquer limite de exposição recomendado ou legal for excedido, utilize um respirador de linha de ar ou um respirador autônomo. Os respiradores devem ser usados de acordo com um programa da proteção respiratório para assegurar encaixe apropriado, treinamento e outros aspectos importantes do uso.

Luvas resistentes à produtos químicos, impermeáveis que obedecem um padrão aprovado, devem ser usadas todo tempo enquanto produtos químicos estiverem sendo manuseados se a determinação da taxa de risco indicar que isto é necessário. Se houver a possibilidade de contato com o líquido, deve-se utilizar luvas apropriadas para baixas temperaturas. Verifique se as luvas ainda

conservam as mesmas características de proteção durante o uso, considerando os parâmetros especificados pelo fabricante. Deve ser observado que o tempo que as luvas levam para serem rompidas pode variar dependendo do fabricante. No caso de misturas constituídas por diversas substâncias a duração da proteção das luvas não pode ser estimada com precisão.

Usar óculos de segurança que obedecem aos padrões estabelecidos sempre que uma avaliação de risco indicar que existe risco de exposição respingos, gases, vapores ou pós. A proteção a seguir deverá ser usada caso haja possibilidade de contato, salvo se for avaliado ser necessária uma proteção maior ainda: óculos de segurança com proteções laterais.

Proteção dos olhos/face

Proteção respiratória : : :

Proteção do corpo O equipamento de proteção pessoal para o corpo deve ser selecionado de acordo com a tarefa executada e os riscos envolvidos e antes da manipulação do produto um especialista deve aprovar.

: Controle de exposição

ambiental

: As emissões dos equipamentos de ventilação ou de processo de trabalho devem ser verificadas para garantir que atendem aos requisitos da legislação sobre a proteção do meio ambiente. Em alguns casos, purificadores de gases, filtros ou modificações de engenharia nos equipamentos do processo podem ser

necessários para reduzir as emissões à níveis aceitáveis.

Lave muito bem as mãos, antebraços e rosto após manusear os produtos químicos, antes de usar o lavatório, comer, fumar e ao término do período de trabalho.

Técnicas apropriadas podem ser usada para remover roupas contaminadas. Lavar as vestimentas contaminadas antes de reutilizá-las. Assegure que os locais de lavagem de olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos dos locais de trabalho.

Medidas de higiene : Medidas de proteção pessoal

Proteção da pele

Outra proteção para a pele

:

Perigos térmicos :

Devem ser selecionados os calçados e outras medidas próprias para proteção da pele com base na tarefa a executar e nos riscos decorrentes. Estas medidas devem ser aprovadas por um especialista antes do manuseio deste produto.

Se houver risco de contágio com líquidos, todos os equipamentos de proteção devem ser adequados para serem usados com materiais em temperaturas extremamente baixas.

Seção 9. Propriedades físicas e químicas

Estado físico Ponto de fusão Gás. [Gás liquefeito. Límpido.] -101°C (-149.8°F) Etéreo. [Leve] Odor pH Incolor. Cor Não disponível. Não disponível. Limite de odor : : : : : : Aspecto

(6)

Seção 9. Propriedades físicas e químicas

Pressão de vapor Densidade relativa Densidade de vapor Solubilidade 1.2072 3.5 [Ar = 1]

630.6 kPa (4730 mm Hg) [temperatura ambiente]

Não disponível. Taxa de evaporação Não disponível.

Temperatura de autoignição Ponto de fulgor

>743°C (>1369.4°F) Não disponível.

1.06

Viscosidade Dinâmica (temperatura ambiente): 0.204 mPa·s (0.204 cP) Coeficiente de partição – n-octanol/água : : : : : : : : :

Inflamabilidade (sólido; gás) : Não disponível. Limites de explosividade (inflamabilidade) inferior e superior : Não disponível. Temperatura de decomposição : Não disponível. Densidade : 1.2072 g/cm³ [25°C (77°F)]

Seção 10. Estabilidade e reatividade

Produtos perigosos da decomposição

Condições a serem evitadas Não permita que o gás se acumule em áreas baixas ou confinadas.

Sob condições normais de armazenamento e uso não devem se formar produtos de decomposição perigosa.

O produto é estável. Estabilidade química

Pode reagir ou ser incompatível com materiais oxidantes. :

:

: Materiais incompatíveis : Possibilidade de reações

perigosas : Não ocorrerão reações perigosas em condições normais de armazenagem e uso. Reatividade : Não existem dados de testes específicos disponíveis relacionados à reatividade

deste produto ou de seus ingredientes.

Incompatível com álcoois: metais. Chlorine.

Seção 11. Informações toxicológicas

Toxicidade aguda Não disponível. Irritação/corrosão Não disponível. Sensibilização Não disponível.

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única Informação sobre os efeitos toxicológicos

Toxicidade crônica / Carcinogenicidade / Mutagenecidade / Teratogenicidade / Toxicidade à reprodução Não disponível.

(7)

Seção 11. Informações toxicológicas

Informações das rotas prováveis de exposição

Inalação : Em concentrações muito altas, pode deslocar o ar normal e causar sufocamento por falta de oxigênio.

A ingestão do líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento. :

Ingestão

Contato com a pele : Contato dérmico com líquido de evaporação rápida pode causar congelamento dos tecidos ou geladura.

O líquido pode causar queimaduras similares ao congelamento. :

Contato com os olhos

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Geral :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Carcinogenicidade :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.

Mutagenecidade :

Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Teratogenicidade :

Efeitos congênitos : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Efeitos na fertilidade : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Sintomas relativos às características físicas, químicas e toxicológicas

Contato com a pele Ingestão

Inalação Não há dados específicos.

Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

: : :

Contato com os olhos : Sintomas adversos podem incluir os seguintes: Geladura

Outras informações : Sintomas adversos podem incluir os seguintes: anormalidades renais, anormalidades do fígado, pulmonar - doença pulmonar crônica. (elevadas concentrações)

Efeitos tardios e imediatos e também efeitos crônicos de curto e longo períodos Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida

Não disponível. Não disponível.

Dados toxicológicos Não disponível.

Estimativa da toxicidade aguda Perigo por aspiração

Não disponível.

: Rota de entrada antecipada: Inalação. Efeitos Agudos em Potencial na Saúde

Efeitos potenciais imediatos

: Não disponível. Exposição de curta duração

Efeitos potenciais tardios : Não disponível. Efeitos potenciais

imediatos : Não disponível.

Exposição de longa duração

(8)

Seção 11. Informações toxicológicas

Seção 12. Informações ecológicas

LogPow BCF Potencial

Potencial bioacumulativo

Outros efeitos adversos : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos. Nome do Produto/

Ingrediente

Norflurano 1.06 - baixa

Toxicidade

Norflurano Agudo. EC50 980 mg/l Daphnia 48 horas

Agudo. LC50 450 mg/l Peixe 96 horas

Nome do Produto/ Ingrediente Espécie Resultado Exposição Persistência/degradabilidade Coeficiente de Partição Solo/Água (KOC) : Não disponível. Mobilidade no solo Não disponível.

Seção 13. Considerações sobre destinação final

A geração de resíduo deve ser evitada ou minimizada onde quer que seja. A eliminação deste produto, soluções e qualquer subproduto devem obedecer as exigências de proteção ambiental bem como legislação vigente para o descarte de resíduos segundo as exigências regionais do local. Descarte o excesso de

produtos não recicláveis através de uma empresa autorizada no controle do resíduo. Os resíduos não devem ser eliminados sem tratamentos para o esgoto, a menos que estejam totalmente compatíveis com os requisitos das autoridades locais. Recipientes de pressão vazios deverão ser devolvids ao fornecedor. O pacote de resíduos deve ser reciclado. A incineração ou o aterro somente deverão ser considerados quando a reciclagem não for viável. Não se desfazer deste produto e do seu recipiente sem tomar as precauções de segurança devidas. Recipientes vazios ou revestimentos podem reter alguns resíduos do produto. Não perfurar nem incinerar o recipiente.

: Métodos recomendados para destinação final

Seção 14. Informações sobre transporte

Número ONU

GÁS REFRIGERANTE R 134 a

2.2

REFRIGERANT GAS R 134a

2.2

Refrigerant gas R 134a UN3159

2.2

UN3159 UN3159

Brasil IMDG IATA

Denominação da ONU apropriada para o embarque Classe(s) de risco para o transporte

(9)

Seção 14. Informações sobre transporte

- -

-Número de risco

20

Emergency schedules (EmS)

F-C, S-V

Passenger and Cargo AircraftQuantity limitation: 75

kg

Packaging instructions: 200

Cargo Aircraft OnlyQuantity

limitation: 150 kg Packaging instructions: 200 Limited Quantities -Passenger AircraftQuantity limitation: Forbidden Packaging instructions: Forbidden Grupo de embalagem Informações adicionais Perigo ao meio ambiente

Não. No. No.

Precauções especiais para o usuário

: Transporte nas dependências do usuário: transporte sempre em recipientes

fechados, seguros e mantidos na vertical. Assegurar que as pessoas transportando o produto estão cientes dos procedimentos em caso de acidente ou vazamento.

Seção 15. Informações sobre regulamentações

Regulamentações

específicas de segurança, saúde e meio ambiente para o produto

: Não é conhecida nenhuma regulamentação nacional e/ou regional específica a este produto (incluindo seus ingredientes).

Regulamentos Internacionais

Protocolo de Montreal (Anexos A, B, C, E) Não relacionado.

Convenção de Estocolmo para poluentes orgânicos persistentes Não relacionado.

Convenção de Roterdã sobre Consentimento Prévio Informado (PIC) Não relacionado.

Produtos Químicos da Lista I, II e III da Convenção de Armas Químicas Não relacionado.

Protocolo Aarhus da UNECE sobre POPs e metais pesados Não relacionado.

Listas internacionais Inventário nacional

Austrália : Este material está listado ou isento. Canadá : Este material está listado ou isento. China : Este material está listado ou isento. Europa : Este material está listado ou isento.

Japão : Inventário do Japão (ENCS = Substâncias Químicas Novas e Existentes): Este

material está listado ou isento.

Inventário do Japão (ISHL): Este material está listado ou isento.

Malásia : Não determinado.

Nova Zelândia : Este material está listado ou isento. Filipinas : Este material está listado ou isento.

(10)

Seção 15. Informações sobre regulamentações

Taiwan : Este material está listado ou isento. Estados Unidos : Este material está listado ou isento. Turquia : Este material está listado ou isento.

Seção 16. Outras informações

Histórico

Data de emissão/Data da revisão

Versão

Observação ao Leitor Data da edição anterior

: : :

Indica as informações que foram alteradas em relação à versão anterior.

Significado das abreviaturas

: ATE = Toxicidade Aguda Estimada BCF = Fator de Bioconcentração

GHS = Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos

IATA = Associação Internacional de Transporte Aéreo IBC = Recipiente intermediário a granel

IMDG = Transporte Marítimo Internacional de Material Perigoso LogPow = logaritmo do octanol/coeficiente de partição da água

MARPOL = Convenção Internacional para a Prevenção da poluição por Navios, 1973 alterada pelo Protocolo de 1978. ("Marpol" = poluição da marinha)

UN = Nações Unidas 13/04/2016

31/12/2014. 3

Declinação de responsabilidade: A informação contida neste documento baseia-se no estado de

conhecimento da Agilent aquando da sua preparação. Não é dada nenhuma garantia, expressa ou implícita, quanto à sua exactidão, exaustividade, ou adequação a um fim particular.

Referências

Documentos relacionados

[r]

respetivos Responsáveis Legais) tomam conhecimento que cedem os direitos referidos para a transmissão, reprodução, publicação, promoção, adaptação, utilização ou

escreveu um livro sobre a doutrina pitagórica, fato que se reveste da máxima importância, porque os fragmentos que chegaram até nós representam o mais

uma frota pesqueira composta por pequenos barcos de madeira e de um grande número de canoas não motorizadas e canoas motorizadas independentes é observado também em outros locais

O K está presente em pouca quantidade nas rochas da bacia do Ribeirão Preto, sendo muito pouco esperado sua remoção pelas águas fluviais devido ao intemperismo químico das rochas

§1º O aluno deverá requerer matrícula em atividades acadêmicas de seu interesse, observando as exigências previstas, neste Regulamento, quanto ao número de créditos,

A defesa de dissertação será pública e se fará perante a Comissão Examinadora, indicada pelo Colegiado do curso, constituída de 03 (três) membros efetivos portadores

Refletir acerca da Importância do Ensino e Aprendizagem na área de Estudo do Meio no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico;.. Capacitar para a utilização de