• Nenhum resultado encontrado

Copyright 2015 Rodrigo Marques -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright 2015 Rodrigo Marques -"

Copied!
77
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Índice

O que é Home Studio...07

O Áudio de um Home Studio tem Qualidade?...08

Quanto Dinheiro Produz um Home Studio?...10

Propaganda do Home Studio...15

Serviços Especiais que Rendem Dinheiro...16

Como a Propaganda Política Precisa do Home Studio...17

O que faz Rodrigo Atualmente...18

Como Montar um Home Studio...19

Meu estúdio de masterização e as 20 mil pessoas...22

3 Coisas que você precisa saber para ligar o som do PC no aparelho de som...25

Microfones Pequenos São Bons para o Estúdio de Gravações?..28

Uma Placa de Áudio USB para Usar no Home Studio...31

Como Funciona Um Soundfont...33

Como Gravar de um Teclado Musical para o Notebook...35

5 Dicas para Melhorar o Áudio do seu Home Studio...38

(4)

É Possível Fazer uma Mixagem sem Ouvir Nada?...45

Quais Instrumentos Comprar para o Home Studio...48

Sua Primeira Interface de Áudio Não Precisa Ser a Melhor...50

Software de Gravação – Qual é o Melhor para Você...53

Programa para Gravar Músicas no Linux – Ardour...56

Como Encontrar Clientes para Seu Estúdio de Gravações...62

6 Segredos para um Home Studio de Sucesso...65

Quanto Ganha um Dono de Home Studio?...68

(5)

Copyright

Nenhuma parte dessa publicação pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo fotocópia e gravação, ou por qualquer mídia de armazenamento, sem a devida permissão escrita do Autor (exceto para efeitos de review, que possam conter breves amostras ou vídeos de amostra.)

Renúncia: O Autor não faz quaisquer representações ou garantias com respeito à precisão ou integridade do conteúdo desse trabalho e especificamente renuncia de todas as garantias, incluindo sem limitações oferecidas para um propósito particular. Nenhuma garantia pode ser criada ou estendida através de vendas ou materiais promocionais. As opiniões e estratégias contidas neste eBook podem não ser aplicáveis para todas as situações. Este trabalho é vendido ou oferecido com o entendimento que de o Autor não está comprometido com processos legais, contabilidades ou serviços profissionais. Se uma assistência profissional for requerida, os serviços de um profissional competente serão oferecidos. O Autor não se responsabiliza por danos dele decorrentes. O fato de que uma organização ou website esteja sendo referido neste trabalho como uma citação e/ou uma potencial fonte de informações, não significa que o Autor endossa a informação que a organização ou website possa prover ou recomendações que ele possa fazer. Futuramente, outros leitores poderão ver alterados alguns links citados neste trabalho.

(6)

Sobre o eBook

Olá querido(a) leitor(a),

Conhecimento é luz. Este eBook é como uma lanterna de bolso, que vai ajudar você a iluminar o seu caminho em sua jornada rumo a realização do seu projeto.

Vamos falar sobre o escopo de um estúdio de gravações em casa, bem como, sobre o novo modelo de estúdio digital/virtual que temos acesso hoje.

Esse eBook pode proporcionar a você uma série de momentos “Aha!”, que farão parte do seu processo de produção musical em Home Studio.

Fiz uma seleção com as melhores práticas para ajudar você a dar o primeiro passo.

Boa leitura!

Rodrigo Marques, CEO Home Studio Fans.com

(7)

O que é Home Studio

Para você que é novato, o termo Home Studio é utilizado nos Estados Unidos e significa “Estúdio em Casa”. Também podemos atribuir ao Home Studio uma ideia de estúdio de gravações de baixo custo e alta qualidade.

Esse modelo de estúdio é o ideal para iniciantes em gravação e produção de áudio, porque é um projeto fácil de executar, não demandando qualquer outra pessoa ou profissional para a montagem, configuração e execução. O Home Studio é a oportunidade de muitos para a realização de antigos sonhos que antes não eram possíveis por falta de meios.

Sabemos que há poucos anos a ideia de ter um estúdio musical só passava pela mente dos mais afortunados. Felizmente a tecnologia mudou o rumo dessa história. Hoje podemos sim, ter um estúdio de gravações, além de tudo este pode ser construído dentro de casa, em um quarto vazio ou algo do gênero.

Os Home Studios estão se tornando ferramentas essenciais para qualquer pessoa que deseja produzir áudio no conforto do seu lar. Se você deseja produzir quando estiver inspirado, esse é o modelo de estúdio que atenderá às suas expectativas.

Quando falamos em equipamentos de baixo custo e montagens acústicas em casa, podemos pensar nos resultados desse projeto.

(8)

O Áudio de um Home Studio tem Qualidade?

Quem tem CD gravado em estúdio pequeno sabe que as rádios FM recusam 90% dos materiais, por estarem mal gravados. Isso quer dizer que o som sai do estúdio totalmente fora dos parâmetros ditos

comerciais, o que é um grande prejuízo, tanto para o dono do

estúdio, que produziu o disco, quanto para o artista, que fica totalmente “queimado” pela má qualidade do produto.

Problemas como os citados acima podem ser causado por inúmeros fatores, tais como: Falta de estrutura, orçamento muito baixo, despreparo por parte do produtor, estúdio mal projetado e operado, ausência de um processo de produção vencedor.

Por esse motivo, além de montar um estúdio com um projeto funcional, você deve adquirir conhecimento para criar produtos de áudio que serão aceitos pelas massas, criando inúmeros fãs para seus clientes.

Imagine seus trabalhos sendo executados com sucesso em mídias como: rádios FM, TVs, Internet e outras. Seus trabalhos não serão recusados pelos diretores de programação, só por falta de qualidade técnica.

Um Home Studio moderno e bem projetado, se somado a um processo de produção organizado, tem sua qualidade garantida. A base para construir qualidade está 30% no sistema baseado em “Equipamentos e Instrumentos Virtuais” e os outros 70% são formados pelo nível técnico do produtor.

(9)

Quando falamos em virtualização de equipamentos de estúdio, queremos dizer que podemos usar programas de computador para simularem tais equipamentos. Normalmente os programas conseguem um resultado muito semelhante ao do equipamento físico correspondente.

A virtualização dos equipamentos e instrumentos garante a alta qualidade do produto de áudio. Equipamentos físicos, principalmente os de baixo custo, são muito suscetíveis a ruídos, interferências e imprecisões. Dessa forma, não seria possível montar um estúdio de alta qualidade investindo pouco, pois os equipamentos baratos estragariam tudo. De outra forma, ainda utilizando equipamentos físicos, você teria que adquirir milhares de dólares em equipamentos, empilhando todos eles em racks.

Por esse motivo a virtualização é a solução para montar um estúdio de gravações de qualidade, com recursos de primeiro mundo, que antes só eram viáveis com um orçamento milionário.

Um Home Studio é capaz de competir com estúdios analógicos em par de igualdades, graças às novas tecnologias disponíveis atualmente.

Qualidade é tudo, e no tocante à capacidade de produção, um Home Studio pode sim atender aos clientes mais exigentes.

(10)

Quanto Dinheiro Produz um Home Studio?

Um Home Studio é uma máquina de criar produtos de áudio, esse trabalho de criação de produtos de áudio é rentabilizado de diversas formas.

Gostaria de compartilhar a minha experiência quanto à rentabilização de um estúdio de gravações em casa, já que produzi vários artistas e ganhei um bom dinheiro rentabilizando o meu Home Studio.

O serviço mais procurado em um Home Studio é o da produção de álbuns musicais, esse é o carro chefe em termos de rentabilização. Existem muitos artistas querendo se tornar o próximo “astro da música”, e mesmo sem saber ao certo “como fazer isso acontecer” eles gravam um álbum e até mesmo vivem da comercialização desse produto de áudio. Conheço mais de 30 artistas só na minha região que estão vivendo de música, usando esse modelo de negócio.

Estilos Diversos

Claro, existem nichos de mercado, o estilo musical varia de região para região, então você deve identificar o seu público, assim saberá se tem muitos forrozeiros, pagodeiros, duplas sertanejas, estrelas do pop, bandas de rock ou mesmo música gospel.

Falando em música gospel, posso dizer que é possível, sendo você

também evangélico, montar um estúdio destinado a servir somente

a clientes evangélicos. O mercado da música gospel é gigante, lindo, artistas inspirados o tempo todo. É Jesus.

(11)

Como estamos ensinando Home Studio por todo o Brasil há mais de 5 anos, percebo que nossos alunos trabalham com diferentes tipos de artistas em diferentes estados do Brasil. O cliente do estúdio na Bahia é diferente do cliente Gaúcho e assim por diante.

Falar “com muita gente” exige cuidado, respeito aos costumes e uma série de ressalvas importantes. Um livro que pode ajudar muito a você nessa missão de falar com pessoas é: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie.

Quanto Cobrar por um CD

Essa é uma dúvida que muitos têm, espero poder esclarecer esse conceito de precificação para você da forma mais eficiente.

Quando um cliente liga para seu telefone, ou entra em seu escritório/Home Studio, ele precisa ficar impressionado, totalmente pasmado com o que você é capaz de produzir. Talvez uma boa apresentação da sua tecnologia de estúdio virtual seja suficiente para causar essa boa impressão.

Quanto você pode cobrar, vai depender de onde você vive, da economia do país, da sua capacidade de produção e da cultura local. Um amigo em Lisboa - Portugal relatou que qualquer arranjo musical não custa menos que 500 Euros, sendo um ótimo negócio ter um estúdio nesse país. Como estamos no Brasil varonil...

(12)

A Realidade do Brasil

No Brasil os melhores orçamentos vão para os melhores estúdios. Seguindo essa regra, você poderá avaliar a sua capacidade de produção, o posicionamento do seu estúdio dentro da cidade, bem como a sua estrutura. Enfim, se seu estúdio for bonito, parecer muito moderno e você falar com a segurança de quem realmente entende do assunto, certamente poderá fechar bons negócios em seu escritório.

Se você ficar ansioso para vender seu serviço de estúdio, provavelmente não vai vender nada. Apenas mostre o que você sabe fazer, dê uma garantia de satisfação e pratique o desapego.

Nota: Se você mostrou seu trabalho, ofereceu condições de

pagamento e preço justo, o que mais você poderia fazer? A pressão mata as vendas. Nunca deixe o seu cliente desconfortável. Siga essa premissa e será próspero my friend!

Fazendo o seu Preço

Com o Home Studio montado, podemos delegar os arranjos a músicos free lancers, eles vão cobrar por arranjo ou por hora. Tudo depende de como você fará o acordo. O ideal é que todos sejam amigos, esse é o espírito dentro do Home Studio, o da amizade entre os componentes.

Para você que é músico ou está aprendendo como tocar um teclado ou violão, pode ser que você queira criar seus arranjos pessoalmente, talvez criar novas composições e seus fonogramas. Esse é o estágio que é mais interessante, pois você sozinho é capaz de produzir um

(13)

álbum, bastando apenas dominar a tecnologia do Home Studio e a teoria musical por trás da criação de arranjos musicais.

Sei que existem pessoas com diversos níveis de habilidades, porém acredito que você esteja entre as que podem se beneficiar do fato de possuir um Home Studio, capaz de produzir produtos de áudio e ganhar dinheiro por isso.

Para produzir um álbum com 14 músicas em média, você deve calcular o custo de produção dessas peças, quanto terá que compartilhar com os músicos e a sua parte como engenheiro de áudio e produtor.

Ao fim desses cálculos, você pode apresentar um orçamento ao seu cliente. Vamos fazer uma simulação para descobrirmos quanto podemos cobrar por uma música:

Uma faixa no estilo Pop, com 8 pistas, usando dois violões acústicos, bateria, baixo, cordas, sintetizadores e samplers.

Ainda, 4 horas para mixar, 1 hora para masterizar e testar nos diversos equipamentos em que a mídia possa ser executada.

Você pode pensar em um orçamento de R$ 500,00 por faixa, nesses parâmetros.

Um CD completo custa nesse orçamento algo como: R$ 7.000,00 Esses são valores os quais considero mínimos para um Home Studio de qualidade, com boa habilidade de negociação e referências. Onde conseguir referencias? O seu trabalho se encarregará disso.

(14)

Vejo muita gente cobrando R$ 100,00 para criar o arranjo, gravar, mixar e masterizar uma música. Isso pode parecer dinheiro para muitos, mas no mundo da música é muito pouco.

Imagine que os grandes estúdios Estadunidenses trabalham com valores entre 200 e até 1000 vezes maiores. Tudo depende de quem está fazendo e como o negócio é gerido.

Se você pretende fazer como muitos locutores, que estão gravando spots por R$ 10,00 , então talvez não seja possível viver de um estúdio em casa, porque estará dando dinheiro para seu cliente, o que não é ruim. Só que... A ideia é servir com qualidade e também receber com qualidade. Tudo bem? Todos ganham e ficam felizes. Eu vi alguns estúdios quebrando por cobrarem mal e venderem mal seus serviços.

Quanto tempo para ganhar R$ 7.000,00?

Um CD com 14 faixas é possível de ser produzido em apenas 20 dias. Se estiver trabalhando com um bom tecladista, então esse tempo fica ainda menor.

A lógica é investir 5 horas por música: 2 horas no arranjo, 1 hora nos vocais, 40 minutos para mixar, 20 para masterizar.

Para isso acontecer, você precisa ter um processo de produção bem limpo e otimizado. Com os instrumentos virtuais você não vai perder tempo regravando peças defeituosas. O vocal sabe que tem 1 hora para gravar 4 minutos de letra. R$ 100 por hora é uma meta possível em um Home Studio no Brasil.

(15)

Propaganda do Home Studio

Até mesmo na guerra a propaganda foi importante. Existe até um provérbio que diz: “A propaganda é a alma do negócio”.

No caso do Home Studio não é diferente. O que você pode fazer no início é deixar um cartão com alguns músicos da noite, convidá-los para conhecerem o seu Home Studio, mostrar o seu trabalho. Procure concentrações de músicos. Um bom lugar para encontrar pessoas que queiram gravar são os festivais de música. Nestes eventos é possível distribuir seu cartão pessoal, com telefone, e-mail, Twitter, Página de Fãs do Facebook do estúdio e muito mais. Assim não será difícil abrir seu estúdio para o público.

Demonstre suas gravações aos seus futuros clientes quando estes estiverem visitando o seu estúdio.

“Trata-se de um estúdio digital que acabou de abrir para o mercado, posso apresentar algumas amostras do nosso trabalho.”

Posso dizer que apenas com a propaganda boca-a-boca o seu estúdio se tornará conhecido. Meu estúdio seguiu esse caminho, até eu ficar com a agenda tão lotada que eu tive que dispensar serviços, ficando apenas com os mais lucrativos.

(16)

Serviços Especiais que Rendem Dinheiro

Muita gente não sabe, mas um Home Studio não é um mero gravador de áudio qualquer. Você pode muito mais ao dominar as técnicas de produção que os grandes mestres de Los Angeles, CA - EUA conhecem, e uma dessas técnicas é a da Masterização.

Sabia que existem milhares de pequenos estúdios pelo mundo que não sabem masterizar o áudio? É verdade. Eu pessoalmente fiz muito esse trabalho de masterização para vários estúdios da minha região. O pessoal me procurava para melhorar o áudio do estúdio X, Y, Z, e eu fazia um processo sistêmico de masterização que deixava o áudio nos parâmetros comerciais do mercado fonográfico. Nessa época eu criei a mixagem e a masterização parametrada.

O som das faixas era fixado em certa quantidade de pressão dinâmica, deixando todas elas como mesmo volume sonoro, dentre outros pormenores. Uma técnica assim deixa o áudio muito rico em detalhes, trazendo as frequências mais baixas para frente, criando um efeito estéreo real e dando muito mais potência nos graves. Claro, esse efeito ficou muito conhecido e meu estúdio muito procurado.

É possível ter um Home Studio só para fazer masterizações para estúdios desprovidos de tecnologia.

Posso recomendar um valor de R$ 40,00 por faixa masterizada. É um valor justo e cobre uma boa parcela do público que procura esse tipo de serviço. Um álbum de 14 faixas poderia fazer tranquilamente por R$ 560,00, gastando apenas umas 5 horas para concluir o trabalho.

(17)

Como a Propaganda Política Precisa do Home Studio

Se você já ouviu uma música de propaganda eleitoral, provavelmente ouviu algo que fora produzido em um Home Studio. É possível criar ou recriar qualquer música e inserir a voz para produzir uma música para um candidato durante as eleições. Com “verbas gordas”, o marketing político é uma fonte de renda para os proprietários de Home Studio que souberem negociar seus jingles.

Fiz vários trabalhos para políticos; alguns jingles para prefeitos, outros para vereadores, muitas masterizações de jingles feitos em outros estúdios... As possibilidades são infinitas. Um jingle para a campanha de um prefeito foi vendido por R$ 500,00, e gastei apenas 5 horas para produzir.

Ainda poderia comentar outra infinidade de trabalhos que realizei dentro do estúdio, até mesmo um CD bíblico que gravei para um pastor com narrações e parábolas. Ele passou a viver da venda desse CD, um produto que ele criou com a nossa ajuda. Gravamos em 3 dias, ficou muito bom aquele trabalho. Tenho certeza de que ele inspira muitas pessoas.

(18)

O que faz Rodrigo Atualmente

Hoje não tenho tempo para produzir terceiros no Home Studio, minha atenção está direcionada ao site Home Studio Fans.com, tenho centenas de alunos aprendendo Home Studio na escola online do site. Mesmo assim, sem querer produzir novos artistas, recusando serviços, ainda existem alguns artistas amigos que precisam criar um CD diferente para oferecer aos fãs.

É desconfortável ter que dizer não para as pessoas, mas é a única forma para que eu possa cumprir minhas metas de transmitir esse modelo de negócios do Home Studio no Brasil e exterior. Gosto muito de ver pessoas realizando sonhos e criando liberdade financeira. Depender de emprego nem sempre é uma boa opção. Por isso, ter um negócio próprio, como o Home Studio, é uma ótima opção.

Tenho meu Home Studio montado dentro do escritório do site, ainda gravo aqui boa parte do que vai para o ar na Home Studio Fans TV!. Se você assistiu o canal ultimamente, provavelmente viu minhas dublagens. Tem uma dublagem em especial que é uma paródia com o presidente Obama, onde ele mata a mosca e pede para comê-la. Até mesmo criar uma trilha sonora para um filme é algo totalmente possível para um Home Studio. Em 1999 fiz uma dublagem do filme Titanic, onde o Jack aparece com a Rose na proa do navio. Convidei a minha mãe para fazer a voz da Rose, então eu encarnei o Di Caprio. O vídeo ficou ótimo, minha mãe é realmente muito talentosa e soube imprimir uma expressão artística no personagem que ela encarnou.

(19)

Como Montar um Home Studio

Um Home Studio para se tornar uma máquina de produção musical, deve primeiramente ser configurado seguindo seus propósitos, tornando-se uma ferramenta de trabalho nas mãos de pessoas interessadas em produzir áudio para diversas finalidades.

Também é necessário treinar uma pessoa para operar o sistema do estúdio, além de entender os softwares musicais, técnicas de produção, engenharia de mixagem e masterização do áudio.

Para que o Home Studio se torne uma fábrica de música, você precisa de duas coisas:

- Ferramentas (Home Studio) - Produtor de Áudio (Você)

A boa notícia é que você pode realizar as duas tarefas: 1. Montar o estúdio de gravações

2. Operar a máquina musical para produzir da forma como você desejar.

Um estúdio de gravações pode se tornar um grande projeto pessoal, talvez um dos mais prazerosos e lucrativos que você possa desenvolver.

Acredito que qualquer pessoa com vontade de ver um sonho se tornar realidade, pode vir a executar um projeto de Home Studio. A satisfação de ouvir seus primeiros trabalhos, reforçará sua autoestima como nunca.

(20)

Tudo que você precisa para iniciar um projeto é de conhecimento. Muitos pensam que para começar um empreendimento como esse é preciso abrir uma CNPJ, pagar muitas taxas e tudo mais. Posso garantir que por se tratar de um Home Studio (em casa) e você sendo um profissional autônomo, ou mesmo um free lancer, não precisa se preocupar com a abertura da firma no princípio. Se o seu projeto for para uma a sala comercial, uma avenida com banners gigantes, anúncios na TV e tudo mais, então assuma uma postura mais formal e parta para um modelo de estúdio de gravações.

Ainda é possível fazer um MEI (Micro Empreendedor Individual) e pagar apenas uma taxa de R$ 40, sem contador, e ter seu estúdio de gravações totalmente legalizado, se você vive no Brasil. Se você começar a faturar mais que R$ 60 Mil por ano, então pode optar pelo Simples. Isso é fácil! Vai poder fazer empréstimos no Banco do Brasil, viajar para os EUA conseguindo um visto mais fácil, se aposentar, uma série de benefícios. Só tem que trabalhar, ok?

O conhecimento é o seu principal ativo (fonte de renda) esse vai tornar você capaz de produzir com segurança, sabendo o que está fazendo. Mesmo sendo autônomo ou MEI, em algum momento você terá que mostrar que você é do ramo e que vai produzir o que o cliente espera, normalmente até mais e melhor do que o esperado. Como conhecimento será possível investir de forma consciente, sabendo que você precisa ter em um Home Studio para que ele se torne uma máquina de fazer música de alta qualidade.

Sua ferramenta é que vai definir o seu sucesso no futuro. Se você não aprender como montar e operar o seu estúdio, provavelmente ficará

(21)

“queimado” para sempre em sua região. Faça seu nome ser ligado a qualidade e o seu sucesso estará garantido.

Posso dizer que você já sabe como um sistema desse montado em sua casa pode mudar a sua vida financeira ou mesmo economizar milhares de Reais em horas de estúdio.

Estúdios cobram por hora, você pode cobrar por projeto e se o projeto for “aquelas músicas de você compôs”, então o seu investimento será apenas de tempo.

Meu principal motivo para me envolver com a Computer Music e o Home Studio foi o de gravar minhas várias composições musicais em estilo pop romântico. Pude gravar vários CDs com seleções dessas músicas e hoje me sinto feliz por ter esse acervo pronto para um futuro lançamento. Atualmente estou vivendo a emoção de ser pai, isso para mim é muito importante, se eu estivesse nos palcos agora não poderia passar tanto tempo com meus filhos e esposa.

Você pode passar a vida tentando aprender como funciona a lógica do Home Studio, talvez pareça muito simples montar os equipamentos, mas o verdadeiro segredo do Home Studio é o “processo”.

A produção musical é como uma chave, ela tem, por exemplo, 10 segredos; mas se você acertar apenas 9, a porta não abre.

Eu tive que aprender em 1997 com os americanos, eu tive alguns bons tutores, e muitas abordagens eu desenvolvi durante esses anos de estúdio. Enquanto não alinhei um a série de técnicas, que vem desde a gravação – mixagem e masterização, não tive paz.

(22)

Meu estúdio de masterização e as 20 mil pessoas

Meu Home Studio passou por um processo natural de evolução, servindo como minha gravadora particular até a monetização como estúdio de masterização. Mesmo assim, sempre surgia um cliente querendo fazer alguma gravação mais elaborada, com algum efeito de áudio exclusivo. Um desses clientes queria colocar uma plateia de 20 mil pessoas em uma simulação de show ao vivo.

Meu cliente e depois amigo, (não vou citar o nome dele) queria homenagear as vítimas do tsunami de 2004, então ele fez uma música e queria muito divulgar tudo em um CD, um single. Além dessa música ele incluiu algumas mensagens, algumas citações, ficou um trabalho interessante e exclusivo.

O ponto alto desse trabalho foi quando ele resolveu que aquela música teria que ser ao vivo. Como ele ainda não fazia shows para 20 mil pessoas, ficava quase impossível gravar isso durante uma apresentação. Pensei: vamos fazer isso usando um sample. Uma das

(23)

tecnologias que permitem o Home Studio Digital ser tão acessível é a do sample.

O sample é a menor fatia de áudio que ainda representa um timbre ou beat.

Voltando à loucura dos 20 mil espectadores...

Vamos fazer usando um sample! Yes! Vamos sim! Isso vai ficar show! (literalmente)

Bom, daí pegamos um velho mp3 da música One – U2 ao vivo. No início da música tem um mega público gritando loucamente...

Foi uma questão de copiar esse público para um arquivo wave, e inseri-lo no programa de gravação multicanal que foi o Samplitude Pro.

Copiei várias vezes, desenhei o volume para modelar a dinâmica e finalmente mostrei para o cliente... “Gritos – uahhh uahhh” Cliente – Calma meu povo... Eu sei que esse momento é muito especial... Vou mostrar uma música nova hoje (gritos!!!) Calma, calma...

Modelamos o público para se manifestar sempre que a letra permitia.

Vou buscar no meu arquivo essa gravação para contar essa história e poder mostrar o resultado. Foi muito engraçado e o cliente amou. Essa gravação e outras (exóticas) entraram para o meu portfólio de estúdio, e eu sempre mostrava isso para os futuros clientes. Claro

(24)

que tudo muito descontraído. No final meu Home Studio sempre produzia algo interessante.

Falo no passado porque desde 2009 eu me dedico ao Home Studio Fans e aos alunos do nosso Curso de Home Studio. Mesmo assim, meu Home Studio produz meus conteúdos internos. Claro, continua produzindo coisas interessantes.

Não há limites para o que é possível fazer com um estúdio de gravações particular.

Creio que a vida teria sido muito limitada e sem graça sem o meu Home Studio. Sem poder levantar 4 horas da manhã para gravar aquela nova ideia... Sem me envolver com tanta gente boa que curte e produz música de qualidade. Dentre outras coisas interessantes que só quem tem um Home Studio consegue desfrutar.

Para fazer trabalhos como esse, você via precisar instalar um software no PC, conectar alguns cabos e aprender algumas coisas. Vamos dar uma olha em um cabo que você pode usar e como ele pode ajudar muito nessa primeira fase do seu Home Studio.

(25)

3 Coisas que você precisa saber para ligar o som do

PC no aparelho de som

Se você está pensando em aumentar o poder do seu desktop ou laptop conectando ele ao seu sistema de som doméstico, vou mostrar duas coisas que você precisa para fazer isso acontecer ainda hoje...

O que você vai precisar para ligar o PC no som da sua casa

Vamos direto ao ponto. Normalmente os computadores possuem uma saída para fones de ouvido, esse furinho é uma fêmea P2. O seu aparelho de som, ou qualquer outro amplificador, normalmente usa conectores no padrão RCA. Então temos uma incompatibilidade de conectores aqui. E agora?

Hum... Elementar meu caro Watson. Existe um cabo que resolve esse probleminha.

(26)

Existe um cabo, que custa R$ 3 e possui uma ponta macho P2 e fêmeas RCA na outra extremidade. Ainda uso bastante aqui um plug adaptador P2 para RCA, banhado a ouro. O importante é que só com o cabinho você já faz um estrago!

Cuidados ao usar o cabo P2 para RCA

Agora que conhecemos o cabinho poderoso de R$ 3, vamos dar uma olhada em algumas coisas que você não deve fazer ao ligar esse cabo. Você não quer ver fumacinhas saindo do seu amplificador ou do seu mega system de som, quer?

Eu também não.

Então, se você está aproveitando esse eBook até o final, vai estar lendo isso agora e vai evitar dores de cabeça.

O ponto é que essa saída do computador é elétrica, tem uma voltagem de saída, impedância, tudo isso é importante. Por outro lado, a entrada do mega sound system tem um limite de voltagem, que precisa ser observado. Eu falo em "cascateamento de áudio" durante meus cursos, mas o fato é que se você colocar o volume do seu computador muito forte, pode danificar a entrada do seu mega super sound system, vulgo "som".

Então, comece com o som do computador no zero, coloque uns 20% e só depois ligue o som. Assim não tem perigo.

Dá pra fazer com iPod, tablets, smartphones, mas nesses casos o plug é P3.

(27)

Uma placa de Som Cyborg

Certa vez eu estava tendo tantos problemas com conexões de cabos na placa de som, que resolvi soldar o cabo direto no circuito da placa. Meti dois RCAs nas pontas e fui feliz por anos. Claro, era uma desktop que não saia do lugar, e não tinha problema ter tantos fios saindo do gabinete.

Um notebook vai ficar muito melhor com um cabinho P2 para RCA. Não acha?

E ainda é possível fazer o cabo. Compre dois conectores RCA Santo Ângelo, e um P2 Santo Ângelo (eu gosto desses conectores) e um cabo blindado como esse da imagem no início do capítulo. Isso é o que recomendamos para usar em um Home Studio. Com esse cabinho, e o seu som doméstico, você vai estar próximo de um sistema de monitoração de áudio, que com os cuidados necessários, vai ajudar durante as mixagens e masterizações.

Os sistemas de som domésticos não têm a mesma equalização quando estão reproduzindo a entrada auxiliar. É muito fácil cometer enganos terríveis durante a mixagem e deixar o som com sobra de graves ou sem potência, tudo porque o seu monitor está mentindo. Na dúvida, use fones de ouvido intra auriculares. Tem que fazer alguns testes também, mas a chance de errar cai drasticamente.

(28)

Microfones Pequenos São Bons para o Estúdio de

Gravações?

Você está procurando por microfones pequenos para usar em seu estúdio de gravações, ou mesmo para qualquer outra finalidade, então vamos saber o que esperar de um microfone pequeno... Quando eu comecei meu estúdio em 1997, meu primeiro microfone foi o de uma velha câmera de vídeo. Naquela época eu usava muitos equipamentos de vídeo para gravar áudio e a minha câmera filmadora estilo "cabeça de dinossauro" era a minha preferida. A qualidade do som do microfone era aceitável, com uma alcance dinâmico muito amplo, capaz de capturar voz e violão com perfeição. Depois de usar a câmera para fazer voz e violão em uma série de gravações, passei para um microfone dinâmico SM58 Shure. Esse é um microfone perfeito para vocais, com alcance dinâmico numa faixa que favorece apenas as frequências da voz humana.

(29)

Logo em seguida, fui gravar com Neumann u87 Ai, condensador, com nível de detalhes incrível. Claro, é um microfone de 3.500 dólares, mas tem um sinal bem nítido e detalhado.

Agora, a grande dúvida é se pequenos microfones poderiam atender às demandas de um estúdio de gravações. Eu posso falar de experiências interessantes que venho fazendo com pequenos microfones e o que eu ouço quando gravo com esses microfones. Muitos pensam em montar um estúdio de gravações, mas têm medo de ter que comprar equipamentos caros. Quando apresento nosso Curso de Home Studio Online, um dos requisitos mínimos é usar um pequeno microfone condensador, daqueles encontrados em headphones para usar no computador, que custam menos de R$20. Porque enquanto você estiver aprendendo as tecnologias e métodos de produção, não é necessário ter um microfone grande e caro.

O que um microfone pequeno não faz

Quando estou gravando apresentações, principalmente se estou narrando algo, uso um pequeno microfone de headphone. Posso dizer que algumas frequências específicas não ficam perfeitas, tendendo a "rachar" em alguns casos. O microfone pequeno possui um diafragma muito reduzido e isso o impede de capturar algumas notas harmônicas importantes, além de distorcer outras. Se você precisa gravar dados como timbre de voz realista, ou não quer saturações, então não vai gostar de microfones pequenos.

Posso recomendar que quanto maior o diafragma do microfone, mais detalhes esse é capaz de capturar, e mais caro ele custará. O ideal é ficar na média e aceitar que não existe microfone perfeito. Mesmo os

(30)

mais caros como o u87 não são perfeitos. Ainda não inventaram um microfone perfeito. Chocante, mas verdadeiro.

Finalmente, microfones pequenos são ótimos para apresentações, falar no Skype, estudar Home Studio, mas se você desejar um som sem distorções, vai precisar de um diafragma um pouco maior para isso. Estou simplificando esse conceito, mas é basicamente isso que precisamos observar.

E se você souber encaixar o vocal em sua mixagem, provavelmente os defeitos do microfone vão praticamente desaparecer. As notas mais altas são melhor representadas por microfones de qualidade, proporcionando até um ar de crocância ao som gravado.

Pode ser que você continue usando microfones dinâmicos no início e depois, parta para uma versão condensador USB.

Um bom microfone não é capaz de salvar uma mixagem mal feita, porém um produtor preparado, é capaz de fazer uma boa mixagem, mesmo usando um mau microfone.

Além de um microfone, seja ele USB que é mais prático e dispensa uma interface de áudio, você vai querer usar uma pequena interface de áudio. Eu conheço uma interessante, com portas RCA e que somada a um pequeno mixer, pode resolver completamente o problema da digitalização em um Home Studio.

(31)

Uma Placa de Áudio USB para Usar no Home Studio

Ao montar o seu estúdio de gravações você pode querer começar com o pé direito, comprando uma placa de áudio USB (interface) de qualidade e com características interessantes para quem grava música no computador. Vamos falar sobre a UCA-202 e como ela pode ajudar você a montar seu estúdio de gravações...

Mais um dia sem estúdio de gravações em casa, mais um dia perdido por não poder aproveitar sua criatividade para produzir algo bom para o mundo. Sério mesmo. Assistir novela é para quem não tem um Home Studio à disposição.

No início temos medo de não conseguir fazer nada com uma configuração básica, mas a verdade é que é possível evoluir a cada dia. Você vai começar seu estúdio modesto, depois vai evoluindo, crescendo, adicionando recursos, aprendendo novas formas de trabalhar. Isso se chama "Desenvolvimento Pessoal".

(32)

Você vai se tornando uma pessoa melhor a cada dia, logo ficará cada vez mais criativo.

A placa de som USB Não Precisa ser Cara

Um exemplo disso é a placa de som USB Behringer UCA-202.

Essa Behringer UCA-202 é uma placa de som USB externa; com entradas e saídas RCA, qualidade Behringer e tudo mais. Um equipamento barato e eficiente para usar no estúdio de gravações. O bom da UCA-202 é o fato de poder usá-la tanto no PC, quanto no notebook.

Preciso usar Softwares Pagos

Não, você pode usar o Audacity, que é um editor de áudio muito poderoso, e funciona muito bem com qualquer placa de áudio USB. Ainda existem outros grandes programas para música gratuitos, você pode usar qualquer um deles.

Seu Desktop ou Notebook serão seus Gravadores de Áudio

Com uma placa de áudio USB você pode gravar em qualquer lugar. Quer gravar no parque? Não tem problema, você pluga essa interface no notebook e sai gravando. Essa UCA-202 precisa de um pequeno mixer externo para operar seu microfone condensador, ou mediar seu teclado musical. Uma interface bem limpa e prática, essa é a melhor definição para a UCA-202. Quanto a gravar em alta resolução, não se preocupe com isso agora. Operar com 96kHz e 32bits é muito “massa”, mas é dispendioso. Você ainda pode explorar essas possibilidades no futuro...

(33)

Como Funciona Um Soundfont

O pessoal sempre tem essa dúvida sobre como funciona um Soundfont... Vamos conferir o conceito por trás de um arquivo Soundfont e como você pode usar isso para proporcionar extrema qualidade em suas gravações...

Um Soundfont é basicamente um arquivo contendo amostras de áudio pré-gravado em estúdio, esse áudio pode provir de diversas fontes, como: pianos acústicos, bateria, contra baixo, violão acústico, guitarras, etc. Esse tipo de arquivo é como um pacote, esse pacote é compatível com alguns softwares (programas de computador) que são capazes de invocar esses sons e executá-los sob demanda. O motivo pelo qual um Soundfont é um arquivo único, muitas vezes com dezenas de MBs de tamanho, é por que é mais fácil ter centenas de amostras contidas em apenas um pacote. Imagine se você tivesse que carregar para o seu equipamento, mais de 100 amostras; levaria muito mais tempo do que simplesmente carregar apenas um único arquivo Soundfont.

(34)

Um bom exemplo de como usar um Soundfont, é carregando esse arquivo de extensão ".SF" para um software como o Sonar X, ou algo semelhante. Esse tipo de software possui plug-ins capazes de executar os sons contidos nesse tipo de arquivo. Outra forma de fazer isso é usando isso em um equipamento físico, como um teclado musical, e até mesmo controlando esse sistema via MIDI sob o comando do computador.

Imagine você ter 200 tipos de bateria diferentes em seu estúdio de gravações? E a facilidade de usar apenas esse arquivo para conseguir grandes resultados?

O bom do Soundfont é que você pode encontrar samples de ótima qualidade, até mesmo são distribuídos gratuitamente em diversos sites.

A bateria é um instrumento muito complicado de manter em um estúdio de gravações, contudo se você tiver um Soundfont de bateria, poderá ter quantos tipos de bateria desejar a sua disposição. Se você não quer comprar um Roland JP-8000 que custa uma pequena fortuna, pode comprar um Soundfont com todos os sons dele e pagar menos de $10 dólares.

Se você pretende montar o seu Home Studio, saiba que vai se acostumar com esse tipo de arquivo lotando seus HDs e produzindo muita alegria e liberdade para você!

Além disso tudo, podemos ligar o teclado musical ao PC. Vamos ver isso agora!

(35)

Como Gravar de um Teclado Musical para o

Notebook

Gravar de um teclado musical para um notebook é um processo simples e você pode fazer isso usando pelo menos duas maneiras. Vamos dar uma olhada em tudo que você precisa para começar a brincar com seu Home Studio.

A primeira coisa que você precisa pensar antes de começar a gravar seu teclado musical com um notebook é sobre qual será a finalidade da gravação e como conectar esses dois equipamentos juntos. Vamos lembrar que é possível gravar tanto os toques do teclado musical quanto o áudio pela saída de som de seu sintetizador.

Como Gravar pelo Cabo MIDI

(36)

Agora que você sabe que deseja capturar apenas os comandos executados em seu teclado musical, inclusive as seleções de timbres, expressões de nota, e outras possibilidades do padrão MIDI; vamos entender o que você vai precisar para gravar esse seu teclado musical.

Tudo começa com um cabo MIDI USB, esse é um cabo capaz de conectar as portas MIDI do seu teclado musical a qualquer porta USB no seu notebook. Com um cabo desses, você pode ligar seu teclado a qualquer computador com porta USB.

No computador você vai precisar de um software de sequenciamento MIDI para registrar os comandos e organizar isso em um arquivo .MID editável. Um bom exemplo de programa de computador que faz esse trabalho é o Cakewalk Sonar X.

Esses comandos podem ser gravados, editados, e podem controlar samplers e sintetizadores que vão gerar sons extremamente realistas em seu estúdio de gravações.

Como Gravar pela Saída de Áudio

Nem todos os teclados musicais possuem sons, alguns são chamados teclados controladores, servindo apenas para controlar samplers e sintetizadores. Caso você queira gravar pela saída de áudio, vai precisar de um bom teclado musical, com um bom sintetizador embutido. Isso é importante, porque os teclados musicais mais baratos não possuem amostras de som com qualidade suficiente para gravar em um estúdio, esses sons devem ser evitados ao máximo.

(37)

Se o seu teclado musical é de qualidade, então basta conectá-lo direto a sua interface de áudio, usando um cabo com pinos p10 – RCA ou P10 – p10.

Nota: Siga o exemplo do cascateamento de áudio apresentado durante o Curso de Home Studio Online para garantir que a sua conexão fique perfeita, livre de ruídos.

Esse é um olhar sobre como gravar de um teclado musical para um notebook.

Existem mais formas de fazer isso, mas vamos deixar isso para outro momento.

Lembrando que também é possível produzir todo o arranjo musical sem usar um teclado musical. Por exemplo, o Sonar X possui uma grade onde podemos desenhar as notas, a expressão, tempo e definir qualquer tipo de instrumento a ser executado.

Ainda é possível copiar partes, fazer colagens de frases musicais inteiras. Essa tecnologia permite que não músicos, com uma pequena noção de ritmo possam criar arranjos musicais perfeitos.

Agora que falamos da interface de áudio, monitoração do áudio, formas de tocar instrumentos virtuais, vamos falar um pouco sobre técnicas e boas práticas para aplicarmos desde agora em nosso processo de produção musical.

(38)

5 Dicas para Melhorar o Áudio do seu Home Studio

A preocupação de todos que têm ou pensam em montar um estúdio de gravações em casa é com a qualidade do áudio. Vamos conferir algumas dicas fáceis de aplicar para melhorar o áudio e não ter surpresas na hora da mixagem.

Essas dicas se aplicam em grande parte ao modelo de estúdio de gravações digital, com um PC como centro de processamento de áudio. Você pode aplicar algumas dessas dicas a outros modelos de estúdio e situações de gravação.

1) Cabos de Qualidade

Grande parte dos problemas encontrados no áudio durante uma mixagem é causada por cabos partidos. É comum no estúdio os cabos ficarem soltos pelo piso, então as cadeiras giratórias com suas rodinhas, passam por cima dos cabos, isso causa a ruptura do cabo, o que pode deixar o circuito aberto. Um cabo partido pode sofrer

(39)

interferências de RF das proximidades, contaminando o áudio com o sinal de uma emissora de rádio da sua cidade.

Você precisa ser meio que técnico em eletrônica, pelo menos deve ter alguma habilidade com o uso do ferro de solda e um bom multímetro, isso pode ajudar você a salvar metros de cabos e algum dinheiro pela reciclagem.

Imagine que você vai gravar a voz no estúdio usando um cabo quebrado? Não funciona mesmo.

2) Posicionamento do Microfone

Na aula sobre acústica do Curso de Home Studio, mostramos como preparar as paredes do estúdio para evitar as reflexões das ondas sonoras nas paredes e os consequentes cancelamentos de fase. Se você está microfonando um instrumento, a regra de base é verificar de onde o som desse instrumento está partindo. Outro fator é como o som da sala interage com o instrumento. Coloque o microfone posicionando entre esses fatores e obtenha o som que deseja. Em caso de vocais, o tipo de microfone pode influenciar e muito na qualidade da voz e em suas características acústicas. Experimente posicionar o microfone a um palmo de distância da sua boca, isso com um filtro anti-pop no meio. Essa é uma das formas de melhorar o seu microfone sem ter que trocá-lo.

3) Ar Condicionado

O Ar Condicionado é o grande vilão e o grande mocinho do estúdio. Como viver sem ele nessa país quente que é o Brasil? Prefira os modernos Split, aqueles em que a parte barulhenta fica em um

(40)

módulo externo. Você não merece uma gravação com um monte de ruídos de fundo, só para não suar a camisa. Outra coisa que vai agradecer muito são os equipamentos do estúdio. O desempenho do seu computador para gravações vai melhorar também.

4) Grave em 24bits

Quando for possível, grave em 24bits. Você pode gravar coisas incríveis em 16bits, mas se você quer mais dinâmica em sua gravação, vai precisar representar seu áudio com maior largura de banda. Os fitões antigos possuíam largura de banda semelhante, então você vai estar mais próximo da nostalgia dos estúdios analógicos, mas com o controle de um estúdio digital. Poderá melhorar a acústica do estúdio via software, por exemplo.

5) Aterramento

Para o final, deixei a dica mais interessante: o aterramento. Sim, você precisa estar no planeta Terra para fazer isso, mas vai ser muito bom para a vida do seu computador e de tudo o que você estiver ligando junto com ele. Consiga um eletricista e peça para ele fazer um aterramento decente no seu sistema elétrico. Removi vários ruídos elétricos apenas aplicando essa dica. Ruídos de 60Hz, esqueça; eles vão sumir aterramento abaixo. É como um buraco negro para ruídos e seu computador agradece, nem vai dar mais aqueles choques quando você estiver fuçando lá atrás em seus cabos.

Espero que possa aplicar algumas dessas dicas ao seu Home Studio. Falando mais de processos de produção, vejamos esses erros de mixagem que eu separei para você...

(41)

Erros de Mixagem que Você Precisa Evitar

Quando vamos mixar algo, a primeira coisa que vem a mente são as gravações comerciais, aquelas que ouvimos dos nossos artistas preferidos. Como eles conseguiram isso? Pensamos... Vamos dar uma olhada em como podemos conseguir grandes resultados evitando erros durante a mixagem.

Você sabe mesmo como deseja a sua mixagem?

Dizem que se você tem boca pode ir até Roma, mas nesse caso, podemos chegar até onde usando apenas os ouvidos? A qualquer lugar, desde que saibamos onde queremos chegar com a nossa mixagem.

Se você quer ter resultados como aqueles que você ouve no seu MP3, então vai ter que seguir um processo semelhante ao que foi seguido durante a produção daquela peça de áudio. Grande parte da produção musical é baseada em matemática, se você for parar para

(42)

pensar, o computador não faz mais do que calcular esses dados matemáticos que representam a nossa mixagem.

Fui longe com isso? Não, você pode não curtir matemática, mas música (mesmo sendo matemática) é algo muito mais interessante. Você precisa saber como começar o seu processo de produção, antes mesmo da mixagem, partindo da gravação de cada canal de áudio. Se você errar na gravação, provavelmente a sua mixagem estará perdida.

Equipamentos Caros ou Não?

Muita gente acredita que suas mixagens não estão ficando boas por não terem aqueles equipamentos caros dos estúdios famosos. Não vou tentar te convencer disso, mas é possível sim, produzir música de qualidade usando equipamentos populares.

Então alguém diz: É, mas as pedaleiras de guitarra mais baratas não distorcem direito!?

Isso é verdade. Violões baratos também não tocam afinados. Microfones também podem ser limitados nessa faixa de preço, mas você pode encontrar um nível mínimo e ainda conseguir produzir com qualidade comercial.

Não precisa ter uma mesa de som Mackie pra fazer uma mixagem descente. Você pode usar tecnologias como a da mesa de som virtual.

(43)

Criar o Ambiente Leva Tempo

Esse é o maior segredo dos estúdios comerciais. Muitos profissionais têm suas próprias receitas para conseguir aquele som que tantos consideram pesado, cheio de "punch". Amigos e amigas, tudo se resume a densidade de sinal. Sim, se você trabalha com samples de qualidade, com densidade de amostragem suficiente, sua mixagem vai apresentar essas características de peso.

Vamos imaginar que o áudio é uma máquina, e os canais da mesa são engrenagens. Se você tem todas essas peças trabalhando em sinergia, não terá problemas para colocar a sua mixagem no ponto. Se você errar durante a gravação, então vai tudo para o sal.

Usando Efeitos Demais?

Um dia estive com um cantor, esse estava ouvindo uma das minhas primeiras gravações. Era uma música muito bonita que fiz aos 16 anos, muito interessante essa gravação. O cantor me deu conselhos, "falou que eu deveria usar muito eco", que era para "molhar" a voz com vontade. Tá certo que isso foi em 1998, mas naquela época a moda do reverb exagerado já tinha ficado bem pra trás.

Quando temos a impressão de que para criar ambiente precisamos usar o reverb, fica fácil errar e colocar esse efeito na voz. Não, você vai usar o reverb sim, mas existem regras para isso e tudo vai depender, antes de qualquer coisa, de você ter gravado a sua voz sem reverberações.

(44)

Não Seguir Regras

Matemática, até mesmo a mixagem é um processo matemático. Você pode mixar uma música sem ouvir nada, isso é possível graças aos programas de computador que permitem ter total controle sobre as características do áudio. Tenha uma fórmula e siga isso desde o início, então terá a certeza de que no final, sua mixagem será a melhor de todas.

Estive mixando projetos enormes, como 32 faixas, com prazo de entrega apertado. O cliente precisava do produto pronto, antes de um grande evento gospel que seria o principal meio de divulgação desse projeto.

O que salvou esse prazo foram os parâmetros que setamos na mesa de som virtual. Colocávamos a mixagem em um padrão fixo, depois fazíamos o ajuste fino. Esse evento foi o precursor da mixagem parametrada que eu ensino no curso.

(45)

É Possível Fazer uma Mixagem sem Ouvir Nada?

Ao final deste capítulo você ouvirá o seu estúdio de gravações com outros ouvidos. Vamos descobrir aqui como é possível mixar uma música sem ouvir nada, e ter um resultado mais do que aceitável no final.

O Mito do Equipamento Caro Cai por Terra

Muitos produtores têm a preocupação de adquirir o melhor equipamento para o estúdio, tudo para ter o melhor som. Não raro a indústria de equipamentos para estúdio prega o mito da qualidade/preço alto. Pessoalmente acredito que esse mito tenha rendido fortunas para os fabricantes, mas o futuro produtor de Home Studio não tem que gastar mais do que o necessário para produzir. A ideia é fazer áudio de qualidade, mas gastando pouco. Não vamos seguir esse mito, vamos pensar no que realmente faz a diferença: a "abordagem".

(46)

A Abordagem é Tudo no Home Studio

Os americanos tem uma palavra para abordagem que é "approach", significa uma forma de encarar e executar uma tarefa. Talvez de um jeito não dê certo, mas de outro pode ficar até mesmo fácil. Não dá para ir ao Japão a pé, mas de avião é uma questão de sentar-se e relaxar.

Com a abordagem certa você pode sim fazer uma mixagem sem ouvir uma só nota do que foi gravado. Logo explico como é possível...

Com a Abordagem Certa Você Pode até Compor Música

Se você acha que ouvir é uma necessidade dentro do estúdio de gravações, vamos tomar como exemplo o caso do grande mestre compositor

Ludwig van Beethoven, que aos 46

anos já estava quase completamente surdo. Muitos dizem que ele ouvia o piano usando uma haste de madeira a qual ele mordia, assim as vibrações eram transferidas para o ouvido interno através dos ossos da mandíbula. Outros dizem que ele encostava o peito no piano e ouvia as notas com o coração. Ainda aqueles que afirmam que Beethoven, por não ter nascido surdo, possuía conhecimento suficiente e memória auditiva para compor suas obras com a mente e depois escrevê-las em partituras. Mesmo surdo Beethoven compôs grandes obras. A "Nona Sinfonia" foi composta

(47)

anos antes de sua morte, foi declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Descubra os Parâmetros e Fórmulas

Se você não quiser usar uma varinha ou o coração para mixar, pode usar com toda segurança os parâmetros de mixagem para ter certeza de que tudo está no lugar certo. A técnica de mixagem por parâmetros está explicada na Curso de Home Studio Online. Consiste basicamente de zerar todos os slide faders e equalizadores, encaixar as frequências e travar os volumes e pré-masterizadores em determinados níveis de dBs. Isso cria um resultado plano para qualquer tipo de mixagem de áudio.

Mixar e Mixar, sem Ouvir!

Ouvir a mixagem é ótimo, mas isso não é o único referencial em uma mixagem. Seus monitores podem estar mentindo, você pode ter levado seus sentidos ao limite e perdido a noção de referência. Mixagem por Parâmetros é 80% do serviço na mão. Os outro 20% você pode deixar para brincar com seu mixers, com toda segurança de que a sua mixagem vai dar certo no final.

Como dito antes, a mixagem com monitores de áudio deve ser conduzida com cuidado, e sempre lembrando que aquele som pode não corresponder às características reais da gravação. Esse é um dos grandes motivos pelos quais os estúdios não tem sucesso e seus trabalhos são rejeitados pelos programadores das rádios FM.

Agora nós vamos falar um pouco sobre instrumentos e como se livrar deles. Sério.

(48)

Quais Instrumentos Comprar para o Home Studio

Se você está pensando em comprar instrumentos musicais para colocar em seu home studio, provavelmente tem uma dúvida sobre quais são mais importantes e como vai usá-los. Vamos descobrir como configurar seu estúdio para usar menos instrumentos reais e mais virtuais.

Quais Instrumentos Realmente Necessita um Home Studio

Quando pensamos em produzir com alta qualidade, sempre devemos nos preocupar com o tipo de ingredientes que vamos colocar na sopa da mixagem. Se você tem o melhor peixe, a melhor batatinha, a melhor cenoura, não vai querer estregar o prato usando uma cebola podre, vai?

(49)

O mesmo se aplica a instrumentos para Home Studio. Dificilmente um estúdio que esteja começando tem orçamento suficiente para comprar instrumentos musicais de qualidade.

Se você for comprar tudo que precisa, com qualidade mínima, vai ter que investir o valor de um carro popular no estúdio. Não, essa não é a mensagem do Home Studio Fans, aqui nós sempre queremos que você tenha seu estúdio sem investir muito dinheiro. Melhor ainda, se possível usando equipamentos que você já tem em casa. Estamos aqui para democratizar a tecnologia do estúdio de gravações.

Instrumentos Virtuais e Reais

Como vimos, comprar instrumentos musicais de qualidade não é nada fácil, talvez você queira comprar apenas um violão e uma guitarra de verdade, e investir em software plug-ins. Os instrumentos virtuais são mesmo o caminho para quem quer montar um estúdio sem quebrar o porquinho.

Nem tudo são Flores

Um violão barato sempre produz um timbre não comercial, isso quer dizer que se você colocar isso na gravação, vai estragar tudo. Do mesmo modo, alguns instrumentos virtuais também não tem qualidade para entrar na sua mistura. Você vai ter que montar uma coleção de instrumentos virtuais para você. Essa coleção é que vai dar o timbre do seu estúdio de gravações. Você será único por sua capacidade de curar esses sons, seus timbres, tudo vai depender muito do seu gosto pessoal. Não posso escrever aqui sobre uma coleção de sons ser melhor que outra, você pode não achar isso e até fazer com essa, ótimas produções.

(50)

Sua Primeira Interface de Áudio Não Precisa Ser a

Melhor

Se você está começando a fazer produção musical, sabe que uma boa interface de áudio digital é necessária para obter uma melhor qualidade de som. Mas na verdade você não precisa ter uma interface topo de linha, ou que possua muitos recursos. Um modelo simples com entradas e saídas que sejam suficientes para o seu trabalho, é o que você precisa para começar.

Características Importantes

Uma interface de áudio pode vir com várias entradas para que você possa gravar mais de um instrumento, incluindo vocais.

Na maioria dos casos, um dispositivo de 2 entradas ou máximo de 4 entradas é suficiente. Se você é um músico solo, pode gravar simultaneamente a sua voz e até mesmo um instrumento como o

(51)

violão. Você não vai precisar mais do que algumas entradas ao mesmo tempo.

Há muitas pessoas que fazem podcasts, para tanto não é necessário adquirir uma interface de áudio caríssima para fazer isso, você só precisa de um aparelho que tenha apenas uma entrada XLR para o microfone. Se você for gravar os vocais e a guitarra, vai precisar de duas entradas. Talvez você queira gravar vários microfones juntos, nesse caso, você precisa de algo com oito ou mais entradas. Por exemplo, se você deseja gravar uma banda, você vai precisar de 8 entradas ou mais, será ainda melhor se tiver 16 entradas.

As várias conexões

Conectar os vários equipamentos de seu estúdio é fácil. Os microfones e os cabos vão para interface, e a saída a partir da interface vai para os monitores de áudio.

Você precisa escolher uma interface que de preferência, possua pré-amplificadores embutidos para que os sinais gravados sejam ampliados.

Comprar uma Interface de Áudio Nova

A maioria dos softwares de gravação também oferece interfaces de áudio junto em seus pacotes. Essa pode ser uma escolha muito econômica. Na verdade, a maioria dos pacotes vem com todo o equipamento básico que você precisa. Você terá que comprar apenas os monitores de áudio com qualidade de estúdio (alto-falantes), fones de ouvido e cabos.

(52)

Você realmente não precisa de um dispositivo de entrada de 16 canais para começar, a menos que você tenha necessidades específicas, poderá começar com algo mais acessível.

A melhor opção é usar algum tipo de interface que venha com um software, é a opção mais barata, e o caminho mais fácil para conseguir uma configuração básica de gravação.

Isso é tudo que você precisa saber para escolher uma boa interface de áudio.

Como vimos antes, até uma Behringer básica já é suficiente. Para os mais céticos se sentirem desafiados, até mesmo a placa de som embutida no computador é capaz de produzir bons resultados. Só não recomendo aqueles chips USB baratos, chig-ling. Aquilo é uma maquininha de fazer ruídos... Além do mais, a digitalização é imprecisa e isso atrapalha o nosso objetivo principal, que é a qualidade.

Agora eu quero levar você para conhecer alguns programas de computador, que vão ajudar você o tempo todo no estúdio.

(53)

Software de Gravação – Qual é o Melhor para Você

Softwares gravação podem ser conseguidos gratuitamente e também podem ser comprados por centenas de Reais. A boa notícia é que hoje em dia você pode comprar um software extremamente sofisticado que há apenas alguns anos teria custado milhares de Reais. No entanto, é verdade que alguns softwares de gravação são muito melhores do que outros. Então, qual é o melhor? Este capítulo tenta responder a essa pergunta difícil.

Se o dinheiro não for um problema para uma comparação, então é relativamente fácil fazer uma lista de softwares de gravação realmente bons para o seu estúdio. Esta lista provavelmente inclui: Record, Reason, Pro Tools, Cakewalk Sonar, Cubase, Nuendo,

Logic Studio, Digital Performer, Samplitude Pro e Ableton Live.

Neste caso, seria necessário avaliar cada um deles em áreas como funcionalidade, desempenho, fiabilidade, suporte, estabilidade e a facilidade de utilização.

(54)

Como Pretende usar seu Software de Gravação

Antes de concluir a sua análise sobre o software em questão, eu sugiro que você pense claramente sobre como você pretende usar o software. Você está querendo produzir beats e loops ou você está com a intenção de gravar uma banda ao vivo? Você quer usar o software como um produtor ou um engenheiro ou você quer apenas que o software grave sua guitarra e vocais facilmente? Este teste de "adequação" vai ajudar você resumir a sua lista de softwares de gravação para estúdio.

Depois de realizada a análise acima, eu cheguei à conclusão de que para um home studio o software precisa ser bom em arranjos, gravar em múltiplos canais e ser capaz de editar áudio para fazer a finalização. Usamos três softwares de gravação diferentes: Samplitude Pro, Sound Forge Pro e Cakewalk Sonar. No entanto, estou certo de que muitas pessoas já estão acostumadas com outros tipos de softwares. Então, a realidade é que não importa como tentar avaliar o software de gravação objetivamente, no final, é uma questão de gosto pessoal e da subjetividade.

Criamos uma fórmula para trabalhar bem com qualquer tipo de ferramenta de áudio digital, bastando inserir os dados e obter os resultados desejados.

Software de Gravação de Graça

Por outro lado, se o custo do software de gravação for definitivo para a sua escolha, não precisa pensar em quebrar o porquinho para comprar um software caro. Existem os softwares de gravação

(55)

gratuitos e eles podem resolver seu problema. Considere dar uma olhada em: SonicProducer, DubTurbo, Fruity Loops Studio (FL

Studio), Audacity, Goldwave e Kristal Audio Engine. Por que não se

divertir e experimentar alguns deles?

Todo mundo que usa um software de gravação tem seu próprio favorito. Cada usuário toma partido de seu software e o defende como um time de futebol. No entanto, cabe a você decidir sobre o software que é mais adequado aos seus objetivos. Sugiro que você experimente as alternativas gratuitas ou mais baratas até ter certeza sobre a direção de gravação que deseja tomar. Em seguida, realize a análise que descrevi acima e resolva o que você considera ser o melhor software para o seu estúdio de gravação.

Dependo da sua finalidade de uso, é possível usar apenas o Audacity, ou apenas o Sonar X, ou mesmo esse poderoso e gratuito que eu vou mostrar logo a seguir...

(56)

Programa para Gravar Músicas no Linux – Ardour

Ardour, esse é o nome do programa para gravar músicas no Linux e

no OS X da Apple. Felizmente essa opção está em um nível

respeitável de desenvolvimento, merecendo a atenção dos adeptos do Linux, como principal ferramenta de gravação multicanal (e não só) para o Home Studio baseado em softwares livres. Descubra o Ardour!

Quando pensamos em criar nosso próprio estúdio, a primeira dúvida é quanto ao custo do projeto. Alguns possuem um orçamento maior, podendo dispender algumas centenas de Reais, outros nem tanto. O software é hoje um componente essencial para a montagem de um estúdio de gravações digital, que é praticamente todo baseado em softwares, com algum suporte de hardware.

Se tivermos orçamento com sobra, podemos comprar softwares de alta qualidade e desfrutar de todas as regalias que a tecnologia oferece atualmente. Existem verdadeiras maravilhas "no estado da

(57)

arte" em matéria de software para estúdio. Quando vemos um programa para gravar músicas que custa $1000 dólares, podemos ter a certeza de que este é um software capaz de retornar esse "investimento" em poucas horas de trabalho. Quando pensamos em investimento, passamos a perceber que qualquer um desses softwares musicais é como uma forma de aumentar seu dinheiro, e não o oposto.

Mesmo assim, para alguns iniciantes, podemos recomentar o uso de softwares Free, com licença GPL, que são frequentemente mantidos por doações. Você pode usar esses softwares e se gostar, pode doar alguma quantia para dar suporte ao desenvolvedor.

O Linux

O Linux ganhou a sua merecida fatia de mercado, sendo oferecido como alternativa ao Windows, tornando os computadores um pouco mais acessíveis. Nesse momento existe alguém ligando seu primeiro computador, e é quase certo que este esteja com alguma versão do Linux instalada como sistema operacional personalizado.

Como sabemos, dá para rodar o Sound Forge no Linux, também Sonar ou qualquer outro software sério para estúdio, usando o WINE, um emulador de Windows para Linux e OS X. Mas essa compatibilidade não está livre de falhas, algumas até graves; como fechar o programa fechando inesperadamente. Para resolver esse problema, temos que optar por algum software feito para Linux que seja quase ou tão poderoso quanto os programas para música do Windows.

(58)

O Ardour

O Ardour é um respeitado programa para gravar músicas no Linux, estando em um estágio de desenvolvimento impressionante, conseguiu hastear a sua bandeira como uma solução DAW (Digital Audio Workstation), além de ser compatível também com o sistema OS X da Apple.

Esse programa para música é extraordinariamente simples e poderoso. Qualquer saída, de qualquer canal - pode ser roteada para um de seus buses ou aplicativos externos. Com o Ardour você literalmente pode plugar seus equipamentos, uns aos outros, como faria em um estúdio real. Se você já tem experiência sobre como esses equipamentos funcionam, poderá tirar vantagem dessa forma de interface do software, isso permitirá levar a sua imaginação ao limite quando for configurar seu estúdio virtual.

Referências

Documentos relacionados

 ASTM E2248 - 09 Standard Test Method for Impact Testing of Miniaturized Charpy V-Notch Specimens D256 – Standart Test Methods for Determining the Izod Pendulum Impact Resistence

A política externa dos EUA no período em questão pode ser classificada como Internacionalista, visto que mudara sua falta de atuação e relações com outros países para

ERRO DE MEDICAÇÃO ERRO DE DISPENSAÇÃO : ANÁLISE TÉCNICA DA PRESCRIÇÃO PREPARAÇÃO DA PRESCRIÇÃO SEPARAÇÃO DOS MEDICAMENTOS.. ERRO

Aplicações a altas temperaturas; suportes de tubos; abafadores; caixas de sementação; depósitos de bebidas; partes de queimadores a óleo; refinarias; equipamentos para fábrica

Foi a primeira linguista brasileira a se dedicar ao estudo descritivo de uma língua dessa família linguística, em um momento em que dados de nossas línguas nativas

Com base em nossa revisão, não temos conhecimento de nenhum fato que nos leve a acreditar que as informações contábeis intermediárias individuais e consolidadas incluídas

benefícios no exercício anterior. a) Custeio Administrativo da Gestão Previdencial: representa a receita da gestão administrativa advinda da gestão previdencial do