• Nenhum resultado encontrado

A contabilidade na visão dos síndicos das entidades condominiais: um estudo nos condomínios residenciais da cidade de João Pessoa - PB.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A contabilidade na visão dos síndicos das entidades condominiais: um estudo nos condomínios residenciais da cidade de João Pessoa - PB."

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA SOLANGE REGO DOS SANTOS

INFORMAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO

PROCESSO DE GESTÃO ADMINISTRATIVO- FINANCEIRO EM UMA

ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR: O CASO CEMAR

SOUSA - PB

2010

(2)

INFORMAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO

PROCESSO DE GESTÃO ADMINISTRATIVO- FINANCEIRO EM UMA

ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR: O CASO CEMAR

Monografia apresentada ao Curso de

Ciências Contábeis do CCJS da

Universidade Federal de Campina

Grande, como requisito parcial para

obtenção do título de Bacharela em

Ciências Contábeis.

Orientador: Professor Me. João Marcelo Alves Macedo.

SOUSA - PB

2010

(3)

MARIA S O L A N G E R E G O DOS SANTOS

INFORMACOES C O N T A B E I S COMO F E R R A M E N T A DE AUXfLIO NO P R O C E S S O D E G E S T A O ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO EM UMA ENTIDADE

DO T E R C E I R O S E T O R ; O C A S O CEMAR

Monografia apresentada a Coordenacao do Curso de Ciencias contabeis da Universidade Federal de Campina Grande, como urn dos requisitos para obtencao do grau de Bacharel em Ciencias Contabeis.

APROVADO: / /

Prof. Msc. Joao Marcelo Alves Maeedo Orientador

Prof. Msc. Marcos Macri de Oliveira Examinador

Prof. Msc. Lucia da silva Albuquerque Co-orientadora

S O U S A - P B 2010

(4)

Por este termo, eu abaixo assinado, assumo a responsabilidade de autoria do conteudo do referido trabalho de conclusao do curso, intitulado Contabilidade como Instrumento de Gestao para Entidades do Terceiro Setor: Um estudo de caso do CEMAR na cidade de Pombal - PB, estando ciente das sancoes legais previstas referentes ao plagio. Portanto, ficam a instituicao, o orientador e os demais membros da banca examinadora isentos de qualquer acao negligente da minha parte, pela veracidade e originalidade desta obra.

Sousa (PB), 16 de Julho de 2010

Maria Solange Rego dos Santos Orientanda

(5)

Dedico esse trabalho a Deus minha forca maior. Aos meus pais( Antonio e gracinha) e a minha irma (Solanny) que sempre me compreenderam nessa ardua caminhada.

(6)

Agradeco a Deus pelo o dom da vida, renovado a cada provacao que se apresenta e nos sonhos que se concretizam, como este que agora se torna realidade, e a

Nossa Senhora, minha mae, por me ouvir, falar ao meu coracao e ser minha

intercessora junto ao Pai.

Fruto de muito estudo, dedicacao e persistencia, este trabalho contou com o apoio e a colaboracao de muitas pessoas, as quais dedico os meus agradecimentos especiais:

Aos meus pais, Maria das G r a c a s e Antonio, que na sua simplicidade sao exemplos de vida, dedicacao e amor. Minha eterna gratidao por todas as oracoes. A minha irma, Maria Solanny, pelo o amor incondicional e apoio sempre demonstrado.

A meu amor Marcio Nobrega de Queiroz, pelo carinho e amor que encontrei em seu coracao. Agradeco a Deus por voce fazer parte da alegria da minha vida e comigo buscar sonhos e ideais.

A todos os meus amigos que de alguma forma participarao para a conclusao desse sonho, em especial a Aline Florentino, Marcos Macri, Johama Bandeira, Fabiola

Queiroga e G h e y s a Kareline.

Agradeco em especial a minha amiga de infancia e anjo da guarda Mayara Patricia

de Almeida Bandeira Gomes, por todo carinho e apoio a mim prestado na cidade

de Sousa-PB e em toda minha vida.

A minha cadela Lila, por todo amor e companhia, e aos momentos de alegria que me proporciona.

Ao meu orientador Joao Marcelo e a minha co-orientadora Lucia Albuquerque pelo o apoio.

A entidade CEMAR, pelo acolhimento e colaboragao para realizagao deste trabalho. Especialmente, a Ze Ribeiro e Victor, que me abriram as portas e o coracao para que eu desse mais esse passo.

(7)

"Nao ha virtude, rigorosamente falando, sem vitoria sobre nos proprios, e nada vale o que nada o que nada nos custa."

(8)

O crescimento cada vez mais acelerado nas organizacoes necessita de estudos que possam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento e a sustentabilidade das entidades, sendo assim, a contabilidade e urn instrumento que busca na observacao dos fatos economico-financeiros das empresas, no registro das informacoes do patrimonio resposta que proporcionem sustentacao as acoes das entidades atraves da aplicacao de seus principios, normas e procedimentos proprios. O presente trabalho expoe de que maneira as informacoes contabeis como ferramenta de auxilio no processo de gestao administrativo-financeiro pode contribuir para a tomada de decisao. O objeto de estudo e o Centro de Educacao Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR) na cidade de Pombal -PB. Para tanto, a pesquisa foi considerada de carater exploratorio e descritivo, firmados atraves de pesquisas bibliograficas e documentais nos fornecendo os subsidios necessarios para melhor compreensao por parte dos usuarios e interessados acerca do assunto em tese, acrescentada por entrevista estruturada na respectiva entidade nas pessoas de seu presidente e tesoureiro. Os resultados mostraram que existe na entidade organizacao, engajamento pela causa, disponibilidade para aperfeicoamento. No que se refere a utilizagao da contabilidade para a tomada de decisao a entidade ainda encontra dificuldade do uso das informacoes para a tomada de decisao, pois nao foram demonstrados ao certo os mecanismos utilizados para a melhor escolha das decisoes.

(9)

ABSTRACT

The increasingly rapid growth in organizations requires studies that can contribute significantly to the development and sustainability of the entities, so accounting is an instrument which aims at observing the economic-financial facts of the companies, the recording of information response assets that provide support to the actions of entities through the application of its principles, standards and procedures. This paper presents in which way accounting information as a tool to aid in the process of administrative and financial management can contribute to decision making. The study object is the Center for Integral Education Margarida Pereira da Silva (CEMAR) in the town of Pombal -PB. Therefore, the research was considered exploratory and descriptive, signed by bibliographic research and documentary that provided the subsidies needed for better understanding by the users and stakeholders on the subject, added by structured interview made with the president and treasurer of the entity. The results showed that in the organization, there is engagement in the cause, willingness to improve. Regarding the use of accounting for decision making the entity still finds it difficult to use the information for decision making, since the correct mechanisms for the best decision making were not presented.

(10)

Figura 1. Fatores de avaliacao das empresas pelo consumidor 33

Figura 2. CEMAR 41 Figura 3. Diretoria da entidade CEMAR 41

Figura 4. Entretenimento realizado com as criancas das oficinas (danca,

percussao) 42 Figura 5. Balcao de emprego 42

(11)

LISTA D E QUADROS

(12)

Grafico 1. Distribuicao das empresas em 2003,( Regiao Nordeste) 35 Grafico 2. distribuicao das empresas que realizaram acoes socias para a sociedade

(13)

LISTA DE T A B E L A S

T a b e l a l . Distribuicao das Fundagoes Privada e A s s o c i a t e s Sem Fins Lucrativos

Segundo as Grandes Regioes 2002 24 Tabela 2. Area Tematica de Atuacao das organizagoes do Terceiro Setor 25

(14)

ABCR - Associacao Brasileira de Captacao de Recursos

ADVB - Associacao de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil GIFE - Grupo de Institutes Fundagoes e Empresas

IBGE - Institute Brasileiro de Geografia e Estatistica IPEA- Institute de Pesquisa Economica Aplicada ISER- Institute Superior de Estudos da Regiao ONG - Organizagoes Nao Govemamentais

(15)

SUMARIO

1 INTRODUCAO 15 1.1 Delimitacao do tema e problematica 15

1.2 0bjetivos 17 1.2.1 Objetivo Geral. 17 1.2.2 Objetivos Especificos 17 1.3 Justificativa 18 2 FUNDAMENTAQAO TEORICA 20 2.1 Terceiro Setor 20 2.2 Terceiro Setor no Brasii 22

2.3 Distribuicao do Terceiro Setor 24 2.4 A Contabilidade no Terceiro Setor 25

2.5 Fontes de Recursos 29 2.6 Responsabilidade Social Corporativa 31

2.6.1 Empresas Socialmente Responsaveis 33

3 METODOLOGIA 39 3.1 Quanto aos fins

3.2 Quanto a abordagem do problema 3.3 Quanto aos meios

3.4 Quanto ao universo

4 ESTUDO DE CASO: CENTRO DE EDUCACAO INTEGRAL "MARGARIDA PEREIRA

DA SILVA (CEMAR) 40 4.1 Relato Historico da Entidade 40

4.2 Organizacao e Captacao de Recursos do CEMAR 43

4.3 Utilizacao da Informacao Contabil 44

5 CONSIDERACOES FINAIS 47

REFERENCES 48 APENDICES 53

(16)

1 INTRODUCAO

1.1 Delimitacao do tema e problematica

Tendo a economia pilares que a sustentam, existem tres setores economicos distintos: o primeiro setor que e caracterizado pelas agoes govemamentais, o segundo setor definido pelo mercado e o terceiro pelas entidades sem fins lucrativos.

Sendo que, o primeiro e caracterizado pela agio direta do governo para atendimento das necessidades da sociedade, o segundo e caracterizado pelas empresas cujo objetivo e captacao e geracao de lucro no empreendimento e o terceiro setor que busca atender as necessidades da coletividade diante da incapacidade do estado.

Ainda segundo Bomeny e Pronko (2002) o Terceiro Setor e composto por organizagoes que produzem bens publicos, mas nao se enquadram no aparelho estatal (Primeiro Setor). Ao mesmo tempo nao pode ser considerada parte do mercado ou instituicoes privadas (Segundo Setor), porque se houver lucro, esses devem ser revertidos para a realizacao dos projetos desenvolvidos pela propria instituigao. O numero de organizagoes com esse perfil tern crescido muito, no Brasil, nos ultimos anos, estudos estimam que as entidades que pertencem ao terceiro setor e superior a 540 000 mil, incluindo ONGs, fundagoes, associagoes civis e unidades assistenciais. (TACHIZAWA,2004)

Segundo Coelho (2002, p. 57), varias denominagao tern sido dadas para urn certo grupo de organizagoes que surgem no seio na sociedade civil: organizagoes sem fins lucrativos, organizagoes voluntarias, terceiro setor ou ONGs, termo mais usado no Brasil.

O primeiro obstaculo encontrado comega pela definigao do que e uma organizagao do Terceiro Setor, ja que existem varias definigoes em torno desse conceito. Sendo assim foi utilizado como base de estudo a definigao de Terceiro Setor argumentado por Fernandes (1994) que observa que o Terceiro Setor e composto de organizagoes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela enfase na participagao voluntaria, num ambito nao governamental.

(17)

16

Organizagoes estas que dependem da participagao de terceiros ou do governo para manter suas atividades e como contraprestagao exigida e ate mesmo mecanismo de crescimento e sustentabilidade se faz necessario manter a transparencia das informacoes e gerir bem os recursos captados. Salienta-se, no entanto, que a contabilidade e relevante para a gestao deste tipo de entidade como bem salienta Campos (2003, p.27) ao afirmar que:

Na medida que a contabilidade suprir as organizagoes do Terceiro Setor [.,.] e proporcionara clareza dos numeros para o publico externo, serao possiveis prestagoes de contas que estimulam a entrada de mais recursos e a sustentabilidade daquela entidades ao longo do tempo.

Sendo assim, o presente estudo e realizado no Centro de Educagao Integral "Margarida Pereira da Silva" (CEMAR) na cidade de Pombal-PB, uma entidade de carater filantropico com vinte e quatro anos de trabalho voltado a criangas e adolescente carentes, as suas familias e a comunidade em geral no combate a marginalizagao e auxilio de inclusao social atraves dos cursos profissionalizantes e oficinas realizada nessa micro regiao. A entidade promove auxilio direto e continuo a 350 criangas e adolescentes com atividades culturais, esportivas e de laser, projetos pedagogicos e atividades realizadas nas proprias oficinas acompanhadas das refeigoes diarias, do mesmo modo, o CEMAR tambem oferece a oportunidade de capacitagao profissional a comunidade pombalense de forma indireta, ou seja, oficinas profissionalizantes por tempo determinado. Todo esse conjunto de agoes educativas e de formagao proporciona o desenvolvimento risco-social e fisico, facilitando a construgao e vivencia da cidadania das criangas, adolescentes e jovens da instituigao. O CEMAR desenvolve atividades em 07 frentes distintas que sao:

• 01 - Esporte, cultura e lazer;

• 02- complementagao escolar e escola, informatica e teatro do oprimido;

• 03- Articulagao Politica e Social;

• 04 - Protagonismo Infanto-juvenil;

• 05- captagao de Recursos;

• 06- capacitagao de recursos humanos;

(18)

Segundo Jose Ribeiro, presidente atual da entidade, todas estas agoes sintonizam a missao institucional que e "Atuar na construcao e promogao do protagonismo de criangas, adolescentes, jovens e suas familias facilitando a conquista e exercicio de sua cidadania". E na intervengao das politicas publicas: participagao e intervengao nos conselhos setoriais e controle social; manter e articular como os movimentos socais e ONG's; organizagao de base juvenis e articulagao e discussao da politica de promogao de igualdade racial e as lutas de classes. Alem de qualificagao profissional e empreendedorismo para as familias carentes, e o fortalecimento de entidades e clubes de servigos, associagoes comunitarias no fortalecimento institucional e politico.

Dessa maneira, diante do exposto suscitou o interesse em responder a seguinte questao-problema: Como a informacao contabil e utilizada no processo de gestao

administrativo-financeiro do Centro de Educacao Integral "Margarida Pereira da Silva" (CEMAR)?

1.20bjetivos

1.2.1 Objetivo geral

Verificar a utilizagao da informagao contabil no processo de gestao administrativo-financeiro do Centro de Educagao Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR).

1.2.2 Objetivos especificos

• Definir e caracterizar o terceiro setor;

• Investigar a utilizagao das informagoes contabeis no processo de gestao da entidade pesquisada;

• Investigar o contexto da informagao contabil e seu poder de auxilio a gestao, no terceiro setor;

(19)

18

utilizados.

1.3 Justificativa

A contabilidade e uma ciencia que busca na observacao dos fatos economico-financeiros das empresas, no registro das informacoes do patrimonio respostas que deem sustentacao as acoes das entidades atraves da aplicacao de seus principios, normas e procedimentos proprios. No entanto, Santos (1999) apud Silva e Moura (2002, p.3) salienta ainda que:

A contabilidade passou a ter relevancia no cenario economico como urn todo, deixando de ser instrumento importante apenas no auxilio prestado no calculo e identificacao dos valores que servem como base para recolhimento dos impostos, analise para concessao de credito ou pagamento de dividendos, e com isso comeca a ocupar espaeo bastante importante nas relacoes sociais.

E evidente a relevancia da contabilidade para o crescimento e a sustentabilidade das empresas tendo elas fins lucrativos ou nao. Nesse sentido o terceiro setor, ou mesmo, as entidades que pertencem a esse grupo necessitam de uma atencao especial por tratarem e usarem investimentos de terceiros para manterem suas atividades, necessitando de informacoes com o maximo de transparencia para que assumir sua funcao social com melhor desenvoltura. Dessa maneira, a contabilidade e uma ciencia social aplicada cujo objetivo e a geracao de informacoes precisas para a tomada de decisao, corroborando com este raciocinio Bettiol Junior (2005, p. 16) afirma que:

[...] o beneficio obtido pelos indivlduos por meios dos servicos prestadores por essas entidades [...] chamarh cada vez mais a atencao dos doadores de recursos e da sociedade [...], portanto, elaborar demonstrates contabeis que possam colaborar para satisfazer essas necessidades toma-se indispensavel.

O terceiro setor que desde o seculo XX teve sua aparicao e nos dias atuais cresce demasiadamente em todos os paises e no Brasil especificadamente, e responsavel por

(20)

significativo numero de empregos gerados diminuindo a exclusao social.

E dificil avaliar o alcance e o impacto das agoes dessas instituicoes na propria sociedade uma vez que nao existe ainda a obrigatoriedade dessas entidades em divulgar informacoes o que dificulta a acessibilidade e o crescimento da mesma, devido a falta de dados precisos. Nesse sentido, e importante ressaltar que o terceiro e relevante para o desenvolvimento social nos paises que atuam uma vez que geram empregos e atuam aonde as agoes do governo nao chegam. Apesar da sua relevancia, o terceiro setor apresenta insuficiencia de estudos aprofundados no que se refere ao tratamento contabil e informacional essa consequencia da-se porque tratar-se de um tema novo na atuagao contabil.

Sendo assim este trabalho visou, atraves de estudos exploratorios, obter uma analise administrativo-financeiro visando a identificagao da influencia dessas informagoes para a tomada de decisao da entidade em questao.

Dessa maneira, salienta-se a relevancia do estudo, uma vez que o Centro de Edueagao Integral Margarida Pereira da Silva e uma entidade ativa na cidade de Pombal responsavel pelo combate a marginalizagao de criangas e adolescentes.

A instituigao atende 300 criangas, adolescentes e jovens; 232 familias chegando anualmente ao atendimento de 1.600 pessoas com prioridade as familias de baixa renda e criangas, jovens e adolescentes em venerabilidade social contribuindo de forma significativa para a inclusao social dos mesmos. Por fim, Estima-se, no entanto, que no decorrer dos vinte e quatro anos a entidade atendeu cerca de 20.000 mil pessoas direta e indiretamente. Alem de ser um tema novo que necessita de pesquisas, de instrumentos, mecanismos acentuados que fornegam os subsidios necessarios, as informagoes precisas para que o profissional contabil possa desempenhar com afinco suas aptidoes.

(21)

9 0

2 FUN DAMENTACAO TEORICA

2.1 Terceiro Setor

Para definir o Terceiro Setor se faz necessario relatar sobre os demais setores economicos acolhidos no pais.

O primeiro setor e composto pelo governo de onde se espera a assistencia basica na: saude, educagao, seguranga, moradia entre outras. Ja o segundo setor e bem representado pela atuagao das empresas privadas que visam o lucro dos negocios de seus donos, acionistas, credores e o crescimento empresarial.

Diante da estagnacao do Estado surge o Terceiro setor tendo como norte a conceituacao do Terceiro Setor estabelecida por Fernandes (1994, p.21), que diz que o Terceiro Setor e formado por organizagoes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela enfase na participagao voluntaria, num ambito nao governamental, ou seja, o terceiro setor vem em atendimento as necessidades da coletividade atraves da pratica de doagoes. Sob essa mesma optica, Fernandes ainda acrescenta que o Terceiro Setor e:

Um conjunto de organizagoes e iniciativas privadas que visam a produgao de bens e servigos publicos, Este e o sentido positivo da expressao. "Bens e servigos publicos, nesse caso implicam uma dupla qualificagao: nao geram lucros e respondem a necessidades coletivas." (FERNANDES, 1994 ,p. 21)

Essas organizagoes vem em atendimento as necessidades deixadas pelo governo impulsionadas pela colaboragao de terceiros e do setor privado em beneficio da coletividade. Salienta-se, no entanto, que a caracteristica dessa entidade e nao visar o lucro e tudo que adquirir por recursos proprios ou atraves de doagoes e para ser reinvestidos no desenvolvimento da propria entidade.

(22)

o nome de filantropia ha muitas decadas atras, e consistiam em doagoes de pessoas com o poder aquisitivo melhor intervindo em auxilio daqueles que necessitavam. Com o passar dos anos essas praticas aperfeicoaram-se atraves da criagao de institutes que tratem exclusivamente de agoes que visem o bem estar da sociedade, com a evolugao dos tempos tambem surgiu leis especificas que tratem do assunto. No ambito do seculo XXI, as organizagoes sem fins lucrativos sao reconhecidas pelos trabalhos desempenhados e pela forga que ganharam no decorrer dos anos mas, nao obstante a essa realidade nao se pode deixar de elencar os problemas que as mesmas enfrentam no que se refere as constantes fraudes no patrimonio dessas entidades, outro problema e a falta de comprometimento do Estado, das entidades privadas e da propria sociedade.

Ja Carrion (2000) apud Martins e Anjos (2008) e mais abrangente quanto a sua definigao, de acordo com seu conceito, o Terceiro Setor compreende a organizagoes que vao desde as entidades sem fins lucrativos, instituigoes filantropicas e fundagoes, aos projetos sociais ligados a empresas e, as organizagoes nao-govemamentais - ONG, dentre outras. Sendo assim perceber-se que essa definigao nao se limita apenas as entidades que nao tern finalidade de lucro, mas sim, aquelas que objetiva o bem estar da sociedade. No Brasil o setor esta estabelecido com os mais variados tipos de entidades, cujas caracteristicas sao distintas, tanto em termos estruturais quanto em relagao as finalidades a que se destinam. O Terceiro Setor, portanto, congrega uma gama de entidades que desempenham um papel complementar as agoes do Estado. (BARROS e MARTINS, 2008).

Segundo o manual de procedimentos contabeis para fundagoes e entidades de interesse social (p. 23, 2008), o terceiro setor, composto pelas entidades de interesse social, apresenta as seguintes caracteristicas basicas:

• Promogao de agoes voltadas para o bem estar comum da coletividade;

• Manutengao de finalidades nao lucrativas;

• Adogao de personalidade juridica adequada aos fins sociais (associagoes e fundagSes);

• Atividades financiada por subvengoes do primeiro setor (governamental) e doagoes do segundo setor (empresarial, de fins economicos) e de particulares;

• Aplicagao de resultado das atividades economicas que porventura exerga nos fins sociais a que se destina;

• Desde que cumpra requisitos especificos, e fomentado por renuncia fiscal do estado.

(23)

22

As caracteristicas das entidades do terceiro setor sao claras e objetivas entre elas destacam-se a manutencao de finalidades nao lucrativas isso implica dizer que a entidade tern que investir tudo que adquiriu no desenvolvimento da mesma e manter o carater inserido no ato de sua constituicao. Outro fator importante e o cumprimento dos requisitos especificos elencados de acordo com a natureza e a finalidade no qual ganham isencao fiscal auxiliando na gestao da entidade. Em se tratando do financiamento por subvencoes as entidades recebem auxilio do governo para atendimento as despesas de manutencao e de custeio sendo pre-estabelecida por lei orcamentaria.

Por fim, as instituigoes que compoem o terceiro setor vem passando por uma serie de dificuldades, a principal delas e a financeira, uma vez que essas organizagoes ainda sofrem com as deficiencias de gestao, como observado por Falconer (1999) apud Martins e Anjos (2008), pois na maioria das vezes se preocupam apenas em cumprir as exigencias legais e as impostas por seus financiadores, como, por exemplo, a prestagao de contas dos recursos recebidos e esquecendo de fatores simples como apresentagao de seus resultados

2.1.1 Terceiro setor no Brasil

O terceiro setor surgiu de forma timida atraves de agoes de caridade praticada pela igreja e pelo Estado. Com o advento da republica, profundas mudangas aconteceram na religiao e no estado, a primeira deixou de agir em conjunto com o estado e o segundo nao estava atendendo as necessidades de toda coletividade abrindo espago para as empresas privadas atuarem nas mais diversas areas.

Observa-se, portanto que nesse periodo a divisao em tres setores na governabilidade entre eles a privatizagao dos entes estatais, a prestagao de servigo atraves da terceirizagao e os orgaos meramente publicos. E interessante perceber que a concentragao maior dos bens esta nas maos do setor privado o que obviamente necessita da contraprestagao pecuniaria para aquisigao desses servigos, ou seja, a participagao do ente estatal nessa epoca esta reduzindo e consequentemente a populagao mais carente estara fora dessa prestagao de servigo por falta de recursos.

A ideia de terceiro setor veio exatamente para suprir as lacunas deixadas pelo estado na prestagao de servigos e em auxilio a aqueles que nao possuem rendimentos para se

(24)

beneficiar de servigos oferecidos pela rede privada. Esse novo e revolucionario setor ganha forga em todo o mundo por ser agente de desenvolvimento social e gerador de emprego e renda.

Barros e Martins (2008) abordam que as discussoes sobre o papel desempenhado pelas organizagoes que compoem o chamado Terceiro Setor, tern sido uma necessidade, uma vez que, sao organizagoes que visam preencher os espagos deixados pelos os outros setores (Estado e privado).

No entanto percebe-se que entidades do terceiro setor no pais crescem e ganham forga por serem ativas e atuantes na geragao de emprego e renda, por suprir as necessidades advindas da estagnagao do estado. Salienta-se, no entanto os beneficios oferecidos por essas entidades recebem contribuigoes do governo, das entidades privadas e da sociedade que tenha interesse no crescimento e na assistencia social. Observa-se ainda que tais entidades para manter com os custos das atividades, alem das contribuigoes do governo, entidades privadas e a sociedade, ainda podem cobrar pela prestagao de seus servigos, em um prego irrisorio, mas que reinvista todo acumulado na propria entidade evitando dessa maneira que perca a sua classificagao de entidade sem fins lucrativos.

Sendo assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica- IBGE (2002) no Brasil registrou que o numero de organizagoes do Terceiro Setor vem crescendo constantemente. A prova disso e o aumento significativo de negocios e investimentos que o setor recebe e que vem crescendo a cada dia. Esse crescimento das organizagoes do Terceiro setor no Brasil nao se limita a numeros populacionais. Segundo estudos do Instituto Superior de Estudos da Regiao - ISER (2006), datados de 1999, essas organizagoes ja movimentavam aproximadamente 1,2% do PIB.

Estudos afirmam que, a realidade do terceiro setor nos dias atuais no Brasil conta com numeros significativos de crescimento social no que se refere as agoes que estimulem o crescimento da economia, busquem a redugao da pobreza e a melhoria do indice de desenvolvimento humano e de entidades especializadas mas nao obstante a essa realidade esse setor tambem conta com serios problemas estruturais relacionados a administragao de seus recursos e a transparencia dessas informagoes o que necessitam de estudos cada vez mais profundos que auxiliem os gestores na administragao dessas entidades.

(25)

24

2.1.2 Distribuicao do Terceiro Setor

De acordo com os ultimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - IBGE (2002), no final do ano 2002 o pais possuia 275.895 organizagoes, das quais, 4,25% estavam localizadas no Norte do Pais, 22,22% no Nordeste, 6,58% no Centro-Oeste, 23,04% no Sul, e a grande maioria, 43,92%, estava localizada no Sudeste do Pais. O Estado da Paraiba representa apenas 1,84% desse total de organizagoes, com apenas 5.089 organizagoes, como pode ser observado na tabela 01.

Tabela 1: Brasil. Distribuicao das Fundagoes Privada e Associacoes Sem Fins Lucrativos Segundo as Grandes Regioes. 2002.

Regioes Organizagoes (%) Norte 11 715 4 25 Nordeste 61295 22.22 Centro-Oeste 18.148 6 58 Sudeste 121.175 43.92 Sul 63.562 23.04 Total 275.895 100,00 Fonte: IBGE (2002, p. 24).

A tabela representa o crescimento das i n s t i t u t e s por regiao mais desenvolvidas no Brasil, sendo o sudeste com 43.92% a regiao que mais destacou-se em termos de criaeao de entidades com esse fim, em seguida vem o sul com 23.4%, o nordeste com 22.22% e por fim o norte com 4.25%. a pesquisa revelou o crescimento do PIB com um resultado de 1,2%.

Segundo Silva (2008), existe uma demanda crescente de bens e servigos por parte da sociedade, uma vez que essa demanda espera ser saciada pelo Estado ou pelo Mercado. Na insuficiencia da satisfagao social por parte desses dois setores, a sociedade vai se organizando "constituindo o Terceiro Setor que reune diversas organizagoes fundadas para atender aos mais diversos tipos de demandas." Produzindo bens e servigos que passam a

(26)

serem acessfveis aqueles que nao recebem nem do Estado, nem tern a possibilidade de adquirir no mercado, ou ate mesmo, essas organizagoes assumem funcoes de pressionar os dois Setores (Estado e Mercado) para que atendam a mais pessoas.

Tabela 2. Area Tematica de Atuacao das organizacoes do Terceiro Setor

Area de atuacao Educacao

Organizacao popular/ participacao popular Justica e promogao de Direitos

Relacao de genera e discriminacao sexual

Fortalecimento de outras ONGs/ Movimentos populares Trabalho e Renda Saude Meio Ambiente Arte e Cultura Comunicagao DST /AIDS Agricultura Assistencia Social Questoes Urbanas Questoes agrarias

Desenvolvimento da economia regional Discriminacao racial Orcamento Publico Seguranca Publica Relacoes de consumo Comercio Seguranca Alimentar

Fonte: BOMENY, FGV, CPDOC (2008)

De acordo com Landim (1993, p.11), uma estrategia de identificar as organizagoes do Terceiro setor, implica em percorrer campos tematicos bastante diferenciados, uma vez que, a propria historia fragmentou determinados conceitos, tomando de dificil visibilidade, ficando a "sombra" de outras problematicas onde o Estado e as relagoes publico-privado, tern tido um aspecto de mais importancia na sociedade.

(27)

26

2.2 A contabilidade no Terceiro Setor

A contabilidade como ciencia procura evidenciar os fatos ocorridos no patrimonio de uma entidade dando suporte e orientagao em tempo habil acerca da situacao economico-financeira da empresa.

Nessa optica ludicibus (2000, p. 19) leciona que: "... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade e fornecer aos usuarios, independentemente de sua natureza, um conjunto basico de informagoes que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuarios, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsavel pela a apresentacao de cadastros de informagoes totalmente diferenciados, para cada tipo de usuario".

E certo que a contabilidade norteada por seus principios leva a informagao para os distintos usuarios que desejam obter informagao para a tomada de decisao. Em se tratando de entidades sem finalidade de lucro essas informagoes sao de suma importancia para a correta aplicagao dos recursos recebidos e a prestagao de contas.

Dessa maneira, a prestagao de contas no Terceiro Setor apresenta-se muitas vezes prejudicada pela maneira em que as informagoes sao coletadas, Kanitz (1969, p. 4) apud Martins e Anjos (2008) afirmava que "toda empresa ja possui um sistema de informagao, embora incompleto, que e a contabilidade". Nesse sentido podemos encontrar as informagoes necessarias cabiveis a organizagao, de acordo com suas atividades, sendo assim, a contabilidade se mostra possuidora de conhecimentos e instrumentos uteis a promover as organizagoes com um conjunto de informagoes indispensaveis ao processo de gestao.

A legislagao ja exige que as entidades que compoem o terceiro setor elaborem as suas demonstragoes contabeis com a mesma estrutura, terminologia e conteudo, usados pelas empresas, Padoveze (2003, p. 8) ainda e mais enfatico quando observa que, "a contabilidade, com a mensuragao economica (atraves do sistema de informagao contabil), e o unico sistema de informagao que consegue mostrar a empresa como um todo, pois e a unica que atribui valor a tudo". Assim, o autor reforga a ideia de capacidade que a

(28)

contabilidade possui em gerar informagao aos gestores das organizagoes.

E evidente que os objetivos das entidades sem fins lucrativos divergem daquelas que possuem a finalidade lucrativa. Diante dessa realidade se fazem necessarios novos estudos que proporcionem mais conhecimento e que tratem das particularidades das mesmas.

Nesse sentido, Marion (2007) observa que a contabilidade e o grande instrumento que auxilia a administragao a tomar decisoes. Assim, ela coleta todos os dados economicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatorios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para a tomada de decisao. Dessa forma, a gestao de custos passa a auxiliar os gestores em suas tomadas de decisao, ao passo que fornecem informagoes uteis ao planejamento e controle das atividades das organizagoes.

Essas mudangas tambem introduziram um novo conceito, o do planejamento estrategico, conforme Montgomery e Porter (1998) apud PADOVEZE e SANTOS(2006), "estrategia e a

busca deliberada por um piano de agao para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma corporagao." Este piano de agio muitas vezes e voltado para uma so das vertentes

da organizagao, ou seja, nas industrias o vies fabril, na busca pela excelencia, porem os gestores tern que ter a clara definigao de organizagao, contemplando nao apenas uma das especialidades mais sim o todo.

A contabilidade dentro deste contexto empresarial de ponta e responsavel por dotar o gestor das informagoes que ele necessita para desempenhar suas fungoes primordiais. Com o objetivo de satisfazer essa premissa basica e que sao desenvolvidos os sistemas de informagao contabil. Neste campo MARTINS (2003: pag. 22) explicita: No que tange a

decisao, seu papel reveste-se de suma importancia, pois consiste na alimentagao de informagoes sobre vaiores relevantes que dizem respeito as consequencias de curto e longo prazo sobre medidas de introdugao ou corte de produtos, administragao de pregos de venda, opgao de compra ou produgao etc. Numa sinergia avangada sobre o papel da

contabilidade e exposto por MARION (2005 pag. 23), "Na verdade, ela coleta todos os

dados economicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatorios ou comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisao". E preciso portanto que a contabilidade oferega informagoes uteis, tempestivas,

compreensivas e relevantes ao processo de tomada de decisoes para que o gestor com base nelas decida corretamente e assim contribuam para agregagao de valor ao patrimonio das organizagoes.

(29)

28

No processo de tomada de decisao o objetivo principal dos gestores e maximizar os ganhos da empresa. Em se tratando de organizacoes do Terceiro Setor, que nao possuem a finalidade lucrativa, pode-se dizer que o objetivo principal dos gestores e maximizar a utilizagao de seus recursos.

A contabilidade gerencial mostra as ferramentas necessarias para se conhecer a realidade da entidade. Sendo assim Cardoso, Mario e Aquino (2007) definem esse ramo da contabilidade como sendo o ramo do conhecimento que gera informagao sobre o desempenho da entidade ou de suas partes, incluindo, mas nao se limitando a informagao de custos.

Sendo assim, a contabilidade pode contribuir para a melhoria do processo de gestao dessas organizagoes atraves do fornecimento desses "bons dados" referenciados pelo autor supracitado. Esses dados seriam as informagoes contabeis possuidoras das caracteristicas relevante, tempestiva e fiel, ou seja, a informagao importante para a tomada de decisao, em tempo habil, e com precisao.

Finalmente, ludicibus (1998) esclarece que de maneira geral, todo procedimento, tecnica, informagao ou relatorio contabil feitos para a utilizagao da administragao na tomada de decisoes entre as alternativas conflitantes, ou na avaliagao de desempenho, recai na contabilidade gerencial. Portanto, existem relatorios necessarios e indispensaveis para o bom desempenho da empresa como: o Balango Patrimonial, as Demonstragoes de Resultados, demonstragao do fluxo de caixa e para entidades do terceiro alem das citadas anteriormente e interessante demonstrar o Balango social. Seguindo essa optica ludicibus (2000, p.28) acrescenta ainda que:

O objetivo principal da Contabilidade (e dos relatorios dela emanados) e fomecer informagao econdmica relevante para que cada usuario possa tomar suas decisoes e realizar seus julgamentos com seguranga.

A contabilidade e a precisao dos numeros obtidos atraves dos relatorios sao importantes para as entidades do terceiro setor, para uma correta distribuigao dos recursos recebidos, para a apresentagao dos demonstratives que mostrem o desempenho para a comunidade e interessados objetivando uma maior credibilidade, a conquista de mais colaboradores e para obter informagoes para a tomada de decisao. No entanto sao muitos os problemas

(30)

enfrentados pelas entidades do terceiro setor, entre eles citamos a inexistencia de lei especifica que os regulem, os escassos recursos financeiros, a falta de controle sobre as financas das mesmas sao alguns dos problemas vivenciados por essas entidades que por vezes sao saqueadas como consequencia dessas faltas.

2.3 Fontes de recursos

Conforme preceituam Speak, Mcbride e Shipley (2002) apud Lemgler, Cruz e Jacobsen -captagao ou mobilizaeao de recursos e denominacao para o processo de geracao de recursos das organizacoes sem fins lucrativos, sem distincao de qual fonte foi angariado. O objetivo e a manutencao de sua finalidade principal.

As fontes de recursos obtidos pelas entidades sao importantes para aquisicao da sua sustentabilidade e mais importante que isto e a sustentacao dos programas sociais por elas oferecidas. As formas de captagao de recursos podem ser adquiridas por meio de doac5es que sao contribuigoes realizadas por terceiros sejam colaboradores fixos ou eventuais, atraves de subvencoes que e dado pelo governo Federal, Estadual ou Municipal para cobrir despesas fixas com as atividades da entidade e recursos proprios que sao conseguidos com trabalhos realizados na propria instituigao e revertidos no desenvolvimento da mesma.

Segundo Cruz e Estraviz (2000, p. 17) alem desses meios de captagao de recursos descritos aqui existem requisitos importantes que deve ser levado em consideragao pela organizagao para que possa chamar a atengao dos colaboradores para que abracem a causa:

Requisitos internos: 1. Missao e causa,

2. A casa tern de estar em ordem: boa gestao da organizagao e dos recursos doados,

3. Toda organizagao deve estar envolvida com a captagao, mas e importante ter um responsavel por ela,

4. Sustentabilidade. Requisitos externos:

(31)

30

1. Transparent a e fundamental,

2. A eomunicagao com a comunidade faz parte da defesa da causa, 3. Parcerias com compatibilidade de interesse.

As dificuldades encontradas pelas entidades hoje para obter recursos estao atreladas a maioria dos requisitos acima tracados, pois a maioria dessas i n s t i t u t e s nao possuem a clareza na definigao do objetivo, a organizagao dos recursos nao apresentam o detalhamento necessario e a transparencia suficiente para demonstrar a sociedade e aos colaboradores, a eomunicacao e restrita pois muitas dessas entidades nao divulgam seus resultados obtidos a parti das agoes praticadas.

Dessa maneira, a Associagao Brasileira de Captagao de Recursos (ABCR) estabelece um Codigo de etica do captador de recursos, que se subdivide nas seguintes bases:

a) legalidade, onde o captador de recursos deve respeitar incondicionalmente a legislagao vigente no Pais;

b) remuneragao, visto que captador de recursos deve receber pelo seu trabalho apenas remuneragao preestabelecida;

c) confidencialidade e lealdade aos doadores evidenciam que o captador de recursos deve respeitar o sigilo das informagoes sobre os doadores obtidas em nome da organizagao em que trabalha;

d) transparencia nas informagoes, o captador de recursos deve exigir da organizagao para a qual trabalha total transparencia na gestao dos recursos captados;

e) conflitos de interesse, o captador de recursos deve cuidar para que nao existam conflitos de interesse no desenvolvimento de sua atividade;

f) direitos do doador, o captador de recursos deve respeitar e divulgar o Estatuto dos Direitos do Doador;

g) relagao do captador com as organizag5es para as quais ele mobiliza recursos, o captador de recursos, seja funcionario ou autonomo ou voluntario, deve estar comprometido com o progresso das condigoes de sustentabilidade da organizagao.

Segundo o codigo de etica o captador tern que orientar-se por seus principios para uma correta aplicagao do bem conseguido.

(32)

normalmente, provenientes de interagoes com o Estado, organismos oficiais, organismos privados internacionais, fundagoes nacionais e internacionais, empresas nacionais e internacionais dos diversos segmentos da economia, bem como doagoes que podem abranger recursos monetarios ou outros tipos de recursos obtidos por essas instituigoes.

Os recursos financeiros que chegam as instituigoes do Terceiro Setor advem sob a forma de: contribuigoes que podem ser transferencias voluntarias e incondicionais de ativos, doagoes transferencias gratuitas, em carater definitivo, de recursos financeiros ou do direito de propriedade de bens, com finalidade de custeio, investimento e imobilizagoes, sem contrapartida do beneficiario (BRASIL, NBC T 19.4, item 19.4.2.1), subvengoes contribuigoes pecuniarias, previstas em lei orgamentaria, concedidas por orgaos do setor publico a entidades publicas ou privadas, com o objetivo de cobrir despesas com a manutengao e custeio, com ou sem contraprestagao de bens ou servigos pela entidade beneficiada (BRASIL, NBC T 19.4, item 19.4.2.1).

E importante frisar a relevancia da informagao contabil para estas entidades, pois atraves dela adquire-se a sustentabilidade e o desenvolvimento tao almejado. Sendo assim, para Hendriksen e Van Breda (1999), a informagao cumpre com o seu objetivo a medida que seja relevante e confiavel, alem de permitir a eomparabilidade, favorecendo a identificagao de semelhangas e diferengas entre entidades do mesmo ramo ou ate mesmo a comparagao da propria entidade em periodos diferentes. No entanto, a informagao contabil tern que ser relevante e confiavel para que dela se possa tomar decisoes com precisao.

2.4 Responsabilidade Social Corporativa

A palavra responsabilidade deriva do latim "respondere", que significa responder. Segundo o dicionario Michaellis, responsabilidade e "a qualidade de responsavel", que "responde por atos proprios ou de outrem", que deve "satisfazer os seu compromissos ou os de outrem". O termo Social deriva do latim "sociale" e significa "relativo a sociedade", "sociavel", "que convem a sociedade", "que diz respeito a uma sociedade comercial e industrial"

A responsabilidade social teve seus primeiros indicios a parti da decada de 70 onde se registra uma preocupagao acentuada no ambientalismo e no desenvolvimento humano em todo o mundo. (BERTONCELLO, CHANG JUNIOR, 2007).

(33)

32

consequencias a exemplo da desigualdade social, o desemprego acentuado, a violencia das grandes metropoles e do aquecimento global que conta hoje com politicas de combate a esses efeitos todo o universo.

O Brasil acompanhou esse movimento a parti da decada 90 com a criagao de ONGS, institutes e empresas privadas que percebem o diferencial que causam a parti das suas agoes e interessaram-se pelo assunto. (GARCIA E CEBALLOS, 2005)

Segundo Fischer (2004), Responsabilidade Social e um conceito sociologico, um tipo de valor que determina os padroes de comportamento aceitos na cultura de uma sociedade. Estes comportamentos referem-se as relacoes estabelecidas entre as pessoas, seja no contato interpessoal, grupal ou no contexto da sociedade como um todo.

Para tanto, a responsabilidade social nada mais e do que a atencao intensificada e constante na qualidade das relacoes etieas da empresa para com seus funcionarios, acionistas, colaboradores, clientes, poder publico e a sociedade em geral intensificada nas atividades e nos negocios da empresa, levando a satisfacao no ambiente interno e externo da organizagao. Sendo que, no ambiente interno as empresas desenvolvem agoes que estimulem e qualifique seus funcionarios oferecendo cursos de capacitagao, palestras entre outras atividades. Ja o externo, a empresa com praticas socialmente responsaveis objetivam a redugao de penalidades fiscais em relagao ao estado e adquirir uma maior capacidade de compra e liquidagao de compromissos assumidos com terceiros. ( MACEDO 2009)

Peter Drucker (1999, pg.24) ere que as organizagoes tern a responsabilidade de encontrar uma abordagem reparadora para problemas sociais basicos causados pelo seu impacto. Para tanto a responsabilidade social e a aceitagao da empresa em colaborar para a erradicagao dos problemas gerados pelos efeitos da globalizagao nao esperando apenas pela agao do governo

Segundo Vassalo (2004, p. 5) o que se ve hoje e um mercado consumidor diferente [...] ao mesmo tempo em que exige pregos competitivos, produtos de qualidade e o melhor atendimento, o mercado valoriza e prestigia empresas que desempenham um novo papel, que vai alem da remuneragao ao acionista. Na realidade atual, nao se trata mais de filantropia, ou de meras agoes assistenciais de uma empresa, dos seus funcionarios ou de seus proprietaries em prol de uma comunidade. Trata-se de levar em consideragao um novo posicionamento das empresas: a responsabilidade social empresarial.

(34)

As empresas por si tornam-se responsaveis pelos seus atos uma ve que os consumidores do mundo atual alem de exigentes com a qualidade dos produtos adquiridos levam em consideracao o compromisso que a mesma tern com a sociedade, meio ambiente e com o proprio empreendimento.

O instituto Ethos realizou uma pesquisa juntamente com o jornal Valor econdmico no ano de 2000 no qual buscou demonstrar a importancia da responsabilidade social junto aos consumidores em cinco paises distintos:

Brasil Argentina Gra-Bretanha ind la EL) A 57 47 38 49 13 ' " ' " s S " 21 46 26 32 19 54 18 " ^44 53 • Responsabilidade Social • Fatores Economicos a Imagem e Marca

Figura 1 - Fatores de avaliacao das empresas pelo consumidor (em %) Fonte: Ethos/Jornal Valor Economico (2000)

A pesquisa demonstrou que o fator que mais e cobrado pelos consumidores e a responsabilidade social, em segundo lugar e importante a imagem e a marca e por ultimo vem os fatores economicos. O Brasil dentre os demais expostos na pesquisa apresenta maior indice de exigencia com a responsabilidade social, o que mostra a conscientizacao do consumidor uma vez que estes estao mais bem informados.

2.4.1 Empresas socialmente responsavel

Muito tern se discutido as acoes de responsabilidade social nas empresas brasileiras, visto que essas agoes estao sendo interpretadas como sendo a atuagao do setor privado nas agoes de competeneia do estado, ou seja, empresas investem parte de seus lucros em

(35)

34

atividades que visem o bem comum.

Segundo Melo Neto e Frees (1999, p.102) a responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisao de participar mais diretamente das agoes comunitarias na regiao em que esta presente e minorar possiveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce.

A empresa socialmente responsavel anexa a politica de estrategias empresariais o interesse nas agoes que ajudem ao meio ambiente, a sociedade e nao fixe somente os objetivos da mesma em agoes que maximizem os lucres. Acrescenta o Instituto Ethos, no entanto, que a empresa nao deixara de objetivar o lucro do empreendimento, mas visara o lucro a longo prazo, o comprimento de leis e regulamentos, considerar o impacto nao-mercadologieo de suas decisoes e procurar maneiras de melhorar a sociedade por uma atuagao orientada para a responsabilidade social empresarial (vww.ethos.org.br, 2007).

Os trabalhos a serem desenvolvidos pela empresa, consiste na mudanga de cultura na produgao de seus produtos, a inovagao dos mesmos, a comercializagao de produtos em beneficio dos que necessitem a exemplo de criangas, deficientes e idosos.

ASHLEY ( 2002, p. 18) apresenta os vetores da responsabilidade social:

V1 - apoio ao desenvolvimento da continuidade no qual atua V2 - preservagao do meio ambiente

V3 - investimento no bem-estar dos funcionarios e dependentes e em um ambiente de trabalho agradavel

V4 - comunicagoes transparentes V5 - retorno aos acionistas V6 - sinergia com os parceiros

V7 - satisfagao de clientes e consumidores

A responsabilidade social consiste em um conjunto de praticas que visam um unico objetivo: o bem estar social. No entanto, essas praticas englobam todos os agentes inseridos dentro e fora da empresa e as agoes comegam desde o proprio investimento, para continuidade do empreendimento desenvolvido ate a satisfagao dos clientes. Portanto, a responsabilidade social e considerada hoje como forte influenciadora da gestao empresarial e nao apenas sendo visto pelo seu carater assistencialista.

E sabido que as empresas hoje sao mais conscientes da sua responsabilidade e diante disso, parte de seus lucres sao revertidos para agoes que possam ajudar a melhorar a

(36)

qualidade de vida de seus funcionarios, o meio ambiente, a diminuicao da pobreza dentre outros fatores. Uma vez que o mercado e os consumidores exigentes, conscientes e informados impoem que a empresa drible as instabilidades da economia e demonstre a transparencia nos atos praticados, sejam eficientes, eficazes e responsaveis. Seguindo esse raciocinio, pesquisa realizada pelo instituto Ethos no ano de 2000 em dez capitais brasileiras e com a amostra de 1.002 consumidores consultados apontaram que do total 74% disseram que as empresas devem garantir que os produtos nao sejam agressivos com a natureza, 70% acham que as empresas nao devem subornar 46% disseram que a empresa deve colaborar com acoes que reduzam a pobreza, a criminalidade, o desemprego, 5 1 % dos entrevistados avaliam uma empresa pelo tratamento que e dado aos seus funcionarios e a etica nas relacoes de trabalho. No entanto o que se observa diante dos numeros apresentados e a mudanca de postura que a empresa tern que fazer para adequar-se a nova realidade do mercado para manter-se.

O IPEA (instituto de pesquisa economica aplicada) realizou pesquisa nas regioes brasileiras no qual buscou conhecer as agoes sociais realizadas pelas empresas, sejam elas pequenas, medias e de grande porte. Salienta-se, no entanto que o carater da pesquisa esta relacionada a qualquer tipo de atividade realizada pela empresa, seja: voluntario, social, educativo, alimentacao, saude, qualificacao profissional entre outras.

No Brasil, as empresas que mais desenvolvem trabalhos voluntaries sao as de grande porte a exemplo da Petrobras, Nestle, azaleia entre outras. Especificamente, na regiao nordeste, foram selecionadas 2. 077 empresas para compor a amostra, 1.846 (89%) foram entrevistadas pelo instituto, as 231 restantes nao foram encontradas, e as 140 demais intituladas entidades sem fins lucrativas foram excluida da pesquisa. Sendo assim a amostra final foi de 1.706 empresas entrevistadas, correspondendo ao universo de 82.000 mil empresas formais no Nordeste contendo um ou mais empregados. O grafico abaixo representara a distribuicao das empresas na regiao por estados:

(37)

36

GRAFICO 1

. R e g i a o 'INToxcleste

D i s t e i f o m c r a o clas. ' B t M p r e s a s e m 2003,, p o x . E s t a d o

Fonte: Pesquisa Acao Social na Regiao Nordeste-Primeira etapa do IPEA/DISCOC (2004)

Da amostragem de 82.056 empresas entrevistadas, o estado que mais que teve maior destaque foi a Bahia com 31% de participacao efetiva em acoes socias, em segundo lugar aparece o Pernambuco com 20% em terceiro, o Ceara com 16% e por fim os estados -Alagoas, Maranhao, Paraiba, Piaui, Rio Grande do Norte e Sergipe somam 33% das empresas.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o IPEA tracou o perfil das empresas que mais desenvolveram as ac5es sociais, o setor que mais contribuiu para esse numero e ainda quanto ela fez para diminuir o indice de desemprego. Dessa maneira, o grafico a seguir demonstrara a pesquisa:

(38)

GRAFICO 2

Distribuicao das Empre-sas que SeaMzaram A f d*s Sociais para a Coinoaidade, eta 2003

Pse Sec or sie. Am-Majfe XEronaixzica

Ess--'-''

5 B B «

i-3s? CS"S»

Sfes- 4 s . 5 0 0 • sss|jea<ites;

Fonte: Pesquisa Acao Social na Regiao Nordeste-Primeira etapa do IPEA/DISCOC (2004)

A pesquisa aponta que no setor de atividade economica destacou-se o comercio com 56%, quanto ao indice de empregabilidade, os empreendimentos que contem de um a dez empregados 45% realizaram agoes sociais para a comunidade e a Bahia exclusivamente representa 32% de empresas com destaque em praticas sociais.

Grandes sao os desafios que o Brasil enfrenta, uma vez que, o pais ainda nao supriu as necessidades basicas da populagao, alem de enfrentar crises na economia que garantem a instabilidade dos empreendimentos.

Mesmo com os desafios da economia globalizada dos dias atuais empresas a exemplo da Petrobras, o boticario, Bradesco, banco real procuram incentivar e criar mecanismos atraves de programas socialmente responsaveis. O Instituto Ethos on line1 que desde 1998 mostra

seu trabalho ajudando empresas na responsabilizagao social acrescenta que:

(39)

38

Responsabilidade Social e uma forma de conduzir os negocios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsavel pelo desenvolvimento social.

Mas nao basta apenas ser responsavel pelo desenvolvimento social do pais as empresas precisam encontrar a maneira correta de conciliar as atividades sociais e os objetivos do empreendimento. Dessa maneira Grajew apud Grayson( 2002, p. 9) revela uma contribuigao valiosa a esse respeito:

[...] encontrar uma forma balanceada de gerenciar seus negocios, nao atendendo as exigencias de competitividade, como baixo custo e alto padrao de qualidade, dentre outras, mas tambem contemplando aspectos do desenvolvimento sustentavel e atendendo a reivindicacoes da sociedade civil. Parte desse desafio consiste em traduzir o discurso, a boa vontade e a conscientizacao crescente dos dirigentes empresariais em efetiva assimilaeao da gestao socialmente responsavel por parte de todos os escaloes da empresa, de forma permanente e estruturada.

Essa conciliacao se da atraves do balanceamento das atividades, a estruturacao das suas agoes e objetivos mediante um planejamento e um efetivo controle sobre os custos e a qualidade dos bens produzidos.

Recente pesquisa divulgada pela ADVB (Associagao de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) citada por Meio Neto e Froes (2001, p. 79) identificou que as grandes empresas escolheram investir em Educagao como principal foco de suas agoes sociais. E o caso do Bradesco e da Belgo Mineira, Unimed, Companhia Siderurgica Nacional, Weg e Inepar. Percebe-se, no entanto que as agoes responsaveis no Brasil estao sendo desenvolvidas e crescendo dia a dia. Com isso a sociedade ganha e as empresas crescem no ponto de vista etico e sob a otica financeira uma vez que tais investimentos destinados as praticas sociais ganham incentivos fiscais por parte do governo e ganham perante a sociedade o reconhecimento por estar fazendo a diferenga.

(40)

A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratoria como salienta Souza, Fialho e Otani (2007, p.37): a primeira objetivou gerar conhecimentos novos e uteis para o avango da ciencia em aplicacoes prevista. Envoive verdades e interesses universais. Enquanto a segunda buscou gerar mais informagoes acerca de determinados assuntos proporcionando mais clareza aos fatos.

O objetivo primordial visou buscar novos conhecimentos que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento de estudos sobre o terceiro setor no que se refere as informagoes contabeis voltadas para a gestao administrativo-financeiro da entidade pesquisada.

3.1.1 Quanto a abordagem do problema

O trabalho foi orientado pelo metodo indutivo no qual se observa casos da realidade concreta para se tirar conclusoes como ratifica Souza, Fialho e Otani (2007) quando consideram que o conhecimento e fundamentado na experiencia, nao levando em conta principios pre-estabelecidos, onde se observa casos da realidade concreta.

3.1.2 Quanto aos meios

Para a realizagao da pesquisa, este trabalho fez uso de documentagao indireta com base em pesquisas bibliograficas e documentais, atraves da leitura de livros, revistas, periodicos, tese de doutorados e mestrados pensamento este definido por Souza, Fialho e Otani (2007, p. 36) ao caracterizar este tipo de pesquisa, no qual se buscou a relevancia das informagoes contabeis como auxilio a gestao das entidades do terceiro setor.

3.1.3 Quanto ao Universo

As informagoes necessarias para elaboragao dos dados sobre identificar e apresentar os aspectos da gestao contabil das organizagoes consideradas sem fins lucrativos foi obtido por meio de um estudo de caso, cujo objeto e o Centro de Educagao Integral Margarida

(41)

40

Pereira da Silva criando-se possibilidades de uma expressiva interagao entre todos os atores sociais com o objeto de estudo (THIOLLENT, 2000).

Para o alcance desse objetivo, foi realizada uma entrevista estruturada na referida entidade nas pessoas de seus dirigentes ou representantes legais no qual foram investigados aspectos relevantes no que se refere a atuacao contabil e a sua relevancia para a tomada de decisao. Apos a fase de levantamento dos dados atraves da entrevista respondida pela organizagao, procedeu-se a analise dos mesmos com a obtencao das informagoes que possam nortear a pesquisa acerca da situacao do terceiro setor no municipio, e o que esta sendo feito em termos de gestao contabil na referida empresa, verificando a eficacia e a eficiencia das tecnicas de controle aplicadas, considerando as variaveis como: numero de organizacao que compoem o setor, elassificacao da organizagao, fontes de arrecadagao, nfvel de organizagao contabil, publico alvo, entre outros itens, possibilitando assim, agrupar a organizagao em variaveis numericas, em conjuntos de dados, expressos em porcentagem, tragando o perfil do setor no municipio.

Depois da analise dos dados extraidos foi possfvel observar o comportamento da cultura local e verificar se a estrategia da gestao contabil que e realizada na orgj

analisando sua eficacia das informagoes, podendo assim verificar a transparencia d<

4 ESTUDO DE CASO: CENTRO DE EDUCACAO INTEGRAL "MARGARIDA PEREIRA DA SILVA"

O objetivo da pesquisa foi analisar as informagoes contabeis como ferramenta de auxilio no processo de gestao administrativo-financeiro do Centro de Educagao Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR), para o alcance dos propositus do estudo foi realizada uma entrevista estruturada na referida entidade nas pessoas de seu presidente e tesoureiro. Alem das informagoes contidas no blog da instituigao.2

(42)

4.1 Relato Historico da Entidade

O centro de educagao integral Margarida pereira da Silva com vinte quatro (24) anos de existencia, surgiu em 1977 com uma ideia de brasileiros e alemaes que moravam na cidade Pombal. A principio a mesma chamava-se de Creche Pequeno Principe atendendo criangas de zero a cinco anos, depois de alguns anos passou a atenderem jovens e adolescentes incluindo as familias destes. Posteriormente a entidade passou a atender 144 criangas alem de adolescentes e jovens com incentivo direto de professores, estudantes, jornalistas e trabalhadoras do lar fundaram o clube do menor trabalhador (CMT).

Em 2002 o clube do menor trabalhador (CMT) passou a chamar de CEMAR atendendo 300 criangas e adolescentes disponibilizando trabalho e oportunidade de qualificagao para a populagao mais carente com a finalidade de tornar essas criangas formadoras da sua propria historia.

Segundo o presidente da entidade, a instituigao no decorrer desses vinte e quatro anos beneficiou cerca de vinte mil pessoas na cidade de pombal com o incentivo direto de tres entidades alemas: ESSOR, KNK sediados em Recife-PE, AKTIONS GRUPPE e do governo estadual.

A instituigao oferece a comunidade pombalense qualificagao profissional, alimentagao, acompanhamento familiar, capacitagao na area de empreendedorismo, tendo como bandeira de luta a transformagao daqueles que dela se beneficia.

(43)

42

(44)

Figura 5. Balcao de emprego

(45)

44

promocao do protagonismo de criancas, adolescentes, jovens e suas familias facilitando a conquista e exercfcio da cidadania, preparando os mesmos para o future

4.1.1 Organizagao e Captacao de Recursos do CEMAR

Segundo o tesoureiro da entidade, a mesma e composta de treze (13) funcionarios registrados. Estima-se mensalmente uma folha de pagamento de 8.000,00 mil reais incluindo-se encargos e impostos. Salienta-se que existem voluntarios, em sua maioria eventual no qual nao se tern uma base certa de seu total.

As formas de captacao de recursos primordiais sao advindas por meio de doacoes, subvencoes e proprios alem destas outros fatores sao determinantes para o sucesso da entidade tais como a Missao e Causa, a organizagao, ou seja: uma boa gestao da dos recursos doados, a existencia de urn responsavel por esta captagao, a transparencia das informagoes, a comunicagao, a existencia de parcerias com interesses afins.

Seguindo esta logica, para a manutengao da entidade a captagao de recursos e feita atraves de cooperagao, projetos, convenios, participagao em licitagao como demonstra o quadro abaixo:

QUADRO 1

Captagao de Recursos do CEMAR

RECURSOS: %

FEDERAIS 0,00

ESTADUAIS 8,00

MUNICIPAIS 0,00

PROPRIOS 5,00

PARTICULARES - PESSOA FISICA 2,00

PESSOA JURIDICA 0,00

PRESTAQAO DE SERVIQOS 0,00

VENDAS DE BENS PRODUZIDOS 0,00

ONGS 85,00

(46)

Diante do exposto, fica evidente a parceria que a entidade possui para a manutengao de suas atividades sendo que a destinacao do recurso do governo estadual e para manter os custos fixos como agua, luz e telefone e das ONGS mais especificadamente tres empresas alemas a colaboragao e feita trimestralmente para financiamento de determinados projetos, para investimento em equipamentos, estrutura geral, pagamento de pessoal, eventos, oficinas de capacitagao, alimentagao dentre outros. O tesoureiro acrescentou ainda, que entidade possui urn setor e uma pessoa responsavel pela captagao destes recursos, o mesmo, porem, possui alem desta outras fungoes. Este setor faz relatorios no qual estao inseridos informagoes sobre as fontes materiais e financeiros que sao enviadas aos colaboradores por e-mail e depois arquivados.

Os projetos pro - ativos objetiva a conquista de mais colaboradores atraves de campanhas feitas pelo telefone ou nas ruas a exemplo do Crianga Esperanga, Tele torn entre outros, entao perguntamos ao CEMAR se existe a adogao de medidas como estas e o tesoureiro da entidade afirma que existe na mesma essa pratica atraves do envio de projetos para as empresas e governos.

4.1.2 Utilizagao da Informagao Contabil

Nas entidades do terceiro setor, as normas brasileiras de contabilidade NBCT 10 existente diz que estas entidades devem seguir o mesmo padrao das entidades que objetivam lucro, portanto, as demonstragoes contabeis essenciais a serem apresentadas sao: o Balango Patrimonial, as Demonstragao do Superavit ou Deficit, Demonstragao das Mutagoes do Patrimonio Social, Balango Social e Notas Explicativas.

Segundo o tesoureiro do CEMAR, e realizado semestralmente o balango patrimonial no qual se busca evidenciar a situagao financeira da mesma em urn determinado periodo, no entanto, a entidade nao apresenta nenhum outro demonstrative que possa auxiliar a tomada de decisao tambem nao elabora o balango social que demonstre a sociedade interessada, os beneficios por ela realizados. No entanto, espera-se que contabilidade oferega informagoes uteis, tempestivas, compreensivas e relevantes ao processo de tomada de decisoes para que o gestor com base nelas decida corretamente e assim contribuam para

(47)

46

agregagao de valor ao patrimonio das organizacoes. Tratando-se ainda sobre a informacao contabil, e importante frisar que a gestao de custos passa a auxiliar os gestores em suas tomadas de decisao, ao passo que fornecem informagoes uteis ao planejamento e controle das atividades das organizagoes.

A entidade pesquisada faz urn relatorio mensal que fixa receitas e as despesas da entidade, esses dados sao analisados qualitativamente e quantitativamente anualmente e diante deste estudo se traga metas, esclarece a forma de trabalho, mostra os resultados para os colaboradores. Salienta, no entanto que esses relatorios sao produzidos, mas existe muita dificuldade para a elaboragao dos mesmos, pois as informagoes disponibilizadas pelo profissional contabil responsavel pela entidade sao insuficientes diante da necessidade de informagoes que os dirigentes precisam. Entao, a entidade orienta-se para tomada de decisao atraves das poucas informagoes contabeis recebidas pelo contador responsavel, depois se reune em uma assembleia junto com os socios fundadores e filiados, expoem os objetivos e em seguida entra em consenso, este baseado em dados fornecidos pelo setor de controle de recursos da entidade.

E sabido que inexiste no Brasil uma lei especifica que obrigue a prestagao de contas das entidades do terceiro setor. Porem esta inexistencia acarreta uma serie de problemas para essas entidades tais como fraudes, desconhecimento da causa tratada pela entidade, maiores desafios para a sustentabilidade e aquisigao de novos colaboradores.

Sendo assim, o CEMAR independentemente da legislagao faz prestagao de contas para seus colaboradores e ela acontece atraves dos relatorios contabeis enviados por email, presenciados atraves de visitas dos colaboradores e auditados anualmente pela ESSOR (uma parceira alema). Esses relatorios apresentados possuem urn formato pre-estabelecido, uma vez, que sao exigidos a origem e a aplicagao dos recursos, ou seja, o esclarecimento de como e onde sao investidos tais recursos doados alem de serem controlados indiretamente atraves do repasse da verba realizada trimestralmente.

A entidade controla os recursos diariamente atraves do resumo de entradas e saidas. Segundo o tesoureiro da entidade este resumo os orienta quando necessario, no entanto, nao se apresenta ao certo a maneira que esse relatorio os orienta para a tomada de decisao. No entanto, e importante ressaltar que na entidade existe urn profissional contabil que trate das finangas da mesma.

(48)

atividades sociais e que buscam desenvolver atividades que promovam oportunidades para aqueles de renda mais baixa onde as oportunidades sao escassas.

Sendo assim o entrevistado afirma participar de seminarios que tratam desse assunto como tambem busca reciclar-se com cursos que tratem da gestao do empreendedorismo alem da entidade tambem disponibilizar de capacitacoes que investem neste assunto juntamente com parcerias com o SEBRAE, UFCG, projeto pro - jovem.

No entanto nao basta apenas reciclar-se em determinados assuntos o entrevistado ratifica que para melhorar a gestao a entidade tern que dinamizar a captagao de recursos atraindo mais colaboradores, divulgar o trabalho ocupando espagos publicos e principalmente existir pessoas qualificadas para a prestagao do servigo no que se refere a parte contabil da entidade.

(49)

5 CONSIDERAQOES FINAIS

As dificuldades encontradas hoje nos empreendimentos sejam eles com objetivo de lucro ou nao esta diretamente ligado a ausencia de urn controle contabil eficiente que seja capaz suprir as necessidades informacionais destas. Outro ponto relevante que deve ser levado em consideracao e a transparencia das informagoes contabeis, que possam levar aos interessados com objetivos afins e a comunidade o esclarecimento dos trabalhos desempenhados pela entidade. A transparencia das informagoes juntamente com uma boa gestao dos recursos sao as ferramentas chaves para a aquisigao da sustentabilidade almejada pelas entidades do terceiro setor.

Sendo assim, o objetivo do trabalho demonstra as informagoes contabeis como ferramenta de auxilio no processo de gestao administrativo-finaceiro tendo como objeto de estudo o Centro de Educagao Integral Margarida Pereira da Silva, uma entidade de carater filantropico localizada na cidade de Pombal - PB. A pesquisa buscou analisar de que forma a contabilidade influencia a organizagao nas suas decisoes como tambem que metodos sao utilizados de controle administrative para o desenvolvimento da instuigao. Para tanto se realizou uma pesquisa de carater exploratorio atraves de uma entrevista estruturada na entidade nas pessoas de seu presidente e tesoureiro.

Nota-se que a entidade possui uma organizagao, urn engajamento pela causa, a disponibilidade em adquirir novos conhecimentos. No que se refere o uso da contabilidade no processo de tomada de decisao, o CEMAR possui instrumentos basicos de controles de gastos, receitas e despesas, porem os responsaveis enfrentam problemas quanto a elaboragao correta dos mesmos uma vez que as informagoes sao de dificil compreensao. Os demonstratives contabeis utilizados pela entidade resumem-se no balango patrimonial sendo pouco utilizado devido a insuficiencia de informagoes prestadas pelo responsavel contabil. A entidade se orienta para tomar decisao atraves dos relatorios de controles realizados pelo setor de finangas e discutidos em reuniao com os associados. No entanto, nao existe urn mecanismo certo na entidade que possa orientar as decisoes com fundamentos isto reflete negativamente nas agoes realizadas pela mesma uma vez que nao se tern um estudo mais detalhado da situagao financeira da entidade atraves de relatorios fundamentados, pianos e analises de desempenho dos trabalhos apresentados.

Referências

Documentos relacionados

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

the operational approach to generalized Laguerre polynomials as well as to Laguerre-type exponentials based on our results from [ 3 ] and [ 4 ] about a special Appell sequence

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et