• Nenhum resultado encontrado

monike pinheiro de oliveira santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "monike pinheiro de oliveira santos"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

   

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

TURISMO

MONIKE PINHEIRO DE OLIVEIRA SANTOS

TRABALHO MERCADOLÓGICO:

WORKSHOP TRAVEL EDUCATION – 1ª EDIÇÃO

ATINGIR A EXCELÊNCIA FAZENDO A DIFERENÇA

São Paulo 2013

(2)

MONIKE PINHEIRO DE OLIVEIRA SANTOS

TRABALHO MERCADOLÓGICO:

WORKSHOP TRAVEL EDUCATION – 1ª EDIÇÃO

ATINGIR A EXCELÊNCIA FAZENDO A DIFERENÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo – IFSP – para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Turismo. Orientadora: Rafaela Camara Malerba

(3)

3  

Este projeto é dedicado às pessoas que estiveram comigo em todos os momentos, e que fizeram de mim quem eu sou, aos meus pais, obrigada.

(4)

AGRADECIMENTOS

Todos os que estão ao meu lado sabem o quanto foi árduo chegar até aqui. Muitas vezes pensei em desistir de tudo, mas não me deixaram, e por isso agradeço a estas pessoas que me incentivaram e me ajudaram moralmente a realizar este projeto.

Agradeço hoje ao meu futuro marido, Diógenes Medeiros; ele mais que ninguém me manteve firme, teve muita paciência e me apoiou durante toda a elaboração do projeto.

À minha família que, de uma maneira especial e só dela, também estiveram ao meu lado. À minha irmã, Rogéria Pinheiro, que despertou em mim a possibilidade de realizar este projeto de evento, que será posto em prática na empresa dela.

Aos meus amigos, que sempre estiveram prontos a me orientar e me ajudar quando precisava.

E por fim, sou grata à professora Rafaela Malerba, que sempre acreditou em mim, me apoiou, orientou e me auxiliou durante toda a elaboração do projeto.

(5)

5  

RESUMO

Este projeto apresenta o planejamento do evento Workshop Travel Education 1ª edição – atingir a excelência fazendo a diferença. O mesmo será realizado, pelas empresas RP Travel Education e Jornal Mercado & Eventos na terceira semana de março de 2014, tendo como público alvo os profissionais da área de turismo, especialmente das áreas de agenciamento e operação.

PALAVRA CHAVE: Trabalho Mercadológico. Projeto de evento. Workshop. Capacitação. Agências de viagem.

ABSTRACT

This project presents a planning to Workshop Travel Education 1ª Edition - Attain the excellence making the difference. The event will be organised by RP Travel Education and Jornal Mercado & Eventos in the third week of March of 2014, having as a target professionals of tourism, especially in the areas of agencies and operation

KEY WORDS: Work merchandising. Project event. Workshop. Training. Travel Agencies.

(6)

Sumário

1 Apresentação do evento ... 07

1.1 Título ... 07

1.2 Entidades e/ou empresa promotora/organizadora ... 07

1.3. Cidade-sede ... 07 1.4. Local do evento ... 08 1.5. Data ... 08 1.6. Tema do evento ... 08 1.7. Objetivos do evento ... 09 1.8. Justificativa ... 09 2 Análise do público-alvo ... 10 3 Programação ... 16

3.1. Descrição das atividades ... 16

4 Organização ... 17

4.1 Recursos materiais e físicos ... 15

4.1.1. Espaços e edifícios ... 15

4.2. Equipamentos ... 15

4.3. Recursos humanos ... 19

4.4. Promoção ... 23

4.5. Sistema de vendas e inscrições ... 24

5 Serviços complementares ... 25

5.1 Alimentação ... 25

6 Planejamento financeiro ... 27

6.1. Despesas ... 27

6.2. Receitas ... 27

6.3. Resultados financeiros previstos ... 29

7 Cronograma ... 30

8 Considerações acerca da viabilidade da proposta ... 31

Referências ... 32

(7)

7  

1. Apresentação do evento

1.1 Título

Workshop Travel Education – Atingir a excelência, fazendo a diferença – 1ª edição

1.2 Entidade e/ou empresa promotora e organizadora:

O evento será promovido e organizado em parceria por duas empresas: RP Travel Education e Grupo Folha Dirigida, responsável pelo jornal Mercado & Eventos.

A RP Travel Education – RPTE – foi criada em 2011 por Rogéria Pinheiro, profissional experiente no mercado de operação e agenciamento de viagens em São Paulo. A empresa é especializada em capacitação de profissionais do mercado de turismo e atua com uma proposta inovadora, oferecendo treinamentos sobre destinos turísticos e estratégias para melhoria de resultados, comportamento e qualidade de atendimento. Além disso, desenvolve cursos, personalizados para as necessidades de cada empresa contratante.

O Grupo Folha dirigida, por sua vez, desde 2003 leva ao trade turístico informações sobre os diversos segmentos do turismo, além de realizar diversas coberturas de eventos realizados no Brasil e no exterior, como o Workshop Trend, World Travel Market (WTM) e o World Travel & Tourism Council (WTTC). Seu principal produto é o Jornal Mercado & Eventos, com uma tiragem quinzenal de 16.400 exemplares.

1.3 Cidade-sede

Como cidade sede, a organização definiu a cidade de São Paulo, que segundo Observatório de Turismo (SPTURIS, 2013), abriga o maior complexo hoteleiro do país, além de ser o maior pólo cultural do Brasil, e destino fixo de importantes eventos, feiras e exposições, tais pontos fortalecem e trazem maior visibilidade para o Workshop Travel Education.

(8)

1.4 Local do evento

O evento será realizado na sala de eventos do Jornal Mercado & Eventos, situado à Rua Barão de Itapetininga, 151, sl 07 – Térreo, na região central da capital paulista. O local está a uma quadra das estações República e Anhangabaú do metrô, e a 1 km da estação São Bento do metrô, além de ter fácil acesso de carro e ônibus.

A localidade em questão foi definida principalmente por estar próxima ao local de trabalho de potenciais participantes, isto é, várias operadoras e agências de viagens que têm sede nas proximidades, como Fênix Operadora, Designer Tours, Flot Operadora, RCA Turismo, Alatur, entre outras. Além disso, apresenta boas condições de acesso, visibilidade, e proximidade a outros serviços.

Figura 1: Mapa da região central da cidade de São Paulo via satélite Fonte: Google Maps 2013

1.5 Data

Sábado, 22 de março de 2014

Esta data foi definida pela proximidade ao aniversário de três anos da RP Travel Education.

(9)

9  

1.7 Objetivos do evento

O objetivo principal do Workshop RP Travel Education é apresentar aos profissionais da área estratégias para atender seus clientes com excelência. Para isso, tem como objetivos específicos:

Ø Discutir o mercado atual e o novo perfil de consumidor;

Ø Explanar o papel de consultor e agente de viagens no mercado atual; Ø Especificar as informações básicas necessárias para captar e fidelizar o

cliente;

Ø Definir os ciclos de venda;

Ø Discutir cases do dia a dia das agências e operadoras;

Ø Apresentar as noções básicas de geografia aplicada ao turismo.

1.8 Justificativa

O setor turístico tem sofrido grandes mudanças que impactam diretamente na produtividade das agências e operadoras.

Dentre estas mudanças pode-se citar, por exemplo, o aumento na renda da população, que consequentemente gerou o aumento do consumo da classe C quanto aos serviços oferecidos pela área, aliados a estes dois pontos, o avanço tecnológico tornou a internet uma poderosa ponte entre o consumidor final e serviços.

Segundo pesquisa de O Observador 20121 (CETELEM BGN, 2012), pesquisas em 2010, 19 milhões de pessoas migraram da classe D e E para a classe C, e em comparação à dados obtidos em 2005, houve crescimento de 16% para 23% no consumo de produtos e serviços pela internet. Cerca de 13%, do total de entrevistados e que correspondem às classes C, D e E, apresentam interesse em realizar compras de viagens e lazer.

Este avanço apresenta desafios ao atendimento tradicional oferecido por empresas do setor, uma vez que a facilidade de acesso às informações faz com que o agente/consultor de viagens não exerça mais um papel imprescindível para a contratação de serviços.

1. O Observador Brasil 2012, desenvolvido pela Cetelem BGN em parceria com a IPSOS–Public Affairs, apresenta uma "radiografia" do consumidor brasileiro no ano de 2011 e a evolução em relação a 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.

(10)

Dessa forma, agências de turismo e operadoras de viagens nacionais e internacionais estão percebendo, cada vez mais, que a mais forte tendência do mercado global aponta para a adequação e inovação de seus produtos e serviços à estas mudanças, e para a profissionalização dos serviços oferecidos ao cliente para que permaneçam competitivas no mercado.

Em entrevista ao jornal Panrotas (PANROTAS, 2013), o sr. Karacostas, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem – Abav – afirma que os profissionais do turismo não possuem capacitação o suficiente para agregar de fato valor às empresas em que atuam, e que profissionais capacitados de fato, produzem mais vendas para a empresa.

É nesse momento que se destaca a importância do trabalho de capacitação e consultoria realizado por empresas especializadas em preparar recursos humanos para atender à demanda do mercado por profissionais capacitados a oferecer ao turista, sobretudo, qualidade de atendimento, conhecimento aprofundado dos destinos e sensibilidade para tomar decisões ágeis e administrar necessidades e anseios dos turistas.

Estes empresários têm buscado a RP Travel Education justamente para suprir as necessidades mencionadas acima, já que identificam a falta de preparo de seus colaboradores, o que lhes resulta uma baixa qualidade no atendimento ao cliente, que por consequência não se fideliza à empresa, além de não terem o retorno de vendas tão satisfatório quanto pretendem.

Dessa forma, o Workshop RP – Travel Education foi elaborado para que, de forma simples e objetiva, utilizando cases do dia a dia, o profissional da área possa melhorar a qualidade de seu atendimento, gerando os lucros esperados à empresa que atua.

(11)

   

2 Público-alvo

O conteúdo deste workshop é voltado principalmente para profissionais que atuam em agências e operadoras de turismo, que poderão ser inscritos pelas empresas onde atuam ou fazer as inscrições por conta própria.

Para compreender as necessidades deste público, suas expectativas e interesse no curso, realizou-se uma pesquisa de demanda potencial, por meio de levantamento on line, divulgado em diversas páginas sociais do Facebook, que reúnem profissionais do turismo e em algumas agências parceiras como: Donato Viagens, Alatur e Terramundi.

O questionário ficou no ar de 27 de setembro a 04 de outubro de 2013, e foi respondido por 110 profissionais que em sua maioria (83%) correspondem a mulheres e 17% homens, sendo que 85% afirmaram já terem participado de algum tipo de capacitação.

Gráfico 1- Empresas em que atuam

Os respondentes atuam em empresas de vários setores, das quais se sobressaem as operadoras e as agências emissivas conforme gráfico 1.

12%  

25%   10%  

30%   23%  

Agência  recep6va   Agência  emissiva   Agência  emissiva  e  recep6va   Operadora   Outros  

(12)

Gráfico 2 – Departamentos em que atuam na empresa

Foram colocados em evidência os campos de atuação dentro das agências e operadoras de turismo, sendo que 35% dos participantes atuam no setor de atendimento e 17% no setor de operações. Se enquadram na classificação de Outros, os departamentos de marketing e comercial, com 5% de participação na pesquisa (gráfico 2).

Gráfico 3 – Tempo de atuação na área

35%   15%   17%   12%   7%   5%   4%   5%   0%   5%   10%   15%   20%   25%   30%   35%   40%   24% 29% 23% 9% 15% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35%

(13)

13  

Cerca de 57% dos participantes já participaram de cursos, treinamentos ou workshops ao menos 2 vezes no período de 12 meses, conforme apresentado no gráfico 4.

Gráfico 4 – Frequência em cursos, treinamentos ou workshops

Foi questionado quais os 3 (três) principais motivos que influenciam o respondente a participar de um curso, treinamento ou workshop, e foi obtido o seguinte resultado:

Gráfico 5 – Os 3 (três) principais motivos para participar de um curso, treinamento ou workshop

20%  

57%   23%  

0%  

Apenas uma vez De 2 a 5 vezes Mais de 5 vezes

Participação compulsória 4% Palestrantes 7% Necessidade de aprendizado em determinado tema 23% Reciclar o conhecimento sobre algum tema em questão 20% Programação e conteúdo 17% Manter-se atualizado sobre tendências e atividades da área 22% Preço 7%

(14)

Solicitamos aos respondentes que indicassem com notas de 1 a 5 (em ordem crescente), queal o grau de interesse em participar em eventos do tipo. Os apontamentos podem ser vistos no gráfico 6.

Gráfico 6 – Grau de interesse

Como já mencionado anteriormente, a RPTE possui um amplo portfólio tanto sobre destinos quanto aspectos técnicos. De acordo com os resultados da pesquisa realizada, os treinamentos técnicos destacados como de maior interesse foram Excelência & Qualidade e Consultoria em viagens, seguidos de Elaboração de Viagens e Geografia aplicada.

1% 2% 17% 29% 51% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

Nenhum Pouco Considerável Grande Muito grande

(15)

15  

Gráfico 7 – Temas de interesse

Todos os treinamentos possuem seus objetivos específicos, que foram descritos no questionário e facilitaram a escolha dos respondentes. Os conteúdos de cada treinamento são descritos a seguir:

Ciclo da venda – Este tema trabalha os seguintes pontos para o sucesso da venda, tais como: a sintonia entre o consultor e o cliente, a confiança e credibilidade passada ao viajante.

Além de enfatizar a necessidade de tratar qualquer processo com agilidade, manter uma boa comunicação e a manutenção do relacionamento. O fechamento da venda, cobrança, liberação de material, durante a viagem, pós venda & fidelização

Excelência & Qualidade – Aponta a conceito de luxo para os dias atuais; o novo viajante e suas expectativas; prestação de serviço com excelência e estética, para que desta forma o consultor atenda o seu cliente com experiência e ética, facilitando a decisão da compra.

Elaboração da viagem – Elaboração de roteiro personalizado, expondo a estrutura e peculiaridades o destino em questão.

Up Selling & Cross Selling – Auxílio no direcionamento para bons resultados, baseado na qualidade da venda agregada à qualidade da viagem.

14% 19% 15% 8% 16% 19% 9%

Gestão do tempo & Planejamento Consultoria em Viagens Geografia aplicada Up Selling & Cross Selling Elaboração de Viagens Excelência & Qualidade Ciclo da venda

(16)

Geografia Aplicada – Foco específico em um/ou combinação destinos

Consultoria em Viagens – Enfatiza que o consultor deve ter sintonia & confiança durante o atendimento. Deve fazer a sondagem (perguntas fechadas & abertas) corretamente para identificar o perfil do cliente, e manter o relacionamento com cliente.

Gestão do tempo e planejamento – Apresenta o conceito da gestão do tempo, com dicas práticas de organização, como evitar a procrastinação e qual a importância do planejamento.

A data oficial do evento foi definida após 21% dos participantes apontarem que sábado é o melhor dia para participarem de cursos, treinamentos e workshops.

Gráfico 8 – Dias da semana para realizaçã do evento

A partir dos resultados obtidos na pesquisa, identificamos que o público alvo do Workshop Travel Education 1ª Edição são provenientes de Operadoras Turísticas, atuam em grande parte com atendimento ao cliente, grande parte atua na área há 2 anos, o que nos mostra a necessidade de sempre manter estas pessoas atualizadas e capacitadas, para que alcancem o sucesso e sejam

10% 14% 17% 16% 12% 10% 21% 0% 5% 10% 15% 20% 25% Domingo Segunda Feira

Terça Feira Quarta Feira

Quinta Feira

(17)

17  

3 Programação

3.1 Descrição das atividades 8h30 – Credenciamento

9hs – Abertura oficial

- O workshop será conduzido de maneira dinâmica com a participação ativa dos inscritos.

9hs às 12hs – Parte I o Consultoria em Viagens

o Os segredos do atendimento de qualidade o Entendendo perfil do novo viajante

10h30 as 10h45 – Coffee Break

o Elaboração de roteiros personalizados 12hs às 13h30 – Almoço

13h30 às 17hs – Parte II o Up e Cross Selling

o Como vender produtos e agregar valor a venda o Excelência e Qualidade

o Os 04 Es – Excelência, Estética; Experiência, Ética;

o Conceito de luxo para os dias atuais. Quebrando paradigmas novo viajante e suas expectativas

15h30 às 15h45 – Coffee Break o Destino Tendência – a ser definido

o História, cultura, política, religião, comportamento o Geografia, logísticas & viabilidades

o Dicas de diferenciais (restaurantes, experiências, eventos) o Sugestões e combinações de roteiros

o Adequação da expectativa do cliente ao destino o Dicas leituras e filmes

17h – Considerações finais 17h30 - Encerramento

(18)

4 Organização

4.1. Recursos materiais e físicos 4.1.1. Espaços

A sala principal de eventos do Grupo Folha Dirigida será utilizada para a realização do workshop.

A área de 50m² por 8,00m² de largura, com um comprimento de 13,0m e pé direito de 2,76m. Piso acarpetado e voltagem elétrica de 110v.

 

Figura 2 - Sala de Eventos

Possui seis aparelhos de ar condicionado instalados, e uma capacidade para 48 pessoas sentadas.

(19)

   

4.2 Equipamentos

O espaço será cedido juntamente com as cadeiras, equipamentos audiovisuais e materiais, descritos abaixo, que nele ficam previamente dispostos:

ü 58 cadeiras móveis ü 1 mesa de apoio ü 1 microfone ü 1 pedestal ü 1 microfone de lapela ü 1 retorno ü Tela de projeção (84”), ü Projetor (3.000 ansi lumens)

ü Sonorização (sistema de home theater) ü Internet wi-fi (100 Mb compartilhados) ü Flipchart

ü Quadro branco

4.3 Recursos Humanos

A equipe de trabalho será composta por 10 pessoas, entre parceiros que atuarão no departamento de Marketing, Administrativo, financeiro e cobertura do evento, e cobertura do evento, além de contratados.

a) Coordenação

Composição: Será desempenhada pela autora que possui experiência com atendimento ao cliente em agências e operadoras de turismo e

participações em coordenação de eventos de incentivo. Principais atribuições:

• Coordenar as equipes antes, durante e após a realização do evento.

b) Marketing

Composição: Duas profissionais da área de Relações Públicas e Marketing.

(20)

• Entrar em contato com empresas para negociar apoios e patrocínios;

• Criação da logo marca do evento e meios de divulgação (site oficial do evento, twitter e facebook),

• Controle de inscrições via site, elaboração e envio de certificado e carta de agradecimento aos participantes por email;

• Coordenação dos e-mails recebidos através da conta oficial do evento;

• Edição de apostila e crachá com logo marca do evento e confecção das mesmas;

• Elaboração, tabulação e relatório de pesquisa pós evento. c) Administrativo e Financeiro:

Composição: Um integrante com formação técnica em contabilidade e administração de empresas.

Principais atribuições:

• Responsável pela movimentação da conta bancária oficial do evento;

• Controle das receitas e despesas descritas no item 6; • Prestação de contas à comissão organizadora e aos

patrocinadores.

• Efetivação da reserva do espaço, contratação de serviços terceirizados (recepção e empresa de coffee break). d) Operacional

Composição: A parte operacional será realizada por Rogéria Pinheiro, que ministra treinamentos e palestras desde 2011, bem como elabora

materiais da mesma temática. Principais atribuições:

• Elaboração do conteúdo didático do evento, tanto para a apresentação, quanto impresso;

• Ministrar o workshop.

(21)

21  

• Recepção e credenciamento dos participantes; • Entrega de crachá e materiais aos participantes; • Conferência da sala antes e após o evento; • Acompanhamento da programação;

• Reportar toda e qualquer situação anômala ao coordenador do evento.

f) Coffee break: Duas copeiras contratadas da empresa Gourmet Eventos. Principais atribuições:

• Montagem do carrinho de coffee break nos momentos determinados;

• Manter a limpeza do ambiente durante o período especificado para as pausas.

g) Acessoria e imprensa:

Composição: Um fotógrafo e um jornalista ambos do jornal parceiro Principais atribuições:

• Cobertura jornalística do evento;

• que farão a cobertura de todo o evento.

(22)

ANO                    

ATIVIDADE/MÊS NOV DEZ JAN FEV MAR

COORDENAÇÃO

Coordenar as equipes antes, durante e após o evento

MARKETING

Principais atribuições: Entrar em contato com empresas para negociar apoios e

patrocínios;

Criação da logo marca do evento e meios de divulgação (site oficial do evento,

twitter e facebook),

Controle de inscrições via site, elaboração e envio de certificado e carta de

agradecimento aos participantes por email;

Coordenação dos e-mails recebidos através da conta oficial do evento; Edição de apostila e crachá com logo marca do evento e confecção das mesmas; Elaboração, tabulação e relatório de pesquisa pós evento.

ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

           

Responsável pela movimentação da conta bancária oficial do evento; Controle das receitas e despesas descritas no item 6; Prestação de contas à comissão organizadora e aos patrocinadores. Efetivação da reserva do espaço, contratação de serviços terceirizados (recepção

e empresa de coffee break).

OPERACIONAL

Elaboração do conteúdo didático do evento, tanto para a apresentação, quanto

impresso;

Ministrar o workshop.

RECEPÇÃO

Principais atribuições: Recepção e check in dos participantes;

Entrega de crachá e materiais aos participantes;

Conferência da sala antes e após o evento;

Acompanhamento da programação;

Reportar toda e qualquer situação anômala ao coordenador do evento          

COFFEE BREAK

Montagem do carrinho de coffee break nos momentos determinados;

Manter a limpeza do ambiente durante o período especificado para as pausas.

JORNALISMO

(23)

23  

4.4 Promoção

Como instrumento de divulgação, será utilizado um blog oficial do evento, o perfil social no Twitter e uma página na rede social Facebook.

Além destes meios, será contratado o serviço de email marketing patrocinado da ABAV, que tem como públicos-alvo profissionais do turismo, sendo parte deles associados à entidade de várias posições hierárquicas, ou seja, pode também conter pessoas com poder de decisão, como diretores, empresários e fornecedores em geral de território nacional e internacional.

O material será disparado via sistema interno de email marketing da ABAV Nacional, para um número de 40 mil contatos em uma frequência quinzenal a partir de Novembro/2013 até Fevereiro/2014 e terá um custo de R$750,00 (setecentos e cinquenta reais) por disparo.

A equipe de marketing se empenhará também em divulgar através de mídia escrita, nos principais jornais e canais voltados ao turismo, além de propagarem o evento para os clientes do portfólio da RP Travel Education.

Além destes meios, serão realizadas visitas às principais agências e operadoras de turismo, para divulgar o evento.

(24)

Figura 3 – Banner do Evento

O blog – http://workshoptraveleducation.blogspot.com.br – apresentará todas as informações institucionais do evento e empresas realizadoras, patrocinadores, equipe e programação do evento. Serão realizadas as inscrições para o Workshop e todas as informações divulgadas pelo Facebook e Twitter serão compartilhadas no site simultaneamente.

Através do Facebook – https://www.facebook.com/workshopTE1ed?fref=ts – o público terá total interação com as informações e atualizações sobre o evento, além de terem prévia apresentação do conteúdo do workshop e poderão conhecer mais trabalhos anteriores da RP Travel Education.

(25)

25  

sugestões de maneira dinâmica, além de divulgar não só informações sobre o evento como informações relacionadas à área de turismo e hotelaria.

A divulgação do workshop será dinamizada através do Tweetvite – http://tweetvite.com/event/woorkshopte1ed, que cria uma página personalizada no twitter com todas as informações do evento, incluindo o mapa de acesso do local, além de disponibilizar uma hashtag única para o evento (#wte1ed).

O email oficial do evento – workshopte1ed@gmail.com – será utilizado como SAC de relacionamento, em caso de informações adicionais ou esclarecimentos que o participante queira solicitar e não seja adepto ao uso de redes sociais. As mensagens recebidas serão coordenadas e respondidas pela equipe de marketing.

4.5 Sistema de vendas e inscrições

As inscrições serão realizadas via website e terão início em dia 10 de dezembro de 2013 às 12h e encerradas em 14 de março de 2014 às 22h e serão coordenadas pela equipe de marketing. Após a inscrição será emitido um email de confirmação com os dados bancários do evento para pagamento da taxa de inscrição.

5 Serviços complementares

5.1 Alimentação

Para o serviço de coffee break será contratada a empresa Gourmet Eventos Corporativos, que atua há mais de 10 anos no mercado de eventos e altamente indicada por clientes da RP Travel Education.

Inclui em seus serviços, duas copeiras, montagem, manutenção e desmontagem do buffet e materiais como, pratos, copos, xícaras e talheres devidamente higienizados.

Segue abaixo o cardápio selecionado – coffee break Simples:

• Café

• Saches de leite em pó • Dois tipos de sucos

(26)

• Iogurte • Água

• Mini sanduíches em pão de grãos com queijo branco e cream cheese (1 unid. por pessoa)

• Mini sanduíches em pão roseta com presunto royale e queijo prato (1 unid. por pessoa)

• Mini sanduíches em pão de abóbora com peito de peru e queijo mussarela (1 unid. por pessoa)

• Mini empanada de palmito (1,5 unid por pessoa) • Folhado com recheio de cheddar (1,5 unid por pessoa) • Canolli recheado com doce de leite (1,5 unid. por pessoa) • Bolo de iogurte com canela (1 unid por pessoa)

(27)

   

6 Planejamento financeiro

6.1 Despesas  

EMPRESA MATERIAL QUANTIDADE VALOR TOTAL

CUSTOS FIXOS Água, Luz, Telefone, Deslocamento 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00

PINGO NO I Arte Convite 1 R$100,00 R$100,00

Arte Certificado 1 R$70,00 R$70,00 Arte Carta de Agradecimento 1 R$70,00 R$70,00 Impressão de Apostilas 50 R$46,00 R$2.300,00 GOURMET EVENTOS Coffee Break Simples 1 R$1.750,00 R$1.750,00 Copeira/Garçom 1 R$300,00 R$300,00 Taxa de deslocamento 1 R$150,00 R$150,00

FREE LANCER Recepcionista 2 R$100,00 R$200,00

ABAV Email marketing 2 R$750,00 R$1.500,00

COORDENAÇÃO Monike Pinheiro 1 R$1350,00 R$1.350,00

MARKETING

Daniele Brito e

Marina Barros 2 R$600,00 R$1.200,00

ADMINISTRATIVO &

FINANCEIRO Marcela Fonseca 1 R$500,00 R$500,00

OPERACIONAL Rogéria Pinheiro 1 R$2.000,00 R$2.000,00

Jornal Mercado e

Eventos Jornalismo 1 R$500,00 R$500,00

Sala e Materiais 1 R$375,00 R$375,00

TOTAL DESPESAS R$14.865,00

Tabela 1 - Total De Despesas

6.2 Receitas

A captação de recursos será obtida através das taxas de inscrição e cotas de patrocinadores.

Foi acordado entre as empresas organizadoras o valor correspondente à 35% do lucro líquido do evento direcionado ao Jornal Mercado & Eventos, e 65% do lucro líquido, direcionado à RP Travel Education.

• O investimento a ser realizado pelo participante do Workshop será de R$ 450,00, que lhe dará direito à apostila e certificado.

(28)

• Serão oferecidas cotas de patrocínio a empresas e instituições dos setores de turismo, hotelaria e eventos.

• Atualmente as empresas Sul Hotels, Kimpton Hotels e Dharma Adventures apresentam interesse em adquirir as cotas, sendo que já foi vendida 01 COTA SÊNIOR à empresa KL Prime, consolidadora aérea.

Segue descrição das cotas:

TRÊS COTAS JÚNIOR – R$ 500,00

• Logomarca de sua empresa presente nos banners, caso houver, do evento realizado.

• Presença em todos os convites, comunicados, crachás, cartas de agradecimento e certificado, atingindo um mailing qualificado.

• Divulgação da Logomarca em todos os comunicados on line (em todas as redes sociais do evento) e impressos.

QUATRO COTAS PLENO – R$ 750,00

• Menção durante abertura e fechamento do evento.

• Logomarca de sua empresa presente nos banners, caso houver, do evento realizado.

• Presença em todos os convites, comunicados, crachás, cartas de agradecimento e certificado, atingindo um mailing qualificado.

• Distribuição de catálogos de seus produtos em todos os eventos, bem como brindes e afins, caso julgar aplicável.

• Divulgação da Logomarca em todos os comunicados on line (em todas as redes sociais do evento) e impressos.

UMA COTA SÊNIOR – R$ 1000,00

• Menção durante abertura, intervalo e fechamento do evento.

(29)

29  

• Presença em todos os convites, comunicados, crachás, cartas de agradecimento e certificado, atingindo um mailing qualificado.

• Distribuição de catálogos de seus produtos em todos os eventos, bem como brindes e afins, caso julgar aplicável.

• Divulgação da Logomarca em todos os comunicados on line (em todas as redes sociais do evento) e impressos.

• Inclusão de 01 janela POP UP com logomarca da Empresa dentro do website do evento que direcione o visitante ao site do Patrocinador.

• Projeção da Logomarca através de Projetor Multimídia disposto no Auditório, onde ocorrerá o evento.

6.3 Previsão financeira RECEITA R$22.500,00 DESPESA R$14.865,00 LUCRO R$7.635,00 DIVISÃO DE LUCROS RP TRAVEL EDUCATION R$5.726,25

JORNAL MERCADO & EVENTOS R$2.672,25

Tabela 2 – Previsão financeira sem cotas de patrocínio

                RECEITA R$28.000,00 DESPESA R$14.865,00 LUCRO R$13.135,00 DIVISÃO DE LUCROS RP TRAVEL EDUCATION R$8.537,75

JORNAL MERCADO & EVENTOS R$4.597,25

(30)

7 Cronograma

ANO                    

ATIVIDADE/MÊS NOV DEZ JAN FEV MAR

WORKSHOP TRAVEL EDUCATION 1ª Edição

Montagem da comissão organizadora

Reserva do espaço

Venda de cotas de patrocínio

Contratação e confecção de material gráfico

Divulgação

Processo de Incrições e pagamentos

Contratação de serviços terceirizados

Realização do evento

(31)

31  

8 Considerações acerca da viabilidade da proposta

Como demonstrou a pesquisa, o Workshop possui uma proposta que interessa aos profissionais e estudantes da área de turismo, uma vez também que apresentou grande repercussão nos meios de divulgação utilizados durante a sua vigência.

Temos como nosso patrocinador, a consolidadora aérea KL Prime, que aderiu às cotas assim que lançadas, além de grandes operadoras internacionais como a, Dharma Adventures, que promove e comercializa destinos da Índia, e representantes de hotéis de luxo no exterior, Kimpton Hotels e Sul Hotels, apresentam uma grande pré disposição para aderirem às cotas de patrocínio. A parceria com o Jornal Mercado & Eventos aumenta de forma impactante a visibilidade do Workshop, já que a entidade é dada como mídia partner nos maiores e principais eventos ligados à turismo e hotelaria no país.

As projeções financeiras apresentadas indicam uma perspectiva positiva, o que reafirma a viabilidade do projeto.

(32)

Referências Bibliográficas

BRAZTOA. ANUÁRIO BRAZTOA 2013. Disponível em:

<http://www.braztoa.com.br/anuario/anuario_2013/files/assets/basic-html/page1.html>. Acesso em: 28 ago. 2013.

PANROTAS. Qualificação dos agentes é prioridade para Abav-SP. Disponível em:

<http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/qualificacao-dos-agentes-e-prioridade-para-abav-sp_92556.html>. Acesso em: 03 out. 2013.

RODRIGUES, Cátia. Canal RH. Disponível em:

<http://www.canalrh.com.br/revista/revista_artigo.asp?o={1311C6FF-0B31-4452-AAA9-94A2284CCAD9}>. Acesso em: 09 set. 2013.

AUTOR, Sem. Operadoras de turismo adotam conceito travel coaching para profissionalizarem seus serviços. Diário de Notícias. São Paulo, p. 6-6. 03 out. 2013. Disponível em:

<http://diariodenoticias.com.br/noticias.asp?idnoticia=836&act=det>. Acesso em: 04 out. 2013.

CETELEM BGN. O Observador Brasil, 2012. Disponível em: <

http://www.cetelem.com.br/portal/elementos/pdf/pdf_observador2012_BR.zip> Acesso em: 08 nov. 2013

(33)

33  

Apêndices

Apêndice 1 – Site oficial: página inicial

(34)

Apêndice 3 – Site oficial: Quando e Onde?

(35)

35  

Apêndice 5 – Site oficial: Inscrições

Apêndice 6 – Site oficial: Mídia e Fale Conosco

     

(36)

Apêndice 7 – Facebook oficial: página inicial

 

 

(37)

37  

Apêndice 8 – Facebook oficial: página inicial

(38)

Apêndice 9 – Twitter oficial: página inicial

Apêndice 10 – Tweetvite oficial: página inicial

     

(39)

39  

Apêndice 11 – Email marketing

Referências

Documentos relacionados

A avaliação do acervo líquido relativo à Parcela Cindida a ser cindida e vertida para a BRASKEM foi realizada com base no valor contábil, para efetivação dos

O laudo de avaliação contábil está sendo emitido com base na metodologia contábil, fundamentada nos valores dispostos em registros contábeis e conforme os dados

O desempenho dos mercados financeiros globais esteve condicionado, no trimestre finalizado em fevereiro, pelo cenário envolvendo a perspectiva de normalização da

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Trong đó:  V : tốc độ gió thiết kế m/s  At : diện tích của kết cấu hay cấu kiện phải tính tải trọng gió ngang m2  Cd : hệ số cản được quy định

Savoy Saccharum Hotel Resort &amp; Spa. Hotelunterkünfte / Hotel