• Nenhum resultado encontrado

Como Se Insere a Psicologia Num Programa de Treinamento Total

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Se Insere a Psicologia Num Programa de Treinamento Total"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMO SE INSERE A PSCOLOGIA NUM PROGRAMA DE TREINAMENTO TOTAL?

Athaide Ribeiro da Silva Insere-se de modo amplo, teórico, prático, e no mesmo status e posição que qualquer outra .disciplina.

Em nossos dias já não é mais possível um trabalho no campo humano sem a cooperação de tôdas as ciências, de todos os especialistas: médicos, psicólogos, sociólogos, antropólogos etc. A sociedade sente necessidade de elevar o nível da atividade desportiva. Os que trabalham no desenvolvi-mento físico do homem não podem decepcionar a opinião pública: têm que fazer trabalho científico, criador e refletido.

Nos últimos anos, a ciência acumulou grande quantidade de conhe-cimentos. A educação física, em sentido amplo, vem conquistando a base teórica necessária a uma concepção geral mais perfeita. O desporto que tem no fenômeno da agonística a diferenciação específica, a caracterização de que não é apenas educação física, não deixa, todavia, de ser parte dela,

quando tomamos a palavra em sentido amplo. , Resolver com sucesso problemas complexos exige a colaboração dos

diversos ramos científicos. Como se trata, sempre, do homem na educação física, ou no desporto, a Psicologia ocupa, aqui, lugar de primeira linha entre as ciências principais. A elaboração de bases científicas da Psicologia geral tornou-se possível graças ao desenvolvimento, nos últimos anos, de conhecimentos específicos. Foi possível estabelecer, então, os diversos ra-mos psicológicos, e, entre eles, a psicologia desportiva.

No exame psicológico do atleta procura-se, sobretudo, o nível de qua-lidades de que o desportista mais necessita para praticar, com sucesso, de-terminado desporto; mormente os traços de personalidade.

Certamente algumas questões de âmbito da psicologia ainda são objeto de especulação no campo desportivo. A inteligência, por exemplo, se en-quadra no campo da dúvida. Começa que a noçãc de inteligência varia de psicólogo para psicólogo e, pergunta-se, até que ponto ela coincide com o rendimento desportivo? A maioria dos psicólogos que se bcupam da relação entre as capacidades intelectuais e físicas admitem coincidência positiva somente entre os indivíduos medianamente dotados.

Há mesmo quem fale em correlação entre sucesso desportivo e ins-trução. Outros chegam a pensar em alta inteligência para o êxito

(2)

despor-tivo. Ao contrário, sabe-se de desportistas eminentes cuja inteligência é apenas média ou medíocre. O melhor é não generalizar relacionamento a tal assunto e admitir uma inteligência particular para a atividade des-portiva.

Se fosse verdade qjie um atleta para toer sucesso precisa alta inteli-gência, tal idéia significaria que apenas o indivíduo de alto quociente intelectual pode tornar-se desportista coroado de êxito. Esta não é a rea-lidade. Muitas vêzes admiramos o atleta por cuja inteligência não temos muito reconhecimento, e vice-versa.

O problema, pois, não consiste em encontrar a inteligência geral, mas uma inteligência especial, "inteligência desportiva" — análoga, por exem-plo, à inteligência técnica, que é a condição de um capital desportivo, ou de um conjunto de habilidades.

O componente inteligência desportiva é naturalmente certo nível de inteligência geral que condiciona outros componentes, sobretudo a menta-lidade tática, o espírito de invenção, a aptidão para utilizar todas as forças físicas e mentais, as características da personalidade etc. A noção de inte-ligência desportiva ainda é desconhecida, principalmente se tratar-se de medi-la e defini-la; ela ainda exige estudo teórico aprofundado e controle prático.

Importante, outrossim, é verificar a atitude do atleta em relação à competição, ao oponente, ao público, ao psicólogo.

A competição pode ser saudada por atletas como a alegria da vida, uma festa, uma distração envolvente; nesse caso, muitos sentir-se-ão fortes como Hércules. Mas, a maioria tem que vencer uma maior ou menor febre de competição, dinamizante, para uns, atormentante e arruinante, para outros. ' .

A febre de competição, muitasvêzes, cessa no início da luta, repenti-namente, e dá lugar ao auto-esquecimento e à concentração. O auto-esque-cimento pode ser tão grande que todas as ações são feitas automaticamen-te e a atitude crítica torna-se impossível.

A febre competitiva pode ser vencida por diferentes meios. As vêzes auxilia muito a idéia de que o adversário não é melhor, de que o desporto é maravilhosa matéria de importância secundária; procura-se distração, para distensão geral, recorrendo à conversa, leitura, baralho; há quem pense na pessoa amada, outros conseguem ignorar o- público, tal como o ator, no teatro, criou a 4.a parede.

A situação ideal ocorre quando o competidor, o oponente e o público se constituem numa unidade, e, então, criam a pré-suposição para a atuação bem sucedida.

Se muitos atletas são capazes de esquecer de si mesmos durante a competição, para outros ela pode constituir-sc numa dura luta, repleta de tormentos, de desencorajamentos, até imaginações fóbicas, estafante luta com o adversário e consigo mesmo. O sentimento de solidão pode dominá-lo e levá-lo ao limite do abatimento e do desespêro. O oponente pode ser o estímulo desportivo, pode ser a fonte de ansiedade, de efeito paralisante, pode ser o inimigo impressionante que precisa ser destruído, a fim de melhorar a atuação com o auxílio da agressão.

A Psicologia é, hoje, a terceira ciência a serviço do desporto, ao lado da Fisiologia e da Ortopedia. Seu emprêgo no desporto é universal Europa

(3)

e Estados Unidos, mormente para as Olimpíadas, contam com equipes de psicólogos atuando durante todo o tempo de preparo, de treinamento dos atletas, sem descurar, é óbvio, o intenso trabalho durante as competições. Do amadorismo ao profissionalismo, principalmente o futebol, as exigên-cias em relação à Psicologia são contínuas.

Em tôdas as atividades desportivas, não só o atleta são como o patoló-gico (o ansioso, o intimidado, o inseguro étc.) estão reclamando sempre a assistência do psicólogo.

A posição do Brasil no cenário internacional é das melhores; a coin-cidência da utilização do psicólogo para os jogadores, na ocasião em que nos tornamos campeões e bícampeões mundiais, deu relevo especial à visão que, no exterior, se construiu de nossa preocupação com o emprego da Psicologia Desportiva. A atenção que psicólogos de vários países europeus deram a nosso país, durante a realização do I Congresso Internacional do Desporto (Roma, 1965) foi verdadeiramente surpreendente.

O espírito crítico, todavia, não nos pode nem deve abandonar. Não estamos tão adiantados. Por òra, a Psicologia está sendo aplicada exclusi-vamente ao futebol (Rio, São Paulo, Belo Horizonte," Pôrto Alegre, ao que sabemos). Além de limitada ao futebol, o que se faz é apenas o exame dos atletas, através de testes. A continuidade de atuação, a assistência psicológica, através do counselling, sangue e nervo do trabalho do psicólogo na equipe desportiva, qualquer que seja a modalidade do desporto, é pro-grama ainda não seguido pelos nossos clientes e organizações. Todavia, a Psicologia está sendo ensinada nas Escolas de Árbitros (curso de formação), e também as Escolas de Educação Física têm a Psicologia como disciplina permanente •em seus currículos.

Quais os objetivos da Psicologia Desportiva?

Evidentemente que sob vários ângulos pode o assunto ser encarado e focalizado. ' ,

Do ponto de vista do escopo, talvez pudéssemos falar ern dois escopos fundamentais; um, prático, que poderia ser descrito como psicologia para o desporto, que o ajuda, isto é, a psicologia prática para auxiliar o rendi-mento no desporto, situação em que a Psicologia tem a mesma posição da Medicina desportiva. Um outro ponto de finalidade da Psicologia, êste de interesse até para o Sociólogo, é aquele em que ela estuda o fenômeno desportivo na sociedade; aí seriam verificadas as conseqüências do fenômeno desportivo individual e do fenômeno desportivo social.

Poderemos situar o objetivo da Psicologia do desporto em cutra equa-ção; a relação entre a teoria psicológica e a prática psicológica desportiva. O modo atual de aproveitar a Psicologia aplicada ao desporto, acentuado e enfatizado no mundo inteiro, constitui o reflexo das necessidades atuais de um gênero de vida lúdica que ultrapassa de muito nossas estimativas de 20 anos atrás.

Essas necessidades resultam de experiências indicadoras de que o des-portista que não estiver bem preparado, também psicologicamente, pode ser surpreendido com o insucesso.

Se conseguirmos alcançar em nosso tempo êste interesse atual pela psicologia desportiva, teremos criado um sistema de ciências para a educa-ção física, imprescindível para o desporto do século XX.

(4)

Esta segunda metade de nossa centúria é a da elevação da eletrônica no domínio das ciências físicas e da psicologia nas ciências humanas. O desporto, atividade superior ao cinema, em consumo de público, não poderá ignorar a ciência que se torna o centro de gravidade de explicação da di-nâmica pessoal.

Podemos formular algumas suposições.

A primeira suposição seria um sistema determinado que nos permita transferir as noções analíticas da psicologia do desporto (acumuladas há mais ou menos 40 anos) para a teoria e prática do treinamento desportivo.

Êste sistema de traspasso, que podemos denominar o sistema da pre-paração psicológica do desportista, deve ser:

a) bem fundado teoricamente;

b) bastante compatível com o sistema dè treinamento desportivo. A segunda suposição, destinada a fundamentar as noções científicas da psicologia do desporto na teoria e na prática, é aquela a que concernem tôdas as questões relativas à educação psicológica dos treinadores, à psico-logia dos desportistas e da publicidade desportiva, à cooperação do psicólogo com os treinadores e sua parte ativa no treinamento dos desportistas. A terceira e última suposição, que enseja a possibilidade de fazer valer as noções científicas da psicologia desportiva na teoria e na prática, é seu conhecimento por todos os cientistas que prestam serviços ao desporto. . Ainda podemos sistematizar outros objetivos, dizendo que a Psicologia desportista pode cogitar de três pontos principais, de três grupos de pro-blemas. O primeiro grupo é o daqueles problemas que se referem à psicologia da atividade atlética, isto é, a pesquisa dos processos psíquicos conexos com à atividade motora, isto é, os traços característicos da percepção, da sensação, da mobilidade que sejam típicos de alguma competição atlética. O segundo grupo de problemas compreende os do treinamento atlé-tico. Aí estão implícitos a formação da habilidade motora e a qualidade desiderativa do atleta.

Finalmente, o terceiro grupo de problemas compreende aqueles que se referem à psicologia do atleta, isto é, a personalidade do atleta e a in-fluência de seus traços característicos sobre a atividade desportiva.

A psicologia desportiva não é ciência nova ou independente. É tão-sò-mente a Psicologia aplicada à população desportiva. Seus instrumentos (testes;' entrevistas) são os mesmos para qualquer ser humano (são ou doente).

Não há diferença na forma de avaliar o atleta e o não-atleta.

A Psicologia Desportiva é ramo da Psicologia e não uma nova ciência. Baseando-se no conceito de agonística (mais adiante explicado), é que a Psicologia serve ao desporto (tanto mais que onde não houver agonística não haverá desporto; mas sim educação física, como já foi dito, o que não impede a conclusão de que servindo ao desporto a Psicologia também serve à Educação Física). O desporto implica a idéia de atividade que requer vigor e habilidade. Essas atividades desportivas ou competições atléticas provocam ver-dadeiros cerimoniais de força, destreza e resistência, tudo estruturado co-mo formas sublimadas de combate.

(5)

Êsses combates podem apresentar diferentes limites (ou términos) e diferentes formas de vitórias. Os fatores de limite para vencer são: o tem-po, ou a distância, ou o escore, ou a supremacia. O futebol e o basquete são limitados pelo tempo: o maior escore vence. Corridas são limitadas pela distância e o tempo menor vence. O boxe e a luta são limitados pela supremacia (nocaute, pontos) e avaliados numericamente em termos do tempo para consegui-la. Todos êsses fatores' de limite para vencer afetam á estratégia e a tática; portanto, todos têm importância psicológica básica.

Certos desportos (mormente os chamados jogos) envolvem interação bu ação de intercâmbio com o oponente. No tênis os adversários intercam-biam a ação indireta e alternadamente; no futebol, râguibi, basquete e hóquei disputam a posse da bola e marcam gols. Os desportos de interação com o adversário envolvem a tática de disfarçar o ataque com movimen-tos ambíguos, forçar o oponente a cometer erros, e mesmo a treiná-lo a errar através de mobilidade negativa. A proeza física é essencial nesses des-portos, mas o problema perceptivo de determinar o que o oponente está tentando fazer deve ser resolvido antes de as soluções motoras apropriadas serem escolhidas e iniciadas. Assim, vencer depende tanto da perícia de percepção como da proeza física.

A propósito, uma pequena digressão: não se deve confundir habilidade perceptiva com ação reflexa, pois esta é automática e estereotipadá. Ação estereotipada é previsível; ação previsível elimina o problema de selecio-nar contramedidas efetivas. A perícia em receber e avaliar as manobras, em calcular e iniciar soluções motoras desejáveis, dentro do limite de tempo possível, e em mudar as táticas para tirar proveito de circunstâncias favoráveis é essencial. Atletas que respondem automaticamente, como ga-tos de cerebelos arrancados, são geralmente derrotados.

A Psicologia do desporto estará necessariamente interessada em apren-dizagem, motivação, personalidade, e outros aspectos de comportamento. Também os aspectos primariamente motores, que deverão tornar-se, pau-latinamente, atuações de alta habilidade e qualidade, devem merecer a atenção dò psicólogo desportivo.

Em conclusão, a Psicologia Desportiva é ramo nôvo da Psicologia Apli-cada. Progressivamente vai sendo usada em todo o mundo e em todos os desportos: amadores ou profissionais; individuais ou de grupo.

As pesquisas, as investigações, os estudos teóricos apenas começaram. Todos devemos estar atentos ao que vai pela Europa e pelos Estados Uni-dos. Muita coisa tem vindo e continuará vindo daqueles dois centros de estudos.

CONCEITUAÇAO DE AGONÍSTICA .

Noção fundamental no desporto é o conhecimento das razões psicológi-cas profundas que levam o homem a lutar, a competir. Só há desporto quando ocorrem três fatores: jôgo, movimento e ago-nística. Para os objetivos de nosso curso só nos estenderemos no conceito de agonística, de vez que constitui a essência mesma da intervenção da Psicologia na atividade desportiva. É o fator insubstituível no desporto.

O têrmo agonística parece-nos mais apropriado e mais expressivo que as palavras luta ou competição. O que se quer e se procura com agonística

(6)

é definir todo o impulso psicológico de lutar, tôda a agressividade compe-titiva inconsciente.

Com a palavra agonística definimos o sentido catártico, a pugnação psicológica de uma tensão, através do embate com o adversário. É o acervo ou montante, quase se pode dizer um síndrome psicológico que, criando a necessidade de lutar, só encontra satisfação na porfia atlética. Sublima-ção de impulsos primitivos, evasão de componentes arcaicos, canalizaSublima-ção da agressividade são outros sinônimos, outros modos de dizer a mesma coisa; ou melhor, todos juntos constituem, em síntese, a agonística.

É na Grécia que vamos encontrar a origem da expressão, onde Agon quer dizer luta.

Agones eram os jogos públicos (havia os agones capitolinos, instituídos por DIOCLECIANO, de Hadrien, celebrados em Atenas, os agones isolás-ticos, com entrada solene do vencedor por uma brecha nos muros de sua cidade; os agones actiáticos, festas instituídas por AUGUSTO, em memória da batalha de Actium). Agon era, entre os antigos gregos, o gênio protetor dos jogos públicos.

Agonista (do grego agonistes, combatente) era o nome dado pelos hele-nos àquele que participasse de concursos, fòsse atleta, combatente, advo-gado, ou ator de teatro. Evidentemente, que na mesma etimologia temos agoniá, antagonismo, protagonista etc.

Desde a mais tenra idade começa o confronto do ser humano com seu semelhante. Estas experiências competitivas fazem-se com tal tenacidade e provocam tal prazer no vitorioso que não seria exagero atribuir-lhe o sentido de exigência natural.

Diz o Professor Feruccio Antonelli, em Psicologia e Psicopatologia dello Atleta: "Nesta espontânea necessidade de medir-se com o próximo se identifica o espírito agonístico, típico elemento da personalidade huma-n. Na base do comportamento agonístico há um sentimento de insuficiência vital, isto é, o sentimento de não estar à altura da situação e de sentir-se incapaz de dominar o ambiente."

Fica bem claro, pois, na conceituação de agonística, a idéia do meca-nismo de compensação, a procura de um atestado de valor; é o afã de vitória e de luta emanado de camadas profundas da personalidade; eviden-temente, a luta, mesmo sem vitória, será gratificante, desde que o elã da vitória seja o impulso inicial. Implícita está a idéia dè que sem contenda não existe desporto.

,. A agonística, destarte, tem função catártica, e êste aspecto também é fundamental para conceituá-la; e por esta razão é que a palavra ago-nística define, melhor que competição, a atividade desportiva. É a expressão justa e certa para definir, ou conceituar, a descarga de energia numa de-monstração de excelência.

Agonística não é luta apenas, é amor à luta, é a sadia liberação de uma sobrecarga agressiva; portanto, é mais que luta ou competição, porque essas duas palavras não encerram o componente psicológico, e como tal não têm implicação catártica.

E a catarse contamina o espectador.

Os elementos da agonística

Já vimos que o desporto compreende três fatores: jogo, movimento e agonística. Salientamos como esta última constitui a célula viva da

(7)

com-petição desportiva, o elemento dominante e insubstituível na conceituação e caracterização do desporto. Agressividade

Forças conscientes e não-conscientes influem poderosamente na com-petição desportiva.

Poucas atividades envolvem tanto a totalidade do ego como a do atleta.

Segundo os biólogos, a agressividade é a propensão a atacar a outro da mesma espécie ou diferente. Está ligada ao instinto de conservação e da corporificação, à chamada luta do mais forte; é comportamento cotidiano dos animais, em sua luta por espaço e outras necessidades. A agressão é nata ou adquirida. Dependida enervação, da irritabili-dade de glândulas, do ritmo com que o cérebro produz os circuitos elé-tricos, mas pode ser condicionada, diminuída, precipitada e aumentada pelos fatores sociais: a impunibilidade generalizada, a atmosfera social do momento, as práticas e usos de uma comunidade ou de uma sociedade.

Até o calor pode exercer sua influência.

Todos trazemos nossa carga agressiva; para vivermos em sociedade nós nos controlamos, permanecendo o potencial como brasa sob cinzas. A um estímulo desencadeante os impulsos agressivos podem funcionar; fatores ocasionais provocam tal transmutação em indivíduos, que êles se tornam, muitas vêzes, irreconhecíveis. São conhecidos, abundantes, nume-rosos as observações, os estudos de rebelião de grupos, de multidões, em que cidadãos pacatos acompanham o frenesi de uma turba furiosa e des-' truidora. Certos desportos, em que a disputa se faz por equipes e não indi-vidualmente, ensejam, se o árbitro não reprime as primeiras manifesta-ções, conflitos sérios, agressões (não esqueçamos nunca que a situação desportiva é uma "situação de reciprocidade agressiva") as mais diversas podem surgir, mormente em indivíduos de temperamento irritado ou aque-les em cuja formação dominou ou existiu a revolta e a rebeldia.

Sob o ponto de vista de civilizações (pois que umas são mais agres-sivas, conforme a fase histórica), a agressividade oferece observações curio-sas: basta comparar-se a civilização romana; com a hebraica, aó tempo do nascimento de Jesus Cristo. Os estudos de Margaret Mead, na Polinésia, são clássicos — ia dizer definitivos. E se nos puséssemos a falai

- de nações

e povos do século XX! Ou mesmo o caso de delinqüentes que se tornaram sscritores (Jean Jenet, Chessmann e outros).

E que dizer do que poderíamos chamar a agressividade sublime e magnífica: lealdade a um valor, a um ideal, a üm nome/à:pátria, a uma equipe, a um clube, à necessidade de eliminar os tiranos e tirania.

A agressão caracteriza-se como um dos fatores de conflito em nossa sociedade e em nossa tradição. Gerou-se uma ambivalência em relação a ela: a sociedade a admirar, estimula-a, principalmente quando ela se disfarça em iniciativa criadora, mas também a condena e a repudia.

Espécie de subelemento da agressividade é a auto-agressão, outro ele-mento importante e presente na dinâmica da agonística. Inúmeros desportos não deixam dúvidas sobre a existência de tal componente, mesmo ao leigo, se êle meditar por um momento: o boxe, a tourada, o futebol.

(8)

Dificilmente o impulso agressivo deixa de ser ambivalente, isto é, traz sempre dentro de si uma carta heterodirigida e outra autodirigida, seja a agressividade interior. E como dificilmente existe autopunição sem sentimento de culpa, temos que admitir também êste elemento como com-ponente da dinâmica agonística.

> A energia auto-agressiva, portanto, é inerente a todo atleta, espécie de variação da agressividade, e como tal deve ser levada em conta peio psicó-logo no estudo da personalidade do desportista c no lance agonal. Tensão

Sendo o atleta um ser extremamente sensível, quando não inseguro, facilmente se inquieta e se emociona; quem diz carga emocional diz carga muscular, ou tônus vital elevado. Não surpreende, pois, a facilidade com que o atleta vive em estado de tensão, ou à beira de situação conflitiva.

Assim, a necessidade e urgência de descarregar a tensão é fator esti-mulante e propuhionador da atividade desportiva, cabendo ao psicólogo, ao avaliar o atleta, dar o justo valor às possíveis causas de preocupação, capazes de provocar o acúmulo tensional.

Tensão, venha de onde vier, é elemento dinâmico; encerra em si mesma a tendência à distensão. Feito determinado esforço, alguma coisa deve ser produzida.

Êsse elemento encontra-se em todas as manifestações do jôgo e da luta; tanto numa competição desportiva de pequeno porte, em que se pro-cura uma vitória indecisa, até o jôgo de azar, dependente todo êle do acaso, ou sorte, se quiserem; até na solução de uma paciência ou de um quebra-cabeças percebe-se essa emoção da incógnita a resolver, a incer-teza entre o resultado feliz ou o desafortunado. Ta! emoção promana da tensão, isto é, da tendência a conseguir-se alguma coisa — uma disten-são — baseada em probabilidade ou improbabilidade, feita em forma de esforço, que pode ser de espécies muitíssimo variadas.

Supercompensação

A atividade desportiva é meio de afirmação social e de prestígio pes-soal, significa uma realização, pois, em muitos casos, essa afirmação des-tina-se a compensar uma deficiência, um sentimento de inferioridade. Não é sem razão que a mais importante atividade desportiva brasileira — o futebol — seja procurada, de preferência, por rapazes oriundos de meios pobres e socialmente humildes. É sim mecanismo psicológico de caráter reparador, pela compensação material e pela elevação do status social.

0 professor Michel Bonet estabeleceu três acepções de supercompen-sação no desporto: 1 — A supercompensação complemento de atividade, isto é, aquela em que o desporto fornece, de algum modo, contrapesos e antídotos aos efei-tos de uma civilização marcada pela divisão do trabalho, pela industria-lização, pelo excesso de imagens e de palavras; talvez a palavra compen-sação seja a mais adequada, pois compensar, nesta primeira perspectiva, significa simplesmente equilibrar.

2 — A supercompensação por superação, específica dos casos de de-ficiência de ordem corporal ou psíquica.

(9)

3 — A supercompensação substituição, que * pode ser explicada mais ou menos assim: o indivíduo,' em determinada atividade, fica privado de satisfação ou de êxito; então, encaminha-se para o desporto, a fim de encon-trar nêle uma gratificação substitutiva. Ocorre, portanto, uma fuga em relação ao objetivo primitivamente visado. A atividade vicariante deve ser entendida em cada caso particular, segundo a história do indivíduo. Todavia, uma das características das condições gerais da sociedade indus-trial é a afirmação pessoal em atividades laterais de compensação.

Exemplo de um caso de compensação físico-an atômico que produz supercompensação psicológica (de tipo substitutivo): um rapaz queria ser marinheiro; teve um olho vazado, o que condenou sua carreira. A prática do iatismo proporcionou-lhe gratificação, substituindo o desejo frustrado.

Esta classificação de três tipos de supercompensação é mais ou menos didática, pois elas se entrelaçam de tal modo que, a não fazer tal obser-vação, correríamos o risco de contestação e crítica. Realmente, a super-compensação (ou super-compensação) complemento funciona, freqüentemente, como substitutivo da atividade completa.

Ainda se pode dizer que, ao mesmo tempo que o indivíduo procura substituir a satisfação que não conseguiu obter, êle luta contra o senti-mento de inferioridade que o atingiu. Ora, tôda compensação de equilí-brio participa de um movimento cuja finalidade é superar a inferioriza-ção que resultaria de uma vida incompleta.

Motivação

Em sentido amplo, podemos dizer que a motivação para o desporto é a soma de todos os elementos da agonística; porém, em sentido restrito, vários subitens podem ser levados em consideração.

Num momento em que o estudo da motivação e das necessidades avulta dentro da Psicologia, a ponto de os mais ousados, como Maslow, chegarem a pôr em dúvida a teoria dos instintos, ou, pelo menos, a dar outro sentido a essa palavra, não se pode omitir tal aspecto para a com-preensão da psicodinâmica da agonística.

Podemos destacar como motivação do desportista:

a) A necessidade de sensações, ou seja, o prazer que a atividade lúdica provoca no ser humano, espécie de residual comportamento infantil, que permanece no ser humano por tôda a vida; tem base emocional, mas é, sobretudo, uma forma de satisfação da emoção básica, denominada hedo-nística; é a busca de prazer, de diversão, regozijo pela capacidade de imaginar e realizar, em suma, é a capacidade de criatividade motora, que proporciona a sensação de prazer, mesmo que ela não atinja o grau de excelência; pode estar num pingue-pongue de adolescente, num final de copa do mundo, numa pelada de praia.

-A propósito, é de se lembrar as considerações de Johan Huizinga (homo ludens), em que classifica tôda a atividade humana, inclusive a sagrada, o Direito, a Filosofia, como fenômeno de jôgo; numa palavra, para Johan Huizinga o homem seria o eterno menino, a desempenhar todos os trabalhos, todos os cometimentos, todas as tarefas, sempre numa busca infinda de satisfações lúdicas.

(10)

b) O interesse de competir, isto é, a manifestação ostensiva da ne-cessidade de afirmação, para obter estima e reconhecimento. É a prova consigo mesmo que o atleta sente como que, compulsivãmente, necessi-dade de realizar." É o modo de êle verificar a atualização de seu poten-cial; encerrar uma variação da atitude de oposição, de embate > contra obstáculos.

c) A necessidade de afiliação, de incorporar-se ao meio social, atra-vés da demonstração de fôrça ou de habilidade motora; encerra atitude cooperativa, não a oposicionista, como acontece no interesse de competir. Numa mesma necessidade básica (a de estima, respeito ou apreço) encon-tram-se, na atividade desportiva, dois vetores diametralmente opostos: o de afiliação e o de oposicionismo, êste último forma disfarçada de agressão.

d) Dificuldade de afirmação em nível superior: praticamente é assun-to já estudado quando tratamos de supercompensação; aí podem ser englo-bados como causa de motivação para o desporto tôda uma série de busca de sucedâneos para insatisfações, frustrações e insucessos na vida.

e) Necessidade de evasão nos desportos como forma de exploração e integração na natureza ampla; a atividade desportiva, sempre desempe-, nhada ao ar livre (com a pequena exceção de estádios fechados:

basque-tebol, futebol de salão etc), encerra algo de identificação com as forças naturais, atendendo a remanescentes arcaicos e regressão à vida infantil. f) O papel do corpo como situação motivante, isto é, a atividade despor-tiva constitui eficiente meio de esclarecimento da função do corpo e da noção de sua imagem; êsse é outro aspecto relevante dentro da Psicolo-gia, a que americanos e europeus — principalmente os americanos — se consagram com fervor e que tanto valorizam; na questão do esquema corporal, o desporto pode desempenhar atuação benéfica, construtiva, e até terapêutica, como nos casos de inferioridade física

g) A independência econômica, possível em desporto altamente pro-fissionalizados, como o futebol, o boxe, o beisebol etc.

As motivações, pois, são de natureza e origem diversas, atendem a multíphces vetores na personalidade e satisfazem a complexas experiên-cias, desde o campo social até o individual; merecem destaque especial, neste último aspecto, as cargas afetivas e os mecanismos motores.

No estudo da motivação do fíomo Sporttuüs não podemos desprezar acontecimentos da infância, nem fatores caracterológicos. Também o con-texto sócio-econômico e o mundo de experiências individuais encerram elementos de ponderação.

Exibicionismo

Constitui o exibicionismo outro componente muito importante da di-nâmica agonal. Todo indivíduo, cuja atividade consiste em mostrar-se ao público, traz em si ou adquire, com as sucessivas demonstrações, uma permanente necessidade exibicionística. Subjacente ao exibicionismo está, obviamente, o narcisismo, eis que cada elemento é pressuposto do outro.

Essa estrutura binaria de exibicionismo-narcisismo aproxima o atleta daquele profissional que é seu primo-irmão: o ator. E cada um, guarda-das as deviguarda-das proporções, é um criador e um esteta.

(11)

Ator e atleta são profundamente sensíveis, emotivos, sugestionáveis; ambos valorizam ao extremo a influência do pensamento mágico. O teatro e o desporto estão cheios de superstições. No futebol as proporções de cren-dices, cismas, manias e maneiras, superstições as mais diversas assumem caráter anedotário; não seria demais falar em tradição de condutas em certas equipes.

Com base nos parâmetros arcaicos do" exibicionismo, WHliam Reich formulou a teoria do caráter fálico, em que enquadrou, entre outras ca-tegorias profissionais, o político, o ator (êste, a nosso ver, com exagero, embora não inverossímel), estabelecendo as seguintes características:

— exibicionismo; — narcisismo; — superambição; — tendência paranóide; — agressividade;

— exagerada ostentação de confiança em si mesmo; — imaturidade;

— sugestionabilidade : emoções superficiais e instáveis.

No atleta, tais características seriam a deformação, a "supermáscara", a senda patológica.

Referências

Documentos relacionados

 Apenas 77% dos que responderam afirmaram que concluíram o ensino básico (9.º ano)..  15% dos alunos apontaram que frequentaram cursos CEF no AEGE.  Depois de terem frequentado

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

(“Empresa”), relativos ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2009, os quais são da responsabilidade do Conselho de Administração. Ao longo do exercício em apreço, o

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present