• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - NECESSÁRIO CONHECIMENTO? TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: Comunicação Social SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): TARCISO DOS SANTOS SILVA, RODRIGO DOS SANTOS SOARES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SILVIA REGINA GUBEROVIC, VALERIA GUEDES CARUSO ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

Posicionar-se no mercado corporativo, aliado a atuar em uma administração estratégica voltadas a seus colaboradores é o grande desafio das empresas. E nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de identificar os conhecimentos que os profissionais tem sobre administação e disperdício de alimentos, utilizando como estudo de caso o restaturante, na cidade de Guarulhos. O objetivo geral do trabalho foi efetuar o levantamento de necessidade de treinamento através de questionários aplicado aos colaboradores, afim de identificar os processos de desperdicios de alimentos, propondo ações que utilize da melhor forma os alimentos sistematizando o conhecimento teórico e a práticas de boas maneiras alimentícias. Para o desenvolvimento foram realizadas pesquisas bibliográficas que deram sustentação teórica ao trabalho.

Introdução

O presente instrumento busca estudar uma empresa do ramo alimenticio em que fosse identificado a necessidade de orientar os colaboradores da importância da redução do desperdicio e dos impactos causados pela má gestão das operações diárias do local. O restaurante Hector Gourmet fundado em Guarulhos há 04 anos. Localizado no Centro da Cidade, possui 07 funcionários mais a gestora do empreendimento. A missão da empresa é “Oferecer ao consumidor produtos de qualidade”. Se apresenta como sendo um ambiente propicio a pesquisa.

Diversos autores, como Barros (1995), Chiavenato (2009) e Gil (2007) nos apontam que a organização de uma empresa é um processo que ocorre de modo geral com base na identificação dos problemas existentes na empresa e a implementação das possíveis soluções encontradas. Sendo assim o objetivo da pesquisa consiste em identificar o conhecimento que os profissionais do estabelecimento tem sobre a admnistração e o disperdício de alimentos. Compreenderemos se os modelos de gestão adotados pela adminstração da empresa devem ser seguidos e aprimorados no decorrer do desenvolvimento organizacional.

A pesquisa bibliográfica para fundamentar, na intenção de reconhecer e compreender mais sobre esse assunto e manter um contato mais prático e próximo dessa realizade. De acordo com Cervo, Bervian e Da Silva (2012, p.60): A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema.

(3)

E ampliando tal ideia temos o que no coloca Demo (2012, p.16):

Nenhuma ciência estuda o indivíduo propriamente, porque não se poderia fazer um texto válido sobre um fenômeno que não cabe em categorias regulares, mas nada é tão subjetivo que não deixe transparecer alguma regularidade. A pesquisa qualitativa busca apenas realçar essa parte, formalizando com jeito.

Desenvolvimento

Em mercados cada vez mais competitivos para as organizações, as pessoas representam um diferencial ao colaborarem com as suas competências. Segundo Chiavenato (2009) a competência é uma característica subjacente a uma pessoa que é casualmente relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação, diferenciando assim competências de aptidões: talento natural da pessoa, na qual pode vir a ser aprimorada, de habilidades, demonstração de um talento particular na prática e conhecimentos, o que as pessoas precisam saber para desempenhar uma tarefa. A competência é a inteligência pratica para situações que se apoiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta as complexidades das situações.

O treinamento é fundamental para o desenvolvimento organizacional e sucesso da parte humana de um empreendimento. É proveitoso tanto para empregadores quanto aos trabalhadores de uma organização. “A determinação das necessidades de treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff: cabe ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento” (CHIAVENATO, 2000, p. 505).

A Levantamento de necessidades de treinamento – L.N.T. trará à tona todas as carências observadas no indivíduo ou no grupo diante do nível de qualificação que o cargo exige para a boa execução das tarefas. Analisando os resultados, pode-se definir as ações a serem tomadas.

O método utilizado no estudo foi o quantitativo, no qual é conclusivo e tem o objetivo de quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento dos

(4)

indivíduos. Essa pesquisa utiliza questionários estruturados com a maioria das perguntas fechadas, em que os respondentes selecionam as possíveis opções. Foram aplicados questionários aos colaboradores do restaurante para que pudesse efetuar o levantamento da necessidade de treinamento e assim identificar as falhas nos processos diários e na gestão estratégica da organização. Nesse processo, todas as respostas foram tratadas de forma confidenciais, afim de não expor qualquer colaborador que por ventura pudesse se sentir constrangidos com suas respostas e não expressar as reais situações da estrutura do restaurante.

Nas respostas obtidas, identificamos que a definição de controle de estoque não está muito clara para todos os colaboradores, o que representa o princípio do desperdicio de alimentos. Além disso havia a necessidade de conhecimento a respeito do armazenamento dos alimentos, dos impactos dessas ações para a economia do país e de que maneira isso afeta diretamente o empreendimento. Resultados

Durante a elaboração do levantamento das necessidades e do conteúdo de treinamento, houveram diversos encontros com a empresa contratante, afim de que a consultoria pudesse identificar quais seriam as falhas na gestão do empreendimento. Embora houvesse a necessidade de uma mudança mais significativa no comportamento dos colaboradores, poderiam ser apontados falhas na gestão do empreendimento, o que resultaria em uma mudança na forma de liderança.

Lamentavelmente, a proposta não foi aceita de forma construtiva pela gestora do estabelecimento o que ocasionou o cancelamento do treinamento no estabelecimento. Diante da situação, houve a necessidade de uma reformulação no contéudo e o material foi apresentado ao Centro Universitário ENIAC no qual foi aceito e apresentado aos alunos do curso de Gestão em Recursos Humanos e Administração.

Caracterização da Amostra

No grupo de profissionais da organização quanto:

1. Ao genero temos: 86% do sexo feminino e 14% do sexo masculino. 2. A faixa etária temos:18 a 25 anos = 14%; 43% = 26 a 33 anos e 43% = 34

(5)

a 41 anos.

3. A escolaridade:57% do ensino fundamental completo; 29% ensino médio completo e 14% superioe completo.

4. Ao tempo na empresa: 14% = de 3 meses; 14% = de 3 meses a 1 ano e 72% = de 1 a 2 anos.

Nota: A rotatividade do restaurante é considerado relativamente baixo em comparação aos outros estabelecimentos do mesmo segmento. Posição apresentada pela coordenação da empresa.

Caracterização quanto ao objetivo

5. Como você classificaria a gestão da empresa? Otima = 86% e Bom = 14%.

Nota: Embora o estabelecimento tenha algumas falhas estruturais, observa-se que não há problemas efetivos quanto ao clima organizacional.

6. Você considera que existe muito desperdício no restaurante? Sim = 14%; Não = 14% e Não sei avaliar = 72%.

Nota: Não há uma definição clara para os colaboradores a respeito do conceito de desperdício de alimentos, o que sugere certamente práticas incorretas a respeito do armazenamento e manipulação dos alimentos.

7. O controle de estoque é desenvolvido com frequência? Sim = 14%; Não = 29% e Não sei avaliar = 57%.

Nota: Não foi apresentado aos colaboradores a importância do controle de estoque para redução do desperdicio de alimentos. E em conseguência aumento dos custos.

Considerações Finais

O objetivo proposto possibilitou a compreensão das etapas do levantamento de necessidades e a identificação do dominio do assunto por parte dos profissionais. Soma-se ao Levantamento de necessidades de treinamento – L.N.T as reuniões com a gestão, afim de apresentar proposta de melhoria do desempenho através de treinamento sobre conservação e diperdícios de

(6)

alimentos. A proposta de treinamneto busca ministrar conhecimento a todos da organização para que aja um maior dominicio sobre todos os responsáveis pelo processo -gestão e funcionários.

Referência Bibliográfica

BARROS, R.; MENDONÇA, R. Os determinantes da desigualdade no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 1995.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. e DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª edição. Editora Pearson – 2012.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa: Aportes Metodológicos. 5ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Papirus Educação).

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MORENO, A. (org.) Estratégia de gestão e organização empresarial – São Paulo: Pèarson Education do Brsil, 2014

Referências

Documentos relacionados

Como forma de diagnosticar as práticas ambientais já existentes na pousada e também avaliar o grau de instrução dos funcionários acerca da temática de sustentabilidade ambiental

As ferramentas OLAP são as tecnologias que os usuários finais têm para extraírem os dados das bases e construir os relatórios específicos para responder as suas questões; IV.

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Antes de se apresentar as ações de melhoria que dizem respeito ao sistema pull e tendo em consideração que o planeamento da UI de Lamas combina a tipologia

Entendemos que, na realidade, houve uma leitura jurídica enaltecedora da Instituição, especialmente ao referir-se aos promotores como “protetores” dos filhos livres