• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: REPERCUSSÕES DA HIDROTERAPIA E DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NA

QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE INDIVÍDUOS COM QUADRO CLÍNICO DE LOMBALGIA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JANE FRANCIELE ALVES TRINDADE

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): FABRÍCIO BORGES OLIVEIRA

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): RITTA DE CÁSSIA CANEDO OLIVEIRA BORGES

(2)

1. RESUMO

Qualidade de vida é definida como uma "percepção do indivíduo sobre a vida, no contexto da cultura, valores, padrões e preocupações, relativos a seus objetivos". Portadores de doenças crônicas, como a lombalgia, uma síndrome dolorosa incapacitante de causa multifatorial, que exige um programa sistematizado de reabilitação, apresentam uma redução na qualidade de vida por se fazer necessária, mudanças nas suas atividades de vida diária. O presente estudo objetivou avaliar as repercussões da hidroterapia e da bandagem elástica funcional na qualidade de vida e na funcionalidade dos indivíduos com lombalgia. Foi composto por dois grupos de dez pacientes e um com seis indivíduos sedentários com diagnóstico de lombalgia encaminhados para a Clínica de Fisioterapia do Uniaraxá. A coleta de dados foi feita através de três questionários, para avaliar a percepção da Qualidade de vida sendo eles, o questionário SF 36, o questionário para Dor McGill e a Escala Visual Analógica de Dor. Os pacientes foram divididos de forma aleatória em três grupos, sendo um com hidroterapia, outro com aplicações de bandagem elástica funcional e o ultimo associando as duas técnicas. Foram realizados atendimentos duas vezes por semana, num período de 06 meses. O presente estudo evidenciou com o questionário Sf-36 que houve diferenças extremamente significativas frente ao tratamento empregado nos itens, capacidade funcional (p=0,0002), aspectos físicos (p=0,0003), aspectos emocionais (p=0,0036) e na dor (p<0,0001). Esta última corrobora com os achados nos questionários de dor EVA (p<0,0001) e MCgill. Em contrapartida os itens, estado geral da saúde (p>0,05), vitalidade (p =0,1489), aspectos sociais (p=0,6333), e saúde mental (p=0,4617) não foi observada diferença significativa. Neste estudo foi possível observar tendências de evolução nos resultados encontrados para as condutas aplicadas, com base nesta premissa os resultados observados podem sugerir que as técnicas de hidroterapia associada a bandagem elástica funcional apresentam tendências de resultados significativos, refletindo em uma melhor qualidade de vida e funcionalidade, bem como, na redução global do quadro álgico.

Palavras-chave: Qualidade de vida, Lombalgia, Bandagem Elástica Funcional, Hidroterapia.

(3)

Nos últimos tempos, tem se observado a preocupação dos profissionais da saúde quando se trata de qualidade de vida, estudos da Organização Mundial da Saúde defendem esta, como uma "percepção do indivíduo sobre a vida, no contexto da cultura, sistemas e valores ou, ainda, expectativas, padrões e preocupações, relativos a seus objetivos".

As doenças crônicas, como a Lombalgia, provocam mudanças na rotina e no planejamento de atividades, especialmente nos casos de doenças incapacitantes, em que o doente deixa de exercer suas atividades cotidianas. (ZORTEA, KARINE 2010).

A dor lombar se trata de uma síndrome dolorosa incapacitante de causa multifatorial, que exige um programa sistematizado de reabilitação (Moreira & Carvalho 1996), ela é caracterizada por alterações musculoesqueléticas de origem mecânica, por patologias da coluna e de origem visceral, ela pode ser gerada por fatores de risco, tais como, traumas mecânicos (distensão muscular, dor miofascial no musculo piriforme, quadrado lombar, entorse nas articulações da faceta lombar), síndromes da hipomobilidade, disfunção da articulação sacroilíaca, problemas no disco intervertebral, pontos de gatilhos miofasciais, obesidade, tipo de ocupação, idade e sexo.

O tratamento para lombalgia deve ser direcionado para o alivio da dor, diminuição do espasmo muscular, melhora da postura e fortalecimento muscular, a fisioterapia proporciona diversos recursos para tratamento da mesma, por isso o fisioterapeuta deve determinar os objetivos e escolher a melhor técnica levando em consideração o paciente como um todo.

A hidroterapia ou reabilitação aquática é uma modalidade terapêutica que tem o uso da água como meio de cura. Bates e Hanson (1998) conceitua a hidroterapia como sendo o uso das águas para fins terapêuticos. Devido as suas propriedades físicas ela é muito eficaz no tratamento da lombalgia, pois une os exercícios aquáticos com a terapia física para reabilitação de patologias. Esta técnica é realizada em uma piscina especializada com água aquecida.

Outra técnica muito utilizada e bastante eficaz para tratamento de lombalgia é a bandagem elástica funcional. Também conhecida como kinesio taping, foi criada no Japão, por um quiropraxista chamado Kenzo Kase em 1986 o qual revolucionou as técnicas de bandagens, permitindo que o paciente não perdesse a

(4)

amplitude de movimento tão pouco a função dada ao segmento afetado, é uma técnica que envolve a facilitação da funcionalidade da contração muscular.

A técnica estimula o movimento muscular normal, promovendo as condições adequadas para o alinhamento das novas fibras colágenas. Tem como principal objetivo facilitar a execução do movimento correto, justificando sua utilização durante as fases de reparo e remodelação do tecido lesionado.

Desta forma, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de se traçar um melhor direcionamento das condutas terapêuticas frente às principais morbidades ocasionadas pela lombalgia, direcionando com estas condutas novas metas e resultados na evolução terapêutica.

3. OBJETIVOS

O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade de vida e funcionalidade de pacientes portadores de lombalgia tratados com recursos complementares de hidroterapia e bandagem funcional elástica. Dentre os objetivos específicos, avaliamos a intensidade da dor dos pacientes e sua evolução frente às técnicas de tratamento; bem como a influência das técnicas de tratamento de hidroterapia e bandagem elástica funcional no quadro clínico e funcional de pacientes portadores de lombalgia e comparamos os efeitos da hidroterapia e da bandagem elástica no tratamento da lombalgia

4. METODOLOGIA

A presente pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo comparativo de caráter quanti-qualitativa e transversal. Para realização do estudo, os processos realizados obdeceram as normas de ética, resguardando o anonimato, á autonomia, não maleficência, assegurando os direitos e deveres do pesquisador e dos sujeitos pesquisados. Este projeto foi realizado após ter sido submetido á avaliação e aprovação do Comitê de ética e pesquisa (CEP) do UNIARAXÁ com o protocolo N.:39354/21, com a finalidade direcionar melhor todos os aspectos éticos frente à pesquisa com seres humanos.

Os pacientes foram recrutados de forma voluntária, sendo previamente esclarecidos e orientados quanto à natureza, ao significado do estudo proposto, seu procedimento, assinando assim o termo de consentimento livre e esclarecido.

(5)

Os procedimentos do estudo seguiram as normas e princípios éticos de pesquisa com seres humanos, estando em total acordo com a Resolução 196/96 CNS, e a Declaração de Helsinki.

A amostra foi constituída por dois grupos contendo dez indivíduos e um contendo seis indivíduos, adultos jovens, com faixa etária de 25 à 55 anos, de ambos os sexos e sedentários com diagnóstico de lombalgia encaminhado por médicos para realizar tratamento na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ).

Foram excluídos do estudo os indivíduos com déficit de compreensão; com alteração de sensibilidade na pele; que apresentam alterações na pele que impeçam de terem contato com a água ou com a bandagem elástica funcional, como escamações, ardor, vermelhidão, coceira, lesões na pele, entre outras.

5. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi desenvolvida no período de março à outubro de 2013 na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) utilizando-se de técnicas tratamento com hidroterapia e bandagem elástica funcional.

Para realização da pesquisa, todos os pacientes do estudo foram submetidos, pelo mesmo discente do curso de Fisioterapia, a uma avaliação fisioterapêutica, na qual foram aplicados os questionários de Qualidade de Vida SF -36, questionário de Dor de McGill e a Escala de Analógica de Dor (EVA).

Após serem avaliados, os sujeitos foram separados em três grupos experimentais de acordo com o tratamento a ser utilizado, da seguinte maneira :

Grupo 1 (n=10) - Tratamento com Hidroterapia. Os participantes deste grupo foram submetidos a protocolos de hidroterapia para tratamento de dores crônicas na coluna lombar. Foram realizadas técnicas de hidroterapia duas vezes por semana, com duração de 50 minutos por um período de 06 meses. Cada sessão foi dividida em quatro fases, aquecimento, alongamento, fortalecimento e relaxamento realizadas em uma piscina aquecida entre 34º à 36º.

(6)

Figura 1: Sessão de Hidroterapia na Clínica Escola do UNIARAXÁ. Grupo 2 (n=6) – Tratamento com Bandagem Elástica Funcional. Os participantes deste grupo foram submetidos a protocolos de tratamento com bandagem da marca Therapy Taping, através de técnicas funcionais em (Y). Foi realizada uma sessão semanal, durante 06 messes.

Figura 1: Aplicação de Bandagem Elástica Terapêutica na Clínica Escola do UNIARAXÁ.

Grupo 3 (n=10) – Tratamento associando Hidroterapia e Bandagem Elástica Funcional. Os participantes deste grupo foram submetidos aos protocolos de tratamento com hidroterapia associado a bandagem elástica funcional conforme descrito nos grupos 1 e 2, sendo que o período de tratamento obedeceu o mesmo intervalo de tempo

(7)

0 2 4 6 8 10 G1 -HIDROTERAPIA G2 - BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL G3 -HIDROTERAPIA + BANDAGEM 7,12 8,75 8,9 4,1 4,5 1,9

Análises dos valores médios dos grupos (Pré e Pós Tratamento)

Teste Comparativo: t-Student – Unpaired

Para os resultados encontrados das variáveis envolvidas: intensidade da dor, qualidade de vida e funcionalidade foram realizadas as somas e calculadas as médias aritméticas e seus respectivos desvios-padrão.

Tabela 1 - Análise comparativa dos protocolos de tratamento

A Tabela 1 evidencia que ambos os procedimentos para alívio dos sintomas, melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida em pacientes com quadro clinico de Lombalgia foram extremamente significativos.

O presente estudo mostra a eficácia do tratamento de hidroterapia e bandagem elástica funcional, visto que na comparação entre os níveis pré e pós-tratamento de dor, pela EVA, houve melhora considerável do nos indivíduos, num período de 6 meses. Dados estes, que estão ilustrados no Gráfico 1.

Gráfico 1: Análise dos valores de índice de dor pela EVA frente as técnicas aplicadas

(8)

Tabela 2 - Análise dos descritores de maior escolha pelos indivíduos da pesquisa.

A tabela 2 acima evidencia que no questionário de dor de McGill, obteve-se uma média de 7,5 descritores entre as opções do questionário antes do tratamento e de 4 descritores pós tratamento, o que demonstrou a capacidade de cada indivíduo caracterizar sua dor, indicando uma dor de origem física (MASCARENHAS et al. 2011).

Os dados do questionário SF-36 está descrito na forma quantitativa, onde foram realizadas análises estatísticas simultâneas. A utilização deste questionário antes e ao término do tratamento proposto mostrou uma significante melhora na qualidade de vida dos participantes da pesquisa, principalmente nos itens de capacidade funcional (Gráfico 2), dor (Gráfico 3), aspectos físicos (Gráfico 4) e emocionais (Gráfico 5), o que nos faz acreditar que a hidroterapia foi responsável por uma melhora global na qualidade de vida dos pacientes em questão. Em contrapartida os itens, vitalidade (Gráfico 6) e estado geral de saúde (Gráfico 7), aspectos sociais (Gráfico 8) e saúde mental (Gráfico 9), neste estudo não se obteve melhora. Dados estes, que estão esboçados nos gráficos abaixo.

Gráfico 2: Análise da evolução da capacidade funcional sobre a população frente as técnicas aplicadas 0 100 200 300 400 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução da Capacidade Funcional nos grupos experimentais - p=0,0002 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós

(9)

Gráfico 3: Análise da evolução dos aspectos físicos sobre a população frente as técnicas aplicadas

Gráfico 4: Análise da evolução da dor sobre a população frente as técnicas aplicadas

Gráfico 5: Análise da evolução do estado geral de saúde sobre a população frente as técnicas aplicadas 0 100 200 300 400 500 600 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução dos Aspectos Físicos nos grupos experimentais p=0,0003 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós G1 Pré 0 50 100 150 200 250 300 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução da Dor nos grupos experimentais - p<0,0001 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós G1 Pré 0 100 200 300 400 500 600 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 tu lo d o E ixo

Evolução do Estado Geral de Saúde - p>0,05

G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós G1 Pré

(10)

Gráfico 6: Análise da evolução da vitalidade sobre a população frente as técnicas aplicadas

Gráfico 7: Análise da evolução dos aspectos sociais sobre a população frente as técnicas aplicadas

Gráfico 8: Análise da evolução dos aspectos emocionais sobre a população frente às técnicas aplicadas 0 100 200 300 400 500 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução da Vitalidade nos grupos experimentais - p =0,1489 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós 0 200 400 600 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução dos Aspectos Sociais nos grupos experimentais - p=0,6333 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós 0 200 400 600 800 1000 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução dos Aspectos Emocionais nos grupos experimentais - p=0,0036 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós G1 Pré

(11)

Gráfico 9: Análise da evolução da saúde mental sobre a população frente as técnicas aplicadas

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo foi possível observar tendências de evolução nos resultados encontrados para as condutas aplicadas, no entanto, devido a uma amostragem ainda baixa, não foi capaz de confirmar de forma efetiva os resultados encontrados com os respectivos protocolos de tratamento.

Com base nesta premissa os resultados observados podem sugerir que as técnicas de hidroterapia associada a bandagem elástica funcional apresentam tendências de resultados significativos, refletindo em uma melhor qualidade de vida e funcionalidade, bem como, na redução global do quadro álgico. Sugerimos para estudos futuros que novas pesquisas sejam realizadas com amostragens maiores, na tentativa de melhor confirmar os resultados encontrados nesta pesquisa.

8. FONTES CONSULTADAS

Hanson, Bates.; Norm, A. Exercícios Aquaticos Terapeuticos – 1998 – 1º edição, editora Manole.

Kase, k; wallis, j; kase, t. Clinical therapeutic applications of the kinesio taping method. Kinesio Taping Association. Albuquerque, New Mexico, 2003

Mascarenhas,C.H.M; Santos L.S. Avaliação da dor e da capacidade funcional em indivíduos com lombalgia crônica. Jequié-BA, 2011

Moreira, c.; carvalho, m. A. P. Noções práticas de reumatologia. Belo Horizonte:Health, 2 v. 1996.

Organização Mundial de Saúde ; Global Forum for Health Research; The 10/90 Report on Helth Research. Genebra:,2000.

Zortea, Karine. S Qualidade de vida em doenças crônicas. Arq. Bras. CardioL. 2 0 100 200 300 400 500 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Evolução da Saúde Mental nos grupos experimentais - p=0,4617 G3 - Pós G3 - Pré G2 -Pós G2 - Pré G1 Pós

Referências

Documentos relacionados

Deste estudo, foi possível concluir que os açudes intermédios (açudes semi-desagregados de pequena dimensão), construídos no trecho da Ribeira de Santa Natália, não constituem por

O argumento aqui defendido é de que a possibilidade de interrupção da gravidez do feto anencéfalo deve ser justificado por um motivo que diverge do que decidiu a maioria

Entre os instrumentos para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com ICC cita-se o Minnesota Living with Heart Fai- lure Questionnaire (MLHFQ).. 4 Além

Desta forma, o autor considera, juntamente com Azpillaga e Miguel (1997), adequado “racionalizar de forma inversa e incorporar o conceito de cultura sendo

Podemos concluir sobre a caracterização estrutural e microestrutural dos compósitos cerâmicos foi que nos ensaios de absorção, retração linear e

2.1 – Poderão participar deste Pregão os interessados que estiverem previamente credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF e perante o

Liste abaixo, em ordem decrescente, os dez riscos vistos como mais relevantes pela empresa (onde 1 corresponde ao risco mais relevante), indicando a categoria de cada um deles e,

Elite “200” I Purificadores Purificadores Elite 200 Elite 300 Prestige 120 Prestige 180 Elite “200” I Especificações Funcionamento Problemas e Soluções Manutenção