• Nenhum resultado encontrado

01. Roteiro Atlas - S. Respiratório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. Roteiro Atlas - S. Respiratório"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

SISTEMA RESPIRATÓRIO

➢ PRÁTICA 01: CAVIDADE NASAL

• LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON)

• PROCEDIMENTO

1) Nas objetivas 04 e 10 o osso etmoide, o septo nasal de cartilagem hialina que separa a cavidade nasal em duas partes, as conchas nasais superior, média e inferior, a mucosa respiratória e a mucosa olfatória. 2) Nas objetivas 40 e 100 identificar na mucosa respiratória o epitélio respiratório (pseudoestratificado cilíndrico ciliado) e a lâmina própria. No epitélio respiratório identificar as células cilíndricas ciliadas com cílios, as células caliciformes e as células basais. Na lâmina própria, identificar as glândulas seromucosas e seus ductos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

3) Nas objetivas 40 e 100 identificar na mucosa olfatória, o epitélio olfatório, a membrana basal e a lâmina própria. No epitélio olfatório identificar as células receptoras olfatórias (neurônios bipolares) com os cílios olfatórios, as células de sustentação e as células basais. Na lâmina própria, identificar as glândulas de Bowman, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e os conjuntos de axônios das células receptoras olfatórias.

LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, o septo nasal (SN) formado por

cartilagem hialina dividindo a cavidade (CN) em metades direita e esquerda, a mucosa respiratória (MR) aderida ao septo nasal e a concha nasal superior (CNS) de uma das metades da cavidade nasal. Observe também a mucosa olfatória (MO) que reveste o osso etmoide (Et) que cobre o teto da cavidade nasal. As áreas em destaque estão ampliadas nas fotomicrografias 02 e 05.

(2)

LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON) (Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Observe a mucosa respiratória formada pelo epitélio respiratório (Ep) que reveste a

cavidade nasal (CN) e a lâmina própria (LP) aderida ao septo nasal (SN) formado por cartilagem hialina. Na lâmina própria estão as porções secretoras das glândulas seromucosas (GSM) e seus ductos (Du) e vasos sanguíneos (VS). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(3)

3 LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento da mucosa respiratória, a lâmina

própria (LP) com uma porção secretora da glândula seromucosa (GSM), um vaso sanguíneo (VS) com grande quantidade de glóbulos vermelhos e um vaso linfático (VL) sem glóbulos vermelhos. No epitélio respiratório (Ep) observe as células basais (CB), as células cilíndricas ciliadas (CCi) e seus cílios (Ci), as células caliciformes (CCa) e o muco (Mu) na superfície do epitélio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 04.

(4)

LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON) (Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 04: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento da mucosa respiratória que reveste

a cavidade nasal (CN), a lâmina própria (LP) com vaso sanguíneo (VS) e porção secretora de glândula seromucosa (GSM) e epitélio respiratório (Ep) com as células basais (CB), as células cilíndricas ciliadas (CCi) e seus cílios (Ci), as células caliciformes (CCa) e o muco (Mu) na superfície do epitélio.

(5)

5 LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON)

(Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, o septo nasal (SN) de cartilagem

hialina que divide a cavidade nasal (CN) em metades direita e esquerda, a mucosa olfatória (MO), em contato com o osso etmoide (Et), que reveste o teto da cavidade nasal (CN). Observe também a pele do couro cabeludo (PCC) com vários folículos pilosos (FPi). A área em destaque está ampliada na fotomicrografias 06.

(6)

LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON) (Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 06: Observe nessa fotomicrografia, a mucosa olfatória formada pelo epitélio olfatório (EO)

reveste o teto da cavidade nasal (CN) e a lâmina própria (LP) com vasos sanguíneos (VS) em contato com o osso etmoide (Et). A área em destaque está ampliada na fotomicrografias 07.

(7)

7 LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 07: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento, o epitélio olfatório (EO) que reveste

o teto da cavidade nasal (CN), a lâmina própria (LP) com vasos sanguíneos (VS), vasos linfáticos (VL), conjunto de axônios das células receptoras olfatórias (Ax) e glândulas de Bowman (GB). Observe também a membrana basal (MB) que separa o epitélio olfatório da lâmina própria e uma parte do osso etmoide (Et). No epitélio olfatório observe célula basal (CB), célula receptora olfatória (CRO), célula de sustentação (CS) e os cílios olfatórios (CO) na superfície do epitélio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 08.

(8)

LÂMINA: FOSSA NASAL (TRICÔMICO DE MASSON) (Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 08: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento da mucosa olfatória observe o

epitélio olfatório (EO) que reveste o teto da cavidade nasal (CN), a lâmina própria (LP) com vasos sanguíneos (VS), conjunto de axônios das células receptoras olfatórias (Ax) e glândulas de Bowman (GB). Observe também a membrana basal (MB) que separa o epitélio olfatório da lâmina própria. No epitélio olfatório observe célula basal (CB), célula receptora olfatória (CRO), célula de sustentação (CS) e os cílios olfatórios (CO) na superfície do epitélio.

(9)

9

➢ PRÁTICA 02: LARINGE

• LÂMINA: LARINGE (HE)

• PROCEDIMENTO

1) Nas objetivas 04 e 10 diferenciar o lúmen da laringe do lúmen do esôfago. Identificar na parede do esôfago a sua mucosa com glândulas mucosas. Identificar na parede da laringe a mucosa respiratória com as glândulas seromucosas e cartilagem hialina denominada cricoide.

2) Nas objetivas 40 e 100 identificar na mucosa do esôfago o epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, a lâmina própria com vasos sanguíneos, porções secretoras de glândulas mucosas e ductos. 3) Nas objetivas 40 e 100 identificar na mucosa respiratória da laringe o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com cílios e células caliciformes e lâmina própria com vasos sanguíneos, porções secretoras de glândulas seromucosas e ductos. Observe nas porções secretoras das g^ndulas seromucosas as células mucosas e as células serosas.

4) Nas objetivas 04 e 10 identificar cartilagem cricoide, cartilagem aritenoide, cartilagem tireoide, corno inferior da cartilagem tireoide e os músculos crico-tireoide e tireo-aritenoide (músculo vocal).

LÂMINA: LARINGE (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, o lúmen da laringe (LuL) e o

lúmen da parte laríngea da faringe (LuF). Na parede da parte laríngea da faringe observe a sua mucosa (MF) com as glândulas mucosas (GM). Na parede da laringe observe a mucosa respiratória da laringe (ML) com glândulas seromucosas (GSM) e a cartilagem hialina cricoide (Cri), uma das cartilagens da laringe. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

(10)

LÂMINA: LARINGE (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia observe o epitélio (Ep) que reveste o lúmen da laringe (LuL), a

lâmina própria (LP) abaixo do epitélio com várias porções secretoras de glândulas seromucosas (GSM) e um ducto (Du). Observe também a cartilagem cricoide (Cri) e seu pericôndrio (Pe). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(11)

11 LÂMINA: LARINGE (HE)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento observe o epitélio (Ep) pseudoestratificado

cilíndrico com cílios (Ci) e células caliciformes (CCa) que reveste o lúmen da laringe (LuL), a lâmina própria (LP) abaixo do epitélio com vasos sanguíneos (VS) e porções secretoras de glândulas seromucosas (GSM) com células mucosas (CM) e células serosas (CS). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 04.

(12)

LÂMINA: LARINGE (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 04: Nessa fotomicrografia de grande aumento observe o epitélio (Ep) pseudoestratificado

cilíndrico com cílios (Ci) e células caliciformes (CCa) que reveste o lúmen da laringe (LuL) e a lâmina própria (LP) abaixo do epitélio.

(13)

13 LÂMINA: LARINGE (HE)

(Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento a mucosa da laringe (ML) que

reveste o lúmen (LuL) com glândulas seromucosas (GSM) e as cartilagens aritenoide (Ari) e cricoide (Cri) revestidas pelo pericôndrio (Pe).

(14)

LÂMINA: LARINGE (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 06: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, a cartilagem cricoide (Cri) o

(15)

15 LÂMINA: LARINGE (HE)

(Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 07: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento a mucosa da laringe (ML) que

reveste o lúmen (LuL) com glândulas seromucosas (GSM), a cartilagem tireoide (Ti) com seu pericôndrio (Pe) e o músculo tireo-aritenoide (MTA), também conhecido como músculo vocal, que liga a cartilagem tireoide à cartilagem aritenoide (não mostrada nessa fotomicrografia).

(16)

➢ PRÁTICA 03: EPIGLOTE

• LÂMINA: EPIGLOTE (Verhoeff)

• PROCEDIMENTO

1) Nas objetivas 04 e 10 observe a mucosa que reveste a cartilagem elástica epiglote formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e lâmina própria formada por tecido conjuntivo denso modelado aderida ao pericôndrio.

2) Na objetiva 40 observe a mucosa que reveste a cartilagem elástica epiglote formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e lâmina própria formada por tecido conjuntivo denso não modelado.

3) Na objetiva 40 observe na cartilagem elástica epiglote os condrócitos no interior de lacunas e as fibras elásticas.

LÂMINA: EPIGLOTE (Verhoeff) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento a cartilagem elástica epiglote

(Epi) envolvida por uma mucosa formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso não queratinizado que reveste o lúmen (Lu) da laringe e lâmina própria (LP) formada por tecido conjuntivo denso não modelado aderida ao pericôndrio (Pe). As regiões escuras da cartilagem epiglote representam as fibras elásticas que são coradas especificamente com o corante Verhoeff. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

(17)

17 LÂMINA: EPIGLOTE (Verhoeff)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia a cartilagem elástica epiglote (Epi) envolvida por uma

mucosa formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso não queratinizado que reveste o lúmen (Lu) da laringe e lâmina própria (LP) formada por tecido conjuntivo denso não modelado aderida ao pericôndrio (Pe). As regiões escuras da cartilagem epiglote representam as fibras elásticas que são coradas especificamente com o corante Verhoeff. As áreas em destaque estão ampliadas nas fotomicrografia 03 e 04.

(18)

LÂMINA: EPIGLOTE (Verhoeff) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento a mucosa que envolve cartilagem

elástica epiglote formada por epitélio (Ep) estratificado pavimentoso não queratinizado que reveste o lúmen (Lu) da laringe e lâmina própria (LP) formada por tecido conjuntivo denso não modelado.

(19)

19 LÂMINA: EPIGLOTE (Verhoeff)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 04: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento da cartilagem elástica epiglote os

(20)

➢ PRÁTICA 04: TRAQUEIA

• LÂMINA: TRAQUEIA (HE)

• PROCEDIMENTO

1) Nas objetivas 04 e 10 identificar a mucosa formada pelo epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado e a lâmina própria, a submucosa com glândulas seromucosas, a camada cartilaginosa formada pelo anel de cartilagem hialina revestido pelo pericôndrio e camada adventícia que reveste a parede externa da traqueia. 2) Nas objetivas 04 e 10 identificar as extremidades abertas do anel de cartilagem hialina, a membrana fibroelástica que une essas extremidades, o músculo lido traqueal localizado entre o anel cartilaginoso e a submucosa, a mucosa que reveste o lúmen da traqueia e a região onde o músculo liso traqueal se insere no pericôndrio do anel de cartilagem hialina.

3) Nas objetivas 40 e 100 identificar as células do epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado da traqueia: célula caliciforme, célula cilíndrica ciliada e seus cílios e célula basal.

4) Nas objetivas 40 e 100 diferenciar a lâmina própria da submucosa e identificar capilares sanguíneos na lâmina própria e porções secretoras das glândulas seromucosas na submucosa com células mucosas e células serosas.

5) Nas objetivas 40 e 100 identificar a cartilagem hialina do anel cartilaginoso e seu pericôndrio se fundindo com a submucosa internamente e com a adventícia externamente.

LÂMINA: TRAQUEIA (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento, observe o lúmen (Lu) da traqueia

revestido pela mucosa (Mu). Abaixo da mucosa está a submucosa (SMu) com as porções secretoras das glândulas seromucosas (GSM). O tecido conjuntivo da submucosa se funde com o pericôndrio (Pe) que envolve o anel de cartilagem hialina (CH) formando a camada cartilaginosa. A parede externa da traqueia é revestida pela camada adventícia (Adv) que também se funde ao pericôndrio do anel de cartilagem hialina. As áreas em destaque estão ampliadas nas fotomicrografias 02 e 06.

(21)

21 LÂMINA: TRAQUEIA (HE)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia de médio aumento, observe o lúmen (Lu) da traqueia revestido

pela mucosa formada pelo epitélio (Ep) pseudoestratificado cilíndrico ciliado e lâmina própria (LP). Abaixo da mucosa está a submucosa (SMu) com as porções secretoras das glândulas seromucosas (GSM). O tecido conjuntivo da submucosa se funde com o pericôndrio (Pe) que envolve o anel de cartilagem hialina (CH) formando a camada cartilaginosa. A área em destaque está ampliada nas fotomicrografia 03.

(22)

LÂMINA: TRAQUEIA (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento observe os cílios (Ci) localizados na

superfície apical das células cilíndricas ciliadas (CCi), as células caliciformes (CCa) e as células basais em contato com a lâmina basal (LB). Observe também a membrana basal (MB) entre o epitélio (Ep) pseudoestratificado cilíndrico ciliado e a lâmina própria (LP). Abaixo da lâmina própria se encontrada a submucosas (SMu). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 04.

(23)

23 LÂMINA: TRAQUEIA (HE)

(Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 04: Nessa fotomicrografia de grande aumento observe as três principais células do epitélio

(Ep) pseudoestratificado cilíndrico ciliado que reveste o lúmen (Lu) da traqueia: as células caliciformes (CCa), as células cilíndricas (CCi) com cílios (Ci) e as células basais (CB). Observe também a membrana basal (MB) que separa o epitélio da lâmina própria (LP). Observe também um capilar sanguíneo (Ca) na lâmina própria.

(24)

LÂMINA: TRAQUEIA (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de médio aumento, a parte externa da parede da

traqueia revestida pela camada adventícia (Adv) que se funde ao pericôndrio do anel de cartilagem hialina (CH). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 07.

(25)

25 LÂMINA: TRAQUEIA (HE)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 06: Observe nessa fotomicrografia de maior aumento, a parte externa da parede da

traqueia revestida pela camada adventícia (Adv) que se funde ao pericôndrio do anel de cartilagem hialina (CH). O espaço indicado pelo asterisco (*) foi produzido pela técnica histológica.

(26)

LÂMINA: TRAQUEIA (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 07: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, a parte posterior da parede da

traqueia onde a membrana fibroelástica (MFE) preenche o espaço entre as extremidades abertas de um anel de cartilagem hialina (CH1). Observe também que a presença de um segundo anel de cartilagem hialina (CH2) indica sobreposição de anéis cartilaginosos. Nessa região também está presente o músculo liso traqueal (MLT) localizado entre a camada cartilaginosa representada pelos anéis de cartilagem hialina e a submucosa (SMu) que contém várias glândulas seromucosas (GSM). O lúmen (Lu) da traqueia é revestido pela mucosa (Mu) e a parte externa da parede da traqueia pela adventícia (Adv). O espaço indicado pelo asterisco (*) foi produzido pela técnica histológica.

(27)

27 LÂMINA: TRAQUEIA (HE)

(Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 08: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento, a região de inserção do músculo

liso traqueal (MLT) no pericôndrio (Pe) do anel de cartilagem hialina (CH). Observe também a mucosa (Mu) que reveste o lúmen (Lu) da traqueia e, abaixo da mucosa, a submucosa (SMu) onde se encontram as porções secretoras das glândulas seromucosas (GSM). Na parte externa da parede da traqueia se encontra a adventícia (Adv) aderida ao pericôndrio (Pe) do anel de cartilagem hialina.

(28)

➢ PRÁTICA 05: BRÔNQUIO PRIMÁRIO

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento observe que a parede do brônquio

primário possui grandes placas irregulares de cartilagem hialina (CH). O lúmen (Lu) desse brônquio é revestido pelo epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado. Observe também uma artéria (Ar) ao lado desse brônquio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02

(29)

29 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Observe nessa fotomicrografia de médio aumento que o lúmen (Lu) é revestido pelo

epitélio (Ep) pseudoestratificado cilíndrico ciliado. Abaixo desse epitélio são observados na sequência a lâmina própria (LP), camada de músculo liso (ML), glândulas seromucosas (GSM) e placa irregular de cartilagem hialina (CH). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03

(30)

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento observe que o lúmen (Lu) do brônquio

primário é revestido pelo epitélio (Ep) pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes (CCa). Abaixo desse epitélio são observados na sequência a lâmina própria (LP), camada de músculo liso (ML), glândulas seromucosas (GSM) e placa irregular de cartilagem hialina (CH).

(31)

31

➢ PRÁTICA 06: BRÔNQUIO SECUNDÁRIO

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Observe nessa fotomicrografia de pequeno aumento o lúmen (Lu) de um brônquio

secundário tendo placas de cartilagem hialina (CH) menores na sua parede. Observe também uma artéria próxima e uma grande quantidade de ductos alveolares (DA) e sacos alveolares (SA) no tecido pulmonar em redor desse brônquio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02

(32)

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia de médio aumento, embora seja possível localizar o epitélio

(Ep) que reveste o lúmen (Lu) desse brônquio, é difícil perceber que se trata do epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado. No entanto, é possível identificar com certa facilidade as camadas de músculo liso (ML) e as glândulas seromucosas (GSM). Observe também as diferentes placas de cartilagem hialina (CH) também presentes na parede desse brônquio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(33)

33 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento é possível perceber com certa facilidade que

o epitélio (Ep) que reveste o lúmen (Lu) desse brônquio é o pseudoestratificado cilíndrico com cílios (Ci). Por entre as células ciliadas também estão presentes células caliciforme (CCa) porém em menor número em comparação a brônquios maiores. Observe também a presença da lâmina própria (LP), da camada de músculo liso (ML), das glândulas seromucosas (GSM) e de uma placa irregular de cartilagem hialina (CH).

(34)

➢ PRÁTICA 07: BRONQUÍOLO

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento observe o lúmen (Lu) de um bronquíolo

rodeado por vários sacos alveolares (SA) e ductos alveolares (DA). Observe a ausência de placas de cartilagens na parede desse bronquíolo, uma diferença importante entre brônquios e bronquíolos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

(35)

35 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia de médio aumento observe o lúmen (Lu) de um bronquíolo

rodeado por vários sacos alveolares (SA) e ductos alveolares (DA). Observe a ausência de placas de cartilagens na parede desse bronquíolo, uma diferença importante entre brônquios e bronquíolos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(36)

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento observe o lúmen (Lu) de um bronquíolo.

Observe a ausência de placas de cartilagens na parede desse bronquíolo e a ausência de glândulas seromucosas. Embora as células caliciformes possam ser observadas nesse tipo de bronquíolo, elas não aparecem nessa fotomicrografia. O epitélio (Ep) não é mais o pseudoestratificado cilíndrico ciliado e passou a ser simples cilíndrico. A camada de músculo liso (ML) está localizada logo abaixo do epitélio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 04.

(37)

37 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 04: Nessa fotomicrografia de grande aumento observe o lúmen (Lu) do bronquíolo

revestido pelo epitélio (Ep) cilíndrico e a ausência de glândulas seromucosas. Embora as células caliciformes possam ser observadas nesse tipo de bronquíolo, elas não aparecem nessa fotomicrografia. As células musculares lisas (ML) estão localizadas logo abaixo do epitélio.

(38)

➢ PRÁTICA 08: BRONQUÍOLO TERMINAL

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento observe o lúmen (Lu) de um bronquíolo

terminal rodeado por vários sacos alveolares (SA). Observe a ausência de placas de cartilagens na parede desse bronquíolo, uma diferença importante entre brônquios e bronquíolos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

(39)

39 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia de médio aumento observe o lúmen (Lu) de um bronquíolo

terminal rodeado por vários sacos alveolares (SA). Observe a ausência de placas de cartilagens na parede desse bronquíolo, uma diferença importante entre brônquios e bronquíolos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(40)

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Nessa fotomicrografia de maior aumento observe o epitélio (Ep) cúbico simples do

bronquíolo terminal e uma fina camada de músculo liso (ML) logo abaixo desse epitélio. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 04.

(41)

41 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 04: Nessa fotomicrografia de grande aumento observe a célula cúbica (Cub) do epitélio

com a superfície apical retilínea e a célula de Clara (Cla) com a superfície apical arredondada como uma cúpula que se projeta para o lúmen (Lu). Abaixo do epitélio se encontra uma fina camada de músculo liso (ML).

(42)

➢ PRÁTICA 09: BRONQUÍOLO RESPIRATÓRIO, SACOS ALVEOLARES E

ALVÉOLOS

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 04: Aumento 40 X)

Fotomicrografia 01: Nessa fotomicrografia de pequeno aumento observe a sequência final da árvore

brônquica: bronquíolo terminal (BT), bronquíolo respiratório (BR), ducto alveolar (DA) e saco alveolar (SA) cuja parede contém dilatações que representam alvéolos. A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 02.

(43)

43 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 10: Aumento 100 X)

Fotomicrografia 02: Nessa fotomicrografia de médio aumento observe a sequencia final da árevore

brônquica: bronquíolo terminal (BT), bronquíolo respiratório (BR) cuja parede contém dilatações (setas) que representam alvéolos, ducto alveolar (DA) e saco alveolar (SA). A área em destaque está ampliada na fotomicrografia 03.

(44)

LÂMINA: PULMÃO (HE) (Objetiva 40: Aumento 400 X)

Fotomicrografia 03: Essa fotomicrografia de maior aumento mostra vários alvéolos (Al) com suas paredes

formadas principalmente por pneumócitos tipo I. Observe o septo interalveolar entre dois alvéolos. As áreas em destaque estão ampliadas nas fotomicrografias 04 e 05.

(45)

45 LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 04: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento que a parede do alvéolo é formada

principalmente por pneumócito tipo I (P1) com núcleo achatado e alguns pneumócitos tipo II (P2) com núcleo grande e redondo. Macrófago alveolar (MA) ou célula de poeira possui um grande núcleo e embora seja encontrado no tecido conjuntivo do septo interalveolar, é facilmente reconhecido no lúmen (Lu) alveolar, como nesse caso. Observe também a presença de capilares sanguíneos (Ca) no septo interalveolar.

(46)

LÂMINA: PULMÃO (HE)

(Objetiva 100: Aumento 1000 X)

Fotomicrografia 05: Observe nessa fotomicrografia de grande aumento pneumócitos tipo I (P1) e alguns

pneumócitos tipo II (P2) envolvendo o lúmen (Lu) alveolar. Uma célula endotelial (End) que reveste internamente um capilar sanguíneo (Ca) do septo alveolar também pode ser reconhecida.

Referências

Documentos relacionados

Em animais criptorquidas ocorre a destruição do epitélio seminífero do testículo e isto pode alterar o ambiente regulador local da célula intersticial,

Sensilo Base Cutícula Dendrito Cavidade linfática Célula tricógena Célula tormógena Célula tecógena Lâmina basal axônio soma dendrito proximal região ciliar do dendrito

Se o esquecimento ocorreu entre o 15° e 24° dia, o risco de redução da eficácia é iminente pela proximidade do intervalo sem ingestão de comprimidos (pausa). No entanto, ainda se

A célula vegetal difere da célula animal, bem como da célula dos organismos procariotos através de diversas estruturas microscópicas que, consequentemente geram

a) não possuem material genético. b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados. c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no

Uma alternativa mais eficiente do que as turbinas a gás para potência entre 5000 kW e 30000 kW é o sistema de gaseificação integrado a células de alta temperatura, tal como a SOFC

- Les pronoms démonstratifs - Les pronoms relatifs - Le conditionnel - Le gérondif - Le participe présent - La voix passive - Le plus-que-parfait - L’expression de

(Enem 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas,