• Nenhum resultado encontrado

NOTIFISCO. 24º Encontro do Dia Internacional da Mulher é marcado pela conscientização. Diretoria do SINDAFEP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTIFISCO. 24º Encontro do Dia Internacional da Mulher é marcado pela conscientização. Diretoria do SINDAFEP"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Diretoria do

SINDAFEP

realiza diversas visitas

pelo estado

Começa o curso de

Formação dos novos

Auditores Fiscais

NOTI

Jornal dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

FISCO

Ano XXX | Nº 187 | Março de 2013 Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - Batel - CEP 80420-160 - Curitiba-PR

Editorial

24º Encontro do Dia Internacional

da Mulher

é marcado pela conscientização

Entrevista com

Luiz Carlos Hauly

Secretário da Fazenda

do Estado do Paraná

Em 2013, o SINDAFEP completa 25 anos. Isso não significa que são apenas 25 anos de lutas pela garantia de nossos direitos. A representação da catego-ria remonta à década de 50, quando foi criada a primeira associação do fisco pa-ranaense. Porém, para a categoria, 2013 representa o ano em que comemoramos 25 da possibilidade constitucional de funcionários públicos se sindicalizarem.

Promoveremos o resgate de nossa história, através da edição de fascículos que contarão um pouco da luta classista.

Nesses 25 anos conseguimos supe-rar uma condição inadequada de re-muneração, para uma realidade que, embora com situações não resolvidas, já reflete o reconhecimento da importân-cia de nossa atividade para a sociedade e para o estado.

Neste ano, nossas ações institucio-nais serão ainda mais fortalecidas. Te-remos nos dias 23 e 24 de abril o III Se-minário do Fisco Paranaense, que terá como temática “O Fisco e a Cidadania”.

Em setembro, aproveitando a co-memoração do Dia do Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná, faremos evento referente aos 25 anos.

Realizaremos o XVI CONAFISCO, em Foz do Iguaçu, com a participação de servidores fiscais tributários de todas as unidades federativas.

Muito foi feito. Mas ainda há mui-to a ser conquistado. Que os próximos 25 anos de nossa entidade tragam mais motivos de orgulho e comemoração.

Diretoria do SINDAFEP

Confira nesta edição

p. 06

Entrevista Social

p. 08

p. 12

Sindical

(2)

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente:

Agenor Carvalho Dias

Vice - presidente Sindical:

João Marcos de Souza

Vice - presidente de Administração:

Osmar de Araújo Gomes

Vice - presidente de Finanças:

Pedro Sanches

Vice - presidente de Aposentados e Pen-sionistas: Olávio Pires Pereira

SUPLENTES

Ciro Fernando Cvilikas; Nilton José Rodrigues de Oliveira; Pedro Luiz de Paula Neto; Claudi-nê de Oliveira.

CONSELHO FISCAL

José Aparecido Valêncio; Luiz Fernandes de Moraes Junior; Murilo Ferreira Wallbach; Fer-nando Rogério Lenzi.

SUPLENTES

Carlos Mitsuaki Nomura; Ghefferson Tavares; Luiz Ciruelos Sobrinho.

CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS

Reginaldo de França; Lídio Franco Sanways; José Carlos Carvalho; Joaquim Antonio da Silva Maia; Georges Jean Bruel Filho; Carlos Emil Kahali; Manoel Marques Neto; Wilson Rogério Krepsz; Jacir Ailton da Silveira; Maria Teresa Dal Bianco Negrisoli; Benedito Maciel de Góes; Ítalo Roberto Zuan Benedetti; Ânge-lo César Correia Pinheiro; José CarÂnge-los Endlich; Erson Lopes da Silva; Fred Muniz; Osni Vito; Rejane Carla Führ Bonamigo.

SUPLENTES

Sérgio Evaristo Machado; Alexandre Seixas; Djalma Rodrigues Reys; Lauro Luiz de Vas-concelos Costa; Wagner de Faria Lima; Jor-ge Gomes Filho; Ricardo de Freitas; Osvaldo Chocorosqui; Ignês Bruchez; Plínio Luiz Fae-do; Genildo Duffecke Tibes; Adenilson de Oli-veira Arneiro; Renato Pazzanese; Maria Lúcia Chrun Cattusso.

STUDIO ART COMUNICAÇÃO INTEGRADA

| www.studioartcomunicacao.com.br | 41 3026-0630

EQUIPE DE REDAÇÃO:

Guilherme Mikami (SRTE 9458/PR), Larissa Amorim (SRTE 9459/PR), Larissa Knaipp

Yana Isis Rosales

PROJETO GRÁFICO: Guilherme Mikami DIAGRAMAÇÃO: Larissa Amorim TIRAGEM: 2.500 exemplares

Expediente

SINDAFEP realizará o

I Prêmio Gestor Público Paraná

Em 2013, o SINDAFEP realizará a primeira edição do Prêmio Gestor Público Paraná, por meio do convênio feito com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (SIN-DIFISCO/RS), detentor da marca.

A premiação visa reconhecer e con-templar os gestores públicos munici-pais do estado do Paraná que desen-volvam boas práticas administrativas e projetos de administração pública que tenham o intuito de trazer resultados com aspectos positivos para as cidades locais e, consequentemente, estimular o crescimento social e econômico.

O tema “Educação: uma neces-sidade, uma certeza” foi escolhido como uma forma de incentivar os governos municipais para o aprimo-ramento dos processos educacionais por meio da adoção de políticas públi-cas que sejam direcionadas à gestão da Educação Infantil e Fundamental – tendo em vista que um dos ideais do Prêmio é o uso de metodologias de planejamento, execução e controle de projetos nos governos dos municípios do estado.

Instituído em 2002 pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (SIN-DAF) – hoje SINDIFISCO/RS – o Prê-mio Gestor Público tem atraído muito interesse e trazido resultados positi-vos para a sociedade gaúcha, propor-cionando o relevante desenvolvimen-to de boas práticas e, em vista disso,

o SINDAFEP decidiu implantar essa iniciativa também no Paraná.

Para realizar um bom trabalho em prol da comunidade paranaense, o Prê-mio Gestor Público terá que contar com uma equipe de trabalho extremamente capacitada. Dentre as diversas ativida-des a serem ativida-desenvolvidas, ativida- destacam--se as ações relacionadas ao comitê técnico, comissão julgadora, avaliado-res de projeto, avaliadoavaliado-res de campo e equipes de apoio logístico.

Todos os municípios do Paraná po-derão participar do Prêmio Gestor Pú-blico com até cinco projetos cada, com execução em 2013 e que abranjam qual-quer área das funções de governo pre-vistas na Portaria 42/99 do Ministério de Orçamento e Gestão (MOG - atual MPOG).

Para um melhor controle e obten-ção de resultados, haverá diversas eta-pas na premiação. Após a inscrição, feita pela internet, o comitê técnico fará uma pré-análise dos projetos ve-rificando se estão de acordo com o regulamento; o passo seguinte será a avaliação de campo, seguida pela aná-lise e avaliação pelo comitê técnico, pela avaliação final pela comissão jul-gadora e, por fim, pela solenidade de premiação.

A diretoria do SINDAFEP vem trabalhando intensamente para proporcionar um excelente evento e em breve serão disponibilizadas maiores informações sobre o Prê-mio Gestor Público Paraná. Sindical

(3)

SINDAFEP inicia os preparativos

para a realização do CONAFISCO

Entre os dias 25 e 29 de novembro será realizado o XVI Congresso Na-cional do Fisco Estadual e Distrital (CONAFISCO) na cidade de Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná.

Prezando pela qualidade do even-to, a diretoria do SINDAFEP iniciou 2013 realizando os preparativos para o CONAFISCO, em conjunto com a FENAFISCO. O primeiro contrato fechado para o evento foi com o Hotel Mabu Thermas & Resort, que sediará toda a estrutura de sua realização.

O Hotel Mabu Thermas & Resort foi escolhido por oferecer aos partici-pantes do CONAFISCO um local com estrutura capaz de suportar um even-to deste porte, no qual poderão ser re-alizadas todas as suas atividades, pro-porcionando o máximo em conforto e bem estar para a ocasião.

“O local para a realização do even-to foi criteriosamente escolhido pela possibilidade de agregar todas as ati-vidades em um mesmo local. Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer um excelente CONAFISCO”, afirma o presidente do SINDAFEP,

Agenor Carvalho Dias.

A escolha do Paraná como estado sede do XVI CONAFISCO é motivo de grande satisfação para o SINDA-FEP e para todo o fisco paranaense.

Desde sua escolha na 150ª reunião do Conselho Deliberativo da Fede-ração Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), o sindicato vem trabalhando para que Auditores do país inteiro possam prestigiar o evento.

“Estamos esperando ansiosamente a chegada desse evento tão importante para a categoria do fisco e contamos com a presença maciça dos Auditores Fiscais e familiares de todo o Brasil”, afirma o vice-presidente administra-tivo do SINDAFEP, Osmar de Araújo Gomes.

Sindical

“ESPERANDO ANSIOSAMENTE A CHEGADA

DESSE EVENTO TÃO IMPORTANTE PARA A

CATEGORIA DO FISCO E CONTAMOS COM A

PRESENÇA MACIÇA DOS AUDITORES FISCAIS

E FAMILIARES DE TODO O TODO O BRASIL.”

(4)

Começa o curso de

Formação

dos novos Auditores Fiscais

Durante a tarde do dia 18 de feve-reiro teve início o curso de formação dos novos Auditores Fiscais da Re-ceita do Estado do Paraná. O curso tem como objetivo capacitar os can-didatos para o exercício do cargo de Auditor Fiscal.

Neste dia estiveram presentes os primeiros 50 colocados no concurso realizado em 2012, que irá contratar 100 Auditores. O curso de formação, que serve como segunda etapa do concurso, terá a duração de 60 dias e está sendo realizado na Colônia de Férias do SINDAFEP, na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná.

O evento de boas vindas aos fu-turos Auditores, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, na cida-de cida-de Curitiba, serviu também como um momento de integração entre os participantes.

Em vista dos 18 anos sem a rea-lização de novos concursos, a ava-liação da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (SEFA) com a entrada dos novos Auditores é bas-tante positiva. “É imporbas-tante a en-trada de gente nova, sangue novo para poder somar com a experiência dos excelentes quadros que nós te-mos na Receita Estadual do Paraná. A expectativa da Secretaria da Fa-zenda em torno disso é muito positi-va”, afirma o Secretário Luiz Carlos Hauly.

Os futuros Auditores Fiscais

mostraram-se bastante entusiasma-dos com a entrada para a família do Fisco estadual e com a oportunida-de oportunida-de contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Paraná.

De acordo com o Diretor Geral da SEFA, Clovis Rogge, o concurso para a entrada de novos Auditores foi realizado também com o intuito de aprimorar o sistema tecnológico dos serviços prestados pela Recei-ta EsRecei-tadual. “O concurso realizado teve o viés de trazer os candidatos vinculados mais a área de tecnologia da informação, como uma exigência do mundo moderno atual. Com esse novo pessoal nós pretendemos dar uma injeção de melhoria tecnológi-ca de análise, cruzamento de infor-mações e verificações fiscais”, de-clara Rogge.

O SINDAFEP marcou presença neste dia tão importante para a

ca-tegoria do Fisco paranaense. O pre-sidente do sindicato, Agenor Car-valho Dias, deu as boas vindas aos futuros Auditores e ressaltou sobre a importância da profissão para o Paraná.

“O SINDAFEP deseja boas vin-das aos novos Auditores, vindos de diferentes estados da nossa Federa-ção mas que a partir deste momento passam a ter um compromisso com o estado e a sociedade paranaense”, afirmou Agenor.

A abertura do Curso de Forma-ção contou também com apresen-tações artísticas do grupo Abaecatu, que proporcionou para a platéia não apenas música, mas também uma reflexão sobre a sociedade atual e, ao fim do evento, os participantes puderam desfrutar de boa música e um excelente coquetel para encer-rar as atividades do dia.

(5)

SINDAFEP realiza encontro

com os novos Auditores Fiscais

Durante a manhã de sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o SINDAFEP es-teve reunido no Hotel Ambassador, no centro de Curitiba, com os participan-tes do curso de formação de Auditores Fiscais da Receita do Estado do Para-ná, a fim de apresentar-lhes o sindica-to e esclarecer algumas questões.

No encontro, a diretoria do

SINDA-FEP apresentou aos participantes o funcionamento do sindicato, com seu caráter associativo e sindical, sua dire-toria, estatuto, conselho, órgãos deli-berativos e sua estrutura física, abran-gendo desde a sede administrativa na capital do estado, o Hotel Rota do Sol e a Colônia de Férias em Guaratuba, até a colônia de pesca que está em fase de

construção na cidade de Porto Rico, no noroeste paranaense.

Ainda na reunião foram esclareci-das questões e dúviesclareci-das gerais dos fu-turos Auditores Fiscais com relação ao curso de formação que será realizado durante o período de 60 dias em Gua-ratuba.

Após a reunião o SINDAFEP ofe-receu um almoço para recepcionar os novos Auditores. Durante o churrasco realizado na sede do sindicato, os parti-cipantes tiveram a oportunidade de co-nhecer um pouco mais de seus futuros colegas de trabalho e do sindicato em si.

“O almoço foi oferecido pelo SIN-DAFEP como um modo de dar as boas vindas aos futuros Auditores e bem re-cebê-los em nosso sindicato, e acabou servindo também como um momento de bastante integração entre todos os participantes”, afirma o presidente, Agenor Carvalho Dias.

“O ALMOÇO FOI

OFERECIDO PELO

SINDAFEP COMO

UM MODO DE DAR

AS BOAS VINDAS

AOS FUTUROS

AUDITORES E BEM

RECEBÊ-LOS EM

NOSSO SINDICATO.”

Agenor Carvalho Dias

(6)

24º Encontro do Dia Internacional da

Mulher

é marcado pela conscientização

Na noite de 08 de março, o SINDA-FEP realizou um delicioso jantar dan-çante na tradicional Sociedade Thalia em celebração ao 24º Encontro do Dia Internacional da Mulher.

Na abertura do evento o presiden-te do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, parabenizou a todas as mulhe-res pmulhe-resentes e pmulhe-restou uma home-nagem a Maria Célia Oliveira Hauly – professora e esposa do secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. Como vem fazendo ao longo dos anos, o SINDAFEP escolheu uma

mulher para ser homenageada simbo-lizando todas as mulheres nesta data tão importante.

“O que queremos com a nossa ho-menagem é reconhecer através dela a força da mulher, que tem que trans-cender ao seu tempo, através do tra-balho, de vidas dedicadas, inspirando gerações que virão, na busca aos seus direitos e ao exercício de uma vida plena”, afirma Dias.

O evento, que contou com cerca de 300 participantes de diversas partes do estado, teve também uma

pales-tra sobre câncer de mama, distribui-ção de brindes entre as participantes e apresentações com o Trio Jared e com o Elvis Presley Cover – Rogério Cordoni.

“Está sendo um evento muito agradável, onde as mulheres do fis-co podem se fis-confraternizar e onde a gente tem a oportunidade de se en-contrar com colegas e seus familia-res. Foi tudo muito bem organizado, a questão da alimentação, a festa, a mú-sica, está tudo muito bom”, declarou a Auditora Fiscal da 3ª DRR Elenice Padilha Bomfim.

“Eu acho muito importante que alguém se lembre da gente, a festa está muito bem organizada, a música boa, o jantar está uma delícia. Está sendo uma noite muito agradável”, afirmou a esposa de Auditor Fiscal Celia Cosechee.

“GOSTARIA DE AGRADECER AO SINDAFEP A

OPORTUNIDADE DE ESTAR PARTICIPANDO

DESTE EVENTO TÃO ESPECIAL DE

COMEMORAÇÃO ÀS MULHERES.”

Social

Maria Célia Oliveira Hauly

(7)

PALESTRA SOBRE

CÂNCER DE MAMA

Durante o evento a homenageada da noite, Maria Célia Oliveira Hauly, ministrou uma palestra sobre câncer de mama, trazendo informações sobre a evolução da representatividade e da força das mulheres, dados atuais sobre a doença e informações para promover a conscientização.

Após enfrentar o câncer de mama, Célia passou a ajudar outras mulheres na luta contra a doença, auxiliando na conscientização e prevenção pelas mu-lheres para que elas façam os exames e vão em busca dos resultados a fim de diagnosticar a doença precocemente e evitar que os índices de mortalidade aumentem.

“Eu achei a palestra muito interes-sante, a mamografia é uma coisa que a gente pensa em fazer, mas acaba sem-pre deixando para depois, talvez por medo ou por falta de tempo, mas todas as mulheres precisam saber e lembrar disso”, afirma a Auditora Fiscal aposen-tada Rosicler de Almeida Garrett.

Ao fim Célia – que desde 2009 coordena as atividades no Paraná do Movimento Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama – fez um alerta às mulheres quanto à impor-tância do diagnóstico precoce e dei-xou sua mensagem de luta e esperan-ça como ex-paciente.

“Para mim, primeiramente é Deus acima de tudo; minha fé me ajudou muito. Em segundo, seguir a orientação médica à risca. Em terceiro lugar, não perder tempo, pois quanto mais você espera pior fica e, por fim, o amor e o apoio da família”, declara Célia.

(8)

Secretário da Fazenda do Estado do Paraná

Luiz Carlos Hauly

NOTIFISCO:

Nesses dois

anos de mandato como

Secretário da Fazenda quais

foram as ações mais

relevan-tes realizadas em prol da

so-ciedade paranaense?

HAULY:

Como secretaria, a Fazenda tem a atribuição de pla-nejar, comandar, executar e dar a orientação normativa da política tributária e fiscal do Estado. Deve fornecer ao Governo, aqui compre-endidas as três esferas de Poder, os recursos necessários à consecução dos seus objetivos institucionais, além de implementar ações que fortaleçam e ampliem os diversos segmentos da economia do Estado. Assim, de forma planejada e com muita segurança e eficiência, ado-tamos uma política tributária con-sentânea com o desenvolvimento econômico, mantendo nossa

arre-cadação própria em patamar supe-rior à média nacional.

Enfrentamos os efeitos terríveis da guerra fiscal, que definha as fi-nanças estaduais, colocando-nos ao lado dos contribuintes paranaenses com postura protetiva e ao mesmo tempo propiciadora de condições de competição com congêneres de outros Estados. Fizemos uma ade-quação inteligente da legislação tri-butária, o que nos permitiu grau de investimentos públicos e privados que colocam o Paraná em alta con-ta no cenário nacional. Somente no programa Paraná Competitivo, mais de 100 empresas executaram inves-timentos que superam a marca dos R$ 20 bilhões, levando oportunida-des de emprego e geração de renda aos quatro cantos do Estado.

Fizemos grandes investimentos na área de Tecnologia da

Informa-ção (TI), que se encontrava defa-sada em relação às nossas neces-sidades. O carro chefe deste novo momento da TI na SEFA é o Proje-to Phoenix, que será incrementado com a entrada de mais Auditores Fiscais aprovados em recente con-curso público, que teve por foco a formação específica em TI.

Procedemos a mudanças na atu-ação do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais, o que permitiu estabelecer agilidade e qualidade técnica e procedimental nos julga-mentos dos processos administra-tivos fiscais.

No âmbito da Coordenação da Receita do Estado (CRE), criamos a Delegacia de Julgamento que tam-bém permitiu agilidade e, princi-palmente, uniformidade nas deci-sões.

Nova sistemática na cobrança Entrevista

Luiz Carlos Jorge Hauly nasceu em Cambé, norte paranaense. Formado em Economia e Educação Física pela Universidade Esta-dual de Londrina, começou sua carreira política em 1972 quando foi eleito um dos mais jovens vereadores em Cambé. Em 1982 foi escolhido para ser o prefeito da cidade. Foi Secretário de Estado da Fazenda do Paraná entre 1987 e 1990, atuando ainda como pre-sidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pa-raná (Banestado). Em 2010 foi eleito Deputado Federal pela sexta vez consecutiva . Em 2011 assumiu novamente a função de

(9)

dos nossos créditos tributários foi dada pela criação do Setor de Cobranças da Inspetoria Geral de Arrecadação (IGA) e sua extensão nas delegacias regionais.

NOTIFISCO:

Nesse

perío-do, quais foram as principais

mudanças na Secretaria da

Fazenda?

HAULY:

A alteração

preponde-rante foi dar à SEFA o grau de re-presentatividade correspondente à sua importância no cenário ad-ministrativo do Estado. E, no ce-nário nacional, resgatamos nossa importância ao participarmos das grandes discussões nacionais que envolvem o pacto federativo, no âmbito dos diversos fóruns como as Comissões do Congresso Nacional, do Confaz e de todos os seus grupos técnicos, do Encat, do Enat, que, aliás, terão sessões no Paraná nos

próximos meses de agosto e setem-bro, respectivamente.

Por nossa iniciativa, estabelece-mos o Fórum Sul-sudeste do qual participam as áreas técnica e po-lítica dos estados das regiões Sul e Sudeste. Teremos, em novembro próximo, em Foz do Iguaçu, a rea-lização do III Seminário Interna-cional do CNAE Fiscal, com a par-ticipação de 700 representantes de diversos países.

Enfim, deixamos de lado postu-ras tímidas e passivas adotadas no passado para assumirmos atuação mais proativa, postando-nos como protagonistas das transformações pelas quais o Estado passa, resul-tado da atuação competente e re-conhecida do governador Beto Ri-cha e sua equipe.

Isso só foi possível graças à de-volução da oportunidade de par-ticipação do corpo funcional, Au-ditores Fiscais e Administrativos,

que entendeu nossa mensagem e se dispôs à cooperação intensa, onde a revelação da marcante con-dição técnica e profissional desses funcionários veio à tona.

Criamos o Comitê Gestor da SEFA, que se reúne todas as segun-das-feiras, onde todas as gerências da SEFA, de forma integrada e co-operativa, discutem os problemas de cada setor e trazem à mesa so-luções e alternativas no enfrenta-mento dos problemas e no estabe-lecimento de nossa linha de ação.

NOTIFISCO:

Recentemente

foi realizado um

concur-so para a contratação de

100 Auditores Fiscais para a

Receita Estadual. Quais são

as vantagens para a SEFA

com a entrada desses novos

Auditores?

HAULY:

O concurso anterior havia sido realizado há quase vinte anos. Portanto, um novo concurso era necessário diante das trans-formações decorrentes do avan-ço tecnológico, da diminuição do quadro pelas aposentadorias e do avanço no número de contribuin-tes. Realizamos um concurso vol-tado à contratação de Auditores com formação avançada em TI.

Esse viés é acertado, pois é ini-maginável que o Auditor do

futu-“FIZEMOS UMA ADEQUAÇÃO INTELIGENTE

DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, O QUE NOS

PERMITIU GRAU DE INVESTIMENTOS

PÚBLICOS E PRIVADOS QUE COLOCAM O

PARANÁ EM ALTA CONTA NO CENÁRIO

NACIONAL.”

Luiz Carlos Hauly

Secretário da Fazenda do Estado do Paraná

Luiz Carlos Hauly

(10)

ro possa prescindir desse tipo de formação nas verificações fiscais mais apuradas, diante do estágio de desenvolvimento tecnológico que as empresas adotam em suas contabilidades e processos de produção.

É claro que outros conheci-mentos são exigidos dos Audito-res, como contabilidade, econo-mia, administração, engenharia de processos etc., pois dão ao Auditor melhores condições de enfrenta-mento dos sofisticados processos de sonegação ou de elisão fiscal.

Assim, paralelamente à for-mação continuada do nosso atual quadro de pessoal, agregaremos um quadro novo que pode trazer mais capital intelectual à CRE e outros setores da SEFA, garantin-do uma atuação cada vez mais efi-caz desta Secretaria.

NOTIFISCO:

Quais

avan-ços que o Projeto Phoenix

e a instalação do Appliance

Datawarehouse na SEFA

trouxeram para a fiscalização

e arrecadação?

HAULY:

O objetivo básico do Projeto Phoenix é trazer de forma muito rápida mais informações que permitam melhores decisões para os gerentes e eficácia plena nos serviços de fiscalização. Algumas funcionali-dades já estão disponíveis. Outras es-tão sendo trabalhadas por equipes de Auditores e especialistas externos.

Os gestores da SEFA e da CRE já dispõem e fazem uso de um conjunto de relatórios gerenciais, com infor-mações relevantes quanto ao fatu-ramento, recolhimentos e saldos de conta gráfica, com uma visão deta-lhada dos diversos setores econômi-cos e por empresas.

Esses relatórios, que antes tínha-mos apenas em papel, são agora aces-sados em um “portal BI” (Business Intelligence), com os dados sendo apresentados de forma intuitiva e interativa e com gráficos que nos ajudam a melhor visualizar a infor-mação. Também podemos acessar os

relatórios em smartphones e tablets, o que facilita muito o acesso, visto que nem sempre estamos em nossos escritórios.

Esses relatórios do portal BI são baseados nos dados preparados no novo ambiente criado pelo Projeto Phoenix. Eles auxiliam os gestores a identificar tendências e pontos merecedores de atenção, com isso propiciando e antecipando decisões melhor balizadas.

A Inspetoria Geral de Fiscali-zação (IGF) começou neste mês de março a acessar dados de notas fiscais eletrônicas já constantes do novo DW da SEFA, onde já foi pos-sível verificar a performance de processamento veloz. Uma simples pesquisa realizada nos bancos tra-dicionais que demandava horas e horas de processamento, hoje já é realizada em segundos ou minutos. O Fisco ganha agilidade com esse tempo de resposta e qualidade na sua atuação pela multiplicidade de cruzamentos de dados que agora são possíveis e disponíveis.

Há ainda muito por se fazer e equipes de Auditores, técnicos da Celepar e das empresas contrata-das trabalham com afinco para que possamos muito em breve dizer que o Paraná volta à vanguarda na sua atuação fiscal. Queremos tornar a nossa fiscalização uma das mais aparelhadas do Brasil no que con-Entrevista

“ SINDAFEP E ADMINISTRAÇÃO

CAMINHARAM LADO A LADO NA

CONSTRUÇÃO DAS CONQUISTAS QUE AÍ

ESTÃO. ”

Luiz Carlos Hauly

Secretário da Fazenda do Estado do Paraná

(11)

cerne a ferramentas de mineração de dados e de auditoria fiscal.

NOTIFISCO:

O Sistema de

Gerenciamento e Fiscalização

Setorial (SiGeF7), lançado

pela SEFA, trouxe quais

mu-danças nos trabalhos

realiza-dos pelos Auditores Fiscais?

HAULY:

Digo sempre que

fis-calização moderna deve sustentar--se na massiva utilização de tecno-logias de informação. Acabou-se o tempo do método jurássico, que os Auditores Fiscais chamam de “lam-ber notas”.

Com a implementação do SPED nacional, com a emissão de notas e li-vros fiscais na forma digital, é exigida uma nova postura do Auditor Fiscal: a sua constante atualização quanto ao uso de novas tecnologias de pros-pecção e tratamento de dados.

A CRE deve oferecer aos Audito-res, por meio de cursos, palestras e contatos diretos, o máximo de infor-mações e conhecimentos necessários à sua atuação na identificação das ir-regularidades fiscais. A consolidação definitiva do SiGeF7 dará ao Fisco do Paraná um dos mais modernos e so-fisticados sistemas informatizados de gerência e controle da fiscalização e acompanhamento da arrecadação.

Atualmente temos a monito-ração da movimentação

econômi-Secretário da Fazenda do Estado do Paraná

Luiz Carlos Hauly

Entrevista

ca das empresas dos mais diversos setores e subsetores econômicos, atentando principalmente para aquelas que têm reflexo no desem-penho da nossa arrecadação. Gru-pos de Auditores especialistas em cada um desses segmentos estão encarregados de acompanhar o de-sempenho econômico e fiscal dessas empresas. Temos cerca de 11.000 es-tabelecimentos enquadrados nesse acompanhamento.

Sempre que necessário, empre-sas são selecionadas para uma fis-calização mais completa e rigorosa. Nunca nos esquecemos da seletivi-dade do ICMS que deposita em tão somente quatro ou cinco setores (combustíveis, energia, comunica-ções, bebidas e automotivo) mais de 60% de sua arrecadação. Logo, a se-torização da fiscalização se impõe à Receita Estadual como necessária e deve fazer parte de uma nova cultu-ra na sua atuação.

NOTIFISCO:

Em sua visão,

como o SINDAFEP e a SEFA

têm contribuído para a

cate-goria dos auditores fiscais?

HAULY:

As palavras chaves

são valorização e entendimento. Geralmente o relacionamento en-tre administradores e sindicatos é eivado de contestação, confronta-ção e conflito. Posturas desse naipe,

quando levadas ao extremo, produ-zem desserviço, deixam cicatrizes de difícil reparação.

Nossa postura tem sido de manu-tenção de diálogo sincero e perma-nente que, aliada à altíssima quali-dade da representação sindical dos auditores fiscais do Paraná, trouxe avanços significativos. SINDAFEP e Administração caminharam lado a lado na construção das conquistas que aí estão.

Tivemos produtivas parcerias na realização de eventos, seja da SEFA, seja do SINDAFEP. Neste ano, te-remos significativos eventos para a SEFA, como o ENCAT, o ENAT, o Curso de Formação dos Auditores concursados e o III Seminário In-ternacional CNAE.

Também para o SINDAFEP, como o III Seminário Estadual do Fisco, a Campanha Espalhe Calor 2013, o XVI CONAFISCO (Con-gresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital), que será realizado em Foz do Iguaçu em novembro, e todas as atividades relacionadas ao Premio Gestor Público Paraná 2013, uma feliz iniciativa da atual diretoria do sindicato.

Deixo claro que, em todos esses eventos, SEFA e SINDAFEP estarão de mãos dadas. Queremos deixar clara a mensagem de que a coopera-ção nos fortalece, nos engrandece e nos une, em benefício de todos.

(12)

Diretoria do SINDAFEP

realiza diversas visitas pelo estado

Entre os dias 04 e 06 de fevereiro as regionais de Londrina, Apucarana, Maringá, Umuarama, Guarapuava e Pato Branco receberam a visita da di-retoria do SINDAFEP.

Já no dia 26 de fevereiro, as regio-nais de Ponta Grossa e Jacarezinho também foram visitadas, enquanto que no dia 28, a diretoria novamente retornou a Maringá.

Durante os encontros estiveram presentes Auditores Fiscais ativos, aposentados e pensionistas.

As reuniões tiveram como objeti-vo discutir alguns temas sindicais de

interesse da categoria, além de apre-sentar e esclarecer a todos os Audito-res Fiscais da Receita Estadual sobre o trabalho que o SINDAFEP, em con-junto com a FENAFISCO vem desen-volvendo nacionalmente em favor da categoria.

Nas reuniões também foram apsentadas as atividades sindicais re-alizadas junto ao governo do estado e ações institucionais como as cam-panhas de apoio ao Programa de Vo-luntariado Paranaense (Provopar) e à Associação Paranaense de apoio à criança com neoplasia (APACN), a

participação no Conselho Estadual de Defesa do Idoso (Cedi) e no Observa-tório Social,.

Ações como a nova Campanha Ins-titucional 2013, o lançamento do I Prê-mio Gestor Público Paraná, a realiza-ção do XVI Congresso Nacional do Fis-co Estadual e Distrital (CONAFISCO) em Foz do Iguaçu, a organização do III Seminário do Fisco Paranaense em abril e as comemorações dos 25 anos do SINDAFEP também estiveram pre-sentes nos informes da diretoria.

A diretoria do SINDAFEP infor-mou que em breve continuará com as visitas nas demais regionais. “Ainda neste começo de ano iremos visitar to-das as delegacias do estado do Paraná, com o objetivo de informar, debater e construir ações mais eficazes para a valorização da categoria,” afirma o vice-presidente sindical, João Marcos de Souza.

Sindical

“VISITAREMOS TODAS AS DELEGACIAS, COM

O OBJETIVO DE INFORMAR, DEBATER E

CONSTRUIR AÇÕES MAIS EFICAZES PARA A

VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA.”

(13)

SINDAFEP realiza Assembleia

Regional Extraordinária em Guarapuava

No dia 05 de janeiro de 2013, o SINDAFEP realizou uma Assem-bleia Regional Extraordinária na cidade de Guarapuava, com base na determinação do Conselho de Representantes Sindicais em reunião realizada em 30 de no-vembro de 2012.

Dentre os principais pontos abordados na Assembleia está a criação de uma junta provisória para administrar a Regional Sin-dical de Guarapuava, diante da renúncia expressa da representa-tividade anteriormente exercida pela AFISGUAR. Um dos proble-mas resultantes dessa questão foi a alteração do Estatuto Social da AFISGUAR, ampliando sua área de abrangência para todo o Es-tado do Paraná – representando uma invasão de competência em clara afronta ao artigo 78 do

Es-tatuto Social do SINDAFEP, que estabelece a sua abrangência como a da Delegacia Regional da Receita que representa.

A Assembleia serviu como meio para a eleição de uma jun-ta provisória, que terá assento no Conselho de Representantes Sindicais e outras instâncias de-liberativas do SINDAFEP, além de outras responsabilidades. Em-bora tenham sido convidados, nenhum membro da diretoria da AFISGUAR se fez presente.

Após a apresentação e esclare-cimento dos fatos foi aberto pra-zo para a inscrição da junta pro-visória e, em seguida, foi realiza-da a votação. Os filiados inscritos para concorrer à composição da junta foram: Aroldo Gaspar Tei-xeira; Evaldo Dobrychtop, Genil-doDuffecke Tibes; José Abel Bri-naOlivo; Sirlei Soares de Lima e Vanderlei Miranda Pinto.

Feita a votação, desempate e apuração dos votos, foram eleitos para compor a junta provisória os filiados Evaldo Dobrychtop, Vanderlei Miranda Pinto e Sir-lei Soares de Lima. Os membros eleitos deverão manter-se aten-tos às suas competências e obri-gações, sendo que nas reuniões do CRS qualquer membro da jun-ta poderá exercer a represenjun-ta- representa-ção anteriormente pertencente à AFISGUAR e os relatórios de prestação de contas de repasses efetuados deverão estar subscri-tos sempre por pelo menos dois membros dessa junta.

A ASSEMBLEIA SERVIU COMO MEIO PARA

A ELEIÇÃO DE UMA JUNTA PROVISÓRIA,

QUE TERÁ ASSENTO NO CONSELHO DE

REPRESENTANTES SINDICAIS E OUTRAS

INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS.

(14)

SINDAFEP

conta 25 anos de história

No dia 27 de outubro o SINDA-FEP completará 25 anos de histó-ria sindical, repleta de lutas, con-quistas e avanços. Para comemo-rar esta data o sindicato pretende contar com a participação de todos os seus filiados.

Para celebrar os 25 anos será realizado um jantar no dia 20 de setembro, comemorando o aniver-sário do sindicato e também o Dia do Auditor Fiscal – celebrado no dia 21 de setembro – em uma só festa.

Para resgatar a história da enti-dade o SINDAFEP publicará 8

fas-cículos mensais. O primeiro será lançado no mês de abril. As publi-cações abordarão desde a época da criação do Centro de Assistência aos Funcionários da Fiscalização de Rendas do Estado do Paraná (CAFFREP), passando pela funda-ção do sindicato em 1988, chegan-do até os dias atuais. Resgatanchegan-do dessa forma toda a história da or-ganização classista dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Pa-raná.

Todos os filiados e familiares que possuírem fotografias ou ou-tros materiais que possam

contri-buir no resgate da história do SIN-DAFEP poderão ajudar entregan-do os materiais pessoalmente na sede da entidade ou pelo correio. Sindical á a a á

SINDAFEP participa de

palestra informativa sobre Alzheimer

Durante a tarde do dia 09 de mar-ço, o Sindicato dos Auditores Fis-cais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) participou da palestra informativa sobre “Nutrição e Al-zheimer, orientações para o dia a dia”, realizada pela Associação Brasi-leira de Alzheimer - Regional Paraná (ABRAz).

A palestra foi realizada no auditó-rio do Asilo São Vicente de Paulo, na cidade de Curitiba, e ministrada pela palestrante Simone Fiebrantz Pinto Paraná, nutricionista, gerontóloga, professora do Curso de Nutrição da

Universidade Positivo, nutricionista da Fundação de Apoio e Valorização ao Idoso e Mestre em Educação.

O principal enfoque da palestra foram os cuidados com a

alimen-tação dos portadores da doença e o direcionamento foi dado principal-mente para cuidadores e familiares de pessoas portadoras de Alzhei-mer.

(15)

SINDAFEP é reeleito para o

Conselho Estadual dos Direitos do Idoso

No dia 7 de março, o SINDA-FEP foi reeleito para a compo-sição do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI). Com o resultado, o Sindicato fará parte da gestão 2013-2015 representa-do novamente por seu Vice-Pre-sidente de Administração, Os-mar de Araújo Gomes, que será conselheiro titular e terá como suplente Maria Ines Dias Chaves Pereira.

O pleito ocorreu em Assem-bleia de eleição. Estiveram pre-sentes cerca de 17 entidades e dentre estas apenas 12 foram

eleitas. Além do SINDAFEP ou-tras 11 entidades não-governa-mentais também tomarão posse no dia 10 de abril.

Durante o último período de gestão do Conselho (2011-2013) o SINDAFEP, representado pelo diretor e conselheiro titular, Osmar de Araújo Gomes, parti-cipou de forma efetiva do CEDI, através da Comissão de Normas e Fiscalização, acompanhou, fis-calizou e avaliou as ações polí-ticas e as entidades que fossem de interesse dos idosos. Também auxiliou os Conselhos

Munici-pais a fazer o mesmo em âmbito municipal.

“A participação do SINDA-FEP neste conselho é muito im-portante, pois assim podemos ficar mais envolvidos nas ques-tões dos direitos da pessoa idosa, fazendo uma troca de conheci-mentos entre ambas as partes”, afirma a conselheira suplente Maria Ines Dias Chaves Pereira.

CEDI

Criado em 1997, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso é um órgão colegiado, perma-nente e deliberativo vinculado à Secretaria do Trabalho, Empre-go e Promoção Social. Formado por 24 membros efetivos, sendo 12 indicados pelo Governo do es-tado e as outras 12 são entidades não-governamentais eleitas em Assembleia específica.

O CEDI tem como objetivo a defesa dos direitos da pessoa idosa através da formulação de políticas que visem a promoção, proteção e defesa de seus direi-tos, o estabelecimento de prio-ridades na aplicação dos recur-sos públicos destinados a esse segmento populacional; também incentiva e apóia a realização de eventos, estudos e pesquisas que sejam voltados à defesa dos di-reitos do idoso.

(16)

SINDAFEP participa da

151ª Reunião do CD da FENAFISCO

Entre os dias 13 e 14 de março, o Sin-dicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) par-ticipou da 151ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco (CD FENAFISCO), realizada em Florianópolis-SC.

O presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, esteve representando a entidade. Também estiveram presente o vice-presidente sindical, João Marcos de Souza e os deputados estaduais de Santa Catarina Gilmar Knaesel e Ger-son Merísio.

Além dos conselheiros de todo o país, a reunião também contou com a presença da Secretária Sub-Regional da Internacional do Serviços Públicos (ISP) no Brasil, Mônica Valente. A re-presentante explicou sobre os trabalhos da ISP, seus pontos estatuários e as ati-vidades desenvolvidas no Brasil e nos 160 países em que atua representando sindicatos de servidores públicos junto

a organismos globais

O Projeto de Lei Orgânica da Admi-nistração Tributária (LOAT) foi um dos principais temas de debate durante a reunião. Os trabalhos da FENAFISCO no Congresso Nacional, a participação no Congresso Mundial da ISP e a Con-venção 151 da Organização Internacio-nal do Trabalho (OIT) também foram abordados.

Os presentes também discutiram sobre os eventos que serão realizados em 2013 pela Federação. Entre eles, o andamento dos preparativos e o sis-tema de cotização de vagas para o XVI CONAFISCO, o 2º Encontro de Direto-res de Aposentados e Pensionistas dos Sindicatos Filiados à FENAFISCO e o Encontro Nacional de Gênero da FE-NAFISCO. Sindical

“AS REUNIÕES DO

CD EVIDENCIAM

QUE O TRABALHO

UNIFICADO PODE

GERAR RESULTADOS

POSITIVOS PARA

TODA A CATEGORIA.”

Referências

Documentos relacionados

Cabe ao professor lidar com isso em sala de aula, propondo condições para o uso do internetês, analisando a linguagem com o próprio aluno em chats, e-mails e outros meios

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e